PDA

Ver Versão Completa : dica= desatolar um jeep



valdir rainer
13/12/2006, 23:12
para quem ainda não sabe,ai vai uma dica,talves um dia vc possa prescizar.
olá boa noite a todos,isso já aconteceu comigo,estavamos em dois jeeps,e os dois atolados,para sairmos do atoleiro tiramos um jeep com a famósa peia,muito usado por caminhoneiros.
é o seguinte pegamos quatro pedaços de pau bem forte,de + ou - uns 50cm,encostamos bem perto do pneu e amarramos com uma corda,uma ponta do pau,e a outra ponta da cordapassamos por dentro do furo da roda até chegar a outra ponta do pau.
fizemos isso nas quatro rodas,ai bem de vagarinho fomos acelerando,e o jeep foi subindo com se estivesse subindo uma escada,e pulando a frente saindo do buraco,mais tem que sair bem devagar,para que a madeiranao de uma volta completa.
dai foi só puchar o outro jeep. boa trilha a todos.

cmte_carvalho
14/12/2006, 22:52
Boa dica Valdir!

Mas, sinceramente, espero nunca precisar fazer uso dela! :)

Até!

Sergio Rocha
15/12/2006, 13:16
Valdir


Muito boa a dica. Essa eu não conhecia.

[]´:palmas:

leovalle
18/12/2006, 00:43
Valdir


Muito boa a dica. Essa eu não conhecia.

[]´:palmas:

Impressionante não conhecer isso, já que pra mim já sabia de tudo dada a idade avançada.

Sergio Rocha
18/12/2006, 09:42
Impressionante não conhecer isso, já que pra mim já sabia de tudo dada a idade avançada.


Essa deve ser do tempo dos Flinstones.

Nem eu conhecia.:putz:

[]´

valdir rainer
20/12/2006, 22:37
Impressionante não conhecer isso, já que pra mim já sabia de tudo dada a idade avançada.


sempre digo ,nós nunca sabemos tudo,.sempre tem alguem que sabe alguma coisa de que não sabemos.
essa dica mesmo eu aprendi com esse meu amigo que estava com o outro jeep.:concordo:

Eduardo_Coton
20/12/2006, 23:01
Buenas!

Antes de pedir pra vcs desenharem :parede: :parede: , deixa eu ver se entendi:

1. Se põe esse pedaço de pau (ui) atravessado na frente do pneu, como se fosse calçar a roda;

2. Amarra-se a cabeça, quer dizer, uma ponta do pau (ui) e depois se atravessa a corda por um dos furos da roda e amarra-se a outra ponta do pau (ui);

3. Vai se dando motor, devagar, até as rodas começarem a girar. Isso deve fazer as rodas "atropelarem" ou pau (ui, ui) assim gerando tração e ir saindo do buraco.

Agora, se a roda dar uma volta completa, a corda vai enroscar em alguma coisa. Isso quer dizer que assim que o pneu atropelar o pau, deve-se desamarrar tudo e passar o pau pra frente da roda de novo?

[]'s, sem malícia... :mrgreen:

valdir rainer
20/12/2006, 23:11
Buenas!

Antes de pedir pra vcs desenharem :parede: :parede: , deixa eu ver se entendi:

1. Se põe esse pedaço de pau (ui) atravessado na frente do pneu, como se fosse calçar a roda;

2. Amarra-se a cabeça, quer dizer, uma ponta do pau (ui) e depois se atravessa a corda por um dos furos da roda e amarra-se a outra ponta do pau (ui);

3. Vai se dando motor, devagar, até as rodas começarem a girar. Isso deve fazer as rodas "atropelarem" ou pau (ui, ui) assim gerando tração e ir saindo do buraco.

Agora, se a roda dar uma volta completa, a corda vai enroscar em alguma coisa. Isso quer dizer que assim que o pneu atropelar o pau, deve-se desamarrar tudo e passar o pau pra frente da roda de novo?

[]'s, sem malícia... :mrgreen:


é tudo isso que vc entendeu,só não precisa ser feito de novo,porque só uma ves já é o suficiente para sair do buraco.pelo menos com a jente foi assim. um abraço.

PIRATADOM
20/12/2006, 23:20
Buenas!

Antes de pedir pra vcs desenharem :parede: :parede: , deixa eu ver se entendi:

1. Se põe esse pedaço de pau (ui) atravessado na frente do pneu, como se fosse calçar a roda;

2. Amarra-se a cabeça, quer dizer, uma ponta do pau (ui) e depois se atravessa a corda por um dos furos da roda e amarra-se a outra ponta do pau (ui);

3. Vai se dando motor, devagar, até as rodas começarem a girar. Isso deve fazer as rodas "atropelarem" ou pau (ui, ui) assim gerando tração e ir saindo do buraco.

Agora, se a roda dar uma volta completa, a corda vai enroscar em alguma coisa. Isso quer dizer que assim que o pneu atropelar o pau, deve-se desamarrar tudo e passar o pau pra frente da roda de novo?

[]'s, sem malícia... :mrgreen:
eai Edu na realidade vc tem que pegar em 4 paus, porque, esses paus todos vão servir como degraus quando um pau descer o outro vai estar subindo vc não vai ficar na mão e o jeep vai sair ,o objetivo é esse, sempre vai ter um pau atolado até o talo servindo o propósito que é desatolar,bem num sei si fui bem conclusivo talves o pessoal pode explicar melhor :lol: tem um pessoal que ficou atolado e se desatolou com essa tecnicca de usar pau pra destolar.


boas

Kim
20/12/2006, 23:22
Caros amigos!

Bem, vou deixar minha contribuição.

Quando entrava num brejo com o trator traçado e, o mesmo afundava, o que faziamos era amarrar uma madeira no pneu, da seguinte forma:

:arrow: emcosta uma madeira no pneu, se o pneu for 33", encosta um com 35" + ou -;

:arrow: Pegue dois pedaços de corda;

:arrow: amarre no desenho/furos da roda, sendo de lados opstos.

Pronto, é só sair andando, mais devagar, pois as pontas da madeira vão pegando no chão, se estiver em uma vala, erguerá o veículo.

No trator, usávamos duas madeiras, fazendo um"X" nas quatro rodas, porque tinha que andar por uma longa distância.

Abraços.

Kim.

Overland
14/01/2007, 19:54
Essa dica é muito boa, até antiga e usada muito por tratoristas na lavoura, inclusive foram eles que me falaram, mas segundo ele próprio o que já estouraram de ponta de eixo de trator, que não é fraca, por causa disso... já perderam a conta.

Por isso, acho que é importante atenção quando usar a dica e também não apertar muito a corda ou corrente e basta colocar em apenas duas rodas que já é suficiente.

Ronaldo Rolim
14/01/2007, 20:49
É, quando se confunde trilha com passeio em estrada de terra, aí dificilmente se tem o gosto de descobrir essa ou outras manhas de trilhas pesadas...
Agora, quando se leva seis horas para vencer 1,5 km de trilha (sim, um kilometro e meio!) com três jeeps, todos com guincho... Bom, aí as idéias começam a aparecer...

Loras
14/01/2007, 22:26
Hum..... :parede: :parede: :parede:

:pensativo:

Dá para desenhar?

Abraços,

valdir rainer
14/01/2007, 22:49
Hum..... :parede: :parede: :parede:

:pensativo:

Dá para desenhar?

Abraços,


boa noite loras,não sou desenhista mas acho que da para entender.
qualquer duvida pergunte.
um abraço.

Dieselboy
14/01/2007, 23:03
Valdir

Era mais ou menos o que estava imaginando, mas não é arriscado demais utilizar esse improviso, pois pelo que parece um descuido por menor que seja e lá se vai a caixa da roda :putz: :shock:

valdir rainer
14/01/2007, 23:15
Valdir

Era mais ou menos o que estava imaginando, mas não é arriscado demais utilizar esse improviso, pois pelo que parece um descuido por menor que seja e lá se vai a caixa da roda :putz: :shock:

ola Dieselboy,de fato é meio arriscado,por isso que eu disse que tem que ir acelerando bem devagar,que alias nao prescisa acelerar muito,porque é justamente para o jeep subir e sair do buraco,e foi o que nos salvou neste dia,a unica coisa foi que tivemos que cortar uns pedaços de corda,e um pedaço de eucalipto.

um abraço.

Fernando César Ximenes
15/01/2007, 09:16
boa noite loras,não sou desenhista mas acho que da para entender.
qualquer duvida pergunte.
um abraço.

Valdir,

Ñ posso deixar passar a oportunidade de dizer q esse teu 51 está impecável.Parabéns.

Bruno Machado
15/01/2007, 13:28
Valdir

Era mais ou menos o que estava imaginando, mas não é arriscado demais utilizar esse improviso, pois pelo que parece um descuido por menor que seja e lá se vai a caixa da roda :putz: :shock:

Não só a caixa de roda, mas mangueira de freio, amortecedor e tudo o mais que tiver pelo caminho. É só acelerar prá ver a m&rd@ que vai acontecer. :shock: :shock: :shock:
Mas é como o Valdir disse: tem que acelerar beeem devagar, só prá subir o jipe. Mais ou menos um quarto de volta no pneu.
Deve funcionar bem, é um bom improviso na hora do desespero, na falta de outros recursos,:concordo: mas pense num atoleiro daqueles arrumados, vc deitando no chão na frente do jipe, depois na frente da roda tras prá amarrar os tais pedaços de pau...:cry: :cry: :cry: E se errar e a roda der um giro completo :parede: :parede: :parede: :parede:
Ou seja, eu até usaria, mas só depois de esgotados os recursos com guincho, cintas, patesca, pranchas, estepe e pá & picareta...:concordo: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
[ ]'s

Tia Mi
24/01/2007, 21:27
Caros amigos!

Bem, vou deixar minha contribuição.

Quando entrava num brejo com o trator traçado e, o mesmo afundava, o que faziamos era amarrar uma madeira no pneu, da seguinte forma:

:arrow: emcosta uma madeira no pneu, se o pneu for 33", encosta um com 35" + ou -;

:arrow: Pegue dois pedaços de corda;

:arrow: amarre no desenho/furos da roda, sendo de lados opstos.

Pronto, é só sair andando, mais devagar, pois as pontas da madeira vão pegando no chão, se estiver em uma vala, erguerá o veículo.

No trator, usávamos duas madeiras, fazendo um"X" nas quatro rodas, porque tinha que andar por uma longa distância.

Abraços.

Kim.

Essa aprendi com meu Pai, porém nunca precisei usar realmente. Eles usavam muito nos treinamentos do exército. Imagino que realmente força muito as pontas de eixo, mas imagina o grau da situação com o jeep para ter que usar isso... iria forçar de qualquer jeito.

Abraços!

Fernando César Ximenes
25/01/2007, 18:59
Tia Mi,

Li seu relato em www.jeepeiro.com e apreciei bastante. É mto. gratificante ter uma família como a sua onde todos têm essa paixão que todos nós jipeiros temos por nossas viaturas. Parabéns.[]'s

Tia Mi
26/01/2007, 06:49
Tia Mi,

Li seu relato em www.jeepeiro.com (http://www.jeepeiro.com) e apreciei bastante. É mto. gratificante ter uma família como a sua onde todos têm essa paixão que todos nós jipeiros temos por nossas viaturas. Parabéns.[]'s


Thanks! :oops:

KKK! Mas às vezes é complicado viu Fernando... PORQUE NÃO TEM NINGUÉM QUE BOTE 'FREIO' NESSA LOUCURA!! háhaáháhá! Acaba ficando um mais doido que o outro...

Abraços!

alexrib2005
30/01/2007, 21:19
Senhores, acredito que seria melhor usar ele na forma de um X, como foi citado, por fora das rodas, ficando as pontas em contato com o chão, não que foi dito e se der uma merd..., mercadoria, como fica... Esta seria minha tatica, não sei se no caso descrito, poderia ser feito mas tudo bem..

zoega
30/01/2007, 21:52
Senhores, acredito que seria melhor usar ele na forma de um X, como foi citado, por fora das rodas, ficando as pontas em contato com o chão, não que foi dito e se der uma merd..., mercadoria, como fica... Esta seria minha tatica, não sei se no caso descrito, poderia ser feito mas tudo bem..

Eu já usei essa técnica...bem funcional!

alexrib2005
31/01/2007, 08:21
Boa, também vi a galera por aqui usando e a menos prejudicial, acredito eu, pois e aprova de besteira...

Walter Carlos Brossel
31/01/2007, 10:48
Vivendo e aprendendo...
Boa dica e parabéns pelo Jipe!
Umbraçoproçê.

Ninety
23/03/2007, 01:50
Sei não, além de engastalhar a corda corre o risco dela escapar da ponta do, digamos, pau, e você passar um belo ridículo.

O jeito é comprar a corda um pouco maior, enrolar no pneu e simular um guincho.

valdir rainer
19/11/2007, 21:44
para quem ainda não sabe,ai vai uma dica,talves um dia vc possa prescizar.
olá boa noite a todos,isso já aconteceu comigo,estavamos em dois jeeps,e os dois atolados,para sairmos do atoleiro tiramos um jeep com a famósa peia,muito usado por caminhoneiros.
é o seguinte pegamos quatro pedaços de pau bem forte,de + ou - uns 50cm,encostamos bem perto do pneu e amarramos com uma corda,uma ponta do pau,e a outra ponta da cordapassamos por dentro do furo da roda até chegar a outra ponta do pau.
fizemos isso nas quatro rodas,ai bem de vagarinho fomos acelerando,e o jeep foi subindo com se estivesse subindo uma escada,e pulando a frente saindo do buraco,mais tem que sair bem devagar,para que a madeiranao de uma volta completa.
dai foi só puchar o outro jeep. boa trilha a todos.


Só para relembrar o que é a peia.

Um abraço a todos .

Maurício Fernandes
19/11/2007, 23:27
boa noite loras,não sou desenhista mas acho que da para entender.
qualquer duvida pergunte.
um abraço.


com esse grande desenho entendi bem.

AKPG
19/11/2007, 23:38
Valdir,
Show de bola esta dica.
Valeu!!!

Um abraço,

Murillus
28/12/2007, 16:39
boa esta dica...

mas se vc usar por exemplo uma barra de ferro oca da largura do pneu... talvez ficasse mais seguro...

valdir rainer
28/12/2007, 17:46
boa esta dica...

mas se vc usar por exemplo uma barra de ferro oca da largura do pneu... talvez ficasse mais seguro...

Olá Murillus,
sua idéia é boa,mais eu acho que em sertos lugares não ira funcionar.
Tem que ser mais largo do que os pneus para poder subir o facão.

Um abraço.

rabitz
09/01/2008, 15:50
Olá Murillus,
sua idéia é boa,mais eu acho que em sertos lugares não ira funcionar.
Tem que ser mais largo do que os pneus para poder subir o facão.

Um abraço.


eu já gostei da idéia,... inclusive, seria fácil e barato deixar preparado um KIT com barras de ferro e correntes... Atolou, use as correntes!

Murillus
09/01/2008, 16:12
vou testar "meu kit"na semana que vem...

agropoks
18/01/2008, 22:18
e ai, murillus? precisou do "seu kit" no fim de semana? tem alguma noticia boa pra gente? diz ai o resultado da gambiarra! espero que tenha precisado (sinal de trilha boa!) e que tenha funcionado.

abraços a todos