PDA

Ver Versão Completa : Quando e como utilizar o 4x4 da Ranger????

manoelm
13/12/2006, 22:14
Olá amigos, gostaria de algumas instruções de como utilizar o 4x4 da ranger, quando utilizar o 4x4 high e o 4x4 low. É só girar o botão e pronto?? não tem também que ativar/desativar o roda-livre, e como eu faço isso??

Obrigado!

Loyer
13/12/2006, 22:33
Pelo amor de Deus! Já ouviu falar em manual do proprietário? Acho que deveria começar por lá...

marc7767
14/12/2006, 03:17
Alto lá! Eu também não sei e quero saber. O manual da Ranger é bastante lacônico a respeito. Quem leu sabe. Eu também quero saber, inclusive sobre as manhas.

Obrigado.

PY5KJ
14/12/2006, 08:48
calma piazada!!!
primeiro, o uso 4x4 na ranger deve se dar preferencialmente em estradas irregulares, podendo ser engatada até 80 km/h. Já a reduzida somente parado e com os pés na embreagem e freio simultaneamente para a central entender.
Caso vc queira utilizar num dia de chuva em asfato, por exemplo, num primeiro momento não teria problema, somente excesso de consumo e um desgaste pré-maturo nos componentes já que q 4x4 em curvas alguém tem que ceder ( pneus ).
dependendo do ano de sua ranger, o sistema de engate do 4x4 é diferente. Até março de 2000 ela utilizava vácuo para fazer. A partir daí, todas estão com rodas, diferencial e cardã girando, aguardando apenas a caixa de transferência jogar a força.
no más é só alegria
t+

Pequeno jr
14/12/2006, 09:14
marc7767 e manoelm,

Pelo contrário que vcs falam, amigos nossos aqui de BSB aprenderam noções básicas de utilização do 4x4 via manual do Proprietário. Olhando o meu manual aqui(RAnger 1999), lhes digo que as informações que tem nele são para qualquer 4x4, não so Ranger.

A partir do manual, somando com a condução do veículo é que vc vai aprendendo mais.

Leia e boa sorte

FlavioLouveira
14/12/2006, 10:44
calma piazada!!!

Caso vc queira utilizar num dia de chuva em asfato, por exemplo, num primeiro momento não teria problema, somente excesso de consumo e um desgaste pré-maturo nos componentes já que q 4x4 em curvas alguém tem que ceder ( pneus ).

t+

Esse problema com curvas acontece em todas as picapes? hilux, l200 ?tem ainda aquela historia de que as rodas rodam em velocidade diferente, entao se vc tiver na terra compensa, no asfalto nao...

manoelm
14/12/2006, 10:50
Obrigado amigos pelas dicas.
Só criei este topico pq acabei de comprar minha ranger ano 2000 e não tenho o manual do proprietário, e por ser meu 1º 4x4, sou totalmente leigo na área. Se alguem quiser complementar com dicas eu agradeço! E todos os dias eu pesquiso informaões neste fórum que é muito completo! valeu

abraço

Ric Mac
14/12/2006, 11:31
Manoelm,

Vou te dar uma sugestao que funcionou muito bem para mim.
Procure um grupo de jeepeiros, ou amantes de fora de estrada, faca uns passeios leves (NUNCA VA PARA TRILHA SOZINHO!!!!!!), pergunte, pergunte, pergunte, teste, teste, atole, e vai aprendendo.
O manual te diz como acionar o 4x4 mas nunca vai te dar as manhas.
Procure em alguns sites (Tecnica 4x4) leia muito.
Ninguem nasceu sabendo certo?!?!?!?!?!

Via de regra para mim funciona assim: Saiu do asfalto e estradinha de terra comecou a ter curvas, pedras soltas, etc, 4x4Hi, antes de entrar em grama molhada, rio, lama, subidas ou descidas que voce pense caraca sera que da, 4x4low. Outra coisa importante, sempre use o freio motor primeiro, vai quase parar com todo controle sem sustos.
Aqui, na area tecnicas de conducao voce vai ter excelentes dicas sobre diferentes aspectos que vais encontrar no off-road.

No mais, parabens pela aquisicao, Bem vindo!!!!!

abs

wagnerf
14/12/2006, 12:36
Esse problema com curvas acontece em todas as picapes? hilux, l200 ?tem ainda aquela historia de que as rodas rodam em velocidade diferente, entao se vc tiver na terra compensa, no asfalto nao...

Flavio, este problema acontece com todo 4x4 que não tem diferencial central, pois como o diferencial dianteiro e trazeiro, o central, compensa a diferença de velocidade entre as rodas da frente e as da tras. Ex de carros com diferencial central, Pajero Full e TR4, Niva, Hilux SW4 nova, Defender estes carro todos permitente o uso Full time do 4x4. Sem diferencial central são praticamentes todos os outros 4x4. Lembrando que neste caso não se pode a pena de desgastes e quebra usar o 4x4 aonde esta tendo muito atrito, ler-se asfalto seco, faça um teste devagar ligue a traça e manobre devagar o carro no seco, mesmo na terra, vc vai sentir o arrasto das rodas.
Outra coisa é que via de regra não se liga e desliga a reduzinda ( low ) com o carro em movimento, apenas parado e com o pé na embreagem.

Tem um livro muito bom chamado Tecnica 4x4, de uma olha.

Abraço

FlavioLouveira
14/12/2006, 14:51
na avaliacao da TR4 http://www2.uol.com.br/bestcars/testes2/pajero-tr4-1.htm (leia no final da pgina) da-se a impresao que a TR4 , pajero e a l200 teriam esse diferencial central, por isso perguntei.
Obrigado pela dica e vou ler, valeu

marc7767
14/12/2006, 15:40
Amigos, muito obrigado pelas dicas. Eu também recém adquiri meu primeiro 4X4, e a gente não tem noção da melhor utilização dos recursos que o veículo oferece. Claro que a leitura do manual (e eu li e reli) ajuda, só que de modo superficial, e não exaure a discussão. Noções sobre melhores velocidades para acionamento e utilização do 4X4, desgaste dos pneus e da mecânica do veículo, e aquelas manhas que somente quem já teve o mesmo carro, não estão no manual. Como "quem tem boca vai a Roma", não custa perguntar.

Mais uma vez, obrigado.

marc7767
14/12/2006, 15:45
A propósito: a minha Ranger (XLT, CD, 06/07) também veio torta, conforme abordado em outro tópico deste fórum. O lado esquerdo está mais ou menos 3,5 cms mais alto do que o direito. Liguei para a concessionária e, como aconteceu com os outros amigos, disseram que era normal. Ficou para regularizarem na primeira revisão.

Abraços.

FlavioLouveira
14/12/2006, 15:51
A propósito: a minha Ranger (XLT, CD, 06/07) também veio torta, conforme abordado em outro tópico deste fórum. O lado esquerdo está mais ou menos 3,5 cms mais alto do que o direito. Liguei para a concessionária e, como aconteceu com os outros amigos, disseram que era normal. Ficou para regularizarem na primeira revisão.

Abraços.

se fosse uma L200, ai meu deus, tavam malhando ela ate hehehe

Mas fica em cima, normal nao pode ser nao, eles deveram concertar isso sim... Boa sorte!!

Pequeno jr
14/12/2006, 18:59
Procure um grupo de jeepeiros, ou amantes de fora de estrada, faca uns passeios leves (NUNCA VA PARA TRILHA SOZINHO!!!!!!), pergunte, pergunte, pergunte, teste, teste, atole, e vai aprendendo.

Essa é a melhor dica. So se aprende fazendo ou como no caso de 4x4 Atolando. SO que NUNCA VA PARA TRILHAS OU PASSEIOS SOZINHO !!!

[]'s boa sorte e depois posta as fotos e vc atolado, ok!?

Ktranger
19/12/2006, 19:20
Pergunta que nao se cala ........
entrar no low usando 3 e 4 marchas ??
ou high 1 e 2 marcha , se nescessario ligar a low.......hahahahaa
.
.
.
.
.
.
.
Eu particularmente ....uso sempre a 4x4 Low de 3 a 5 marcha se ficar feio , reduzo para 2 ou 1 hahahaahaaa
mais isso eh pra complicar a cabeca do pessoal........

murilloaquino
19/12/2006, 20:10
Eu sempre entro de reduzida porque se precisar d reduzir mais ainda, o motor tem ´´recursos``...

Edintruder
19/12/2006, 22:26
se fosse uma L200, ai meu deus, tavam malhando ela ate hehehe

Mas fica em cima, normal nao pode ser nao, eles deveram concertar isso sim... Boa sorte!!

Mas com certeza! Rangeiro que se preza não perdoa uma dessas!!! ahahaha!

Edintruder
19/12/2006, 22:30
.
.
.
.
.
.
.
Eu particularmente ....uso sempre a 4x4 Low de 3 a 5 marcha se ficar feio , reduzo para 2 ou 1 hahahaahaaa

X2! O objetivo é esse mesmo. Só uso 1a Low pra arrancar em areia fofa, barro e pra desatolar alguém pra poupar embreagem.

abreu
20/12/2006, 00:38
Eu tive Ranger, abusei mto dela e aprendi algumas coisas:
A Ranger é um carro pesado, de entre-eixos longo, então, sempre que for andar em areia fofa, dunas, lama, ou qualquer outro terreno que exija um pouco de força do carro, use a redução.

Eu usei muito pouco a 4x4 normal da minha.
Beira de praia, areias leves sempre de 4x2...
Areia pesadas, dunas, lama e etc, sempre reduzido...

Isso preserva bastante a embreagem do carro.

No mais, é um carrão! A 3.0 é um monstro!

Abraços.

abreu
20/12/2006, 00:40
.
.
.
.
.
.
.

Perfeito... Sempre usei a minha assim e nunca tive problemas.
Abraços.

Pequeno jr
20/12/2006, 06:40
Tentando ajudar.
Normalmente, em terrenos com lama que sei que da para passar mas com difículdades, eu uso de 3º a 5º Reduzida depende é do embalo que preciso.

Para subir morros bastantes inclinados, para passar no meio de corregos, riachos ou áreas alagadas, ou locais que não conheço e q são mais exigentes de passar eu uso a 2º reduzida e fico nela até passar do trecho.

4x4high eu utilizo em pistas de cascalho solto ou em temporais que o asfalto esteja escorregando. Isso eu faço para melhorar a dirigibilidade.

manoelm
21/12/2006, 09:21
Olá amigos! muito obrigado pelas dicas! já comecei a usar o 4x4 (high). usei pra subir uma ladeira de terra com cascalho, em 4x2 não subia de jeito nenhum, quando acionei o 4x4 foi uma maravilha! hehehehe
ainda não tive a oportunidade de experimentar o low...

Bom, obrigado a todos pelos conselhos!

dalmolin
21/12/2006, 11:32
Tá ma perai gente , ateh hoje eu não vi ninguem que tenha F-250 fazer rodizio de pneus . Eu pro ex o max que faço eh colocar os da frente atras e por novos na frente. Jah penso pega uma Ram ou 250 CD pra tirah as 4 rodas :parede: :parede: precisa 1 hora de serviço.

Dai então quer dize q se estiver com pneus gastos atras e novos na frente , na 4x4 HI na chuva vai fica arrastando um eixo :?: :?: Sim , se for isso vai de 4x2 que eh melhor.

edubelem
21/12/2006, 14:47
Tá ma perai gente , ateh hoje eu não vi ninguem que tenha F-250 fazer rodizio de pneus . Eu pro ex o max que faço eh colocar os da frente atras e por novos na frente. Jah penso pega uma Ram ou 250 CD pra tirah as 4 rodas :parede: :parede: precisa 1 hora de serviço.

Dai então quer dize q se estiver com pneus gastos atras e novos na frente , na 4x4 HI na chuva vai fica arrastando um eixo :?: :?: Sim , se for isso vai de 4x2 que eh melhor.

Isto:concordo:

Quando for balancear os pneu é só mandar colocar o da frente p/ tras e vice-versa.

Por isto que é importante fazer rodizio de pneus em 4x4 e rodar tb com pneus de mesma marca.

[]s

marcos ambrogi
21/12/2006, 22:15
Entrando nessa de pneu, é besteira colocar dois novos rodando com dois em meia idade? Reflete no 4X4?

edubelem
22/12/2006, 09:07
Entrando nessa de pneu, é besteira colocar dois novos rodando com dois em meia idade? Reflete no 4X4?

Não é que reflita, mais não é aconselhável, pois os dois terão diâmetros diferentes, o ideal é fazer rodízio e trocar os 4.

Ric Mac
22/12/2006, 09:10
Marcos,

Uma vez conversei com um engenheiro da Michellin sobre este tema que me disse o seguinte (mais ou menos):

Se os pneus mais gastos sao os dianteiros e voce compra pneus novos e coloca-os na frente, o comportamento do carro muda, antes a traseira estava com mais aderencia e depois a frente vai ficar. Segundo ele, o aconselhavel e realizar o rodizio a cada 5 - 10mil Km (dependendo do composto de borracha) para que os pneus desgastem por igual.

Agora quanto a interferir no 4x4, o pneu com meia vida, vai tracionar menos que o novo, e isto podera causar atolamentos, mas nada diferente do que voce ja vinha vivendo, certo? Apenas que o eixo com os pneus novos poderao tracionar mais que os antigos mas, pode ser que seja em vao!

abraco

Edintruder
22/12/2006, 18:14
Uma coisa eu notei nos MUD. Os meus estão desgstando parelhos. Quando comprei, medi com um profundímetro e estavam com 11mm de sulco, sendo a diferença entre o mais gasto e o menos era 2mm. Hoje estão todos com 9mm de profundidade parelhos ainda, sendo que rodei 14300km com eles. Se continuar nesse rítmo de desgaste, não precisarei fazer rodízio e deverão durar mais 3000km antes de chegar a 5mm de profundidade, suficiente para garantir que as 4 carcaças sejam recapadas com garantia.

JairoM
22/12/2006, 18:27
Uma coisa eu notei nos MUD. Os meus estão desgstando parelhos. Quando comprei, medi com um profundímetro e estavam com 11mm de sulco, sendo a diferença entre o mais gasto e o menos era 2mm. Hoje estão todos com 9mm de profundidade parelhos ainda, sendo que rodei 14300km com eles. Se continuar nesse rítmo de desgaste, não precisarei fazer rodízio e deverão durar mais 3000km antes de chegar a 5mm de profundidade, suficiente para garantir que as 4 carcaças sejam recapadas com garantia.

Só 18.000 km? Que pneus voce tá usando ????
Os BF AT duram aproximadamente 100.000 Km..... Imagino que os MUD devem durar um pouco menos.... mas somente 20% da durabilidade de um jogo AT é muito pouco... Voce não acha ?

Wallace
22/12/2006, 18:35
Tem que fazer rodizio sempre, mesmo que o desgate pareça o mesmo, pois em cada eixo o pneu trabalha de uma forma diferente incluindo ai o desgaste da lateral da banda de rodagem.

Walter L. L. Casitta
22/12/2006, 19:30
Eu andei quase 70.000Km com BFG 31” MUD no meu Samurai e o que influía mais no desgaste eram as frenagens. Eles iam escamando e ficavam barulhentos depois de 10 ou 15000Km... Era só inveter o sentido de rodagem que o ruído desaparecia...

PY5KJ
23/12/2006, 07:15
pessoal, rodizio é necessário para uniformizar a superficie de contato do pneu. No entanto, jamais para pneus radiais se inverte o sentido de giro, pois os arames internos estão moldados no sentido da tração e uma inversão pode resultar repentinamente na deformação do pneu e até mesmo deslocar a carcaça. Então caso queiram mudar de lado, pneu é claro..., terão que desmontar a carcaça da roda e conservar o sentido.
veículos 4x4 os pneus não deve ter desgaste maior que 5mm em relação ao dianteiro p´/ trazeiro. tomem cuidado.
boas festas

Walter L. L. Casitta
23/12/2006, 08:13
pessoal, rodizio é necessário para uniformizar a superficie de contato do pneu. No entanto, jamais para pneus radiais se inverte o sentido de giro, pois os arames internos estão moldados no sentido da tração e uma inversão pode resultar repentinamente na deformação do pneu e até mesmo deslocar a carcaça. Então caso queiram mudar de lado, pneu é claro..., terão que desmontar a carcaça da roda e conservar o sentido.
veículos 4x4 os pneus não deve ter desgaste maior que 5mm em relação ao dianteiro p´/ trazeiro. tomem cuidado.

PY5KJ,

Esse é dos mitos mais antigos que conheço. E faço rodízio invertendo o sentido de rotação a mais de 20 anos e isso nunca me deu qualquer problema. Pode inverter sim.

O outro mito diz que os pneus melhores tem que ficar na frete. Errado, todo mundo sabe que com problema no pneu traseiro fica impossível controlar um carro na curva.

Wallace
23/12/2006, 10:41
Eu também prefiro os pneus melhores atrás, mas acho que todos os fabricantes de pneus recomendam usar os melhores na frente.
O que faz sentido já que a maior força de frenagem é maior na frete, assim como a direção.

wagnerf
08/01/2007, 08:28
Eu também prefiro os pneus melhores atrás, mas acho que todos os fabricantes de pneus recomendam usar os melhores na frente.
O que faz sentido já que a maior força de frenagem é maior na frete, assim como a direção.

Wallace, já vi baner da Michelin recomendando o uso dos pneus melhores atrás.

Pequeno jr
08/01/2007, 12:57
Wallace, já vi baner da Michelin recomendando o uso dos pneus melhores atrás.

Ow .. tu apareceu .. resolveu aquela questão da venda??

Sobre o assunto pneus, vários programas na TV ja passaram falando e mostrando a diferença em colocar pneus melhores na frente ou atrás. O correto é, colocou 2 pneus novos vc deve colocar eles atrás.

Ric Mac
08/01/2007, 13:10
"Uma vez conversei com um engenheiro da Michellin sobre este tema que me disse o seguinte (mais ou menos):

Se os pneus mais gastos sao os dianteiros e voce compra pneus novos e coloca-os na frente, o comportamento do carro muda, antes a traseira estava com mais aderencia e depois a frente vai ficar."

Pelo que entendi, como completamente leigo, é que voce deveria colocar os pneus novos no lugar dos mais desgastados (normalmente dianteiros pelo esforco lateral).

abs

LLeeoo
08/01/2007, 13:17
PY5KJ,

Esse é dos mitos mais antigos que conheço. E faço rodízio invertendo o sentido de rotação a mais de 20 anos e isso nunca me deu qualquer problema. Pode inverter sim.

O outro mito diz que os pneus melhores tem que ficar na frete. Errado, todo mundo sabe que com problema no pneu traseiro fica impossível controlar um carro na curva.

Walter, só pra lembrar, alguns pneus realmente não invertem o sentido de rodagem, como aqueles com pneus com desenho especial para chuva.

Pequeno jr
08/01/2007, 13:27
Walter, só pra lembrar, alguns pneus realmente não invertem o sentido de rodagem, como aqueles com pneus com desenho especial para chuva.

Os GoodYear ventura e Aquatred (Que vc chama de desenho especial para chuva) nos aqui so invertemos para tentar melhorar a grip dos nosso carros de arrancada nas categorias Turbo A e B.

Tenho amigos q devido a essa inversão e o excesso de burnout acabaram os pneus em 4 provas.

Ric Mac
08/01/2007, 16:49

Edin,

Voce rodou 14300 Km e preve rodar mais 3000km o que perfaz 17300km. Acho pouco para 4 pneus novos, nao? Eu Esperava que eles rodassem perto dos 70.000km

abs

Edintruder
08/01/2007, 21:07
desculpa, espero rodar mais 30000 km, faltou um zero... rsrsrs. Como eu comprei o jogo usado, não sei ao certo qual a km que eles estavam antes de chegar às minhas mãos, porém o antigo dono falou em aproximadamente 30.000 km também, porém imagino que tinham mais do que isso.