PDA

Ver Versão Completa : Banco Concha - Faça você mesmo!



Delmar
13/12/2006, 21:09
Minha idéia é ajudar a divulgar soluções para estes nossos "briquedos"!

Fiz um banco Concha paraa minha gaiola com os seguintes materiais: Papelão e Fibra de vidro.

Com o papelão fiz um molde destartável, revesti a parte externa com filme de PVC e apliquei 5 camadas de Fibra de Vidro. Esperei secar e removi o molde de dentro do banco. Com a ajuda de uma mangueira fiz o reforço em toda a volta do mesmo recobrindo-o com Fibra.:idea:

Originalmente este projeto é para ser usado com Chapas de Alumínio, porém o preço da chapa e a solda em aluminio inviabiliza o negócio!

Então mãos à obra!

Denilson Maçaneiro
14/12/2006, 12:58
Cara muito bom estes molde, mas vc teria as medidas dele?
ou vc cortou mais ou menos no olho?
cara eu imprimi este molde numa folha A4 Recortei e montei e ficou muito legal....
só precisaria das medidas pra poder fazer em tamanho real, ve c vc concegue tirar as medias principais (tamanho do apoio das costas e de onde se senta e passa ai pra gente...
valeu cara grande iniciativa....
palmas pra vc:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
um abraço...

Grassmann
14/12/2006, 13:53
Delmar,

Quanto tempo vc gastou nessa brincadeira?
E quanto gastou de resina de fibra? Sei que a resina é barata, mas gostaria de ter uma idéia de valor (R$) antes de começar a empreitada...

Grassmann
14/12/2006, 14:01
Cara muito bom estes molde, mas vc teria as medidas dele?
ou vc cortou mais ou menos no olho?
cara eu imprimi este molde numa folha A4 Recortei e montei e ficou muito legal....
só precisaria das medidas pra poder fazer em tamanho real, ve c vc concegue tirar as medias principais (tamanho do apoio das costas e de onde se senta e passa ai pra gente...
valeu cara grande iniciativa....
palmas pra vc:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
um abraço...


Denilson,

A resposta tá no próprio PDF passado pelo Delmar.
Lá tá escrito "50mm grid squares", ou seja, cada quadradinho do desenho tem 50mm...

[]'s

Delmar
14/12/2006, 16:52
Grassmann é o seguinte...

Material:
- 03 mantas de 1,0 x 1,5 metros = R$ 30,00
- 02 kg de resina com catalizador = R$ 12,00

Onde comprei - JS Fibras - tel.: 41-3656-3061

Depois de juntar algumas caixas de papelão com fita adesiva para formar a placa. Tracei, recortei, montei e passei a primeira camada de fibra numa tarde. Depois das outras camadas aplicadas usei os retalhos para fazer o refoço em toda a borda.

Algumas partes do papelão grudaram na resina o motivo foi falha no uso do filme de PVC para isolar o papelão. Tem que isolar direitinho para ficar fácil de desmoldar depois!

Penso em usar esta técnica para carroceria da minha gaiola :idea: !

Marcelo A. Marchiodi
14/12/2006, 17:35
Muito legal essa iniciativa de dividir o projeto!
Eu peguei hoje de tarde e acabei agora a pouco de fazê-lo 3d no Rhinoceros, tá aí uma imagem anexa!
Realmente de fibra deve ficar mais barato e talvez até mais rígido que o alumínio.
Se alguém quiser posso disponibilizar o desenho dele em dwg, é que eu havia pensado em mandar cortar ele na chapa de aluminio numa máquina de corte laser (a gente manda cortar alguma coisa de vez em quando aqui na oficina), aí seria só dobrar e soldar!
Só lembrando que a parte próxima aos ombros deve ser mais aberta um pouco, e não reta (acompanhando todo o resto das laterais) como apareceu no meu desenho.

Grassmann
14/12/2006, 21:41
Delmar,

E o custo do revestimento, ficou em quanto? (couro + espumas)

Denilson Maçaneiro
14/12/2006, 22:56
Muito legal essa iniciativa de dividir o projeto!
Eu peguei hoje de tarde e acabei agora a pouco de fazê-lo 3d no Rhinoceros, tá aí uma imagem anexa!
Realmente de fibra deve ficar mais barato e talvez até mais rígido que o alumínio.
Se alguém quiser posso disponibilizar o desenho dele em dwg, é que eu havia pensado em mandar cortar ele na chapa de aluminio numa máquina de corte laser (a gente manda cortar alguma coisa de vez em quando aqui na oficina), aí seria só dobrar e soldar!
Só lembrando que a parte próxima aos ombros deve ser mais aberta um pouco, e não reta (acompanhando todo o resto das laterais) como apareceu no meu desenho.

E ai Marcelo blz?
cara se possivel coloca o desenho .dwg ai pra gente... e se possível na escala 1/1..
valeu...

Delmar
14/12/2006, 23:15
Delmar,

E o custo do revestimento, ficou em quanto? (couro + espumas)

Grassmann...

O revestimento foi um estofador de Pinhais que fez pra mim a R$ 40,00 (chorado!) e usei um tecido chamado Cordura, mais resistente e com melhor impermeabilidade...

Porém :pensativo: depois disto! Vi ma manta de espuma em PU (+- 25mm) com tecido tipo Nylon em um dos lados! Pensei em dimensionar e cortar de modo que este encaixe dentro do banco fixando-o com Velcro nas bordas. Seria mais prático para limpeza por exemplo...

Fica aí a ideia :idea: !!!

Marcelo A. Marchiodi
15/12/2006, 09:17
Ok, aí está o arquivo em dwg para Autocad 2000, creio que dá pra quebrar o galho!
Fiz pequenas alterações nele mas nada muito significativo, está em esc. 1:1
Devo fazer o suporte do banco hoje. Coloco aqui depois também.

[]'s

CAVESO
15/12/2006, 12:40
Alguem tem um projeto de concha regulável ou um modelo mais bonitinho?

Achei legal a proposta, mas não gostei do design.

alexandre roveri
17/12/2006, 21:21
Parabens :dance:
Informação completa disponibilizada pro povo !!!!! Exeplos assim me dão esperrança no ser humano !

Puta projeto da hora

Delmar
20/12/2006, 20:42
Muito legal essa iniciativa de dividir o projeto!
Eu peguei hoje de tarde e acabei agora a pouco de fazê-lo 3d no Rhinoceros, tá aí uma imagem anexa!
Realmente de fibra deve ficar mais barato e talvez até mais rígido que o alumínio.
Se alguém quiser posso disponibilizar o desenho dele em dwg, é que eu havia pensado em mandar cortar ele na chapa de aluminio numa máquina de corte laser (a gente manda cortar alguma coisa de vez em quando aqui na oficina), aí seria só dobrar e soldar!
Só lembrando que a parte próxima aos ombros deve ser mais aberta um pouco, e não reta (acompanhando todo o resto das laterais) como apareceu no meu desenho.

Olá Marcelo...

Voce Não tem o motor e caixa do fusca em 3D CAD escala 1:1 ? Eu uso SW 2005...

Estou fazendo uma estrutura p/ uma Gaiola 4x4. Futuramente estará no forum para que quiser fazer...

Grassmann
22/12/2006, 10:29
Delmar,

Vc pode me passar o telefone deste estofador?
Estou pensando em trocar o estofamento dos bancos do meu Vitara, e a idéia de Cordura veio bem a calhar. Não quero colocar corvin (muito quente), couro é caro, e tecido suja muito e é difícil de limpar.
Procurei em uns estofadores que conheço, e nenhum deles se dispôs ou conhece cordura...
A propósito, bancos concha com regulagem de inclinação ficam em R$800~900 o par... Se estes em fibra tivessem regulagem de inclinação, seriam perfeitos...

Denilson Maçaneiro
24/01/2007, 11:32
Minha idéia é ajudar a divulgar soluções para estes nossos "briquedos"!

Fiz um banco Concha paraa minha gaiola com os seguintes materiais: Papelão e Fibra de vidro.

Com o papelão fiz um molde destartável, revesti a parte externa com filme de PVC e apliquei 5 camadas de Fibra de Vidro. Esperei secar e removi o molde de dentro do banco. Com a ajuda de uma mangueira fiz o reforço em toda a volta do mesmo recobrindo-o com Fibra.:idea:

Originalmente este projeto é para ser usado com Chapas de Alumínio, porém o preço da chapa e a solda em aluminio inviabiliza o negócio!

Então mãos à obra!


E ai Delmar blz?
Cara não entendi como vc usou uma mangueira para reforçar o banco???
vc pode esplicar melhor isso??
um abraço...

Delmar
24/01/2007, 16:01
Quando você termina a fibra e retira o molde descartável de dentro do banco as bordas do mesmo ficam na mesma espessura do resto (eu apliquei 5 camadas!).

Então em toda a borda eu coloquei uma mangueira cristal 1/2" (daquelas de tirar nível em construção civil) fiz um corte em toda a sua extenção com estililete e revesti a borda do banco com esta mangueira.

Após isto apliquei mais 3 camadas em tiras de fibra para cobrir o somente a mangueira e dar um acabamanto arredondado em toda a volta do banco...

Funcionou...

Pena não ter fotos da construção do banco, mas qualquer dúvida estasmos aí!!!

Delmar
24/01/2007, 16:07
:)
Delmar,

Vc pode me passar o telefone deste estofador?
Estou pensando em trocar o estofamento dos bancos do meu Vitara, e a idéia de Cordura veio bem a calhar. Não quero colocar corvin (muito quente), couro é caro, e tecido suja muito e é difícil de limpar.
Procurei em uns estofadores que conheço, e nenhum deles se dispôs ou conhece cordura...
A propósito, bancos concha com regulagem de inclinação ficam em R$800~900 o par... Se estes em fibra tivessem regulagem de inclinação, seriam perfeitos...

Desculpe a demora em responder...

Vou procurar e te mando por MP pelo Forum...

Quanto ao banco com regulagem eu diria que o projeto envolveria usinagem e outros processos de fabricação, que não são acessíveis a todos.

Mas se fosse pensar em algo eu usaria um banco do Gol, por exemplo, e trocaria o assento e o encosto pelas referidas partes deste projeto mantendo todo o mecanismo de regulagem.

É de se tentar! :pensativo:

Denilson Maçaneiro
02/02/2007, 12:07
Quando você termina a fibra e retira o molde descartável de dentro do banco as bordas do mesmo ficam na mesma espessura do resto (eu apliquei 5 camadas!).

Então em toda a borda eu coloquei uma mangueira cristal 1/2" (daquelas de tirar nível em construção civil) fiz um corte em toda a sua extenção com estililete e revesti a borda do banco com esta mangueira.

Após isto apliquei mais 3 camadas em tiras de fibra para cobrir o somente a mangueira e dar um acabamanto arredondado em toda a volta do banco...

Funcionou...

Pena não ter fotos da construção do banco, mas qualquer dúvida estasmos aí!!!

Blz entendi....
neste fim de semana estarei fazendo o meu banco com esse projeto que vc passou..
so q no lugar de papelão eu vou usar eucatex para fazer o molde.. eu fiz um molde de papelão mas ele ficou meio mole e ai fiquei com medo do banco sair torto então comprei eucatex e estou montando um molde mais resistente, tb pq sei q meus amigos tb vão querer fazer ai eu empresto o molde....

Delmar qunto tempo vc esperou para a resina secar entre uma camada e outra?
eu sou meio novato com a fibra....
Estou pensando em fazer uma estrutura de ferro (barrinha fina) para colocar no meio da fibra para reforçar o banco e tb para poder fixa-lo no suporte móvel que eu já tenho na gaiola, ..... q vc acha dessa estrutura?
abraços......

Delmar
02/02/2007, 13:16
Denilson. Se você vai usar eucatex para poder tirar mais de 1 banco lembre-se de isolar com filme de plástico a face onde você vai colocar a resina. Se a resina chegar a grudar no eucatex você não desmonta mais...

Quanto ao reforço, não sei se é necessário, pois usei várias camadas para aumentar a espessura sem esperar secar e sempre seguindo um mesmo sentido. Por exemplo: quando eu terminava uma ponta do banco a outra ponta estava curada...

A melhor coisa para obter boa resistencia da fibra é remover todas as bolhas durante a alplicação e manter a uniformidade da fibra!

Faça um teste em um pequeno pedaço de eucatex para definir o isolamento, espessura e pra pegar o "jeito" da coisa...

Quanto ao suporte é melhor parafusá-lo no banco ao invés de moldá-lo junto...

Denilson Maçaneiro
15/02/2007, 11:50
Ae galera....
essa semana eu comecei a fazer o banco assim que estiver pronto eu coloco umas fotos ai pra vc´s verem...
Tá ficando muito bom, apesar de dar um pouquinho de trabalho, mas compensa levando em relação que o preço do material usado pra fazê-lo sai por menos da metade do preço de um banco comprado....
Tenho algumas dicas pra dar mas assim que eu postar as fotos eu explico que fica mais fácil pra entender....
valeu...

Denilson Maçaneiro
23/02/2007, 12:03
blz galera?
depois de tanto prometer, vou tentar explicar como eu fiz os bancos concha....

Primeiro eu peguei o desnho posta ai no forum e imprimi ele na escala 1/1 ...

Dpois eu peguei um pedaço de eucatex e colei o desenho em cima....

Recortei o eucatex com uma serra tico-tico, formando várias peças (toda peça onde a dobra deve ser recortada separado)....

Agora vem a gambiarra....
Fui juntando as peças e amarando-as com arrame ou pregando com um pedaço de madeira até formar o molde, apesar de ser pregado e amarrado com arrame até que ficou bem firme o molde... eu fiz o molde de eucatex para poder usá-lo varias vezes mas pra quem quizer tb pode ser feito de papelão....

Bom depois do molde feito vc aplica a fibra e a resina na parte externa do molde, porém não deve esquecer de cobrir o molde com um filme plástico para evitar que o molde e a fibra se grudem, ai não solta de jeito manera...

Passei filme plástico por toda extensão externa do molde e apliquei 5 camadas de fibra e resina....

Dicas:
Molhar bem a fibra com a resina para evitar que fique bolhas de ar isso enfraquece o banco.
Cuidar com os recortes da fibra, ou seja manter sempre uma boa homogeniedade entre todas as camadas, para evitar que o banco fique mais grosso em um lado do que no outro.
Aplique 2 camadas de fibra e em cada superfíce mais plana coloque tiras de fibra +/- 5 tiras formando um X sobre a superfície e depois aplique as outras 3 camadas isso faz com q o banco fique mais firme, evitando que ele se torça facilmente (essa dica eu peguei com um carra que trabalha a anos com fibra)
Deixe a manta de fibra um pouquinho maior que o molde depois vc marca a fibra com uma caneta por dentro contornando o molde e faz o recorte com uma serra isso ajuda a deixar as bordas bem homogenias...

Bom depois de tudo isso é só tirar o molde de dentro do banco, recortar as bordas, dar uma lixadinha e beleza... ta pronto....ai vc pode pintar ou mandar fazer uma capa ou derrepente pode colocar uma almofada pra sentar em cima... ehhehehe...

Sobre o suporte para sustentar o banco eu fiz o seguinte....
eu furei o banco e coloquei 4 parafusos um em cada canto do banco na sua base com arruelas bem grandes....

Se tiverem duvidas é so perguntar.....
valeu...

fc racing
26/02/2007, 19:52
Amigo eu tive uma idéia para participar com esse projeto...c fosse faze o banco de madeira mdf ao inves de papelão e deixar a madeira por baixo e encapar o banco com fibra dos 2 lados...acho q ele iria ficar mais forte.....grande abraço a todos

Denilson Maçaneiro
27/02/2007, 11:44
Amigo eu tive uma idéia para participar com esse projeto...c fosse faze o banco de madeira mdf ao inves de papelão e deixar a madeira por baixo e encapar o banco com fibra dos 2 lados...acho q ele iria ficar mais forte.....grande abraço a todos


Cara os meus bancos já ficaram com uma espessura boa, ficaram bem resistentes....
se deixar a madeira no meio acho que vai ficar grosso de mais...e pesado....
mas com certeza vai ficar hiper resistente.... é uma dica a mais....
valeu

fc racing
27/02/2007, 22:28
Amigo vc q fez o banco com o molde de eucatex...vc teria as medidas do banco?????grato........

Delmar
28/02/2007, 07:48
Fc Racing :pensativo: , leia o início do tópico! Lá estão todas as informações que voce precisa!!!

:concordo: :concordo: :concordo:

cristiano
28/02/2007, 18:05
Pessoal, essas dimensões do banco no último arquivo do Autocad anexado é proporcional para pessoas grandes e fortes? :mrgreen: Tipo 1.95m e 120kg, mas muito bem distribuídos. :concordo:

Outra, quanto ficou para fazer tudo de chapa de aluminio? Inviabilizou porque fica mais em conta comprar um feito?

Jorge_PG
28/02/2007, 18:45
faz de chapa preta contorna com tubo manda revestir e tá pronto bem mais barato e bem menos trabalhoso

ai vai fotos

abraços a todos

Denilson Maçaneiro
03/04/2007, 12:55
Ae galera....
vejam as fotos de como ficaram os bancos...

Valeu

luizpicelli
03/04/2007, 20:11
denilson...
as imagens em bmp ficam muito pesadas... tenta converter para jpg, se não mata quem tem internet banda-pangaré!!!

abraços
Luiz...

Denilson Maçaneiro
05/04/2007, 13:08
ok

Té mais....

peterbd2003
16/05/2007, 01:19
blz galera?
depois de tanto prometer, vou tentar explicar como eu fiz os bancos concha....

Primeiro eu peguei o desnho posta ai no forum e imprimi ele na escala 1/1 ...

Dpois eu peguei um pedaço de eucatex e colei o desenho em cima....

Recortei o eucatex com uma serra tico-tico, formando várias peças (toda peça onde a dobra deve ser recortada separado)....

Passei filme plástico por toda extensão externa do molde e apliquei 5 camadas de fibra e resina....

Se tiverem duvidas é so perguntar.....
valeu...


opa desculpa ai mas eu não entendo nada de AUTOCAD essa escala 1/1 ela sai no tamanho ideal para fazer o banco já? se sim como colocar assim? tem que mandar imprimir em (gráfica alguma coisa assim) ou impressora pequena da pra imprimir??Desculpa as perguntas bobas ai e que não saco nada de AUTOCAD imprime uma a uma em folha a4 ou não da pra imprimir em casa?...

esse filme plástico e aquele que compra em supermercado aquele fino transparente??

Comprei uma brasília para fazer uma gaiola mas quanto não tenho tempo ($$$) para mexer no motor no resto que gasta muito tempo ($$$) vou fazer os bancos haha..

sou novo aqui mas o fórum esta me parecendo muito bom depois coloco umas fotos dela aqui..

obrigado espero resposta e pode xingar de burro hahha.

Denilson Maçaneiro
16/05/2007, 12:45
opa desculpa ai mas eu não entendo nada de AUTOCAD essa escala 1/1 ela sai no tamanho ideal para fazer o banco já? se sim como colocar assim? tem que mandar imprimir em (gráfica alguma coisa assim) ou impressora pequena da pra imprimir??Desculpa as perguntas bobas ai e que não saco nada de AUTOCAD imprime uma a uma em folha a4 ou não da pra imprimir em casa?...

esse filme plástico e aquele que compra em supermercado aquele fino transparente??

Comprei uma brasília para fazer uma gaiola mas quanto não tenho tempo ($$$) para mexer no motor no resto que gasta muito tempo ($$$) vou fazer os bancos haha..

sou novo aqui mas o fórum esta me parecendo muito bom depois coloco umas fotos dela aqui..

obrigado espero resposta e pode xingar de burro hahha.


é isso ai Peter, vc pega o desenho e manda imprimir em escala em um ploter (impressora grande) eu não tentei mas talvez seja possivel imprimir em A4 e depois colar uma na outra, eu tb nao manjo muito de cad foi um amigo meu q me ajudou, veja algum amigo seu q entenda de cad....

o filme plástico é esse mesmo de mercado, vc imprime o desenho, cola no eucatex recorta as partes e monta o molde, ai vai da capacidade da ganbiarra, vc pode amarrar com arrame as peças, colar, pregar, mas tem montar o molde (amarrar o molde por dentro pq por forra vc passara a resina), depois do molde pronto vc cobre ele com o filme plástico e aplica a resina encima. O plástico é pra resina não grudar no molde....

da uma olhada nas fotos que eu postei ai no forum q vc vai ver o molde q eu fiz... com esse molde já foram feitos 4 bancos e ele ta inteirão ainda... da pra fazer de papelão mas fica mais mole é pior de trabalhar com a resina e fibra encima.....

Peter qnto a ser novato não se preocupe, a 1 ano atráz eu era eum zero a esquerda tb não entendia nada, agora já estou dando dicas....

O forum é pra isso, adquirirmos conhecimento...., e não quebrar a cara..
Qquer duvida pergunta ai...

Valeu....

peterbd2003
18/05/2007, 12:09
oi pessoal blz..

e o seguinte eu fiz um banco menor tamanho miniatura ara ver se eu ia conseguir mexer com a fibra fico legal depois posto foto dele..

mas aqui eu pequei esse arquivo do AUTOCAD e mandei imprimir em uma copiadora só que ficou pequena 29cm por 42 em escala 1:1 eu não sei nada de AUTOCAD como faço para imprimir em tamanho grande do banco? tem alguma escala que e grande? me ajudem ai só falta o molde para fazer o banco grande..

obrigado..

Sukys
18/05/2007, 12:36
Peter,

Pra imprimir no tamanho que precisa é só configurar a saída para "impressão em tamanho natural". Em impressoras que só tem saída em papel A4 basta imprimir em ladrilho (tile) e depois colar as folhas.

Dica sobre fibra: em confecção de bancos dêem preferência pelo uso de tecido e não rover. É muito mais resistente para uma mesma espessura e em caso de quebra diminui em muito a chance de lascas pontiagudas.

Sds,
Sukys

peterbd2003
21/05/2007, 14:36
o galera fiz um banco em miniatura, por que eu nunca tinha mexido com fibra, não e muito difícil e sim cansativo mas vale a pena vou colocar fotos aqui da miniatura..

fui em um cara que mexe com fibra ele falo que coloca a fibra desfiada nos cantos e depois a manta por cima alguém sabe alguma já ouviu isso aí?

que já fez o banco, cortou a manta em pedaços? ou e só colocando do tamanho do molde e passando a resina??

uma coisa importante....

fui em um capoteiro e mostrei a miniatura para ele, ele falo que da pra fazer um banco legal assim mas as costas do banco como na foto abaixo fico muito desnivelada grossa eu fiz cortando a manta e colando pedaços (não sei se é assim ou a manta inteira) ele falo que e melhor tirar o molde por dentro ai a parte de traz vai ficar lisa assim não vai precisar colocar espuma para acertar as costas que no casso não vai espuma..
por dentro ele falo que pode ficar grosso porque vai espuma de qualquer jeito se fizer as costas do banco lisa vai economizar muito na espuma..

http://i58.photobucket.com/albums/g270/peterbd/bancodecostas.jpg

o que vocês acham de tirar o banco por dentro do molde??

obrigado assim que for ficando pronto vou postando fotos e se souber de alguma novidade posto aqui..

valeu obrigadoooo a todos....


http://i58.photobucket.com/albums/g270/peterbd/banco.jpg

http://i58.photobucket.com/albums/g270/peterbd/tamanahodobanco.jpg

http://i58.photobucket.com/albums/g270/peterbd/referencia.jpg

http://i58.photobucket.com/albums/g270/peterbd/bancodelado.jpg

peterbd2003
21/05/2007, 22:06
e ai alguem sabe como colocar a fibra? em pedaços ou a manta inteira?

Denilson Maçaneiro
22/05/2007, 12:31
e ai alguem sabe como colocar a fibra? em pedaços ou a manta inteira?

e ai peter o aconselhável é vc colocar a manta inteira, vc pode fazer recortes para que ela se encaiche mas usea inteira que fica mais resistente..... vc pode colocar pedaços nas emendas da manta...

valeu....

Denilson Maçaneiro
22/05/2007, 12:35
é bastante importante deixar o molde bem apoiado e alinhado pois se o molde ficar torto o banco vai sair torto tb....(principalmente se usar molde de papelão...)


a fibra de vidro da uma coserinha desgraçada.... então é bom usar luvas e casaco na hora do trabalho....

qualquer duvida pergunta ai...

peterbd2003
30/05/2007, 15:11
Denilson eu não vou fazer o molde de papelão não, acho que esse fim de semana vou começar a fazer o banco olha a foto do molde pronto ai fico uma beleza, não teve emenda, meu tio me ajudou ele fez um corte na madeira por baixo mas não corto tudo só um rasgo ai a madeira dobro hahaha mas fico firme que e uma beleza se a fibra não der certo vou colocar assim mesmo de madeira haha estou brincando..

Valeu pela ajuda depois posto fotos..

http://i58.photobucket.com/albums/g270/peterbd/DSC02856.jpg

Denilson Maçaneiro
31/05/2007, 12:49
Denilson eu não vou fazer o molde de papelão não, acho que esse fim de semana vou começar a fazer o banco olha a foto do molde pronto ai fico uma beleza, não teve emenda, meu tio me ajudou ele fez um corte na madeira por baixo mas não corto tudo só um rasgo ai a madeira dobro hahaha mas fico firme que e uma beleza se a fibra não der certo vou colocar assim mesmo de madeira haha estou brincando..

Valeu pela ajuda depois posto fotos..



blz Peter ficou muito bom....

olha só da pra mudar algumas coisas ai depende de vc.....

Como vc pode ver ele fica bem reto nas laterais, o meu eu abri um pouco o apoio de cabeça (aquelas orelhas na parte decima) eu achei que ficaria melhor, eu também diminui um pouco o tamanho dele tanto no encosto de cabeça (encima pq batia num tubo da gaiola) quanto no acento (pq as pernas ficavam bem perto do volante)
também diminui um pouco os encostos laterais pq na troca de marcha eu batia com o braço.

Quanto ao tamanho vc pode faze-lo assim e cortar depois se vc achar que ficaou muito grande, Foi isso que eu fiz....

Se vc for abrir o encosto de cabeça cuidado pra não abrir muito senão os dois bancos vão encostar um no outro qndo colocar na gaiola....

mas é isso ai agora é so tocar fibra....

valeu...

Quílvio Talvani
01/06/2007, 02:53
Ok, aí está o arquivo em dwg para Autocad 2000, creio que dá pra quebrar o galho!
Fiz pequenas alterações nele mas nada muito significativo, está em esc. 1:1
Devo fazer o suporte do banco hoje. Coloco aqui depois também.

[]'s
Marcelo, eu não consegui abrir este arquivo, tu podes madar de outra forma.
Obrigado pela atenção.
Quílvio

lostensos
02/06/2007, 08:51
Muito legal esse trabalho com fibra!

Gostaria de poder criar uma capota de fibra p/ jipe Willys,
mas creio que seja muito caro e dispendioso né?

Uma já pronta custa 3.000,00~5.000,00 Reais... um absurdo..

Será que artesanalmente se gastaria quanto de material?

Abraços

Denilson Maçaneiro
04/06/2007, 12:50
Muito legal esse trabalho com fibra!

Gostaria de poder criar uma capota de fibra p/ jipe Willys,
mas creio que seja muito caro e dispendioso né?

Uma já pronta custa 3.000,00~5.000,00 Reais... um absurdo..

Será que artesanalmente se gastaria quanto de material?

Abraços

Cara não sei quanto custaria mas com certaza jamais chegaria a 3.000,00.....

Maurício Dahmer
10/06/2007, 21:10
faz de chapa preta contorna com tubo manda revestir e tá pronto bem mais barato e bem menos trabalhoso

ai vai fotos

abraços a todos
Bem interessante este seu projeto. Qual foi a chapa que você usou (espessura)? Para o contorno, poderia ser usado ferro redondo 1/2" o que vc acha? Tb quero fazer meus bancos com chapa, muito mais prático e bem mais resistente... vlw

Jorge_PG
11/06/2007, 11:21
Oi Mauricio eu usei tubo 5/8 para o contorno

Quílvio Talvani
20/06/2007, 11:01
Ok, aí está o arquivo em dwg para Autocad 2000, creio que dá pra quebrar o galho!
Fiz pequenas alterações nele mas nada muito significativo, está em esc. 1:1
Devo fazer o suporte do banco hoje. Coloco aqui depois também.

[]'s
Bom Dia Pessoal.
Garças ao desenho em escala 1/1 que o Marcelo colocou aqui, consegui fazer o meu molde de banco, alguém que não me lembro quem reclamou do tamanho do banco, mas eu achei ideal o tamanho, por que as vezes se tem um amigo um pouco mais gordinho e aí e ele não caberia no banco do carona se esse foce tamanho pequeno para joqué, valeu Marcelo A. Marchiodi pela dica.
Eu fiz durante a tarde de ontem, fui numa marcinaria perto da minha casa e conversei com o dono que eu que queria montar e só queria que ele fisesse os cortes, pois eu havia comprado os pedaços quadrados de compensados de 4 mm, e aí está o resultado do meu trabalho, um bom dia a todos.
Quílvio Talvani.

Denilson Maçaneiro
20/06/2007, 12:49
Bom Dia Pessoal.
Garças ao desenho em escala 1/1 que o Marcelo colocou aqui, consegui fazer o meu molde de banco, alguém que não me lembro quem reclamou do tamanho do banco, mas eu achei ideal o tamanho, por que as vezes se tem um amigo um pouco mais gordinho e aí e ele não caberia no banco do carona se esse foce tamanho pequeno para joqué, valeu Marcelo A. Marchiodi pela dica.
Eu fiz durante a tarde de ontem, fui numa marcinaria perto da minha casa e conversei com o dono que eu que queria montar e só queria que ele fisesse os cortes, pois eu havia comprado os pedaços quadrados de compensados de 4 mm, e aí está o resultado do meu trabalho, um bom dia a todos.
Quílvio Talvani.

e ai Quilvio blz?
seu molde ficou muito bom...
vc já trabalhou com fibra?
agora é que o bicho pega... se vc nunca trabalhou com fibra e resina da uma pesquisada na net aqui no forum mesmo tem algumas dicas de como trabalhar com a resina.....
bom trabalho....

Denilson Maçaneiro
20/06/2007, 12:52
Oi Mauricio eu usei tubo 5/8 para o contorno
jorge qnto vc gastou para fechar a gaiola com chapa?
vc arrebitou ou parafusou as chapas?
como vc uniu as emandas? uma chapa por cima da outra?

Quílvio Talvani
22/06/2007, 00:17
e ai Quilvio blz?
seu molde ficou muito bom...
vc já trabalhou com fibra?
agora é que o bicho pega... se vc nunca trabalhou com fibra e resina da uma pesquisada na net aqui no forum mesmo tem algumas dicas de como trabalhar com a resina.....
bom trabalho....
Caro Denilson, eu realmente nunca trabalhei com fibra, não sei enm por onde começar. Mas como curioso e ajuda de vocês todos aqui deste foro estou me ariscando e dando alguns passos e seja o que DEUS quizer.
Obrigado pela dica valeu.
Um abraço, Quílvio Talvani.

Mingau-Recife
25/01/2008, 13:34
Opa pessoal, ví esse tópico e me interessei. Baixei as plantas e todas as fotos. Vou tentar fazer e depois posto as fotos do passo a passo. Abs

Denilson Maçaneiro
28/01/2008, 12:35
manda bala...
se vc tiver dúvidas pergunte...

buchmann
01/02/2008, 12:47
bom..

vou tentar fazer um banco para mim.. mas antes quero ver o custo em aluminium.
qualquer coisa posto aqui...

de fibra eu sou um zero a esquerda.. mas não tem nada q no mundo não se possa aprender.. hehehe

vlw pelas dicas ai..

buchmann
04/02/2008, 09:13
Bom... como não vi nenhum comentário sobre o preço do alunimium fiz uma pesquisa sexta a tarde, o que me levou a comprar madeira, uma serra tico-tico e fibra de vidro. total da brincadeira (materiais) : +- R$ 240 um pouco menos que a chapa de aluminium que custava R$ 300,00 segundo um vendedor.. fora a hora da maquina de corte a laser, que nem cheguei a perguntar, pois já a chapa de aluminium passa muito do meu orçamento.

Uma duvida.. quantas resinas vcs usaram para colar a as 5 camadas de fibra??? eu colei duas, quase três, com um litro.. ou tem que colocar duas camadas e depois jogar a resina ou sempre jogar a resina e depois colocar rapidamente outra folha por cima ???
Pergunto isso pq acho q estou gastando resina de mais, e eu sou marinheiro de primeira viajem hehehe ....


vlw

Denilson Maçaneiro
04/02/2008, 12:35
vc coloca uma camada e molha com resina, pois outra camada e molha com resina e assim até completar as 5... não esqueça de colocar catalisador pra secar a resina... e capriche nas laterais para que não fiquem fina, o banco deve ficar com a mesma espessura em todos os lados...

valeu....

buchmann
05/02/2008, 08:04
Certo Denilom...
mas a minha duvida é sobre a quantidade de resina... eu gastei 2 resinas para colocar 3 camadas de fibra de vidro.. acho q estou fazendo algo errado, pois quando tentei por outra camada logo em seguida a parte de baixo meio que se desfazia e ficava a maior M..
mas mesmo assim acho q gastei resina de mais... eu aplicava com um pincel como o cara da loja que me vendeu a resina me falou...

Vcs ai tem alguma dica como faz isso melhor??? marinheiro de primeira viajem é assim mesmo.. só batendo a cabeça.. hehehehehe

AUTOCARIOCA
05/02/2008, 09:42
a cerca de uns 8 anos atras um amigo meu resolveu fazer isto e quase ficou paraplegico com uma batida que deu com o carro peço a atenção de todos quanto a certas coisas HOME MADE pois ele na epoca desmontou um sparco de um amigo e copiou e fez o molde so que como era dificil fazer a proteção lombar ele nao o fez ae numa batida o banco soltou e partiu gracas a deus nao deu nada mas poderia ter dado coisa pior ae ele refez o projeto e usou nao 1 protecao igual ao do sparco que se resume a um reforço ao longo da coluna cervical mas ele fez 2 ( na vertical) enfim espero que avalie quanto a isto e veja qual a melhor maneira de proteger seu Maior Bem ( SUA VIDA )

se alguem do rio quiser copiar o modelo(semelhante ao da sparco) posso ver se ele ainda tem guardado eu mesmo copiava 2 pra mim e rachava a forma tenho ate quem o faça

mauuu
05/02/2008, 10:08
pessoal, nao quero ser desmancha prazeres, nem atrapalhar a criativitade dos engenheiros de plantao aqui, mas temos um grave problema ao fazermos bancos em fibra de vidro, eu mexo com isso ha algum tempo e digo pra voces que é perigoso demais.
isso sem saber do caso do amigo do rmarx. foi experiencia propria.
numa batida, ou num tombo mais forte, coisa comum no mato ou no barro, se o banco nao for feito corretamente (nao estou avaliando o trabalho de ninguem aqui, apenas expondo um ponto de vista) com os devidos apoios e reforços, a fibra de vidro pode virar uma navalha e matar alguem, a fibra usada em um banco é fina o suficiente para que se quebrada pode cortar a carne de uma perna ou braco ate o osso, se atingir a barriga nem se fala, é um corte dolorido pra dedeu, nao para de sangrar tao facil e se ficar um pedacinho da fibra dentro do corte da uma inflamacao do ca******.
entao peço aos camaradas que SE FOREM FAZER BANCOS DE FIBRA DE VIDRO, POR FAVOR TOMEM MUITO CUIDADO POIS ISSO PODE MATAR VOCE, nao quero ser dono da verdade mas por experiencia sei do que estou falando, a fibra de um banco é fina (cerca de 4-5 mm), a de uma carroceria ja nao é tanto (cerca de 15 mm). nao facam apenas de fibra para ecomizar alguns trocados, vale muito a pena colocar uma estrutura firme de tubos. como disse o rmarx sua vida (ou sua perna , seu braco) vale muito mais que uns trocados.

abraços
mauricio

buchmann
05/02/2008, 10:49
pessoal, nao quero ser desmancha prazeres, nem atrapalhar a criativitade dos engenheiros de plantao aqui, mas temos um grave problema ao fazermos bancos em fibra de vidro, eu mexo com isso ha algum tempo e digo pra voces que é perigoso demais.
isso sem saber do caso do amigo do rmarx. foi experiencia propria.
numa batida, ou num tombo mais forte, coisa comum no mato ou no barro, se o banco nao for feito corretamente (nao estou avaliando o trabalho de ninguem aqui, apenas expondo um ponto de vista) com os devidos apoios e reforços, a fibra de vidro pode virar uma navalha e matar alguem, a fibra usada em um banco é fina o suficiente para que se quebrada pode cortar a carne de uma perna ou braco ate o osso, se atingir a barriga nem se fala, é um corte dolorido pra dedeu, nao para de sangrar tao facil e se ficar um pedacinho da fibra dentro do corte da uma inflamacao do ca******.
entao peço aos camaradas que SE FOREM FAZER BANCOS DE FIBRA DE VIDRO, POR FAVOR TOMEM MUITO CUIDADO POIS ISSO PODE MATAR VOCE, nao quero ser dono da verdade mas por experiencia sei do que estou falando, a fibra de um banco é fina (cerca de 4-5 mm), a de uma carroceria ja nao é tanto (cerca de 15 mm). nao facam apenas de fibra para ecomizar alguns trocados, vale muito a pena colocar uma estrutura firme de tubos. como disse o rmarx sua vida (ou sua perna , seu braco) vale muito mais que uns trocados.
abraços
mauricio


Concordo com vcs.. merda acontece, e tem q fazer o máximo para evita las:wink:
Mas minha intenção não é somente fazer o banco de fibra.. e sim reforçar com ferro, parafusos e levar para um estofador fazer um acento confortável... :concordo:
vou testar este banco antes de colocar no meu baja... se não ficar resistente não vou colocar não :discordo:... ai vou dar uma olhada de novo em como está a cotação do aluminium e da hora da maquina de corte a laser.....:concordo:

Como vcs estão dizendo: o mais importante é a vida.

Edintruder
05/02/2008, 11:51
Para trabalhar com a fibra, usa também um rolinho de pelos, pois facilita o acabamento entre as camadas.
Em relação à resistência, o que ajuda muito é a escolha do material correto, pois temos mantas, fibras paralelas, manta linear... . O melhor material é uma manta aonde as fibras se cruzam como se fosse um tecido, essa manta comum que o pessoal vende racha muito fácil quando submetida à esforços diferentes do desenho de resistência da peça, e quando quebra deixa muitas pontas.

Denilson Maçaneiro
05/02/2008, 12:36
Então....
concordo plena mente com tudo o que foi dito acima, porém nem tudo que é comprado é bom, deve-se avaliar muito bem os modelos vendidos por ai...

Existem alguns modelos que são vendidos na net que se o cara soltar um peido no banco ele fura, pq os caras querem vender e economizam onde dá. Tem alguns amigos meus que vivem trocando de banco compram o mais barato e o banco não aguenta, geralmente quebra nos pontos de fixação. MUITO CUIDADO com os bancos vendidos com capas pois não se sabe o que tem por baixo das capas.... Por este e outros motivos decidi fazer o meu.

Eu fiz o meu e não economizei nem um pouco, tanto é que nos cantos ficou com uma expessura de + ou - 12mm, para deixá-lo mais resistente eu fiz um X com tiras de fibra sobre as partes planas do banco (acento, encosto de costa, encosto de cabeça), tb reforcei os pontos de fixação que ficaram tb com 12mm expessura e os parafussos de fixação ainda levam arruelas de 20mm diâmetro.

Porém, essas dicas eu tive com um amigo que trabalha a anos com fibra, não deve-se sair colando fibra de qualquer jeito.

Buckmann, vc começa abrindo a manta sobre o molde e ai vai molhando com a resina, vc começa de um lado e qndo terminar o lado que vc começou já deve estar suficientemente seco para colocar outra manta e começar a molhar novamente, se não estiver seca é pq tem pouco catalisador na resina, se aconteceu isso vc deve pegar uma quantia de resina e colocar mais catalisador e espalhar uma fina camada sobre o que já foi aplicado assim a resina secará mais rápido...Vc deve pegar pequenas quantidades de resina e colocar catalisador o suficiente para secar rápido, PEQUENAS QUANTIAS (200/300 ml) senão a resina secará dentro do recipiente...
Eu fiz a mesma besteira pasei duas camadas e deixei de um dia pro outro enão secava pq tinha pouco catalisador, então fiz uma mistura forte de catalisador e passei uma fina camada, secou em uma tarde...

Cuide bastante para as extremidades do banco não ficar muito fina isso pode acontecer mantenha uma camada uniforme de manta e resina, se possivel faça as extremidades um pouco maior e depois de pronto recorte as pontas com uma tico tico, eu fiz isso e o acabamento vc faz com lixa...

Na duvida pergunte...

Marcelo A. Marchiodi
05/02/2008, 13:36
Me lembro que fiquei bem empolgado na época que surgiu esse tópico, colaborei, até disponibilizei o desenho dele em dwg.
Mas daquela época até hoje mudei alguns conceitos na minha cabeça, principlamente no que se refere à segurança, eu estou com um projeto digamos, ousado, que é a reformulação completa de um Gurgel X-12, e a coisa que mais tenho me preocupado é a segurança, tenho visto muita gente fazendo coisas erradas e deixando isso de lado.
No meu projeto vou fazer uma gaiola de segurança nos moldes do Anexo J da FIA (aliás, toda a estrutura do carro será refeita), e vou utilizar bancos concha Lico (foto abaixo).

http://www.prospeed.com.br/images/Banco%20Start.jpg

Esse banco é o mais em conta desse site: http://www.prospeed.com.br/index.php?cat_id=36&catname= mas a marca é inquestionável, e cabe no meu orçamento e no uso que pretendo p/ meu carro.
Vejo muita gente usando banco concha por aí, virou moda, tem muita porcaria no mercado por aí, vejo coisa que chega a dar medo.
Portanto não deixem mesmo de reforçar estes bancos que estão fazendo, gastem um tempo aprendendo sobre segurança, pra não se arrepender depois.
Vale a pena.
Nesse meio tempo aprendi muito sobre segurança, e nunca é demais, tudo que for melhorar nesse aspecto é bom, como já foi dito, é a sua vida que está ali.

Antonio_Ilhabela
06/02/2008, 00:12
Permita- me a intromissão, mas o projeto do banco concha “home made” me interessa.
Concordo com o Mauricio na questão da segurança, mas com alguns cuidados acredito ser possível construir um banco igual ou melhor que os comerciais.
Se partirmos de um molde como o do Quílvio, pode-se fabricar bancos em série, não um molde, um banco. Para não grudar, passa-se uma cera desmoldante, tecido é muito melhor que manta e mais fácil de trabalhar, se a resina for epóxi, aí, o banco fica praticamente indestrutível! Neste site tem bastante informação, até animações de como laminar:
http://www.barracudatec.com.br/dicas_laminacao.htm# (http://www.barracudatec.com.br/dicas_laminacao.htm#)
Se precisarem possuo algum conhecimento neste assunto.
Façamos nossos bancos, com custo de um “home made” e segurança de um fórmula 1
Abraços
Antonio

CAVESO
06/02/2008, 01:00
Esse banco Lico está num ótimo preço e a qualidade nem de discute.

Só comprei um par de recaro pra usar no meu pois o concha fixo é muito desconfortável para viagens e dia-a-dia..

buchmann
06/02/2008, 10:27
bom.. com mil reais eu posso construir alguns bancos com a espessura de 12mm ou superior.. esse banco não cabe no meu orçamento...
Eu gostou de coisas "home made", como falaram, por ser mais barata e saber no que é bom mesmo.. e também acho q tem q saber fazer.. se não sabe aprenda.. gaste um pouco de tempo e por fim faça um bom trabalho..
eu fiz o meu primeiro banco.. e esse eu vou joga fora pq não atingiu a qualidade que quero e que preciso.. então eu vou fazer outro.. e assim ver se fica bom.. corrigindo os erros.. o primeiro branco somente serviu para dar esperiencia.... agora vai começar o trabalho mesmo.. hehehehe..

Muito interesante esse site ai Antonio.. valeu mesmo pelo link.. vai dar algumas respostas para os problemas da versão BETA do meu banco..hehehehe..

Antonio_Ilhabela
06/02/2008, 22:38
Buchmann, se você fizer bancos com 6mm, bem laminados, acredito ser suficiente.
Pra se fazer um bom laminado o principal é não deixar aquelas manchas brancas,pois ali não laminou, aperte com o pincel ou rolo (de metal) até que fique com a cor da resina, mas excesso de resina, não e bom. Nas últimas camadas se você apertar bem o rolo de metal, dá para aproveitar o excesso das camadas anteriores e assim acrescentar o mínimo de resina possível, tornando o laminado leve e resistente. Ah, lamine de uma vez só , evite emendas. Um coisa que você precisa observar é o “gel time” da resina, quando ela começar a ficar com aspecto de gelatina, pare de usar, jogue fora e prepare outra, se aquela gelatinou muito rápido coloque menos catalisador ( uma ou duas gotas). Mas isso só vale para resina de poliéster, no caso do epóxi tem que ser medidas exatas ( adesivo e catalisador) se errar, não seca. Use copinhos descartáveis para fazer medidas.
Uma forma de se conseguir resina epóxi “home made” e de qualidade aceitável é dissolver cola Araldite ou similar (desde que seja um adesivo epóxi) já catalisada (misturada) com thinner (para dissolução, não é o de limpeza) até ficar com uma viscosidade parecida com a da resina.
As várias quinas deste banco , se reforçadas com tiras de manta ou de tecido,formam um reforço para a estrutura, e se bem programadas, podem até substituir os reforços metálicos.
Abraços
Antonio

buchmann
07/02/2008, 09:46
Valeu Antonio.. estou vendo que vc entende do negocio..
vou dar uma olhada como funciona essa epóxi de araldite... quero ver o rendimento para ver se não sai muito caro..
a malha que to usando para fazer isso é a única que encontrei aqui (não procurei muito), é trançada em X, mas tem os fios bem curtos, com +-10cm de comprimento. Não sei se é bom esse.. mas como jah comprei 6 folhas e sobrou 3 quero ver se continuo usando essa ai.. agora o problema é o tempo para fazer.. só fim de semana para botar isso em pratica de novo.. :(

Ei Antonio, mudando um pouco de assunto, a sua pajero faz quanto com um litro de gasolina??? tenho uma 2 portas e me disseram que faz 6 km/l no maximo, só ando no gás, queria saber para programar umas viagens com ela e verificar a autonomia..
e a propósito, ótima viatura, parabéns.. hehehe

Antonio_Ilhabela
09/02/2008, 17:40
Boa tarde, Buchmann, desculpe a demora, estava em São Paulo.
Minha pajero esta bebendo bastante, estou rodando sem o controlador de fluxo de ar e assim faço 5,3 na estrada e 4,2 na cidade com gasolina comum. Semana que vem, volto à São Paulo pra tirar um vazamento na caixa de tranferência e trocar o rolamento do eixo piloto, quando então o lojista me prometeu entregar a tal peça que faz essa beberrona beber ainda mais!

Abraço

Antonio

buchmann
11/02/2008, 15:12
Valeu ai Antonio...
queria ver mesmo se a minha tava bebendo de mais.. pelo jeito é assim mesmo.. :'(
ainda bem q a minha tem gás.. senão tinha que compara um posto de gasolina pra mim. hehehehehe

Jonas Neto
06/08/2008, 12:54
Seria interessante faze esse banco em chapas de 1/8" (3.175mm)
Fim o modelamento e o peso fica na faixa de 16Kg...
Que que você acham ?

Denilson Maçaneiro
06/08/2008, 17:20
sim é uma boa opção pra quem não gosta de mexer com fibra...

Jonas Neto
06/08/2008, 17:29
Há, valeu cara !
Trabalho com Solidworks 2008...
Vou fazer os modelamentos, inclusive da base, fazer analises de resistencia...
Depois posto aqui pro pessoal ver.
Abraços...

Marcelo A. Marchiodi
07/08/2008, 08:04
Seria interessante faze esse banco em chapas de 1/8" (3.175mm)
Fim o modelamento e o peso fica na faixa de 16Kg...
Que que você acham ?

:pensativo: ... achei um pouco pesado, porém de custo baixo e boa resistência... porém se fosse feito de alumínio e com reforços tipo o da foto nos furos ficaria muito bom também, apesar de mais caro!!!
Na segunda foto dá pra ver bem bem como são feitos esses reforços, os americanos usam muito esses reforços, é bem simples de fazer e aumenta muito a resistência estrutural de chapas.

gilbertogato
28/03/2009, 14:55
:pensativo: ... achei um pouco pesado, porém de custo baixo e boa resistência... porém se fosse feito de alumínio e com reforços tipo o da foto nos furos ficaria muito bom também, apesar de mais caro!!!
Na segunda foto dá pra ver bem bem como são feitos esses reforços, os americanos usam muito esses reforços, é bem simples de fazer e aumenta muito a resistência estrutural de chapas.

Senhores,
Meu nome é João Gilberto, moro em Telêmaco Borba Pr. Desculpem minha ignorância com foruns, inclusive não sei se estou escrevendo no local correto. Porém gostaria de informar (a quem estiver interessado em construir seu próprio banco concha de aluminio), que eu encontrei (após varios envios de e-mail solicitando cotação) uma empresa que vai me fornecer as chapas para construir meu banco (conforme anexo em atuocad que baixei aqui neste forum do 4X4), cortadas a laser em escala 1:1 incluido o material aluminio 3mm mais IPI por R$ 90,27. O endereço da empresa pode ser encontrado neste link: http://www.kehl.com.br/laser/ (http://www.kehl.com.br/laser/).

Para vocês terem umas idéia cheguei a receber um orçamento de "acreditem" R$ 1.591,00 neste caso somente o corte a laser!!!!

Matheus MG
29/03/2009, 22:37
delmar essas quantidades de resinas fibra ,etc citadas sao de um banco so ou dos dois ?
abraços

gilbertogato
07/04/2009, 21:10
Senhores,
Meu nome é João Gilberto, moro em Telêmaco Borba Pr. Desculpem minha ignorância com foruns, inclusive não sei se estou escrevendo no local correto. Porém gostaria de informar (a quem estiver interessado em construir seu próprio banco concha de aluminio), que eu encontrei (após varios envios de e-mail solicitando cotação) uma empresa que vai me fornecer as chapas para construir meu banco (conforme anexo em atuocad que baixei aqui neste forum do 4X4), cortadas a laser em escala 1:1 incluido o material aluminio 3mm mais IPI por R$ 90,27. O endereço da empresa pode ser encontrado neste link: http://www.kehl.com.br/laser/ (http://www.kehl.com.br/laser/).

Para vocês terem umas idéia cheguei a receber um orçamento de "acreditem" R$ 1.591,00 neste caso somente o corte a laser!!!!

Senhores,
Não sei se estou anexando de forma correta, de qualquer forma seguem algumas fotos do banco concha que construi em aluminio 3mm. Só falta a prensagem "Dimple dies", assim que estiver pronto envio outra foto!

roxgp
08/04/2009, 23:30
Tenho um amigo que serviu o exercito por dois anos, e quando disse p/ ele de fazer esse banco em fibra ele ja respondeu na hora:
'Nao faz isso eu jah trablhei com fibra e sei que dependendo do geito que for trablhado espeçura e reforços é pior do que sentar em um banco de pregos, um impacto frontal um pouco mais forte voce fica cheio de estilhaços de fibra no corpo'.
Bom acho que ele nao deixa de ter razão(nao questionando o projeto de ninguem),mas eu acho mais seguro esse feito de aluminio ou de chapa preta como fizeram acima e reforçado.

mas ai nao sei bem porque um de fibra bom'concha custa em torno de 1.000,00 $ e concerteza sai muito caro,

abss

Denilson Maçaneiro
09/04/2009, 13:00
fiz o meu de fibra e não tenho o q reclamar, uso ele direto na fibra e nada me pinica nem incomoda (ainda não soboru grana pra fazer a capa). Ele ficou com uma camada de +/- 1cm e nos reforços e nos cantos fiz ele bem mais grosso +/- 2,5cm.
E caso quebrar com certeza não vai estilhaçar pq a manda de fibra de vidro não se estilhaça. No meu caso se eu bater ao ponto do banco quebar então tb não vai sobrar nada da gaiola. Ficou muito forte...

roxgp
09/04/2009, 13:49
É concerteza sim, mas acho que ele falou sem o uso da manta inteira, que acho que nao é no seu caso mas isso é so o que ele disse. hehe

O meu nao sei ainda como vai ser estava pensando em chapa preta ou vamos vem ainda...

mas uma pergunta vc é maçon ou marcineiro?(curiozo)

Denilson Maçaneiro
14/04/2009, 12:40
É concerteza sim, mas acho que ele falou sem o uso da manta inteira, que acho que nao é no seu caso mas isso é so o que ele disse. hehe

O meu nao sei ainda como vai ser estava pensando em chapa preta ou vamos vem ainda...

mas uma pergunta vc é maçon ou marcineiro?(curiozo)

Nao entendi sua pergunta!

roxgp
14/04/2009, 13:41
Nao entendi sua pergunta!

Maçaneiro? é seu sobrenome? hehe

abss

Denilson Maçaneiro
16/04/2009, 12:43
Maçaneiro? é seu sobrenome? hehe

abss

Isso mesmo camarada...

andrelocchi
06/05/2009, 23:24
Senhores,
Não sei se estou anexando de forma correta, de qualquer forma seguem algumas fotos do banco concha que construi em aluminio 3mm. Só falta a prensagem "Dimple dies", assim que estiver pronto envio outra foto!
Fala ai pessoal, sou novo por aqui e gostei muito deste forum, estou precisando de um banco desses.
Gilberto esse de aluminio, ficou muito legal, vc gastou quanto para fazer eles?
Abs a todos.

gilbertogato
08/05/2009, 00:00
André, conforme mencionei paguei R$ 90,27 com IPI + R$ 27,00 de frete, o único incoveniente que levei para um "amigo" soldar e ele me cobrou "só R$ 100,00", ou seja a solda ficou mais caro do que o banco! Conforme falei seguem fotos do Dimple dies.

Herval Fonseca
08/05/2009, 14:46
Bem galera li muitos comentários aqui e não vi nimguém falar deste assunto.

Na hora de colocar a fibra na forma de papelão vi que tem sugestões de forrar com plástico pvc pra não grudar a resina. Então vou acrescentar o seguinte: em quase todas as lojas de venda de resina vende uma cera de baixo custo $3,50 que tem melhor efeito que o plástico. Encera o papelão e pode fazer o banco tranquilamente, quando secar é só retirar o papelão. Espero que ajude. O meu ficou ótimo.:D

RafaelPata
11/05/2009, 09:31
Muito bom estes bancos conhcas caseiros, ajuda muito no custo da montagem de nossas gaiolas.

edoara
02/06/2009, 18:02
Bem galera primeiro gostaria de agradecer a todos pois estes tópicos tem ajudado bastante....
é o seguinte fiz o meu da seguinte forma laminei em cima de uma placa de vidro(desses de porta ou fachada made in ferro velho) com gel para não colar duas camadas de fibra depois plotei o desenho que colocaram em cad no tópico e coloquei em cima recortando cm serra tico tico, próximo passo foi riscar atrás com um riscador de videa onde seria as curvas, com os riscos prontos dobre até a fibra trincar levemente para manter no local pequenos furos com madeira e barbante. depois usei uma malha de fibra muito resistente que não deixa trincar no X das costas usei uma fita anti trinca intercalando com fibra comum. o trem ficou muito resistente. a fita anti trinca passei no contorno do banco tbm. depois coloquei uma mangueira cortada e injetei espuma de PU dessas de construção dentro segurando pra não sair antes de secar. vou postar as fotos assim que puder.
SDS
Edo:dance:

roxgp
02/06/2009, 19:20
Posta as fotos ai hehe

oliveiraideal
02/06/2009, 22:31
http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=11003517474846728586&aid=1243800135

pra quem tem orkut, esse album está desbloqueado.. vou começar a construir as coisas de minha gaiola e disponibilizarei fotos de TUDO :D

primeiro passo.. Banco concha! :D

danib
02/06/2009, 23:19
André, conforme mencionei paguei R$ 90,27 com IPI + R$ 27,00 de frete, o único incoveniente que levei para um "amigo" soldar e ele me cobrou "só R$ 100,00", ou seja a solda ficou mais caro do que o banco! Conforme falei seguem fotos do Dimple dies.



Gilbertogato, essa maquina de dimple dies, poderia colocar alguma explicação, o funcionamento é diferente dos dimple, tipo o da foto abaixo, pergunto só a nível de conhecimento, se puder me explicar....obrigado...

danib
02/06/2009, 23:25
Ops esqueci da imagem.heheh

gilbertogato
03/06/2009, 00:09
Danib, o processo é o mesmo, ou seja, estamparia pura, a única diferença é que a peça "macho" que eu desenhei dispõe de um furo de Ø 3/4" o que possibilitou estampagem com cilindro hidráulico vazado, neste caso passei um tirante por todas as peças (cilindro, estampa macho, chapa do banco e estampa fêmea) depois prensei com a bomba. Além de ser mais dificil prensar em uma prensa comum em função do tamanho e formato do banco, tenho um amigo que tem o cilindro e me emprestou.
Caso tenha alguma dúvida ainda eu posso triar algumas fotos para esclarecer.

danib
03/06/2009, 10:59
Danib, o processo é o mesmo, ou seja, estamparia pura, a única diferença é que a peça "macho" que eu desenhei dispõe de um furo de Ø 3/4" o que possibilitou estampagem com cilindro hidráulico vazado, neste caso passei um tirante por todas as peças (cilindro, estampa macho, chapa do banco e estampa fêmea) depois prensei com a bomba. Além de ser mais dificil prensar em uma prensa comum em função do tamanho e formato do banco, tenho um amigo que tem o cilindro e me emprestou.
Caso tenha alguma dúvida ainda eu posso triar algumas fotos para esclarecer.


Não precisa tirar mais fotos, já entendi como funciona,só me diz uma coisa, esse cilindro originalmente serve para que? obrigado pela explicação.............valeu...........:concordo:

Marcelo A. Marchiodi
03/06/2009, 13:05
Só lembrando que eu faço os dimples pra vender, se alguém se interessar é só entrar em contato.
Link na minha assinatura.

gilbertogato
03/06/2009, 20:26
Não precisa tirar mais fotos, já entendi como funciona,só me diz uma coisa, esse cilindro originalmente serve para que? obrigado pela explicação.............valeu...........:concordo:
Danib, o conjunto bomba e cilindro das fotos e que eu utilizei, são para uso geral como por exemplo: sacar acoplamentos, polias, "prensagens" entre outras possibilidades. A propósito segue mais uma foto do conjunto montado bem como desenho das peças (dimple dies) que eu mesmo desenhei e que foram feitas exclusivamente para chapas de 3mm de espessura e para os furos "maiores" do banco postado aqui pelo Marcelo A. Marchiodi (informo que a espessura da chapa deve ser considerada na construção das estampas/Dimple dies, caso contrario pode-se estragar as chapas ou o resultado final podera não agradar). Finalizando o arquivo Cad que estou anexando foi desenhado por mim mesmo e eu não sei utilizar direito o Autocad "nunca fiz curso".
Qualquer dúvida em que eu possa contribuir, favor perguntar!

danib
03/06/2009, 23:37
Gilbertogato, obrigado pelas informações, aproposito o desenho tá muito bom para quem não fez curso, vou fazer uns Dimple Dies, assim que eu tiver um tempinho, pois eu trabalho com cnc, dai fica facil....se precisar de alguma ajuda no cad é só pedir se eu puder ajudar, mas pelo jeito vc se vira bem, abraço..........

oliveiraideal
04/06/2009, 13:18
Comprei 5 mantas e 5kg de resina com catalisador..
como eu quero a gaiola pra literalmente "dispencar" em dunas, eu quero um banco um "pouquinho" mais rígido!

comprei e pus, ao invés do filme de filme de pvc eu pus uma cera de carnaúba que é própria pra isso >.<

vou ver se consigo terminar o banco hoje a tarde!


e em questão ao "trilho" e onde fixar o cinto! como eu faço?
após fazer o banco eu ponho uma chapa fina de aço atrás e outra em baixo e fixo os parafusos? antes de mandar cobrir? abraços!

oliveiraideal
04/06/2009, 23:42
Galera fui fazer um.. fiz o molde, comprei tudo
gastei na faixa de uns 350 ou mais (tive de comprar uma ticotico)
e não deu certo! fiz com eucatex, cortei tudo nas medidas corretas, juntei..
as dobras se rasgaram, comprei chapas de alumínio fino, fiz dobradiças, usei arrebites, juntei tudo o molde ficou até usável, comprei a cera pra não pregar no molde, pus a fibra de vidro, e quando fui usar o resto do material, quando pus o catalisador, ele simplesmente ficou super duro no meio (e é pq eu fiz com as especificações do fabricante do "esmalte")
blz, comprei mais 4kg e com catalisador (+50r$) e pus uma quantidade umas 10 vezes menor, e mesmo assim ficou super duro, no fim minhas mãos ficaram doendo de tanto mecher com isso, queimadas, por causa da resina, e aqui em casa ficou com um cheiro daqueles!
Sou muito a favor desse tipo de prática, faça você mesmo, mas quando você não tiver prática, não se aventure.. compre logo um banco, custa só uns 200 rs :D
:odedo:

danib
04/06/2009, 23:57
Galera fui fazer um.. fiz o molde, comprei tudo
gastei na faixa de uns 350 ou mais (tive de comprar uma ticotico)
e não deu certo! fiz com eucatex, cortei tudo nas medidas corretas, juntei..
as dobras se rasgaram, comprei chapas de alumínio fino, fiz dobradiças, usei arrebites, juntei tudo o molde ficou até usável, comprei a cera pra não pregar no molde, pus a fibra de vidro, e quando fui usar o resto do material, quando pus o catalisador, ele simplesmente ficou super duro no meio (e é pq eu fiz com as especificações do fabricante do "esmalte")
blz, comprei mais 4kg e com catalisador (+50r$) e pus uma quantidade umas 10 vezes menor, e mesmo assim ficou super duro, no fim minhas mãos ficaram doendo de tanto mecher com isso, queimadas, por causa da resina, e aqui em casa ficou com um cheiro daqueles!
Sou muito a favor desse tipo de prática, faça você mesmo, mas quando você não tiver prática, não se aventure.. compre logo um banco, custa só uns 200 rs :D
:odedo:



Que azar, esse tipo de material é meio complicado de mexer, se não se tiver o mínimo de experiencia da m......, compra um pronto e deu, já olhou o desse link abaixo,que é o da foto anexada ,parece bom,e acho q vc teria poupado dindin, abraço.....

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-96832665-banco-concha-fibra-modelo-sparco-gaiolas-buggys-jeeps-autos-_JM

michaelturbo
08/10/2009, 21:33
Danib, o processo é o mesmo, ou seja, estamparia pura, a única diferença é que a peça "macho" que eu desenhei dispõe de um furo de Ø 3/4" o que possibilitou estampagem com cilindro hidráulico vazado, neste caso passei um tirante por todas as peças (cilindro, estampa macho, chapa do banco e estampa fêmea) depois prensei com a bomba. Além de ser mais dificil prensar em uma prensa comum em função do tamanho e formato do banco, tenho um amigo que tem o cilindro e me emprestou.
Caso tenha alguma dúvida ainda eu posso triar algumas fotos para esclarecer.

Gilberto...por favor mande seu contato pra eu tirar algumas dúvidas dos bancos concha em alumínio!!! msn,e mail,telefone...valeu!!!!

Boris D.II
06/05/2010, 09:31
Comprei um Ford/Willys 78, motor de opala e câmbio 3 marchas, estão fora da criança, vou adaptar as belezinhas...
Li todas as postagens a respeito dos bancos, e como tenho alguma experiência com fibra, vou arriscar fazer os conchas pra criança..
conforme o andamento, postarei relatório e fotos, me desejem sorte.
Até mais!

salvatti
06/05/2010, 11:10
aproveitando o tópico...
alguem conheçe alguem q vende banco concha pronto, sou de Cascavel-PR, aqui na minha cidade não achei nenhum legal...
se alguem souber por favor me passe o contato...

kako_itaqui
06/05/2010, 18:49
eai galera estive lendo todo topico! e decidi fazer pra testa.. tenho alguma experiencia com fibra... so q pensei em faze o molde de madeira e enxer os cantos de massa plastica e lixar. tipo pra nao ficar os cantos vivos.. sera q da certo?
abraço

Andre Luys
07/05/2010, 13:31
ola amigos tbm estou fazendo os bancos com base nesse topico, um jah esta pronto segue algumas fotos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=224428&d=1273249047
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=224429&d=1273249078
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=224430&d=1273249106

joviari
14/05/2010, 01:52
Danib, o conjunto bomba e cilindro das fotos e que eu utilizei, são para uso geral como por exemplo: sacar acoplamentos, polias, "prensagens" entre outras possibilidades. A propósito segue mais uma foto do conjunto montado bem como desenho das peças (dimple dies) que eu mesmo desenhei e que foram feitas exclusivamente para chapas de 3mm de espessura e para os furos "maiores" do banco postado aqui pelo Marcelo A. Marchiodi (informo que a espessura da chapa deve ser considerada na construção das estampas/Dimple dies, caso contrario pode-se estragar as chapas ou o resultado final podera não agradar). Finalizando o arquivo Cad que estou anexando foi desenhado por mim mesmo e eu não sei utilizar direito o Autocad "nunca fiz curso".
Qualquer dúvida em que eu possa contribuir, favor perguntar!

Gilberto poderia me mandar o projeto dos bancos por e-mail, ou o contato da pessoa que te atendeu na empresa de corte? Quero fazer a encomenda! Meu e-mail é joviari@gmail.com
Grato,

Cezar candelaria
19/07/2010, 22:24
Pessoal, ressucitando o tópico...alguem sabe qual borracha que da certo pra colocar ali nos furos onde sai os cintos...digo o acabamento entre o estofado e a resina ...

cesarferreira
19/07/2010, 23:29
Pessoal, ressucitando o tópico...alguem sabe qual borracha que da certo pra colocar ali nos furos onde sai os cintos...digo o acabamento entre o estofado e a resina ...
Mangueira cortada ao comprido e apenas de um lado!
Abç
Cesar

Cezar candelaria
20/07/2010, 19:58
Mas qual mangueira, que tipo de material...não pode ser uma muito dura senão não faz uma volta curta...

Cezar candelaria
20/07/2010, 20:00
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...9&d=1273249078 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=224429&d=1273249078) na foto do andré luis aparece uma acabamento que eu falo...qual será esse material e onde encontro...

cesarferreira
20/07/2010, 21:53
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...9&d=1273249078 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=224429&d=1273249078) na foto do andré luis aparece uma acabamento que eu falo...qual será esse material e onde encontro...

Isso é uma borracha em U de acabamento utilizada geralmente para chapas, se encontra em casas de borrachas automotivas, se não tiver por aí me avisa que procuro aqui em Pelotas
Abç
Cesar

Belchior Belmonte
21/07/2010, 23:00
A parte que fica fixa na lata do carro, parte integrante da borracha de vedaçào das portas do fusca não serve? é retirar a parte que funciona como vedação e ficar só com a parte que fixA na lata.

Gomes Pride
22/07/2010, 07:36
Alguém sabe me dizer se 1 kg de resina da pra fazer 1 banco, comprei 1 lata de resina e 3 mantas de fibra de vidro.

Andre Luys
22/07/2010, 09:21
naum dah naum.... fica muito fraco user aprox 3 kg d resina cada banco e ainda ficou meio fraco....

aquelas latas d 1 kg sai muito caro. eh melhor vc ir ate alguma empresa q trabalhe com fibra, pra eles eh bem mais barrato pois compram em grandes quantidades.

seribeli
23/07/2010, 16:12
delmar, parabens pela iniciativa e criatividade, sou novo no forum e por enquanto estou captando informaçoes para montar minha criança, outra coisa, vc disse que possuia uma gaiola?, entra no meu perfile ve a foto que disponibilizei la, se sua gaiola for igual aquela, por favor me envie as medidas se vc tiver, abraços......

seribeli
23/07/2010, 16:22
ola denilson, sou novato aqui e por enquanto estou captando informaçoes e vi que sua gaiola deve ser praticamente identica a gaiola que postei, so que nao tenho projeto, caso seja a mesma por favor, se vc puder me mandar ou entrar em contato comigo, realizaria o sonho desse aguado por lama, abraçao cara e párabens pela iniciativa e corporativismo.

seribeli
23/07/2010, 16:44
denilson, vendo agora em tamanho maior, sua gaiola é realmente igual a que tanto procuro, vc teria o projeto dela? por favor.

clecio rampelotti
23/07/2010, 21:54
http://www.4x4brasil.com.br/forum/at...9&d=1273249078 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=224429&d=1273249078) na foto do andré luis aparece uma acabamento que eu falo...qual será esse material e onde encontro...
Cezar se vc ainda não encontrou a borracha de acabamento, aqui é conhecida como debrum é utilizada como acabamento original em cabine de caminhão mercedes antigos vc deve encontrar em estofarias aqui custa R$ 10,00 o metro.

Cezar candelaria
24/07/2010, 12:45
Beleza Clecio..só mais uma pergunta...qual parte da cabine do caminhão que se usa isso...nas portas ???

fc racing
24/07/2010, 18:21
Alguem tem as medidas do banco concha......

cesarferreira
24/07/2010, 22:45
Alguem tem as medidas do banco concha......

Olá FC,
Aqui neste porjeto tem as medidas originais, mas VC tem que adaptar à largura de seu quadril!
Aproveita o projeto
Abç
Cesar

Andre Luys
25/07/2010, 05:40
Cezar se vc ainda não encontrou a borracha de acabamento, aqui é conhecida como debrum é utilizada como acabamento original em cabine de caminhão mercedes antigos vc deve encontrar em estofarias aqui custa R$ 10,00 o metro.

essa borracha foi bem dificel d achar fui em varias lojas ate encontrar numa loja d autopeças por 6,00 0 metro. Eh bem resistente inclusive tem metal em "u" no interior pra dar mais resitencia. Tbm usei nos cortes dos paralamas.

Cezar candelaria
25/07/2010, 15:30
Sim, mas qual o nome certo dessa borracha...

cesarferreira
25/07/2010, 17:09
"debrum", de borracha com metal em "U" no interior!

Delmar
17/08/2010, 19:13
I"m béck...

Ygor Peralva
02/11/2010, 15:21
fala galera....
blz??
o que vocês acham de fazer um banco concha de madeira com varias chapas de ferro fazendo reforço na parte externa???
acho que é mais pratico e menos perigoso que a fibra de vidro, e acho que se for bem feito
e bem reforçado não tem problema.
o que vocês que acham da idéia???
vlw...
flw!!!!

BrunoHolz
02/11/2010, 17:43
fala galera....
blz??
o que vocês acham de fazer um banco concha de madeira com varias chapas de ferro fazendo reforço na parte externa???
acho que é mais pratico e menos perigoso que a fibra de vidro, e acho que se for bem feito
e bem reforçado não tem problema.
o que vocês que acham da idéia???
vlw...
flw!!!!
acho q não tem necessidade até pq fazer de fibra fica bem mais em conta. E mais facil de fazer. Alem da umidade, dependendo da madeira não aguenta, pq geralmente afunda nos atoleiros das trilhas. é isso aew.

Thales_
03/05/2011, 19:57
Eu já tinha feito o download do projeto do banco, e só agora que penso em fazer, porém, gostaria de fazer o banco reclinável, será que da certo com as mesmas medidas só que fazer separado o encosto e o acento, e depois unir cada uma das partes nas ferragens de algum banco comum, so para poder ficar reclinável, alguém acha que pode dar errado a mistura de fibra com a ferragem ou será que fica bom?!

Denilson Maçaneiro
04/05/2011, 19:20
Acho que funciona sim.
So tem que ficar bem preso e firme.

Denilson Maçaneiro
04/05/2011, 19:24
de madeira eu acho que nao rola cara... vai molhar a madeira vai estufar, pode apodrecer, sei acho melhor de fibra....
minha opiniao.

andre lameu
05/05/2011, 13:07
de madeira eu acho que nao rola cara... vai molhar a madeira vai estufar, pode apodrecer, sei acho melhor de fibra....
minha opiniao.

Pessoal este banco concha me salvou de ficar igual a um "camarão em frigideira quente pulando" perdi o controle de minha gaiola por culpa minha "alta velocidade:parede::parede::parede:" a gaiola bateu em uns barranco ficou pulando quase capotando chaqualhou tanto mas a banco com o cinto de 4 pontas me segurou firme, o modelo do meu é de fibra parecido com esse ai de cima.
e cuidado com a sua segurança não economise no mais fácil:discordo:
abs.

BrunoHolz
05/05/2011, 14:14
Tbm acho, fabricar o banco é uma "economia besta" ..

abs.

Desnickadu
05/05/2011, 18:14
Um banco "home made" não é uma "economia besta".

Li o topico todo, as 11 paginas. Existem muitos posts falando sobre segurança e em todos os que falam sobre como fazer o banco a principal preocupação é com a qualidade da construção.

Melhor fazer, errar, refazer e aprender do que comprar algo que não se sabe o que é.

BTW, não posso deixar de concordar contigo se a escolha pela construção do proprio banco [com o material que for] seja somente para economizar o máximo possível sem se preocupar com segurança sua e dos outros.

FUKETEIRO
05/05/2011, 21:31
Pessoal este banco concha me salvou de ficar igual a um "camarão em frigideira quente pulando" perdi o controle de minha gaiola por culpa minha "alta velocidade:parede::parede::parede:" a gaiola bateu em uns barranco ficou pulando quase capotando chaqualhou tanto mas a banco com o cinto de 4 pontas me segurou firme, o modelo do meu é de fibra parecido com esse ai de cima.
e cuidado com a sua segurança não economise no mais fácil:discordo:
abs.
Realmente com a segurança não se brinca, na dúvida comprei 2 San Marino Race, com cinto da mesma marca.

Denilson Maçaneiro
06/05/2011, 07:36
Tem uns amigos que compraram esse banco, eu sinceramente achei a fibra meio fina.
Então resolvi fazer.... Caprichei na espessura fiz uns reforços e o negocio ficou forte.
Quando instalei ele na gaiola eu cortei um pedaço do acento pq ficou muito grande (na altura dos joelhos) o pedaço que eu cortei tentei quebrar com as mãos... vixi..... mau envergava.... coloquei no chao e dei com martelo, inchada, até com machadinho, e so marcava a fibra nem sinal de quebrar.....

Mas eu tb sou meio exagerado, nos cantos e nos reforços a fibra chegou a ficar quase 1cm de espessura. hehehehe
Acho que tem umas fotos nas paginas ai pra traz.

andre lameu
06/05/2011, 12:48
Um banco "home made" não é uma "economia besta".

Li o topico todo, as 11 paginas. Existem muitos posts falando sobre segurança e em todos os que falam sobre como fazer o banco a principal preocupação é com a qualidade da construção.

Melhor fazer, errar, refazer e aprender do que comprar algo que não se sabe o que é.

BTW, não posso deixar de concordar contigo se a escolha pela construção do proprio banco [com o material que for] seja somente para economizar o máximo possível sem se preocupar com segurança sua e dos outros.

Galera eu não sou contra em fazer suas próprias invensões é só para analizarem a segurança no meu caso com o quase acidente se eu estivesse com um banco normal não estaria tão firme no banco, eu uso cinto de quatro pontas também!!!
mas a ideia de fazer voce mesmo um banco concha é ótima se eu tivesse conhecido o forum a uns 2 anos atras eu estaria fazendo o meu agora.

abraços

Cezar candelaria
04/09/2011, 21:18
Pessoal..ressucitando o topico..tava pesquisando na net e aqui no forum, mas não achei como fazer a parte de encapamento de corvim dos bancos...tava afim de eu mesmo fazer, tipo, comprar uma maquina usada e fazer esses bancos...os caras tão loco aqui na minha cidade...tipo 250,00 pra encapar por banco, acho caro..

Denilson Maçaneiro
06/09/2011, 12:48
Aqui tb cobram isso....

Cezar candelaria
06/09/2011, 16:46
Pois é..então..alguem aí é estofador pra colaborar com a gente ?

andre lameu
06/09/2011, 17:30
tem no ML essas capas por R$ 110,00 cada, até que são boas isso por que eu vi em uma gaiola. Mas ainda não comprei! por falta de tempo$$$. rsrs

Rander Vilela Faria
14/01/2012, 22:54
cara parabens, o molde ficou massa. estou planejando fazer um banco aki. so que eu queria pegar as coisas mais mastigadas, pois nao tenho experiencia em trabalhar com fibras e resina, e muito menos habilidade para fazer moldes, gostaria de saber quais as medidas vc usou? medidas do assendo encostos e essas beradas para apoio ai.
desde ja agradeço...

Rander Vilela Faria
15/01/2012, 00:08
gostaria de saber de alguem aki que ja fez o banco concha em fibra mais resina, a quantidade do material que foi gasto?
quanto de resina, e fibra vcs gastaram? onde consigo achar esses materias em um preço em conta? em que tipo de lojas vendem isso? obrigado.

Billrs
16/01/2012, 21:22
E ai galera do forun!Aqui na cidade vizinha a minha,em Osorio tem um cara
que faz banco concha a 160 o par.Tenho um e amigos tbém.Até hoje não
deu problema para ninguem.Porem os bancos são de forma pequena ou
seja,pra pessoas de magras:)!Se alguen tiver interesse em entrar em contato
com essa pessoa pra ver se ele vende pela net,entre en contato!No mais um
abraço!

gunes1206
18/01/2012, 01:42
Pessoal meu banco não tem estofamento, pensei em fazer o estofamento e vi alguem comentando sobre a espuma de PU, a minha ideia é algo removivel para poder limpar. Alguem tem alguma ideia de como fazer este estofamento no formato do banco?? vlw

gbombana
12/02/2012, 12:10
Fiz igual a ideia de um amigo aqui do forum e fiz o meu também, fiz o quadro e soldei as chapas, elas estão enferrujadas, mas vou pintar e encapar então acho que não vai da nada, o unico custo vai ser com o tapeceiro.

http://img440.imageshack.us/img440/7749/dsc05423v.jpg
http://img802.imageshack.us/img802/8072/dsc05428n.jpg
http://img208.imageshack.us/img208/6254/dsc05426y.jpg

Obrigado.

miguéh
12/02/2012, 21:24
comprei colella i ando sem capa mesmo! qué conforto anda de fusion

gunes1206
13/02/2012, 01:08
comprei colella i ando sem capa mesmo! qué conforto anda de fusion

concordo!!!

gbombana
13/02/2012, 07:01
O Problema é que os tubos da estrutura ficam pegando na coxa e as chapas tão feia de ferrugem, o fibra vai sem capa, mas imagina essa chapa o dia inteiro no sol e depois para sentar ?? Tratamento para a hemorroida '-'.

miguéh
13/02/2012, 08:55
O Problema é que os tubos da estrutura ficam pegando na coxa e as chapas tão feia de ferrugem, o fibra vai sem capa, mas imagina essa chapa o dia inteiro no sol e depois para sentar ?? Tratamento para a hemorroida '-'.

a fibra tbm se tu dexa mto no sol da problema na hemoroida, tbm esquenta mas o segredo eh parar na sombra kkkkkkkkk

BrunoHolz
13/02/2012, 12:46
Essa de esquentar não tem jeito mesmo, só parando na sombra, pq a capa de corvim tbm esquenta, tenho no meu e esquenta demais.. rsrs

Abraço..

Costella
13/02/2012, 22:05
eu peguei um banco concha de um amigo emprestado, revesti a parte de traz dele com um filme plastico, eu usei fita de empacotamento, para que a fibra não grude no banco e depois coloquei uma manta e dei uma mão de resina, depois tirei o banco e so engrosei o meu banco ficou xou de bola

marciomalaquias
02/03/2012, 12:18
Qual foi a expessura das chapas que vc utilizou? E a expessura e diametro do tubo?

Se tiver fotos dela pintada manda para nós



Fiz igual a ideia de um amigo aqui do forum e fiz o meu também, fiz o quadro e soldei as chapas, elas estão enferrujadas, mas vou pintar e encapar então acho que não vai da nada, o unico custo vai ser com o tapeceiro.

http://img440.imageshack.us/img440/7749/dsc05423v.jpg
http://img802.imageshack.us/img802/8072/dsc05428n.jpg
http://img208.imageshack.us/img208/6254/dsc05426y.jpg

Obrigado.

gbombana
02/03/2012, 18:55
As curvas e tubos são 3/4 x 1.5mm, são guidões de bicicletas emendados, as chapas é +/- 1.2 mm, não pintei nem encapei ainda, vai ficar 80 reais, to esperando entrar um dinheiro da venda de umas rodas de moto pra mandar encapar.


Obrigado.

jmff_filho
04/03/2012, 16:53
com resina fica melhor que fibra

leonardocross
03/05/2012, 16:44
Jente quanto vcs gastaram para fazer o banco de fibra? encontrei um de 180 rs...

Billrs
03/05/2012, 21:18
Jente quanto vcs gastaram para fazer o banco de fibra? encontrei um de 180 rs...
cara,aqui no sul eu comprei um par de bancos de fibra e paguei R$160,OO.Fica na cidade de Osorio/rs.Os bancos são bem reforçados.

fabioon
25/07/2012, 23:54
Grassmann é o seguinte...

Material:
- 03 mantas de 1,0 x 1,5 metros = R$ 30,00
- 02 kg de resina com catalizador = R$ 12,00

Onde comprei - JS Fibras - tel.: 41-3656-3061

Depois de juntar algumas caixas de papelão com fita adesiva para formar a placa. Tracei, recortei, montei e passei a primeira camada de fibra numa tarde. Depois das outras camadas aplicadas usei os retalhos para fazer o refoço em toda a borda.

Algumas partes do papelão grudaram na resina o motivo foi falha no uso do filme de PVC para isolar o papelão. Tem que isolar direitinho para ficar fácil de desmoldar depois!

Penso em usar esta técnica para carroceria da minha gaiola :idea: !



opa blza ficou show de bola o seu banco hein! tbm so de curitiba se eu comprar os materiais vc poderia me da uma mao para fazer ?

que bairro vc mora

joao cj3a
26/07/2012, 09:09
quem é de curitiba experimente cotar com a casa do silicone, eles tem manta e tecido (aconselho o tecido entre 300 e 600g) e os preços e variedade, quando comprei eram melhor que JS, além de contarem com um pessoal bem experiente que dá muitas dicas.

para desmoldar o que se usa é alcool isopropilico ou cera de carnauba a vantagem sobre o filme de pvca é que não fica aderido (no caso do alcool é só lavar depois que ele sai, facilitando se quiser laminar dos dois lados.

não equçam que é necessário medir corretamente o catalisador e ter temperatura ambiente mínima para a resina catalisar corretamente e alcançar sua resitencia máxima, caso contrário ela não catalisa corretamente.

fabioon, se precisar de uma mão na hora de fazer é só falar que combinamos, tenho um pouquinho de experiencia em fibra e tambem sou de curitiba.

joao

fabioon
27/07/2012, 00:32
quem é de curitiba experimente cotar com a casa do silicone, eles tem manta e tecido (aconselho o tecido entre 300 e 600g) e os preços e variedade, quando comprei eram melhor que JS, além de contarem com um pessoal bem experiente que dá muitas dicas.

para desmoldar o que se usa é alcool isopropilico ou cera de carnauba a vantagem sobre o filme de pvca é que não fica aderido (no caso do alcool é só lavar depois que ele sai, facilitando se quiser laminar dos dois lados.

não equçam que é necessário medir corretamente o catalisador e ter temperatura ambiente mínima para a resina catalisar corretamente e alcançar sua resitencia máxima, caso contrário ela não catalisa corretamente.

fabioon, se precisar de uma mão na hora de fazer é só falar que combinamos, tenho um pouquinho de experiencia em fibra e tambem sou de curitiba.

joao

opa blza

vc vai fazer um banco para vc tbm?

nao tenho experiencia nenhuma nisso nem de fazer os moldes se vc for fazer um para vc me fale dai eu faço um pra mim tbm e se vc poder me dar uma mao agradeço desde jah hehe de que bairro vc e

add msn ai nicocokies@hotmail.com

joao cj3a
27/07/2012, 10:54
naõ estou conseguindo adicionar no msn, o meu está com problema que não sei o que é vou continuar tentando.

não vou, no momento fazer um para mim, mas posso te ajudar, já laminei alguma coisa inclusive moldes tanto com resina de poliester como epoxi, vidro e carbono, voce tem um banco para servir de molde?

estou no jardim social, conhecendo jipeiroe e afins acredito esteja próximo pois a maior concentração desta "raça" é proximo ao bacacheri rsrsr

meu fone é 9967-1787

Rafael negao
14/08/2012, 08:48
Queria saber se da certo banco concha no vitara 97???

joao cj3a
14/08/2012, 14:43
em tese dá, é só uma questão de ver se vale apena o trabalho, pretende usar os trilhos originais?

BarataNet
07/09/2012, 05:20
Ok, aí está o arquivo em dwg para Autocad 2000, creio que dá pra quebrar o galho!
Fiz pequenas alterações nele mas nada muito significativo, está em esc. 1:1
Devo fazer o suporte do banco hoje. Coloco aqui depois também.

[]'s

Estou tentando fazer o download dos arquivos .ZIP mas eles estão corrompidos, alguem pode enviar para o meu email: galvao_alex@hotmail.com.

Agradeço desde já

ponto_projects
30/01/2014, 02:41
vamos reviver esse post?
o que acha de um video encinado a fazer? vou dar uma pesquisada aqui e acho pra nois jaja
(desculpa coloquei meu estado errado)

ponto_projects
30/01/2014, 02:52
http://www.youtube.com/watch?v=XF-QJVyqEUY

esse video ae não é sobre banco mais amostra uma ideia muito boa, ele demonstra como é facil laminar em fibra de vidro uma peça, vou ficar postando alguns videos aqui neste post para poder alem de reviver um post muito bom tb informar vcs do mesmo.

ponto_projects
30/01/2014, 02:56
outra dica q eu do é procurar pessoas q meche com som automotivo, eles trabalham com peças em fibra de vidro como exemplo o ultimo video q eu postei era q um destes caras q mexem com sons automotivo

ponto_projects
30/01/2014, 17:22
olhem esse link, ele explica tudo sobre fibra de vidro e resina, ele ate explica como se aplica e como se desmolda tudo

Como produzir um objeto em fibra de vidro? | FazFácil (http://www.fazfacil.com.br/artesanato/produzir-objeto-fibra-vidro)

ferrugento
29/11/2014, 16:03
eai galera fiz o meu também,eu montei num papelão fiz os ajustes necessário, contei as chapas com os moldes de papelão e montei !!! e comprei os trilhos e boa ...
485383485384485385485386485387485388485389

marcos_butanta
10/12/2014, 00:33
ola amigo, por acaso você tem ainda esse arquivo em dwg? se sim pode me mandar por email? marcos.dias.oliveira@outlook.com
obrigado[

QUOTE=Marcelo A. Marchiodi;324037]Muito legal essa iniciativa de dividir o projeto!
Eu peguei hoje de tarde e acabei agora a pouco de fazê-lo 3d no Rhinoceros, tá aí uma imagem anexa!
Realmente de fibra deve ficar mais barato e talvez até mais rígido que o alumínio.
Se alguém quiser posso disponibilizar o desenho dele em dwg, é que eu havia pensado em mandar cortar ele na chapa de aluminio numa máquina de corte laser (a gente manda cortar alguma coisa de vez em quando aqui na oficina), aí seria só dobrar e soldar!
Só lembrando que a parte próxima aos ombros deve ser mais aberta um pouco, e não reta (acompanhando todo o resto das laterais) como apareceu no meu desenho.[/QUOTE]

angela maria lolo
13/12/2014, 12:43
boa tarde gostaria de saber s vc pode me passar as medidas deste molde q vc fez de papelalo o meu e-mail e angela.m.lolo@hotmail.com aguardo teu retorno!

angela maria lolo
13/12/2014, 12:50
boa tarde,gostaria de saber s vc pode me passar as medidas deste banco o meu e-mail e angela.m.lolo@hotmail.com aguardo teu retorno!

Dlucas
04/07/2015, 19:14
Boa Noite Pessoal, vejo de este tópico esta um pouco esquecido mas tenho certesa que muito e muita gente ainda tira as idéias daqui, assim como eu :mrgreen: comecei sexta-feira a desenvolver o meu vou postando fotos depois pra compartilhar com todos que queiram tirar alguma coisa como base.

JUNIOR FERRAREZE
05/07/2015, 09:19
Blz Dlucas (http://www.4x4brasil.com.br/forum/members/99840-dlucas/) tbm estou querendo ver + dicas de banco, compartilha aí....

digobrazil
08/07/2015, 04:23
Boa Noite Pessoal, vejo de este tópico esta um pouco esquecido mas tenho certesa que muito e muita gente ainda tira as idéias daqui, assim como eu :mrgreen: comecei sexta-feira a desenvolver o meu vou postando fotos depois pra compartilhar com todos que queiram tirar alguma coisa como base.

eu faço os bancos para as gaiolas que eu faço com tubo de 3/4 x 1,5mm, chapa de 1mm e espuma injetada de alta densidade (compro pronta em lojas para tapeceiro)

digobrazil
08/07/2015, 04:34
Boa Noite Pessoal, vejo de este tópico esta um pouco esquecido mas tenho certesa que muito e muita gente ainda tira as idéias daqui, assim como eu :mrgreen: comecei sexta-feira a desenvolver o meu vou postando fotos depois pra compartilhar com todos que queiram tirar alguma coisa como base.

mais algumas fotos do banco pronto, inclusive com o acabamento

ederabm
26/07/2015, 19:42
DigoBrazil, qual o valor do par de bancos ? abraços




mais algumas fotos do banco pronto, inclusive com o acabamento

digobrazil
27/07/2015, 21:45
DigoBrazil, qual o valor do par de bancos ? abraços

Cada banco sai por apenas R$290,00 mais frete
(Estrutura metalica com pintura eletroestatica + espuma injetada modelo CONCHA, pronto para receber a tapeçaria)

franciscosonhador
27/07/2015, 21:47
Ainda não consegui fazer o meu,precisando de ajuda��

digobrazil
28/07/2015, 05:57
Ainda não consegui fazer o meu,precisando de ajuda��

o que vc não conseguiu fazer? seja mais especifico

franciscosonhador
13/08/2015, 21:00
Desculpe pela demora,eu quis dizer que não conseguir fazer um banco concha.

Rafaelopaleiro
17/08/2015, 20:27
Dai onde que vc não conseguiu???? aqui o meu ta parado pois eu ja fiz o molde com o papelão e quando tava passando a primeira camada de resina derrubei a lata e foi tudo fora fiquei puto da cara e agora não tenho tempo de teminar ele.

CAVESO
17/08/2015, 23:15
Aproveitando o tópico: Alguém já fez um banco concha para cadeira de escritório?

Flávio Cadore
18/08/2015, 00:50
Isso eu já vi na tv a cabo, naqueles programas sobre carros...é legal.

viniwillys
19/07/2017, 14:27
E os da SM Race, estão bons ainda? Vi esses que está com preços bons pela qualidade:
https://www.smrace.com.br/

viniwillys
19/07/2017, 14:27
Banco da san marino está prestando? Eles mudaram a marca e alguns modelos, achei bem legal: https://www.smrace.com.br/