Ver Versão Completa : Montando um Jipe
Mauricio Rossetto
13/12/2006, 14:52
Amigos, estou me preparando para montar um jipe e maravilhado com a mecânica da Rural/F75, estou reunindo dados para compra do chassi e mecânica e pretendo montar em uma carroceria que talvez eu mesmo faça.
Como deverá ser um carro para uso diário e trilhas em eventos de jipe e brincadeiras, gostaria de vossa opinião.
Rodando pela Dutra no Rio e SP, reuni os dados abaixo:
Diferenciais com relação 47/11 = 4.27;
Caixa 3 marchas;
Motor Opala Gasolina;
Kit GNV.
Nestes ítens, para a necessidade citada acima está bom? Alguém tem alguma idéia melhor?
Otávio Luiz
13/12/2006, 15:31
Se for o Opala 6cc ok. Vai de GNV? Então pegue um motor a álcool, que é melhor pra queimar GNV.
Mas parta pra uma caixa mais moderna, 4 marchas pra cima. Algumas (C-20 por exemplo) se encaixam no motor Opala sem precisar de flanges. Vai precisar apenas uma p/ a t-case, que já tem no mercado.
Mauricio Rossetto
13/12/2006, 15:49
O camarada que trabalha com esse material, falou que a caixa de 3 marchas nunca quebra, por isso achei interessante, ele disse que a de 4 marchas ele vende peça toda hora. O motor que é oferecido é o de 4 cilindros, mas penso em um motor diesel em seguida.
Segunda feira que vem, outro cara estará com uma F-75 segundo ele andando, com motor Cumimns....por 4 mil reais - tá certo isso?
Não vai gastar dinheiro e colocar um cambio original do Jeep em um motor de Opala 6cc.
O negocio é um 5m (clark 2205 C-20), 4m 260F ou um 3m (esse não é bom para uso diario).
[ ]´s
Otávio Luiz
13/12/2006, 16:13
O camarada que trabalha com esse material, falou que a caixa de 3 marchas nunca quebra, por isso achei interessante, ele disse que a de 4 marchas ele vende peça toda hora. O motor que é oferecido é o de 4 cilindros, mas penso em um motor diesel em seguida.
Segunda feira que vem, outro cara estará com uma F-75 segundo ele andando, com motor Cumimns....por 4 mil reais - tá certo isso?
Não quebra se for 3m da C-10. E o 4m da C-20 num quebra também...
Mas se for Jeep, quebra igual o 3m e o 4m...
F75 com motor diesel por 4K? Acho que aí tem gato, me passe o fone e endereço desta cara... mas em MP, senão chega alguém e compra antes de mim!!!:mrgreen:
Cícero Franco
13/12/2006, 17:18
Pode ser motor ilegal.
Mauricio Rossetto
13/12/2006, 17:28
Realmente o preço é estranho, mas por 4 mil vale a pena comprar se estiver andando e a mecânica (diferenciais, etc) estiver em bom estado, o motor eu troco depois, pois só a mecânica (do chassi pra baixo + motor) em SP e RJ está entre 3 e 4 mil, revisada, mas vai ter que providenciar freio, direção, etc.
Bom saber destas opções de caixas, vou ver se eles têm. A relação 47/11 está boa? Para viagem, com esta relação consigo que vel. média? Se você fosse "montar" uma mecânica destas, pensaria em que componentes (dentro de um orçamento realístico, ou seja: apertado)?
Maurício,
Tenho uma F-75 para uso diário, rodo +- 70km/dia, e estou com esta configuração:
- motor maxiom 2.5 Hs
- caixa clark 4m
- t-case Sportage
- freio original (segura bem)
- relação 12/47, mais longa que a 11/47.
- setor mecânico Ômega (macio que parece hidráulico)
- hidro vácuo opala
- embreagem hidráulica
- calços de carroceria + altos e c/ alma de aço (scânia)
Estou satisfeito com redimento do "Bizão", tá andando muito e principalmente, solto...
Abs,
PIKENO
Mauricio Rossetto
14/12/2006, 18:42
Pikeno, realmente parece que você está com uma bela configuração. Vou tentar copiá-lo, mas parece que terei que fazer aos poucos, trocando partes até ficar assim, pois não terei bala na agulha para essa configuração de cara, principalmente se tratando de motor. Poderão dizer que a relação 12/47 tira torque em trilhas, mas se eu tenho um Niva e acho grande coisa, com certeza é mais forte que o Niva.....
Cícero Franco
14/12/2006, 19:57
A Potranca eu também uso todos os dias. E viajo muito (cerca de 1000 até 2000 km/ mês). Ela tem:
Motor Maxion HS2.5TD
Caixa Mercedes Benz 5 marchas da Sprinter
Embreagem hidráulica
Reduzida originar Willlys adaptada p/ suportar um cardãzinho intermediário
Relação 11/47
Caixa de direção mecânica do Santana
Hidrovácuo (acho que é do Corcel)
Freios a disco (dianteiro kombi, traseiro kadett)
Suspensão original com kit Fess
Anda muito bem. Se eu quero correr, chega a 140km/h (só prá ver mesmo, pq é muita velocidade para uma rural) Se eu ando a 80, chega a 14 km/l de diesel. Ficou excelente. Parecida com a do Pikeno, mas como o meu câmbio tem 5a marcha, optei por uma relação um pouquinho mais reduzida.
Mauricio Rossetto
14/12/2006, 21:05
Cícero, essa configuração também é campeã. Realmente a ajuda que preciso está muito além do que contava. Como tenho o Niva (é o quarto) e mexo bastante nele, posso dizer que conheço bem o carro, estou inclusive com o motor original abrindo e colocando camisa e pistões do Tempra e tenho outros projetos, mas fico brigando com coisas que atrazam, por exemplo buchas de balança, homocinéticas, e coisas do gênero e gostaria de investir em projetos mais produtivos. Por isso penso na mecânica da Rural/F-75. Realmente acredito que darei asas as idéias. Com as configurações citadas correrei atrás desse material e verei o que consigo reunir. Creio que não terei tudo de uma vez, até mesmo porque não tem graça, é uma conquista. Aposto que seus carros valem muito mais que as frias tabelas de preço, pois eles fazem parte de vocês. Se ele não está bem, parece que me falta algo, não estou 100% também. É o que sinto de meu Niva.:)
Cícero Franco
14/12/2006, 21:58
Realmente o que vale é a construção do carro que se quer. E depois curtir. Eu tenho o cálculo do que eu gastei na Potranca: R$26k. Nunca vou conseguir vendê-la por isto. Nem quero. Hehehehe
Maurício,
Quanto ao torque não tenho condições, ainda, de falar até porque tenho a F-75 para o uso diário e não para trilhas...aliás nunca fiz uma trilha!!! Talvéz esteje na hora de ser "iniciado"...
Crio cães da raça Border Collie e viajo constantemente para o campo onde ando por estradas de terra com a cachorrada.
O que realmente vale é fazeres teu carro conforme tua necessidade.
Quanto a valores gastei quase o que o Cícero gastou, mas mais em função de que eu tive de fazer duas vezes o serviço.
O Bizão ficou 1 ano e 2 meses nesta função.
Contratei o serviço mecânico "Meia-Prática" aqui em Porto Alegre que me colocou em "meias" roubadas....Primeiro indicou o S4T, eu sempre quiz o HS, mas fui na conversa....sei que o S4T é um baita motor, mas era demais para as minhas pretenções. Um motor pesado que requer uma caixa mais pesada (D40), reforço de chassis, (que fiquei sabendo só depois do chassis começar a trincar....enfim para encurtar a história, tive que refazer tudo, sem aproveitar nada que o Mecânico "Meia-Prática" fez.
Vivendo e aprendendo...não adianta se queres um serviço bem feito e de qualidade tens que pagar...o bom e barato é uma utopia e geralmente o barato sai caro.
Vai no teu ritmo, te informa sobre a pessoa que irá fazer o serviço, tenha em mente o que tu queres e manda bala....
Abs,
PIKENO
Mauricio Rossetto
15/12/2006, 18:52
É bom saber destes detalhes, pois assim não ficamos achando que temos mais problemas que os outros, e realmente vou procurar fazer as coisas de uma forma bem mais consciente até porque com os Nivas já deu para amadurecer um pouco. Mas não tomo jeito não: estava hoje a tarde na retífica Resendense acompanhando uma brincadeira que estou fazendo em um motor de Niva e paquerando uma tabela de medidas e relações de motores e ví que o motor Willys têm os pistões de mesmo comprimento e diâmetros próximos do motor da Besta 2.2, de forma que se adaptarmos.....:pensativo: :pensativo: :pensativo: tá vendo? Eu adoro estas coisas.....