PDA

Ver Versão Completa : Ajuste da Bomba Ijetora e Turbina S10/Blazer



Bianor
13/12/2006, 14:20
Prezados eu como todo curioso já fui lá apertar parafuso de bomba injetora, turbina etc. Os resultados ... nenhum.
Dai conversando com um Sr. destes bosch services da vida aqui em Macaé este me informou que existe um protocolo de valores a serem aferidos, conforme a rotação do motor MWM Sprint, para vazão de óleo diesel da bomba injetora e pressão da turbina, fazendo os ajustes necessários a performance do motor melhora. Dai deixei lá hoje pela manha paguei R$180 e agora de tarde começarei a experimentar e no fim de semana quando viajar poderei aferir melhor.
Saiu um relatório do antes e depois sobre a situação da pressão da turbina:

Antes 1800 rpm pressão Turbina 1100 hPa válvula de alívio 0
Depois 1800 rpm pressão Turbina 1480 hPa válvula de alívio 0
Nominal 1800 rpm pressão Turbina 1500 hPa válvula de alívio 0

Antes 4000 rpm pressão Turbina 1200 hPa válvula de alívio 420
Depois 4000 rpm pressão Turbina 1600 hPa válvula de alívio 200
Nominal 4000 rpm pressão Turbina 1500 hPa válvula de alívio 200

Conforme indicado a pressão da turbina aumentou e a vazão está adequada a demanda sem esfumaçar nada.
Sds

Bianor
26/01/2007, 17:12
Conforme havia feito anteriormente o ajuste da bomba e turbina, percebi que apesar de melhora no desempenho, o consumo permaneceu o mesmo, mas a fumaça aumentou bastante.
Procurei o tecnico responsável e este me recomendou a calibração dos bicos injetores, explicando que o mesmo tem molas internas que mantem a contra-pressão necessária 220 bar para manter a estanqueidade do diesel dentro do bico face a pressão da bomba.
Como o ajuste da mola é feito por pinos que adequam a carga da mola, gerando a pressão necessária, foram trocados os tais pinos e colocado no lugar de novo.
Constatei que a fumaça sumiu mesmo.
O motor ficou meio aspero, como que funcionando a seco mesmo, até a marcha lenta caiu, não notei diferença no desempenho mas deve haver melhora na economia de combustível, na contaminação do óleo do motor e na formação de carvão na camara de combustão.
Daqui a alguns tanques digo como ficou.
Segue um desenho esquematico do bico injetor:
http://img265.imageshack.us/img265/9996/bicoinjetorwb6.jpg (http://imageshack.us)

Marcelo R. A. da Cunha
31/01/2007, 14:19
:palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Bianor

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Ótimo tópico, me diz uma coisa foi na Bosch perto do mercado do peixe em Macaé?

um abraço

Marcelo

Bianor
31/01/2007, 19:55
Isso ai o nome do tecnico é o Rocinio 22-2762-5936 pode pechinchar que o home é careiro.
E tem que deixar o carro o dia inteiro para esfriar senão ele não faz o serviço.

Marcelo R. A. da Cunha
01/02/2007, 07:35
Isso ai o nome do tecnico é o Rocinio 22-2762-5936 pode pechinchar que o home é careiro.
E tem que deixar o carro o dia inteiro para esfriar senão ele não faz o serviço.

Ok valeu Bianor

[]'s Marcelo

Nilson2911
25/05/2011, 20:45
Quanto é o custo médio do ajuste?

EduardoFbrito
05/11/2014, 13:54
Boa tarde!

Onde foi feito este ajuste?

A autorizada da minha cidade (MWM), quer que eu troque a turbina porque não sabem fazer os ajustes.

Abraços
Eduardo Brito




Prezados eu como todo curioso já fui lá apertar parafuso de bomba injetora, turbina etc. Os resultados ... nenhum.
Dai conversando com um Sr. destes bosch services da vida aqui em Macaé este me informou que existe um protocolo de valores a serem aferidos, conforme a rotação do motor MWM Sprint, para vazão de óleo diesel da bomba injetora e pressão da turbina, fazendo os ajustes necessários a performance do motor melhora. Dai deixei lá hoje pela manha paguei R$180 e agora de tarde começarei a experimentar e no fim de semana quando viajar poderei aferir melhor.
Saiu um relatório do antes e depois sobre a situação da pressão da turbina:

Antes 1800 rpm pressão Turbina 1100 hPa válvula de alívio 0
Depois 1800 rpm pressão Turbina 1480 hPa válvula de alívio 0
Nominal 1800 rpm pressão Turbina 1500 hPa válvula de alívio 0

Antes 4000 rpm pressão Turbina 1200 hPa válvula de alívio 420
Depois 4000 rpm pressão Turbina 1600 hPa válvula de alívio 200
Nominal 4000 rpm pressão Turbina 1500 hPa válvula de alívio 200

Conforme indicado a pressão da turbina aumentou e a vazão está adequada a demanda sem esfumaçar nada.
Sds