Ver Versão Completa : Centralizar na T-case o cardã traseiro...
É viavel colocar a saída do cardã traseiro no mesmo eixo da caixa de marchas?
Tipo as tranferências mais modernas?Deixando somente o cardã dianteiro deslocado para a direita.E o mais importante de tudo,seria relevante essa adaptação?Qual seria a vantagem ou desvantagem?
abs
leopoldo
12/12/2006, 00:13
1- É viavel colocar a saída do cardã traseiro no mesmo eixo da caixa de marchas?Tipo as tranferências mais modernas?Deixando somente o cardã dianteiro deslocado para a direita.
2- O mais importante de tudo,seria relevante essa adaptação?
3- Qual seria a vantagem ou desvantagem?
1- viável? pode ser, mas depende de quanto $$$ que vc quer gastar.
2- A relevância recai sobre a mesma teoria com o adicional de para que ? onde ? por que ?
3- Vantagem ? depende das 2 acima.
Imagino que se as t-case atuais estão sendo feitas nesse molde deve haver alguma vantagem.Já li que esse deslocamento do cardão traseiro afetaria a estabilidade do veículo,mas abri o tópico justamente para descobrir isso!
leopoldo
12/12/2006, 09:40
muito pelo contrário.
com o diferencial deslocado, pode-se absorver o torque aplicado ao eixo e que ao final resulta no afundamento de um pneu ser diferente ao outro, no momento da arrancada.
o eixo simétrico sofre deste mal porém, ganha na simplicidade de peças, pois os semi-eixos são iguais.
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
12/12/2006, 11:16
Imagino que se as t-case atuais estão sendo feitas nesse molde deve haver alguma vantagem.Já li que esse deslocamento do cardão traseiro afetaria a estabilidade do veículo,mas abri o tópico justamente para descobrir isso!
Zepi...
Nos: Aero Willys, Rural e Pickup 4x2, no Maverick, etc a saída da caixa era central e a caixa do diferencial era centrada. Mas esses modelos não tinham reduzida, a qual fica dentro da caixa de transferência. A adaptação não é difícil e basta usar o "chapéu" da caixa do Maverick, por exemplo, se você quiser sacrificar a reduzida e a tração. Mas você não vai ter qualquer vantagem nisso, nem ganhar em estabilidade, já que mesmo que haja algum desiquilíbrio de pesos o mesmo será pequeno (há outros componentes descentrados, como tanque de combustível, motorista, etc) e essas massas (diferenciais) estão localizadas bem baixo. Umas das características apreciadas no Jeep é exatamente esse deslocamento dos diferenciais. Com efeito, a "bola" é o ponto mais baixo do veículo e basta você ter o cuidado de deixar as pedras no meio do carro para passar sem pegar. Só a título de curiosidade, estou postando aqui umas miniaturas do Willys Truck 3/4 ton 6x6 (MT-TUG), do qual foram produzidas apenas algumas poucas unidades e que scaneei do suplemento ao manual de manutenção do 1/4 ton truck. Caso alguém se interesse.
Abraço
Alexandrino
dalmo cruz torres
12/12/2006, 11:45
Leopoldo, acho que v/c pode me ajudar em uma dúvida minha. Coloquei em minha F-75 um motor maxion Hs 2.5, junto com o cambio de cinco marchas da F-1000HSD(quinta drive), adaptei no cambio a caixa de redução Willys, os eixos da camionete são "canela fina". Entre as futuras alterações, pretendo colocar uma caixa de redução da Toyota Hilux(a idéia inicial era colocar a redução da Bandeirantes,mas essa é muito cara), e trocar os eixos por eixos mais modernos(canela grossa), minha dívida é sobre a necessidade de colocar junto com a redução da Hilux um diferencial traseiro que tenha a sua caixa no centro do eixo( da F-1000, por exemplo) . V/c acha?
Dalmo, boas...
Uso T-case de Hilux com dif de bola deslocada na minha Rural, e funciona muito bem. Se o entre eixo da F 75 for original acredito q não terá problema, o angulo nas cruzeta será pequeno pra conpensar o desalinhamento.
dalmo cruz torres
13/12/2006, 07:56
Magoo, tudo certo? Cara, v/c está me confirmando o que o Marcel(de BH) me disse. Mas eu fiquei na dúvida, aqui na região eu sempre ouvi falar que se deixarmos a bola do diferencial desalinhada com o cambio o cardã vibra. E na sua, como ficou a caixa de redução da Hilux? Que motor/cambio usa? Na minha camionete eu vou ficar um tempo usando a redução Willys, assim que tiver mais tempo$$ eu vou trocar a redução, e estou pensando na redução da Hilux, pois apesar de suas qualidades, ela não é muito cara.
Zepi...
Nos: Aero Willys, Rural e Pickup 4x2, no Maverick, etc a saída da caixa era central e a caixa do diferencial era centrada. Mas esses modelos não tinham reduzida, a qual fica dentro da caixa de transferência. A adaptação não é difícil e basta usar o "chapéu" da caixa do Maverick, por exemplo, se você quiser sacrificar a reduzida e a tração. Mas você não vai ter qualquer vantagem nisso, nem ganhar em estabilidade, já que mesmo que haja algum desiquilíbrio de pesos o mesmo será pequeno (há outros componentes descentrados, como tanque de combustível, motorista, etc) e essas massas (diferenciais) estão localizadas bem baixo. Umas das características apreciadas no Jeep é exatamente esse deslocamento dos diferenciais. Com efeito, a "bola" é o ponto mais baixo do veículo e basta você ter o cuidado de deixar as pedras no meio do carro para passar sem pegar. Só a título de curiosidade, estou postando aqui umas miniaturas do Willys Truck 3/4 ton 6x6 (MT-TUG), do qual foram produzidas apenas algumas poucas unidades e que scaneei do suplemento ao manual de manutenção do 1/4 ton truck. Caso alguém se interesse.
Abraço
Alexandrino
Não é,nem de longe,minha intenção perder a reduzida.
O fato da estabilidade ser melhor ou pior,eu li em algum artigo e queria saber mais.
Quando pensei em centralizar "o cardã traseiro" a idéia era não retirar a reduzida.Só usar o mesmo eixo da linha da caixa para esse cardã.
Como muitas modernas são assim pensei que poderia ter relação com estabilidade...
Mas já está esclarecido...
Abraços
leopoldo
13/12/2006, 23:11
Cuidado com esse conceito de estabilidade.
O fato do diferencial ser descentralizado, age em favor nas acelerações, quando o cardan fornece torque ao pinhão e por reação o eixo afunda um pneu de um lado mais que o outro, proporcional à distancia do penu ao pinhão.
Olha, o cardan da minha sucata não vibra, e só vai vibrar se os angulos A e B não forem iguais.
A= angulo linha de centro do cardan x linha centro eixo saída T-case
B= angulo linha de centro do cardan x linha centro pinhão
Não me lembro onde, mais vi informação sobre isso aqui no forum.
A t-case da hilux até agora tá indo bem, com cambio de hilux tmb e um 318 pra empurrar os 2100 kg da viatura.
Zepi, espero não estar bagunçando teu tópico!!!!
Eae Magoo!
O tópicio é pra isso mesmo amigo!
Abraço
felipemendes
19/12/2006, 22:10
Olha, o cardan da minha sucata não vibra, e só vai vibrar se os angulos A e B não forem iguais.
A= angulo linha de centro do cardan x linha centro eixo saída T-case
B= angulo linha de centro do cardan x linha centro pinhão
Não me lembro onde, mais vi informação sobre isso aqui no forum.
Na verdade, os ângulos entre as cruzetas também influenciam. O ânglulo entre as cruzetas da T-case e do diferencial precisa ser de 90 graus. Se o cara montar o cardan diferente disso dá problema. A razão é que uma única cruzeta que recebe rotação constante não transmite rotação constante, e sim pulsante. Quando se coloca outra cruzeta nos mesmos ângulos A e B seus, e elas estão a 90 graus uma da outra, uma rotação pulsante anula a outra, e no final a rotação é constante.
Mas eu tava matutando sobre este assunto: alguém já teve a idéia de adaptar homocinéticas ao invés de cruzetas? Com isso elimina-se esta particularidade... :pensativo:
[]s em dúvida
leopoldo
19/12/2006, 22:53
com certeza, tenho até umas peças pré-usinadas.
Porém, as dificuldades (não intrasnponíveis) são:
- seleção da homocinética correta em função da carga
- a jução da homo na ponteira do pinhão e eixo da caixa.
- o material e processo de fabricação do eixo de ligação
- o curso ... e isso é muito importante ... como obtê-lo corretamente.
- custo final E em termos CUSTO X BENEFÍCIO X LOGÍSTICA DE REPOSIÇÃO
Vc pode minimizar o prolema usando um cardan com junta CV (2 cruzetas) em uma ponta, só que o preço do KIT é relativamente salgado.
Paulo Eduardo
19/12/2006, 23:51
Leopoldo,
e aquela história de que a coifa da homocinética, não aguentaria a força centrífuga exercida pela graxa + alta rotação do cardã? Arrebentando e tirando a lubrificação. Isso que, mesmo que resista, um cardã gira muito mais que uma ponta de eixo, a graxa não vai tender a encostar e perder eficiência?
Essa da coifa arrebentar já foi discutida aqui no fórum se bem me lembro. Até com o Bill falando que quem descobrir um material que resista e seja economicamente viável, pode vender para a NASA... hehe
[]´s
felipemendes
20/12/2006, 21:01
e aquela história de que a coifa da homocinética, não aguentaria a força centrífuga exercida pela graxa + alta rotação do cardã? Arrebentando e tirando a lubrificação. Isso que, mesmo que resista, um cardã gira muito mais que uma ponta de eixo, a graxa não vai tender a encostar e perder eficiência?
Pelas minhas contas, um carro a 200 km/h cujas rodas tenham 45 cm de diâmetro teria a homocinética girando a cerca de 2300 rpm contra 3500 :shock: de um jeep com pneus de 80 cm de diâmetro, relação de 8x43 a 100 km/h. Realmente é um caso a se pensar...