Conectar

Ver Versão Completa : Redução para Vitaras - T-Case x Diferenciais

Grassmann
11/12/2006, 16:25
Estou diante de um grande problema...
Recentemente elevei meu Vitara em 2" e coloquei pneus maiores (235/75R15).
Ficou uma maravilha, quase não enrosco mais em trilhas. Mas perdi um pouco de torque. Nada que me incomode no dia-a-dia. Mas em trilhas está ficando muito ruim subir morros. Algumas subidas mais íngremes sinto que o carro está forçando demais o motor, e em alguns casos fica beirando a limite mínimo de giro, mesmo em primeira reduzida.

Solução: Reduzir mais o carro.

Parece fácil, mas não existem peças disponíveis no mercado.
Meu Vitara é automático 4 marchas. Então existem 3 alternativas:

- Colocar kit de redução para T-Case. Problemas: Nacional não existe. Importado é caro pacas e é muito reduzido. Eu queria algo um pouco menos reduzido que o kit da Calmini.
- Colocar kit de redução doss diferenciais: Não existe nacional, e nunca vi importado. Liguei pra RC, que já soube que andou fazendo estes kits, e ninguém sabe me dizer nem sequer se a peça existe.
- Colocar coroa e pinhão do manual. Tá, e onde acho essas peças???

Enfim, minha alegria de final de semana tá acabando. Se deixo os pneus assim, não subo morro. Se troco os pneus, não passo no atoleiro.

Alguém tem alguma "luz" sobre onde encontrar peças que reduzam preferencialmente a T-Case, e em último caso reduzam o diferencial, pra compensar a perda com o aumento dos pneus?

Walter Carlos Brossel
11/12/2006, 16:56
Grassman,
Eu, particularmente, não mexo em diferencial. Tenho acompanhado alguns amigos que fizeram a redução e com o tempo começam os problemas...
Acho o melhor caminho a redução da T Case. Nos USA a Calmini, que é a melhor, fica em U$975,00 (lá fora). Não é dificil de trazer.
O Alexandre X abriu um grupo para confecção da redução da TCase (made in Brasil), inclusive com a opção de não ser tão reduzida como a da Calmini. Acho uma boa opção. Entre em contato com ele.
Deve ficar por volta de R$2mil. Eu estou na fila e precisamos de 20 pessoas para viabilizarmos o projeto.
Procure aqui no forum, se vc não achar depois te mando o e mail dele,ok?

Grassmann
11/12/2006, 17:20
Walter,

Eu vi o tópico da redução do Alexandre, inclusive aquele tópico do ano passado onde as pessoas manifestaram o interesse e depois pularam fora.
Também prefiro o kit da Tcase, mas em último caso aceitaria a redução no diferencial. Que tipo de problemas ocorrem pós instalação?
Pensei em comprar o Calmini, mas não tenho quem traga e não quero pagar impostos exorbitantes. De qualquer forma, é muito reduzido pra meu uso. Quero alguma coisa entre os 12% atuais e os 134% da Calmini. Por isso pensei no projeto do Alexandre.
No entanto, não estou com muita paciência pra esperar um grupo de 20 pessoas para viabilizar o projeto... Por experiência, vamos esperar sentados... :(
Vou entrar em contato com o Alexandre e esperar...

AlemãoRS
12/12/2006, 15:11
O que pode causar problemas nos diferenciais é a má instalação.
Uso o kit reduzido feito pela RC, rodei uns mil km até agora e meu pai que usa esse kit tb já rodou uns 4000 km, tenho que confirmar exato mas é por ai a km, e estão sem roncar, nem chiar, nada.
Meu vitara é 1.6 8v e fica melhor com essa redução, em estrada responde melhor e na trilha tem uma melhorada, mas na trilha o que vai fazer a diferença é a redução da t-case. Vou adquirir essa do X, a 3.2.
Leandro, tem um arquivo na suzuki-net com as relações de marcha do vitara cmo a velocidade final de cada marcha, é só alterar a relação da reduzida pra 3.2 e ver como fica. Não tenho certeza, mas acho que na 5ª, chegaria a 50km/h estando a uns 5000 rpm. Tenho que olhar em casa, onde tenho essa planilha.

Grassmann
12/12/2006, 16:30
Alemão,

Baixei a planilha e refiz algumas contas. Lá não tem diretamente as velocidades por marcha, mas tem uma fórmula de cálculo, o que me possibilitou deduzir como calcular velocidade em função de rotação do motor e relação final.
Enfim, em 4a. marcha (automático) o Vitara vai atingir aprox. 60km/h a 5.000rpm. Tá bom demais! Levando-se em conta que uso a reduzida só em trilhas, e que não quero velocidade demais, e sim força, é essa a redução que quero!

Abraço!

Leandro.