Ver Versão Completa : L200 - Rele estalando atras do portaluvas
lfferraz
11/12/2006, 12:03
Opa
to com um probleminha na minha l200 gls 2001.
Quando eu ligo ela, um rele fica abrindo e fechando por uns 20 segundos.
O barulho vem ali debaixo do painel, do lado do passageiro, mas eu procurei e não achei nenhum rele por ali...
Alguem sabe onde fica localizado esse rele pra eu poder trocar?
Aparentemente não tem nada no carro que não esteja funcionando corretamente, mesmo com o rele piscando...
abracos
sidnei lima
11/12/2006, 13:31
boa tarde, tudo bem, o problema do seu carro esta vindo do motor, se vc lavou ele quente deve ter dado pau no sensor de temperatura, é só trocar ele que vai resolver seu problema, o código do sensor para peças originais mit é MD050214, até mais
Ao virar a chave, com o motor frio, até que a indicação (a cobrinha) no painel se apague pra gente ai sim girar a chave e acionar o arranque, escuta-se um rele que fica debaixo do porta luvas.
Não será ele ?
Preste atenção.... ligue as luzes do painel, girando parcialmente a cheve e escute.... vai ouvir um "clack" e imediatamente a luz de indicação apaga....
Isso leva uns 10 segundos no mãximo (já ouvi falar em algums casos que lavam até 20 segundos). Na minha L-200, levam exatos 8 segundos.
Dai então, girou a chave, pegou !
murilloaquino
11/12/2006, 20:47
Isso sao as velas d pré-aquecimento?
Marcello Ladeira
11/12/2006, 21:37
Sidney vc trabalha em concessionária ou tem oficina? Como eh que vc sabe o numero da peça? Tem o CD delas ai?
[]s,
Marcello Ladeira
11/12/2006, 21:39
Jairo a minha nao dá esse Clack não. Seria uma diferença destas velas de pre ignicao? Eu preciso ficar olhando no painel para saber a hora certa de ligar o carro.
[]s,
lfferraz
12/12/2006, 00:59
o barulho é com o carro ligado, quando ta aquecendo as velas não fica estalando...
sera o sensor de temperatura? vou mandar dar uma checada...
Jairo a minha nao dá esse Clack não. Seria uma diferença destas velas de pre ignicao? Eu preciso ficar olhando no painel para saber a hora certa de ligar o carro.
[]s,
Experimenta em silencio, aproxime-se do porta luvas e faça o contato..... em poucos segundo voce escuta um rele desarmando.... (qdo as velas da pre-ignição desligam)....
Eu demorei pra ouvir.... foi o Weissphuder que ensinou isso aqui no forum...
Opa
to com um probleminha na minha l200 gls 2001.
Quando eu ligo ela, um rele fica abrindo e fechando por uns 20 segundos.
O barulho vem ali debaixo do painel, do lado do passageiro, mas eu procurei e não achei nenhum rele por ali...
Alguem sabe onde fica localizado esse rele pra eu poder trocar?
Aparentemente não tem nada no carro que não esteja funcionando corretamente, mesmo com o rele piscando...
abracos
Ferraz,
você conseguiu resolver este problema ?
Parece que não é incomum nas L200...
Abs
Marvila
Ranger Limited 2.8 04/04
Weissfhuder
23/03/2007, 11:17
Isso mesmo é o sensor de temperatura, é uma cebolinha dupla que fica logo na frente do motor em cima em contato com a agua do radiador,ela é dupla controla o marcador de temperatura à bordo e o rele de aquecimento das velas de pre-aquecimento do motor4.
Ela que manda o sinal para as velas se aquecerem com o motor frio,com o motor quente ela não manda o sinal para o rele,normalmente ela fica doida ligando e desligando o rele!
É so trocar e acabou o tic tac.
Vlw
ReidasCamisas
23/03/2007, 14:31
Sempre que lavo o motor com muita água,esse relê fica estalando durante um tempo, exatamente como você explicou inicialmente.
Mas depois de um tempo para de dar o clek e volta a normalidade.
Waldir Carlos
24/03/2007, 08:17
Experimenta em silencio, aproxime-se do porta luvas e faça o contato..... em poucos segundo voce escuta um rele desarmando.... (qdo as velas da pre-ignição desligam)....
Eu demorei pra ouvir.... foi o Weissphuder que ensinou isso aqui no forum...
Cada vez me convenço da importância desse fórum. Achei esse tópico hoje... na minha picape [vide assinatura] sempre me orientei pela luzinha no painel; a tal "cobrinha". De uns tempos prá cá, tenho observado que o tempo de pré-aquecimento das velas aumento um pouco mais. Passei a lavar o motor com mais freqüência... he, he, he.
Bom, às vezes, esse relé fica pentelhando [vários rearmes e desarmes seguidos]. Já tinha perguntado a meio mundo de gente; ninguém sabia a causa. Tá explicado então. Só uma perguntinha [JairoM ou Weissphuder]: Podem detalhar melhor, onde fica localizado essa "cebolinha"?
:concordo::concordo::concordo:
E D I T: Achei uma foto... acho que é do lado oposto, né?
[]s
carlos tourinho
07/06/2010, 14:43
Caro amigo tanto a L-200 e as pajeros diesel tem um rele de aquecimento das velas do cabeçote que fica dentro do carro porem eu também não sei onde ficam.
Estou também querendo saber sobre essa informação pois a minha pajero 2.8 diesel turbo intercooler esta com problema neste rele temporizador e não sei precisamente onde fica , pois terei que remove-lo para substituir.
marcelbs007
28/05/2012, 16:51
Boa tarde, alguem sabe dizer onde fica esse rele ? troquei as velas e nada...
Muito obrigado!
SFeitosa
07/12/2014, 13:53
Aos que pesquisarem posteiormente, estou complementando as informações. Só faltou a confirmação do resultado.
Estava com o mesmo problema. Um Tlic-tac Tlic-tac Tlic-tac, no relê das velas aquecedoras que só parava quando dava umas aceleradas.
Seguindo a recomendação dos colegas:
Sensor de temperatura L200: Original - Concecionária R$ 280,00 Paralela - Nakamoto R$ 35,00
Fui de Nakamoto, instalei e pronto, o defeito sumiu como mágica.
Posição do censor de temperatura, parte de cima do cabeçote, com doi polos, próximo à tampa das correias.
486164
Sensor original e o paralelo. Eles apresentam pouca diferanca de resistência eletrica, mais o novo relvel o problema na hora.
Escala de 20k homs do multímetro:
Vista dos polos de frente formando um "T"
--------------------sensor velho sensor novo
polo horizontal --0,83 ----------0,80
polo vertical------2,02 ----------2,48
486165
brunomartinsc
28/07/2017, 05:15
Reativando esse topico, estou com uma duvida no rele das velas aquecedoras, meu carro esta ruim de pegar vou trocar as velas, porém no eletricista notei um problema. Ao acionar a chave de ignição acende a luz de pre aquecimento no painel, porém com um multimetro fui realizar o teste, so com a chave virada não esta indo corrente para as velas, dou a partida ai sim vai tensão nas velas. Pre aquecimento não esta acontecendo, alguem já teve um problema parecido sera que trocando apenas o rele resolve o problema.
Tem um relé próximo do cilindro de freio que libera a voltagem para as velas. E ele funciona com um pulso positivo que chega na abertura da chave. Verifica
brunomartinsc
02/08/2017, 20:51
Tem um relé próximo do cilindro de freio que libera a voltagem para as velas. E ele funciona com um pulso positivo que chega na abertura da chave. Verifica
Então fiz alguns testes levei para auto eletrica, voltou a funcionar normalmente, não sei oque ocorreu. Um dia antes pequei uma baita chuva na estrada, graças a deus nada serio, valew pela ajuda.
moskamoc
19/01/2018, 13:55
Nada disso q falaram. Esse relé é que estala tem a ver com o sistema de som do carro. Este relé vem pré instalado e é responsável pela subida da antena elétrica que tem em alguns modelos. É ligado juntamente com o som original do carro. Caso o som seja ligado ele aciona, caso o carro seja ligado ele também aciona.
moskamoc
19/01/2018, 13:56
Pra resolver o estalo, basta retirar o relé.
Arlan de JF dos Santos
31/01/2018, 16:22
Em se tratando de relés, alguém pode me informar a referência do relé temporizador do limpador parabrisa da L200 gls 2003. Comprei uma viatura a poucos meses e percebi que
não tem.
Angelone
20/08/2020, 16:15
Estava com o mesmo problema. Um Tlic-tac Tlic-tac Tlic-tac, no relê das velas aquecedoras que só parava quando dava umas aceleradas.
Seguindo a recomendação dos colegas:
Sensor de temperatura L200: Original - Concecionária R$ 280,00 Paralela - Nakamoto R$ 35,00
Fui de Nakamoto, instalei e pronto, o defeito sumiu como mágica.
Posição do censor de temperatura, parte de cima do cabeçote, com doi polos, próximo à tampa das correias.
486164
Sensor original e o paralelo. Eles apresentam pouca diferanca de resistência eletrica, mais o novo relvel o problema na hora.
Escala de 20k homs do multímetro:
Vista dos polos de frente formando um "T"
--------------------sensor velho sensor novo
polo horizontal --0,83 ----------0,80
polo vertical------2,02 ----------2,48
486165
Estou com o mesmo problema.. Também nao consegui entender como foi feita a mediçao da resistencia do sensor de temperatura. Nele tem só 2 polos, mas o autor faz 2 mediçoes.. Como? No meu entender somente é possivel fazer UMA mediçao entre os 2 polos..