PDA

Ver Versão Completa : Oleo do Diferencial

acaetano
11/12/2006, 08:06
Oi Pessoal

Solicito uma informação,nunca troquei ou verifiquei o nivel de oleo do diferencial do jeep,alguem poderia me ajudar.

1- Onde coloca o oleo ?
2- como confere o nivel ?

Abraço a todos......

leopoldo
11/12/2006, 12:35
coloca o óleo pelo mesmo local onde se verifica o nível:

pelo bujão ...

o parafuso de cabeça quadrada na tampa.

acaetano
11/12/2006, 12:42
Seria o mesmo oleo que uso no motor do Jeep.

pcervieri
11/12/2006, 18:16
O jeep ta andando ainda????????

E nesse parafuso que o Leopoldo falou, provavelmente voce vai ter de trocar seu oleo.
Voce tera que abrir o diferencial (tem um parafuso embaixo da bola) e deixar sair todo esse "oleo", tampar e completar pelo parafuso quadrado.
Eu uso oleo 140, nao e o mesmo do motor.

Pexe
11/12/2006, 19:23
Oi todomundo

Sou novo aqui e queria aproveitar que minha duvida é no diferencial tb.
Seguinte, o diferencial dianteiro da minha F75 ta pingando oleo bem no munhao. O que seria?
Nao manjo muito de mecanica, mas sera que daria pra resolver sozinho?
E quanto ao óleo, de quanto em quanto tempo precisa trocar?

Obrigado

leopoldo
11/12/2006, 19:44
1- PCervieri,

Nem todos os eixos tem bujão de escoamento por baixo.

2- ACaetano:

O óleo correto é SAE 90 hipoide, no mínimo. O chamado (EP) - NÃO é óleo de motor .

Consulte mesmo pela Internet os sites da shell, texaco e havoline e verá explendidos óleos para diferencial.

3- PExe,

O óleo que vaza do munhão pode ser óleo que migrou do diferencial, ou óleo da própria graxa, ou ainda óleo do munhão, caso este tenha sido abastecido com óleo 140.

De qualquer forma é bom ter certeza .... e que não seja fluído de freio vazando.

Quanto a resolver sózinho ... acho que não.

Quanto a trocar, depende de a quanto tempo óleo já está fermentando lá dentro, e onde vc anda. O manual do jeep ou o manual do proprietário dizem o período aconselhado.

Pexe
11/12/2006, 19:58
Leopoldo,

O óleo com certeza nao é do freio, me certifiquei assim que vi o vazamento, o sistema de freio esta limpo.
Imagino que nao seja normal esse vazamento no munhao, sera que é algo para me preocupar?
Valeu Leopoldo

hpnardino
11/12/2006, 20:19
Leopoldo,

O óleo com certeza nao é do freio, me certifiquei assim que vi o vazamento, o sistema de freio esta limpo.
Imagino que nao seja normal esse vazamento no munhao, sera que é algo para me preocupar?
Valeu Leopoldo
Nossa, com certeza, se for mesmo do diferencial ele vai vazar até seca e moer tudinho. Dai vai uma grana lascada pra comprar tudo de novo.

valmor
11/12/2006, 20:23
uma dica se vc mesmo vai trocar o oleo dos diferencias:

pegue 1 garrafa PET ( vazia ..é claro )e corte a "bunda" dela ( somente o fundo)
pegue uma mangueira de mais ou menos 1/2 polegada. Usei aquelas da "duchinha" de chuveiro eletrico. Tudo mundo tem uma dessas jogada num canto ...
agora pegue a tampa da garrafa plastica e facha um furo um pouco menor que o diametro da mangueira
encaixe a mangueira neste furo. Vai entrar c/ um pouco de pressão.
Vc tem agora um funil transparente c/ ponta flexivel !
Qdo completar ou encher o diferencial c/ oleo atraves deste funil , vc deitado embaixo do carro e o "ajudante" ( normalmente a esposa )segurando o funil numa altura superior a sua, peça pra ele/ela colocar o oleo vagarosamente pois como o oleo é "grosso" vai escorrer beem devagar pela mangueira....Boa sorte !!!!

leopoldo
11/12/2006, 21:31
Isso é muito relativo.

Oque vc quer expressar com vazamento?

Gotas, filetes ou Rios de óleo escorrendo ? Qual é a cor e cheiro ?

Não identifica? faça assim: abre o BUJÃO da tampa do diferencial e enfia a ponta do dedo indicador ... bem de leve ... molhe a ponta do dedo.

NÃO FORCE O DEDO NA ROSCA DA TAMPA POIS PODE FICAR COM O DEDO PRESO NELA.

Agora tira o dedo e esfregue contra o polegar ... cheire os dedos.

Molha o dedo no óleo que está no chão. É o mesmo cheiro?

Então é de diferencial.

Acho pouco provável, uma vez que tem um retentor na lateral da coroa que impede que o óleo migre pela tubeira e chegue aos munhões, mas ... alguém pode ter tirado o dito.

De qualquer forma, não é desesperador pois é eixo dianteiro ... ainda não vai moer tudinho (se fosse óleo de diferencial e do traseiro, ai a coisa ia mudar de figura) ..... a forma do bojo do diferencial sempre resguardará óleo suficiente para pelo menos lubrificar a coroa. Mas vc tem que abrir o bujão e verificar o nível.

Se vc checa e está OK, então abre o bujão do munhão e vê se não encheram de óleo 140 em vez de graxa.

Se vc checa e está OK, então é óleo da graxa.

A coisa é simples assim.

Rogério Barthy
12/12/2006, 14:52
Na minha viatura, a graxa para ficar mais pastosa, misturaram com óleo e então bombara para dentro do munhão e então.... só descobrí isso quando ao chegar na garagem, ví as poças na direção das rodas dianteiras e ao vistoriar, os munhões estavam babando óleo e sujando toda a garagem.
Não voltei mais no posto safado que fez essa porqueira.
Rogério

Pexe
13/12/2006, 03:29
O que eu posso dizer é:

Nao é um vazamento muito serio não. Algumas gotas no pneu.
O óleo nao bate com o do diferencial, ja que o munhao é bem preto, sujo e viscoso e o do diferencial é avermelhado, esta limpo e menos viscoso.
Entao deve ser óleo da graxa ou alguma porcaria que jogaram la.
Falei com o cara de uma mecanica (nao especializada em jeep) e ele me disse que ve isso sempre em cherokee. Disse que é o munhao que esta gasto ou o retentor do munhao que foi pro saco. Confere isso?

Valeu mesmo todomundo pela ajuda

leopoldo
13/12/2006, 10:20
retentor gasto?

não necessáriamente.

se for do munhão mesmo, pode ser óleo 140, ou o óleo da própria graxa, ou falta de aperto das placas do retentor, ou posicioanmento do rasgo do retentor, ou vazamento natural .... afinal sobre a bola sempre fica uma generosa camada de graxa (molhada)

Pexe
13/12/2006, 11:52
O mais estranho é que so esta vazando de um lado.
Mas valeu a ajuda Leopoldo
Assim que der eu vou demontar essa desgraça

Kim
13/12/2006, 12:15
Caros amigos!

Dependendo do tipo de graxa usada, esta pode "derreter" com a temperatura.

E um óleo muito viscoso e geralmente preto.

Existem graxas de alta temperatura, que se solidificam com o tempo e, se trabalharem em temperatura baixas, não são recomendedas para esse serviço, são ótimas para rolamento de motores elétricos; Outra não agüentam temperaturas elevadas, pois "derretem" com facilidade, são usadas em rolamentos que tarbalham "frios".
Nos munhões, a que seria indicada tem o nome de CHASSI 2, é uma graxa que se usa em maquinários de fazenda, feixe de molas de caminhão, cruzetas é uma "multi purpouse".

Agora, se quer ter uma excelente graxa, usa da bardhal, ela dura umas 4x ou mais do que qualquer outra graxa do mercado. Sei porque só uso dela no trator e na forrageira (alta rotação).

Bem se de um lado está vazando, é porque tem graxa, se do outro não está vazendo, dê uma verificada para saber se o munhão não está vazio, pois normalmente, os dois teriam que estar vazando, nem que somente estivesse molhado em volta do retentor.

Abraços.

Kim.

acaetano
14/12/2006, 07:45
Qual é capacidade (oleo) do diferencial dianteiro/traseiro ?

Cacá
14/12/2006, 08:29
Não sei se corresponde ao seu, mas da uma olhada no anexo.

André-4WD
14/12/2006, 09:02
Salve,
Tive o mesmo problema que o Barthy, vazamento de um óleo preto pela bola do munhão. Fui numa oficina de jeep e me falaram que era de água no diferencial, pois no dia anterior eu tinha feito uma trilha e passei por vários locais com muita agua.
Drenaram o oleo do diferencial, completaram o óleo (óleo 90? o mesmo de caixa? eu fiquei surpreso pois achava que era o 140 mesmo).

Rodei mais uns 100 km e foi diminuindo, diminuindo ate parar o vazamento! Sera que to sem ÓLEO???

A graxa do munhão é colocada onde tem um parafuso quadrado, na parte superior do munhão, mais perto do disco de freio??

OBrigado,
Andre

Kim
14/12/2006, 11:48
Caros amigos!

A capacidade do dif. é de 2 litrs de óleo 90.

Para lubrificar o munhão, é pelo bujão quadrado que fica na parte traseira do munhão.

Quando se adapta freio a disco, não há acesso ao mesmo, pois o disco o tampa.

Houve uma discussão no Forum sobre isso, e descobri que tem uma maneira de adaptar uma engraxadeira ou bico graxeiro (como quiserem) na bola do munhão, aí não precisa mais o bujão.

Abraços.

Kim.

leopoldo
14/12/2006, 12:22
1- A capacidade do dif. é de 2 litrs de óleo 90.

2- Quando se adapta freio a disco, não há acesso ao mesmo, pois o disco o tampa.

3- adaptar uma engraxadeira ou bico graxeiro (como quiserem) na bola do munhão, aí não precisa mais o bujão

Bom dia Kim,

1- :discordo: . É 1,7 l para ser mais exato, se completado pelo bujão; mas depende se o eixo está orientado originalmente ou menos, se inclinado para compensar adaptações de alívio no angulo da cruzeta ... aí, tem que usar o respiro da carcaça para colocar os 1,7 l.

2- :discordo: . Dependendo da adaptação, uma simples substituição por bujão com fenda sextavada interna (Allen) resolve o problema.

3- :stop: . Uma opção, só se a pessoa sabe ONDE e COMO furar, remover os cavacos, passar o macho e, finalmente, advinhar o quanto tem de graxa para por.

Kim
14/12/2006, 16:14
Concordo com tudo!

É que sempre perde um pouco de óleo e, não se vende frascos de 1/2 litro, pelos menos por aqui.

EEEEEE sim senhor!!!:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Abraços.

Kim.