Conectar

Ver Versão Completa : Diferencial travado!

Ramone
10/12/2006, 21:25
Pessoal, parecia ser mais uma boa tarde de domingo com Jeep, mas não foi.

Voltando pela Av. 23 de maio, a uns 80km/h na pista esquerda, meu diferencial traseiro travou e fui arrastado por volta de uns 50 metros (nem quero ver o estado dos pneus traseiros).

Fiquei parado uns 10 minutos (fico um trânsito do caralho :oops:), até chegar 2 PM (só assim pra nego não passar xingando :lol:), que logo chamaram um CET e que me disse que guincho (CET) no domingo, sem chance.

Pra tentar pelo menos sair da avenida, reduzi e forcei pra ver se o diferencial destravava, tentando de ré e em 1ª, até que sem dificuldades ele destravo. E dai, achei que conseguiria chegar em casa sem problemas, mas foi ai que a merda aconteceu.

Seguia devagar e pela direita na Av. Washington Luis, quando estava no viaduto em cima da Bandeirantes, ao lado do Aeroporto Congonhas, o diferencial voltou a travar.

Eu pensei com minha cabeça burra novamente: "Se destravo na primeira, destrava na segunda". Reduzi e mandei bala, mas o diferencial foi mais forte que o cardã traseiro, que torceu em si mesmo até quebrar. :parede: :parede: :parede:
Ao menos o motor é potente! HEuEHUEhUE :-D :dance:

Dai eu só sai guinchado, mas antes disso, um Jeepeiro camarada que passou por ali e viu minha situação, parou e tentou me rebocar. Infelizmente, a corda que ele tinha não aguentou. Mas valeu pela amizade ganha.

Bom, o resultado foi um eixo cardã pro saco. Mas e meu diferencial, o que pode ter acontecido com ele para travar? E depois de todo esse esforço, ele deve estar, muito provavelmente, só o pó?

Pergunto isso pq quero preparar o bolso, e o psicológico também, antes de fazer um orçamento. :mrgreen:

Eu que já estava juntando os centavos para colocar um cardã dianteiro, que não tinha, e começar a fazer trilhas (não vejo a hora de brincar no barro), agora nem o cardã traseiro tenho mais. Parece que meu Jeep não quer ver barro. :(

leopoldo
10/12/2006, 23:24
PÔ Ramone !

Tá vendo que a coisa tá esquisita, nem adiantava forçar.

Era para parar e avaliar antes de explodir a coisa.

Coisas esquisitas acontecem para evitar que as piores venham em cima de nós.

Vejo da seguinte forma:

Se o cardan travou ... é porque o pinhão não girava.

Se o pinhão não girava, é porque ou o(s) rolamento(s) fundiu(ram) ou a coroa travou.

Se a coroa travou, é porque o(s) rolamento(s) fundiu(ram) ou um par de dentes quebrou (pouco provável).

Se a coroa travou, ainda que inverossímel possa ser, os 2 rolamentos de semi-eixo poderiam ter fundido ao mesmo tempo .... coisas de arquivo X.

Ou ainda, travamento das 2 panelas de freio .... se fosse sitema duo-servo com regulagem automática montada errada, ou com válvula anti-travamento bloqueada.

Ou ainda .... cabo de freio de mão travado fechado.

Mas e fosse freio, o jeep ia feder lona queimada ao mesmo tempo da pane.

Eu voto por rolamento(s) do pinhão .... parece ser o mais provável.

Deita em baixo do jeep e tente mover a luva .... tá solto? é do pinhão para frente. tá travado? foi(ram) o(s) rolamento(s).

Na hora que aconteceu, era só encostar a mão nas panelas e carcaças e pelo calor "anormal" poderia, junto com ruídos prováveis, indicar a severidade do problema.

Como normalmente, faria um belo ruído antes de fundir, pode ter fundido por:

- falta de óleo, contaminação com água e/ou com abrasivos.

- excesso de pré-carga na montagem/ajustagem coroa-pinhão

- fadiga entre roletes/pistas.

Porém, ao fundir um rolamento, soldando-o por atrito, equivale a dizer que a temperatura subiu só um pouquinho .... acima de 1500ºC no local.

E isso quer dizer que o pinhão foi para o espaço também, pois perdeu o tratamento térmico .... azulou, por assim dizer.

E dependendo do caso, se extremo for, pode ter danificado a carcaça também.

Como os danos podem ser localizados ou extensos, no pior caso daria troca de eixo(completo)

José Augusto
11/12/2006, 00:58
Ramone, vc verificou a temperatura das rodas ou da carcaça do diferêncial?

Uma perguntinha básica, o nível do óleo do diferêncial tava ok, vc verificou?

Seu diferêncial tem bloqueio do tipo LSD?

cristiano
11/12/2006, 02:16
Eu tive um problema parecido, a porca do pinhão soltou e o pinhão entrou para dentro do diferencial, aí já viu, deu um estouro brabo e o pinhão arrancou um talho da tampa do diferencial, tamanha a porrada. Morri em tudo, menos os semi-eixos.

Leopoldo, normalmente passa-se loctite nessa rosca?

O problema foi numa Toyota Bandeirante.

Pedro Freitas
11/12/2006, 10:10
Ao menos o motor é potente! HEuEHUEhUE :-D :dance:

qual motor Ramone?

[]'s

p.peleje
11/12/2006, 12:04
Ramone,

melhor coisa a ser feita nesta hora, é ligar pra um amigo e pedir pra ir te rebocar, esqueça tentar sair rodando novamente. Segurança em primeiro lugar. Graças a DEUS, não tinha ninguém colado na sua traseira, pq se não era merda na certa. Conheço gente que, passou pelo acostamento, estourou a grade lateral da estrada e parou barranco a baixo na SP 055. Saiu com as costelas toda moída e com menos 3 dentes na boca, pelo mesmo motivo que o seu.

[]s

Peleje

cristiano
11/12/2006, 12:37
Mas no caso dele e do meu, não adiantava chamar amigo, tinha que ser um guincho mesmo.

leopoldo
11/12/2006, 12:42
........... normalmente passa-se loctite nessa rosca?

No Willys/Ford isso não é previsto, embora possa ser usada sem problema ... a Band deve ser semelhante.

1- A teoria é que o torque, corretamente aplicado, e com torquímetro, seja o suficiente para garantir a imobilidade de movimento da porca.

É por isso que em certas peças TEM que se usar o torquímetro.

2- Por segurança, normalmente as porcas tem algum dispositivo adicional de frenagem (auto freno) tipo rosca conica, inserto de nylon, rosca moldada, etc... quando não uma coupilha.

Ramone
12/12/2006, 15:23
Leopoldo, acredito que não seja problemas de freio pq eles foram reformados no primeiro semestre. Inclusive coloquei a disco na dianteira, o que deixou meus freios excelentes! Nunca apresentaram problemas.
Infelizmente, sou desprovido de conhecimentos aprofundados em mecânica. :-D Apesar de não ter verificado a temperatura de nada, na primeira vez que tive que forçar, subiu um cheiro de queimado... tipo cheiro de pastilha e/ou embreagem queimada. Será que foram as lonas? :putz:
Mas será que os freios tambor iriam ter força de travar as rodas desse jeito?
Já meu freio de mão, não é confiável, ele só segura o Jeep em planos. Então, dificilmente pode ter sido ele.

Meu Jeep é praticamente inteiro original. Não tem nenhum bloqueio no diferencial.
Óleo do diferencial? Pra ser sincero eu nem sabia que tinha que por óleo no diferencial. Eu fiz a reforma da mecânica no primeiro semestre, mas os eixos não foram mexidos pq aparentemente estavam em ordem. Por outro lado, eles ficaram 10 anos parados, e o mecânico não pode ter me entregado o Jeep sem se quer ter dado uma olhada nesse óleo (mas isso eu descubro já já após uns telefonemas hehehe).
Outra coisa, segundo o mecânico, as minhas preocupações seriam apenas com a água do radiador, óleo do motor e ficar esperto no fluído de freio.

Pedro Freitas, meu motor é o original OHC à álcool. Foi inteiro retificado no primeiro semestre. Apesar de ainda engasgar um pouco na lenta quando está frio, ele tá redondinho, muito bom. Só me falta um carbura duplo pro bicho fica impossivel.

Peleje, o que eu mais queria era ter o tel de algum Jeepeiro para ser rebocado e não ter que pagar 90 conto pra andar algumas quadras (já estava bem perto de casa). Tava torcendo pra passar algum, como de fato passo e o cara foi bem camarada. Ganhei um amigo, mas devo uma corda de reboque. HEuHEuHEUE :lol:
Mas antes dele, passaram umas Lands, Trollers e até Niva (:putz:) em que eu cheguei a acenar por ajuda, pelo menos pra me tirar do meio do viaduto, mas passaram reto. heuEHUEhu :???:

Bom, meu Jeep ficará encostado até segunda ordem. Aproveito para perguntar se é aconselhado desconectar os cabos da bateria, para que dessa forma, minha bateria não desgaste.

Pessoal, fico muito agradecido pela ajuda de vocês.
Obrigado e abraços! E lembrem-se: usem o cinto! :dance::mrgreen:

leopoldo
12/12/2006, 17:20
Agora, tudo está no campo das conjecturas.

Abra a tampa do diferencial e depois nos diga o que aconteceu.

Pagani
12/12/2006, 17:35
Não sei como voce esta aguentando ....

Abre logo a tampa e da uma olhada...

[´]´s

NeRo
13/12/2006, 08:07
Bom, meu Jeep ficará encostado até segunda ordem. Aproveito para perguntar se é aconselhado desconectar os cabos da bateria, para que dessa forma, minha bateria não desgaste.
É bom, pode tirar só o negativo...
Cara, dá partida no motor uma vez por semana, não deixa parado não. :-D Cinco minutinhos já tá bão.

Kim
13/12/2006, 11:26
É bom, pode tirar só o negativo...
Cara, dá partida no motor uma vez por semana, não deixa parado não. :-D Cinco minutinhos já tá bão.

Caro amigo!

O NeRo falou e disse:concordo:

Uma partida com funcionamento de 5 mim preserva o motor como também o sistema elétrico.

Já pegou sua "L" 1/2" e abriu a tampa do dif.:?:

Estamos curiosos:!:

Vou ver se acho um par de cardã por aqui (R$) e te passo.

Abraços.

Kim.

Otávio Luiz
13/12/2006, 14:36
Só não esqueça de colocar uma bacia embaixo que vai vazar óleo, ou água, ou ar...:mrgreen:
O meu dif. traseiro também foi pro espaço, rolamento do pinhão.
Mas não chegou a travar, apenas ficou mais pesado, como se estivesse com o freio de mão puxado. Rodei duas quadras beeem devagar até o escritório e mandei pro mecânico numa plataforma.
Foram-se os rolamentos, mas o resto está ok! UFA! E era original, 1968...:shock:

Ramone
13/12/2006, 19:10
Abri a tampa e tirei umas fotos. De óleo só saiu algumas poucas gotas, quase nada.
Pena que acabou a pilha. Amanhã eu tiro fotos mais detalhadas e num horário melhor pra colocar aqui.

Pra mim, que não entendo nada, parece estar tudo em ordem. :lol:

Kim, se vc tiver um par de cardan do Jeep original motor OHC em bom estado num preço bom, eu tenho interesse. :D

Um adendo: No sábado, dia anterior de travar o eixo traseiro, foi instalado no Jeep um par de estribos. O do lado do motorista fico pegando na maldita embreagem. Não muito, apenas alguns centímetros (ou milímetros), mas o suficiente para que a primeira marcha ficasse um pouco mais dura para entrar quando a viatura ta parada.
Teria isso algo a ver?

Valeu galera, abração!

Flavio Miranda
13/12/2006, 22:54
ALGUMAS POUCAS GOTAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!?????????????????

E vc ainda quer que o diferencial aguente ?!
Quem foi o criminoso que te disse que os eixos estavam bons e era só andar por aí !??!

Esfrega uma mão na outra bem rápido e veja se esquenta... Agora imagina AÇO COM AÇO girando a uma velocidade altissima e SEM OLEO para lubrificar o contato entre as peças... vai fundir e funder tudo !!!

Amigo... sei que vc não tem nenhuma obrigação de entender de mecânica, mas sugiro que antes de andar com qq jipe, redobre sua atenção com oleos, fluidos, correias, agua, freio, eletrica, etc.

Se tivesse acontecido numa rua/estrada com chuva, vc poderia ter matado gente...

Ou vc tem um rabo virado para a lua e teve uma put@ sorte, ou vai gastar uma boa grana.

Dica : se for ficar mais de 2 semanas com o jeep parado, procure apoiar em cavaletes ou retirar os pneus, pois o peso do jipe vai deformá-los.

[ ] s e boa sorte.

Lucas Nassif
13/12/2006, 23:00
Putz Ramone, vc teve "as moral" hein???
Pelas fotos, parece que a relação que vc tá usando é a 44/9, certo?? Mas isso não leva ao caso!!
Posso estar enganado, mas:

Aquela mancha que tá no lado interno da coroa é sinal de desgaste?????
Caso seja Ramone, peça o meca pra regular a profundidade do pinhão!!!
Esse diferencial devia tá roncando pakas hein??

Detalhe na foto...fiz no paint msm :-D

ABs

leopoldo
13/12/2006, 23:24
eu vejo pó.

do pó ao pó.

é o que sobrou de parte dos flancos dos dentes.

pelo visto, dará troca de coroa-pinhão e rolamentos.

Lucas Nassif
13/12/2006, 23:44
o desgaste significa q o pinhao nao estava 'casando' certo com a coroa...so regular profundidade, mas tem que ver se já não é tarde demais!!

ABs

leopoldo
14/12/2006, 00:13
Lucas !

vc endoidou?

olha o tópico desde o começo.

não é regulagem !

esse par coroa-pinhão JÁ era.

não tem mais o que regular.

Oque vc assinalou no photoshop é a parte boa do dente.

Olha fora desta área ... parece que esmerilharam os dentes.

turboroe
14/12/2006, 03:11
mas afinal, porque travou???
to curioso :?: :?: :?: heheheh

Lucas Nassif
14/12/2006, 07:41
Lucas !

vc endoidou?

olha o tópico desde o começo.

não é regulagem !

esse par coroa-pinhão JÁ era.

não tem mais o que regular.

Oque vc assinalou no photoshop é a parte boa do dente.

Olha fora desta área ... parece que esmerilharam os dentes.

Fala Leopoldo, blz?
Ou, eu vi que essa coroa e pinhao não tem mais jeito!! Só estou dizendo que antes dela travar tudo, a profundidade já devia estar errada...agora eu sei que nao tem mais jeito, e tbm, se for verdade oq eu estou falando, para que ele fique atento a regulagem na proxima coroa e pinhao, tendeu?
Simples...:palmas::shock::dance:

Abss

leopoldo
14/12/2006, 10:39
ainda parece que não

a falha foi por falta de óleo mesmo ... o dente está esmerilhado.

a área que vc indicou é a area boa na superfície do dente, lisa, espelhada, conforme deveria estar todo o dente.

Kim
14/12/2006, 11:33
Caro amigo!

Se você usa pouco o dif dianteiro, pode fazer a troca de um pelo outro.

Assim gastará somente quanto a mão de obra e, terá um dif. bom atraz novamente.

Aquele ruim, pode ir quebrando o galho por emquanto.

Quanto ao cardãm, o indivíduo não estava lá agora de manhã.

Abraços.

Kim.

José Augusto
14/12/2006, 12:31
mas afinal, porque travou???
to curioso :?: :?: :?: heheheh

turboroe, Falta de óleo!

O diferêncial vai esquentando, as "coisas" vão dilatando, sem óleo o atrito gera mais calor ..., até que trava.

Ramone, apesar de tudo não fiquei surpreso, isso é bem mais comum do que se imagina, tb já tive surpresas desagradáveis, porem detectei antes de algum "preju", sou "chato", talves pela profissão, costumo conferir tudo, principalmente quando se efetuam trocas, se alguem mexe em alguma coisa acompanho de perto, ficar atento a comportamento estranho e a sons diferêntes é o que se deve fazer quando se está conhecendo um carro.

Boa sorte, as coisas poderiam ter sido piores, mas pelas fotos coroa e pinhão já foram, acho que o rolamento do pinhão tb deve ter estragado, notei algo estranho em uma planetária, se vc forçou muito tentando rodar pode ter empenado ou criado folgas em outros pontos.

[]'s solidários

Lucas Nassif
14/12/2006, 13:05
a área que vc indicou é a area boa na superfície do dente, lisa, espelhada, conforme deveria estar todo o dente.

Realmente! Observando direito, dá pra perceber que a parte externa q tá ruim, parecendo q foi esmerilhada...

Abss

Ramone
14/12/2006, 14:38
Pqp! Um prejuízo desse por causa de alguns litros de óleo, é sacanagem!

Pessoal, quanto morre em média na troca de coroa, pinhão e rolamentos?

Kim, meu diferencial dianteiro faz alguns anos que não é usado. Eu não sei quanto tempo faz que meu Jeep perdeu o cardan dianteiro, mas eu não me lembro de um dia te-lo visto com um.
Por isso, a troca dos eixos vai ser a melhor opção que tenho agora. Mas de qualquer forma vou ter que arrumar o diferencial traseiro pq ta travado.

Valeu galera.
Abraços!

Lucas Nassif
14/12/2006, 15:32
Pqp! Um prejuízo desse por causa de alguns litros de óleo, é sacanagem!

Pessoal, quanto morre em média na troca de coroa, pinhão e rolamentos?

Kim, meu diferencial dianteiro faz alguns anos que não é usado. Eu não sei quanto tempo faz que meu Jeep perdeu o cardan dianteiro, mas eu não me lembro de um dia te-lo visto com um.
Por isso, a troca dos eixos vai ser a melhor opção que tenho agora. Mas de qualquer forma vou ter que arrumar o diferencial traseiro pq ta travado.

Valeu galera.
Abraços!

Ramone, não sei se no seu caso vai ficar parecido com o meu, mas eu tive q trocar a relação traseira q tava trocada, mas nessa troca não paguei nada, pois entreguei a minha, q tava boa...
Trocamos os rolamentos e trocamos peças da caixa satélite, tiramos folgas, etc...e o serviço todo ficou quase R$ 500,00!! Isso SEM coroa e pinhão!! Se no seu caso tiver q trocar todos ou quase todos os rolamentos, vai ficar um pouco mais caro, pois vc vai ter q gastar pra comprar a coroa e pinhão (dizem que é em torno de 200 a 300 $$$)!! Mas num desanima não, jeep é assim mesmo! :mrgreen::mrgreen:

Absss

Kim
14/12/2006, 16:16
Caros amigos!

Eu quiz dizer para trocar só a coroa e pinhão da dianteira para a trazeira, pode até ser com rolamentos e caixa satélite.:putz:

Geralmente o dif. dianteiro é menos usado/forçado, conseqüentemente os componentes estão inteirão, mesmo estando parado. E coloca este trazeiro na dianteira para quebrar o galho e assim fortalecer seu caixa.

É só para ajudar a não gastar mais R$R$R$R$R$:shock:

Vai continuar a andar com seu Jeep na boa.:dance:

Abraços.

Kim.

Flavio Miranda
14/12/2006, 17:54
Putz Ramone, vc teve "as moral" hein???
Pelas fotos, parece que a relação que vc tá usando é a 44/9, certo?? Mas isso não leva ao caso!!
Posso estar enganado, mas:

Aquela mancha que tá no lado interno da coroa é sinal de desgaste?????
Caso seja Ramone, peça o meca pra regular a profundidade do pinhão!!!
Esse diferencial devia tá roncando pakas hein??

Detalhe na foto...fiz no paint msm :-D

ABs

Lucas,

Note que no pinhão, no lado direito inferior do seu 'desenho' falta uma "obturação" naquele dente...!:mrgreen: :parede:

[ ] s

Flavio Miranda
14/12/2006, 18:02
Ramone,

SE os diferenciais forem iguais, a sugestão do Kim é boa.

CLARO que vc tem que revisar muito bem o estado do dif dianteiro !!!!!!!

E pelo amor de Deus... bota oleo nesta encrenca !

Só prá vc ter uma idéia, o dif traseiro da Camper está com uma pequena folga de 1 cm de giro no cardã, prox a entrada do diferencial. Amanhã cedo, o meca vai abrir prá dar uma olhada se é desgaste ou regulagem. Agora.... óleo, tá cheio !!!

[ ] s solidários tb...

leopoldo
14/12/2006, 19:40
atenção:

não são todas as carcaças que aceitam todos os jogos coroa-pinhão.

podem ambas serem DANA 44 e mesma relação, porém o par de um pode simplesmente não dar encaixe ou ajuste na outra carcaça.

o manual de manutenção do jeep fornece a tabela das montagens possíveis, a partir da leitura dos dados do pinhão e do que está escrito na carcaça.

não é simplesmente tira da frente e põe atrás / vice-versa.

senão, é outro par que vai pro espaço.

leopoldo
14/12/2006, 19:44
o dif traseiro da Camper está com uma pequena folga de 1 cm de giro no cardã,

se seu diferencial for blocante do tipo discos de fricção, é normal, embora não desejado !

mas é bom vc saber disso pois agora vai tomar + cuidado quando passar de ré para 1º marcha.

Lucas Nassif
14/12/2006, 19:52
Lucas,

Note que no pinhão, no lado direito inferior do seu 'desenho' falta uma "obturação" naquele dente...!:mrgreen: :parede:

[ ] s

Observei..:concordo:

Abss

Kim
15/12/2006, 17:45
Caro Ramone!

Segue as fotos dos cardãns.

O cara pede R$ 100,00 em cada, só que são dianteiro, e a parte de luva/espiga roda um pouco ainda sem problemas.

Ow, vê com o pessoal se serve na parte trazeira!

Caso houver interesse, é só ligar 44 34227452 ou 44 8817 0337.

Abraços.

Kim.

Denis Takashi
15/12/2006, 18:11
Ramone,

Não desanime não, acho que isso já aconteceu com muita gente por aqui.

Mestre Leo:

Na situação descrita , o uso do diferencial sem óleo não acarretaria primeiro na perda da camada cementada antes mesmo do rolamento " grudar " ?? Se acaso isso ocorreu realmente, creio que as engrenagens começariam primeiro à " reclamar ", não ??

Abraços

leopoldo
15/12/2006, 19:22
vc tem que considerar :

1º - o pinhão está sob carga de "pré-carga".
2º - além disso, o torque do pinhão sobre a coroa carrega ainda mais a pista de rolamento do pinhão. O rolamento deve ter azulado.
3º - os danos na coroa, serão provenientes da extrema pressão de contato (e esfregamento) entre os dentes da coroa-pinhão no torque e na frenada (+ lascas da camada cementada da pista do rolamento se houver pouco óleo) ou (só da extrema pressão de contato).
4º - a coroa vira 4,89 revoluções dividida pela do pinhão

Por isso, acredito que o rolamento da cabeça pinhão vai 1º, ao mesmo tempo ou depois, o rolamento do pé do pinhão, depois,os dentes do pinhão e depois, da coroa, em ordem de severidade de danos.

os rolamentos da coroa podem nem apresentar danos

Flavio Miranda
15/12/2006, 23:50
se seu diferencial for blocante do tipo discos de fricção, é normal, embora não desejado !

mas é bom vc saber disso pois agora vai tomar + cuidado quando passar de ré para 1º marcha.

Leopoldo,

É LSD na frente e atrás..

Ramone,

Olha a boa noticia... O meca abriu a tampa, viu que os engates estavam ok, lavou tudo com diesel, limpou imã (nem sabia que tinha isso no dif..), trocou oleo velho por 90 e fechou de novo...
Reduziu em 95% a "folga" !!!!!!

Sabe quanto.... $ 17 latas o oleo + $ 13 a MO = $ 30 latas !!!!!!!!!!
Fora olhada geral no carbura, velas, etc pois reclamei do alto consumo...

[ ] s + tranquilos.

Flavio Miranda
15/12/2006, 23:52
Ramone,

se serve de consolo... este seu tópico é um dos melhores e mais objetivos que vi no Forum nos ultimos tempos. Gente participando com dicas valiosas e comentários pertinentes.

Sinceramente, espero que vc não desanime e que volte logo para as trilhas, com a certeza de confiar no equipamento que tem em mãos.

[ ] s

rural4x4
16/12/2006, 00:44
Flavio

Se os dois diferenciais sao LSD, vc tem de montar com o oleo recomendado para tal diferencial , nao pode ser qualquer oleo não, tem um especifico para utilização neste tipo de diferencial.

Confirme se foi este o oleo colocado, senao os discos do seu LSD vao pro espaço e com eles a função do LSD tbem.

Ate mais

leopoldo
16/12/2006, 01:26
Exato.

texaco 3450, a opção mais fácil, mas tem outras.

Alessandro Henrique
16/12/2006, 11:14
Reforçando o que já foi dito, a coroa e pinhão deste eixo já eram e principalmente por um descuido. Pelo que parece, o rolamento da cabeça do pinhão fundiu. O eixo não tinha óleo, o pouco que havia lá dentro não era o suficiente para ser impelido pela coroa para o alojamento do pinhão. Então fica a dica, sempre observe o nível do óleo e verifique se o lubrificante é o correto, tanto para os eixos, caixa, transferência, motor e etc... e fique atento a poças e vazamentos.
Para eixos do tipo LSD é difícil de se obter o óleo correto, creio que o mais fácil de se encontrar é o Texaco 3450. Este em particular só consigo comprar nas concessionárias Ford. A Shell possui o Spirax A LS, que até hoje não encontrei....

Sds,