Ver Versão Completa : Freio de mão/pé (estacionamento) Ranger.
Pequeno jr
10/12/2006, 09:38
Galera,
A poucos instantes fui estacionar a RAnger aqui no Apertamento e ao acionar o freio de Estacionamento / Freio de mão(pé) o cabo dele quebrou.
Pergunto: Alguém aqui ja trocou esse cabo? É fácil ? Custa Caro? Qual o Procedimento.
Obrigado aos que ajudarem.
Pequeno jr
11/12/2006, 09:25
Galera
Me ajuda ... ainda nem quis ligar para canto nenhum para ver se alguem aqui tem alguma idéia.
Edintruder
11/12/2006, 18:54
Pequeno, qual a perte do cabo que quebrou? Para soltar as conexões basta dois alicates universais e uma pouco de jeito. Porém se foi próximo às rodas, só comprando o kit pois um lado estica junto com o outro.
Pequeno jr
11/12/2006, 21:59
Edi,
Não deu para observar direito, mas acho que o cabo quebrou la na frente, próximo a roda dianteira esquerda. Aquele cabo que vc comentou que vai nas rodas esta no lugar certinho.
Hj ja tentei observar isso umas 10vezes + aqui em Brasília hj não parou de chover e por isso não tinha como eu me abaixar de roupa social para ver direitinho. Amanhã cedo, antes de ir para o trabalho vou dar uma olhada direito.
Edintruder
12/12/2006, 20:52
Se foi na frente o cabo deve estar arrastando no chão. Se ele estiver frouxo nesse trecho, pode ter quebrado entre as rodas de trás.
Pelinson
17/02/2009, 03:03
Pessoal
O meu tbm tá estorado, parece q só a parte de trás do lado esquerdo, será q vou ter q trocar o kit todo??
Abraços
Pelinson
19/02/2009, 03:17
Ajuda!!
Que kit é esse?
Edintruder
19/02/2009, 18:07
A minha só está com o lado esquerdo operando. o direito o cabo está trancado...
Comprei um cabo de aço 1/8" para trocar esse pedaço pois até hoje está lá me esperando já faz quase um ano.
Cada cabo original custa cerca de R$140,00 e são 3 partes, roda direita, esquerda e cabo central.
Como regular o freio de estacionamento. Nao achei onde...
Troquei tudo de freio na ranger e esquecei de regular o freio...tá baixo, nao segura nada.
Discos, lonas, pastilhas...tudo zero. Eixo traseiro ta bem reguladinho, freio de primeira...
Valeu.
Moisés S.M
30/08/2010, 19:33
Em cada freio a tambor traseiro,existe uma borrachinha vista do lado de dentro do tambor,ao retira-la vera q tem espaço pra colocar uma chave e fazer a regulagem manualmente,pelo menos foi assim q fiz na minha,segura q é uma blz.abs...
mauro cesar trannin
30/08/2010, 19:44
Em cada freio a tambor traseiro,existe uma borrachinha vista do lado de dentro do tambor,ao retira-la vera q tem espaço pra colocar uma chave e fazer a regulagem manualmente,pelo menos foi assim q fiz na minha,segura q é uma blz.abs...
Este procedimento regula as lonas,se não estou enganado o freio estacionário regula automáticamente desde que tudo esteja em ordem.:palmas::palmas::palmas:
Moisés S.M
30/08/2010, 19:50
A minha quando o freio de estacionamento não segurava mais,fiz esse procedimento,isso ja faz uns 6 meses e nunca mais deu problema....se não for isso não sei como é
A regulagem é automatica do tambor...ali ta ok. mas o freio est continua baixo.
Walter L. L. Casitta
30/08/2010, 21:06
A regulagem é automática e se estiver funcionando OK não adianta tentar regular manualmente...
Se tudo estiver ok, digo, se o mecanismo de regulagem estiver limpo, sem incrustações ou oxidado é só pisar algumas vezes com firmeza no pedal do freio que o freio traseiro se ajusta...
Os reguladores foram desmontados, limpos e lubrificados. Estava junto do mecanico.
Agora, se estao ajustando, só levantando a roda e medindo a resistencia de rolamento...
Pequeno jr
31/08/2010, 11:23
Nava .. aciona bem pouco o freio estacionamento e sai andando alguns metros com a viatura. Nessa andada ... pisa e solta o freio várias vezes.
Como disseram se está tudo certo o sistema automático, ele chegará numa regulagem muito boa rapidinho.
Engata a ré e dá um embalinho para trás; daí aciona o freio de estacionamento. Vai ajudar a subir um pouco. Se bem que o pedal da Natasha está sempre perto do assoalho.
Abraços.
ok. Valeu as dicas. Vou tentar.
FernandoCBS
08/10/2010, 22:09
Desenterrando mais um...
A alanva de liberar o freio de estacionamento da minha ranger não esta voltando pro lugar depois que libero o freio...
Imagino que uma mola quebrou em algum lugar, mas ja dei uma olhada ali por baixo da alavanca e não achei onde...
É besteira, mas gosto de arrumar tudo, se não fica muita coisa de uma vez só ai fica caro...
Alguem sabe...???
Abraços...
Deivid/silveira
08/10/2010, 22:56
Aí Fernando !! se for só a lavanca mesmo é barbada, só é questão de acesso, tu tens que tirar a parte de baixo do painel que prende a chave que abre o capo, é preso por dois para parafusos e mais um de cada lado e os 3 em cima do velocimetro e puxa devagar até que solte as prezilhas.
Assim fica fácil de visualizar.
Abs
FernandoCBS
12/10/2010, 21:02
Valeu Deivid...
Realmente era somente uma molinha que segura a alavanca no lugar...
Como estava chovendo muito por aqui, não estava dando tempo de fuçar, por isso perguntei se alguem sabia o lugar certo dessa mola...
Não precisou nem tirar a a tampa de baixo do volante, é uma mola de uns 3cm +ou-, mas quando ela quebrou, o outro lado dela escapou e ficou enroscado nos fios por isso eu não achava o lugar dela...
Depois de alnguns minutos com uma lanterna e deitado todo torto em baixo do volante achei o ,local, mas como e feriado, desentortei uma volta da mola e fiz um gancho com alicate, vamos ver quanto tempo dura, pois agora a mola ficou menor e mais tencionada...
Abraços...
TylerNTL
16/01/2011, 20:30
Descobri a casa de um grilo que mora na Ranger, o FDP já está lá a uns dois anos e eu nunca tinha encontrado ele.
A um tempão ela faz um assovio fininho quando passo em um piso com alguma irregularidade, descobri que a origem do barulho é a conexão do cabo de aço do freio de estacionamento no tambor do lado do passageiro. Esta conexão é meio folgada (a da outra roda está mais ou menos do mesmo jeito mas não faz nenhum barulho) alguém dá uma dica de como eliminar esse grilo?
Moisés S.M
17/01/2011, 17:57
Tomei um susto semana passada com a Ranger.Estava em Florianópolis e o freio de estacionamento se soltou e ela desceu morro a baixo de noite,sorte q só foi danos materiais.
NGDaniel
17/01/2011, 20:19
Tomei um susto semana passada com a Ranger.Estava em Florianópolis e o freio de estacionamento se soltou e ela desceu morro a baixo de noite,sorte q só foi danos materiais.
Vixi.. que coisa heim ? conta melhor isso, como foi ? Quebrou o cabo ?
Moisés S.M
17/01/2011, 20:47
O freio de estacionamento não segurou o peso dela,o cabo não arrebentou,mas agora não segura mais nada.Ela estava estacionada na casa da minha tia que fica em Floripa,em cima de um morro uns 30graus,bem difícil o acesso,se errar a casa tem que descer de ré e subir td de novo,e tem q subir sentando a lenha,é muito inclinado mesmo.Ela desceu de ré e arrebentou 6 mourões de concreto,os arames da cerca enrolaram no protetor de farol,foi oq salvou ela,se não teria ido morro a baixo,o preju mesmo foi uma lanterna traseira,o para-choque traseiro ficou totalmente destro ido,a grade do farol entortou ,e alguns arranhões na tampa da caçamba,o retrovisor direito,etc..não afetou a mecânica.Quando vi ela não acreditei q tinha aguentado tanta porrada,é muito forte,só dei risada,agosto do ano passado tinha colocado um parachoque novo,durou 5 meses hehehe,mas ela já tá arrumada,comprei as peças na internet,no bareta autopeças e no outro dia ja tava arrumando ela eu mesmo,coloquei parachoque novo,fiz um belo de um polimento,arrumei o protetor do farol etc...foi só um susto mesmo.
Dpois posto as fotos antes de arruma-la.abrsss
NGDaniel
17/01/2011, 21:36
O freio de estacionamento não segurou o peso dela,o cabo não arrebentou,mas agora não segura mais nada.Ela estava estacionada na casa da minha tia que fica em Floripa,em cima de um morro uns 30graus,bem difícil o acesso,se errar a casa tem que descer de ré e subir td de novo,e tem q subir sentando a lenha,é muito inclinado mesmo.Ela desceu de ré e arrebentou 6 mourões de concreto,os arames da cerca enrolaram no protetor de farol,foi oq salvou ela,se não teria ido morro a baixo,o preju mesmo foi uma lanterna traseira,o para-choque traseiro ficou totalmente destro ido,a grade do farol entortou ,e alguns arranhões na tampa da caçamba,o retrovisor direito,etc..não afetou a mecânica.Quando vi ela não acreditei q tinha aguentado tanta porrada,é muito forte,só dei risada,agosto do ano passado tinha colocado um parachoque novo,durou 5 meses hehehe,mas ela já tá arrumada,comprei as peças na internet,no bareta autopeças e no outro dia ja tava arrumando ela eu mesmo,coloquei parachoque novo,fiz um belo de um polimento,arrumei o protetor do farol etc...foi só um susto mesmo.
Dpois posto as fotos antes de arruma-la.abrsss
agora é hora de agradecer ao papai do ceu.. hehe :mrgreen:
Mas nao estava engatada não ?
Vinicius Cordeiro
04/04/2011, 13:18
meu freio de estacionamento da ranger não ta aguentando. sempre que eu paro numa inclinação qualquer eu tenho q calçala. como faço p/ resolver isso?
A regulagem é automática, troque o cabo intermediário que deve resolver.
quando vc pressiona com o pé vc sente a pressão ? ou ta leve ao pressionar?
tem tipo uma catraca ali neste pedal, que com uma chave de fenda da para ir regulando, quando troquei o cabo da minha consegui regular até um certo limite por ali.
abraço
Estou com problema no freio de estacionamento. Alguns dias atras quando acionei o freio fez um estalo forte, mas depois quando utilizei ele novamente ficou "sem pressão" muito leve mas funcionando. Depois disso as vezes ficava normal, as vezes leve e em alguns casos fazia o estalo mas o freio funcionava.
Hoje levei em um mecanico que tentou arrumar; olhou tudo abriu o freio disse que esta perfeito, olhou o cabo e disse que ele estava frouxo. Ele mexeu no cabo mas ficou pior ainda. O freio esta "leve" e não esta segurando muito bem o carro.
O mecanico disse pra mim que ele não tem regulagem, é isso mesmo?
Meu carro ta na garantia, mas tenho que andar quase 180km até a FORD só pra ver isso. 360 km só pra olhar o freio de mão acho que não né.
Algum ai tem alguma dica?
Abraço.
Walter L. L. Casitta
29/04/2011, 12:58
O freio de estacionamento não faz tanta falta assim. Melhor esperar até a próxima revisão programada...
É isso que eu fazer mesmo. Ja verifiquei, é o cabo que esta ruim mesmo, mandei tirar fora e aqui na minha cidade não tem pra pra reposição. Agora to sem ele e vou esperar a proxima revisão.
Edintruder
30/04/2011, 11:50
Freio de estacionamento pra mim não faz falta nenhuma mesmo. Sempre deixo engatado, em qualquer veículo que eu ando.
Alessandro,
30/04/2011, 21:54
Não sei se o sistema do freio de estacionamento é o mesmo dos modelos antigos, ou seja, como as explorer 97.
Vou postar umas fotos abaixo, da regulagem que fiz usando uma chave de fenda, no regulador que fica por trás das rodas.
Deve-se retirar a roda, a pinça de freio e o disco/tambor das rodas traseiras.
Olhando entre o cubo e as lonas de freio, enxerga-se o regulador, que pode ser ajustado com uma pequena chave de fenda.
No meu caso, ajustei até ficar garrando, de leve, o tambor, depois voltei para não garrar mais.
289664
BRAVOECONOVEMBER
01/05/2011, 19:58
Até onde consegui pesquisar, o sistema não mudou nas ranger, mas na explorer é diferente. Estou pra dar uma olhada nos freios da Julieta, quando conseguir mexer ponho o parecer aqui. Enquanto isso, relaxa, freio de estacionamento dá pra gerenciar. Se não tá freiando direito, aí é outra história, e os 360km ficam curtos...
Henrique B
12/02/2012, 21:24
Esses dias fui parar a caminhonete numa rua praticamente plana, mas ela tava ligada, ou seja, tive que usar só o freio de estacionamento, e ela começou a descer, ou seja, essa regulagem automática não está funcionando, queria saber se o Nava, ou outra pessoa conseguiu regular esse freio "na marra"??
Walter L. L. Casitta
12/02/2012, 22:01
Esses dias fui parar a caminhonete numa rua praticamente plana, mas ela tava ligada, ou seja, tive que usar só o freio de estacionamento, e ela começou a descer, ou seja, essa regulagem automática não está funcionando, queria saber se o Nava, ou outra pessoa conseguiu regular esse freio "na marra"??
Tem que desmontar e limpar que deve estar tudo encrustado.
Henrique B
12/02/2012, 22:33
Você quer dizer que se eu tirar as rodas e os cubos, e limpar o sistema de feio, o freio vai regular automaticamente, como deveria ser.
Quando o cubo traseiro molha, ai seu eu piso no freio, as rodas traseiras travam, isso tem há ver com essa crosta q você diz ter lá dentro?
Edintruder
13/02/2012, 00:48
Não, sempre que os cubos molham, limpa a poeira das lonas e o atrito melhora bastante, fazendo o freio prender bem melhor.
O sistema de regulagem automática da minha Ranger tinha parado de funcionar e na época não tinha o kit desse sistema à venda, somente a campana de freio completa por mais de 1000,00 cada uma. Eu sempre regulei com uma chave de fenda a cada 10.000km. Freio sempre 100%.
Na Femil coloquei os reguladores trasiroa novo. 24,00 cada um. Não adianta desmontar e desencrostar, pois com a ferrugem que cria com o tempo tranca tudo de novo em pouco mais de 1 mês...
Henrique B
22/02/2012, 22:25
Desculpa a demora.
Edin, não é que o freio melhora, mas ele trava, só de cutucar no freio, essa frenagem exagerada é normal?
Dá trabalho regular isso na chave de fenda?
Edintruder
23/02/2012, 12:01
Para isso a Ranger conta com o RABS, para soltar os freios em caso de travamento. Podes ainda colocar uma válvula de carga para ajudar a reduzir esse arrasto das rodas traseiras.
Depois que pega o jeito de regular, a única coisa que dá trabalho é levantar a roda no macaco para "escutar o ponto em que as lonas começam a roçar nos tambores.
Henrique B
23/02/2012, 20:58
Reconheço a existência desse sistema nela, mas mesmo assim é esquisito, ele trava tão forte, q parece q vai arrancar o eixo do lugar :shock:, e depois solta.
Quanto à essa regulagem, é em algum parafuso específico que tem no cubo, pra fazer isso? Depois vou dar uma olhada, porque a situação tá ruim.
Pedro Eduardo Patussi
23/02/2012, 21:17
Reconheço a existência desse sistema nela, mas mesmo assim é esquisito, ele trava tão forte, q parece q vai arrancar o eixo do lugar :shock:, e depois solta.
Quanto à essa regulagem, é em algum parafuso específico que tem no cubo, pra fazer isso? Depois vou dar uma olhada, porque a situação tá ruim.
meus freios logos qnd acabam de serem revisados...tbm travam forte...chegam a cantar pneu arrastando os pneus traseiros..
e o freio de estacionamento trava sem precisar ir até no assoalho...e segura a picape até msm em subidas...
mas logo dps de 5mil km...o freio ja fica uma bosta...o de estacionamento só segura no plaino(ou seja não serve pra nada kkkk)
Henrique B
23/02/2012, 21:34
Pior que o meu não tá segurando nem no plano, tá muito ruim.
Henrique B
18/03/2012, 22:55
Galera, só pra avisar, semana passada, eu tava mexendo no diferencial, e criei coragem pra descobrir como regular manualmente o freio, e realmente, ficou muito bom, se eu soubesse que o resultado seria bom assim, tinha feito isso antes.
Moisés S.M
05/04/2012, 11:03
[QUOTE=Henrique B;1651730]Galera, só pra avisar, semana passada, eu tava mexendo no diferencial, e criei coragem pra descobrir como regular manualmente o freio, e realmente, ficou muito bom, se eu soubesse que o resultado seria bom assim, tinha feito isso antes.[/QUOTE
Sempre que o meca regulava,dava 1 mes e ficava sem freio de estacionamento.Ontem deixei ela pra arrumar de vez isso,desmontaram os tambores traseiro,bahh tava podre,lonas gastas,clindro vazando..tava ai o problema,troquei os 2 cilindros,coloquei lonas novas,e troquei aquelas "panelas" que tapam os freios traseiros,nem sabia q se trocava aquilo.Mas ficou outros 500,tá bem melhor de freiar e o freio de estacionamento tá mto bom!
Pedro Eduardo Patussi
13/04/2012, 18:49
Pessoal...minha ranger está “esquisita”...
Fui na cidade hj...e não conseguia estacionar ela...sem ter q virar o pneu dianteiro pra encostar no meio fio....qlq rampa(subida e descida) ela não segurava...começava a descer sozinha...dando “trancos” como se fosse descendo de dente em dente...(1ºengatada e freio de estacionamento socado no assoalho)
Fiz as dicas q encontrei pelo fórum...de pressionar o pedal varias vezes em movimento...dar ré com o freio acionado... e o freio de estacionamento não melhorou nada...
O engraçado... q testei agora de tarde a ranger aqui na rampa de casa...ela ligada e na marcha lenta...o freio de estacionamento socado no assoalho segura ela....mas é só eu desligar ela e engatar...q ela começa dar os “trancos” querendo descer sozinha....e sinto q o pedal do freio na hora de “religar” ela... esta bem duro....
Ligada e andando ela não apresenta sintoma nenhum freia normalmente....
Moises ou alguém q já fez essa regulagem ai manual..poderia me dizer mais detalhes de como realizar??
BRAVOECONOVEMBER
13/04/2012, 19:52
Engatada anda? Não estás com problema de embreagem? Engatou a primeira né? Porque engatada só se virasse o motor junto, se o resto tá normal, e o motor não vira assim não...
Pedro Eduardo Patussi
13/04/2012, 21:08
Engatada anda? Não estás com problema de embreagem? Engatou a primeira né? Porque engatada só se virasse o motor junto, se o resto tá normal, e o motor não vira assim não...
ela ta com a embreagem ruim sim....fica geralmente 30dias boa..e 1 dia fica horrivel para engatar as marchas...e nas trocas de marcha tbm fica bem chatinha...principalmente de 1ºpra 2º
SergioMedeiros
13/04/2012, 23:01
Eu tentei fazer as dicas na minha 98CS, e nada feito. Não alterou em nada. Em um post fala que o sistema automatico pode parar de funcionar.... pelo jeito só funciona por alguns meses quando nova. A minha ainda freia, mas eu sempre garanto deixando a primeira engatada....
Quanto as marchas, a minha também não entrava, ainda mais depois de pegar água por baixo.. ficava um mes enroscando... depois que mandei refazer a embreagem, melhorou 80%....
Paulista VM
13/04/2012, 23:29
Pessoal...minha ranger está “esquisita”...
Fui na cidade hj...e não conseguia estacionar ela...sem ter q virar o pneu dianteiro pra encostar no meio fio....qlq rampa(subida e descida) ela não segurava...começava a descer sozinha...dando “trancos” como se fosse descendo de dente em dente...(1ºengatada e freio de estacionamento socado no assoalho)
Fiz as dicas q encontrei pelo fórum...de pressionar o pedal varias vezes em movimento...dar ré com o freio acionado... e o freio de estacionamento não melhorou nada...
O engraçado... q testei agora de tarde a ranger aqui na rampa de casa...ela ligada e na marcha lenta...o freio de estacionamento socado no assoalho segura ela....mas é só eu desligar ela e engatar...q ela começa dar os “trancos” querendo descer sozinha....e sinto q o pedal do freio na hora de “religar” ela... esta bem duro....
Ligada e andando ela não apresenta sintoma nenhum freia normalmente....
Moises ou alguém q já fez essa regulagem ai manual..poderia me dizer mais detalhes de como realizar??
É estranho mesmo! E se mesmo engatada ta descendo, cê devia dar uma geral na embreagem mesmo..
Acho ate que pra ir por partes e evitar de mexer nela (pode ser que tenha que fazer pouca coisa... Ou não, neh!)
Ajeitar o freio 1o, depois da uma olhada na embreagem, as vezes eh soh um sincronizado...
Maaaaas, caso nada funcione, e o escorpião do bolso estiver meio bravo, dá procê andar com um tijolo na carroceria! :twisted::twisted::twisted:
Huahuahuahua
Edintruder
14/04/2012, 10:21
A minha ex-Ranger com 4 anos de uso o sistema automático já estava inoperante. Eu tirei tudo e regulava manualmente a cada 10.000km. Enquanto isso, na minha F1000 de 16 anos o sistema funciona perfeitamente bem...
Tens que pegar uma chave de fenda e regular as lonas por trás da roda no furo oblongo de baixo. Levanta a roda a ser regulada e vai virando a roseta de regulagem com uma chave de fenda até as lonas começarem a raspar nos tambores de freio.
Pedro Eduardo Patussi
15/04/2012, 16:00
entrei debaixo da ranger hj...(pra arrancar o maldito motorzinho eletrico q me deixou na mão ontem)...e não achei lugar nenhum atras da roda q tenha encaixe pra chave de fenda =X...
no meio da caminhonete o cabo do freio de estacionamento ta bem frouxo...e não achei aonde faz a regulagem dele...aonde q é??
Texas Ranger
15/04/2012, 23:33
Espelho do freio, tem que tirar uma tampinha de borracha para acessar a regulagem
Marcelo Corradi
16/04/2012, 10:23
se eu estivesse com a minha Ranger aqui, eu tirava uma foto pra vc Pedro. mas na minha num tem tampinha não, tá aberto, bem fácil de ver.
freddymarino
25/09/2012, 16:43
tem algum tutorial pra fazer isso em casa?? tem algum tópico??? precisava tb ver a lona se ta boa ainda, como vê, alguém pode ensinar pra nós!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
aguardo galera!!!
abraço
BRAVOECONOVEMBER
25/09/2012, 20:05
Tutorial não sei se tem, mas pra ver freio e lona dá tirar a tampinha de borracha do espelho do freio e olhar. Tudo que é carro com freio a tambor é assim, é o mesmo esquema.
Ahhh rapaz... esse tópico que eu tava precisando.... quando eu levantei minha ranger, eu vi que só uma roda tava travada com o freio de estacionamento, então o cabo que transmite o freio pra o cubo do lado direito tá desencaixado ou foi pro beleléu... tenho que olhar isso, não estou confiando nada no freio de estacionamento também não... Embora ele esteja parando direitinho o carro.
Talvez eu coloque ela na 1.a reduzida quando parar num morro. :evil:
Outro problema que tenho é no interruptor do pedal do freio de estacionamento; não acende a (P) ou (!) algo assim. Achei que tinham arrancado, pois vi um fio azul cortado perto do pedal, mas hoje por alguma coincidência (soltei o freio com tudo, só puxando o liberador sem controlar a velocidade de retorno do pedal com o pé como costumo fazer -- a caminhonete de pai fazia um BLAM no pedal se vc só libera o pedal), a luzinha acendeu por um momento, comigo já movimentando depois de tirar o freio e deixar ele só leevemente pressionado; puxei o gatilho de liberar e a luz apagou. Depois disso quando apertei o freio de estacionamento de novo, não acendeu a luz. :(
ôpa! achei o danado! um pouquinho de WD e umas "petelecadas" (soltar o interruptor de uma vez deslizando o dedo dele), e agora ele está sensível como novo, acende que é uma beleza! :)
Eduardo Alemão
23/01/2015, 17:08
Meu freio de estacionamento não funciona. Ranger CS 2008. O cabo na parte que passa sob o carro está bem frouxo e, pasmém, tem um nó no meio..... O mecânico que levei disse que tá faltando um esquema de regulagem desse cabo. Seria o caso de trocar o cabo inteiro ?
deyvidlemes
28/01/2015, 15:20
minha ranger tem tipo uma mola atras do pedal, (acho que todas sao iguais) que e responsável por fazer com que o pedal volte para cima, minha mola estava quebrada, ai com uma chave de pito travei as catracas dessa mola, puxei a alavanca que libera o freio e puxei o pedal para cima, com isso o freio ficou alto, ai fiz um furo no pedal e coloquei um parafuso para que o pedal nao volte a baixar. o freio ficou top, para em qualquer lugar, firme mesmo
wagnermazur
22/04/2016, 22:33
Olá amigos. Estourou o cabo do freio de estacionamento da minha Ranger 98, a parte que estourou é justamente aquela que vai presa no pedal de acionamento, passa para a parte de baixo do carro e se une com o outro cabo que vai até as rodas traseiras.
Já comprei o cabo pela internet, porém estou com dúvidas sobre como substituir. No pedal, o terminal do cabo fica preso entre duas chapas de aço, como faço para retirar o pedaço do cabo rompido e instalar o novo? A regulagem do freio é auutomática?
Agradeço desde já!!
wagnermazur
24/04/2016, 18:00
Alguém já trocou esse cabo?
Antonio4x4
09/05/2017, 23:26
Tenho um Ranger XLT 4x4 2005 3.0, assim que o freio de mão é liberado, estando ela na marcha lenta, o motor apaga.
A impressão que dá é que o fato da luz do freio de mão desligar acaba por interferir em outro componente eletrônico que causa o corte do motor, pane intermitente.
gomese1000
02/08/2018, 14:10
Boa tarde pessoal. Acabei de trocar as lonas da minha Ranger 3.0 2011 e vou passar algumas informações que penso ser útil para alguém aqui. Apesar de não ter muito conhecimento de mecânica, vou procurar ser objetivo. Após a troca das lonas traseiras, o mecânico não conseguia regular o pedal, e não segurava na mínima rampa. Após voltar na oficina no dia seguinte, foi verificado que uma peça parecida com um "garfo" estava gasta e não"empurrava" as lonas até a "panela". A solução foi tipo "encher" de solda nas duas aberturas dessa peça e o problema foi resolvido. Agora o freio está "zerado", com uma regulagem simples e bem justa. Seguem fotos da peça e do local da solda. 560409
Olá a todos
O meu freio de mão arrebentou o cabo da roda traseira lado esquerdo, então ficou la no painel aceso que seria normal. Fiz a troca do cabo e no momento não segurava nada e a luz acesa no painel mesmo com ele solto.
Depois da regulagem ficou show, ele pisado a ranger não sai por nada, mas a luz no painel apagou e não acende mais,. Procurei o sensor e achei um parafuso/botão atrás do pedal e mesmo pressionando nada acende no painel indicando freio acionado, então... seria esse o sensor mesmo? (segue imagem)570280Foi a única coisa que vi ali que poderia fazer sentido, mas pressionei varias vzs e nada no painel. Então ...
Desde já agradeço
RicardoFLN
23/12/2019, 19:04
Olá a todos
O meu freio de mão arrebentou o cabo da roda traseira lado esquerdo, então ficou la no painel aceso que seria normal. Fiz a troca do cabo e no momento não segurava nada e a luz acesa no painel mesmo com ele solto.
Depois da regulagem ficou show, ele pisado a ranger não sai por nada, mas a luz no painel apagou e não acende mais,. Procurei o sensor e achei um parafuso/botão atrás do pedal e mesmo pressionando nada acende no painel indicando freio acionado, então... seria esse o sensor mesmo? (segue imagem)570280Foi a única coisa que vi ali que poderia fazer sentido, mas pressionei varias vzs e nada no painel. Então ...
Desde já agradeço
Sim, é esse aí da imagem o interruptor da luz do freio de "mão". Ele é realmente meio chato.
Sds.
Olá denovo
O local que ele fica é de terrivel acesso mesmo. É uma pecinha simples, um mero botão que é vendido a 200 conto no ML. Eu irei desmontar o painel de novo atrás do caminho do sensor de porta aberta e aproveitar ver que faço com esse do freio, se não resolver, deixo quieto.
Pode parecer desnecessário mas como fiquei 6 meses sem ele, perdi o habito de usar e agora ele esta agarrando firme, e o indicador no painel ajudaria nesses momentos.
Obrigado pelo esclarecimento e boas festas a todos
ruysneto
04/10/2022, 20:51
Tive um problema no pedal do ferio de estacionamento da minha ranger 11/12. A engrenagem roçou. Alguém poderia me indicar uma loja online de confiança pra comprar o pedal. De preferência uma que tivesse um preço melhor
Valeu
RicardoFLN
06/10/2022, 08:14
Esse é o tipo de peça que eu daria preferência a comprar uma original usada de ferro-velho, do que comprar uma paralela nova, que invariavelmente vai durar menos que uma original já com anos nas costas.
Sds.