Ver Versão Completa : Bobina do Gol MI
Rodrigo59
09/12/2006, 12:29
Ouvi dezer que essa bobina e boa!! se colocar no BF vai melhorar alguma coisa nas faiscas?? motor sem ignição eletronica!!
rafaelsouza
09/12/2006, 18:37
cara sem ignicao e problema esta bobina vai queimar um platinado atraz do outro
Carlos Alberto da Silva
09/12/2006, 21:24
e rotor tambem vai logo pro espaço
Rodrigo59
10/12/2006, 13:35
Tem uma que e de 3 polos ai tem que faze uma gambi ouvi dizer e que essa e que queima tudo tem uma que e de 2 polos que roda blzinha, sera que quema tudo?? bf ta no alcool li alguns topicos sobre economia de combustivel e tinha gente usando esa bobina pra melhorar a faisca no motor sem ignição!!
patoloco
10/12/2006, 16:46
:discordo: IIIIII MANINHO, SEM IGNICAO NAO DA NAO,VAI QUEIMAR TUDO!!!!!!!!!!INSTALA UMA ELETRONICA QUE AI VC VAI TER ECONOMIA.VALEU
Eu tenho bobima MI no BF só que tem igniçãO ELETRÔNICA....
Com ignição a faísca fica enorme....
Isso ai , tb tenho essa bobina , e um tiro de canhao msm rs , mas tem q ter ignição eletronica ... pqp ja tomei um shock dessa merda e vo te falar rs .....
É...o choque é bem forte!Já tomei vários....
lostensos
21/01/2007, 08:06
creio que essa bobina do gol Mi não funcione melhor que a bobina original (bosch) do motor de do opala 6 cc certo? ou é uma excessão? Alguma opção p/ melhorar a ignição eletronica de um motor de opala 6cc ou de um motor bf-161 com ignição eletronica tambem?
AE !!
Tive BF com e sem ignição...
A unica melhora que percebi, foi a de não ter mais q ficar regulando, lixando prlatinado...
Agora num 6cc de opala (com ignição), melhora MUITO...
[]'s meio opaleiro
Rodrigo59
21/01/2007, 18:55
Pagani vc usava a bobina do gol MI com platinado??
lostensos
21/01/2007, 19:22
AE !!
Tive BF com e sem ignição...
A unica melhora que percebi, foi a de não ter mais q ficar regulando, lixando prlatinado...
Agora num 6cc de opala (com ignição), melhora MUITO...
[]'s meio opaleiro
Pagani, agora to curioso, o que melhora no 6cc de opala
com essa bobina? é como se fosse uma bobina da marca MSD "tabajara" ?
Quais os ganhos? já viu pessoalmente?
Grato
essa bobina parece uma caixinha preta , eh usada nos santanas tb . acho q todos os carros da volks, melhora mto , mas tem q ter ignição eletronica , a faisca dela e uma porrada ! sao 40 mil volts contra 27 mil volts das bobinas originais do cj .
Esse assunto é largamente discutido no forum dos opalas, seção elétrica
http://opala.com/forum/viewforum.php?f=11&sid=9d9fc131746d141c002c110683f9f647
Pagani vc usava a bobina do gol MI com platinado??
Não com platinado, com ignicao eletronica...
a melhora com o motor do opala eh bem significativa...
Tudo esta descrito aki como sugerido pelo amigo Cursino
http://www.amigosdoopala.com.br/forum/index.php?topic=8936.0
[]'s qse opaleiros
lucciano amaral
22/01/2007, 19:13
Galera eu uso motor de opala 4cc com a bobina tradicional ou original do cj, o que mudaria se eu colocar essa bobina do gol mi? seria notavel essa diferença? valeu
Carlos Alberto da Silva
23/01/2007, 06:56
Ola uso esta bobina no meu cj motor ohc com certesa houve uma melhora na queima, senti ate uma melhora em baixa rotaçao,
Eu uso a bobina do GOL MI ( A DE 3 PINOS ) a mais de 2 anos em meu motor Hurricam 4cil 1954, com ABERTURA DO ELETRODO DA VELA P/ 2mm. NUNCA tive problema nenhum de queima de modulo, rotor e nem de vela, uso o modulo bosch na ignição eletronica e distribuidor opala adaptado. Da p/ sentir a diferença quando vc faz estas alteraçoes.
Tentei adaptar esta bobina em meu dodge com motor v8, mas o motor nao aceitou esta bobina, acredito que por causa da forma construtiva do distribuidor. neste motor estou usando atualmente a bobina accel super coil.
++++++ P/ JEEP EU RECOMENDO E APROVO A BOBINA DO GOL MI ++++++
edwint, abertura de 2 ???????? ne muito n ? uso no meu 7 . ja usei 1 mm , mas 2 , nunca tentei ...
Foi o que me disseram, a um tempo atras, inclusivel que teria problema c/ modulo , mas ja se fazem mais de 2 anos e nenhum problema, se vc tiver alguma dúvida coloque aí uns 1,5 mm .
acabei de medir, esta com exatos 1,7 mm entre os eletrodos.
vou experimentar , mas como uso gnv no carro fica na duvida , uns dizem q no gnv eh melhor mais fechado outros mais aberto . mas vamo esperimentar pra ver hehehe
Carlos Alberto da Silva
23/01/2007, 11:58
Ola o que proporciona com esta abertura das velas
Ola o que proporciona com esta abertura das velas
um arco eletrico maior, uma faisca maior o que melhora a queima da mistura, justamente o que os conjuntos de alta performance oferecem.
OBS> se vc for comprar, preste atenção existem dois modelos, a original e paralelo, procure comprar uma original.
Carlos Alberto da Silva
23/01/2007, 18:15
ola, ja tenho esta bobina no meu jeep e uso o msd
Sergio Rocha
24/01/2007, 20:59
Instalei essa bobina, motor opala 4 cil ig eletronica , meu contagiros parou de funcionar.Alguem teve ese problema ?
[]´:pensativo:
sergio , seu conta giros , devia ser ligado na outra bobina , verifica o fio se ta ligado certo , vc deve ter q ligar ele de novo . hehehe , e ai , melhorou ? viu pra mim as bobinas do palio ? da uma chorada la , 50 as 2 hehehe . abração , segunda to de volta .
Sergio Rocha
25/01/2007, 17:28
sergio , seu conta giros , devia ser ligado na outra bobina , verifica o fio se ta ligado certo , vc deve ter q ligar ele de novo . hehehe , e ai , melhorou ? viu pra mim as bobinas do palio ? da uma chorada la , 50 as 2 hehehe . abração , segunda to de volta .
Já resolvi o problema.A anta aki tinha desconectado um fio do conta giros.:parede:
Não fui no fv. Quando vc voltar falamos.
[]´
hahahaha , q bom q resolveu , trankilo ! abrax
Desculpe mudar de assunto,mas esses conta-giros ligados na bobina funcionam realmente?Acho um instrumento muito importante para saber do comportamento do motor.
Grato
Sergio Rocha
26/01/2007, 17:29
Desculpe mudar de assunto,mas esses conta-giros ligados na bobina funcionam realmente?Acho um instrumento muito importante para saber do comportamento do motor.
Grato
Meu amigo
Eu só conheço 2 tipos de ligação pra conta giros.O que liga na bobina, e o que liga no alternador( normalmente usado nos motores diesel).
Tem alguma outra maneira ?Nos carros mais modernos aonde é ligado ?
[]´
POis eh , so conheço esses dois meios , acho q n existe outro meio desde q bem ligado eh q n seja um contagios vagabundo eh mto preciso sim .
lucciano amaral
02/04/2007, 12:52
Amigos comprei uma bobina do gol mi, a de 3 pinos com a numeração 3 2 1. Agora vem a duvida. Quando fui instalar no meu jeep deparei-me com apenas dois fios ligados na bobina original, e agora quais dos 3 fios devo usar? uso motor de opala 4cc com ignição eletronica. ME AJUDEM.
Sergio Rocha
02/04/2007, 13:39
esses dois fios da antiga bobina um vai no positivo e o outro no negativo.
Veja na bobina velha quem é quem.
Observe muito bem a sua bobina que tem acima dos pinas os sinais de mais e menos.
[]'
Observe muito bem a sua bobina que tem acima dos pinas os sinais de mais e menos.
[]'
Mas e que se faz com o trceiro fio?
Essa bobina tem três entradas.
A bobina tem que ser a que só tem dois:positivo e negativo!
Abraço
lucciano amaral
02/04/2007, 15:11
[]'
Sergio minha bobina do gol mi tem tres pinos 321 a aintiga tem dois positivo e negativo, ainda nao entendi como ligar o positivo e negativo na bobina do gol, pois nao esta escrito quem é quem na bobina doi gol. me ajuda ai.
Sergio minha bobina do gol mi tem tres pinos 321 a aintiga tem dois positivo e negativo, ainda nao entendi como ligar o positivo e negativo na bobina do gol, pois nao esta escrito quem é quem na bobina doi gol. me ajuda ai.
esta enganado a bobina do gol MI, é de somente 2 polos, essa sua deve ser do gol mais moderno...
Sergio Rocha
02/04/2007, 19:41
As que tem 3 pinos são pro tal sensor hall ou algo que o valha.:mrgreen:
A minha bobina de gol tem marcado os sinais + e - .
ficam bem acima dos pinos. Olhe com bastante atenção.
Vou perguntar e ver se descubro.
[]'
O terceiro fio não seria "massa":shock:
Esse "massa" seria ligado na lataria, como forma de aterramento.
Abraços.
Kim.
lucciano amaral
03/04/2007, 08:00
O terceiro fio não seria "massa":shock:
Esse "massa" seria ligado na lataria, como forma de aterramento.
Abraços.
Kim.
VC saberia me informa qual seria o positivo e negativo nessa bobina de tres pinos?
Lucas Nassif
12/03/2009, 16:06
Pessoal, deem uma ajudinha aí!!
Li nas páginas anteriores que tem algumas pessoas usando a bobina do gol MI no BF161. Pois bem, me interessei no assunto e comprei uma, de 2 pinos.
Coloquei ela no Jeep, e como tinha lido em outro fórum que TERIA QUE TIRAR O RESISTOR da bobina original, instalei a do MI sem resistor nenhum.
O motor funfou até esquentar por volta dos 80 graus, depois começou a falhar um cilindro de cada vez até morrer. A bobina e o módulo da ignição BOSCH esquentaram muito, principalmente o módulo.
Aí eu voltei a bobina original, juntamente com o resistor.
Mas como vi aqui no fórum que dá pra usar no BF, parece que eu fiz cagada ao instalar.
Algum expert em elétrica poderia me explicar como fazer???
Será que tenho que instalar essa bobina COM o resistor???
OBS.: não sei se influencia, mas uso velas com 0,75mm de abertura nos eletrodos.
Abrsss,
T+
Pessoal, deem uma ajudinha aí!!
Li nas páginas anteriores que tem algumas pessoas usando a bobina do gol MI no BF161. Pois bem, me interessei no assunto e comprei uma, de 2 pinos.
Coloquei ela no Jeep, e como tinha lido em outro fórum que TERIA QUE TIRAR O RESISTOR da bobina original, instalei a do MI sem resistor nenhum.
O motor funfou até esquentar por volta dos 80 graus, depois começou a falhar um cilindro de cada vez até morrer. A bobina e o módulo da ignição BOSCH esquentaram muito, principalmente o módulo.
Aí eu voltei a bobina original, juntamente com o resistor.
Mas como vi aqui no fórum que dá pra usar no BF, parece que eu fiz cagada ao instalar.
Algum expert em elétrica poderia me explicar como fazer???
Será que tenho que instalar essa bobina COM o resistor???
OBS.: não sei se influencia, mas uso velas com 0,75mm de abertura nos eletrodos.
Abrsss,
T+
se vc estiver usando o distribuidor original com platinado, danou-se, vc vai ter que colocar a resistencia p/ nao torrar o platinado. Resumindo, se vc usar a resistencia, vai baixar a voltagem e nao vai adiantar usar a bobina do gol mi.
a vantagem da bobina do gol mi, é p/ quem usa distribuidor eletronico afim de ter uma faisca mais forte. e assim propiciar uma melhor queima do combustivel. (é o meu raciocinio)
no meu caso eu ate, almentei o espaço do eletrodo da vela, criando assim um arco/faisca maior.
Lucas Nassif
12/03/2009, 18:15
se vc estiver usando o distribuidor original com platinado, danou-se, vc vai ter que colocar a resistencia p/ nao torrar o platinado. Resumindo, se vc usar a resistencia, vai baixar a voltagem e nao vai adiantar usar a bobina do gol mi.
a vantagem da bobina do gol mi, é p/ quem usa distribuidor eletronico afim de ter uma faisca mais forte. e assim propiciar uma melhor queima do combustivel. (é o meu raciocinio)
no meu caso eu ate, almentei o espaço do eletrodo da vela, criando assim um arco/faisca maior.
Edwint, o meu tem ignição eletrÔnica!!
Agora a pouco instalei novamente a bobina do Gol MI, na gambiarra mesmo!! E pus com o resistor de 1,5 ohms.
Resultado:
Não fui à rua, mas fiquei umas meia hora com ele ligado e andando com ele aqui pelo quintal mesmo, o motor chegou a 90 graus e o bixinho nada de falhar.
O módulo e a bobina ficaram a uma temperatura de 50 graus, medidos por um termopar de alicate amperímetro. Dava pra por a mão, mas tava um pouquinho quente. Mas mesmo assim não falhou.
Ainda estou com as velas reguladas em 0,75mm. Se perceber que a bobina vai funfar direito, aumento pra 1 a 1,5mm depois.
No fim de semana vou à rua pra testar direito, e já vou levando tudo que é necessário pra trocar a bobina novamente, caso ele me deixe na mão!!
T+
Julio Rebello
12/03/2009, 22:33
POis eh , so conheço esses dois meios , acho q n existe outro meio desde q bem ligado eh q n seja um contagios vagabundo eh mto preciso sim .
Temos os antigos que são mecânicos, mas isso é no tempo do ronca.
Julio Rebello
12/03/2009, 23:02
Agora a pouco instalei novamente a bobina do Gol MI, na gambiarra mesmo!! E pus com o resistor de 1,5 ohms.
Resultado:
Não fui à rua, mas fiquei umas meia hora com ele ligado e andando com ele aqui pelo quintal mesmo, o motor chegou a 90 graus e o bixinho nada de falhar.
O módulo e a bobina ficaram a uma temperatura de 50 graus, medidos por um termopar de alicate amperímetro. Dava pra por a mão, mas tava um pouquinho quente. Mas mesmo assim não falhou.
Ainda estou com as velas reguladas em 0,75mm. Se perceber que a bobina vai funfar direito, aumento pra 1 a 1,5mm depois.
No fim de semana vou à rua pra testar direito, e já vou levando tudo que é necessário pra trocar a bobina novamente, caso ele me deixe na mão!!
T+
Nas bobinas asfálticas o ideal era trabalhar com no máx. 4amp na alimentação delas, mas no caso das Plásticas o que verifiquei no meu gol é que a corrente é de aprox. 2,5 e a tensão gira em torno dos 12Vdc.
Acredito que o caso seja do módulo que vc está utilizando, pois a tensão é inversamente proporcional a corrente.
Quando vc coloca o resistor, vc apenas eleva a corrente e reduz a tensão de alimentação.
Pode medir a tensão nos bornes da bobina que vc irá constatar.
quando vc trabalha com os 12v direto na bobina, ela começa a aquecer até o limite de sua isolação interna e aí a corrente olta a subir praka e causar o problema de perda de potencia no centelhamento.
Quanto à abertura das velas, se vc as abrir em demasia, a resistencia trna-se maior do que a potencia da centelha possa omper e vai esquentar a bobina tb.
Lembre-se, que a bobina tem sua tensão MÁXIMA de 40kV, mas a tensão de trabalho das plásticas gira em torno dos 18-20KVolts.
SDS4X4,
Julio CJ
8-)
Sds4x4,
Julio CJ
Lucas Nassif
12/03/2009, 23:25
Nas bobinas asfálticas o ideal era trabalhar com no máx. 4amp na alimentação delas, mas no caso das Plásticas o que verifiquei no meu gol é que a corrente é de aprox. 2,5 e a tensão gira em torno dos 12Vdc.
Acredito que o caso seja do módulo que vc está utilizando, pois a tensão é inversamente proporcional a corrente.
Quando vc coloca o resistor, vc apenas eleva a corrente e reduz a tensão de alimentação.
Pode medir a tensão nos bornes da bobina que vc irá constatar.
quando vc trabalha com os 12v direto na bobina, ela começa a aquecer até o limite de sua isolação interna e aí a corrente olta a subir praka e causar o problema de perda de potencia no centelhamento.
Quanto à abertura das velas, se vc as abrir em demasia, a resistencia trna-se maior do que a potencia da centelha possa omper e vai esquentar a bobina tb.
Lembre-se, que a bobina tem sua tensão MÁXIMA de 40kV, mas a tensão de trabalho das plásticas gira em torno dos 18-20KVolts.
SDS4X4,
Julio CJ
8-)
Sds4x4,
Julio CJ
Então, antes liguei tudo sem resistor, como li em outros fóruns..porém quase torrei o módulo!!
Aí vi gente usando com resistor, e resolvi experimentar, e parece tá dando certo.
A centelha tá bem forte,ao que parece, já que a mesma pula de uma distancia aproximada de 1,5cm!!! :o
Sobre o gap das velas, qual a distancia que é o ideal deixar? Atualmente estou com 0,75. Será que rola uns 1 a 1,2mm?? Ou é muito?
T+
Então, antes liguei tudo sem resistor, como li em outros fóruns..porém quase torrei o módulo!!
Mês que vem o post abaixo completará dois anos:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=378403&postcount=40
Aí vi gente usando com resistor, e resolvi experimentar, e parece tá dando certo.
Funcionar é uma coisa, funcionar BEM é outra.
A centelha tá bem forte,ao que parece, já que a mesma pula de uma distancia aproximada de 1,5cm!!!
1,5cm equivale a aproximadamente 15.000V, tensão que qualquer bobina meia-boca - que só serve em ignição para platinado - consegue gerar.
Resumo da história, bobina plástica (qualquer uma) foi feita para trabalhar com tempo de carga FIXO, coisa que só existe em sistema de ignição computadorizado.
Instalar bobina plástica em sistema convencional, seja por platinado, sensor Hall ou indutivo, é certeza de encrenca, mal funcionamento ou dinheiro jogado no lixo, porque em sistema convencional o tempo de carga é VARIÁVEL e neste caso só existe GARANTIA de bom funcionamento quando se faz uso de bobina asfáltica.
Fazer uso de resistor ballast em série com a Mi realmente evita a queima do módulo ou da bobina, mas em compensação a eficiência da bobina vai pro saco, a faísca é raquítica e existe grande chances de queimar o resistor.
Dúvidas? Funcione o motor por meia hora e tente colocar a mão no resistor.
De resto, se a teoria explica mas ninguém dá bola, então façam o teste são tomé, fazendo uso da seguinte referência:
-Temperatura:
Fiação NÃO PODE esquentar.
Módulo, bobina e resistor só devem esquentar de forma moderada.
-Tensão: cada cm de "pulo" equivale a 10.000V, logo quanto maior o "pulo" maior a tensão.
-Energia liberada: pode ser observada através da cor da faísca, em TODA a sua extensão.
Vermelho é lixo.
Amarelo é meia-boca.
Azul é o ideal, e se tender para o branco (azul claro) melhor ainda.
E não adianta fazer o teste soltando uma ou outra faísca, porque nesta situação qualquer sisteminha meia-boca mostra resultado. O teste tem que ser feito com o motor em alta rotação (menor tempo de carga da bobina) que é aí que a grande maioria dos sistemas de ignição abrem a boca, justamente quando o motor mais precisa da ignição. :concordo:
.:
Instalar bobina plástica em sistema convencional, seja por platinado, sensor Hall ou indutivo, é certeza de encrenca, mal funcionamento ou dinheiro jogado no lixo, porque em sistema convencional o tempo de carga é VARIÁVEL e neste caso só existe GARANTIA de bom funcionamento quando se faz uso de bobina asfáltica.
.:
Sukys
desculpa a minha completa ignorância... mas qual bobina asfáltica decente (li seu topico e entendi só agora....)
Mas em tmepo, possuia um voyage 94 e substitui a bobina dele asfaltica por uma de gol MI sem absolutamente nenhuma alteração...
porque funcionou certo? (em teoria as bobinas de MI só funcionariam se tiver um modulo CDI ou algo parecido?)
desculpa, estou tentnado aprender um pouco e as perguntas que podem parecer muito bestas
Julio Rebello
13/03/2009, 00:38
Eu uso a bobina do GOL MI ( A DE 3 PINOS ) a mais de 2 anos em meu motor Hurricam 4cil 1954, com ABERTURA DO ELETRODO DA VELA P/ 2mm. NUNCA tive problema nenhum de queima de modulo, rotor e nem de vela, uso o modulo bosch na ignição eletronica e distribuidor opala adaptado. Da p/ sentir a diferença quando vc faz estas alteraçoes.
Tentei adaptar esta bobina em meu dodge com motor v8, mas o motor nao aceitou esta bobina, acredito que por causa da forma construtiva do distribuidor. neste motor estou usando atualmente a bobina accel super coil.
++++++ P/ JEEP EU RECOMENDO E APROVO A BOBINA DO GOL MI ++++++
Vc poderia me passar a ligação dos pinos dessa bobina? eu estou com ela mas até agora não conseguí uma definição sobre a forma correta de ligar os pinos 1, 2 e 3.
Sds4x4,
Julio CJ :concordo:
Sukys... mas qual bobina asfáltica decente (li seu topico e entendi só agora....)
Como tudo na vida, as melhores são as de qualidade, Bosch, por exemplo, ou então importadas, mas fazendo uso do mesmo critério da qualidade.
Mas em tmepo, possuia um voyage 94 e substitui a bobina dele asfaltica por uma de gol MI sem absolutamente nenhuma alteração...porque funcionou certo?
Motor funciona com gasolina batizada? Funciona!
Funciona bem? Evidente que não!
É possível perceber que não funciona bem? Se fosse possível não existiria mais essa história de gasolina batizada, porque os próprios usuários passariam reto em posto que vende lixo.
Entendeu a analogia?
(em teoria as bobinas de MI só funcionariam se tiver um modulo CDI ou algo parecido?)
Repetindo, bobina plástica só funciona DE FORMA ADEQUADA em sistema indutivo computadorizado, onde o tempo de carga da bobina é fixo.
Sistemas convencionais, também indutivos, trabalham com variação do tempo de carga (dwell time, já deve ter ouvido falar nisso).
CDI é outra história. Não confunda sistema indutivo (o que tem por aí) com sistema capacitivo (CDI).
Junto a cdi pode-se fazer uso das duas gerações de bobina, asfálticas ou plásticas, mas aí tem que se tomar cuidado com outros detalhes, como a capacidade de isolação, por exemplo, e neste quesito a Mi deixa muito a desejar, e até isso tem explicação: a maioria das bobinas plásticas foram projetadas para um uso muito exclusivo, e por uma questão de economia de escala funcionam "no talo", sem margem de tolerância para temperatura de funcionamento ou capacidade de isolação. Excedeu uma das duas e tchau bobina.
Ou você pensa que hoje em dia tem trocentos tipos de bobinas plásticas porque o pessoal da Bosch ou da Marelli não tem o que fazer? :mrgreen:
.:
Resultado:
T+
lucas, aconteceu comigo, a primeira vez que comprei uma bobina destas, foi p/ ser usada num dodge charger comprei nova, mas infelismente nao me atentei a marca, era uma paralela, nao me lembro a marca neste momento, aconteceu exatamente como com vc, a segunda eu comprei original num ferro velho, desta vez funcionou belezinha, toma cuidado p/ nao ficar na rua...
no meu raciocinio, se vc usar a resistencia vai baixar a tensao da bobina e é justamente a alta voltagem desta bobina é que nos atrai, no meu jeep, eu uso sem, ja a uns 2 anos, e nunca tive problema com ela.
Lucas Nassif
13/03/2009, 13:05
lucas, aconteceu comigo, a primeira vez que comprei uma bobina destas, foi p/ ser usada num dodge charger comprei nova, mas infelismente nao me atentei a marca, era uma paralela, nao me lembro a marca neste momento, aconteceu exatamente como com vc, a segunda eu comprei original num ferro velho, desta vez funcionou belezinha, toma cuidado p/ nao ficar na rua...
no meu raciocinio, se vc usar a resistencia vai baixar a tensao da bobina e é justamente a alta voltagem desta bobina é que nos atrai, no meu jeep, eu uso sem, ja a uns 2 anos, e nunca tive problema com ela.
A minha é da Bosch, não arrisquei comprar paralelo.
Vou testar no FDS, e a instalação aqui no jeep está de um jeito que se o motor parar, com 2 minutos tá tudo original de novo.
Sobre o resistor, realmente, ele abaixa a tensão de saída. Porém, antes ter uma tensão de saída mais baixa (porém maior do que a bobina antiga) do que ter uma mega tensão por alguns minutos e depois um módulo e bobina torrados...:lol:
T+
Dae Galera!!! Peço desculpa a alguns se estou chovendo no molhado, pois não li todas as resposta!!
Mas uso a mais de 4 anos em meu jeep a bobina do gol MI, sendo que num motor opala 4cc com ignição eletronica (também do Gol), e só tive problema 1 vez pois comprei a bobina usada, dae ela pifou ( só a bobina ) depois coloquei uma nova e nunca mais deu problema!
rodrigo vasconcelos
13/03/2009, 17:37
se vc for colocar a bobina do Gol MI não esqueça de colocar uma resistencia universal R$ 15,00, no fio que alimenta a bobina. pois tive 02 bobinas que deram problemas por falta da resistencia. blz!
Lucas Nassif
14/03/2009, 19:39
Ae, andei hoje com ele na rua.
Andei por uns 30 minutos, o motor chegou nos 95 graus, e peguei varias subidas bacanas pra testar a bobina.
Fui todo preparado pra trocar de bobina no meio da rua :-D, inclusive levei a camera pra registrar:mrgreen:, mas num deu nada, funfou tudo nos conformes. A bobina e o modulo ficaram na mesma temperatura daquele dia que ficou um bom tempo ligado aqui em casa. Nao aqueceu mais do que aquele dia.
Mesmo quando desliga o motor, depois ele pega beleza!
Acho que ficou bom.
PS: a bobina velha vai continuar no lugar dela, por tempo indeterminado!! Depois essa do MI me deixa na mão logo quando preciso mais dela!!! :odedo:
PS2 (e não é Playstation 2 nao :mrgreen: ) : Aumentei o gap das velas para 1mm!!
se vc for colocar a bobina do Gol MI não esqueça de colocar uma resistencia universal R$ 15,00, no fio que alimenta a bobina. pois tive 02 bobinas que deram problemas por falta da resistencia. blz!
Esqueci de falar...
NUNCA usei resistência junto com a bobina no gol MI.... e nunca deu problema...
Lembrando... isso num opala 4cc...
Forte abraço!
lostensos
12/01/2011, 22:13
Colegas, eu coloquei uma bobina de gol MI no jipe, mas não desinstalei a bobina original, deixei a mesma do lado de backup.
A mesma foi instalado com chicote , plug de adaptador... bom, liguei, testei, funcionei varias vezes, por varios dias. ótimo. o moto ficou mais redondinho!
Porém um belo dia, deixei ligado por uns 30 minutos como de praxe na garagem e o mesmo parou e desde então começou o martirio...
O motor de arranque roda, a bateria ta nova, com carga..., mas fiz o teste da faisca com a bobina nova e a bobina velha... nao dá faisca! verifiquei os cabos, a tampa, o rotor... aparentemente ta tudo certo!
Liguei um multimetro nos polos das bobinas, mas não entendi e não sei se funciona assim, como ela é alimentada com 12 volts, não era para aparecer 12 volts la quando o arrranque ta rodando? ou alguma tensão? pois é... deu zerada! nada de tensão na entrada das bobinas... será que é o modulo? os fusiveis de vidro estao todos perfeitos..
borrifei gasolina na boca do carburador, como sempre fiz para ajudar a pegar quando ficava muito tempo sem ligar... sera que o carro ta afogado desde entao? ja se foi uma semana...
como posso testar uma bobina? sera que essa bobina do gol mi queimou algo?
alguma dica diferente?
Grato
Claudio Almeida Machado
13/01/2011, 00:23
Caro Los!
Um amigo meu colocou essa bobina no cj dele opala 4c, com modulo ignição Bosch e sem a tal da resistência e após o modulo parou de funcionar. HJ ele anda com a original...
Não sei se é o seu caso, mas acho pelo q vc descreveu tem grande chances de ser o modulo.
Verifique na bobina se não tem nenhuma trinca na superficie dela...
Abraço
Colegas, eu coloquei uma bobina de gol MI no jipe, mas não desinstalei a bobina original, deixei a mesma do lado de backup.
A mesma foi instalado com chicote , plug de adaptador... bom, liguei, testei, funcionei varias vezes, por varios dias. ótimo. o moto ficou mais redondinho!
Porém um belo dia, deixei ligado por uns 30 minutos como de praxe na garagem e o mesmo parou e desde então começou o martirio...
O motor de arranque roda, a bateria ta nova, com carga..., mas fiz o teste da faisca com a bobina nova e a bobina velha... nao dá faisca! verifiquei os cabos, a tampa, o rotor... aparentemente ta tudo certo!
Liguei um multimetro nos polos das bobinas, mas não entendi e não sei se funciona assim, como ela é alimentada com 12 volts, não era para aparecer 12 volts la quando o arrranque ta rodando? ou alguma tensão? pois é... deu zerada! nada de tensão na entrada das bobinas... será que é o modulo? os fusiveis de vidro estao todos perfeitos..
borrifei gasolina na boca do carburador, como sempre fiz para ajudar a pegar quando ficava muito tempo sem ligar... sera que o carro ta afogado desde entao? ja se foi uma semana...
como posso testar uma bobina? sera que essa bobina do gol mi queimou algo?
alguma dica diferente?
Grato
Bom dia prezado ! eu li em algum lugar, não lembro onde, que as bobinas plásticas utilizadas em injeção eletrônica, possuem uma baixa resistência para permitir a formação de alta tensão mais rapidamente, a centralina ou módulo de ignição é própria para trabalhar com essas bobinas, aplicam tensão total ( 12Vcc ) e depois reduzem essa tensão de forma a diminuir a corrente e por fim cortam a corrente para finalmente produzir a centelha, o módulo de ignição convencional não faz isso, talvez o problema esteja nisso e tenha queimado alguma coisa . . . boa sorte !
Em tempo : Dê uma olhada : http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=378403&postcount=40
Lucas Nassif
13/01/2011, 09:14
Deve ter queimado o módulo. Aconteceu comigo, pois esses módulos que acompanham kits de ign eletronica são recondicionados e não aguentam bobina forte. Depois que coloquei um módulo Bosch (usado, que saiu no Opala 6cil), o carro virou outro!
hurry-gurits
13/01/2011, 10:52
Galera, minha VTR é especialista em fritar bobina, nestes ultimos 5 anos já troquei umas 4 ou 5 todas originais da própria bosh, não consigo achar o problema, o modulo já foi testado e não está com problemas.
Detalhe toda a eletrica da vtr esta refeita com fios dimensionados, e ligados corretamente, já fiquei na estrada depois de andar 2 horas e meia com todos os farois ligados, dei um farol alto e simplesmente o carro apagou, a bobina estava torrada, A ultima das bobinas começou vazar que nem pilha depois que deixei o motor trabalhando meia hora, desliguei o motor e deixei o contato virado, estava instalando algumas coisas na tranqueira e achei pelo barulho que era do radiador que estava com a tampa de pressão vazando, estava borbulhando ... que nada era a bobina. Só sei que ando sempre com 2 bobinas reserva...
Galera, minha VTR é especialista em fritar bobina, nestes ultimos 5 anos já troquei umas 4 ou 5 todas originais da própria bosh, não consigo achar o problema, o modulo já foi testado e não está com problemas.
Detalhe toda a eletrica da vtr esta refeita com fios dimensionados, e ligados corretamente, já fiquei na estrada depois de andar 2 horas e meia com todos os farois ligados, dei um farol alto e simplesmente o carro apagou, a bobina estava torrada, A ultima das bobinas começou vazar que nem pilha depois que deixei o motor trabalhando meia hora, desliguei o motor e deixei o contato virado, estava instalando algumas coisas na tranqueira e achei pelo barulho que era do radiador que estava com a tampa de pressão vazando, estava borbulhando ... que nada era a bobina. Só sei que ando sempre com 2 bobinas reserva...
Bom dia prezado ! mesmo a ignição eletrônica precisa de um resistor em série com a bobina, esse resistor reduz a corrente de cerca de 8A para 4A sem comprometer muito a geração de alta tensão, para saber se o seu sistema está ou não com o resistor instalado é só medir a tensão na bobina, com a chave ligada mas o motor desligado, 12Vcc = sem resitor, 8Vcc = com resistor, boa sorte e um abraço !
Fabiano Willys CJ5 1959
13/01/2011, 11:51
Caro hurry-gurits.
Como o Jacimar comentou, é necessario utilizar a resistência para que não aconteça isto com a bobina. Justamente a bobina de alta potência da bosch referencia XYZ (?), deixa claro esta necessidade na embalagem.
Outro detalhe, as caixas de ignição bosch TLD-Z de 6 pinos, não cortam a corrente após alguns segundos depois de ter girado a chave na 1ª posição antes da partida. Isto danifica a bobina da mesma forma, se não tiver a tal da resistencia.
Abraço,
victor massinha
13/01/2011, 11:53
A unica vez que minha bobina do MI derreteu foi porque esqueci a chave virada por muito tempo acidentalmente e o motor estava desligado.
Mas agora esse seu problema está com cara de ser alternador. Você já checou isso?
lukinhas.killer
13/01/2011, 12:40
voces ja deram uma olhada aqui galera!
http://www.flaviocursos.com.br/dicas/Esquema%20de%20liga%E7%E3o%20do%20platinado%20tran sformado%20para%20controle%20eletr%F4nico.pdf
la tem dois esquemas! um usando modulo TFI do logus/santana/gol, e um que usa a bobina "mi" do golf que e de 3 pinos! portanto o modulo ja vem nela, assim o platinado tbm dura mais como na eletronica normal!
[]s
hurry-gurits
14/01/2011, 17:45
Mas agora esse seu problema está com cara de ser alternador. Você já checou isso?
Victor, já levei para teste o alternador, em 2 locais de confiança, um por duvida mesmo e outro ja que a vtr tava parada ali mesmo pedi pra checarem, ele ta redondo.
Jacimar e fabiano, acredito que o meu não tenha o resistor, pois como já comentado, sempre tenho problemas relacionados a bobina, onde encontro e com qual nome, voces tem alguma especificação?
Victor, já levei para teste o alternador, em 2 locais de confiança, um por duvida mesmo e outro ja que a vtr tava parada ali mesmo pedi pra checarem, ele ta redondo.
Jacimar e fabiano, acredito que o meu não tenha o resistor, pois como já comentado, sempre tenho problemas relacionados a bobina, onde encontro e com qual nome, voces tem alguma especificação?
Bom dia prezado ! em qualquer loja de elétrica de automóveis você encontra, é só pedir um resistor para bobina, o eletricista vai saber do que se trata, dê uma olhada no site da "rainhadassete" lá tem inclusive foto, boa sorte . . .
Em tempo : É bom você conferir se realmente a tensão na bobina é 12Vcc, pois em alguns circuitos o resistor é substitído por um fio resistivo, se for asssim, você vai procurar o resistor mas não vai localizar . . .
lostensos
20/01/2011, 22:02
Pessoal eu conectei o multimero nos polos positivo e negativo que vem PARA a bobina e tem 12 volts, quando eu giro a chave para acender o painel... ou seja é os pinos 4 (positivo) e 6 (negativo) do módulo que esta vindo para a bobina... ae eu com coloquei os dois conectores de volta na bobina com as pontas do multimetro acoplada, e a voltagem cai para zero volts... eu tenho tensao vindo para a bobina, mas se o conector estiver acoplado na mesma zera tudo! ta certo isso? pelo que eu estou vendo parece que não tem pre-resistor né... (ou pode ter e estou testando errado?) mas idendepente disso se nao tiver o pre-resistor, como eu posso testar o módulo ou esse circuito para ir isolando os problemas?
o resumo é que não gera faisca da bobina... tenho 3 asfalticas para testar, da vermelha, sendo 2 marflex e uma bosch e 1 de gol mi... tava tudo funcionando perfeito ae o carro parou e não pega mais... só dá o arranque, bateria boa, tenho um conta giros digital que contava os pulsos do cabo que vem da bobina para o rotor e dava o valor em rpm... agora o bixo só dá zero rpm... tem algum jeito de eu provocar a faisca manualmente ligando algo direto na bobina?
grato
Julio Rebello
20/01/2011, 23:54
Pessoal eu conectei o multimero nos polos positivo e negativo que vem PARA a bobina e tem 12 volts, quando eu giro a chave para acender o painel... ou seja é os pinos 4 (positivo) e 6 (negativo) do módulo que esta vindo para a bobina... ae eu com coloquei os dois conectores de volta na bobina com as pontas do multimetro acoplada, e a voltagem cai para zero volts... eu tenho tensao vindo para a bobina, mas se o conector estiver acoplado na mesma zera tudo! ta certo isso? pelo que eu estou vendo parece que não tem pre-resistor né... (ou pode ter e estou testando errado?) mas idendepente disso se nao tiver o pre-resistor, como eu posso testar o módulo ou esse circuito para ir isolando os problemas?
o resumo é que não gera faisca da bobina... tenho 3 asfalticas para testar, da vermelha, sendo 2 marflex e uma bosch e 1 de gol mi... tava tudo funcionando perfeito ae o carro parou e não pega mais... só dá o arranque, bateria boa, tenho um conta giros digital que contava os pulsos do cabo que vem da bobina para o rotor e dava o valor em rpm... agora o bixo só dá zero rpm... tem algum jeito de eu provocar a faisca manualmente ligando algo direto na bobina?
grato
Ligue os fios + e - da bobina, coloque o cao no secundário com uma vela na ponta e encostada na carcaça do motor.
Pegue uma das pontas dos fios que vc ligou na bobina e conecte direto na bateria;
o outro vc vai enconstar e logo em seguida retirar do orne da bateria. Neste momento deverá soltar uma faísca ou a bobina foi pro saco.
grato
Bom dia de novo !
Bom dia prezado ! pelo sintoma seu módulo "sifu" :parede: com o motor parado deveria apresentar 8 - 9Vcc ( com resistor ) ou 12Vcc ( sem resistor ) e durante o funcionamento do motor pulsar entre esses valores e 0 Volts, pelo jeito o transistor do módulo está em curto, seria como o platinado "colado", acredito que a solução é colocar o resistor e trocar o módulo ou então fazer como eu, não instalei o resistor ainda, uso uma bobina para platinado, funciona normalmente só não aproveita o potencial todo da ignição eletrônica, boa sorte !
lostensos
23/01/2011, 22:32
boa noite, venho reportar aqui que consertei o problema, era o módulo mesmo... mas agora liguei na bobina vermelha antiga mesma... agora fiquei na duvida...
Eu tinha verificado de uma maneira, que parecia dar os 12 volt´s para a bobina, mas depois fiz o teste de novo e tinha só 7,9 volts, ou seja, tem resistor sim, aparentemente... sera que o resistor tava louco... pois bem vou observar...
o que pode ter acontecido para pifar o modulo? a bobina do gol mi pode ter influenciado ou coincidencia?
Obs.: A bobina do gol mi ainda esta la... desativada...
valeu as dicas pessoal!
Lucas Nassif
23/01/2011, 23:03
Módulo recondicionado não aguenta a bobina do Gol MI.
lostensos
23/01/2011, 23:08
hummmm
agora tenho um zero bala da marca gauss.... sera que aguenta? alguem aqui tem esse modulo?
rs
lostensos
23/01/2011, 23:10
ah esqueci de dizer, o módulo que queimou funcionou por 10 anos no meu jipe... ele nao tem uma marca/fabricante na carcaça nao... vou testar a nova bobina entao com o módulo novo..
boa noite, venho reportar aqui que consertei o problema, era o módulo mesmo... mas agora liguei na bobina vermelha antiga mesma... agora fiquei na duvida...
Eu tinha verificado de uma maneira, que parecia dar os 12 volt´s para a bobina, mas depois fiz o teste de novo e tinha só 7,9 volts, ou seja, tem resistor sim, aparentemente... sera que o resistor tava louco... pois bem vou observar...
o que pode ter acontecido para pifar o modulo? a bobina do gol mi pode ter influenciado ou coincidencia?
Obs.: A bobina do gol mi ainda esta la... desativada...
valeu as dicas pessoal!
Bom dia prezado ! o que aconteceu foi o seguinte : só existe queda de tensão no resistor se houver circulação de corrente, como você havia desconectado os cabos que vão do módulo até a bobina não havia circulação de corrente, por isso você encontrou os 12Vcc, quando trocou o módulo por um bom e mediu novamente, encontrou a tensão de cerca de 8Vcc porque estava circulando corrente e o resistor ( ou fio resistivo ) provocou essa queda, lembre-se que o módulo funciona da mesma forma que o platinado, ou seja, fica a maior parte do tempo "fechado" e quando recebe o pulso do distribuidor ele "abre" provocando o surgimento da centelha, espero ter explicado e não complicado ! um abraço !
rafael ehlers
02/04/2015, 23:59
a minha duvida e justamente a resistencia usar ou nao dizem q queima o modulo
rafael ehlers
03/04/2015, 00:03
Eu tenho bobima MI no BF só que tem igniçãO ELETRÔNICA....
Com ignição a faísca fica enorme....
e vc usa o fio resistivo ou nao essa e minha duvida
e vc usa o fio resistivo ou nao essa e minha duvida
Eu uso do gol mi a mais de 5 anos e com fio comum.