PDA

Ver Versão Completa : Molas



Adalberto Veiga da Silva
09/04/2003, 07:51
Amigos

Tenho visto alguns Jeep com o eixo por baixo do feixe de molas, gostaria de saber como devo proceder esta mudança.

Pelos depoimentos o curso da suspensão aumenta melhorando os angulos de entrada e saida.

:arrow: Se houverem contra indicações também gostaria de saber!!

marco cruz
09/04/2003, 19:06
Dê uma olhada no tópico Extreme 4x4 ou molas helicoidais e vc se assustará amigo :twisted: :twisted: :twisted:

marco cruz
09/04/2003, 19:09
Desculpe-me, por motivos de distração achei que vc estivesse perguntando sobre molas helicoidais...

Adalberto Veiga da Silva
09/04/2003, 19:13
Ahhh bom !

Eu não tinha entendido nada

Abraço

du
09/04/2003, 20:15
Adalberto,

O que você está falando é do SPOA (Spring Over Axel) Molas Acima do Eixo, ou seja, basicamente, pega-se o eixo que originalmente fica fixado sobre a mola, e passa ele para baixo da mola.

Aumenta bastante a altura do Jeep, mas repare que o espaço livre entre o eixo e o piso não muda, mas a vantagem é que dá para colocar pneus enormes, aí sim o vão livre entre o eixo e o piso aumentam.

Lógico que com a altura adicional, ganha performance na trilha, mas perde performance na rua.

Abraços Du.

Cássio
09/04/2003, 23:41
Du.
Com o eixo por baixo da mola o jeep não fica muito virador. Pergunto porque nunca usei. O meu é original. Apenas andei em um que era assim e em alguns terrenos bem inclinados ele me assustou um pouco.
Abraço a todos!
Cássio Kurtz Bandeira. :D

Giovani
09/04/2003, 23:58
Amigos
Tenho visto alguns Jeep com o eixo por baixo do feixe de molas, gostaria de saber como devo proceder esta mudança.
Pelos depoimentos o curso da suspensão aumenta melhorando os angulos de entrada e saida.
:arrow: Se houverem contra indicações também gostaria de saber!!

:D Olá Adalberto!

:D Veja as fotos do meu jeep no "Álbum". Além de colocar as molas sobre o eixo é preciso corrigir a posição dos diferenciais, inclinando-os pra cima, para alinhar os cardãs. No traseiro é só girar, mas no dianteiro vc precisa corrigir a posição nos munhões, senão a roda "tomba" ao invés de girar. O comprimento dos cardãs não mudam. Os braços da direção terão que ser reposicionados, senão vão bater no feixe de molas. O suporte inferior dos amortecedores deve ficar posicionado entre o feixe e o eixo. Muitos aproveitam aquela chapa dos grampos, colocando ela em cima do feixe, só que fazendo isso, o amortecedor perde uns 12cm de curso. Ou então solde um novo suporte no eixo. (fiz no meu). :wink:
Ah sim, é preciso aumentar os flexíveis do freio, que descem do chassi para o eixo. :wink:

monge
12/04/2003, 15:29
Fla gente...

Rodo com SPOA há mais de um ano e nunca tive nenhum problema. O único cuidado que tive foi de pisar menos. Nunca tombei, nem passei perto disso.

Quando aos amortecedores o ideal é partir para os ranchos, mas como são carinhos, temos algumas opções como o amortecedor do caminhão 608 ou 709 da mercedes.

Em trilha é o bicho, onde todo mundo agarra o fundo vc passa zuando. tops de barrancos simplesmente acabam. Em meu site em fotos do meu jeep antes e depois do SPOA e um esqueminha de como fazer.

O endereço é http://www.furreca4x4.hpg.com.br
Na sessão oficina.

[]'s com SPOA e feliz da vida.

Eugênio

Adalberto Veiga da Silva
22/04/2003, 00:31
Amigos

Papa o diferencial dianteiro o que tenho que fazer exatamente, cortar o tubo e solda-los novemente ai me parece que complica... :shock:

Temos outra solution???? :wink:

Abraços

Giovani
22/04/2003, 00:47
Amigos
Papa o diferencial dianteiro o que tenho que fazer exatamente, cortar o tubo e solda-los novemente ai me parece que complica... :shock:
Temos outra solution???? :wink:
Abraços

:D Olá Adalberto!

:D É o que fiz no meu. Existe uma solda original no tubo do eixo, próximo aos munhões. Corte ali e corrija o ângulo. Um bom torneiro pode fazer o serviço. A outra solução é pôr um cardã articulado, com 3 cruzetas, mas não sei onde encontrar aqui no Brasil, e o preço lá fora é em torno de US$300,00. 8)

monge
23/04/2003, 01:07
Adalberto, não é tão complicado assim... creio que o mais difícil e vc animar a fazer, depois que começa, vira uma bola de neve...

Agora se vc não liga muito pra dirigibilidade, gira o eixo todo e tenha sérios problemas de cáster... :wink:

Mas isso é um absurdo que estou te falando... NÃO FAÇA :shock:

A melhor opção é realmente cortar os eixos na solda existente que o Giovani falou.

Agora existe um tal de High Angle Cardãn ou High CV... alguma coisa assim... e o preço lá é mais ou menos 120 doletas... (veja as fotos deles)

Veja ná página: http://www.highangledriveline.com/

[]'s
Eugênio

Leandro
23/04/2003, 11:10
E aí turma.
Dêem só uma olhada no curso da suspensão desse jipe.
Abraços

marco cruz
23/04/2003, 11:41
Olá Leandro,
Essa suspensão é para Rock Crawling (escalada de pedras), muito comum na terra do Bush. Na verdade, essa suspensão só serve para isso, vc tem que andar a 5 km/h pois parece que o jeep vai desmontar inteiro. :lol: :lol:
Porém, você chega literalmente aonde quiser com essa suspensão... :D

Vinicius Cruz
23/04/2003, 19:31
Existe uma empresa que fabrica cardans conforme desenhos tecnicos para mim em SP, o nome dela é RESTAUCAR, tente no 102 o tel deles, pode ser que facam este tipo de cruzeta. :)

AndréSanchez
23/04/2003, 20:54
Fala Monge!!
Visitei sua pagina furreca, gostei muito principalmente pelas informações sobre SPOA. Agora me diga uma coisa: Vc falou que o Jeep bem mais alto fica com o centro de gravidade alterado possibitando algum tipo de acidente, mas existe alguma maneira da recuperar a estabilidade do jeep em velocidades mais altas e em curvas mais fechedas com SPOA fazendo adaptações como: Colocando pneus mais largos, colocando pesos na carroceria para encontrar o peso de equilíobrio ou tornando o jeep mais largo...

Estou a procura de um jeep para andar em cidade e fazer trilhas em finais de semana e feriados . Para o meu uso o ideal seria um jeep SPUA, mas o visual do jeep mais alto fica muito melhor parece que o carro fica mais imponente. A dirigibilidade é a mesma com SPOA? O jeep fica mais macio ou mais duro?

monge
24/04/2003, 00:49
E æ André... como diria um esquartejador: Vamos por partes... :D

Sim, o jeep fica muito mais alto, no meu caso eu apenas manerei o pé, nunca tive problemas... mas admito que em inclinações laterais tenho medo.

Tem sim, algumas maneiras são: Pneus maiores e mais largos, espaçadores de roda, eixos de rural, barras estabilizadoras, amortecedores mais apropriados, tipo rancho...

No ponto de mais macio ou mais duro não muda nada, pois as molas são as mesmas. Normalmente se tira algumas molas, o que acaba ocasionando uma certa maciêz. Pois no SPOA o legal é que as molas trabalham nos dois sentidos, tanto pra cima quanto pra baixo.

Em termos de dirigibilidade, é como já disse, eu manerei o pé, pois como o jeep está mais alto, a tendência é empinar mais, querer tombar mais... Mas ando em todo tipo de terro numa boa... em inclinações frontais vou de boa, sem preocupação, meu medo é só ficar de lado nas inclinações.

Como eu já disse não me arrependi nem um pouco em fazer o SPOA, no meu caso ainda falta alguns detalhes como a barra estabilizadora, eixos da rural e os ranchos. Mas como ando sempre na média entre 60 a 90km/h não me preocupo muito. Acima disso, mesmo num jeep SPUA acho arriscado.

A vantagem que vejo no SPOA em casos de trilha, onde todo mundo agarra o fundo, vc passa tranquilo. Em breve estarei colocando uns vídeos na minha página que demonstra direitinho o que estou dizendo.

No meu caso, uso o jeep pra trilhas e pro dia a dia, no trânsito vc anda mais tranquilo, o pessoal respeita mais, afinal é quase um mini big foot... hehehe

Espero ter ajudado e não complicado, mas qualquer coisa estou por aqui.

[]'s SPOAdo e feliz da vida. :D :D :D

Eugênio