Conectar

Ver Versão Completa : Snorkel na Band, faça sozinho e gaste beeeem menos!!!

rafaelgdl
08/12/2006, 13:08
Opaa!!!

Seguinte, pesquisei muito sobre o snorkel na bandeirante, quase comprei por várias vezes, sempre desistindo pois achava que seria muito caro em relação a simplicidade do produto, por volta dos R$ 500,00. Então parti pra fazer sozinho!!!
Primeiro peguei um tubo de apoio das antenas parabólicas normais, um tubo de ferro com exatamente 2,5' de diametro, depois fui num ferro-velho e achei uma entrada de ar do carburador da brasila, igual a um chapeuzinho de snorkel, e peguei por 10 reais, depois veio o prejuízo maior, que foi comprar a mangueira de borragem pra ligar o tubo ao filtro de ar, paguei 165 reais nela, numa mangueira de água quente para até 600ºC, e depois foi instalar tudo. Ficou show!!!
gastei menos de 200 pila e montei num dia somente!!!
vou tentar mostrar as fotos mais tarde, pois tou sem elas agora!!!
recomendo pesquisar e mãos a obra toyoteiros!!!

Nelson Maia
08/12/2006, 14:19
Tive a mesma idéia que vc Rafel só que pensei em colocar o "chapéu" do filtro de ar do trator Valmet 85, vou cotar o preço e fazer o meu. Achei ótimo alguém ter feito e ter dado certo. Parabéns.
Nelson

rafaelgdl
08/12/2006, 14:31
Boa tarde Nelson!!!
Se vc achar esse chapéuzinho do Valmet me avise, pois já vi vários colegas elogiando muito esse chapeuzinho aih, que deve ser bem melhor q o usado por mim, e não deve ter um símbolo da VW tbm, hehe
abraços e me informe sobre onde encotrar esse chapéu do Valmet aih!!!

Nelson Maia
09/12/2006, 11:24
Rafael,
Fui na concessionária Valmet de Natal-RN e achei o do Valmet muito grande, na verdade é um "ciclone de ar". Mas o atendente encontrou um no estoque, que não soube precisar de que trator era. Comprei por R$ 22,00 (segue foto). pode procurar em loja de tratores que com certeza vai achar um que dê certo.
abraço
Nelson

gbalero_URU
11/12/2006, 07:07
Hola, este snorkel, lo hicimos con mi padre esta hecho en chapa 18, y el diseño es casero,
Un SALUDO DESDE MONTEVIDEO
Gerardo

Elmer_Jeep
11/12/2006, 11:36
Fiz o meu snorkel também gastando pouca grana, é um Jeep CJ5 com motor Toyota 14B.

Comprei as seguintes peças:

:arrow: uma parte do cano de escape do caminhão MB1113 que custou R$36,00 e mede 2,5"

:arrow: chapeuzinho da Donatti que saiu por uns R$40,00

:arrow: mangote sanfonado e trançado foi o mais caro, R$ 70,00 mas usei apenas um. (o mangote cinza da primeira foto foi usado apenas pra tirar as medidas)

:arrow: latinha de tinta spray R$8,00, algumas abraçadeiras R$4,00, parafusos inox R$2,00 e serviço de solda daquela chapinha pra fixar o cano ao quadro do parabrisa R$20,00.

Bem mais barato e eficiente do que os kits caros vendidos poraí...

Algumas fotos:

aratanha
11/12/2006, 16:42
Caro amigo Gerardo, Muito bonita a sua band, vc esta de parabéns !
As duas são suas ? De que ano são? Eu estive no seu País em Set/05 entrei pelo Chui, fui pela costa até Colonia de Sacramento, e atravessei para Bueno Aires, voltando pelo deserto de Atacama.
Sugiro colocar esta fotos na lista toyoteiros do google.Abs.

gbalero_URU
12/12/2006, 07:05
Hola, la verde es la mia es 82 y la azul de mi hermano es una 80, con respeto a colocar las fotos ya intente y a pesar de ser miembro de la lista no he conseguido mandarlas, te cuento que tambien esta modificada en su interior, te envio alguna foto mas
Un saludo cordial Gerardo

rafaelgdl
06/01/2007, 10:44
Opa!!!

segue fotos do meu snorkel, com filtro de ar do fusca, ou brasilia nem sei!!!

Abraços

James Nicodemos
21/02/2007, 00:41
Caro amigo, é um prazer conversar com vc, principalmente porque és um toyoteiro, fiquei interessado no sobrepainel que tens na sua toyota, gostaria de saber se tem para vender no uruguai esse? se tive rme passe o preço seria uma boa instalar na minha. meu msn é J_Nicodemos@hotmail.com. Um grande abraço

JOAO LUCENA LEAL JUNIOR
21/02/2007, 10:46
Caro amigo Uruguaio es uno plaser de tenermos uno toyoteiro de Uruguay con nosoutros,Lo pana James quieres saber se tiene en tu pais la consola de techo donde aparece en tu toyota es qual es lo precio?Es se possible ablar lo precio.muchas gracias.

Ptrucci
11/09/2010, 14:49
Amigo Lucena, você conseguiu o console de teto com nosso hermano?

Ismael Reghin Filho
11/09/2010, 15:18
Oi gente.

Trabalhei na Fazenda 23 anos, administrando tratores e mais tratores.
Os Valmet (hoje chama Valtra) mais antigos, dos modelos 75 ou 85 e também os Massey-Ferguson 65x, todos eles tem esse chapéuzinho no filtro de ar.
Mas tem uma coisa interessante para que anda bastante na poeira e/ou areia!!!!
Eles vem com um copinho de plástico ao lado deles e funciona pra caramba.
O copinho fica um pouco abaixo do chapéu. Preso por um suporte tipo abraçadeira, bem onde tem um furo no cano (tubo) que vai pro filtro.
O motor ao aspirar o ar, provoca uma corrente descendente dentro do tubo, em forma de espiral.
As ppartículas maiores, ao passarem pelo buraco no tubo, são jogadas para dentro do copinho de plástico, pela força centrífuga.
Um trator que trabalha o dia inteiro na poeira, ao chegar no fim do dia, chega a ter mais de dois dedos de altura, de terra, dentro do copinho.
Talvez, esta seja uma dica boa, para quem anda nas dunas ou onde tem muita poeira.
Voce economiza um filtro de ar, pra caramba, além de ter mais eficiência na purificação do ar.
Voce só vai perder mais ou menos um palmo na altura do snorkel.
Bom, sei lá. É que o copinho é preso no suporte com aquelas presilhas do tipo que tem em purificador de ar.
De repente, nem entra água por ali e dái voce não perde nada.

Tá dada a notícia, agora é só pesquisar,

dudu83
11/09/2010, 15:27
tem o chapeuzinho dos motores estacionarios yanmar, deve dar certo tbm...

edwint
05/10/2011, 19:05
meu amigo usa o filtro de ar da brasilia

Loras
05/10/2011, 19:36
Eu uso um pré filtro na Toyota. Realmente "limpa" de forma eficiente o ar antes de chegar no filtro.

Sei que existem modelos para tratores com bocal de 2,5pol.

É uma excelente escolha para deslocamentos com muita poeira!!!

Tem fotos no tópico da HDJ.

Abraços.

ClaytonMuller
29/04/2014, 16:24
rafaelgdl (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/5089.html) Será que você poderia bater umas fotos da fixação do seu snorkel no quadro do parabrisa? Ele é preso só ali, ou no teto também de alguma forma?

Valeu!

Sergioporto
29/04/2014, 16:51
Oi gente.

Trabalhei na Fazenda 23 anos, administrando tratores e mais tratores.
Os Valmet (hoje chama Valtra) mais antigos, dos modelos 75 ou 85 e também os Massey-Ferguson 65x, todos eles tem esse chapéuzinho no filtro de ar.
Mas tem uma coisa interessante para que anda bastante na poeira e/ou areia!!!!
Eles vem com um copinho de plástico ao lado deles e funciona pra caramba.
O copinho fica um pouco abaixo do chapéu. Preso por um suporte tipo abraçadeira, bem onde tem um furo no cano (tubo) que vai pro filtro.
O motor ao aspirar o ar, provoca uma corrente descendente dentro do tubo, em forma de espiral.
As ppartículas maiores, ao passarem pelo buraco no tubo, são jogadas para dentro do copinho de plástico, pela força centrífuga.
Um trator que trabalha o dia inteiro na poeira, ao chegar no fim do dia, chega a ter mais de dois dedos de altura, de terra, dentro do copinho.
Talvez, esta seja uma dica boa, para quem anda nas dunas ou onde tem muita poeira.
Voce economiza um filtro de ar, pra caramba, além de ter mais eficiência na purificação do ar.
Voce só vai perder mais ou menos um palmo na altura do snorkel.
Bom, sei lá. É que o copinho é preso no suporte com aquelas presilhas do tipo que tem em purificador de ar.
De repente, nem entra água por ali e dái voce não perde nada.

Tá dada a notícia, agora é só pesquisar,
Uso este modelo na minha ,é fora de série!Na chuva a maioria da água vai para o copinho plástico e época de seca costumo colocar um pouco de água no copinho para segurar a poeira .Tenho turbo e intercooler e nao restringe entrada de ar.

Sergioporto
29/04/2014, 16:56
Ismael , já que trabalhou tanto tempo com tratores deve recordar do valmet 118 ou 138 que tubulaçao de escape tinha um tubo ligado no filtro de ar onde sucçao do escape "puxava a maioria da poeira ? nao recordo mais como era o sistema mas funcionava bem.

Denise Ávila
29/04/2014, 20:35
Uso este modelo na minha ,é fora de série!Na chuva a maioria da água vai para o copinho plástico e época de seca costumo colocar um pouco de água no copinho para segurar a poeira .Tenho turbo e intercooler e nao restringe entrada de ar.

Oi Sergio!
Tenho intenção de instalar um desses na LOBA. Todos que vi até o momento furam a lataria naquela parte onde fica o nome Bandeirante. É o melhor lugar ou tem outro menos complicado?

jsuttili
30/04/2014, 16:24
Eu tbm furei naquela laterial que tem o nome... mas no lado... se um dia quiser trocar.. encontra essa peça por 75 reais.. barbadinha......

Eu acabei fazendo o meu Snorkel com manqueira do ar da F1000 que é de 3" e tem uns 60 cm de comprimento.. e tubo de 75mm de PVC... baratinho e funcional.........

Denise Ávila
30/04/2014, 16:49
Eu tbm furei naquela laterial que tem o nome... mas no lado... se um dia quiser trocar.. encontra essa peça por 75 reais.. barbadinha......

Eu acabei fazendo o meu Snorkel com manqueira do ar da F1000 que é de 3" e tem uns 60 cm de comprimento.. e tubo de 75mm de PVC... baratinho e funcional.........

Olá Juliano
A peça que custa R$75,00 é a do nome e então faz-se o furo nela pela facilidade de se comprar, correto? Tenho visto quase todos colocarem 2,5". Por que você optou por 3"? O tubo de pvc é o mesmo usado em instalações hidráulicas?
Manda foto da instalação.
Abraços

jsuttili
30/04/2014, 16:56
Olá Juliano
A peça que custa R$75,00 é a do nome e então faz-se o furo nela pela facilidade de se comprar, correto? Tenho visto quase todos colocarem 2,5". Por que você optou por 3"? O tubo de pvc é o mesmo usado em instalações hidráulicas?
Manda foto da instalação.
Abraços

Sim.. encontra facilmente na gama 4x4, tração mania e outras tantas... varia de 75 a 145 reais...

Aqui na Gama4x4 você encontra tudo para seu 4x4 (11) 5062-9000 Tele Vendas (http://www.gama4x4.com.br/lateral-do-paralama-toyota-bandeirante-lado-direito-em-fibra.html)

Isso utilizei tubo de pvc marron.. aqueles hidráulicos de material de construção........ e um chapéu com um tampão de pvc para tubo de 150mm...

Utilizei 3" por causa do tubo.. que tem 75mm.. ai a mangueira casou certinho.... vou ver se acho umas fotos aqui e posto... abraço...

jsuttili
30/04/2014, 17:11
461257461257

jsuttili
30/04/2014, 17:12
A única q tenho aqui é essa dai...... amanhã vou chegar em casa e posso tirar outras se necessário.......

Denise Ávila
30/04/2014, 18:48
A única q tenho aqui é essa dai...... amanhã vou chegar em casa e posso tirar outras se necessário.......

Oi Juliano
Com esta já deu pra ver. Vou juntar aos meus arquivos.
Brigadão

ClaytonMuller
01/05/2014, 10:58
Juliano,

A curva ali na saída da lataria vc fez de pvc também?

Sergio c
02/05/2014, 20:11
Eu também acho que pedem demais por um snorkel pronto, com um pouco de criatividade e vontade, dá para fazer em casa e como o proprietário preferir, fica a gosto do freguês heheheheh

dudu83
04/05/2014, 00:49
Eu também acho que pedem demais por um snorkel pronto, com um pouco de criatividade e vontade, dá para fazer em casa e como o proprietário preferir, fica a gosto do freguês heheheheh

outro dia comprei um snorkel numa loja no interior do meu estado, ele estava pendurado no mostruario desde 2004 rsrsrsrs

jsuttili
05/05/2014, 10:39
Juliano,

A curva ali na saída da lataria vc fez de pvc também?

Sim... com PVC 75mm tbm....

Denise Ávila
05/05/2014, 16:49
Sim... com PVC 75mm tbm....

E ele é de PVC desde o engate com o filtro? E aguenta o calor do cofre do motor?

jsuttili
05/05/2014, 17:03
O PVC só entra um pouco no cofre.. dai já vem aquela borracha de conexão do admissão do ar original do OM 314 (aproveitei a mesma) que conecta com o filtro de ar.... mas o calor do cofre do motor não é capaz de amolecer o pvc.... só se tiver encostando na turbina ou no escapamento.....

Denise Ávila
05/05/2014, 17:11
Brigadão pela explicação!!!

Ismael Reghin Filho
12/05/2014, 00:08
Oi Sergio Porto.

Eu tinha na fazenda, um trator Valmet 128, que coloquei turbina (ficou igual ao 138).
Tanto no escape dele como no dos 2 tratores de esteira Fiat AD7B, eu coloquei o filtro que você comentou.

Vamos a algumas explicações:

Um filtro de ar simples é aquele onde o ar entra por uma abertura (geralmente um cano ou mangueira), passa pelo filtro (pode ser a banho de óleo ou seco) e depois entra no motor.

Um pré filtro é um sistema que foi criado para máquinas que trabalham em região ou serviço com muita poeira. Ele diminui a quantidade de poeira que passa pelo filtro. Seu funcionamento é bem simples. Ele tem algumas aletas ou algo que produza o mesmo efeito, dentro dele, de forma que a corrente de ar dentro do cano que leva ao filtro principal, seja em forma de espiral. Dessa maneira, os grãos de poeira se movem pelo cano e ao chegarem em determinado ponto, onde há uma abertura, pela ação da força centrífuga, os grãos que são mais pesados entram nessa abertura e param em um copo de plástico. É só o operador ficar de olho na sombra da poeira dentro do copinho e de vez em quando limpar. A remoção e colocação é extremamente simples.

Segue foto:

462441

Na fazenda, quando um trator está gradeando terra, ele anda o dia inteiro dentro de uma densa nuvem de poeira. Quando o operador faz um serviço desse tipo, ele tem que limpar o filtro todo dia. Quando para o serviço ao fim do dia e vai fazer a manutenção da máquina, é normal ter de 1 a 3 dedos de altura de poeira dentro do copinho que deve ser retirado e passado ar. Essa poeira que ficou retida no copinho e evitou-se de ir ao filtro principal, vai fazer com que a vida útil do filtro principal seja maior e melhora sua eficiência por preservá-lo.

Num post anterior, me referi a colocação desse copinho, no tubo do snorkel, logo baixo do seu corpo captador de ar. Mas para que isso funcione é necessário ter dentro do corpo do snorkel, as tais aletas direcionais que irão fazer o ar entrar pelo tubo em espiral.

Existe um outro sistema mais eficiente do que esse (conforme o Sergio Porto bem se lembrou) cuja aspiração é causada apenas e tão somente pelas aletas. Nos tratores de esteira, a hélice do radiador não puxa o ar. Ela empurra. Por ele trabalhar abrindo matas e empurrando vegetação, as sementes dos vegetais, podem trancar a colmeia do radiador fácil, fácil, se ele puxar em vez de empurrar. Esse o motivo da direção do vento ser invertida, até porque não vai ter vento devido a velocidade que é zero! Mas isso, a velocidade zero, tem um inconveniente. As lagartas do trator, enquanto ele anda para frente e para trás, levantam bastante poeira e pelo fato do motor dele ficar baixo em relação a parte de cima das lagartas, temos um sério problema com poeira.
Por isso surgiu um outro modelo de pré-filtro que além de ter o sistema mencionado acima (aletas e copinho), abaixo do copinho ele tem outra abertura na forma de um cano de 1" polegada (+ou-). No cano do escape, acima do silencioso, numa posição intermediária entre o fim do silencioso e a ponta do escape, é feito uma abertura com um cano da mesma medida e é colocada uma mangueira ligando os dois. Dessa maneira, o grão que escapa do copinho, ao passar por aquela abertura da mangueira, é puxado pela pressão negativa causada pela saída do escape. Não consegui encontrar imagem. Mas espero ter explicado bem. O que eu posso dizer é que quando você não usa este sistema, ao parar a máquina pra fazer manutenção no fim do dia, ao bater (não se assopra com ar) o filtro de ar numa superfície firme (um pedaço de madeira), girando ele entre uma batida e outra, a quantidade de pó que sai é bem grande. Chega a fazer um montinho de terra. Quando se usa este sistema, a quantidade de pó diminui bastante. Com isso você preserva melhor o seu motor e diminui a manutenção por troca de filtro, já que ele dura bem mais.

P.S. 1
Porque não se deve assoprar o filtro de ar seco?
No compressor de ar, junta umidade. Ao assoprar o filtro pra tirar o pó, você também deixa o papelão úmido o que é extremamente prejudicial. Ao dar batidinhas de leve sobre uma superfície firme, enquanto vai girando ele bem devagar, as partículas de pó que estão do lado de fora do papelão, vão se desprendendo e caindo. Dessa forma você retira a sujeira e preserva o papelão, garantindo a eficiência do filtro. Se necessário, ao terminar o serviço. uma passada de ar, de longe, bem superficial. só pra arrematar o serviço.

P.S. 2
Me lembrei de outra coisa que é bem interessante. No filtro de ar de um trator mais novo, um New Holand TM 150, câmbio com joystick, tração 4 rodas ligada e o "supra sumo", diferenciais traseiro e dianteiro bloqueados eletronicamente e automáticos (o dianteiro liga e desliga conforme o grau º de esterçamento das rodas dianteiras, o traseiro só ao fazer curvas) para evitar quebra. Super moderno, ar condicionado, cabine de vidro, som, rádio Px, etc... Bom, chega de sonhar, hahaha...
O legal era que o corpo do filtro principal vem com uma cola aplicada nas paredes internas dele. O que o pre'filtro não pega, gruda na cola. Só o que sobra, passa pelo filtro de papelão. Muito show!!!!

P.S. 3
Mandei meu tratorista fazer o curso e antes da hora do mecânico explicar a função da cola, um tratorista que foi trabalhar com o trator, antes de fazer o curso, reclamou que o filtro tinha vindo com defeito. Todo sujo por dentro e que deu o maior trabalhão pra ele limpar. O coitado arrancou toda a cola, hehehe...

Ismael Reghin Filho
12/05/2014, 02:03
Encontrei uma foto antiga do trator de esteiras com o pré filtro movido pelo escape.

Segue foto:

462444

Observem o cano saindo do filtro e o cano saindo do escape.
Como o trator estava saindo de uma reforma, ele ainda estava sem a mangueira que une as duas saídas.

Denise Ávila
12/05/2014, 10:21
Oi Sergio Porto.

Eu tinha na fazenda, um trator Valmet 128, que coloquei turbina (ficou igual ao 138).
Tanto no escape dele como no dos 2 tratores de esteira Fiat AD7B, eu coloquei o filtro que você comentou.

Vamos a algumas explicações:
Um filtro de ar simples é aquele onde o ar entra por uma abertura (geralmente um cano ou mangueira), passa pelo filtro (pode ser a banho de óleo ou seco) e depois entra no motor.

Um pré filtro é um sistema que foi criado para máquinas que trabalham em região ou serviço com muita poeira. Ele diminui a quantidade de poeira que passa pelo filtro. Seu funcionamento é bem simples. Ele tem algumas aletas ou algo que produza o mesmo efeito, dentro dele, de forma que a corrente de ar dentro do cano que leva ao filtro principal, seja em forma de espiral. Dessa maneira, os grãos de poeira se movem pelo cano e ao chegarem em determinado ponto, onde há uma abertura, pela ação da força centrífuga, os grãos que são mais pesados entram nessa abertura e param em um copo de plástico. É só o operador ficar de olho na sombra da poeira dentro do copinho e de vez em quando limpar. A remoção e colocação é extremamente simples.

Segue foto:

462441

Na fazenda, quando um trator está gradeando terra, ele anda o dia inteiro dentro de uma densa nuvem de poeira. Quando o operador faz um serviço desse tipo, ele tem que limpar o filtro todo dia. Quando para o serviço ao fim do dia e vai fazer a manutenção da máquina, é normal ter de 1 a 3 dedos de altura de poeira dentro do copinho que deve ser retirado e passado ar. Essa poeira que ficou retida no copinho e evitou-se de ir ao filtro principal, vai fazer com que a vida útil do filtro principal seja maior e melhora sua eficiência por preservá-lo.

Num post anterior, me referi a colocação desse copinho, no tubo do snorkel, logo baixo do seu corpo captador de ar. Mas para que isso funcione é necessário ter dentro do corpo do snorkel, as tais aletas direcionais que irão fazer o ar entrar pelo tubo em espiral.

Existe um outro sistema mais eficiente do que esse (conforme o Sergio Porto bem se lembrou) cuja aspiração é causada apenas e tão somente pelas aletas. Nos tratores de esteira, a hélice do radiador não puxa o ar. Ela empurra. Por ele trabalhar abrindo matas e empurrando vegetação, as sementes dos vegetais, podem trancar a colmeia do radiador fácil, fácil, se ele puxar em vez de empurrar. Esse o motivo da direção do vento ser invertida, até porque não vai ter vento devido a velocidade que é zero! Mas isso, a velocidade zero, tem um inconveniente. As lagartas do trator, enquanto ele anda para frente e para trás, levantam bastante poeira e pelo fato do motor dele ficar baixo em relação a parte de cima das lagartas, temos um sério problema com poeira.
Por isso surgiu um outro modelo de pré-filtro que além de ter o sistema mencionado acima (aletas e copinho), abaixo do copinho ele tem outra abertura na forma de um cano de 1" polegada (+ou-). No cano do escape, acima do silencioso, numa posição intermediária entre o fim do silencioso e a ponta do escape, é feito uma abertura com um cano da mesma medida e é colocada uma mangueira ligando os dois. Dessa maneira, o grão que escapa do copinho, ao passar por aquela abertura da mangueira, é puxado pela pressão negativa causada pela saída do escape. Não consegui encontrar imagem. Mas espero ter explicado bem. O que eu posso dizer é que quando você não usa este sistema, ao parar a máquina pra fazer manutenção no fim do dia, ao bater (não se assopra com ar) o filtro de ar numa superfície firme (um pedaço de madeira), girando ele entre uma batida e outra, a quantidade de pó que sai é bem grande. Chega a fazer um montinho de terra. Quando se usa este sistema, a quantidade de pó diminui bastante. Com isso você preserva melhor o seu motor e diminui a manutenção por troca de filtro, já que ele dura bem mais.

P.S. 1
Porque não se deve assoprar o filtro de ar seco?
No compressor de ar, junta umidade. Ao assoprar o filtro pra tirar o pó, você também deixa o papelão úmido o que é extremamente prejudicial. Ao dar batidinhas de leve sobre uma superfície firme, enquanto vai girando ele bem devagar, as partículas de pó que estão do lado de fora do papelão, vão se desprendendo e caindo. Dessa forma você retira a sujeira e preserva o papelão, garantindo a eficiência do filtro. Se necessário, ao terminar o serviço. uma passada de ar, de longe, bem superficial. só pra arrematar o serviço.

P.S. 2
Me lembrei de outra coisa que é bem interessante. No filtro de ar de um trator mais novo, um New Holand TM 150, câmbio com joystick, tração 4 rodas ligada e o "supra sumo", diferenciais traseiro e dianteiro bloqueados eletronicamente e automáticos (o dianteiro liga e desliga conforme o grau º de esterçamento das rodas dianteiras, o traseiro só ao fazer curvas) para evitar quebra. Super moderno, ar condicionado, cabine de vidro, som, rádio Px, etc... Bom, chega de sonhar, hahaha...
O legal era que o corpo do filtro principal vem com uma cola aplicada nas paredes internas dele. O que o pre'filtro não pega, gruda na cola. Só o que sobra, passa pelo filtro de papelão. Muito show!!!!

P.S. 3
Mandei meu tratorista fazer o curso e antes da hora do mecânico explicar a função da cola, um tratorista que foi trabalhar com o trator, antes de fazer o curso, reclamou que o filtro tinha vindo com defeito. Todo sujo por dentro e que deu o maior trabalhão pra ele limpar. O coitado arrancou toda a cola, hehehe...

Caramba Ismael, uma aula e tanto (já guardada nos meus arquivos). Mas pelo que pude entender, esta interligação só é possível pelo fato de nos tratores, os dois (admissão e escape) estarem lado a lado à frente do veículo. Então fica inviável fazer nas Bands, correto?

jsuttili
12/05/2014, 11:00
Existe um um sistema que é só a cabeça do snorkel que faz essa função de eliminar o excesso de poeira.... depois que eu terminei meu snorkel fui em uma revenda de peças para máquinas rodoviárias comprar uns parafusos e vi essas peças (as quais procurei muitooo e não achei), dai o vendedor me mostrou.. e falou que era utilizado nas máquinas que trabalhavam em locais com muita poeira e até em máquinas de cortar cimento na construção civil, pois tem uns 8 tamanhos diferentes... o sistema é bem interessante... na própria cabeça tem as aletas que direcionam a poeira pra fora (não tem reservatório como no na foto)..... e ele já tem o chapéuzinho... ideal pra instalar no snorkel....
Conversei com um empresário que instalou nas máquinas e ele relatou que a manutenção dos filtros de ar reduziu muito... que antes quase todos os dias o operador tinha que limpar o filtro.. e agora 1 vez por semana ou a cada 15 dias é feito uma limpeza e é bem pouca poeira que entra no filtro......

Denise Ávila
12/05/2014, 11:04
Existe um um sistema que é só a cabeça do snorkel que faz essa função de eliminar o excesso de poeira.... depois que eu terminei meu snorkel fui em uma revenda de peças para máquinas rodoviárias comprar uns parafusos e vi essas peças (as quais procurei muitooo e não achei), dai o vendedor me mostrou.. e falou que era utilizado nas máquinas que trabalhavam em locais com muita poeira e até em máquinas de cortar cimento na construção civil, pois tem uns 8 tamanhos diferentes... o sistema é bem interessante... na própria cabeça tem as aletas que direcionam a poeira pra fora (não tem reservatório como no na foto)..... e ele já tem o chapéuzinho... ideal pra instalar no snorkel....
Conversei com um empresário que instalou nas máquinas e ele relatou que a manutenção dos filtros de ar reduziu muito... que antes quase todos os dias o operador tinha que limpar o filtro.. e agora 1 vez por semana ou a cada 15 dias é feito uma limpeza e é bem pouca poeira que entra no filtro......

Você tem foto?

jsuttili
12/05/2014, 11:42
Aqui comigo não.... mas vou ver se consigo......

Denise Ávila
12/05/2014, 14:23
Tá Ok! Brigadão!

jsuttili
12/05/2014, 14:40
Eu não consegui as fotos.. e só retorno pra casa sábado... mas eu encontrei na internet esses pré filtros... segue o link..

http://www.ocuatro.com.br/admin/uploads/28032012_144738.pdf

Denise Ávila
12/05/2014, 16:20
Eu não consegui as fotos.. e só retorno pra casa sábado... mas eu encontrei na internet esses pré filtros... segue o link..

http://www.ocuatro.com.br/admin/uploads/28032012_144738.pdf

Entendi! è um chapéu ciclone sem o copinho, correto?

jsuttili
12/05/2014, 16:32
Isto mesmo....:curtir:

Ela joga a poeira pra fora.....

ClaytonMuller
12/05/2014, 16:33
Será que vale a pena mesmo um pré filtro desse? Vai ser mais restrição ao ar, e creio que para o uso da maioria, o filtro da band dá conta... Estou pensando em fazer sem chapéu, só com uma curva no tubo virada para trás. Assim, fica mais resistente aos galhos nas trilhas...

Michel Rocha
12/05/2014, 21:29
Buenas a todos!

Li o forum e fiquei na duvida! rs

Qual é o melhor?

Esse http://www.ocuatro.com.br/admin/uploads/28032012_144738.pdf ?

ou esse?

http://www.lojapuroar.com.br/index.php?produto=333&t=PW+510+Ciclone+-+Bocal+%D8+i+86mm

Abraços

jsuttili
13/05/2014, 07:56
Acho q os 2 tem a mesma função... só diferencia o copinho de armazenamento...... ai é uma questão de gosto.

Ismael Reghin Filho
13/05/2014, 09:41
DENISE.

Se o snorkel for colocado do mesmo lado que a tubagem de saída do escape, acho que dá para fazer o esquema do trator.
Mas não sei se é necessário, pois nossas Bands não vão trabalhar nestes extremos de poeira.
Já o snorkel (dura muito), e por isso, acho bem interessante colocar o ciclone, pois é fácil de fazer e você vai ter uma boa economia nos filtros de ar (durabilidade).

MICHEL ROCHA.

Eu conheço o do copinho e tenho certeza que funciona.
Este outro, pelo fato de utilizar o mesmo princípio, deve funcionar também a além do que. é bem mais bonitinho!!!
Eu ficaria com o segundo, aliás, quando for colocar meu snorkel, se der certo a fixação, vou partir pra esse "ocuatro", pois conheço muito bem o resultado desse tipo de equipamento (usei anos a fio em várias máquinas).

Michel Rocha
13/05/2014, 12:19
DENISE.

Se o snorkel for colocado do mesmo lado que a tubagem de saída do escape, acho que dá para fazer o esquema do trator.
Mas não sei se é necessário, pois nossas Bands não vão trabalhar nestes extremos de poeira.
Já o snorkel (dura muito), e por isso, acho bem interessante colocar o ciclone, pois é fácil de fazer e você vai ter uma boa economia nos filtros de ar (durabilidade).

MICHEL ROCHA.

Eu conheço o do copinho e tenho certeza que funciona.
Este outro, pelo fato de utilizar o mesmo princípio, deve funcionar também a além do que. é bem mais bonitinho!!!
Eu ficaria com o segundo, aliás, quando for colocar meu snorkel, se der certo a fixação, vou partir pra esse "ocuatro", pois conheço muito bem o resultado desse tipo de equipamento (usei anos a fio em várias máquinas).

Buenas Ismael!

Também achei bem mais simpático!
Vou partir pra ele também!
Fazer uma cotação

Valeu pela dica!

Forte abraço

fabiano r
13/05/2014, 14:01
Onde encontro esse sem o copinho para comprar?

Denise Ávila
13/05/2014, 16:13
Oi Fabiano
Este especificamente é da O'Cuatro
Pré-filtro de ar com turbina móvel O' Cuatro (http://www.ocuatro.com.br)
Av Teixeira Mendes, 136
Chácara das Pedras - Porto Alegre - RS
Tel: (51) 3334-6152 | 3338-5385
Liga ou manda e-mail que acredito eles te informam. Posso estar enganada mas acho que se encontra em lojas que vendem peças para máquinas agrícolas.
Bjcas.

Ismael Reghin Filho
15/05/2014, 03:53
Buenas Ismael!

Também achei bem mais simpático!
Vou partir pra ele também!
Fazer uma cotação

Valeu pela dica!

Forte abraço

Oi Michel.

É como disse no post 34, pág. 3.
Na fazenda que cuidava e dos vizinhos, todo mundo fazia uso disso.
Você ganha na qualidade do ar que o motor respira.
Mas o principal ganho pra nós é no custo (economia) nas trocas dos elementos (filtros de ar) que duram mais tempo.

fabiano r
15/05/2014, 07:48
Onde encontro esse sem o copinho para comprar?

Obrigado Denise! Vou dar uma olhada nas lojas de máquinas agricolas quem sabe encontro por aqui mesmo. Abraço!

aleksander k
19/05/2014, 22:42
Pessoal olhando as especificações o modelo que daria certo seria o KC31 que tem 76mm ou seja 3" porém ele é pra motores com no máximo 60 cavalos ,o modelo depois deve acho que ficaria um armengue não acham ?