Ver Versão Completa : Relação Dif - Onde confiar???
All,
Fiz meu dever de casa e utilizei o bom e velho botão PROCURAR antes de postar. :mrgreen:
A duvida é simples :!:
No Diferencial da Pajero existe um adesivo (q eu apaguei com meu dedo de tanto tentar tirar sujeira da frente) dizendo a Final Drive Ratio, no caso eu acredito estar se referindo a relação do diferencial - 4.875.
Certo, na teoria este valor não tem pq estar errado.
CONSIDERANDO que:
Gustavo Arnaud (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=2658) postou uma tabela de calculos de relações aqui no forum na parte de downloads. Quando eu utilizo essa tabela, e calculo as velocidades para cada marcha, SE eu utilizar a relação informada no adesivo(4.875:1), minha velocidade em 5ª marcha a 3000 rpm fica em 120.2 km/h
O interessante é que minha velocidade de cruzeiro em viagem é justamente a 3000 rpm, PORÉM a 100 km/h:!:
E na tabela, para que eu consiga achar os 100 km/h nos 3000 rpm, eu preciso escolher um diferencial de 5.88:1 :pensativo:
Então, que se passa?:rolleyes:
Qual é minha verdadeira relação do Diferencial? :parede:
Espero q possam me esclarecer! :concordo:
Ai vai uma foto pra provar qq a tabela encontra.
Dados:
Relação 5º marcha - 0.760:1
T-Case - High 1.000
Dif. - Sei lá! haha:mrgreen:
Sapatos - 31"
Pergunta Bonus: É bom o respiro do dif. traseiro estar ligado por uma magueira a um tubo do chassis?
José Augusto
08/12/2006, 02:15
Cotton, essas contas e tabelas são apenas referências e devem ser utilizadas comparativamente, pois não levam em conta, potência e rendimento do motor e transmissão, diferença no diâmetros real dos pneus, o atrito e a pressão do ar contra o deslocamento do veículo (que como sabemos é tanto maior quanto maior é a velocidade), além da correta aferição do próprio velocimetro do veículo.
José Augusto
08/12/2006, 02:21
Resposta da pergunta bonus.
Se vc está perguntando em elevar o respiro do diferêncial, Ok é bom.
José, obrigado pela resposta!
Perfeito, entendi.
Realmente, pensando por esse lado, eu não tinha levado em consideração nada do que vc citou!
Mas então, deixe-me colocar uma situação hipotética na minha pergunta:
Não existe vento e nem atrito. Considere que eu estou em uma reta.
A potencia gerada pelo motor, me sustenta a 100 km/h a 3000 rpm em 5ª marcha. Considerando que a taxa de erro do velocimetro me mostra uma velocidade maior que a real.
Com as infos que eu havia passado, existe como calcular a relação do meu diferencial? Eu devo mais acreditar na tabela, ou no valor informado pelo adesivo?
Lembrando que:
Apesar do que vc citou, a tabela foi quem acertou a minha velocidade em 5ª a 3000rpm.
A sim, quanto a pergunta bonus, eu me referia a altura do respiro, pensando em mexer ou não no que esta.:concordo: :concordo:
VLWW
Abraço!
Cotton, essas contas e tabelas são apenas referências e devem ser utilizadas comparativamente, pois não levam em conta, potência e rendimento do motor e transmissão, diferença no diâmetros real dos pneus, o atrito e a pressão do ar contra o deslocamento do veículo (que como sabemos é tanto maior quanto maior é a velocidade), além da correta aferição do próprio velocimetro do veículo.Pode me ajudar a entender o que potencia e rentimento do motor afeta a relação de rotação entre o motor e o pneu.
Pois para mim se é um cambio mecanico com uma embreagem que não esta patinando a relação de rotação entre ele não pode mudar já que é uma ligação mecanica.
Da mesma forma o rendimento da transmissão.
E da mesma forma não cosigo endenter como o atrito e pressão do ar afetaria a relação de transmissão.
Claro que a aferição do velocimetro influencia, mas ai pode melhorar com um GPS.
Assim como pode medir com mais cuidado o diametro real do pneu.
José Augusto
08/12/2006, 14:27
Pode me ajudar a entender o que potencia e rentimento do motor afeta a relação de rotação entre o motor e o pneu.
Pois para mim se é um cambio mecanico com uma embreagem que não esta patinando a relação de rotação entre ele não pode mudar já que é uma ligação mecanica.
Da mesma forma o rendimento da transmissão.
E da mesma forma não cosigo endenter como o atrito e pressão do ar afetaria a relação de transmissão.
Claro que a aferição do velocimetro influencia, mas ai pode melhorar com um GPS.
Assim como pode medir com mais cuidado o diametro real do pneu.
Wallace, tem razão quanto á dúvida, eu deveria ter respondido a pergunta do Cotton e fazer um alerta em separado, quando ví a tabela fiquei mais preocupado com as possíveis consequências do uso inverso e a falsa idéia que ela pode induzir, imagine o sujeito escolhe o diferêncial baseado na resposta da tabela, ele sabe que determinado motor chega a determinada rotação, então entra na tabela e escolhe o diferêncial baseado nas velocidade informadas e esquece que o motor pode não conseguir chegar naquela rotação em função da potência do motor, do peso do conjunto, do arrasto aerodinâmico, da inclinação, ...., etc.
No caso dele eu deveria ter sido mais específico, na aferição do velocimetro, na aferição do contagiros e o diâmetro dos pneus.
Quanto ao diferêncial a forma mais segura sem dúvida é abrir e contar, outra possibilidade, sabendo-se as possiveis opções de diferêncial do eixo, levantar o veículo no elevador e girar manualmente os pneus e contar as voltas do cardãn.
No caso dele eu deveria ter sido mais específico, na aferição do velocimetro, na aferição do contagiros e o diâmetro dos pneus.
Quanto ao diferêncial a forma mais segura sem dúvida é abrir e contar, outra possibilidade, sabendo-se as possiveis opções de diferêncial do eixo, levantar o veículo no elevador e girar manualmente os pneus e contar as voltas do cardãn.
Jose,
Fica tranquilo! :concordo: Eu to estou tentando descobrir a relação mesmo.:grin:
E quanto girar manualmente os pneus e contar as voltas eh exatamente o que farei sabado de manhã! Não tinha pensando nisso.
Vlw pela ajuda :concordo:
Abraço
... Então, que se passa? ... Qual é minha verdadeira relação do Diferencial? ...
3.000 x 60 / 0,76 / 4,875 x (31 x 2,54/100/1000) x pi = 120,18 km/h
É 4,875:1. Certo? Pode ver que os caras da Mitsubishi sabem fazer conta.
Já eu, apressado, erro feio. :parede:
A Hilux a 3.000 rpm, anda a exatos 110 km/h. Mas a relação do diferencial é 4556:1 e a da 5a. marcha é 0,851. Bate em cima.
Qual é o pneu original que consta do manual de sua Pajero?
[]´s
3.000 x 60 / 0,76 / 4,875 x (31 x 2,54/100/1000) x pi = 120,18 km/h
É 4,875:1. Certo? Pode ver que os caras da Mitsubishi sabem fazer conta.
:pensativo: O problema q a 120 eu eestou pelo menos a 3500 rpm:putz:
A 3000rpm = 100km/h 8)
Pneu original era pra ser 205R16.
:concordo:
... Pneu original era pra ser 205R16....
Cotton,
Qual 205? 205 x 60 R 16? 205 x 70 x R16? 75? 80? Certeza que o pneu original é aro 16'? Confira no manual, daí dá prá bater certinho.
Abraço