Ver Versão Completa : Oil Cooler do motor 2.8
Gabrielpol
07/12/2006, 20:13
Boa noite a todos, gostaria de saber se alguem ja desmontou o resfriador de oleo (original) do motor 2.8 ou 2.4.
A minha duvida e se o elemento que faz a troca de calor sofre alguma corrosao ou deposito pela agua que circula em torno dele.
Apesar de nao figurar nos quadros de manutencao, talvez alguem tenha refeito o motor e desmontado o mesmo.
Obrigado.
Gabriel, Hilux CD SR5 2.8 1997.
... alguem ja desmontou o resfriador de oleo (original) do motor 2.8 ou 2.4...
Gabriel,
Nunca soube que havia um radiador de óleo nas Hilux. Onde fica?
Abraço
Leonardo Dic
09/12/2006, 18:59
A minha tb não tem. Será q sairam nas argentinas ?
Abraço
Gabrielpol
10/12/2006, 08:31
Oi Luca e Leonardo, realmente a maioria nao sabe da existencia deste resfriador, pois pouco se fala dele.
Com certeza ajuda muito na durabilidade dos motores ja que mantem o oleo mais proximo da temperatura da agua.
Vai em anexo, se nao estiver claro me avisa que mando de novo.
Abracos,
Gabriel. Hilux CD SR5 2.8 1997.
moswaldo
21/02/2011, 17:50
Recussitando o tópico.
Alguem já instalou um cooler externo para o motor 2.8 ?
Digo isso pelo pouco espaço frontal para adicionar o radiador.
Caso alguem tenha instalado por favor coloquem fotos ok ?
Obrg
Marco
jorge.duarte
21/02/2011, 20:16
Recussitando o tópico.
Alguem já instalou um cooler externo para o motor 2.8 ?
Digo isso pelo pouco espaço frontal para adicionar o radiador.
Caso alguem tenha instalado por favor coloquem fotos ok ?
Obrg
Marco
Marco,
Os antigos Volkswagens AP 2.0, tinham esse tipo de "radiador" de oleo, onde usava agua do motor para resfriar o oléo, e digo para você...maior furada...o que acontecia era que muitas vezes o sistema furava internamente, misturando agua no oléo, quando era percebido tal fato...já era!! Se tua intenção é resfriar o oléo, podes usar o que usavamos em carro turbo, um radiador de oléo externo. Vai uma flange entre o filtro e o bloco, ligando a um pequeno radiador, que geralmente fica a frente do radiador de agua, pegando ar fresco. Os que usava, eram pequenos e acredito que serveriam bem neste caso.
Espero ter ajudado!
Abraços
Boa noite a todos, gostaria de saber se alguem ja desmontou o resfriador de oleo (original) do motor 2.8 ou 2.4.
A minha duvida e se o elemento que faz a troca de calor sofre alguma corrosao ou deposito pela agua que circula em torno dele.
Apesar de nao figurar nos quadros de manutencao, talvez alguem tenha refeito o motor e desmontado o mesmo.
Obrigado.
Gabriel, Hilux CD SR5 2.8 1997.
O elemento que vc fala é feito de aço inoxidavel, portanto nao sofre com a corrosao, mas o ideal é sempre usar aditivos para que nao afete as oytras partes do motor que sao de ferro fundido.
moswaldo
22/02/2011, 08:21
Jorge acho que me expressei mal.
O que queria dizer é exatamente isso, um radiador externo para pegar apenas AR, como o exemplo coloco este item do Ebay : http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=140471933575&viewitem=&sspagename=STRK:MEWAX:IT#ht_5852wt_940
Será que algum já teve alguma experiência com este item em sua viatura?
Marco
jorge.duarte
22/02/2011, 09:12
Jorge acho que me expressei mal.
O que queria dizer é exatamente isso, um radiador externo para pegar apenas AR, como o exemplo coloco este item do Ebay : http://cgi.ebay.com/ebaymotors/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=140471933575&viewitem=&sspagename=STRK:MEWAX:IT#ht_5852wt_940
Será que algum já teve alguma experiência com este item em sua viatura?
Marco
Marco,
Era isso mesmo que estava me referindo. Usavamos esse kit em carros turbo, pois o que resfria a turbina, é o oléo. Acredito que o radiador, só irá melhorar, seja mantendo o oléo mais frio, como também esfriando as partes internas do motor. Tenho um kit desses guardado, assim que turbinar a minha com certeza colocarei.
Abraços
moswaldo
22/02/2011, 09:40
O problema Jorge é que utilizando o cooler de ar da MaxCooler acho que não haverá espaço para colocar o cooler de óleo também na frente da viatura visto que o kit da Maxcooler também é frontal.
Por isso pedi ajuda aos amigos do forum para ver se alguem já utilizou cooler de ar e óleo frontais.
Não penso em furar o capot do carro para colocar um scoop.
Tudo isso por conta do kit turbo que estou colocando na viatura.
Acho que os dois (Intercooler e Oil Cooler) antes do radiador da Hilux original não vai caber, a não ser que faça algumas "modificações" ali na frente...
Eu no seu lugar faria o seguinte, Oil Cooler na frente e Intercooler em cima do motor (o que requer abrir um scoop).
268322
268323
jacquesfreitas
21/03/2011, 01:54
Herbs,
Esse intercooler que você adaptou é o do motor d-4d?
http://www.toyotasw4.com.br/imgs_itens/perfomance/motor_diesel_3.0.jpg
Jacques Freitas.
jacquesfreitas
21/03/2011, 01:57
E o scoop que não tem na foto?
Jacques,
Essas fotos não são do meu motor. Eu peguei elas no site do RashMotoren, uma oficina especializada em motor diesel aqui de SP.
Mais fotos detalhadas você encontra em http://www.raschmotoren.com.br/galeria_hilux.htm
Uma vez que conversei com o Mauricio (acho que é o dono dessa oficina), esse intercooler é fabricação própria e o scoop da S10.
Qualquer coisa liga lá ou manda e-mail. O cara é super gente fina.
Abs
jacquesfreitas
22/03/2011, 10:35
Orbigado Herbs, vou entrar em contato com eles, mas acho que eles não tem para o motor 1kz.
jacquesfreitas
22/03/2011, 10:39
Se alguém souber de uma alternativa boa de snorkel no capô para o motor 1kz - sw4 97 - eu agradeço.
Rodolfo40c
25/03/2011, 02:59
Caramba! Tô usando só o turbo IHI na hilux 95, sem scoop, sem intercooler, muito menos oil cooler. Que cuidados devo tomar como prioridade? Ainda mais que resido no norte, que é um forno de tão quente.
2.8D Hilux 77 cv versus 2.8D SW4 88 cv
Ressuscitando o assunto:
Adquiri um JPX original e a motorização que estou considerando para o mesmo é um motor Toyota 2.8D. Pesquisei um bocado sobre esse motor, e descobri que na Hilux ele dá 77 cv enquanto que na SW4 ele dá 88 cv (na verdade esse motor com um óleo diesel de qualidade dá 91 cv na versão que equipa a SW4 - ou Surf, ou 4Runner ou Hiace).
Essa diferença de 11 cv (significativa na minha opinião) deveria ter uma explicação. As descobertas que fiz, e para as quais deixo aqui as minhas dúvidas, são as seguintes:
- o motor 2.8D que equipa as Hilux não traz radiador de óleo (oil cooler). Atenção: por incrível que pareça, e por alguma razão inexplicada, algumas Hilux dependendo do ano trazem sim esse radiador de óleo, embora a grande maioria não;
- as bombas injetoras tanto do motor 2.8D das Hilux como das SW4 até onde pude pesquisar são as mesmas (embora possa estar calibradas de maneira diferente segundo que aplicação)
Gostaria que alguém pudesse esclarecer o tema. Obrigado,
Pollito. JP-Xoyota.
pelo que sei a diferença não está em Hilux pickup e SW4 mas sim entre origem de fabricação
88cv origem Japão
77cv origem Argentina
me parece que a diferença era em virtude do menor controle de qualidade das produzidas junto aos hermanos.
os experts podem falar melhor até que ano a importação era do japão e quando passou a ser da argentina
RICARDO LOBÃO
08/11/2011, 23:24
Oi Luca e Leonardo, realmente a maioria nao sabe da existencia deste resfriador, pois pouco se fala dele.
Com certeza ajuda muito na durabilidade dos motores ja que mantem o oleo mais proximo da temperatura da agua.
Vai em anexo, se nao estiver claro me avisa que mando de novo.
Abracos,
Gabriel. Hilux CD SR5 2.8 1997.
Amigos o meu corroeu e agora preciso trocar a peça, mas não consigo encontrar, e é essa que vc postou, alguem sabe onde encontro?