Ver Versão Completa : Jumelos longos no CJ3
felipemendes
06/12/2006, 22:31
Caros jipeiros,
Acompanho este fórum como ouvinte há bastante tempo, já aprendi muita coisa aqui. Estou agora com uma dúvida que acho que é meio besta, mas não custa perguntar: estou trocando os jumelos do meu CJ3 (e feixes e buchas, mas isso não vem ao caso). Comprei um jumelo mais comprido que o antigo, que tem 3 hastes, e a distância entre as hastes é a mesma que no meu jumelo antigo (mas que só tinha 2 parafusos).
Imaginei que, colocando nos jumelos novos as buchas nas pontas iria dar problema no caster, estou certo? Coloquei então as buchas no meio e em uma das pontas. A foto está anexada.
Finalmente, minha pergunta é: estou pensando em colocar os jumelos do feixe da frente para trás. Com isso, ou vai sobrar jumelo pra cima (e terei que tirar uma das hastes) ou pra baixo (nesse caso, acho que tanto faz tirar a haste sobrando ou não). Desenhei também as opções.
Obrigado de antemão!
rafaelsouza
07/12/2006, 01:33
Bem vindo Felipe, cara se vc tá querendo deixar na mesma altura porque vc não comprou jumelos do tamanho original? caso queira colocar do tamanho maior é só utilizar uma cunha embaixo da sapata para corrigir o angulo.
não sei se entendi sua pergunta mas tá ai a resposta para oque eu entendi
[],s
mcoimbra
07/12/2006, 11:21
Caros jipeiros,
Acompanho este fórum como ouvinte há bastante tempo, já aprendi muita coisa aqui. Estou agora com uma dúvida que acho que é meio besta, mas não custa perguntar: estou trocando os jumelos do meu CJ3 (e feixes e buchas, mas isso não vem ao caso). Comprei um jumelo mais comprido que o antigo, que tem 3 hastes, e a distância entre as hastes é a mesma que no meu jumelo antigo (mas que só tinha 2 parafusos).
Imaginei que, colocando nos jumelos novos as buchas nas pontas iria dar problema no caster, estou certo? Coloquei então as buchas no meio e em uma das pontas. A foto está anexada.
Finalmente, minha pergunta é: estou pensando em colocar os jumelos do feixe da frente para trás. Com isso, ou vai sobrar jumelo pra cima (e terei que tirar uma das hastes) ou pra baixo (nesse caso, acho que tanto faz tirar a haste sobrando ou não). Desenhei também as opções.
Obrigado de antemão!
felipe, acho que vc colocando as buchas na haste do meio vc deixa a altura original, pelo menos na regulagem do meu é assim, se vc coloca nas extremidades ele realmente aumenta e altura. Qto ao caster não sei te dizer pq nunca fiz avaliação do antes e depois
abraços
Marcos Coimbra
www.bestbsb.com.br
felipemendes
07/12/2006, 19:54
Rafael,
Na verdade, comprei estes jumelos pela internet e nem tinha foto. Imaginei que seria igual ao velho, levei um susto quando vi o que era. Mas vi logo que iria servir mesmo assim.
Entendi bem a história das cunhas, mas isso me leva a outra dúvida: com o jumelo mais longo, não fica mais fácil ele travar? Imagino que o ângulo do jumelo com a vertical fique menor, e assim seria mais fácil o jumelo passar "pro outro lado"...
Marcos,
Minha dúvida (que não ficou clara) era se devia colocar o furo sobrando pra cima ou pra baixo. Me parece que, pra cima não teria muito problema (mas não sei, por isso perguntei) e, pra baixo teria um risco maior de alguma coisa bater no jumelo. Mas imagino que o caster mude usando os furos das extremidades ou do meio.
Sergio Rocha
07/12/2006, 21:18
Felipe
Esses jumelos são 5cm maiores que o original, o que vai dar 2,5 cm a mais na altura.essa diferença é muito pequena para te dar algum problema no caster.
Se vc montar os jumelos usando no tamanho menor, o que vai definir se o lado da "sobra" deve ficar pra cima ou pra baixo vai ser se em algum momento ele vai travar no feixe.provavelmente será melhor colocar para baixo.
Quanto a mudança do ponto de fixação do jumelo, colocando ele igual ao do cj5, não vejo grandes vantagens além de melhorar um pouco a maciez,se é que isso é possível, ou de não bater contra pedras.E como desvantagem ficar mais fácil de desconectar o cardan com a suspensão em final de curso.
[]´
Pedro Bachir
07/12/2006, 22:56
Minha dúvida (que não ficou clara) era se devia colocar o furo sobrando pra cima ou pra baixo. Me parece que, pra cima não teria muito problema (mas não sei, por isso perguntei) e, pra baixo teria um risco maior de alguma coisa bater no jumelo. Mas imagino que o caster mude usando os furos das extremidades ou do meio.
ospra!
uai, se tu não tem idéia d usar o jumelo grande axo q pode só cortar o pedaço q tah sobrano...
a! tem um topico q fala sobre esse trem d colocar jumelo grande, foi criado por mim mesmo mas na época q sabia menos ainda do que sei hj, hahahahaha tenho até vergonha dos trem q eu escrevia lah.. mas axo q vai ajuda um bucado... http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=392&highlight=jumelo
flw!
Elmer_Jeep
08/12/2006, 13:50
Se pretende inverter os jumelos dianteiros pesquisa antes aqui no fórum por REVERSE SHACKLE.
E mais um detalhe, se quiser usar esse jumelo da foto em posição reversa vai ter que inverter a posição dos suportes(logicamente) e o problema de utilizar os suportes do CJ3 invertido é que a parte trazeira do feixe vai ficar montada abaixo da viga do chassi e mesmo com jumelo curto vai ter problema de caster.
A não ser que faça a fixação do jumelo como nos CJ5, um furo na viga do chassi, daí esse jumelo da foto já não serve pois o chassi é mais largo que o feixe...
[]'s
felipemendes
08/12/2006, 16:49
E mais um detalhe, se quiser usar esse jumelo da foto em posição reversa vai ter que inverter a posição dos suportes(logicamente) e o problema de utilizar os suportes do CJ3 invertido é que a parte trazeira do feixe vai ficar montada abaixo da viga do chassi e mesmo com jumelo curto vai ter problema de caster.
A não ser que faça a fixação do jumelo como nos CJ5, um furo na viga do chassi, daí esse jumelo da foto já não serve pois o chassi é mais largo que o feixe...
[]'s
Era mais ou menos o que eu queria saber... Por agora vou me contentar em colocar os jumelos com o furo do meio na frente (tô com pouco LT$$$$ pra gastar!).
Sei que é quase indiferente, mas vou perguntar assim mesmo: furo sobrando pra cima ou pra baixo? Me parece que não dá pra colocar pra cima por causa da largura do chassi logo acima. Mas não queria colocar pra baixo pq é mais coisa pra bater em pedra. Também não queria cortar, mas acho que é isso que vou fazer.
Caros jipeiros,
Obrigado de antemão!
Se vc optar por colocar o feixe de molas no furo do meio, acho melhor cortar o restante p/ que não fique AGARRANDO nesta ponta que fica sobrando.
Quanto colocar o jumelo p/ traz eu fiz isso em meu cj3, ficou muito bom, mais macio.
felipemendes
23/12/2006, 18:02
Se vc optar por colocar o feixe de molas no furo do meio, acho melhor cortar o restante p/ que não fique AGARRANDO nesta ponta que fica sobrando.
Quanto colocar o jumelo p/ traz eu fiz isso em meu cj3, ficou muito bom, mais macio.
No fim das contas, não botei os jumelos pra trás (quero montar a viatura mas não gastar muito agora) nem cortei, mas coloquei a ponta sobrando pra baixo. O motivo foi o seguinte: o pino extra vai atuar como batente e impedir (ou pelo menos dificultar) que o jumelo trave. Como não planejo pegar trilhas pesadas, achei indiferente quanto a bater em pedras.
Coloquei uma foto pra explicar o que estou dizendo.
Elmer_Jeep
23/12/2006, 21:37
No mercado gringo tem um jumelo com as chapas em formato de triangulo onde o topo do triangulo quando montado fica apontando pro eixo justamente pra evitar o kickback que é o efeito mostrado na sua foto.
http://www.jeeperos.com/foros/attachment.php?attachmentid=65549&d=1156786050
[]'s