PDA

Ver Versão Completa : Freios + Pneus



Marcelo Fialho
06/12/2006, 17:42
Olá Pessoal,

Acabo de comprar meu Niva. Encontrei um exemplar em ótimo estado perto de muitos que ví pelo caminho. O mesmo veio com os pneus michelin 175/16 praticamente 100% on road.
Gostaria de saber qual pneu que vocês sugerem para uso misto, já que pretendo trabalhar com o carro durante a semana e sujar ele de barro aos finais de semana.

Outra dúvida, existe algum tipo de adaptação fácil para otimizar a frenagem do Niva, que me pareceu um tanto deficiente em situação mais bruscas?

Valeu!

Abraços a todos do fórum

pedrodoniva
06/12/2006, 19:13
o meu tá com pneu tipo frontiera argentino...eu disse "tipo"....hehehehehe
E eles são bons no asfalto e bom na lama...
Quanto ao freio...tem gente que poe os freios a disco do corsa,ficam bons ao primeiro momento,mas depois .....é outra história....
auehaueae
o certo mesmo é você dar um upgrade no sistema de freio original...troca as lona traseira,pastilha diantera,e beleza!!!
Coloca umas foto aih da sua viatura!!!parabens pela sua aquisição!!!

emtsuhako
06/12/2006, 20:07
Marcelo, eu recomendo os Black-Star Guyane... dá uma olha em http://www.caminhodaspedras4x4.com.br/ Meu Niva estava equipado com pneus iguais a esse, mas eram da marca LionTracker, remolds, medida 215x80x16... os Guyanes são iguais as medidas dos pneus originais para o Niva: 175x80x16...

Fio
06/12/2006, 20:25
Realmente o desenho dos BlackStar são muito bons e o custo benefício também é. Se vc não liga por ter pneus recapados, vá de genius 1001 que é o mesmo desenho.

Pedro, só um detalhe, o seu pneu ou é Frontiera ou é Argentino. São dois desenhos distintos.

[]´s

emtsuhako
06/12/2006, 20:57
Só para constar, conforme o fabricante, o modelo Guyane é 80% off-road e 20% onroad... a vantagem do desenho desse modelo é que ele roda razoavelmente no asfalto (faz barulho a mais de 80km/h e pula um pouco a mais de 100km/h), mas se sai muito bem na terra, dificilmente deixando o niveiro na mão por atolamento ou afim... atualmente uso BFGoodrich 205x75x15, 80% onroad e 20% off-road... com esses pneus nunca atolei o carro, mas tb nunca passei por situações extremas... por outro lado, ao subir uma rampa com inclinação pouco mais de 60° de solo pedrogoso, o Niva só subiu na quarta tentativa e com reduzida e o bloqueio engatado, ou seja, com isso coloquei a integridade dos diferenciais em risco... com os pneus antigos, 80% off-road e iguais aos Guyanes, que equipavam meu Niva, nunca atolei, nem em situações extremas... teve uma vez em Brotas que a lama chegava a raspar no assoalho e, mesmo assim, consegui transpor o obstáculo... qto aos pneus da Geninho, a maioria fala muito bem e eles são recapados a frio, dizem que esse processo é melhor...

Nivoide
06/12/2006, 23:41
Chefao, tem varios topicos sobre estes mesmos assuntos...

Freio o que fiz depois de pesquisar: troca e ajuste fino das lonas traseiras. Troca do freio de máo.
Troca de pastilhas e retifica do disco. Melhorou 60% do que era.

Nào ficou freios digitais como carro 2006, mas atendem bem, boa altura do pedal.

Veja, se vc ja investiu ou se estas partes estáo ok, vá direto para a troca do cilindro mestre e boa. Atente para as varias adaptaçoes que este sistema exige.

Pneus: niva é muito chato para pneu. Primeiro que o mundo usa aro 15 e o niva usa 16", só ai é uma m.

Atente para medidas que caibamsem enroscar, principalmente pneus com cravos laterais.

To doido para por um jogo cross no meu, ele tem militares. Este desenho é meio 50/50 mas quero mais agressivo. O duro é achar assim...os guyane sao bons tb.

Abraço:)

Rones Jr
07/12/2006, 00:18
ainda assim recomendo os blackstar 175 ou 195 R 16. Dão conta do recado na cidade e campo. Freios? Pense já em hidrovácuo e cilindro mestre modernos: GM, Fiat ou VW...jah vi todos (uso GM) e muda completamente o comportamento dos freios.

shuther4x4
07/12/2006, 01:18
Marcelo, parabéns pela aquisição e espero que tenha muitos bons momentos com o novo "brinquedinho".
Sobre os freios, é sempre importante uma boa revisão, verificando discos, tambores, lonas, pastilhas, burrinhos, servo, pinças, etc... ou seja, uma geral neles. Mas caso persista a baixa eficiência, dê uma olhada neste tópico que possui a descrição de uma adaptação bem legal aparentemente.
Abraços!
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22080&highlight=siena

pedrodoniva
07/12/2006, 15:49
opa...tinha certeza q era a mesma coisa,aheuaueaueae
bom,entao acho q nenhum dos dois,aheuaheuaheuae
q mankda!hehehehee

Marcelo Fialho
08/12/2006, 00:28
Galera, valeu pelas respostas.

Com o niva com menos de duas semanas, esse mundo 4x4 ainda está um pouco obscuro, mas o horizonte parece estar clareando. Pelo que pude notar, essa cordialidade entre os jipeiros nos dá boas oportunidades de dividir idéias e informações ajudando os que menos sabem e agregando ainda mais para os "macacos velho" hehehe.
Vou com certeza dar prioridade para os freios, pois penso em usar o Nivinha no dia a dia (apesar do alto consumo ainda sem o bendito GNV). Os pneus serão os próximos alvos (apesar do meu bolso estar mirando bem longe deles....). Vou procurar saber mais detalhes...$$$... dos BS Guyanes aqui por São Paulo. Indicam algum lugar???

Grande abraço e assim que eu desvendar o segredos de como anexar as fotos, postarei aqui pra galera ver.

Marcelo

emtsuhako
12/12/2006, 12:49
Ontem recebi o orçamento, do Caminhos da Pedra 4x4, dos pneus BlackStar Guyane 175R16... custam 295 latinhas cada... o frete fica em torno de 30 latinhas os quatro pneus... a entrega é feita diretamente de Sampa... não achei tão caro assim...

Rones Jr
12/12/2006, 13:58
Uso estes Blackstar 175...estou muito satisfeito. Fotos deles no Niva? Vejam em meu flog...

Marcelo Fialho
13/12/2006, 14:48
Edson, Rones e demais do tópico,

Vocês usam ou tem informações a respeito de recapagem com bandas de rodagem Guyane ou algo similar? Tenho os quatro michelin M+S 244 175/16, esse modelo dá pra recapar? Como dois estão furado (estou usando dois steps com os pneus originais russo no lado direito do carro), queria aproveitar para tentar investir em algo desse tipo.

Abraço,

Marcelo

Rones Jr
13/12/2006, 15:35
Se recapam até 145/80...acho q recapam estes tb. Levem em uma boa recauchutadora e peça avaliação, mas a banda de rodagem (o desenho) costuma ser fixo....então vc pode ter uma banda tipo o P44, F570....etc.

emtsuhako
13/12/2006, 22:32
Marcelo, a Geninho Pneus ( www.geninhopneus.com.br ) eu sei que recapam pq uma vez eu fui lá e pedi pneus recapados na medida 175R16, mas como eles não tinham as carcaças nessa medida, não dispunham para pronta entrega... como vc tem esses pneus 175R16, eles farão uma avaliação para ver se podem ser reaproveitados, caso positivo, vc escolhe o desenho, inclusive igual ao do BlackStar.

emtsuhako
14/12/2006, 20:10
Marcelo, só para constar, o modelo da Geninho Pneus parecido com o BlackStar Guyane é o Genius 1001... digo parecido pq o BlackStar tem mais borracha, menor espaço entre os cravos...

Marcelo Fialho
17/12/2006, 01:37
Valeu Edson,

Já fiz a cotação no Geninho. Vou ter que encarar a troca do pneus, pq um dos Michelins abiru o bico, furando a camara em 3 lugares com a sua malha de metal estourada.
Qdo tiver com novos calçados, postarei fotos por aqui.

Obrigado....