Ver Versão Completa : Volta aos Jumelos Originais - Samurai. Alguém já fez isto?
Pessoal
É um assunto já discutido, porém gostaria de ver do grupo a opinião à respeito: Vale a pena retornar aos jumelos originais?
Já comprei o meu Samuka com BL, Jumelos maiores e Pneus 235/75/15. Quando estava em Brasilia, tudo beleza, já que quase tudo é asfaltado. Agora, estou morando em Joinville, e honestamente estou escolhendo os caminhos, porque as ruas de paralelepípedos são de lascar. Na trilha tudo bem, afinal estamos preparados pra "pular" mesmo, mas na cidade...
A dúvida é: Instalar os jumelos originais vai deixar o Samuka mais macio? a melhora é considerável, valendo a pena gastar na compra e instalação dos jumelos originais? Existe algo que possa melhorar a "maciez" mantendo a configuração atual? (não vale dizer pra trocar o Samurai, hein...)
Agradeço a todos pelas opiniões.
Um abraço
Joao Baeta
06/12/2006, 13:39
Pessoal
É um assunto já discutido, porém gostaria de ver do grupo a opinião à respeito: Vale a pena retornar aos jumelos originais?
Já comprei o meu Samuka com BL, Jumelos maiores e Pneus 235/75/15. Quando estava em Brasilia, tudo beleza, já que quase tudo é asfaltado. Agora, estou morando em Joinville, e honestamente estou escolhendo os caminhos, porque as ruas de paralelepípedos são de lascar. Na trilha tudo bem, afinal estamos preparados pra "pular" mesmo, mas na cidade...
A dúvida é: Instalar os jumelos originais vai deixar o Samuka mais macio? a melhora é considerável, valendo a pena gastar na compra e instalação dos jumelos originais? Existe algo que possa melhorar a "maciez" mantendo a configuração atual? (não vale dizer pra trocar o Samurai, hein...)
Agradeço a todos pelas opiniões.
Um abraço
:arrow:Marcion,
P/ começar a falar:
É que ano o seu Samurai?
E está com qts pol de BL?
Abs
enio chagas
06/12/2006, 14:20
Esse assunto me interessa tb.
Meu carro tá com 255/75, e com muita borracha pra gastar ainda. Mas no momento oportuno, quero colocar pneus menores e voltar os jumelos originais. Também queria saber se dá essa diferença toda mesmo.
Eu troquei meus jumelos originais por outros um pouco maiores (um dos originais quebrou). Não sei se é impressão minha, ainda mais que vc falou disso agora, mas acho que ele está pulando um pouco a mais, pouca coisa mesmo, nada que seja muito perceptivel e que valha a troca dos jumelos.
Abraços
:arrow:Marcion,
P/ começar a falar:
É que ano o seu Samurai?
E está com qts pol de BL?
Abs
Olá João Baeta
O Samurai é 95 MT
Quanto ao BL, fiquei na dúvida, pois há um espaço de 1" entre o parachoque e a lataria, na frente. Porem, olhando o chassi, o que ví foi um calço (parece que é de couro), com menos de 1".
Os jumelos: dianteiros - 135 mm e Traseiros - 150mm, eixo a eixo de parafuso. Vi que as borrachas estão meio ressecadas.
Um abraço.
Eu troquei meus jumelos originais por outros um pouco maiores (um dos originais quebrou). Não sei se é impressão minha, ainda mais que vc falou disso agora, mas acho que ele está pulando um pouco a mais, pouca coisa mesmo, nada que seja muito perceptivel e que valha a troca dos jumelos.
Abraços
Olá Coreh
Qual é a medida do jumelo atualmente? Se não me engano, os originais são de 70 mm. Esta sensação de pular um pouco a mais pode ser também porque você está mais alto, ou é decorrente do trabalho das molas em sí?
Em suma, ele está pulando mais ou está mais duro?
[]s
Joao Baeta
06/12/2006, 22:26
Olá João Baeta
O Samurai é 95 MT
Quanto ao BL, fiquei na dúvida, pois há um espaço de 1" entre o parachoque e a lataria, na frente. Porem, olhando o chassi, o que ví foi um calço (parece que é de couro), com menos de 1".
Os jumelos: dianteiros - 135 mm e Traseiros - 150mm, eixo a eixo de parafuso. Vi que as borrachas estão meio ressecadas.
Um abraço.
:arrow:Olá Marcion,
Como o Samurai está,deve pular menos do que a volta ao original...Acho,
Pois o meu Jimny tem 2" BL, pula beeeem menos e mais maciiiiiiiio!
Abs
AlemãoRS
06/12/2006, 23:03
Jumelos maiores vão sempre deixar o jipe mais duro.
Pra ganhar altura no samurai feixe, o melhor é fazer spoa.
http://suzukioffroad.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=26&Itemid=33
diogo ludovico
07/12/2006, 00:15
Apesar do meu samurai ser helicoidal, ele está com peneus 205/75 R15 e quando o comprei estava rodando com 28 libras de pressão. O samuca pulava que nem um cabrito e sempre com pancadas secas (suspenção estava nova!!:shock: :shock: )
Resumindo, baixei a pressão para 25 libras (o manual indica de 20 a 26 libras para este peneu original), e senti um consideravel melhora, claro que ele continua a pular, mas sente-se menos as pancadas secas.
Tente baixar um pouco a calibragem dos peneus, não vai resolver totalmente o problema mas ajuda um pouquinho...:concordo:
Uso jumelos maiores, já veio como ele, aproveito pra perguntar se piora MUITO a instabilidade? Pois pretendo correr de indoor num futuro não tao distante! Ah, uso a calibragem entre 18 e 20 no canvas! Ele pula um bucado ainda!
abraço
Acredito que voltar para os originais não vai fazer tanta diferença, o carro pula mesmo, não tem jeito, em uma escala de 1 à 10, seu carro está em 8 e vc vai passar para talvez 7, será que vale a pena $$$$, e será que estes pneuzões não vão pegar em lugar nenhum depois de tanto trabalho???
Paulo_CW
07/12/2006, 17:30
Pessoal... eu estou querendo fazer o caminho inverso desta discução :parede:
Quero aumentar os jumelos... mas claro q nada de "jumelões" mas tenho idéia de alguma coisa pouco maior que os originais q tenho... qual seria uma boa dimensão ou kit....:-D
Bom pessoal
Agradeço a colaboração até aqui. O POC comentou algo que realmente me convenceu. Talvez a melhora seja muito pequena em relação ao gasto. Vou deixar como está. Agora, se eu estivesse com os jumelos originais e quizesse levantar, acho que partiria para o SPOA, pois pelo que ví mantem o jumelo original.
Aporveitando, eu estou andando com pressão de 25 libras. Será que posso baixar mais para umas 20 libras? Não corro o risco de danificar a banda lateral do pneu?
[]s
Paulo_CW
08/12/2006, 07:27
Pois é... só q num queria partir pra $POA, pelo menos por enquanto, quero apenas ganhar um pouco mais de altura...já ficaria contente com 1", por isso a dúvida entre jumelos ou calços de carroceria...já vejo q tem gente contra jumelos maiores e contra calços na carroceria...e vice versa...
enio chagas
08/12/2006, 18:19
já vejo q tem gente contra jumelos maiores e contra calços na carroceria...e vice versa...
Paulo, não que eu seja especialista no assunto. Mas no BL, vc só altera a altura da lata. O CARRO (chassis e suspensão) ficam como foram projetados. Tô falando do Samurai feixe. Tem uma piora aerodinâmica, mas isso não tem jeito.
Agora, com jumelão, vc muda o projeto da suspensão, a mola fica trabalhando inclinada. Na minha humilde opinião, se for pra mudar a suspensão, melhor ir pro SPOA logo, que é testado e aprovado.
sergiolonghi
09/12/2006, 13:31
Bom, rapaziada.
Eu já pesquisei muito sobre esse assunto e fui conversar com um pessoal velho que faz molas e suspensão de jeeps e caminhões. A resposta que eu queria e é a opinião que eu formei pra colocar o Samuca mais alto e mais mácio é a seguinte.
Preciso tirar uma lamina dos quatro feixes de mola pra acertar a relação do peso do carro com a carga que os amortecedores aguentam e a força que as molas fazem. Muitos dos que eu conversei acharam que era um Jeep Levinho com uma suspensão de caminhão pesado. E indicaram também um jumelo não muito maior devido a instabilidade e possíveis torções do chassis. Pois é .. agora o meu tá lá ... na outra semana posso dar um parecer melhor a vocês.
Lembrando que os feixes bem engrachados e buxas novinhas também fazem uma diferença nas batidas secas que ele dá ... e a pressão dos pneus não aliviam tanto e trazem o perigo do desgaste e sem contar o aumento do consumo de gasolina.
Um abraço a todos ...aaaaaaaaaaa o Baeta é fóda !!! Se for de SPOA coloca mais uma lamina mesmo ... se não ... tira uma ...
hehe
Bom, rapaziada.
Eu já pesquisei muito sobre esse assunto e fui conversar com um pessoal velho que faz molas e suspensão de jeeps e caminhões. A resposta que eu queria e é a opinião que eu formei pra colocar o Samuca mais alto e mais mácio é a seguinte.
Preciso tirar uma lamina dos quatro feixes de mola pra acertar a relação do peso do carro com a carga que os amortecedores aguentam e a força que as molas fazem. Muitos dos que eu conversei acharam que era um Jeep Levinho com uma suspensão de caminhão pesado. E indicaram também um jumelo não muito maior devido a instabilidade e possíveis torções do chassis. Pois é .. agora o meu tá lá ... na outra semana posso dar um parecer melhor a vocês.
Lembrando que os feixes bem engrachados e buxas novinhas também fazem uma diferença nas batidas secas que ele dá ... e a pressão dos pneus não aliviam tanto e trazem o perigo do desgaste e sem contar o aumento do consumo de gasolina.
Um abraço a todos ...aaaaaaaaaaa o Baeta é fóda !!! Se for de SPOA coloca mais uma lamina mesmo ... se não ... tira uma ...
hehe
Sergio
E meu já está com os jumelos mais altos. Esta história de tirar uma lâmina pode ser uma boa. Será que há algum prejuízo a estabilidade? E os amortecedores, será que não vão ser mais exigidos? Passa pra nos a tua experiencia com as modificações que você está fazendo
[]s
Joao Baeta
10/12/2006, 18:55
Sergio
E meu já está com os jumelos mais altos. Esta história de tirar uma lâmina pode ser uma boa. Será que há algum prejuízo a estabilidade? E os amortecedores, será que não vão ser mais exigidos? Passa pra nos a tua experiencia com as modificações que você está fazendo
[]s
:arrow:Marcion,
Se tirar uma lamina, o carro vai "sentir" mais fraco, Nõ aguenta mt buraco... O Samurai tem 3 laminas.... se tirar fica com 2, Se fizer uma trilha, esquece, O carro não aguenta e deve quebrar.
Se por andar na cidade, Se não for mt buracos.....
:arrow: Sergio,
Vc reclama mt sobre o Samurai, troque por Samurai de 97 e 98(helicoidal) e sente menos buracos..... mais confortável....
Mas não adianta muito pois pula como Samurai!
Abs
Valeu João Baeta.
E quanto a pressão nos pneus, é loucura andar com 20 ou 21 libras?
Joao Baeta
11/12/2006, 22:39
Valeu João Baeta.
E quanto a pressão nos pneus, é loucura andar com 20 ou 21 libras?
:arrow:Marcion,
20/21 não é loucura.......
Se vc quer andar no "macio" coloque 18 lbs
No Jimny coloco 25 lbs
Samurai 25 lbs ou 15lbs nas trilhas
sergiolonghi
12/12/2006, 11:44
Olá João Baeta... só pra termos uma idéia oficial ... você tem como mandar fotos da sua suspensão e reafirmar o número de laminas da suspensão original e quantas tem a sua ???
Acredito que o meu tinha mais do que 4 laminas ....
Ele ainda tá sendo feito lá na Serv-Molas ...
Vamos esperar .... abraço
Joao Baeta
12/12/2006, 13:58
Olá João Baeta... só pra termos uma idéia oficial ... você tem como mandar fotos da sua suspensão e reafirmar o número de laminas da suspensão original e quantas tem a sua ???
Acredito que o meu tinha mais do que 4 laminas ....
Ele ainda tá sendo feito lá na Serv-Molas ...
Vamos esperar .... abraço
:arrow:Olá Sergio,
O meu Azul está com as molas originais mas reforçadas:
Foto:
http://img292.imageshack.us/img292/8371/dsc00592kf8.jpg (http://imageshack.us)
Abs
sergiolonghi
12/12/2006, 14:30
Baseado nessa foto ... seu samuca tem 2 laminas a menos que o meu .... incrivel né .......
Falae .. pula muito mais que o Jimmy ???
Trabalha mal nas trilhas ????
Joao Baeta
12/12/2006, 15:20
Baseado nessa foto ... seu samuca tem 2 laminas a menos que o meu .... incrivel né .......
Falae .. pula muito mais que o Jimmy ???
Trabalha mal nas trilhas ????
:arrow:Não se compara de Samurai com o Jimny....
O Jimny é pula mttttttttt menos....
Trabalha nota 10 nas trilhas.....!!!!!!!!!
Abssssssssssssssssssss
sergiolonghi
19/12/2006, 13:53
Olá Rapaziada.
Como eu havia dito, fiz minha suspensão e cheguei a importantes conclusões e já reservei um projeto futuro !!
Bom ... o problema do Samuca pular ... mas pular com aquela batida seca e muito forte principalmente da trazeira é relacionado sim ao dimensionamento do feixe de molas e amortecedores. Sem contar é claro a distância entre eixos.
Bom ... meu Samuca calça 31 ... mas a calibragem esta agora com 24 na dianteira e 22 na traseira(pq este carrega menos peso). Isso trouxe um certo alivio.
Meus feixes agora estão com 4 laminas e jumelos maiores e isso tá fazendo a suspensão trabalhar um pouco mais ... visto que com 5 laminas precisaria de muito peso ou força pra fazer as molas atuarem. Agora com 4 está melhor, mas se as laminas fossem mais resistentes .... 3 quebrariam um belho galho já !!! Por isso ... quem quiser fica a idéia de usar suspensão de toyota na traseira e dianteira com 3 feixos !!! Irá funcionar bem ... Já vi um Willys ser mais confortável que um samurai devido ele estar usando este tipo de suspensão. Mas é claro que vc deve redimensionar assim seus amortecedores ... maiores e para uma carga um pouco maior !!!
O meu samuca tava muito duro !!! Tinha dores na coluna fora a barulheira e canseira que dava .... em comparação hoje, ele parece um Landau !!!hehehe brincadeira .. pular ... pula .... mas é bem mais tranquilo. Foi o fim das batidas secas.
As molas estão lubrificadas .. e as buchas são novas .... espero que assim que as molas sederem ele melhore ainda um pouco mais.....
Um abraço a todos
sergiolonghi
19/12/2006, 14:00
:arrow:Olá Sergio,
O meu Azul está com as molas originais mas reforçadas:
Foto:
http://img292.imageshack.us/img292/8371/dsc00592kf8.jpg (http://imageshack.us)
Abs
Bom .... analisando a foto do Baeta, é importante ver algo importante para o funcionamento da suspensão, as molas com 4 lâminas nada arquiadas(livres de preção) devido ao SPOA e a inclinação do jumelo. Penso eu que a suspensão dele trabalhe muito bem tanto com torção negativa ou positiva, e qua as 4 laminas tão resistindo bem !!!
Um abraço
Joao Baeta
19/12/2006, 14:26
Bom .... analisando a foto do Baeta, é importante ver algo importante para o funcionamento da suspensão, as molas com 4 lâminas nada arquiadas(livres de preção) devido ao SPOA e a inclinação do jumelo. Penso eu que a suspensão dele trabalhe muito bem tanto com torção negativa ou positiva, e qua as 4 laminas tão resistindo bem !!!
Um abraço
:arrow:Pois é... Mas msm assim pula bem!!!!
Abs
Pessoal, agora de fato, estou correndo de indoor.
Como se sabe o samurai não é muito bom de curva comparado ao troller e ao vitara... resolvi parcialmente diminuindo off-set das rodas, jogando-as mais para fora, mais ai eu reparei que só eu uso o jumelo maior, e que ele foi feito para um propósito totalmente diferente do meu... entao planejo trocar para um menor (original), que problemas posso enfrentar? (já que já comprei com o jumelo maior), qual o preço médio de um jogo de jumelo desses? alguem tem idéia?
abraço
Natanael Junior
08/06/2007, 15:11
Quando comprei o samucaco, ele tinha jumelões maiores.
Depois fiz o SPOA e coloquei jumelos originais.
Com toda segurança, posso dizer que a melhor dirigibilidade foi ele SPOADO com jumelos originais.
Imagino que ele sem SPOA e jumelos originais deve ser muito melhor de curvas e, por isso, deve ter melhor desempenho em jeep cross.
A última do samucaco foi a instalação dos revolver. Como foram instalados a dias, ainda não deu tempo de testar direito.
Na briga entre jumelão e original, eu optaria pelo original, sem dúvida
[]
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