Conectar

Ver Versão Completa : Quais são os principais problemas do Niva?

rrpomini
06/12/2006, 09:56
Olá companheiros do fórum, gostaria de saber, o porque de alguns 4x2 falarem que o Niva dá muito problema, daí vem a minha pergunta:
Quais são os problemas que fazem com que o niva seja tão criticado???
motor? câmbio, outras peças??? Gostaria de saber... Abraços e até +++

Márcio Magalhães
06/12/2006, 14:31
Eu começaria pela qualidade das peças!

[]´s,

pedrodoniva
06/12/2006, 14:46
a qualidade das peças de acabamento são mesmo um totô (zamac e plastico),mas a mecânica é perfeita ...claro q tem q cuidar...

emerson pacheco
06/12/2006, 15:52
o principal problema é tu ficar viciado nessa porra de carro, depois que experimentou uma vez tú não larga nunca mais.... o meu por exemplo é um niva 92 e os únicos problemas que apresenta são os mesmos de carros desta idade, regulagem uma coisinha aqui e oitra acolá mas nada de muito caro ou que nãi consifga as peças ou não consiga adaptar, abraços

Mauricio Rossetto
06/12/2006, 16:06
Realmente, concordo com o Emerson. Hoje tenho o Boris III e Boris IV (então são 4 Nivas até hoje) todos 91, o primeiro e segundo vermelhos e agora os brancos, e a relação custo benefício para quem quer um jipe e brincar de trilha e usá-lo como um carro de passeio é excelente. Esse final de semana fizemos o encontro II amigos do 4x4 em Penedo e os Nivas que estavam no evento se saíram muito bem, e olha que estávamos acompanhados de Willys, Lands, Engesa....então você consegue fazer o mesmo que carros 10 vezes, digo 10 vezes mais caros. Estou colocando as fotos do evento e verá o comportamento em dois videos que posto e faça a comparação. Infelizmente não posso colocar tudo hehehe é muito grande hehehe.

Fio
06/12/2006, 16:47
O problema na minha opinião é que a proposta do carro não condiz com a qualidade das peças. É como se tivessem montado um jipe com peças de carros de passeio (claro que não todas).

E agora que estamos a mercê do mercado paralelo, a coisa piorou consideravelmente.

Mas o conjundo Motor/Cambio/t-case é ótimo.

[]´s

alexandre roveri
06/12/2006, 16:58
Puta e como quebra :parede:
A hora que vc consertar tudo que for possivel, ele quebra outra coisa qualquer :oops:

:lol: Isso é uma verdade indiscutivel :lol:

Não adianta só Joselito pra ter um carro desse:twisted:

:idea: Mas agora falando sério Pra galera do forum ! :pensativo:

Volta e meia vem um "novato" em Nivas e faz perguntas diversas vezes já discutidas ! ;)

Talvez por não saber realizar pesquisar no forum :;-)

Não é que estou me recusando em responder :stop:

É que acaba ficando um monte de tópico com o mesmo assunto ! :?

alexandre roveri
06/12/2006, 17:01
Porque não montar tópicos fixos com os assuntos mais necessarios e procurados por novatos e "curiosos":concordo:

O pessoal dos Suzuki tem isso :concordo:

O pessoal da Sportagem tem isso :concordo:

E nos aqui ficamos com um monte de tópicos mas com no maximo 1 ou duas páginas :parede:

Acaba dando um trabalho pra pesquisar :-?

E ai ! Alguem se propõe a ajudar nessa:?:

emtsuhako
06/12/2006, 20:32
Concordo com o Roveri!!! Deveríamos criar um tópico com um índice dos principais assuntos... é só apontar o link para os outros tópicos (assuntos)... problema é que tem que ter paciência pra fazer isso... rsrsrs...

Respondendo as dúvidas de nosso colega, relaciono os principais problemas do meu Niva:

1. Interior quente demais, ocasionado pela falha no isolamento térmico. A solução é refazer o isolamento com feltro no interior e placas de alumínio ao longo do escapamento. Na parede corta-fogo, convém colocar manta aluminizada. Melhora a ventilação se colocar vidros laterais corrediços (um dia eu ainda vou comprar um par);

2. Barulho interno alto, igualmente a culpa é do isolamento. Refazer o isolamento com emborrachador e feltro;

3. Vibração no câmbio a 90km/h. Se não for desalinhamento, trocar cruzetas por acoplamento homocinético (o Jossano faz essa peça por conta própria);

4. Consumo alto. São várias as causas. No meu caso, com carburador original, é só regular. Coloquei a ponteira do filtro de ar e ajudou um pouco a melhorar o consumo. Alguns trocam o bura original por Weber 460 ou Solex (não sei o modelo);

5. Folga na caixa de direção francesa. No meu caso, há trincas onde a caixa se fixa na lataria (lado direito e esquerdo). Solução é soldar reforços (suportes). Se a folga for na caixa mesmo, há a possibilidade de trocar as buchas por rolamentos (idéia do Albino, da Apoio 4x4;

6. Cheiro de gasolina. Na minha opinião, após tantas tentaivas de solucionar esse inconveniente, a causa é o não uso do canister. Estou esperando chegar um que importei. Assim que instalar, espero que essa chatice acabe de vez;

7. Motor morre qdo sobe rampas muito inclinadas. A solução é colocar desborbulhador;

8. Reabastecimento demorado, gasolina volta pro bocal. Existe uma adaptação no site dos Camaradas do Niva e Nivas Gerais 4x4. No meu Niva funciona até completar 3/4 do tanque. Pra encher 100%, demora mesmo. Ajuda se manter o lado direito do carro mais alto do que o lado esquerdo... para isso tem que procurar um posto com piso inclinado (lado mais alto pro lado da bomba).

Fora esses inconvenientes, há outros, mas nunca aconteceram comigo... uma coisa eu digo, em um ano e meio, meu Niva NUNCA quebrou!!! Só fiquei na mão por causa da bateria (arriada) e falta de combustível (o indicador de combustível do Niva parece mais um contador Geiser em Chernobyl... rsrsrs).

pedrodoniva
06/12/2006, 21:55
auehaueae,eu tmb só fikei na mão co Niva quando arriou a bateria e por falta de combustível... Acho q são os maiores problemas,aeuaheuahueae...

chegade4x2
06/12/2006, 23:36
O maior problema são os donos . Na sua maioria compram esse carrinho pensando em ter um 4x4 barato e por consequencia evitam investir na manutenção .Isso é o que mais vi quando tava procurando o meu. Quanto mais eu ia para o interior mais via barato e detonado . O animal , ( dono anterior do meu ) viajava com um frasco de oleo de freio dentro do cofre do motor pois ele estava vazando. No interior o niva tem fama de ser um trator robusto e que não precisa de manutenção , ja na cidade a maioria acha que é fraco e só da defeito. Eu o vejo com muto bons olhos , nunca descuidei de nenhum carro que ja tive e ele é como todos que tive , nunca me deixou na mão.

Rones Jr
07/12/2006, 00:25
concordo!!!

friedmann
07/12/2006, 08:42
é bom lembrar que qq carro precisa de uma manutenção. as vezes corretiva e SEMPRE PRECISA de uma preventiva.
land rover, audi, toyota, e até mesmo trator, se não prevenir quebra mais do que o normal.... e TODO CARRO QUEBRA um dia...o diferencial é o custo .... veja qto sai pra se trocar um jogo de pastilhas de uma land rover e qto sai o de um Niva...., ou melhor comparando..... e isso por experiencia própria...... um jogo de amortecedores do siena 1.3 16 v fira,, sai por aprox. 600 reais, e o jogo do niva deve sair por uns 400 no máximo....
Portanto. o que vale no Niva é mesmo o último dono... se o cara não cuidou...vc paga a conta e isso serve pra qq carro.......................

pedrodoniva
07/12/2006, 09:46
concordo tmb!heheh

Márcio Magalhães
07/12/2006, 16:21
Os donos?

Olha conheço umas dúzias de donos de niva (como eu fui) que dão toda a atenção e manutenção ao danados... e ele quebra e quebra bonito!

A qualidade pavorosa das peças não é só de acabamento não. Tirando o pára-choque (que esse é comprovadamente a melhor peça dos russinhos) o resto é muito complicado, mas muito complicado mesmo. É cubo de roda que quebra antes dos 1000km (e bem instalados), é são os pivôs de papelão, cilndros de embreagem (esses são campeões) e por aí vai...

[]´s,

alexandre roveri
07/12/2006, 16:59
[QUOTE=Márcio Magalhães;320826]Os donos?

Olha conheço umas dúzias de donos de niva (como eu fui) que dão toda a atenção e manutenção ao danados... e ele quebra e quebra bonito!

A qualidade pavorosa das peças não é só de acabamento não. Tirando o pára-choque (que esse é comprovadamente a melhor peça dos russinhos) o resto é muito complicado, mas muito complicado mesmo. É cubo de roda que quebra antes dos 1000km (e bem instalados), é são os pivôs de papelão, cilndros de embreagem (esses são campeões) e por aí vai...
:concordo:

Com todo respeito ! concordo plenamente com o Marcio ! :putz:

Essa historia do dono anterior é igual ao cabra que faz cagada e depois diz estar possuido ! Ou então dar desculpa que bateu o carro porque estava bedado :oops:

Verdade seja dita os materiais russo são uma bosnia herzegovina ! Quem diz que não tem problema com manutenção pode jogar na mega senna que uma hora ganha :parede:

O meu só saiu dessa fase pois está plenamente destruido !!!!:parede: :parede: :parede: :rolleyes:

PS- estou aguardando ajuda pra montar os tópicos fixos :dance:

pedrodoniva
07/12/2006, 18:17
Pô roverão...perdeu a paixão pelo russo só pq o destruiu? Só nao me diga q agora vai virar sukuzero,alias suzukero.....aueaueuae
Vamos ser otimistas camaradas! Pensamentos ruins atraem capotamentos!
Vamos lá,todos juntos:
MEU NIVA NAO VAI QUEBRAR!MEU NIVA NAO VAI QUEBRAR!MEU NIVA NAO VAI QUEBRAR!MEU NIVA NAO VAI QUEBRAR!MEU NIVA NAO VAI QUEBRAR!MEU NIVA NAO VAI QUEBRAR!MEU NIVA NAO VAI QUEBRAR!MEU NIVA NAO VAI QUEBRAR!MEU NIVA NAO VAI QUEBRAR!MEU NIVA NAO VAI QUEBRAR!MEU NIVA NAO VAI QUEBRAR!MEU NIVA NAO VAI QUEBRAR!MEU NIVA NAO VAI QUEBRAR!MEU NIVA NAO VAI QUEBRAR!MEU NIVA NAO VAI QUEBRAR!MEU NIVA NAO VAI QUEBRAR!MEU NIVA NAO VAI QUEBRAR!
Vamos tratar com amor e carinho a "mulher amada fazendo movimentos ao vento"....(é mais ou menos isso né?),aheuaheuaheuae

Alexsou
07/12/2006, 19:43
Tú é um barato, Pedro! Mas isto que você escreveu é uma verdade!

Um dia desses, vinha eu pela Estrada Velha de Campinas (cheia de morros e curvas) e o bichão começou a ferver. Daí eu rodei por uns 20 km falando pra ele "- Não, quebra não! Não quebra não!". Acredite! Ele rodou soltando fumaça pelo capo por todo este percurso e eu cheguei em casa sem que o danado me deixasse na mão! O bicho é uma fera mesmo!

E eu nem citei o fato de ele rodar com carburador partido (amarrado com arame)...!:-P

ROMEULOVSKI
07/12/2006, 22:15
Acho que os problemas do Niva se concentram à partir dos suportes do parachoque dianteiro e vai até o suportes do parachoque traseiro. Concordo com o Márcio sobre a excelente qualidade daqueles parachoques de alumínio, realmente eles são muito bons, já o resto...

pedrodoniva
07/12/2006, 23:02
Carburador amarrado com arame!essa é nova na minha listinha de gambiarras!!!c é meu herói kra!aeuaheuaheuaheua
Mas é isso aih,tem q usar Feng Shui !auehaueaeae
Se ficarmos pensando assim: "Não,o Niva é ruim de cabo a rabo,eu sei q um dia vai quebrar e vai me deixar na mão....Melhor entrar no fórum e dizer pra todo mundo como esse carro vai me deixar na mão"..........aí sim o bichinho quebra........ O certo é pensar :" Caraca,esse carro é inquebrável,tenho uma raridade em mãos,melhor cuidar com todo amor e carinho possível" ...mesmo que não seja inquebrável,pensando assim ele vai longe...
Otimismo gente!!!nem parece q vocês são proprietários de Niva!!!!!!

pedrodoniva
07/12/2006, 23:04
Pow Alexsou,agora q eu vi,vc é de Francisco Morato!colado em Jund City! Tu num faz passeio co jipe clube de jundiaí? Vamo aí no proximo que tiver,agente troca umas ideia falow?Valew

Zé Novais
08/12/2006, 08:28
Bom dia... Po nunca li tanta coisa negativa sobre o niva desde que comprei o meu... parece que estão todos afim de afundar o russo de vez... TODOS AKI SÃO ADULTOS E TODOS SABEM QUE CARROS QUEBRAM SIM, O QUE CONTA É QUE TEMOS QUE TENTAR MANTER AS REVISÕES E PREVENÇÕES EM DIA E MESMO ASSIM SABEMOS QUE AS COISAS SE ACABAM POR SI SÓ, TUDO, INCLUISIVE NÓS MESMOS, TEMOS UMA VIDA UTIL, QUEM NÃO QUER TER GASTO COM CARROS(INDEPENDENTE DE QUAL) QUE CONTINUE APÉ, OU ENTÃO ARRUME UM BOM TRABALHO PRA PODER BANCAR A VIATURA... NÃO SE ESQUEÇAM DOS BONS E PORQUE NÃO DIZER, MARAVILHOSOS MOMENTOS, QUE OS RUSSOS JA NOS DERAM... E SÓ PRA FINALIZAR... SE FOR PRA FICAR RECLAMANDO DO CARRO ENTÃO NÃO TENHA O CARRO.
Abç. e desculpem.

friedmann
08/12/2006, 08:38
olha pessoal, eu ainda acho que rande parte, mas grande parte mesmo dos problemas do Niva vem do relaxo dos donos,,, uma vez cuidado ele quebra o que qq carro quebra...coisas normais,, nenhum carro é indestrutível e inquebrável.
O que é dose , é vc ter que encarar serviços mal executados, tipo soldas de merda, ou então e pior serviços que nem foram feitos, foram contornados de maneira extremamente porca.

Quem não gostaria de pegar um Niva realmente original e ir fazendo alguma melhoria nele? com critério, com a prancheta na mão e realmente planejando o que vai se modificar ou melhorar. hoje , infelizmente temos vários mexanicos, que fazem verdadeiras aberrações, e acham que isso é legal que dá uma espécie de valorização ao carro, tipo... ah no meu Niva eu consigo trocar de marcha sem pisar na embreagem, ou , ah meu niva tem um super hipe mega turbo motor de helicóptero...... pô.. é legal mas a isso acaba ferrando o carro se não foi feito com critério, e repito.. quem paga a conta é o próximo dono, pois muitas vezes o problema acontece bem depois de comprado.
agora se a daptação é feita com responsabilidade, com capricho, com certeza é um up grade valorizante.

quacula
08/12/2006, 08:48
Bom, vou falar do meu caso, oq quebra o meu niva é minha namorada... meu carro fica só com ela e eu tenho GNV ... bom, pergunta pra ela qd foi q ela colocou a viatura para andar com gasolina?? só no gnv mesmo.. tipo, se eu nao colocar gasolina e nao der umas voltas com ele o carro vai até esquecer q tem tanque.. alias, pensa na sujeira q sobe qd coloco a coitada da gasolina.. e outros tantos problemas.. quer mais? outro dia vi a luz do nivel de fluido de freio ligada, depois de 2 semanas, ta ela lá... ligadinha.. isso pq falei pra ela parar no posto e pedir pro cara dar uma olhada.. quer mais? ela pensa q está andando de cabrito.... nao diminui em NENHUMA lombada e se bobear fica pela rua procurando buraco pra passar.. kkkkk e por ai vai.. agua? pra q olhar?? nivel da bateria?? nao nao.. entao no meu caso oq estraga o niva é namorada.. só isso.. hahaha, mas mesmo assim... eu amo ela e o niva... o amor é lindo....rs

pedrodoniva
08/12/2006, 11:54
auehheuheuaeae...essa foi boa quacula,to rindo sozinho aki,aheuahueahueae...
Mas é verdade,nós niveiros sabemos que o niva quebra,mas é robusto...já as mulheres ,por estarem acustumadas com carros novos (a maioria delas é assim),acham que o niva é um tanque de guerra,que passa por cima de tudo... Apesar de eu gostar da idéia sei que não é assim,hehehehe....

ferchina
08/12/2006, 15:41
na minha opinião o Niva quebra como qualquer outra coisa q funcione e que utilize mecanismo que sofram força e desgaste, a freqüência da quebra vai depender principalmente de 2 fatores: qualidade das peças e qualidade de quem as instala (mecanico), qdo comprei meu Niva ele tava um "bagaço" + d 3 anos abandonado ao tempo em um sitio, o levei a um mecanico q só mexe com 4x4 e troquei dezenas de peças, mas msm com as peças novas a viatura vivia falhando e dando varios problemas, dai o Edson me indicou um meca q era dono d seu Niva atual, pronto!!! dai percebi que o problema não era com o Niva e sim com quem mexia nele, pois o russinho exige carinho e compreensão, coisa q o Mario (atual mecanico) tem....agora é só alegria!!!

Uma duvida, o Edson comentou q o Niva morre em subidas acentuadas, comigo acontece as vezes, e eu pensava q era cagada minha....alguém sabe o q é desborbulhador?

emtsuhako
08/12/2006, 20:57
Pessoal, o problema não é a qualidade das peças russas... o problema é que muitos Nivas tem quinze anos ou mais e é normal ocorrerem quebras de uma ou outra peça... e, pra piorar, as peças alternativas (made in Argentina) são as piores do mercado... que digam os que tiveram pivôs argentinos... já li relato de quebra de pivô argentino em curva ou em alta velocidade, felizmente, ninguém saiu ferido. Aqui na minha terrinha todos elogiam meu Niva, principalmente a robustez do conjunto e a durabilidade do motor e lataria (chapa grossa). Qdo eu peguei meu Niva, fui arrumando aos poucos e faz ano e meio que ele só tá na manutenção preventiva... como quero fazer viagens mais longas, vou levar no Albino pra ele fazer a manutenção corretiva... só tô esperando meu canister chegar... :(

Ferchina, sobre desborbulhador, segue link: http://www.trilha4x4.com.br/dica13.htm

shuther4x4
09/12/2006, 05:59
Bom, vou falar do meu caso, oq quebra o meu niva é minha namorada... meu carro fica só com ela e eu tenho GNV ... bom, pergunta pra ela qd foi q ela colocou a viatura para andar com gasolina?? só no gnv mesmo.. tipo, se eu nao colocar gasolina e nao der umas voltas com ele o carro vai até esquecer q tem tanque.. alias, pensa na sujeira q sobe qd coloco a coitada da gasolina.. e outros tantos problemas.. quer mais? outro dia vi a luz do nivel de fluido de freio ligada, depois de 2 semanas, ta ela lá... ligadinha.. isso pq falei pra ela parar no posto e pedir pro cara dar uma olhada.. quer mais? ela pensa q está andando de cabrito.... nao diminui em NENHUMA lombada e se bobear fica pela rua procurando buraco pra passar.. kkkkk e por ai vai.. agua? pra q olhar?? nivel da bateria?? nao nao.. entao no meu caso oq estraga o niva é namorada.. só isso.. hahaha, mas mesmo assim... eu amo ela e o niva... o amor é lindo....rs

Me identifiquei muito com esse post!
só que eu tenho mais ciúmes do barnabé do que de carro zero. Carro novo qualquer um dirige, é tudo igual. Agora no barnabé não, começa pela chave geral, depois tem a manha pra regular o banco, a manha pra ligar, pra engatar as marchas, e pra usar reduzida então. Bloqueio nem se fala. Verificar o óleo, Freio, e por aí vai. Ainda bem que minha mina não mandou eu escolher entre o barnabé e ela!!!!!!!! Eu ia sentir muitas saudades dela!

gbpereira
09/12/2006, 20:51
Pessoal li uma vez neste forum que ter um niva e uma questão de Ideologia eu concordo plenamente com isto. Acho que uma das principais caracteristicas que um proprietario de niva tem que ter e a de gostar de meter a mão na graxa ser fução e so passar para os mecanicos quando não tiver condições de fazer o serviço.
Eu gosto muito de mexer no Cossack tudo que tenho condição de fazer eu faço com isso tenho certeza de esta bem feito olha os unicos problemas que tive com ele ate hoje foram heranças do dono anterior.

Alexsou
14/12/2006, 12:33
Pow Alexsou,agora q eu vi,vc é de Francisco Morato!colado em Jund City! Tu num faz passeio co jipe clube de jundiaí? Vamo aí no proximo que tiver,agente troca umas ideia falow?Valew
E aí Pedrinho! Sou de Chico City!

Nunca fui em nenhum passeio porque além de ter a viatura há pouco tempo, ela quebrou não sei o que agora. Ela funciona, mas não sai do lugar!

A propósito! Você recomenda algum mecânico bom, barato e de confiança aí em Jundiaí?? Vou ter que levar o meu rebocado dentro em breve, mas não queria levar nem São Paulo nem em Osasco!

Um abraço, e quando o Skizitovski ficar bom vou querer participar desses passeios aí, na Serra do Japí!

pedrodoniva
14/12/2006, 13:01
Olha kra,aqui em Jundiaí tem o Fabrício,do Mingotti Racing (Rua Fernando Arens,quase várzea pta.) e tmb tem o Ronaldo da Casa das Peças (Rua Brasil).
Nunk levei na Casa das Peças pois é mais caro,mas o Fabricio faz um excelente trabalho...só levo lá...
Se vc quiser eu te mando o endereço tudo certinho falow?Valeu!

Alexsou
14/12/2006, 13:14
Olha kra,aqui em Jundiaí tem o Fabrício,do Mingotti Racing (Rua Fernando Arens,quase várzea pta.) e tmb tem o Ronaldo da Casa das Peças (Rua Brasil).
Nunk levei na Casa das Peças pois é mais caro,mas o Fabricio faz um excelente trabalho...só levo lá...
Se vc quiser eu te mando o endereço tudo certinho falow?Valeu!
Pode mandar, Pedrinho! Fico agradecido!

Valeu!

Hamilton
24/12/2006, 10:04
Prezados, proponho um novo tópico para contrapor este aqui que está muito negativo....vamos escrever das coisas positivas de nossos Nivas, o que motivou a compra de um Niva, o que deixa a gente satisfeito e feliz quando dirigimos a viatura, vamos elevar nossas vibrações para aquele que apesar de tudo foi a nossa escolha.

Como eu sou mirim não posso inaugurar o tópico "Pontos positivos do Niva, nossos elogios!"

Hamilton
26/12/2006, 11:03
Aproveito este tópico para perguntar se o peso do Niva (por volta de uma tonelada, não considerando acessórios) é um fator limitante comparado com as demais viaturas 4x4 e o porquê deste peso expressivo.

emtsuhako
26/12/2006, 11:57
Hamilton, o Niva pesa quase 1.200kg (bruto) o que pode ser considerado um peso expressivo para seu porte e potência... o Samurai pesa quase 900kg e possui motor 1.3, mas mais moderno... o Vitara e o Feroza pesam quase o mesmo que o Niva... compararando o russinho com esses outros, a desvantagem do Niva é a relação peso x potência...

NivaNovo
07/04/2007, 19:23
Concordo com o Roveri!!! Deveríamos criar um tópico com um índice dos principais assuntos... é só apontar o link para os outros tópicos (assuntos)... problema é que tem que ter paciência pra fazer isso... rsrsrs...

Respondendo as dúvidas de nosso colega, relaciono os principais problemas do meu Niva:

1. Interior quente demais, ocasionado pela falha no isolamento térmico. A solução é refazer o isolamento com feltro no interior e placas de alumínio ao longo do escapamento. Na parede corta-fogo, convém colocar manta aluminizada. Melhora a ventilação se colocar vidros laterais corrediços (um dia eu ainda vou comprar um par);

2. Barulho interno alto, igualmente a culpa é do isolamento. Refazer o isolamento com emborrachador e feltro;

3. Vibração no câmbio a 90km/h. Se não for desalinhamento, trocar cruzetas por acoplamento homocinético (o Jossano faz essa peça por conta própria);

4. Consumo alto. São várias as causas. No meu caso, com carburador original, é só regular. Coloquei a ponteira do filtro de ar e ajudou um pouco a melhorar o consumo. Alguns trocam o bura original por Weber 460 ou Solex (não sei o modelo);

5. Folga na caixa de direção francesa. No meu caso, há trincas onde a caixa se fixa na lataria (lado direito e esquerdo). Solução é soldar reforços (suportes). Se a folga for na caixa mesmo, há a possibilidade de trocar as buchas por rolamentos (idéia do Albino, da Apoio 4x4;

6. Cheiro de gasolina. Na minha opinião, após tantas tentaivas de solucionar esse inconveniente, a causa é o não uso do canister. Estou esperando chegar um que importei. Assim que instalar, espero que essa chatice acabe de vez;

7. Motor morre qdo sobe rampas muito inclinadas. A solução é colocar desborbulhador;

8. Reabastecimento demorado, gasolina volta pro bocal. Existe uma adaptação no site dos Camaradas do Niva e Nivas Gerais 4x4. No meu Niva funciona até completar 3/4 do tanque. Pra encher 100%, demora mesmo. Ajuda se manter o lado direito do carro mais alto do que o lado esquerdo... para isso tem que procurar um posto com piso inclinado (lado mais alto pro lado da bomba).

Fora esses inconvenientes, há outros, mas nunca aconteceram comigo... uma coisa eu digo, em um ano e meio, meu Niva NUNCA quebrou!!! Só fiquei na mão por causa da bateria (arriada) e falta de combustível (o indicador de combustível do Niva parece mais um contador Geiser em Chernobyl... rsrsrs).
Ola Edson!

Você acha que o cheiro de gasolina é por não se usar o canister? Eu estava pensando em desligar o canister e refazer partes da tubulação, respiro etc para eliminar o cheiro...

Abraços,
NivaNovo

Astor Dias de Andrade
07/04/2007, 20:42
NivaNovo, o cheiro de gasolina no interior do carro em principio não tem nada a ver com o canister, a menos que os dois tubos de respiro, que se dirigem originalmente ao canister, estejam desconectados. Se não tiver canister, basta direcionar esses tubos para fora da cabine, em um ponto atras dos paralamas traseiros, por ex. As causas do cheiro podem ser várias.
Aconselho fazer uma pesquisa no forum sobre esse assunto, existem dezenas de informações.
Abraços
Astor

Marcio Rossetto
07/04/2007, 23:47
Ontem comprei um cambio zerinho uzado de um lada laika , paguei R$ 200,00 . Vou guardar de reserva .

Isso é NIVA .

Agora , eu acho que o problema do Niva são as fixações de componentes como a caixa de transferencia que é presa no assoalho ; o diferencial dianteiro , que é preso por tres parafusos , fixação do amortecedor dianteiro que podia ser mais reforçado , cilindro de embreagem na caixa seca , etc .

Com o tempo isso tudo solta ou espana e começa a desalinhar o conjunto e aí vem os problemas ....

Márcio Magalhães
08/04/2007, 02:50
Rossetto,

O que mata são os etc!

Niva é isso!

[]´s,

NivaNovo
08/04/2007, 09:32
NivaNovo, o cheiro de gasolina no interior do carro em principio não tem nada a ver com o canister, a menos que os dois tubos de respiro, que se dirigem originalmente ao canister, estejam desconectados. Se não tiver canister, basta direcionar esses tubos para fora da cabine, em um ponto atras dos paralamas traseiros, por ex. As causas do cheiro podem ser várias.
Aconselho fazer uma pesquisa no forum sobre esse assunto, existem dezenas de informações.
Abraços
Astor
Ola Marcio!

Obrigado eu achei várias mensagens falando sobre o problema e vi também aquela adaptação do respiro. Essa semana estarei levando ele no mecanico e vamos virar do avesso a área da tanque para descobrir qualquer problema relacionado a isso. Hoje vou tirar o carburador e levar para limpar porque esta engasgando. Ja troquei a bomba e filtros.

Acho que isso é o divertido num carro desses, como eu gosto de fuçar e adoro mecanica então ele é um prato cheio.

Abraços e spaciba,
NivaNovo

emtsuhako
08/04/2007, 21:04
NivaNovo, eu creio que o problema é algo ligado a alguma mangueira que deveria estar ligada ao canister... digo isso pq revisei todos as mangueiras que saem e vão pro tanque de gasolina, inclusive daquele dispositivo anticapotamento que fica próxima a portinhola do tanque... o Albino, da Apoio 4x4 tb fez o mesmo... e o cheiro, mesmo que não muito forte, persiste... infelizmente não consegui o canister original, mas vou recondicionar o meu e depois posto o resultado aqui...

cezaralopes
17/03/2008, 12:52
Eu quero comprar um Niva.
Pow, sejam positivos, por favor. Tenho um Palio Fire 2007, faz um ano de uso agora em maio, mas se eu não cuidar da manutenção da criança ele desmonta. Creio que é o mesmo princípio com os Niva, por mais que a qualidade das peças seja questionável, e também com os outros 4x4 mais novos.

Quem conhece o carro que tem está sempre na frente. Essa é minha opinião de novato.

:D :D :D

Otávio Luiz
17/03/2008, 13:45
..........Quem conhece o carro que tem está sempre na frente. Essa é minha opinião de novato.:D :D :D

Começou bem...:palmas:
Volta e meia eu me pego pensando em trocar de viatura. Já elegi várias como sucessoras do SdeP, meu Niva 91.
Já teve a vez do JPX, da Discovery, da Camper. Atualmente ando crescendo os olhos p/ as Cherokkes. Mas isso é p/ um futuro distante ainda...
O que eu faço? Entro nos fóruns de cada viatura e leio um monte de tópicos. Procuro aqueles tipo "Porque quebra isso?", "Quebra de ribinboca da parafuseta", ou ainda "Qual é melhor, Candango ou Javali?".
É claro que a maioria das pessoas vai defender a viatura, dizendo que a deles é melhor que as outras, que quebra menos, que as peças são mais baratas, etc... assim como por aqui, onde todos defendem o Niva, menos o Gustavo...:mrgreen:
Você já tá fuçando em outros tópicos, pesquise e não tenha vergonha de perguntar. Não faz mal desenterar um tópico parado a tempos, melhor que criar um novo sobre o mesmo assunto.
Pra finalizar (e te alegrar) conto minha saga: Comecei com um Niva em 2003, daí parti prum CJ (gostei desse trem de trilha pessada!),uma F75 e finalmente voltei pro Niva (esse trem de trilha pessada é pra quem pode :-().
Porque comprei outro Niva? Era o que meu bolso podia, e é claro, gosto do danado. Mas comprei sabendo o que tenho em mãos, por isso não reclamo quando encosto a viatura na oficina.
Esse negócio de carro é muito subjetivo, tem sempre os que gostam e os que não. Pesquise, se informe e escolha o que for melhor pra você.

Soldier
17/03/2008, 14:27
...ou ainda "Qual é melhor, Candango ou Javali?"...

:stop: Curioso! Sabe que eu nunca havia notado essa semelhança :shock:

Pode-se dizer que o Javali é um "candangão" :mrgreen::mrgreen:

[]s :concordo:

Otávio Luiz
17/03/2008, 15:25
Pô Soldier, cavoquei, cavoquei e achei dois 4x4 pouco conhecidos pra colocar no tópico fantasioso, e você ainda acha semelhança?!?!?:putz:
Agora só falta aparecer um dono de um Java e um outro colecionador da DKV e me esculhambarem, dizendo que este/aquele é um grande jipe, que a compraração não é correta, pois eram jipes p/ trabalhos diferentes em épocas diferentes, etc, etc...:mrgreen::mrgreen:
Antes que alguém não entenda a brincadeira, nada contra estes jipes.

Soldier
17/03/2008, 15:38
Pô Soldier, cavoquei, cavoquei e achei dois 4x4 pouco conhecidos pra colocar no tópico fantasioso, e você ainda acha semelhança?!?!?:putz:
Agora só falta aparecer um dono de um Java e um outro colecionador da DKV e me esculhambarem, dizendo que este/aquele é um grande jipe, que a compraração não é correta, pois eram jipes p/ trabalhos diferentes em épocas diferentes, etc, etc...:mrgreen::mrgreen:
Antes que alguém não entenda a brincadeira, nada contra estes jipes.

HAHAhahaha:D... hã:lol:... bem :-|... o candango era (ou é) 4x4 :shock::?:

Prieto 4x4
17/03/2008, 15:49
Otávio.

Já que vc queria citar veículos não muito convencionais para evitar ser mal interpretado, porque não usar os modelos abaixo:

Quero ver o Soldier, fazer comparações agora:mrgreen::mrgreen::mrgreen:. Mas observem que o Edra lembra o Javali, o Jeg lembra o Candango, o Mutt lembra o CJ, agora o Kubelwagen não me lembra p..... nenhuma.

P.S.: Sobre os principais problemas do Niva não vou me pronunciar agora porque estou sem tempo.

abs

Cesar

Da esquerda para direita:

Nissin Edra / Kubelwagen / Mutt / Nissin Edra / Jeg

Otávio Luiz
17/03/2008, 16:00
Soldier, até onde eu saiba os Candangos eram 4x4.
Cesar, pra mim Nissin Edra é nome de macarrão instantâneo...:mrgreen::mrgreen:
Donde foste desenterrar estas viaturas:?:

Prieto 4x4
17/03/2008, 16:02
HAHAhahaha:D... hã:lol:... bem :-|... o candango era (ou é) 4x4 :shock::?:

Soldier

O Candango tem o mesmo motor dos antigos sedãs DKV's. Aliás era fabricado pela DKV.
Motor 3 cilindros com um detalhe curioso: Não em distribuidor. Tem uma bobina para cada cilindro ( se não estiver falando nenhum absurdo ).
Existem versões 4x4 e 4x2.
Teve participação importante durante a construção da capital: Brasília.
Nunva vi em ação, mas dizem que é "valente".

O Javali, era fabricado pela extinta CBT ( Companhia Brasileira de Tratores ). Possui também um motor 3 cilindros a diesel utilizado em tratores. Imagine o torque do "bicho".

abs

Cesar

Prieto 4x4
17/03/2008, 16:15

Otavio

O Miojo da Nissim Lamem, comi muito deste "troço":mrgreen:

Agora o Edra ao que parece, foi mais uma tentativa frustrada de se fabricar um Jeep por aqui.

Tem um tópico antigo falando sobre o carro aqui no forum:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1412&highlight=edra

Curioso como um país de dimensões continentais com extensas áreas de difícil acesso, demanda para utilização em atividades agrícolas, etc. etc. etc. não possua uma farta oferta de veículos utilitários 4x4 a preços acessíveis.
Pelo que ouço falar, países menores na América Latina ( digo em território ), tem ofertas muito maiores.

Vai entender....

Abs.

Cesar

Soldier
17/03/2008, 16:24
Otávio.

Já que vc queria citar veículos não muito convencionais para evitar ser mal interpretado, porque não usar os modelos abaixo:

Quero ver o Soldier, fazer comparações agora:mrgreen::mrgreen::mrgreen:. Mas observem que o Edra lembra o Javali, o Jeg lembra o Candango, o Mutt lembra o CJ, agora o Kubelwagen não me lembra p..... nenhuma.

Eu só não sabia que o Candango tinha opção 4x4... Agora camaradas, esse "jeg" lembra um gurgelzinho apertado na morsa né não... :mrgreen: ou então aqueles carrinhos de campo de golf... :mrgreen::mrgreen:

Putz! Tumultuamos o tópico, :mrgreen: discurpaí :oops:

P.S.: Sobre os principais problemas do Niva não vou me pronunciar agora porque estou sem tempo.

Essa é fácil: "São os Niveiros"!

...sai da frente que lá vem pedrada... rsrsrsrs!!!

[]s

Prieto 4x4
17/03/2008, 16:28
Soldier

Se é pra falar dos problemas dos Nivas, a gente "tumultua" mesmo :lol::lol::lol::lol:

Niva não tem problema nenhum. Quem tem são os proprietários de Niva

Girti
17/03/2008, 16:39

Os candangos existiam nas versões 4x2 (Candango 2) e 4x4 (Candango 4)com tração integral. Muito valentes, apesar do pequeno motor de 1.000 cc (974 cm3, 50 CV) Para quem acha que os 73 CVs originais do Niva 1600 são insuficientes...) e 2 tempos! Eram a versão brasileira do Munga (*) alemão. Foram fabricadas 6.171 unidades, entre 1.958 e 1.963, quando foi encerrada a sua produção.

(*) Mehrzweck Universal Geländewagen mir Allradantrieb, que significa, em Português, "veículo de uso múltiplo universal para uso fora-de-estrada com tração integral".

Antes que alguém venha dizer que eu sou um poço de cultura :discordo:, isto foi tirado do link http://djjaragua.vilabol.uol.com.br/candango.htm

MAS, posso dizer que já andei em um Candango. Quando aborrescente, eu me dedicava à montagem de miniaturas plásticas de automóveis, muitas das quais eu modificava e incrementava. Tive, entre outras, duas miniaturas do Candango, ambas muito bem feitas, fabricadas pela ATMA (quem ainda lembra deste nome?). Um delas eu montei do jeito que veio, a outra eu modifiquei, "fabricando" e instalando rodas alargadas, estribos, faróis auxiliares, e outra modificações. Ainda tenho esta segunda miniatura, embora ela esteja meio detonada, vou tentar me lembrar de levá-la em nosso próximo encontro!

[ ]s saudosistas

Otávio Luiz
17/03/2008, 16:40
O problema do meu Niva é um só: ter um dono sem grana!!!:parede:
Bom, vou deixar o tópico pra quem tá afim de escrever alguma que preste...:oops:

GARCIA/SP
17/03/2008, 16:57
Os candangos existiam nas versões 4x2 (Candango 2) e 4x4 (Candango 4)com tração integral. Muito valentes, apesar do pequeno motor de 1.000 cc (974 cm3, 50 CV) Para quem acha que os 73 CVs originais do Niva 1600 são insuficientes...) e 2 tempos! Eram a versão brasileira do Munga (*) alemão. Foram fabricadas 6.171 unidades, entre 1.958 e 1.963, quando foi encerrada a sua produção.

(*) Mehrzweck Universal Geländewagen mir Allradantrieb, que significa, em Português, "veículo de uso múltiplo universal para uso fora-de-estrada com tração integral".

Antes que alguém venha dizer que eu sou um poço de cultura :discordo:, isto foi tirado do link http://djjaragua.vilabol.uol.com.br/candango.htm

MAS, posso dizer que já andei em um Candango. Quando aborrescente, eu me dedicava à montagem de miniaturas plásticas de automóveis, muitas das quais eu modificava e incrementava. Tive, entre outras, duas miniaturas do Candango, ambas muito bem feitas, fabricadas pela ATMA (quem ainda lembra deste nome?). Um delas eu montei do jeito que veio, a outra eu modifiquei, "fabricando" e instalando rodas alargadas, estribos, faróis auxiliares, e outra modificações. Ainda tenho esta segunda miniatura, embora ela esteja meio detonada, vou tentar me lembrar de levá-la em nosso próximo encontro!

[ ]s saudosistas

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-68624492-02-dkw-candango-atma-escala-124-de-resina-muito-raros-_JM

Venda finalizada...R$100,00...

Prieto 4x4
17/03/2008, 17:11
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-68624492-02-dkw-candango-atma-escala-124-de-resina-muito-raros-_JM

Ohhh, Renato.

Que falta de sensibilidade. O Gil ia levar o carrinho no próximo encontro e você estragou o "elemento surpresa".:mrgreen:
Eu nunca tinha visto uma miniatura desta.
Mas, Gil, não liga não. Pelo que entendi a sua é "Tunada", não é isso?

Antes que fiquem nervosos: Estou brincando, hein....:lol::lol::lol:

Gil, lembro-me da Atma, mas minha coleção de carrinhos era da Match Box ( não me recordo se é assim que se escreve ). Eu tinha uma coleção, e os carrinhos eram super bem acabados.
Meu jeep era um Wrangler

abs

Cesar

Girti
17/03/2008, 17:13

Muuuuuuuuuuuito interessante, eu desconhecia esta possibilidade de se fabricar um modelo em resina (resina de quê?) a partir do modelo original!

Os meus candangos eram estes mesmo! Aliás, a ATMA também fabricava as miniaturas dos DKWs Belcar e Vemaguete, tive várias miniaturas de ambos, mas, infelizmente, dei sumiço neles, sobraram apenas algumas miniaturas "em reforma" de carros americanos...

[ ]s

emtsuhako
17/03/2008, 20:53
Soldier

Se é pra falar dos problemas dos Nivas, a gente "tumultua" mesmo :lol::lol::lol::lol:

Niva não tem problema nenhum. Quem tem são os proprietários de Niva

DE ACORDO!!! HEHEHE!!!

emtsuhako
17/03/2008, 20:59
Falando sério, o que mais irrita mesmo no Niva é o calor interno... desde que peguei o meu testei algumas soluções provisórias e as mais eficientes foram: instalar defletores de calor ao longo do escapamento e isolar, com manta aluminizada, a parede corta-fogo, do lado do cofre. Definitivamente usarei essas soluções qdo mandar meu Niva para o estaleiro, pois, para aúltia solução, é preciso tirar o motor, afastar a caixa de marchas e tirar as peças que são fixadas na parede corta-fogo. Fora isso, problema mesmo é o consumo.

Marcio Rossetto
17/03/2008, 22:04
Amigo , eu tinha um probleminha de reumatismo no pé direito e sabe que o Niva me curou :D

Agora que estou curado, vou falar :parede: ......

Pensei em abrir uma janelinha tipo cata vento , igual ao da toyota bandeirante , la embaixo , perto dos pés .

Pelo menos na toyota resolvia o problema .

O ar entra por baixo e esfria tudo, principalmente na estrada .

Acho que não é difícil de fazer .

Marcio Rossetto
17/03/2008, 22:11
o JAVALI é um puta de um jipe , mas tem um serio problema , me disse um mecanico lá em Novo Horizonte - SP , que tinha 4 motores encostados .

O virabrquim é de ferro fundido , normalmente os normais utilizados são forjados , então o vira costuma quebra no meio . Se não fosse isso , seria um motor bacana pacas . :p

Soldier

O Candango tem o mesmo motor dos antigos sedãs DKV's. Aliás era fabricado pela DKV.
Motor 3 cilindros com um detalhe curioso: Não em distribuidor. Tem uma bobina para cada cilindro ( se não estiver falando nenhum absurdo ).

O Javali, era fabricado pela extinta CBT ( Companhia Brasileira de Tratores ). Possui também um motor 3 cilindros a diesel utilizado em tratores. Imagine o torque do "bicho".

abs

Cesar

Márcio Magalhães
17/03/2008, 22:22
Olá,

O slogam da ATMA era "A ATMA é ótima!"

Quanto ao Niva... bem, deixa pra lá! He he he...

[]´s,

Girti
17/03/2008, 22:40
Falando sério, o que mais irrita mesmo no Niva é o calor interno... desde que peguei o meu testei algumas soluções provisórias e as mais eficientes foram: instalar defletores de calor ao longo do escapamento e isolar, com manta aluminizada, a parede corta-fogo, do lado do cofre. Definitivamente usarei essas soluções qdo mandar meu Niva para o estaleiro, pois, para aúltia solução, é preciso tirar o motor, afastar a caixa de marchas e tirar as peças que são fixadas na parede corta-fogo. Fora isso, problema mesmo é o consumo.

Edson, o seu Niva ainda tem a válvula de ar quente instalada? Em caso positivo, você já checou se ela fecha totalmente? Embora o Niva, de fato, esquente bastante em seu interior, pode ser que ela esteja acentuando o problema!

[ ]s

Astor Dias de Andrade
17/03/2008, 23:25
Soldier

abs

Cesar
Cesar,

Falando em Candango, tive quatro deles, sendo dois 4x4 e e dois 4x2, sendo um deles com cambio na direção, do sedan DKW, o Belcar.

E ele tem distribuidor sim, só que com tres platinados, assim como tem as tres bobinas que vc citou. O motor era dois tempos com tres cilindros e o cambio 4 marchas tinha reduzida com acionamento a cabo, alavanca no painel.

A versão 4x4 original era permanente, como o nosso Niva, mas com uma particularidade incrível: não tinha diferencial central, o que tornava o manobrar difícil, pois a direção e a tração "endureciam".
Por essa razão, e pelo alto consumo, era costume remover o cardan traseiro e andar com a tração dianteira, como nos sedans. Mas nesse caso o freio de mão não funcionava, pois era instalado em uma panela no cardan traseiro.

De qualquer forma, era valente e enfrentava bem os lamaçais, tinha chapas de blindagem por baixo ao longo do carro todo.

abraços
Astor

Girti
17/03/2008, 23:39
Cesar,

Falando em Candango, tive quatro deles, sendo dois 4x4 e e dois 4x2, sendo um deles com cambio na direção, do sedan DKW, o Belcar.

E ele tem distribuidor sim, só que com tres platinados, assim como tem as tres bobinas que vc citou. O motor era dois tempos com tres cilindros e o cambio 4 marchas tinha reduzida com acionamento a cabo, alavanca no painel.

A versão 4x4 original era permanente, como o nosso Niva, mas com uma particularidade incrível: não tinha diferencial central, o que tornava o manobrar difícil, pois a direção e a tração "endureciam".
Por essa razão, e pelo alto consumo, era costume remover o cardan traseiro e andar com a tração dianteira, como nos sedans. Mas nesse caso o freio de mão não funcionava, pois era instalado em uma panela no cardan traseiro.

De qualquer forma, era valente e enfrentava bem os lamaçais, tinha chapas de blindagem por baixo ao longo do carro todo.

abraços
Astor

Quatro Candangos!!!??? Bacana!!!:concordo:

Eu havia me esquecido deste importante detalhe, a blindagem inferior. A Vemag, montadora do valente jipinho, fazia muita propaganda deste fato! Aliás, ele era extremamente espartano, principalmente no seu interior, faria o Niva parecer um SUV ao lado dele. Isto trazia vantagens em travessias de água e/ ou barro, pois era só jogar uma água dentro do carro e estava tudo resolvido!

Eta bichinho simpático! :concordo:

[ ]s

Soldier
18/03/2008, 08:26

Tenho a impressão que esse alardeado problema de calor fica mais acentuado quando se retira o feltro que forra o assoalho... o meu mantem essa manta de feltro original e não tenho problemas algum com a temperatura :pensativo:... apesar de que considero essa questão subjetiva e regional, já que o que pode ser calor para uns, pode não ser algo representativo pra outros e em algumas regiões o clima contribui tb. :concordo:

Prieto 4x4
18/03/2008, 08:27
Cesar,

abraços
Astor

Valeu pela aula sobre Candangos, Astor.
Nada como ouvir de quem conhece.
:palmas::palmas::palmas:

abs

Cesar

Soldier
18/03/2008, 08:29
Amigo , eu tinha um probleminha de reumatismo no pé direito e sabe que o Niva me curou :D

Pensei em abrir uma janelinha tipo cata vento , igual ao da toyota bandeirante , la embaixo , perto dos pés .

Problema é nos dias frios :pensativo:... e na água então :shock::?:... aí seu reumatismo volta com tudo :mrgreen::mrgreen:

[]s:concordo:

Prieto 4x4
18/03/2008, 08:33
Olá,

O slogam da ATMA era "A ATMA é ótima!"

Quanto ao Niva... bem, deixa pra lá! He he he...

[]´s,

O Marcio, olha o que vc foi "desenterrar"....

O Gil já falou do "candanguinho" da Atma, eu falei da minha coleção de carrinhos, daqui a pouco aparecem os Playmobil, forte Apache, Comandos em Ação, Falcon, etc, etc.....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Tudo isto pra não falar em "principais problemas do Niva"???:rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Prieto 4x4
18/03/2008, 08:35
isto pra não citar os "poderes de cura" do russinho, como no caso do reumatismo do Rossetto.:D:D:D

Otávio Luiz
18/03/2008, 08:53
Sobre o calor interno estou juntando informações para tentar amenizar a temperatura interna do SdeP:

O que vou fazer.
:arrow:instalar as grades do capô do Volvo NL 12 360(igual aos Trollers antigos) para retirar o ar quente do motor que acaba entrando na cabine. A ref. das grades é 1664978 e 1664979 (LE e LD). As grades já estão compradas, tem umas fotos no tópico do SUV de Pobre, lá no frota
:arrow:instalar um ventilador no painel, tipo aqueles de ônibus/caminhões. Ainda não achei um do tamanho que quero aqui em Ctba, só tem dos grandes (8"), quero o menor (6"). Se alguém souber aonde tem em SP avisa aí... não esqueça, tem que ser 12V, pois a maioria é 24V...

O que pretendo fazer.
:arrow:colocar uma chapa de alumínio tipo chão de busão (chapa xadrez) no bagageiro, para refletir o sol que pega no teto. Dica do Camarada Fábio Homi das Neves :concordo:
:arrow:colocar fita termo isolante no escapamento.

Abs frescos...:mrgreen:

Soldier
18/03/2008, 08:56
...daqui a pouco aparecem os Playmobil, forte Apache, Comandos em Ação, Falcon, etc, etc.....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Comandos em Ação, "GiJoe"... eu tenho vários até hoje... rsrs :mrgreen::mrgreen:

Prieto 4x4
18/03/2008, 09:13
Sobre o calor interno estou juntando informações para tentar amenizar a temperatura interna do SdeP:

Abs frescos?????:pensativo::pensativo::pensativo:

Soldier
18/03/2008, 09:30
Abs frescos?????:pensativo::pensativo::pensativo:

iiiiiiiiiiiiiihhhhhh... orra... orra, orra... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Girti
18/03/2008, 10:11
Tenho a impressão que esse alardeado problema de calor fica mais acentuado quando se retira o feltro que forra o assoalho... o meu mantem essa manta de feltro original e não tenho problemas algum com a temperatura :pensativo:... apesar de que considero essa questão subjetiva e regional, já que o que pode ser calor para uns, pode não ser algo representativo pra outros e em algumas regiões o clima contribui tb. :concordo:

Realmente, já vi muitos Nivas sem este forro, aliás, sem qualquer forro isolante! Este forro é fundamental, sem ele certamente o Niva vira uma fornalha!
Embora, realmente, o interior do Niva esquente, nunca tive problemas excessivos, os que ocorreram foram sempre devidos à válvula de ar quente entreaberta, deixando entrar ar quente no habitáculo.

[ ]s

emtsuhako
18/03/2008, 12:54
Edson, o seu Niva ainda tem a válvula de ar quente instalada? Em caso positivo, você já checou se ela fecha totalmente? Embora o Niva, de fato, esquente bastante em seu interior, pode ser que ela esteja acentuando o problema!

[ ]s

Gil, a minha válvula de ar-quente está instalada sim, mas permanentemente na posição fechada, já que está quebrada. No lote de peças que pedi na Lada Parts, veio uma válvula nova... só falta o cabo para instalar, o que preciso ver lá na Marli...

emtsuhako
18/03/2008, 12:58

O meu veio com essa forração podre... qdo desmontei meu Niva por dentro, retirei essa forração e coloquei uma nova de feltro, mas é provisório... Como as maiores fontes de calor são o motor e ao longo do escapamento, a reforma definitiva irá isolar com manta aluminizada e chapa de alumínio... tb pretendo instalar janelas corrediças... Tb pensei em colocar algo no teto, pois parece que tem alguma forração esfarelando entre o forro e o teto...

emtsuhako
18/03/2008, 13:01

Meu pai, na época que tinha uma Variant, fez algo semelhante... resultado: toda vez que chovia, inundava o assoalho de água, parecendo uma bacia escalda pés... pegou até frieira por causa disso... rsrsrs...

GARCIA/SP
18/03/2008, 15:02

O que vou fazer.
:arrow:instalar as grades do capô do Volvo NL 12 360(igual aos Trollers antigos) para retirar o ar quente do motor que acaba entrando na cabine. A ref. das grades é 1664978 e 1664979 (LE e LD). As grades já estão compradas, tem umas fotos no tópico do SUV de Pobre, lá no frota
:arrow:instalar um ventilador no painel, tipo aqueles de ônibus/caminhões. Ainda não achei um do tamanho que quero aqui em Ctba, só tem dos grandes (8"), quero o menor (6"). Se alguém souber aonde tem em SP avisa aí... não esqueça, tem que ser 12V, pois a maioria é 24V...

O que pretendo fazer.
:arrow:colocar uma chapa de alumínio tipo chão de busão (chapa xadrez) no bagageiro, para refletir o sol que pega no teto. Dica do Camarada Fábio Homi das Neves :concordo:
:arrow:colocar fita termo isolante no escapamento.

Neste link, 2 modelos 12 V...

http://koolatrononline.stores.yahoo.net/koolatron-12v-auto-fans.html

Renatão é informação!!!!:mrgreen::mrgreen:

Girti
18/03/2008, 15:38
Gil, a minha válvula de ar-quente está instalada sim, mas permanentemente na posição fechada, já que está quebrada. No lote de peças que pedi na Lada Parts, veio uma válvula nova... só falta o cabo para instalar, o que preciso ver lá na Marli...

Edson, é aí que está a pegadinha, a alavanca pode estar na posição "fechada", mas a válvula defeituosa não fecha completamente, deixando uma fresta, por onde entra o ar quente! Deve ser este o problema de aquecimento no interior de seu Niva!

[ ]s

Otávio Luiz
18/03/2008, 16:52
Neste link, 2 modelos 12 V...

http://koolatrononline.stores.yahoo.net/koolatron-12v-auto-fans.html

Renatão é informação!!!!:mrgreen::mrgreen:

Valeu Renatão!!! Mas eu pensava alguma coisa aí na Santa Efigênia (é em SP né?), não no Canadá...:putz:... acho que o frete vai ficar mais caro que o ventilador.

emtsuhako
18/03/2008, 20:06
Edson, é aí que está a pegadinha, a alavanca pode estar na posição "fechada", mas a válvula defeituosa não fecha completamente, deixando uma fresta, por onde entra o ar quente! Deve ser este o problema de aquecimento no interior de seu Niva!

[ ]s

Gil, como a alavanquinha da válvula estava quebrada, eu taquei um pedaço de madeira dentro da válvula... não passa água de jeito algum... Talvez eu tenha exagerado qdo digo que meu Niva é quente... meu Corsa não chega a ser tão mais fresco... mas na média dos carros nacionais, meu Niva é mais quente sim... e isso é por falta de um bom isolamento... se vc notar, o lugar que mais esquenta é o assoalho do porta-malas, justamente onde fica um dos silenciosos... e como atrás é praticamente fechado, esse calor saí pela frente... como sei? Bom, uma vez um amigo flatulento, que tava lá atrás, mandou ver e o cheiro todo foi pra frente... isso com o carro em movimento... a partir daí descobri que aquelas saídas na coluna traseira não são exatamente saída de nada... rsrsrs...

Márcio Magalhães
19/03/2008, 00:37
O Marcio, olha o que vc foi "desenterrar"....

O Gil já falou do "candanguinho" da Atma, eu falei da minha coleção de carrinhos, daqui a pouco aparecem os Playmobil, forte Apache, Comandos em Ação, Falcon, etc, etc.....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Tudo isto pra não falar em "principais problemas do Niva"???:rolleyes::rolleyes::rolleyes:

Olá,

Lembro não só do slogam como do logotipo... que era uma espécie de policial com um cacetete na mão... e o capacete era mais da metade do boneco. Sob ele, o nome ATMA.

Bons tempos que tinhamos brinquedos da Guliver, Trol, Grow, Glasslite...

Quanto aos carrinho de ferro, além dos da Matchbox tinha os da Corgi Juniors.

[]´s,

Rones Jr
19/03/2008, 11:04
Gil, como a alavanquinha da válvula estava quebrada, eu taquei um pedaço de madeira dentro da válvula... não passa água de jeito algum... Talvez eu tenha exagerado qdo digo que meu Niva é quente... meu Corsa não chega a ser tão mais fresco... mas na média dos carros nacionais, meu Niva é mais quente sim... e isso é por falta de um bom isolamento... se vc notar, o lugar que mais esquenta é o assoalho do porta-malas, justamente onde fica um dos silenciosos... e como atrás é praticamente fechado, esse calor saí pela frente... como sei? Bom, uma vez um amigo flatulento, que tava lá atrás, mandou ver e o cheiro todo foi pra frente... isso com o carro em movimento... a partir daí descobri que aquelas saídas na coluna traseira não são exatamente saída de nada... rsrsrs...

Cara...o problema é o escape do Niva que parece ter sido projetado pra aquecer a cabine mesmo. Eu só resolvi o problema definitivamente...quando tasquei as tal fitas cerêmicas até o eixo traseiro....no escape...desde o coletor. Se soubesse ...tinha feito isso muito tempo antes. Até o som do escape ficou abafado! Curiosamente ....um dia depois o Niva se foi! E eu fiquei todo pinicando com as fibras espalhadas pelo corpo!

emtsuhako
19/03/2008, 12:21
Rones, eu pretendo fazer algo mais definitivo, por isso a idéia da manta aluminizada na parede corta-fogo e as chapas, na verdade folhas de 1mm, ao longo do escapamento... Se colocar essas fitas, sei lá, mas vai parecer gambiarra... rsrsrs...

Rones Jr
19/03/2008, 14:04
Edson,

pode até parecer, mas volto afirmar....funcionou de verdade. Um não exclui o outro...

BACALHAU
19/03/2008, 20:00
Valeu Renatão!!! Mas eu pensava alguma coisa aí na Santa Efigênia (é em SP né?), não no Canadá...:putz:... acho que o frete vai ficar mais caro que o ventilador.

Camarada Otávio, saudações.
Embora eu quisesse manter-me em silêncio até depois da Semana Santa, por motivos de defesa do BACALHAU, não pude resistir à tentação de lhe fornecer uma informação ULTRA-SECRETA, após ler o seu "post".
Talvez você nunca tenha ouvido falar, uma vez que é algo "novo" e "muito pouco divulgado", mas para uns "poucos" iniciados é conhecido como Mercado Livre.
Após uma exaustiva pesquisa de vários e vários segundos, consegui alguns links, dos quais passo três para você. Só lhe peço que não conte para mais ninguém.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-70412299-ventilador-automotivo-12v-5-succo-c-nota-fiscal-e-garantia-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-71391360-mini-ventilador-12v-pinterior-de-veiculos-cgarra-gigante-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-71413958-ventilador-12v-para-automoveis-trailer-veiculos-6-smart-_JM

Zabumbas sigilosos do BACALHAU (que continua no período de defesa)

GARCIA/SP
19/03/2008, 20:22
Embora eu quisesse manter-me em silêncio até depois da Semana Santa, por motivos de defesa do BACALHAU, não pude resistir à tentação de lhe fornecer uma informação ULTRA-SECRETA, após ler o seu "post".
Talvez você nunca tenha ouvido falar, uma vez que é algo "novo" e "muito pouco divulgado", mas para uns "poucos" iniciados é conhecido como Mercado Livre.
Após uma exaustiva pesquisa de vários e vários segundos, consegui alguns links, dos quais passo três para você. Só lhe peço que não conte para mais ninguém.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-70412299-ventilador-automotivo-12v-5-succo-c-nota-fiscal-e-garantia-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-71391360-mini-ventilador-12v-pinterior-de-veiculos-cgarra-gigante-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-71413958-ventilador-12v-para-automoveis-trailer-veiculos-6-smart-_JM

Resolveu aparecer....:twisted::twisted:...rsss

Abs
Ass.: Gomes de Sá...:mrgreen::mrgreen:

BACALHAU
19/03/2008, 20:24
Resolveu aparecer....:twisted::twisted:...rsss

Abs
Ass.: Gomes de Sá...:mrgreen::mrgreen:

Vira o teu "garfo" prá lá, nojento.
Vai comer uma Baiacú.

Paulo Sérgio
19/03/2008, 21:24
Edson:

Essa historia de manta de aluminio e chapas me interessou muito visto que minha viatura está no estaleiro do Marco Lada.
Se tiver algo em mente que tal compartilhar?

emtsuhako
19/03/2008, 21:35
Edson,

pode até parecer, mas volto afirmar....funcionou de verdade. Um não exclui o outro...

Rones, funcionar funciona, mas, por capricho meu, não gosto muito de ver faixas enroladas no escapamento... queria algo mais, digamos, permanente... a manta aluminizada, que vai no cofre do motor, dura pra caramba... os defletores é só fixar no assoalho com espaçadores de borracha ou plástico, presos, preferencialmente, por parafusos de plásticos pois, segundo dizem, não é bom encostar alumínio no aço, com risco de acelerar a corrosão do aço...

emtsuhako
19/03/2008, 21:57
Edson:

Essa historia de manta de aluminio e chapas me interessou muito visto que minha viatura está no estaleiro do Marco Lada.
Se tiver algo em mente que tal compartilhar?

Paulo, não tem segredo... a manta aluminizada a que me refiro é feita de três camadas: uma camada de folha de alumínio, uma camada de um material que parece espuma, uma camada de adesivo. O material que parece espuma, na verdade uma borracha de cor bege, não é o mesmo das mantas asfálticas... álias, nem recomendo manta asfáltica onde irradia calor diretamente. Essa manta aluminizada tb pode ser colocada sob o capô, abafando barulho e evitando a queima da pintura do capô. O único lugar em que vi para vender esse material é na Casa das Borrachas, na Duque de Caxias, em Sampa. Infelizmente não lembro o preço, mas não chega a ser cara.

Quanto ao defletor, vc copia o mesmo sistema utilizado nos carros modernos... é só comprar folha de alumínio de pelo menos 1mm de espessura e fixar ao longo do assoalho, acompanhando o escapamento... deixe o espaço de pelo menos 5mm entre o defletor e a folha... vc pode usar buchas de borracha como espaçador, lembrando que o importante é não encostar o alumínio no assoalho... fixa se com parafusos de plástico, assim não há contato de aço com alumínio que favoreça a corrosão do primeiro.

Folhas e perfis de alumínio, em Sorocaba eu te indico a Perfil Alumínios... fica na Rua Cabreúva, 125... próximo a marginal D. Aguirre, a esquerda da ponte Pinga-Pinga, sentido Prefeitura...

Otávio Luiz
20/03/2008, 09:00

Pô, num precisava zoar também...:oops:
Valeu Camarada Bacalhau Zabumba de Tamboril, como é que num pensei nisso antes?!?!?:putz::concordo:

Digger
21/03/2008, 15:41
auehaueae,eu tmb só fikei na mão co Niva quando arriou a bateria e por falta de combustível... Acho q são os maiores problemas,aeuaheuahueae...

Ahah... por bateria eu já tô veiaco com o Russinho, ontém mesmo em Tamboré ele deu pepino, soooooorte que meu pai vinha me dando escolta hehehe, o transito tava ferrado, imagine, 6 da tarde, vespera de feriado HAOuhoUAH... quando colou uma vtr dos mike rodoviario eu cantei o qru pra ele e já conseguiu me tirar de lá na hora. Então troquei a bateria da goleta pro bruto, e dei linha na pipa. Cheguei em Sorocaba.:dance:

Amanhã tô colando no Carrefour pra comprar uma bateria novinha. acho que isso vai me custar uns 150k :pensativo: :(

Soldier
24/03/2008, 08:18
Ahah... por bateria eu já tô veiaco com o Russinho, ontém mesmo em Tamboré ele deu pepino, soooooorte que meu pai vinha me dando escolta hehehe, o transito tava ferrado, imagine, 6 da tarde, vespera de feriado HAOuhoUAH... quando colou uma vtr dos mike rodoviario eu cantei o qru pra ele e já conseguiu me tirar de lá na hora. Então troquei a bateria da goleta pro bruto, e dei linha na pipa. Cheguei em Sorocaba.:dance:

Amanhã tô colando no Carrefour pra comprar uma bateria novinha. acho que isso vai me custar uns 150k :pensativo: :(

Digger, é bom verificar se o problema é realmente a bateria ou se algo está impedindo que ela carregue... :pensativo:

Sorte :concordo:

Jonatars
24/03/2008, 22:05
O maior problema do meu Niva, era o calor, que esta sendo resolvido com a instalação da termotape que o Rones mencionou, coloquei uma espuma de polietileno de 5mm com uma face aluminizada para isolamento térmico de telhados, e ficou muito bom, melhorou bastante o calor e o ruido, mas como tenho uma queda por alagados e rios, na trilha de porto feliz descobri que esta não é a melhor solução para o meu perfil de Niveiro (virou uma meleca!), talvez para que não faça trilhas seja uma boa opção, pois dá uma melhorada no calor e no ruido, mas o grande problema do meu Niva, sou eu mesmo, que enfio meu carro na lama, em rios, fico instalando mil e umas porcarias, etc, na última trilha, perdi a borracha protetora do quebra-mato, quebrei minha lanterna de neblina, amassei minha placa, perdi a tarjeta da mesma(meu Niva não tem mais cidade rsrsrsr...), a luz da coluna do passageiro caiu e deu curto, queimou o fusivel que alimenta a buzina, o rádio, a luz de freio, e o acendedor, queimei mais tres fusiveis e desmontei o rádio tres vezes até descobrir que era a luz interna que estava pendurada e dando o curto:parede:, a luz do freio de mão parou de funcionar e acreditem, andei um bom pedaço da Castelo com o freio de mão puxado:parede::oops: e o bixo andou bem, sinal de que o motor ta ótimo:twisted:, enfim, se eu continuar dando problemas para o meu Niva, acho que ele vai acabar me vendendo:mrgreen:

Soldier, tá vendendo o Scoop porquê? Não gostou?

Soldier
24/03/2008, 23:00
...Soldier, tá vendendo o Scoop porquê? Não gostou?

Fala Jonatars... cara, na verdade... e eu to mesmo precisando de grana :rolleyes:...

Girti
24/03/2008, 23:02
"... enfim, se eu continuar dando problemas para o meu Niva, acho que ele vai acabar me vendendo..."

:lol::lol::lol::lol: Ótima!

[ ]s

Peter
25/03/2008, 08:33
a luz do freio de mão parou de funcionar e acreditem, andei um bom pedaço da Castelo com o freio de mão puxado:parede::oops: e o bixo andou bem, sinal de que o motor ta ótimo:twisted:, enfim, se eu continuar dando problemas para o meu Niva, acho que ele vai acabar me vendendo:mrgreen:

Desculpe mas não resisti........ou o freio não esta bom?:pensativo::pensativo:

Soldier
25/03/2008, 08:36

Considerando que o sistema de freio de estacionamento não é la essas coisas, isso é o mais provável... já aconteceu comigo (mesmo com a luz acesa):oops:, mas eu percebi pq o carro ficou meio "amarrando"... :roll::mrgreen:

Jonatars
25/03/2008, 08:50
Olha Peter, para ser sincero não está não, tanto que está indo para a oficina, mas o meu problema, acredito eu, está no cilindro de freio ou é apenas ar no sistema, pois o pedal deu uma abaixada, agora o que achei estranho é que o meu freio de mão, funciona muito bem e se não estou falando merda, ele é acionado por cabo e não tem nada a ver com resto, desde que as lonas estejam ok certo? E eu revisei elas em dezembro e estavam boas, mas dai eu sair com o bicho puxado e nem perceber... braçada!:oops::oops::oops:

Peter
25/03/2008, 08:51
Fala Jonatars... cara, na verdade... e eu to mesmo precisando de grana :rolleyes:...

Os negocios de segurança estão em baixa?

Soldier
25/03/2008, 08:52
Os negocios de segurança estão em baixa?

Putz... descobriram meu segredo... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Soldier
25/03/2008, 08:54
...agora o que achei estranho é que o meu freio de mão, funciona muito bem e se não estou falando merda, ele é acionado por cabo e não tem nada a ver com resto, desde que as lonas estejam ok certo? E eu revisei elas em dezembro e estavam boas, mas dai eu sair com o bicho puxado e nem perceber... braçada!:oops::oops::oops:
Jonatars, o sistema de freio de estacionamento (freio de mão) realmente é a cabo, que pode estar mal regulado e não exercer pressão suficiente das lonas no tambor (molhado então :putz:)... daí vc sair com ele puxado e nem perceber... bem, pelo menos este foi o meu caso :oops:

Prieto 4x4
25/03/2008, 09:12

Esta é velha.........mas também não resisti:

Isto é problema do "burrinho"...............do freio:lol::lol::lol::lol::lol::lol:

Digger
25/03/2008, 14:12
Digger, é bom verificar se o problema é realmente a bateria ou se algo está impedindo que ela carregue... :pensativo:

Sorte :concordo:

e ae Soldier !

Não é que troquei a bendita bateria e essa me deixou na mão:putz:

fucei no cilindro da embreagem e blz, tá arrumado. Agora fui dar na chave cadê bateria:parede:.

TÔ correndo pra trocar ela agora. Ô zica, ô ZICA !!!

Soldier
25/03/2008, 14:15
e ae Soldier !

Não é que troquei a bendita bateria e essa me deixou na mão:putz:

fucei no cilindro da embreagem e blz, tá arrumado. Agora fui dar na chave cadê bateria:parede:.

TÔ correndo pra trocar ela agora. Ô zica, ô ZICA !!!

Cara, verifica o regulador de voltagem e se não for ele... só pode ser o alternador...

Boa sorte!:concordo:

Digger
25/03/2008, 15:53
Viiiiexeeee http://www.metalnaveia.com/forum/images/smilies/erk.gif

Tá cruel, "arrumo" uma coisa e da zica em outra...

O regulador de voltagem tá blz, agora o alternador, já não sei...
com toda sinceridade, não manjo quase nada de mecânica e eletrica de autos :pensativo::lol:

Tô começando a aprender agora. até peguei um manual de mecânico do Niva no site do Natal.

o quê poderia ser, bateria nova, e o motor nem sinal de vida.

Soldier
25/03/2008, 16:04
Viiiiexeeee http://www.metalnaveia.com/forum/images/smilies/erk.gif

Tá cruel, "arrumo" uma coisa e da zica em outra...

O regulador de voltagem tá blz, agora o alternador, já não sei...
com toda sinceridade, não manjo quase nada de mecânica e eletrica de autos :pensativo::lol:

Tô começando a aprender agora. até peguei um manual de mecânico do Niva no site do Natal.

o quê poderia ser, bateria nova, e o motor nem sinal de vida.

Cara, se a bateria é nova e não tá carregando que eu saiba só tem duas opções... ou o regulador de voltagem zicou ou o alternador tá zuado... em qualquer um dos casos um bom eletricista resolve... só que a primeira opção (regulador) é mais barata :putz:

Aproveita e faz uma revisão da parte elétrica pra não ter mais surpresas... :rolleyes:

Rones Jr
25/03/2008, 16:36
olha só, já verificou se tem algo roubando a carga? Se não...verifique o regulador e o alternador. Em geral o teste de carregamento da bateria é: com o carro ligado em lenta com o voltimetro nos polos da bateria deve dar um leitura entre em 12,8 e 13,8....picos de acelarãção podem dar mais um pouquinho...se não der isso a bateria não esta sendo carregada adequadamente e pode ser problema de alternador ou do regulador.

Digger
25/03/2008, 17:00
A bateria é zerada, tirei da embalagem agora, é daquelas moura, tipo inteligente, já mostra o ponto verde, dizendo que está carregada.

Só que o motor não gira nada, e pelo que parece o regulador de voltagem tá blz. só que não dá nem sinal no motor, ele só faz aquele burp burrp. e para aí.

Ontém eu dei na chave e ele pegou blz, funcionei por uns 5 minutos e desliguei, hoje fui da na chave e niiieet. nada nada.

Porra, isso tá me atormentando já.:-(

Soldier
25/03/2008, 17:01
olha só, já verificou se tem algo roubando a carga? Se não...verifique o regulador e o alternador. Em geral o teste de carregamento da bateria é: com o carro ligado em lenta com o voltimetro nos polos da bateria deve dar um leitura entre em 12,8 e 13,8....picos de acelarãção podem dar mais um pouquinho...se não der isso a bateria não esta sendo carregada adequadamente e pode ser problema de alternador ou do regulador.

Tem razão... esqueci da possibilidade de fuga de carga...

Soldier
25/03/2008, 17:05
A bateria é zerada, tirei da embalagem agora, é daquelas moura, tipo inteligente, já mostra o ponto verde, dizendo que está carregada.

Só que o motor não gira nada, e pelo que parece o regulador de voltagem tá blz. só que não dá nem sinal no motor, ele só faz aquele burp burrp. e para aí.

Ontém eu dei na chave e ele pegou blz, funcionei por uns 5 minutos e desliguei, hoje fui da na chave e niiieet. nada nada.

Porra, isso tá me atormentando já.:-(

Neste caso, não é o motor de arranque não :?::?::pensativo:

Digger
25/03/2008, 17:13
Hááááá..

Se eu falar que era o mardito parafuso que segura o cilindro inferior, alguém acredita ?!
Pois é, soltamos ele um pouco BINGO, a zica passou !!!

Agora, Ô COISINHA DELICADA DA PORRA !!!

Só tenho que regular a embreagem agora, pois é eu soltar 3mm e já sinto tração

Rones Jr
25/03/2008, 17:25
Deixe o carro num eletricista que ele verificará tudo...

Soldier
25/03/2008, 17:42
...aproveita e faz uma revisão da parte elétrica pra não ter mais surpresas... :rolleyes:

Boa sorte:!:

[]s :concordo:

Digger
25/03/2008, 17:47
bom, editei meu último post...

agradeço a a ajuda do pessoal :concordo:

E sim, mesmo assim levarei ele em um eletrecista pra dar um check na situação.;)

benedita bianche
28/03/2010, 17:52
Olá, meninos! Estou pensando em comprar um Niva, mas para trabalhar o dia todo. Sou representante, então rodo muito, uns 90km por dia. O que vcs acham? Como em SP tá chovendo muito e moro depois de Interlagos, nada melhor que um 4x4, e depois que vi umas fotos dele totalmente submerso - nooossa é o ideal - hehehe, embora eu nunca nunca tenha dirigido um. É gostoso, macio? Dá pra sair dele depois de um dia inteiro, inteira? Com tantas modificações como tenho visto, fica bonitinho, né? E tem estilo, e fica bem alto, seguro... Vcs que tem tanta experiência, podem me dar uma forcinha? Aí, quem sabe, posso até partiricpar de um desses eventos, que tal? Por favor, espero ópniões com urgência. Estarei num treinamento aqui em Blumenau até terça. Na quarta parto para Imperatriz, e no sábado volto pra SP. Se tiver algum local onde vcs se encontrem onde eu possa ir também pra xeretar, agradeço o convite. Obrigada pela atenção!

Dinola
28/03/2010, 19:02
Olá, meninos! Estou pensando em comprar um Niva, mas para trabalhar o dia todo. Sou representante, então rodo muito, uns 90km por dia. O que vcs acham? Como em SP tá chovendo muito e moro depois de Interlagos, nada melhor que um 4x4, e depois que vi umas fotos dele totalmente submerso - nooossa é o ideal - hehehe, embora eu nunca nunca tenha dirigido um. É gostoso, macio? Dá pra sair dele depois de um dia inteiro, inteira? Com tantas modificações como tenho visto, fica bonitinho, né? E tem estilo, e fica bem alto, seguro... Vcs que tem tanta experiência, podem me dar uma forcinha? Aí, quem sabe, posso até partiricpar de um desses eventos, que tal? Por favor, espero ópniões com urgência. Estarei num treinamento aqui em Blumenau até terça. Na quarta parto para Imperatriz, e no sábado volto pra SP. Se tiver algum local onde vcs se encontrem onde eu possa ir também pra xeretar, agradeço o convite. Obrigada pela atenção!

:putz: Não:putz:Não
Conselho de amigo recente : não se iluda!:discordo: Aquelas imagens não são de um Niva normal, vc vai torrar o seu salário em gasolina e mecânico. Não é um carro para uso diário, é um jeep com muitos anos de uso. Veja relatos em outros tópicos.
Para uso diário pesquise outros carros que não seja jeep a não ser que seja zero como um troller
Desculpe se eu te desanimei. :-(

Girti
29/03/2010, 00:52

Benedita, concordo com o Dinola! O Niva é meu único carro para rodar na cidade e viajar, eu rodo pouco na cidade. Já houve época em que eu fazia o percurso Santo Amaro - Vila Carrão - Santo Amaro todos os dias (54 Km por dia), mas a empresa me rembolsava das despesas de quilometragem. Entretanto, embora eu seja fã do Niva (16 anos rodados em 5 Nivas), ele não é um carro indicado para quem roda muito, principalmente se for no trânsito. Seu consumo é alto (como é em todos os 4x4, alguns mais, outros menos gastões, mas todos eles gastam mais combustível do que um carro normal do mesmo porte), a direção é dura, enfim, é bem melhor ter um milzinho com DH e AC para esta finalidade!