PDA

Ver Versão Completa : Petrobras lança diesel Podium para picapes e utilitários



Minhocas
06/12/2006, 08:21
Ai pessoal do Diesel, a gasolina eu sei que é muito boa, usava na moto para trilhas e a bichinha virava um diabo... acho que o diesel deve fazer algo parecido...


A Petrobras lança o diesel Podium, que estará disponível inicialmente em postos de São Paulo e do Rio de Janeiro. Na expectativa de repetir o sucesso da gasolina Podium, lançada em 2002, o diesel é um combustível mais puro, que emite menos partículas e fumaça, além de ter um teor máximo de enxofre de 200 ppm (partes por milhão), índice bastante inferior ao diesel com menor teor do mercado, de 500 ppm. O diesel Podium também proporciona melhor desempenho ao veículo, com menores tempos de retomada de velocidade. O número de cetano (que mede a qualidade da ignição do óleo diesel) do novo combustível é de, no mínimo, 51, contra um patamar de 42 dos demais. O público-alvo do diesel Podium inclui donos de picapes e utilitários esportivos, mas o produto pode ser usado em qualquer motor diesel. A Petrobras tira dúvidas sobre o diesel Podium no tel. (0800) 78-9001.

Publicado em 05/12/2006
http://www2.uol.com.br/interpressmotor/noticias/item15662.shl

JairoM
06/12/2006, 10:35
Alguem já citou o preço do novo diesel, comparado ao biodiesel que está hoje nos postos ???

Tomara que seja "pagável" !

Minhocas
06/12/2006, 10:47
Alguem já citou o preço do novo diesel, comparado ao biodiesel que está hoje nos postos ???

Tomara que seja "pagável" !

É na gasolina para a V6 não compensa... fica muito caro. Mas na moto que eu tinha compensava...

Como vc disse JairoM, tomara que seja pagável! Pode ser uma boa para os usuários do diesel.

Marcelo R. A. da Cunha
06/12/2006, 11:13
Aqui no interior do RJ ainda não tem.

eeloo1
06/12/2006, 19:24
Pena que esse diesel ainda é ruim.

200 ppm tá longe de ser um ULSD
Agora que os EUA vão melhorar o diesel deles ( ULSD - 15 ppm ), nós vamos ficar muito atrás do primeiro mundo...

JairoM
07/12/2006, 17:51
Pena que esse diesel ainda é ruim.

200 ppm tá longe de ser um ULSD
Agora que os EUA vão melhorar o diesel deles ( ULSD - 15 ppm ), nós vamos ficar muito atrás do primeiro mundo...

200ppm, sim, mas só quando o novo diesel estiver no mercado..... hoje ainda são 500ppm..... comparado aos 15ppm dos americanos.......

rcaldas
08/12/2006, 18:42
alguem ja abasteceu com o diesel podium?

Dieselboy
09/12/2006, 00:59
"... além de ter um teor máximo de enxofre de 200 ppm (partes por milhão), índice bastante inferior ao diesel com menor teor do mercado, de 500 ppm ..."
Tenho minhas dúvidas quanto à eficácia deste "novo" combustível, a respeito disso lembro que havia um tópico (antigo porém excelente) que abordava assunto parecido quando na ocasião da implantação do diesel metropolitano.

Na época a Petrobras enfrentou problemas sérios com a diminuição de enxofre no Diesel, dêem uma olhada no link que vale a pena ... atençaõ especial para o post nº 5:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11744&highlight=petrobras

PS - Será que a @#$%@ da Petrobras não aprende K7??? Deviam parar com essa palhaçada de querer "reinventar" a roda!!! Ao invés disso deveriam passar a dispensar maior atenção na melhora do controle de qualidade de seus combustíveis e empenhar-se mais na fiscalização de seus distribuidores.

Homero
09/12/2006, 11:16
A unica vantagem ao meu ver é o numero de cetano maior que 51 contra 42 normalmente.Isso reflete diretamente na performance, mais sensível do que a gasolina podium consegue nos motores a gasolina .P preço deverá ser uma paulada.
Pior é que por uma resolução antiga da ANP o numero de cetano do diesel no brasil deveria ter de 48 a 52 que não é respeitado ai a Petrobras arrumou uma maneira de cobrar caro do consumidor por um diesel que deveria ser o padrão e ainda assim tem 200 ppm de enxofre , mas, o brasileiro merece...

JairoM
10/12/2006, 11:55
Achei hoje, no site da Petrobras http://www.hotsitespetrobras.com.br/dieselpodium/pop.htm a relação dos postos Rio de Janeiro e São Paulo, que já estão vendendo o novo diesel...

Saio daqui a pouco de casa, e vou encher o tanque..... depois conto pra voces.

O "engraçado" é que no site da Petrobras, eles dizem que o diesel nacional deve tre entre 48 e 52 cetanos.... (parece que o disponivel só tem 42), e que o existente hoje tem entre 500 e 2000ppm.... o novo, tem apenas 200ppm (e o americano tem 15).

JairoM
10/12/2006, 21:55
Tanque cheio....

Praticamente não faz espuma na hora de encher. (enche mais rápido).

Paguei 1.99 o litro, contra 1.89 do Biodiesel.

De cara, a retomada de velocidade já mudou. Segundo o site da Petrobras, deve ficar mais economico tambem,... mas isso vai demorar uns dias pra poder fazer a conta.

Vou dando noticias.....

fredcam
10/12/2006, 22:15
Eu estou usando há cerca de 2 tanques, já são 10 dias de diesel podium. Eu gostei muito, tá caro, R$ 1,99 no Rio.

As coisas boas:

- Não espuma no abastecimento.
- Não existe mais fumaça preta, só uma leve cinza quando cravo o pé no meu 2.5 da Ranger 4x4 CS.
- Sinto um pouco de força extra, mas isso é muito subjetivo.
- O consumo melhorou de algo como 9 a 10km/l pra 11km/l com o Diesel Podium.

Mas só o tempo dirá.

Penso o seguinte: com um carro de 30.000, seguro de 3.000, IPVA de 1.000, vários insvestimentos vindo como snorkel, pneu mud, high-lift, guinho eu não me preocuparia em dar um combustível melhor que só vai me custar 10 reais a mais por tanque.

Valeu !!!

Fred.

Edintruder
10/12/2006, 23:19
Olhem pelo lado positivo, eu pago R$1,99 pelo diesel comum aqui na minha cidade. R$1,99 pelo pódium é barato! Aqui certamente custará R$2,20 para cima...

Marcello Ladeira
11/12/2006, 08:51
Mas pela melhora no consumo relatada pelo fredcam (cerca de 10%) compensa pagar os cerca de 7% a mais que ele custa... dá pra lucrar ainda 3%... hehehe.

Jairo estamos no aguardo sobre melhoras no seu consumo, ok?

Quando é que será que isso vai chegar aqui em BH?

[]'s,

Weissfhuder
11/12/2006, 10:55
Bom, pelos dados tecnicos que mostram que o produto polui menos e da ganho de potencia e com isso se torna mais economico e juntando com os relatos aqui neste tópico com certeza trocarei o Biodiesel (BR) comun pelo Podium (BR), assim que aqui em Caipirópolis estiver disponível nos postos de abastecimento!
Abraço em todos!

"Jairo meu amigo, mais algum detalhe a declarar sobre o novo combustível ? Poste aqui pra turma."
vlw

JairoM
11/12/2006, 17:25
Bom, pelos dados tecnicos que mostram que o produto polui menos e da ganho de potencia e com isso se torna mais economico e juntando com os relatos aqui neste tópico com certeza trocarei o Biodiesel (BR) comun pelo Podium (BR), assim que aqui em Caipirópolis estiver disponível nos postos de abastecimento!
Abraço em todos!

"Jairo meu amigo, mais algum detalhe a declarar sobre o novo combustível ? Poste aqui pra turma."
vlw

Weiss,

Pelo que vi no site da Petrobras, por enquanto aqui no Rio de Janeiro, tem poucos postos com o diesel premium. Na lagoa (catacumba), é o UNICO de ipanema/leblon/copacabana. Pros lados da Barra da Tijuca tem 2 na av, das Americas. Um na altura do numero 2000 e outro la pelo 7000.

Imagino que isso seja igual ao biodiesel. Demora, mas acaba chgando por ai por Teresopolis tambem. Mas, qdo vier ao Rio, de um refresco pra sua L-200 e abasteça com o Podium. aqui, o aumento foi de 10 centavos em 1.89... tá barato, mas nao deixa os caras saberem disso..... senão eles aumentam mais ainda.

Um detalhe: não tem mais o biodiesel 2% nas bombas do posto. Desde este final de semana, só tem o Podium.... deve ser um programa pra substituir o biodiesel, ou o que eles chamavam de diesel metropolitano (500ppm).

Afinal, nós usuários, e a NATUREZA, agradecemos....

Weissfhuder
12/12/2006, 03:09
Jairo, o posto BR que abasteço aqui em Tere é o Sierra Nevada fica onde era o antigo Touring... foi bom vc comentar que o Biodiesel esta sendo substituído pelo Podium, fico mais tranqüilo porque neste posto só tem um tanque subterrâneo que alimenta duas bombas para Diesel,aumenta a possibilidade do Diesel Podium ser comercializado aqui em cima tb!
Grande abraço!

Olha aproveita o verão e sobe a serra vem tomar uma THERESÓPOLIS GOLD aqui com a gente!
vlw ¦-))

Mario Germano
12/12/2006, 19:11
Weiss,

Pelo que vi no site da Petrobras, por enquanto aqui no Rio de Janeiro, tem poucos postos com o diesel premium. Na lagoa (catacumba), é o UNICO de ipanema/leblon/copacabana. Pros lados da Barra da Tijuca tem 2 na av, das Americas. Um na altura do numero 2000 e outro la pelo 7000.

Imagino que isso seja igual ao biodiesel. Demora, mas acaba chgando por ai por Teresopolis tambem. Mas, qdo vier ao Rio, de um refresco pra sua L-200 e abasteça com o Podium. aqui, o aumento foi de 10 centavos em 1.89... tá barato, mas nao deixa os caras saberem disso..... senão eles aumentam mais ainda.

Um detalhe: não tem mais o biodiesel 2% nas bombas do posto. Desde este final de semana, só tem o Podium.... deve ser um programa pra substituir o biodiesel, ou o que eles chamavam de diesel metropolitano (500ppm).

Afinal, nós usuários, e a NATUREZA, agradecemos....
Na verdade o diesel Podium já incorpora o biodiesel, por isso é que nos postos em que ele é comercializado não se está encontrando o outro.
Ver http://www.hotsitespetrobras.com.br/dieselpodium/
Espero em pouco tempo ver o Podium vendido também em meu estado. Quero premiar minha Ranger o mais rapidamente possível.
Cordialmente,
Mário Germano

Sandro Tannuri
12/12/2006, 20:40
Galera,

Abasteci pela primeira vez com o Diesel Podium.
Como deixei o tanque o mais vazio possivel antes de abastecer tomei um susto com o valor do tanque cheio, R$ 272,86!!!!!!!! :putz:

Fiz uma planilha considerando o mesmo consumo para analisar a diferença e o resultado foi:

Diesel comum a R$ 1,749 no posto Shell da Av. Airton Senna na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro = R$0,27/km

Diesel Podium a R$ 1,999 no posto BR da Av. das Americas na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro = R$ 0,31/km

Considerando os 24700 km que rodei desde outubro de 2005 quando comprei a Dodge, eu ja teria gasto R$ 988,00 a mais com o Podium.

Será que vale a pena? O consumo deveria ser 15% menor para compensar.

Abraços,

Edintruder
12/12/2006, 20:56
Depois de olhar essa propaganda, deu uma vontade de usar esse diesel...
A propaganda é excelente!

JairoM
13/12/2006, 12:29
Galera,

Diesel comum a R$ 1,749 no posto Shell da Av. Airton Senna na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro = R$0,27/km

Diesel Podium a R$ 1,999 no posto BR da Av. das Americas na Barra da Tijuca no Rio de Janeiro = R$ 0,31/km

Abraços,

Sandro,

Como foi consumo? Fazia quanto por litro de diesel shell e faz quanto com o diesel premium????
Pelos seus numeros cheguei a esta conclusão:
Diesel shell - sua pickup fazia 6.47 km/l
Diesel Podium - 6,44 km/l

É isso mesmo ????

Sandro Tannuri
13/12/2006, 22:17
Sandro,

Como foi consumo? Fazia quanto por litro de diesel shell e faz quanto com o diesel premium????
Pelos seus numeros cheguei a esta conclusão:
Diesel shell - sua pickup fazia 6.47 km/l
Diesel Podium - 6,44 km/l

É isso mesmo ????

O consumo esta bem parecido ate agora, mas so rodei 200 km com este tanque.
Eu considerei na minhas contas o consumo sendo igual. Depois de terminar o tanque vou ver o consumo e comparar direito.
O problema é que como a autonomia é de mais de 800 km demora a chegar a alguma conclusão. Alem disso se eu rebocar durante um dos tanques o que é bem provavel dai a comparação vai por agua abaixo.

Abraços,

JairoM
15/12/2006, 13:37
Sandro,

Se o consumo for IGUAL (o que eu e a petrobras, duvidamos - eles inclusive falam em pelo menos mais 5%), voce já estaria em vantagem ao usar o podium.

51 contra apenas 42 cetanas.... menos fumaça preta, melhor retomada (por conta do numero maior de cetanas - ou será cetanos ?)...

Aritimeticamente, existe vantagens. acho que depois de uns 50.000 km rodados, até a manutenção ficará mais barata, qualquer que seja a viatura, qualquer que seja o motorista.

FlavioLouveira
16/12/2006, 08:21
Fora esse da Petrobras, nenhum outro Diesel e melhor?
Tem uns aditivados por ai, tipo da Shell, etc... Esses nao tem comparacao com o da petrobras ne??


Aqui na minha regiao, segundo o site, so tem um posto...e longe...

JairoM
17/12/2006, 22:04
Hoje, enchi novamente o tanque. Na verdade opmpletei.

Tinha rodado 150 Km na cidade, e hoje fui almoçar a pouco mais de 100 km daqui.

Quando voltei tinha quase 400Km rodados. Calculei o consumo.... fiz menos 1/2 km/l do que com o biodiesel.

Fatos a considerar: 1º - apenas 40 dos 70 litros eram de podium.
2º - rodei 150 km aqui na ciadde, praticamente só em engarrafamentos.
3º - apenas 250 km foram de estrada.

Normalmente eu fazia 9.5 a 10 km/l. Hoje ficou em 9.5. daqui a mais alguns kilometros, posso ter novos numeros, ja que coloquei mais 40 litros de podium hoje. Estou com quase 100% do tanque cheio de podium.

Potencia pra subir serra, retomar velocidades em 5ª marcha, 5 aduktos na cabine, muito menos fumaça preta quando pisava fundo pra retomar velocidade, ... só vi melhoras.

Não aliviei o pé em nenhum momento.

Homero
23/12/2006, 19:18
Em São Paulo está dificil achar o diesel podium e só hoje consegui abastecer a 2,09 contra 1,80 do que estava acostumado.

A hilux ficou mais esperta e o motor não mais "castanhola"(do verbo castanholar).
Vamos ver o consumo!!!

FlavioLouveira
23/12/2006, 19:41
Tbem dei uma fucada por aqui, mas so tem um posto bem longe, na na rodovia Bandeirantes... como ainda estou no segundo tanque da minha L200, queria comecar cedo soh com o podium...
Mas ta meio devagar a adesao do pessoal da Petro aqui na minha regiao.:x

Rogério Silva
23/12/2006, 20:09
Po, não vejo a hora do diesel podium chegar em Belém, mas pelo visto vai demorar pacas................

Ric Mac
08/01/2007, 08:49
Galera,

Outros dados de consumo:

Apos 2 tanques seguidos com quase 100% de Diesel Podium:
Estrada: 10,62Km/l
Cidade: 9,71Km/l

Diferença de preco por litro: 1,999 / 1,699 = 17,66%
Dif consumo Estrada: 10,62 / 9,28 = 14,44 %
Dif consumo Cidade: 9,71 / 8,76 = 10,84 %

Resumo: Para mim o Diesel podium nao compesa pelo consumo, Vou realizar o mesmo teste com o Texaco Aditivado.

Abraco

Marcello Ladeira
08/01/2007, 09:33
Ric este diesel deve acabar por baixar quando estiver disponível em mais postos... quando isso ocorrer talves valha a pena vc abastecer com ele.

Uso o Aditivado da Shell que aqui em BH tem praticamente o mesmo valor do diesel normal das outras marcas.

[]'s,

FlavioLouveira
08/01/2007, 11:06
Ric este diesel deve acabar por baixar quando estiver disponível em mais postos... quando isso ocorrer talves valha a pena vc abastecer com ele.

Uso o Aditivado da Shell que aqui em BH tem praticamente o mesmo valor do diesel normal das outras marcas.

[]'s,

Abasteci com o da Shell adt praticamente ate agora, ela esta com 2700km mais ou menos... enchi um tanque ontem a 1,79


Nao sei quanto ao da Texaco aditivado, alguem tem alguma opniao sobre ele???


Visto que o Podium aqui na minha regiao ta dificil demais de achar, ja passei em tudo que era posto Br...:evil:

JairoM
08/01/2007, 20:43
Agora sim...
Posso dizer com certeza. Segundo tanque comleto com POdium Petrobras....

9.8Km/L .... Tá melhor que o diesel aditivado de qualquer outra marca.
Só medi na cidade do Rio de Janeiro.

Por equanto, é só alegria !!!!! :) :) :) :)

Dieselboy
08/01/2007, 21:46
Pessoal

Não quero parecer do contra, mas se fosse eu, não iria com tanta "sede ao pote" :discordo: já havia mencionado aqui nas páginas iniciais deste mesmo tópico que a "gloriosa" Petrobras andou enfrentando problemas sérios com essa redução de enxofre no diesel :parede:

Inclusive um colega nosso aqui do fórum (Antonio Luis Alexandrino) relatou ontem que percebeu em seu veículo redução de potência e aumento de consumo :shock: após a utilização desse Diesel Podium :shock:

Dêem uma verificada no link que segue e tirem suas próprias conclusões:

:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23792&highlight=diesel+podium

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
08/01/2007, 23:50
Pessoal

Não quero parecer do contra, mas se fosse eu, não iria com tanta "sede ao pote" :discordo: já havia mencionado aqui nas páginas iniciais deste mesmo tópico que a "gloriosa" Petrobras andou enfrentando problemas sérios com essa redução de enxofre no diesel :parede:

Inclusive um colega nosso aqui do fórum (Antonio Luis Alexandrino) relatou ontem que percebeu em seu veículo redução de potência e aumento de consumo :shock: após a utilização desse Diesel Podium :shock:

Dêem uma verificada no link que segue e tirem suas próprias conclusões:

:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23792&highlight=diesel+podium

Bem, meus amigos... vou continuar com os testes.
As quilometragens, litragens, preços e produtos listados abaixo constam dos tickets de abastecimento e notas de serviços/peças:
Dia 11/12/2006 - Km 106262 - 38,278 l x R$ 1,899 - tk cheio - diesel comum
Dia 19/12/2006 - Km 106711 - 37,288 l x R$ 1,899 - tk cheio com biodiesel (consumo 12,04 Km/l - notem que este consumo ainda é com diesel comum)
Dia 20/12/2006 troca do filtro de combustível cerca de R$ 75 eu mesmo troquei em casa, não peguei nota e não anotei a quilometragem, também não guardei o filtro velho - filtro MWM comprado fora da concessionária)
Dia 26/12/2006 fui a Curitiba e o carro apresentou os problemas relatados anteriormente, acabou parando em frente à concessionária Nissan onde trocaram o filtro (aí eu guardei o que tinha trocado antes) Km 107084 (notem que rodei cerca de 300 Km com o filtro) R$ 103,52 (filtro) + 32,17 (MO)
Dia 28/12/2006 - Km 107214 - 52,185 l x R$ 1,899 - tk cheio com biodiesel
(consumo 9,64 Km/l - notem que este consumo já é com biodiesel)
Dia 02/01/2007 - vou a Curitiba, continuo notando perda de potência, mas pensei que era outro o problema porque ainda não sabia que estava rodando com biodiesel.
Dia 08/01/2007 - Km 107727 - 51,9 l x R$ 1,901 - tk cheio com diesel comum noutro posto (neste, não confio muito na procedência do combustível, mas espero que tenha solvente para limpar o sistema)
(consumo 9,88 Km/l - notem que este consumo ainda é com biodiesel)
Ainda não deu para testar o desempenho. Assim que pegar a estrada e rodar alguns Km a mais vou postar aqui a média e as impressões.
Eu não sabia que estava rodando com biodiesel, só me toquei quando vi as notas do posto. A partir de hoje só eu vou ao posto abastecer a camioneta, já que a 'sócia&filhos' não se tocam em detalhes menos importantes que pisar no acelerador.

Ainda não temos, com o que expus acima, elementos suficientes para fazer a análise do diesel podium ou estabelecer comparações. O parâmetro, entretanto, continuará sendo o diesel comum.
Vou fazer outros testes com amostras de ambos os combustíveis: decantação, destilação, ponto de fulgor, etc. Mas uma análise mais profunda, envolve muitos outros quesitos: garantia de procedência/homogeneidade e mesmo análises em laboratório (e eu nem queria chegar a tanto)

Seria interessante que os amigos que têm viaturas a diesel fizessem este tipo de experiência e postassem aqui para informação geral. Pode ser que eu tenha outro problema. Vou mandar fazer testes para ver como está o motor. Não sou contra as soluções nacionais, pelo contrário, apoio qualquer coisa que sirva para diminuir a nossa dependência aos gringos. (Nos carros bi-combustíveis só rodo a álcool: é menos poluente, mais independente e gera mais emprego tupiniquim... mas tem saído mais caro também).
O desabafo que coloquei no final do tópico citado pelo Dieselboy
"Eu, pelo menos não ponho mais essa porcaria no meu carro." foi motivado pela raiva e já me arrependi.
Abraços a todos.
Alexandrino

jeisonk
09/01/2007, 07:17
Mas o relato é referente ao Biodiesel, e não ao Diesel Podium disponível agora, que até tem Biodiesel, mas o produto é diferente.
Pra começar ele nem está disponível no Paraná.

Dieselboy
09/01/2007, 07:41
JeisonK

Correta sua informação e isto pode ser verificado no relato do colega Marco Bittar no 1º post do seguinte link: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=325687#post325687


PrezALLdos,
Estive hoje para abastecer no posto petrobras que sempre abasteço com DIesel aditivado e para minha surpresa não havia mais o referido diesel, só o "podium", nisso veio solicita uma garota propaganda da BR para me dar informações sobre o produto. Perguntei se havia neste diesel o biodiesel, como ela não sabia ligamos para o SAC 0800 78 9001 e após 15 minutos de espera e preenchimento de dados (nome, carro, cidade e um monte de baboseiras) para poderem me responder se havia ou não o biodiesel no diesel podium consegui falar com um "engenheiro DR. Julio" que respondeu claramente que há, conforme é autorizado e homologado pelo orgão competente. Fica aqui a minha informação para os amigos que querem e os que não querem usar o biodiesel, mesmo que outra nomenclatura.
Sds.
Marco

Como vemos há sim biodiesel no Diesel Podium, agora se isso é positivo ou não já é outra história ... :pensativo: :pensativo:

Só sei de uma coisa, aconteça o que acontecer não me arrisco com essas "novidades" de forma alguma :discordo: como já havia dito anteriormente diesel bom é aquele "velho" e bom diesel que sempre estivemos acostumados a ver nas bombas, com alto teor de enxofre e alto poder de lubricidade que nunca suscitaram relatos de falta de potência ou consumo excessivo.

:concordo:

RABUGENTO
09/01/2007, 15:05
Companheiros!

Estive em Macaé-RJ entre 19/12 e 06/01.
Cidade que, apesar de ser chamada "Capital do Petróleo" Tem um dos combustíveis mais caros do Brasil.
Já estive por lá diversas vezes desde julho/06 e o Diesel do posto escola de propriedade da Petrobras era o Biodiesel.
Desta última vez fui surpreendido pela troca de combustível no tanque. O preço era o mesmo do anterior R$ 1,899 mas diziam ser o tal de Podium.
Uma das vantagens do Podium é que não faz espuma e consegue-se encher o tanque mais rápido. Eu sou daqueles que costuma encher até a boca. Muita gente diz que é errado fazer isso...
No retorno para Campinas-SP, quase 800 km, rodando devagar a 140kmh(qualquer dia levo multa porisso), pelas rodovias BR 101, Via Dutra e Via D.Pedro, com ar condicionado ligado e +/- 500kg de peso, a média foi de 10,9km/l. Acho que não posso reclamar porque rodei muito tempo acima da velocidade economica.
É o que posso adiantar...

http://www.hotsitespetrobras.com.br/dieselpodium/