Ver Versão Completa : Ar condicionado na Band: melhor opção/custo?
Amigos, que opções tenho p/ instalação de ar condicionado em uma band com motor 608...e qual o custo estimado?
Pilz
Basicamente são duas opções:
1- Vc leva numa loja e pede prá instalar perguntando com detalhes o que será feito e pedindo documentação formal sobre a garantia, desembolsando alguma coisa entre 2500 e 3500.
2- Vc estuda sobre o funcionamento de ar condicionado automotivo, compra a maioria das peças (novas ou usadas) e leva numa loja/oficina especializada só prá montar tudo e dar a carga de gás baseado na tua especificação, o custo vai ficar entre 1200 e 2000.
Se optar pela segunda opção informo algumas coisas
a) teu AC só vai ficar pronto lá pelo final de Janeiro
b) o melhor compressor é o Denso 6P, qquer um que trabalhe com AC sabe informar detalhes dele, se comprar um usado é bom dar uma geral nele antes de instalar e verifique que ele tem as "orelhas" que vc vai precisar prá fixá-lo
c) não tem como adaptar o compressor no lado original da Band (passageiro) o que fica melhor é fazer uma base acima do alternador e colocar ele lá.
d) o ideal é uma polia só pro compressor, comumente utiliza-se uma correia passando pela polia do alternador e bomba d´agua, saiba que se o compressor travar pode comprometer a "saúde" do teu motor...
e) utilize mangueiras/conexões novas e de preferência importadas de 1a. qualidade, economia em mangueira é sinônimo de gastos com recargas de gá$$$.
f) o local onde se coloca geralmente o evaporador á embaixo do painel, pode ser necessário entortar as alavancas prá ficar ok, como fica na frente da caixa de fusíveis é bom dar uma geral na parte elétrica antes de instalar o AC.
g) se for se aventurar a vc comprar as peças estude, pergunte e pesquise mto prá não comprar coisa errada ou que seja incompatível com outros ítens.
h) coloque um eletro-ventilador, mesmo que digam que não é necessário.
Já dá prá ter uma idéia da empreitada, fico a disposição se tiver + dúvidas...
Abração
Marco
rafaelgdl
08/12/2006, 12:57
The Dog mandou bem, parabéns!!!
eu nem pensava em colocar AC na minha, mas depois dessa explicação, deu até uma coçadinha...
Valeu
Jun Okada
08/12/2006, 16:22
Marco,
Com sua permissão postei o esquema que vc divulgou no toyoteiros.com.br. numa matéria muito interessante.
Valeu!
Oi Jun , nem lembrava desse artigo que eu tinha escrito pro site, o esquema que vc postou eu consegui na FIXARKITS aqui de Curitiba, de forma geral todo mundo que mexe/instala AC quer manter uma aura de mistério e complexidade sobre o funcionamento do mesmo, acho que prá preservar os altos preços que cobram...
Rafael, o AC é mais ou menos como direção hidráulica na Band, enquanto vc não andou numa band que tem esse luxo vc tem certeza que dá prá passar o resto da vida sem e que não vai fazer falta :) De forma geral é muito bom, principalmente se vc tem esposa e crianças, em viagens longas por lugares quentes, na praia, em estradinhas poeirentas ou prá desembaçar o vidro em dias de chuva, tbém não deixa de ser um ítem que valoriza a viatura....
Abração
Marco Antonio
Curitiba
o meu da uns "paus" direto, e é original de fabrica... :(
antes ele funcionava uns 15 min bombando de gelado, parecia um frigorifico, dai parava de funcionar o compressor mas continiuava soltando uma "bufa fresca"
até ai blz pq eu desligava no proprio botao, esperava uns 3 segundos e ligava denovo e ele voltava ao normal, mas hj em diua ela só solta a bufinha, nada de gelar, nem liga o compressor :putz:
alguem tem noção do q q ta pegando c/ o salci fufu???
Marco,
essa caixa evaporadora traseira é original da Toy ou é universal?
Estou precisandod e algo parecido para adaptar em meu engesa.
Valeu!
Opa
É um modelo genérico prá VAN igual ao que eu tenho na Band, instalei no teto, atrás do banco traseiro, tem fotos em www.fixarkits.com.br, liga lá e fala com o Demeure, pode dizer que eu que indiquei...
Abração
Marco Antonio
Gente...primeiramente minhas desculpas por não ter mais acessado o fórum...desde já meus mais sinceros agradecimentos a todos q postaram suas opiniões aqui...Olha, gostaria de perguntar aos amigos - q pelo visto sacam de tudo um pouco - se há algum conjunto "ideal" (de algum outro veículo - opala, p. ex?) p/ adaptar na band...Tb aproveito confessar meu total desconhecimento no assunto, pergunto aos amigos o q é o AC q eles fazem refência?
Pilz
Prá usar peças usadas tenta o compressor Denso 6P, que era usado nos opala, santana, e outros veículos de motor grande, evaporador do landau, dodge ou alfa romeu TI4, o condensador não sei, o filtro desumidificador compra novo ou do gol bola. Antes de comprar peças vá em lojas que instalam AC e pergunte o preço de tudo, veja o custo se vc levar tal/tais peças e pergunte da garantia do serviço
AC= Ar Condicionado :p
[ ]´s
Marco
Gente,
Andei sem acesso ao micro...finalmente estou com minha band na mão...e devo colocar o ar nela o mais breve possível...depois posto o resultado...
luizivana
29/12/2006, 10:56
Alguém tem alguma foto do suporte usado p/compressor, no motor 364 -709, para fixar do lado esquerdo do motor, sobre o alternador,
Luiz
Band 93
israel teixeira
30/12/2006, 08:24
Marco,
Com sua permissão postei o esquema que vc divulgou no toyoteiros.com.br. numa matéria muito interessante.
Valeu!
Colega,
Onde ficam montados os pressostatos de alta e baixa? E como neste esquema de ar condicionado têm caixa de relés? Se tiver algum esquema para a Band daria para postá-lo neste tópico?
Agradeço desde já!:parede:
Jun Okada
31/12/2006, 00:43
Colega,
Onde ficam montados os pressostatos de alta e baixa? E como neste esquema de ar condicionado têm caixa de relés? Se tiver algum esquema para a Band daria para postá-lo neste tópico?
Agradeço desde já!:parede:
Israel, talvez o Marco Antonio - The Dog possa nos informar...
Hei, Marco, tá por aí??
Obrigado!
Jun
Opa
O pressostato vai acoplado no filtro secador (ou filtro desumidificador), tem um pressostato que é de alta e baixa com 2 polos e um com 4 polos que pode ser usado prá acionar o eletro-ventilador de forma automática. De forma geral eu prefiro que o eletro-ventilador seja ligado automaticamente sempre que se aciona o AC ou que tenha uma chave e o motorista o acione qdo desejar, ficando o pressostato só prá desligar(proteger) o compressor qdo a pressão ficar mto alta ou baixa.
É utilizado relê mas infelizmente não tenho o esquema elétrico da instalação do AC, se não me engano é usado um no evaporador e um no eletro-ventilador, que são quem consomem mais energia.
Tenho um amigo instalando AC no cara que é fera aqui em Curitiba em fazer o suporte do compressor e breve posto fotos do suporte acima do alternador, pro motor 14B existe o suporte em forma de kit e é baratin, o pepino é nas Band com motor Mercedes...
[ ]´s
Marco Antonio
Curitiba
israel teixeira
06/03/2007, 22:58
Alguém sabe se o condensador do ar condicionado do Pálio serve para instalar numa Band usando compressor denso 6p ou compressor universal?
Sim, o condensador do Pálio serve.
Pode usar compressor denso 6p.
Não existe um compresor modelo "universal".
Citei o 6P pq é parrudo e tem peças baratas, fáceis de achar e qquer um q dá manutenção em compressor mexe nele susse... O outro modelo bem comum é o 10P08 que é usado no gol bola e diversos outros carros pequenos, tbém é bom mas não tem o mesmo rendimento do 6P, tem a vantagem de ser mais "leve", seu uso não afeta tanto o rendimento do motor, daí o fato de ser tão comum entre os carros de baixa cilindrada...
Abração
Marco Antonio
israel teixeira
06/03/2007, 23:45
Valeu! Muito obrigado pela resposta. Falei no universal pq vi num site de peças para ar condicionado citando este termo. Comprei um compressor novo e tudo novo para instalar.
cristiano
07/03/2007, 07:22
Israel, quanto pagou no compressor novo ?
israel teixeira
07/03/2007, 17:36
Israel, quanto pagou no compressor novo ?
Cristiano,
Este compressor eu comprei, na caixa com nota fiscal, de um amigo que quando comprou a Band o antigo dono passou para ele. Paguei R$ 350,00 no compressor e 350 reais na cx evaporadora nova comprada no ML, o filtro foi 38,00 reais. O condensador e a ventonhia tive que comprar usados em bom estado.
André-4WD
29/05/2007, 00:39
Pessoal:
Para colocar ar numa band longa com motor 709, vou ter o mesmo problema de fixação do compressor que se tem no 608 certo? Como resolver isso da forma menos onerosa possivel?
Estou pensando em colocar a caixa evaporadora no teto, atras do banco traseiro,a cima da porta... essa caixa para van entra numa boa nesse local?
A tubulação vai pelo forro? É que a band ta sem forro e penso em adiar a colocação do forro se vai para instalar o ar a tubulação terá que passar pelo forro..
obrigado
andre