PDA

Ver Versão Completa : Freio a Disco



Páginas : 1 [2] 3

Bergantin
11/05/2011, 15:31
Boa tarde

Gostaria de saber, qual e o ano da F1000 que cilindro mestre serve no hidrovaco do opala

gustavo olazar
30/05/2011, 16:25
Boa tarde

Gostaria de saber, qual e o ano da F1000 que cilindro mestre serve no hidrovaco do opala

bergantin.
tem um amigo meu com o guincho warn 9000 libras a venda por 1700 reais. no paraguai tem sim muita loja que vende mais, não é tão mais barato que no brasil e aqui a garantia e muito menor e tem que ser pago a vista,
o guincho que o tal amigo quer vender esta semi novo. era usado numa hilux que vivia na cidade tudo ok.

eliasFerreira
06/06/2011, 09:35
Bom dia jeepeiros.

Queria saber se alguém já colocou este kit de freio a disco vendido na Gama 4x4:
Tratorgama e Gama 4x4 - Tel: (11) 5062 - 9000 - Trator, 4x4, jeep, jipe, rodas, pneu, roda, pneus, embreagem, willys, off-road, trilha, acessorios 4x4, Gama 4x4, off road, trilhas, fora de estrada (http://www.gama4x4.com.br/produto_mostra.asp?cat_descricao=Oportunidade%20da %20semana&subc_descricao=&prod_id=1114)

Mês que vem estou de férias e vou aproveitar pra instalar este kit, então gostaria de saber as opiniões do pessoal que tem esse freio, se ele é plug n´play, etc.

O preço está convidativo.

Obrigado.

GBarros
06/06/2011, 13:32
Bom dia jeepeiros.

Queria saber se alguém já colocou este kit de freio a disco vendido na Gama 4x4:
Tratorgama e Gama 4x4 - Tel: (11) 5062 - 9000 - Trator, 4x4, jeep, jipe, rodas, pneu, roda, pneus, embreagem, willys, off-road, trilha, acessorios 4x4, Gama 4x4, off road, trilhas, fora de estrada (http://www.gama4x4.com.br/produto_mostra.asp?cat_descricao=Oportunidade%20da %20semana&subc_descricao=&prod_id=1114)



Mês que vem estou de férias e vou aproveitar pra instalar este kit, então gostaria de saber as opiniões do pessoal que tem esse freio, se ele é plug n´play, etc.

O preço está convidativo.

Obrigado.

Elias, antes de comprar, leia um pouco este topico daqui mesmo do forum. As vezes, é melhor pagar um pouco mais caro, e não ter dor de cabeça depois.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/56281-atendimento-da-tratorgama-ou-gama-4x4-33.html

gustavo olazar
07/06/2011, 13:18
Elias, antes de comprar, leia um pouco este topico daqui mesmo do forum. As vezes, é melhor pagar um pouco mais caro, e não ter dor de cabeça depois.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/56281-atendimento-da-tratorgama-ou-gama-4x4-33.html

esse kit ou talvez outro mais caro que tambem tem a venda em varios outros sites, não dizem se serve no cubo da roda que tem a bacia de freio por dentro. bom vou me explicar por que não o nome daquilo. mas para mexer no freio dianteiro do meu jipe preciso não apenas tirar a roda,,, mas.... tambem tirar a roda livre etc. em fim tirar o cubo completo.
esses kits funcionan no cubo do meu jipe ou primero preciso trocalo

Júnior Tourinho
07/06/2011, 21:41
Gustavo e Antonio,

Qdo montei o meu com pinça de S10 e disco de F1000 não compensou, saiu um pouco mais caro que o kit do Berga já pronto e com essa mesma configuração.
Pesquisem antes!

No tópico do Mula (minha assinatura) tem todo o detalhe da montagem.

[]'s

Rodrigo Baratti, sou novo aqui e tbm to começando agr a vida de adaptações no meu Cj5, agr o que estou pretendendo colocar é o freio a disco, ja tenho o hidrovacuo e as pedaleiras do opala e com a bomba de freio da S10.
Estava lendo e vi que vc colocou os disco de F-1000 Ventilados, e as pinças de freio da S-10 (qual o tipo da S-10 4x4 ou a 4x2 ?). E gostaria de saber se os freios são bons msm ?
Aguardo resposta, abraços.

GBarros
07/06/2011, 22:15
esse kit ou talvez outro mais caro que tambem tem a venda em varios outros sites, não dizem se serve no cubo da roda que tem a bacia de freio por dentro. bom vou me explicar por que não o nome daquilo. mas para mexer no freio dianteiro do meu jipe preciso não apenas tirar a roda,,, mas.... tambem tirar a roda livre etc. em fim tirar o cubo completo.
esses kits funcionan no cubo do meu jipe ou primero preciso trocalo

Gustavo, acredito que sirva sem problemas, pois parece que mesmo nos diferenciais canela fina e canela grossa, o kit de freio a disco se encaixa bem. O suporte da pinça é fixada no munhão (eixo dianteiro) , e não no diferencial, por exemplo. No eixo traseiro, o suporte é parafusado na ponta do diferencial. Não é preciso trocar cubo, pois pelo menos não precisei trocar nada pra instalar os freios a disco no meu CJ. Aliás, aproveita e troca logo os retentores do cubo, dê uma olhada nos rolamentos e coloque um graxeiro no munhão, para que sempre possa ser engraxado. Então não fique receoso em desmontar tudo: se for montar algo de qualidade no seu jeep, faça logo tudo com qualidade, pra não ter que ficar desmontando pra trocar algo que ficou pra trás. Pesquise muito antes de comprar estes kit de freio a disco. Existem muitas lojas que possuem o produto, com preços variados e formas de pagamento. Não vá pelo preço, e sim pela qualidade. Tem gente que coloca "super freios" em um jeep. Tudo bem, segurança não se brinca, mas um conjunto bem calculado acho que seria o suficiente. Vai da escolha de cada um. Boa sorte no seu projeto.

DCD
09/06/2011, 01:03
bom galera eu coloquei o kit de freio a disco dianteiro da gama 4x4 sem problemas e são perfeitos agora comprei um kit separada mais em conta onde eu mesmo estou correndo atras das pinças q pelo visto terei q usar as do kadett pois o suporte q vem acho q so serve nelas, mas se servir em outras!! (ainda não testei outras possibilidades) mas esse kit comprei em uma loja de auto peças em maua e mesmo comprando as pinças remanufaturadas ou recondicionadas vai sair pra mim metade do preço do kit traseiro da gama e ou outras

antonio umino
09/06/2011, 14:30
DCD.. Falando em pinças trazeiras do Kadett. como vc está em Sampa. É mais fácil acha-las por aí em Ferro velho. Será que vc pode nos informar o quanto vc pagará por estas pinças. abraços..

Este kit da gama que vc comprou é o ventilado. ou é o de disco sem ser ventilado?

rodolfoeller
09/06/2011, 22:24
Rogério lendo o tópico vejo que você fala em ter comprado as pinças por R$100,00? Confere? Onde comprou? Comprei meu kit sem pinças e estou a procura de pinças num preço razoável. E qual ano da Kombi para procurar as pinças?
Outra coisa vou a Resende neste domingo levar um sobrinho para fazer uma prova e vou dar um pulo lá no Parque Nacional.
Rodolfo

Rogério Barthy
15/06/2011, 16:58
Comprei os pinças em uma oficina especializada em suspensões de Kombi e VW e irei verificar a disponibilidade e o preço das mesmas e volto a colocar mensagem aquí.
Meu freio continua 100% .

Anjodas trevas
16/06/2011, 07:26
Adquiri kit para instalação de freio a disco em meu CJ-5, e agora estou com dúvidas de como montar e se será necessário ferramentas diversas das corriqueiras. Como qualquer dono de Jeep, sou um tanto curioso e gostaria de tentar vencer mais essa batalha, sem que fosse preciso pagar e só ver pronto, sem saber como. A marca é MDS e não sei se fiz a melhor aquisição, mas era as que as L$ podiam.
Espero contar com o auxilio de todos.

Bom dia qual o valor que vc pagou no kit?
obrigado

vavarusso
16/06/2011, 10:08
Bom dia!
Pessoal do freio dianteiro a disco no cj5: Por favor qual o material mais adquado?

Rogério Barthy
16/06/2011, 10:21
Já nem me lembro mais (faz mais de seis anos que comprei e instalei o freio na viatura), mas adquirí parcial (suporte para pinças, parafusos, discos e manual) e quanto às pinças, comprei usadas semi/novas em uma oficina de suspensões de Kombi aquí em Resende.
Irei passar lá para saber se possuem mais algumas e qual o preço (Vieram limpas, com pastilhas e mangotes).

Rogério Barthy
16/06/2011, 10:28
Os discos que instalei foram o MDS, que na epoca foram os mais baratos, mas existem outros aprovados, como o SBD e um do Sul que ér feito por encomenda podendo ser simples ou duplo (um par ou dois de pastilhas por roda.

eliasFerreira
16/06/2011, 11:12
Galera, o freio a disco somente na frente fica bom sem o hidrovácuo?

To comprando o kit dianteiro, pra instalar o mês que vem.

Rafaminc
16/06/2011, 16:47
Galera, o freio a disco somente na frente fica bom sem o hidrovácuo?

To comprando o kit dianteiro, pra instalar o mês que vem.

Amigo, vc já tentou freiar um carro moderno com o motor desligado? Fica quase impossível de parar o carro não é? Vai ficar a mesma coisa com o Jeep se vc não colocar um hidrovácuo, então antes dos discos, adapte este sistema.
Só com a instalação do hidrovácuo, vc já vai ter uma frenagem "MUIIIIITO" mais forte do que está acostumado.

antonio umino
16/06/2011, 18:41
Rafaminc. O hidrovacuo, quando o motor estiver desligado, realmente fica duro o pedal. Mas o freio a Disco na dianteira, mesmo sem o hidro fica muito bom, muito melhor do que o de campana. O hidrovacuo auxilia a frenagem atraves de um diafragma, que quando o motor exerce freio motor o vacuo auxiia a freagem. Sem o funcionamento do motor o hidrovacuo perde a função de auxiliar de freio. É isto OK? abraços..

DCD
16/06/2011, 19:49
galera qta duvida mas nenhuma é a minha ainda eu ja tenho freio a disco dianteiro e inventei de por o traseiro a disco tbm sei q muitos falam q é exagero mas consegui o kit pelo preço dos tambores então achei melhor por a disco so q tem um problema não tenho grana e o mecanico me cobrou 200 reais para colocar o kit ai resolvi fazer eu mesmo coisa de jeepeiro vcs sabem so q não consigo tirar soltar a parte q fica fixado os parafusso de roda e com isso não consigo tirar as outras partes q ja estão soltas ou seja a parte q fica o cilindro e as lonas caso tenham interesse meu kit eu comprei parcial na kadett auto peças fica em maua mas vale a pena pois paguei 232 reais e as pinças em um desmanche são as dianteiras do kadett segundo me informaram bom so preciso desa força para soltar essa parte q ficam os parafusos de fixação da roda se alguem souber estou aqui no aguardo se alguem puder ajudar em algo estou em sp fone 8058-0291 a se puderem ser rapidos ajuda pois o jeep ta no macaco na garagem abraços a todos ah e se forem na kadett auto peças falem com o xexeu fale q quem indicou foi o cara do aeroporto q foi para maua de onibus em plena greve de transporte publico q ele da um desconto abraços to no aguardo

DCD
16/06/2011, 19:50
ah pra saberem paguei no kit 232 nas pinças 100 reais o par usadas e 30 reais no par de flexiveis 360 reais no kit todo traseiro bem mais barato q os 800 cobrados nas lojas por ai abraços

eliasFerreira
17/06/2011, 14:48
Obrigado galera. Mas vcs estão me deixando confuso :-?:-?. hehehe

Ora, alguém diz que é bom, ora, dizem que não fica legal.

Mas pelo que eu vi nas pesquisas do fórum, é que fica bom, mas tem que saber instalar e regular.

Vô arriscá o zóio!! :karate:

Gelson Esser
17/06/2011, 15:34
ola pessoal
ja passei por isso tambem q nem vcs
instalei freio a disco nas quatro rodas
com servo freio da f-1000 ficou chik no urtimo
olha o kit comprei do berga aqui do forum com pinça
da S-10 e disco ventilado da f-1000 ele mandou tudo no kit
somente tirei a parafernalha velha e instalei eu mesmo em casa
nao tem segredo nenhum.
E na trazeira coloquei do santana 2002 em diante.
Com esse conjunto freia ate pensamento.
Claro q nao to com pneu 37" to ainda no 31".
Estou a disposição qualquer coisa é so da um toque.

Claudio Almeida Machado
28/06/2011, 23:39
Caros amigos,

Estou querendo trocar o sistema de freio do meu cj, colocar disco. Tava pesquisando os preços e estão muito salgados. Então pensei, será que não da para fazer um em casa não comprando apenas os discos? será q tem como usar alguma outra pinça de freio a não ser a da kombi na dianteira e Kadett na traseira? pois estes modelos estão muito dificeis de se achar. Talves pinças de gol não da? Será que não cnseguimos alguma façanha desta? Alguém ja fez isto???
Ajudem ai
Abraços...

4X4GARAGE
29/06/2011, 08:25
bom dia claudio,vc tem que lembrar que oq abaixa o custo é a quantidade,porem:pense em colocar pinças e discos de veiculos que carreguem carga!pois o jeep é muito pesado(1,5TON)para uma pinça de gol!
[]s
edison

DCD
06/07/2011, 17:46
Fala claudio tudo beleza eu to com o mesmo problema comprei im kit de freio a disco traseiro da mds k26a q não vem nem pinças nem flexiveis no desmanche a furação bateu com as pinças da palio wekend dianteiras pois eu iria por FREIO DE MÃO no cardan so q não adiantou pois as pinças pegavam na roda mas ja vi alguns jeeps com pinças e discos bem diferentes dos q eu comprei como por exemplo nesse sabado q passou tinha um jeep estacionado aqui na rua ao lado de casa com disco duplo tirei fotos no celular mas o problema é q não consigo passar do celular para o comp bom por fim pesquisei e achei as pinças traseiras do kadett por um preço até q razoavel em relação ao q estão pedindo por ai mas ainda não fui comprar pois estou esperando entrar o dinheiro mas no fim da história acho q dependendo do suporte qualquer pinça serve desde q case com o disco pois ja me falaram de golf de tempra de bmw etc a questão é quem vai adaptar isso para vc pois quem for adaptar é q vai dizer a vc qual a melhor opção pois se não for a traseira do kadett foge ao "padrão " dos kits vendidos por ai se quiser veja meu topico que pinças são essas são as q eu te falei q parecem ser da wekend mas não tenho certeza mas ja troquei pelas dianteiras do kadett q essas nem a furação bate então se tudo der certo essa semana ou a outra vou buscar as traseiras ai te digo se deu certo qualquer coisa entre em contato abraços

Claudio Almeida Machado
10/07/2011, 21:39
Dennis obrigado pela força....

Estes dias estive em um ferro velho procurando as traseiras do kadett, mas ta dificil...o cara do ferro velho me ofereceu as pinças traseiras do tempra, segundo ele é muito parecida...então surgiu a duvida, será que consigo adptar no kit traseiro do kadett (vendido no mercado) adptar as pinças do tempra? vc sabe se realmente elas são parecidas? derrepente se só for a furação não deve ser difícil de mudar...

Abração

DCD
15/07/2011, 12:42
Bom ser parecida ou bater furação do suporte são so um das varias coisas pois tem a questão da pinça bater com o disco tbm pois as vezes não casa o encaixe pastilha x disco se buscar na net vc acha pinças de kadett so o preço q ta fod... Mas no meu caso como ja comprei o kit para kadett vou ter q gastar com as pinças do proprio kadett pois ja comprei o kit mas se vc ainda não comprou o kit tente ver com um mecanico de jeep q mexa so com jeep pois como disse anteriormente sobre o jeep q estava na rua do lado de casa era totalmente diferente o sistema do que esses de kits q estamos acostumados a ver

DCD
15/07/2011, 22:17
Fala claudião beleza falei com o cara q tem o jeep q estava aqui na rua ao lado da minha as pinças são de s10 e o freio a disco é duplo da toyota ele falou q comprou o sistema de eixo flutuante da macrotorque e ja vem com esse kit para freio agora ve se alguem conhece esse sistema de eixo etc e se da pra fazer isso no eixo do jeep original qualquer coisa estamos por aqui abraços

sapo
18/07/2011, 23:20
É aí galera blz....
Fujam da pinça do kadet na traseira, usei em meu jeep um ano e mei e foi só dor de cabeça.
Por serem pinças com um só pistão (cavalete), só freia o lado do pistão o outro não. Trava, gasta desigual, não freia porcaria nenhuma e as pastilhas são caras pra burro. Recentemente coloquei flutuante traseiro no "VELOTROL", coloquei o suporte e disco do kit dianteiro, mas com pinças do opala que eu já tinha (diga-se de passagem quase identicas as da kombi), já possuia o kit dianteiro com pinças da kombi.
O freio ficou show, se bobear o zequinha sai pelo parabrisa, hehehe.
Se por enquanto a grana não der, dá uma manutenção no freio a tambor mesmo.
abraços

DCD
19/07/2011, 23:59
Bom vamos ver se entendi sapo vc colocou o kit dianteiro na traseira isso seria então o k26 da mds e vc utilizou pinças do opala e pastilhas do opala q modelo de opala ? A furação bateu certinho ou vc teve q mudar o suporte?? Casou certinho o disco da combi com as pinças de opala o encaixe pastilhas disco ficaram bom se tiver alguma foto ajuda estou no aguardo

Pablo.pinto2007
20/07/2011, 08:46
Agora eu fiquei encucado...
Vc viu disco duplo... ou ventilado?... hehhehe
Se for ventilado... existe um kit que o pessoal monta aí... que é disco ventilado da F-1000 (mesma furação do jeep) com as pinças da S-10... não sei porque (deve ser por causa da altura).
Os suportes é que são o problema... meu mecânico faz isso sempre... ele adapta... qualquer que vc queira... faz um suporte com chapa de 1/2" ou 3/4" vai depender do tamanho do disco... faz a furação da pinça, livra o que tem que livrar e solda no munhão... fica bom por que ele coloca a pinça exatamente no local... pois comprei um kit em Sampa, pronto... o velho kit com pinças de kombi... e as pinças não ficaram centralizadas... tive que colocar arruelas para espaçar e centralizar... mas não ficou tão centralizado assim... e me parece que um disco ou veio ou empenou aqui... sem querer... precisarei trocar... mas por enquanto vai ficar assim...

Em relação a traseira continuo com o sistema de freio original... dá uma dor de cabeça.. mas tá freiando bem... é só a regulagem que é chata... mas é isso mesmo!!!

Grande abraço e boa sorte na empreitada do colega aí!

Pablo



Fala claudio tudo beleza eu to com o mesmo problema comprei im kit de freio a disco traseiro da mds k26a q não vem nem pinças nem flexiveis no desmanche a furação bateu com as pinças da palio wekend dianteiras pois eu iria por FREIO DE MÃO no cardan so q não adiantou pois as pinças pegavam na roda mas ja vi alguns jeeps com pinças e discos bem diferentes dos q eu comprei como por exemplo nesse sabado q passou tinha um jeep estacionado aqui na rua ao lado de casa com disco duplo tirei fotos no celular mas o problema é q não consigo passar do celular para o comp bom por fim pesquisei e achei as pinças traseiras do kadett por um preço até q razoavel em relação ao q estão pedindo por ai mas ainda não fui comprar pois estou esperando entrar o dinheiro mas no fim da história acho q dependendo do suporte qualquer pinça serve desde q case com o disco pois ja me falaram de golf de tempra de bmw etc a questão é quem vai adaptar isso para vc pois quem for adaptar é q vai dizer a vc qual a melhor opção pois se não for a traseira do kadett foge ao "padrão " dos kits vendidos por ai se quiser veja meu topico que pinças são essas são as q eu te falei q parecem ser da wekend mas não tenho certeza mas ja troquei pelas dianteiras do kadett q essas nem a furação bate então se tudo der certo essa semana ou a outra vou buscar as traseiras ai te digo se deu certo qualquer coisa entre em contato abraços

DCD
20/07/2011, 13:24
ola pablo vi o duplo mas tambem ja vi o ventilado mas nesse cas q comentei aqui foi o sitema de eixo flutuante da macrotorque o disco é duplo de bandeirantes e as pinças de s10 mas isso era para o claudio q ainda não comprou o kit eu comprei o kit da mds o k26 na frente e comprei o k26a parcial q é o traseiro parcial pq comprei sem as pinças do kadett q agora estou esperando juntar todo o dinheiro para comprar as pinças vi q o sapo fez com o k26 uma adaptação da pinça do opala e gostaria de saber como ficou se ele tem fotos mas valew pela sua dica obrigado

Pablo.pinto2007
21/07/2011, 07:40
Agora quem ficou curioso fui eu...
Eu nunca vi disco duplo, só em moto....
O meu mecânico toda vez que vou lá me queixar do freio ele tenta me convencer a colocar disco na traseira com uns discos de vitara, que segundo ele encontra barato (não sei o ano), e pinças de gol... que deve achar fácil e é barato... mas eu sempre em esquivando, pois aí sempre aparece o jaque... aí já viu... o bolso tá apertado... que nem a mão cabe mais!

Grande abraço pra vocês aí espero que dê certo!

PAblo



ola pablo vi o duplo mas tambem ja vi o ventilado mas nesse cas q comentei aqui foi o sitema de eixo flutuante da macrotorque o disco é duplo de bandeirantes e as pinças de s10 mas isso era para o claudio q ainda não comprou o kit eu comprei o kit da mds o k26 na frente e comprei o k26a parcial q é o traseiro parcial pq comprei sem as pinças do kadett q agora estou esperando juntar todo o dinheiro para comprar as pinças vi q o sapo fez com o k26 uma adaptação da pinça do opala e gostaria de saber como ficou se ele tem fotos mas valew pela sua dica obrigado

DCD
02/08/2011, 00:29
Demorei mas consegui passar as fotos do meu celular para o comp ai estão segundo o dono me informou pinças de s10 e discos duplo de toyota confere?305577 305578

dsamaz
21/08/2011, 02:23
Colegas,

recentemente comprei um kit (parcial) dianteiro da mds e inventei de instalar eu mesmo no willys (1963 / cj5).
Ele usa pinça (mão de onça) da kombi.

Ocorre que a bronca "travou" numa situação; vou tentar explicar.
As duas primeiras peças, são fáceis de instalar. Primeiro é uma pista de rolamentos, seguido do suporte da pinça; sendo ambos parafusados juntos no munhão por parafusos próprios para isto, que vêm no kit.

O problema veio em seguida, pois estou convicto que a peça XX da foto (onde prende a trava da roda livre) é a terceira na ordem de instalação, não é? Colocando o disco em terceiro, parece que ele fica meio "bobo", frouxo, sem limite de curso para "dentro", podendo inclusive bater nos terminais de direção.


Mas o problema não é nem este em si... Fui tentar colocar esta peça por dentro do cubo do disco, supondo que ela é a terceira e o disco o quarto... E quem disse que entra... O diâmetro dela passava bastante do diametro do cubo do disco, de modo que ela não entra. Só por isto tenho dúvidas que o disco é o terceiro na ordem, pois assim entra certo, embora o disco fique "frouxo".

Pos bem, sendo o disco o quarto, e teria que desbastar a peça, e coloca desbaste aí... (gastei R$200 reais por uma esmerilhadeira e um moto-esmeril), e 3 horas de serviço pesado... consegui desbastar a peça X de modo que ela entrou dentro do disco...

Mas ainda resta a dúvida, alguém sabe qual é ordem, o disco ou o suporte da roda livre em terceiro?

Amanhã vou ter que desbastar o outro lado e estou até vendo o sacrifício.

T+
Daniel
Obs: foto colhida aqui no fórum.

rodrigo.hoffman
21/08/2011, 09:02
Colegas,

recentemente comprei um kit (parcial) dianteiro da mds e inventei de instalar eu mesmo no willys (1963 / cj5).
Ele usa pinça (mão de onça) da kombi.

Ocorre que a bronca "travou" numa situação; vou tentar explicar.
As duas primeiras peças, são fáceis de instalar. Primeiro é uma pista de rolamentos, seguido do suporte da pinça; sendo ambos parafusados juntos no munhão por parafusos próprios para isto, que vêm no kit.

O problema veio em seguida, pois estou convicto que a peça XX da foto (onde prende a trava da roda livre) é a terceira na ordem de instalação, não é? Colocando o disco em terceiro, parece que ele fica meio "bobo", frouxo, sem limite de curso para "dentro", podendo inclusive bater nos terminais de direção.


Mas o problema não é nem este em si... Fui tentar colocar esta peça por dentro do cubo do disco, supondo que ela é a terceira e o disco o quarto... E quem disse que entra... O diâmetro dela passava bastante do diametro do cubo do disco, de modo que ela não entra. Só por isto tenho dúvidas que o disco é o terceiro na ordem, pois assim entra certo, embora o disco fique "frouxo".

Pos bem, sendo o disco o quarto, e teria que desbastar a peça, e coloca desbaste aí... (gastei R$200 reais por uma esmerilhadeira e um moto-esmeril), e 3 horas de serviço pesado... consegui desbastar a peça X de modo que ela entrou dentro do disco...

Mas ainda resta a dúvida, alguém sabe qual é ordem, o disco ou o suporte da roda livre em terceiro?

Amanhã vou ter que desbastar o outro lado e estou até vendo o sacrifício.

T+
Daniel
Obs: foto colhida aqui no fórum.

Cara..

Se eu entendi bem a ordem e a seguinte.. Manga do eixo/suporte da pinça/Cubo da roda/Disco

O disco vai por fora do cubo da roda, quem prende ele são os prisioneiros de roda.. Ele tem que entrar ali no cubo encaixado nos prisioneiros, entendeu?? A principio ele deveria entrar sem ter que esmerilhar nada. As vezes e meio apertado, mas entra (uii)

[ ]´s

antonio umino
21/08/2011, 09:35
Colegas,

recentemente comprei um kit (parcial) dianteiro da mds e inventei de instalar eu mesmo no willys (1963 / cj5).
Ele usa pinça (mão de onça) da kombi.

Ocorre que a bronca "travou" numa situação; vou tentar explicar.
As duas primeiras peças, são fáceis de instalar. Primeiro é uma pista de rolamentos, seguido do suporte da pinça; sendo ambos parafusados juntos no munhão por parafusos próprios para isto, que vêm no kit.

O problema veio em seguida, pois estou convicto que a peça XX da foto (onde prende a trava da roda livre) é a terceira na ordem de instalação, não é? Colocando o disco em terceiro, parece que ele fica meio "bobo", frouxo, sem limite de curso para "dentro", podendo inclusive bater nos terminais de direção.


Mas o problema não é nem este em si... Fui tentar colocar esta peça por dentro do cubo do disco, supondo que ela é a terceira e o disco o quarto... E quem disse que entra... O diâmetro dela passava bastante do diametro do cubo do disco, de modo que ela não entra. Só por isto tenho dúvidas que o disco é o terceiro na ordem, pois assim entra certo, embora o disco fique "frouxo".

Pos bem, sendo o disco o quarto, e teria que desbastar a peça, e coloca desbaste aí... (gastei R$200 reais por uma esmerilhadeira e um moto-esmeril), e 3 horas de serviço pesado... consegui desbastar a peça X de modo que ela entrou dentro do disco...

Mas ainda resta a dúvida, alguém sabe qual é ordem, o disco ou o suporte da roda livre em terceiro?

Amanhã vou ter que desbastar o outro lado e estou até vendo o sacrifício.

T+
Daniel
Obs: foto colhida aqui no fórum.

A intalação do disco da F 1000, com a pinça da S 10. com certeza implica em tornear o cubo. para que o disco caiba no cubo, como se fosse a roda, ou a campana que é usada externamente. Isto de desbastar o cubo em esmeril (esmerilhadeira), vai deixar o conjunto desbalanceado, e causando aquecimento do cubo fazendo destemperar o mesmo. o correto é levar os dois cubos em um torneiro mecanico. O desbaste será necessario no munhão para que o suporte se fixe no mesmo.
Mas freio a disco de qualquer forma deve ficar bom. O uso do hidrovacuo, no caso do motor afogar (morrer) o freio ficará deficiente, e o pedal ficará Duro levando o condutor a fazer muita força no pedal para parar a viatura.. Então a parte do funcionamento do motor tem que estar em dia para que o motor não pare de funcionar. Isto só acontece se voce andar em ponto morto (banguela), portanto se o motor estiver mesmo sem funcionar, em uma descida o mesmo fará o hidrovacuo funcionar e dará freio. (nunca ande em banguela)

ok. um abraço

dsamaz
21/08/2011, 10:58
Antonio,

"vai deixar o conjunto desbalanceado, e causando aquecimento do cubo fazendo destemperar o mesmo"

Desbastando a aba esterna desbalanceia?
E sobre o aquecimento, realmente deu uma aquecida, mas como saber se desteperou?

O desbaste que fiz é só na "aba" (disco externo) do cubo da roda, para poder entrar dentro do cubo do disco de freio (+ de 3h de serviço + 2h para comprar a esmerilhadeira e um moto-esmeril - e o moto-esmeril ainda veio queimado!)...
Tive que tirar quase 1cm da aba do cubo de roda, só assim entrou dentro do disco...

Estranho isto... Se o disco é próprio para o CJ, feito pela MDS, deveria entrar certo...

Obrigado
Daniel


A intalação do disco da F 1000, com a pinça da S 10. com certeza implica em tornear o cubo. para que o disco caiba no cubo, como se fosse a roda, ou a campana que é usada externamente. Isto de desbastar o cubo em esmeril (esmerilhadeira), vai deixar o conjunto desbalanceado, e causando aquecimento do cubo fazendo destemperar o mesmo. o correto é levar os dois cubos em um torneiro mecanico. O desbaste será necessario no munhão para que o suporte se fixe no mesmo.
Mas freio a disco de qualquer forma deve ficar bom. O uso do hidrovacuo, no caso do motor afogar (morrer) o freio ficará deficiente, e o pedal ficará Duro levando o condutor a fazer muita força no pedal para parar a viatura.. Então a parte do funcionamento do motor tem que estar em dia para que o motor não pare de funcionar. Isto só acontece se voce andar em ponto morto (banguela), portanto se o motor estiver mesmo sem funcionar, em uma descida o mesmo fará o hidrovacuo funcionar e dará freio. (nunca ande em banguela)

ok. um abraço

dsamaz
21/08/2011, 11:01
Rodrigo,

foi isto que entendi também, até mesmo para o disco não ficar "frouxo", mas o disco de freio não entra dentro do cubo de roda sem desbaste deste último (do cubo de roda)...

Será que a MDS está merecendo um "puxão de orelha"? Vou desmontar o outro lado daqui a pouco (ou amanhã cedo) e caso o cubo não entre dentro do disco novamente, vou postar fotos aqui...

T+
Daniel


Cara..

Se eu entendi bem a ordem e a seguinte.. Manga do eixo/suporte da pinça/Cubo da roda/Disco

O disco vai por fora do cubo da roda, quem prende ele são os prisioneiros de roda.. Ele tem que entrar ali no cubo encaixado nos prisioneiros, entendeu?? A principio ele deveria entrar sem ter que esmerilhar nada. As vezes e meio apertado, mas entra (uii)

[ ]´s

antonio umino
21/08/2011, 11:37
[QUOTE=dsamaz;1509135]Rodrigo,

foi isto que entendi também, até mesmo para o disco não ficar "frouxo", mas o disco de freio não entra dentro do cubo de roda sem desbaste deste último (do cubo de roda)...

Será que a MDS está merecendo um "puxão de orelha"? Vou desmontar o outro lado daqui a pouco (ou amanhã cedo) e caso o cubo não entre dentro do disco novamente, vou postar fotos aqui...

O disco em referencia é o que é usado nas Ford F 1000.

Embora as rodas da F 1000 tenha a mesma furação das rodas do Jeep. O cubo da F 1000 tem o Diametro menor
.
Quando for adaptar em Jeep tem que tornear o Cubo do Jeep para que o disco caiba no cubo.

Isto de fazer desbaste com esmeril. não é correto. é um quebra galho. em que o diametro vai ficar desigual
.
e fazendo no torno de maneira que o disco caiba no cubo do jeep.

A ordem de montagem é o que o Rodrigo indica


Um abraço

Edemar
21/08/2011, 15:38
Meu Deus !!!!!..... e eu que penssava que já tinha visto de tudo!....

dsamaz
21/08/2011, 18:43
??????

Explique colega.


Daniel
Obs: "pensava"! Eu também pensei que já visto de tudo!



Meu Deus !!!!!..... e eu que penssava que já tinha visto de tudo!....

vavarusso
31/08/2011, 14:34
Boa tarde pessoal!
Acho que esse tópico estáq precisando de uma fotos para orientar os que estao para fazer essa adaptação. Outra coisa para as pinças da Kombi qual o disco ideal e o servofreio+cilindro?

4X4GARAGE
31/08/2011, 14:56
olha pessoal,voces estao misturando tudo!!!!
o kit MDS usa disco proprio e não da f1000!!!!e comum o cubo nao entrar no disco pq existem cubos mais antigos que são maiores sim!!!!desbatar com a lixadeira nao vai desbalancear se voce fizer o desbaste uniforme(o proprio cubo qdo montado vai virando e mantendo uniforme o desbaste) pois é muito proximo do centro do cubo e sobre destemperar......oq se o cubo não é temperado?
ei Raimundo,no kit de freio vem um manual completo de instalação,não tem erro e qq coisa tamos ai garage4x4@hotmail.com
abraços a todos

dsamaz
02/09/2011, 13:42
Olá Vava,

seguem algumas fotos anexas.
Atrás estou colocando disco próprio da MDS + suporte da MDS + pinças da kombi.

O único porém que estou tendo é que o cubo traseiro não está 100% alinhado, por isto, estou colocando uma arruela fina entre o cubo e o disco nos perlos que estão mais para dentro, afastando-os assim, um pouquinho, deixando o disco girando próximo a 100% reto.



"Outra coisa para as pinças da Kombi qual o disco ideal e o servofreio+cilindro?"


O disco ideal é o que tem a distância alinhada de forma que funcione junto com a pinça e o suporte que você tiver. Aí não tem jeito. Cada suporte é desenvolvido para uma pinca e um disco certo!

Os melhores cilindro-mestres são os da F1000 e o da Kombi. Estou usando o da Kombi. O servo-freio, qualquer um que encaixe no CM, na pedaleira e no suporte dele mesmo serve.

Daniel



Boa tarde pessoal!
Acho que esse tópico estáq precisando de uma fotos para orientar os que estao para fazer essa adaptação. Outra coisa para as pinças da Kombi qual o disco ideal e o servofreio+cilindro?

dsamaz
03/09/2011, 21:28
Três detalhes da instalação:

1. o kit utilizado no eixo traseiro é o kit MDS dianteiro - que usa disco e suporte próprios e pinças da kombi! É o kit cujo disco é alto, semelhante ao da F1000.
Desvantagem: não dá para utilizar freio-de-mão via cabo (tem que instalar outro sistema)
Vantagens: pastilhas baratas, pinças grandes (melhor frenagem) e em ambundância nos ferro-velhos.

2. acabei retirando as arruelas entre o cubo e o disco, pois não foi necessário. Também não foi necessário arruela entre a pinça e o suporte.

3. instalei três pinças de kombi adquiridas num ferro-velho de um amigo (duas na frente e uma atrás). A que está na foto é a única nova e peguei numa loja a R$160.
O detalhe que gostaria de registrar é que na instalação, em alguns momentos foi necessário freiar para testar - e a nova - (aparentemente) se portou muito melhor que as outras em termos de eficiência de frenagem. Utiliza-se menos esforço no pedal e a "pegada" dela é melhor. Vou fazer mais testes daqui alguns dias para ver se constato isto novamente (vou postar aqui o resultado).


Obs: gostaria de agradecer e dar nota 1000 ao pessoal da Garra4x4 (na pessoa do Rodrigo) que explicaram ser possível esta instalação - e despacharam rápido, visto que Manaus/AM é longe e o frete via PAC dos Correios é lentíssimo (logo qualquer hora de atraso no despacho é multiplicado por semanas nos Correios).

Daniel



Olá Vava,

seguem algumas fotos anexas.
Atrás estou colocando disco próprio da MDS + suporte da MDS + pinças da kombi.

O único porém que estou tendo é que o cubo traseiro não está 100% alinhado, por isto, estou colocando uma arruela fina entre o cubo e o disco nos perlos que estão mais para dentro, afastando-os assim, um pouquinho, deixando o disco girando próximo a 100% reto.



"Outra coisa para as pinças da Kombi qual o disco ideal e o servofreio+cilindro?"


O disco ideal é o que tem a distância alinhada de forma que funcione junto com a pinça e o suporte que você tiver. Aí não tem jeito. Cada suporte é desenvolvido para uma pinca e um disco certo!

Os melhores cilindro-mestres são os da F1000 e o da Kombi. Estou usando o da Kombi. O servo-freio, qualquer um que encaixe no CM, na pedaleira e no suporte dele mesmo serve.

Daniel

rodolfoeller
16/10/2011, 23:54
Pessoal eu fui instalar este kit e estou com o seguinte problema, o disco está esbarrando no suporte da pinça. Terei de desgastar o suporte. O suporte tem lado ou ele deveria ser o mesmo para qualquer lado.

Aguardo ajuda.

Rodolfo

rodolfoeller
19/10/2011, 22:53
Fábio, na instalação do meu freio a disco, tive um problema semelhante: o disco encostava muito no suporte da pinça. Olhei, olhei, observei várias vezes, e só fui ver depois de muita dor de cabeça, que o cubo do lado que se encaixava direito era diferente do lado errado (e olha que olhando sem medir são praticamente iguais) por míseros 0,5 cm. Tive que adaptar uma arruela na manga de eixo para o cubo ir um pouco pra frente, e tirar essa diferença. Deu trabalho, mas ficou legal. Espero que se for o mesmo problema que apresentou à vc, veja esta questão dos cubos de roda. Abração!

Olá GBarros estou passando pelo mesmo problema que vc passou. Me fale mais desta arruela para que eu possa procurar por ela no mercado ok?

Rodolfo

dsamaz
19/10/2011, 23:47
Rodolfo, dê + informações...
Você está instalando na dianteira?
Não é para o suporte esbarrar no disco...
O suporte tem lado sim, veja as fotos na página anterior e tente identificar o lado...

Daniel



Pessoal eu fui instalar este kit e estou com o seguinte problema, o disco está esbarrando no suporte da pinça. Terei de desgastar o suporte. O suporte tem lado ou ele deveria ser o mesmo para qualquer lado.

Aguardo ajuda.

Rodolfo

rodolfoeller
20/10/2011, 11:07
Rodolfo, dê + informações...
Você está instalando na dianteira?
Não é para o suporte esbarrar no disco...
O suporte tem lado sim, veja as fotos na página anterior e tente identificar o lado...

Daniel

Sim estou instalando o freio dianteiro. Quando pergunto se os suportes tem lado é se tem um do lado esquerdo e um do lado direito.
Sei que elas tem o lado certo de encaixar que é a concavidade para o centro do carro justamente para não pegar no disco.

Rodolfo

Tiquara
20/10/2011, 13:27
Pessoal,

Aproveitando a deixa, alguem sabe me dizer onde é instalada a valvula equalizadora de pressão?
Vi aqui no forum se voce tiver disco na frente e lona atraz é necessário pois se não tiver comça a sair de lado.
agradeço a colaboração.

GBarros
20/10/2011, 16:26
Olá GBarros estou passando pelo mesmo problema que vc passou. Me fale mais desta arruela para que eu possa procurar por ela no mercado ok?
Rodolfo
Rodolfo, essa arruela foi apenas paliativo, pois o problema mesmo era o cubo de roda. Como eu tinha mais um par aqui em casa, fui trocando entre eles e notei que um deles tirava a diferença de que fazia o suporte ficar encostado muito no disco. Eu troquei os rolamentos também. Só sei que foi muita dor de cabeça pra sanar isso. O que ficou com a impressão pra mim, é que alguns cubos tem lados certos de encaixe (eu acho, posso estar errado) ou então os suportes podem ter lados especificos pra encaixe, no caso os dianteiros. A arruela que disse que havia colocado, deslocava um pouco a pinça do disco, mas hoje nem existe isso mais, pois achei que ficaria inseguro e um serviço porco tb. Hoje tá perfeito. Te aconselho a olhar os rolamentos da roda se não estão gastos, se os encaixes do cubo estão certos, ou tente inverter os cubos de lado, quem sabe eles não estão invertidos? Tire algumas fotos e coloque aqui. Quem sabe alguem pode ter uma opnião diferente? Abração.

GBarros
20/10/2011, 16:34
Pessoal,
Aproveitando a deixa, alguem sabe me dizer onde é instalada a valvula equalizadora de pressão?
Vi aqui no forum se voce tiver disco na frente e lona atraz é necessário pois se não tiver comça a sair de lado.
agradeço a colaboração.
Tiquara, vc pode colocar em dois lugares em que já vi em sistemas de freio: na saida do cilindro mestre, encaixando na saida da valvula o duto do freio que vai levar oleo ao sistema traseiro, ou lá embaixo do veiculo, antes de haver a divisão ("T") para as rodas direita e esquerda traseira. Te digo também que, essa valvula é meio chata de achar em alguns locais, e que as vezes, nem é necessária usá-la. Monte seu freio como vc diz e faça o teste. Se travar as rodas ou o freio não fique equalizado direito, instale ela.

Tiquara
20/10/2011, 16:59
GBarros,

Obrigado pela dica. Vou testar e depois posto.

Abraços,

Marcos - Tiquara

rodolfoeller
24/10/2011, 10:59
Consegui aqui, conforme indicaram troquei os cubos de um lado para o outro e nisto um lado resolveu e no outro tive de desbastar pouco no suporte que realmente estava mais grosso. Depois disso coloquei as pinças e centralizei. Num lado foi duas arruelas para cada parafuso e no outro foi 2 arruelas no parafuso superior e quase 3 no inferior. Precisei "gastar" uma arruela para dar o espaço centralizado. No lado que quase tudo deu certo precisei dar uma esmerilhada leve na pinça mas muito pouco pois meu jeep está com rodas 15. Depois disso eu ia trocar o cilindro mestre que já comprei mas não me atravi hehehe vou deixar pro mecanico mesmo já que tb mandarei refazer toda a tubulação. Obrigado a todos que me ajudaram.
Rodolfo

Rafael Albanese
10/09/2012, 15:31
Boa tarde,
Novamente venho aqui pedir ajuda de vocês mais experientes em jeep.
Compensa colocar um freio a disco no jeep willys 64?
Qual o valor aproximado das peças com a mão de obra para isso?
Quem tiver outras sugestões eu também aceito.


Obrigado

megadeth
10/09/2012, 22:36
Nao só compensa como eu creio ser fundamental!
Mas 4 então, fica excelente!
Procure pela SuperBreakDisk na internet. Essa oficina fica na Cursino, do Mauro Suzuki.
Recomendo!

william_1966
14/09/2012, 20:16
Peças mais mão de obra:1200, mais ou menos. Também considero ser ítem findamental. De preferência disco nas 4.

O meu tem disco nas 4, freia pra caramba! muito mesmo...

xicoffck
16/09/2012, 00:28
acho um bom upgrade, tenho nas 4 e recomendo sempre! há quem diga que deve ser disca na grente e tambor atras mais eu sou a favor de dico nas 4 pois nunca tive nenhum problemas com eles!

Casa da transmissão4x4
16/09/2012, 20:59
Boa tarde,
Novamente venho aqui pedir ajuda de vocês mais experientes em jeep.
Compensa colocar um freio a disco no jeep willys 64?
Qual o valor aproximado das peças com a mão de obra para isso?
Quem tiver outras sugestões eu também aceito.


Obrigado

Freio e kit flutuante na traseira são prioridades de um jipe, pois são segurança.
Danilo.

Mauricio Rotta
16/09/2012, 23:35
Disco nas 4, sempre!
Até porque os kits de freio a disco de hj em dia são itens praticamente originais, não demandam soldas e gambiarras, é só colocar e sair freiando por aí.

Robertux
18/09/2012, 09:59
Freio e kit flutuante na traseira são prioridades de um jipe, pois são segurança.
Danilo.

X2 - Muito importante!
O freio a disco, pelo menos na frente, é fundamental.
O kit flutuante salva vidas, eu mesmo só continuo vivo graças ao meu anjo da guarda que estava de plantão e segurou a roda no lugar até o Jeep parar, se a roda tivesse saído 2 minutos antes eu estava na rodovia andando a 100 km/h e provavelmente não estaria aqui agora. Meu próximo investimento é um kit de eixo flutuante na traseira.

juleymar73
18/09/2012, 23:18
X2 - Muito importante!
O freio a disco, pelo menos na frente, é fundamental.
O kit flutuante salva vidas, eu mesmo só continuo vivo graças ao meu anjo da guarda que estava de plantão e segurou a roda no lugar até o Jeep parar, se a roda tivesse saído 2 minutos antes eu estava na rodovia andando a 100 km/h e provavelmente não estaria aqui agora. Meu próximo investimento é um kit de eixo flutuante na traseira.
Roberto ja vi muinta gente falando sobre>> FLUTUANTE NA TRASEIRA , mais desculpem minha ignorancia , qual a diferença do original para esse flutuante, se tiver como me explicar agaradecerei, quanto fica para instaalr esse sistema .

obrigado desde ja .

Robertux
19/09/2012, 00:11
Juleymar me desculpe mas eu não gostaria de me aprofundar nesse assunto porque este tópico é sobre freio a disco e não eixo flutuante então não é legal derivar o assunto, mas basicamente o problema do eixo semi-flutuante, original do eixo traseiro do Jeep e da maioria das Pickups nacionais, é que o cubo da roda é preso no eixo somente por um rolamento e a ponta de eixo, então se a ponta de eixo ou o rolamento quebrarem o cubo sai com roda e tudo. No meu caso quebrou o rolamento e a roda saiu com o cubo e a ponta de eixo. Detalhe: Eu havia trocado os rolamentos do eixo traseiro há pouco mais de um ano e não tinha rodado nem 3.000 km, portanto não foi por falta de manutençao.
No sistema flutuante (usado no eixo da frente do Jeep, por exemplo) o cubo é preso por dois rolamentos e é independente da ponta de eixo, se a ponta de eixo quebrar o Jeep fica sem tração mas a roda não sai. Se um rolamento quebrar, ainda tem outro que garante a segurança. Mais detalhes veja neste tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/1915-cuidado-seu-eixo-semi-flutuante-pode-matar.html
Quanto ao valor, hoje está por volta de R$ 1.500,00 a 3.000,00 o kit, dependendo do fabricante. A mão de obra para trocar é relativamente simples e não chega a pesar no valor total.

gpolachini
19/09/2012, 11:58
Pessoal,

Uma duvida, em teoria se o jeep tiver disco na traseira e não tiver flutuante a roda não sairá, visto que a mesma ficará presa no suporte de pinças do freio, estou correto ?

Abraço

Casa da transmissão4x4
19/09/2012, 12:10
Pessoal,

Uma duvida, em teoria se o jeep tiver disco na traseira e não tiver flutuante a roda não sairá, visto que a mesma ficará presa no suporte de pinças do freio, estou correto ?

Abraço

Solta da mesma forma. Flutuante e freio de boa qualidade e essencial nos jipes.

Robertux
19/09/2012, 13:59
Pessoal,

Uma duvida, em teoria se o jeep tiver disco na traseira e não tiver flutuante a roda não sairá, visto que a mesma ficará presa no suporte de pinças do freio, estou correto ?

Abraço

Correto em termos, realmente a pinça ajuda a segurar se quebrar a ponta de eixo, mas não sei quanto tempo ela aguenta, se o tempo seria suficiente para conseguir parar o jipe. Se o problema for no rolamento, como foi meu caso, o disco com certeza escapará da pinça.

juleymar73
19/09/2012, 22:31
Valew Robertão, entendi bem , vou começar a providenciar a $$$$$$$$ pra esse flutuante .

obrigado e abraço.

Pablo.pinto2007
21/09/2012, 14:14
É isso aí... freio a disco pode segurar a roda, dizem que quando quebra o semi-eixo (eu já quebrei duas vezes), a força é tão grande que ou quebra o disco ou o suporte com pinça saca fora também... é complicado...

Uma das vezes o semi quebrou dentro da tubeira (a roda fica segura pelo rolamento e flange do mesmo), mas da outra vez, foi na cidade e aí destruí um corolla... resultado... o corolla não tinha seguro e eu arquei com 6 conto de preju... o que significa, faltou dinheiro pra colocar o flutuante na época... hoje estou em reforma e o flutuante está na lista, e os freios a disco na traseira também...

Que aliás... minha idéia é colocar o freio a disco da seguinte forma...

COmprar os discos de freio da MDS (muito utilizado em kits e vendido separadamente para reposição)... e comprar pinças do corolla 09 pra frente que é semelhante às do kadett, com freio de mão à cabo, aliás, o pegeot 307, o passat (moderno) também são assim, mas como o corolla é mais fácil achar... e já vi preço bastante atrativos por aí!!! acho que vou de corolla mesmo... e aí mando confeccionar os suportes...

Fica a dica...

Forte abraço!

Casa da transmissão4x4
21/09/2012, 14:22
É isso aí... freio a disco pode segurar a roda, dizem que quando quebra o semi-eixo (eu já quebrei duas vezes), a força é tão grande que ou quebra o disco ou o suporte com pinça saca fora também... é complicado...

Uma das vezes o semi quebrou dentro da tubeira (a roda fica segura pelo rolamento e flange do mesmo), mas da outra vez, foi na cidade e aí destruí um corolla... resultado... o corolla não tinha seguro e eu arquei com 6 conto de preju... o que significa, faltou dinheiro pra colocar o flutuante na época... hoje estou em reforma e o flutuante está na lista, e os freios a disco na traseira também...

Que aliás... minha idéia é colocar o freio a disco da seguinte forma...

COmprar os discos de freio da MDS (muito utilizado em kits e vendido separadamente para reposição)... e comprar pinças do corolla 09 pra frente que é semelhante às do kadett, com freio de mão à cabo, aliás, o pegeot 307, o passat (moderno) também são assim, mas como o corolla é mais fácil achar... e já vi preço bastante atrativos por aí!!! acho que vou de corolla mesmo... e aí mando confeccionar os suportes...

Fica a dica...

Forte abraço!

E isso ae, ficou boa a configuração. Você pode colocar tambem o kit da kombi e colocar o kit do freio de mão na reduzida !!

antonio umino
21/09/2012, 14:51
Será que vcnão está enganado?????
os Corolla usa freio de mão a cabo. mas o sistema de freio de mão é a patim por dentro do disco...

Veja aí. será que estou errado???
até mais.

Doutor Gory
21/09/2012, 15:36
E isso ae, ficou boa a configuração. Você pode colocar tambem o kit da kombi e colocar o kit do freio de mão na reduzida !!

Danilo

O kit de freio dianteiro com pinças da kombi server no eixo traseiro original (prato) ?

[]´s

Wagner

Casa da transmissão4x4
21/09/2012, 15:48
Danilo

O kit de freio dianteiro com pinças da kombi server no eixo traseiro original (prato) ?

[]´s

Wagner

Sem flutuante eu nunca testei, mas com flutuante da certo sem problemas !
Abc..

Danilo.

Pablo.pinto2007
21/09/2012, 19:07
Será que vcnão está enganado?????
os Corolla usa freio de mão a cabo. mas o sistema de freio de mão é a patim por dentro do disco...

Veja aí. será que estou errado???
até mais.

Com certeza... estive visitando uma sucata ontem... na verdade eu já tinha a suspeita...

Na verdade os corollas até 2008 são por sapata dentro do disco de freio, mas os corollas de 2009 pra frente são a cabo... ok?

Pensei também nessa aí da kombi... mas tô pensando em fazer aquele esquema do antigo, velho e bom gurgel, cabos de freio de mão individual para acionamentos individuais, assim posso travar a roda que quiser quando uma estiver com uma roda no ar (enroscado) mandando tração pra outra roda, já que não tenho e nem pretendo colocar bloqueio na traseira.

Forte abraço!!!

Pablo

Paulo Leit
22/09/2012, 19:24
Danilo

O kit de freio dianteiro com pinças da kombi server no eixo traseiro original (prato) ?

[]´s

Wagner


Olá galera,

O kit dianteiro serve sim o eixo traseiro, eu coloquei no jipe de um amigo , só que nesse caso o freio de mão ficou hidráulico.
Da certo no eixo chavetado (mais Fácil de colocar) e no eixo moderno.

Abraço a todos.

Willão64
23/09/2012, 01:45
O amigo ai que abriu o tópico disse que tem um CJ 64.
Por coicidência, o meu também é. E também quero adaptar freio a disco na dianteira.
Eu já comprei duas pnças da S-10 4x2.
Qual disco devo usar e onde encontro o suporte para a pinça? Ouvi falar no disco da F-1000.
Se alguém tiver fotos, e passar umas dicas, agradeço muito!!!
Obrigado.

Pablo.pinto2007
24/09/2012, 00:50
Disco da F-1000, correto, agora o suporte... sei não...

antonio umino
24/09/2012, 12:41
Disco da F-1000, correto, agora o suporte... sei não...

Usando o disco da F 1000. tem que tornear o cubo para caber o disco.
A pinça o pessoal usa a da S 10. alguns o do opala com um alargador na pinça para poder caber o disco.
Quanto ao suporte da pinça. Uns dizem que a SBD (superbrakedisc) tem o o suporte. como também o Berga.
até mais.

vavarusso
25/09/2012, 16:36
Com certeza... estive visitando uma sucata ontem... na verdade eu já tinha a suspeita...

Na verdade os corollas até 2008 são por sapata dentro do disco de freio, mas os corollas de 2009 pra frente são a cabo... ok?

Pensei também nessa aí da kombi... mas tô pensando em fazer aquele esquema do antigo, velho e bom gurgel, cabos de freio de mão individual para acionamentos individuais, assim posso travar a roda que quiser quando uma estiver com uma roda no ar (enroscado) mandando tração pra outra roda, já que não tenho e nem pretendo colocar bloqueio na traseira.

Forte abraço!!!

Pablo
Pablo essa ideia é muito interessante, cabos de freio individuais. Como é isso mesmo?
Depois que rodar com o meu com freios originais (no próximo ano - tá em reforma) quero colocar freio a disco na dianteira, o com o melhor custoxbeneficio, mais ainda nao sei qual. Qual seria??? Estou estudando as pinças do opala com discos de Fmil.. Alguém ajuda aí??

vavarusso
25/09/2012, 16:39
Usando o disco da F 1000. tem que tornear o cubo para caber o disco.
A pinça o pessoal usa a da S 10. alguns o do opala com um alargador na pinça para poder caber o disco.
Quanto ao suporte da pinça. Uns dizem que a SBD (superbrakedisc) tem o o suporte. como também o Berga.
até mais. Antonio pq tornear???

antonio umino
25/09/2012, 23:54
O DISCO da Ford f 1000, tem o cubo separado.
Para entrar no cubo do jeep, rural, pickup, tem que tornear o cubo para poder caber o disco da F 1000
Tem que tornear a aba onde tem os parafusos da roda.
As rodas da ford f 1000, para caber no cubo do jeep tem que tornear o centro da roda.
Para caber o disco no cubo do jeep tem que tornear o cubo..pois o disco tem o encaixe (onde apoia no cubo) menor que no caso a campana (panela de freio), então tem que tornear a aba do cubo.
até mais.

juleymar73
26/09/2012, 00:01
O DISCO da Ford f 1000, tem o cubo separado.
Para entrar no cubo do jeep, rural, pickup, tem que tornear o cubo para poder caber o disco da F 1000
Tem que tornear a aba onde tem os parafusos da roda.
As rodas da ford f 1000, para caber no cubo do jeep tem que tornear o centro da roda.
Para caber o disco no cubo do jeep tem que tornear o cubo..pois o disco tem o encaixe (onde apoia no cubo) menor que no caso a campana (panela de freio), então tem que tornear a aba do cubo.
até mais.

Antonio me diz, esses kits que vendem por ai na NET precisa de tornear ou ja vem preparado e so montar.

antonio umino
26/09/2012, 00:07
OS KITS que são vendidos na net... SBD. Berga. é só colocar e andar.
Não precisam de serviço de torno. a não ser para quem usa roda de aro 15. que tem que dar uma pequena raspada na pinça ou colocar alargador de roda.
até mais.

juleymar73
26/09/2012, 00:09
OS KITS que são vendidos na net... SBD. Berga. é só colocar e andar.
Não precisam de serviço de torno. a não ser para quem usa roda de aro 15. que tem que dar uma pequena raspada na pinça ou colocar alargador de roda.
até mais.

Roda 15" !!! meu caso ,

valew obrigado amigo.

Renato Fraga
26/09/2012, 00:10
Para o freio traseiro, alguém já tentou usar a pinça traseira do Renault Master ??? Ela tem acionamento a cabo.

Por ser um furgão, com capacidade de carga grande, acredito ser mais eficiente que as modestas pinças de golf, kadet, e tantas outras comumente utilizadas.

Abraços

Willão64
26/09/2012, 01:01
Para o freio traseiro, alguém já tentou usar a pinça traseira do Renault Master ??? Ela tem acionamento a cabo.

Por ser um furgão, com capacidade de carga grande, acredito ser mais eficiente que as modestas pinças de golf, kadet, e tantas outras comumente utilizadas.

Abraços

Funçando pela internet eu cheguei a ver essa pinça da Renault Master. Achei ela bem interessante. Mas não vi ninguém usando ela em Jeep ainda. Mas acredito que deva ficar bom. Vou dar uma pesquisada no preço nos desmanches pra ver quanto vale...

Willão64
26/09/2012, 01:05
Disco da F-1000, correto, agora o suporte... sei não...

Os suportes eu vou tentar fazer. Não deve ser nada de outro mundo não. Um pouco de trabalho deve dar... Depois vou postando os resultados aqui...

antonio umino
26/09/2012, 12:59
Willão.
é isto aí. enta fazer e posta as fotos o que vc fizer.

Outra no seu perfil. coloca a cidade e estado

Um abraço.

vavarusso
26/09/2012, 13:46
O DISCO da Ford f 1000, tem o cubo separado.
Para entrar no cubo do jeep, rural, pickup, tem que tornear o cubo para poder caber o disco da F 1000
Tem que tornear a aba onde tem os parafusos da roda.
As rodas da ford f 1000, para caber no cubo do jeep tem que tornear o centro da roda.
Para caber o disco no cubo do jeep tem que tornear o cubo..pois o disco tem o encaixe (onde apoia no cubo) menor que no caso a campana (panela de freio), então tem que tornear a aba do cubo.
até mais.
Obrigado Antonio. Cara vejo que vc manda bem neste negócio de freio. Antonio me diz aí qual seria uma pinça boa para o disco da Fêmil? Outra pergunta boba, nao consigo visualizar onde ficam fixadas as pinças.:screwy:

antonio umino
26/09/2012, 17:47
Vava. Com o disco da F 1000, o pessoal usa a pinça da S10. ou do Opala, (como ele é em duas partes, separa pelo meio colocam um tipo de alargador para caber o disco), fazem um suporte da pinça (que ainda não vi como é feito), e montam e fica com um ótimo freio.. Mas até agora não descobri como é feito este suporte da pinça. Segundo o Berga ele tem o kit de freio com as pinças da S 10, e já vem com o suporte e o disco fabricado por ele, Não sei se o disco da F 1000 serve no kit do Berga.
Ok. até mais.

vavarusso
26/09/2012, 18:09
Ok. até mais.

http://i2.photobucket.com/albums/y26/ful/DSC07297.jpg


http://i2.photobucket.com/albums/y26/ful/DSC07322.jpg
Esse é o suporte feito para freio traseiro no opala, penso que no jeep pode ser assim tb

antonio umino
26/09/2012, 23:34
372505372506

Vavá. são fotos da adaptação do Géderson Viero do Amapá
Veja pelas fotos. as Pinças de S 10 e o cubo torneado na segunda foto
Até mais.

Pablo.pinto2007
28/09/2012, 12:08
Pablo essa ideia é muito interessante, cabos de freio individuais. Como é isso mesmo?
Depois que rodar com o meu com freios originais (no próximo ano - tá em reforma) quero colocar freio a disco na dianteira, o com o melhor custoxbeneficio, mais ainda nao sei qual. Qual seria??? Estou estudando as pinças do opala com discos de Fmil.. Alguém ajuda aí??

Bem... vc tem que pensar na reposição... por aqui tem gente colocando disco de samurai, que tem a venda em qualquer loja e são baratos... não me pergunte qual pinça... mas esse kit vendido completo com discos da MDS, com pinças de kombi, não acho caro não... e é plug in play... salvo algumas excessões como eu que tive que colocar alargador pra caber as rodas 15"... é muito relativo isso... vejam... já vi colocarem disco da F-1000 na dianteira (ventilado) com pinças de kombi ( alargadas - como ela abre em duas partes, fabrica-se um alargador pra ela, fácil e simples), na dianteira e na traseira também... agora... uma coisa é fazer e dar certo outra é fazer e o carro freiar mais na traseira do que na dianteira, aí o jeep roda numa freada brusca... e também tem que ver o dimensionamento do cilindro mestre de freio... uso o do opala... e verei como ficará com as pinças do corolla (já comprei)... se ficar com pouco óleo, terei que comprar outro conjunto de cillindro e hidrovácuo...

O sistema do cabo de freio de mão individual é o seguinte... havia um projeto dos gurgéis que era pra ser um veículo de off-road, essa era a intensão do grupo gurgel, então uma solução bem prática e simples de qualquer terreno que eles "inventaram" e utilizaram nos seus veículos era freio de mão individual na traseira, a alavanca de freio de mão era dupla, podia-se selecionar qual roda travar em caso de enrosco, ou seja, freia-se somente a roda que está no ar, fazendo com que a tração passe para a roda em contato com o chão, voltando o carro a ter tração necessária pra andar... então como não quero colocar bloqueio na traseira, farei assim... freio independente na traseira... hoje em dia os modernos, moderníssimos sistemas de controle de tração executam essa operação automaticamente, é como se fosse o inverso do ABS... ou seja, se a roda está com uma rotação muito diferente uma da outra o sistema trava a roda que está com a rotação elevada (via freio mesmo) e assim a tração é reestabelecida...
No meu caso ainda vou bolar um sistema de alavancas... se eu achar uma original gurgel melhor, senão, terei que fazer uma adaptação ou ter duas alavancas dentro do carro... aí já viu, sou resistente em colocar uma, imagine duas!!!

Qualquer coisa... é só "gritar"!!!

PAblo

vavarusso
28/09/2012, 13:33
Obrigado Pablo.
Já percebi que pinça e disco sao fáceis, complica mais o suporte para a pinça.....

tuna
28/09/2012, 13:52
Pessoal, para disco de f-1000 com pinça de opala, uso o suporte de pinça dianteiro da sbd, dá pra comprar separado em qualquer dessas lojas do ramo, como na época precisávamos de vinte peças dessas mandamos fundir ao custo de 50 pila por peça se não me engano, uso quatro suportes, quatro pinças e quatro discos iguais, com cilindro mestre de opala e servo freio de corcel I :shock:, o segredo para equalizar a frenagem pode ser feito com o uso de válvula equalizadora ou desbaste da pastilha traseira (no meu caso funciona com a retirada de 1cm de cada lado das pastilhas traseiras, freia pra baraio, e qualquer peça é fácil de repor em qualquer lugar desse Brasil, a um custo ridículo, se comparado com o preço dos kits...

vamo que vamo

[]´s

Pablo.pinto2007
29/09/2012, 12:27
Obrigado Pablo.
Já percebi que pinça e disco sao fáceis, complica mais o suporte para a pinça.....

É não é uma solução muito prática, mas pretendo fazer a minha soldada na tubeira, como antigamente se adaptava... corta-se uma chapa de 3/4 de polegada, espelha-se onde pega na pinça, mede a altura com o conjunto todo montado (discos apertados), e bisela (dá o formato da tubeira no suporte) e solda... simples... não sei até onde compromente a tubeira, mas farei assim...
Na traseira... pois na dianteira já tenho o kit da sbd, e claro farei assim pois utilizarei as pinças do corolla, e não existem suportes comerciais pra elas, então, apelarei pra solda mesmo!!!

Forte abraço!

PAblo

vavarusso
30/09/2012, 16:46
Pessoal, para disco de f-1000 com pinça de opala, uso o suporte de pinça dianteiro da sbd, dá pra comprar separado em qualquer dessas lojas do ramo, como na época precisávamos de vinte peças dessas mandamos fundir ao custo de 50 pila por peça se não me engano, uso quatro suportes, quatro pinças e quatro discos iguais, com cilindro mestre de opala e servo freio de corcel I :shock:, o segredo para equalizar a frenagem pode ser feito com o uso de válvula equalizadora ou desbaste da pastilha traseira (no meu caso funciona com a retirada de 1cm de cada lado das pastilhas traseiras, freia pra baraio, e qualquer peça é fácil de repor em qualquer lugar desse Brasil, a um custo ridículo, se comparado com o preço dos kits...

vamo que vamo

[]´s
Boa tarde Tuna, esse suporte de pinça é especifico para JEEP ou nao? Diga aí.

tuna
01/10/2012, 11:40
Boa tarde Tuna, esse suporte de pinça é especifico para JEEP ou nao? Diga aí.

Oi Vavá, é sim, é desses que vem nos kits... essa foto é do traseiro, mas é idêntico ao dianteiro...

373122373123


[]´s

antonio umino
01/10/2012, 12:57
[QUOTE=tuna;1785049]Oi Vavá, é sim, é desses que vem nos kits... essa foto é do traseiro, mas é idêntico ao dianteiro...

373122373123


Este Suporte da Pinça vendida pela SBD. é o mesmo usado para a kombi ou tem que ser especifico para as da S 10 ????
Tuna tem como me informar ???? Pois tendo o suporte da S 10 para uso dos eixos da rural.. é plug em play.. aí a coisa fica mais fácil... Pois o disco tem no mercado, torneia o cubo na aba e enfim é só alegria..
Não é mesmo ???

Um abraço..

tuna
01/10/2012, 15:20
[QUOTE=tuna;1785049]Oi Vavá, é sim, é desses que vem nos kits... essa foto é do traseiro, mas é idêntico ao dianteiro...

373122373123


Este Suporte da Pinça vendida pela SBD. é o mesmo usado para a kombi ou tem que ser especifico para as da S 10 ????
Tuna tem como me informar ???? Pois tendo o suporte da S 10 para uso dos eixos da rural.. é plug em play.. aí a coisa fica mais fácil... Pois o disco tem no mercado, torneia o cubo na aba e enfim é só alegria..
Não é mesmo ???

Um abraço..

Antonio, não tenho certeza se é SBD, era de um kit comercializado, fizemos a fundição deles em 2003 amanhã vou até a oficina do "engenheiro" e descubro essa info com certeza pra postar aqui...
[]´s

Pablo.pinto2007
01/10/2012, 17:58
Será que vcnão está enganado?????
os Corolla usa freio de mão a cabo. mas o sistema de freio de mão é a patim por dentro do disco...

Veja aí. será que estou errado???
até mais.

Amigos... em especial o Antônio Umino... eu me equivoquei quanto à pinça do corolla... tenho que dar a mão à palmatória... andei num desmanche aqui na minha cidade e vi com meus próprios olhos... no anúncio que comprei, a foto mostra claramente, por isso insisti na questão da pinça com freio de mão, mas hoje chegaram as pinças e pra minha surpresa não tem sistema de cabo de freio nenhum... as fotos enganam (pelo visto) e dá a impressão de esse sistema estar acoplado à pinça...

AS fotos monstram uma coisa e depois a outra, por isso peço desculpas aos amigos que acreditaram na minha vã palavra...

Mas aos interessados, farei mesmo assim a adaptação, soldando uma chapa de 10mm na base da mesma e moldando na tubeira do eixo do jeep... mais ou menos como no esquema que tentei desenhar...

Qualquer dúvida!!!

373178 - Pinça como ela realmente é!!!
373177 - Esquema para fazer o suporte soldado!!!



373176 - Sistema de cabos - impressão errada pela posição da foto!!!!

antonio umino
01/10/2012, 18:03
Achei. estranho ter corola com freio de mão na pinça. Pois tenho visto vários em oficinas em reparação, mas nunca com o freio de mão na pastilha, e sim em um sistema a tambor no próprio disco usando patim (sapatas) para o freio de mão.

Valeu..

Um abraço.

Denis Takashi
01/10/2012, 21:32
Amigos... em especial o Antônio Umino... eu me equivoquei quanto à pinça do corolla... tenho que dar a mão à palmatória... andei num desmanche aqui na minha cidade e vi com meus próprios olhos... no anúncio que comprei, a foto mostra claramente, por isso insisti na questão da pinça com freio de mão, mas hoje chegaram as pinças e pra minha surpresa não tem sistema de cabo de freio nenhum... as fotos enganam (pelo visto) e dá a impressão de esse sistema estar acoplado à pinça...

AS fotos monstram uma coisa e depois a outra, por isso peço desculpas aos amigos que acreditaram na minha vã palavra...

Mas aos interessados, farei mesmo assim a adaptação, soldando uma chapa de 10mm na base da mesma e moldando na tubeira do eixo do jeep... mais ou menos como no esquema que tentei desenhar...

Qualquer dúvida!!!

373178 - Pinça como ela realmente é!!!
373177 - Esquema para fazer o suporte soldado!!!



373176 - Sistema de cabos - impressão errada pela posição da foto!!!!

Pablo,

Verifica até que ponto é vantagem fazer essa adaptação...

Só o $$ das pinças do Corolla já deve dar pra comprar um kit de freio parcial, aí você soma a mão de obra, discos e etc.... Sem contar a manutenção... quanto não custa um par de pastilhas pra essas pinças ?? Acha fácil ??

Outra coisa que preocupa é o fato de soldar o suporte na tubeira.... seria muito mais seguro colocar alguma coisa parafusada na tubeira, até mesmo se por ventura amanha você queira trocar a carcaça e etc...


()´s

antonio umino
02/10/2012, 13:20
Pablo,

Verifica até que ponto é vantagem fazer essa adaptação...

Só o $$ das pinças do Corolla já deve dar pra comprar um kit de freio parcial, aí você soma a mão de obra, discos e etc.... Sem contar a manutenção... quanto não custa um par de pastilhas pra essas pinças ?? Acha fácil ??

Outra coisa que preocupa é o fato de soldar o suporte na tubeira.... seria muito mais seguro colocar alguma coisa parafusada na tubeira, até mesmo se por ventura amanha você queira trocar a carcaça e etc...


()´s

Eu também.
Na mesma opinião. quanto a soldar o suporte da pinça na tubeira..
O correto é usar a flange da carcaça para fazero o apoio da Pinça, pois este pode ser substituido a qualquer momento..

até mais.

Pablo.pinto2007
02/10/2012, 16:31
Pablo,

Verifica até que ponto é vantagem fazer essa adaptação...

Só o $$ das pinças do Corolla já deve dar pra comprar um kit de freio parcial, aí você soma a mão de obra, discos e etc.... Sem contar a manutenção... quanto não custa um par de pastilhas pra essas pinças ?? Acha fácil ??

Outra coisa que preocupa é o fato de soldar o suporte na tubeira.... seria muito mais seguro colocar alguma coisa parafusada na tubeira, até mesmo se por ventura amanha você queira trocar a carcaça e etc...


()´s

Bem, como sou eu quem vai fazer... saberei exatamente o risco que corro e o futuro em relação a isso... não queria falar mas paguei barato nas pinças... em desmanches aqui na cidade o preço é de 300 cada pinça o que tornaria inviável essa adaptação e com certeza seria melhor comprar o kit parcial, mas paguei 300 nas duas... os discos ainda verei qual colocar... temos algumas opções, como samurai, niva, o próprio do jeep da MDS pra traseira...
E falei em solda, mas derepente a distância do suporte da pinça, pode ficar perto do flange, então com certeza irei parafusar, ainda irei definir certamente, falei em solda, pois se torna mais fácil a adaptação.

Forte abraço e quando tiver algum posicionamento em relação posto fotos da adaptação...

Pablo

Pablo.pinto2007
10/10/2012, 22:15
Olá pessoal... já decidi como farei o meu sistema traseiro... como podem ver adquiri as pinças traseiras do corolla 09, que infelizmente me iludi pensando ter o sistema de cabo do freio de mão, e como investimento é investimento, colocarei mesmo assim elas... e pra minha sorte vai ficar supimpa para o suporte sair parafusado, hoje fiz um crokie da chapa do suporte, talvez amanhã se der tempo, irei mandar cortar a chapa... ah e comprei os discos, que pensava em comprar os do jeep vendido separado do kit da MDS, porém analisando os tamanhos, vi que é quase idêntico ao dianteiro do samurai, salvo por dois detalhes que pra mim que estou fazendo os suportes não fará diferença, no diâmetro do disco (20 mm maior) e na altura (2 mm mais baixo)... como segue nas fotos compiladas do catálogo da MDS que consegui. E o preço não se compara, me custou 99,00 o par, sendo que o do jeep custaria quase isso somente de uma unidade, fora o frete e a dor de cabeça pra pedir via internet, e sem falar que pra reposição eu encontro esse disco em qualquer grande loja de peças.
Quando tiver uma foto do suporte posto para os amigos terem uma idéia, e claro, do trabalho que deu pra calibrar a distância, pra dar tudo certo.

374713Samurai / Vitara
374714Jeep

hpnardino
11/02/2013, 20:20
Pablo,
Que fim teve a sua experiencia?
sds,
hpn


Olá pessoal... já decidi como farei o meu sistema traseiro... como podem ver adquiri as pinças traseiras do corolla 09, que infelizmente me iludi pensando ter o sistema de cabo do freio de mão, e como investimento é investimento, colocarei mesmo assim elas... e pra minha sorte vai ficar supimpa para o suporte sair parafusado, hoje fiz um crokie da chapa do suporte, talvez amanhã se der tempo, irei mandar cortar a chapa... ah e comprei os discos, que pensava em comprar os do jeep vendido separado do kit da MDS, porém analisando os tamanhos, vi que é quase idêntico ao dianteiro do samurai, salvo por dois detalhes que pra mim que estou fazendo os suportes não fará diferença, no diâmetro do disco (20 mm maior) e na altura (2 mm mais baixo)... como segue nas fotos compiladas do catálogo da MDS que consegui. E o preço não se compara, me custou 99,00 o par, sendo que o do jeep custaria quase isso somente de uma unidade, fora o frete e a dor de cabeça pra pedir via internet, e sem falar que pra reposição eu encontro esse disco em qualquer grande loja de peças.
Quando tiver uma foto do suporte posto para os amigos terem uma idéia, e claro, do trabalho que deu pra calibrar a distância, pra dar tudo certo.

374713Samurai / Vitara
374714Jeep

dickvigarista
12/02/2013, 04:50
Uso sistema MDS dianteiro em minha pickup, mas estou com problema na pinça dianteira direita. Quero adquirir nova da marca TRW/Varga mas não sei de qual modelo de Kombi. Se acima de 82/97 ou 97/...
Quem souber favor me informar. Valeu

antonio umino
12/02/2013, 10:03
Uso sistema MDS dianteiro em minha pickup, mas estou com problema na pinça dianteira direita. Quero adquirir nova da marca TRW/Varga mas não sei de qual modelo de Kombi. Se acima de 82/97 ou 97/...
Quem souber favor me informar. Valeu

Dick. Vc diz problema com a pinça dianteira direita......
Estou com uma Rural com o sistema da SBD....... Desde quando coloquei o freio a disco na dianteira, acho que freia primeiro um dos lados e depois o outro ( freiando de inicio puxa pra um lado e depois fica firme)... andei sangrando o sistema, conferindo e tal e acabei deixando (virou costume).
Na sua viatura qual o comportamento?????

até mais.

dickvigarista
13/02/2013, 16:24
Dick. Vc diz problema com a pinça dianteira direita......
Estou com uma Rural com o sistema da SBD....... Desde quando coloquei o freio a disco na dianteira, acho que freia primeiro um dos lados e depois o outro ( freiando de inicio puxa pra um lado e depois fica firme)... andei sangrando o sistema, conferindo e tal e acabei deixando (virou costume).
Na sua viatura qual o comportamento?????

até mais.

Não esta freiando lado direito.Provavelmente um kit reparo solucinaria, mas com freio não dá para arriscar o melhor é trocar por outra pinça nova.

dickvigarista
13/02/2013, 16:25
Desculpe. Tinha esquecido: tuas pinças são novas ou recon?

antonio umino
13/02/2013, 18:54
São novas do kit da Super Brak Disc.. SBD.....

Mas já está montado desde 2009

Até +.

abçs

Pablo.pinto2007
18/02/2013, 19:03
Pablo,
Que fim teve a sua experiencia?
sds,
hpn

Rapaz... é o seguinte... eu confeccionei os suportes, comprei os discos do samurai mesmo, as pinças como já falei do corolla 09, está tudo montado, mas não testei ainda, pois o jeep está em reforma... estou começando a montar... logo logo terei a devolutiva se ficou bom ou muito bom... no meu tópico tem as fotos dos suportes instalados... dá uma chegada lá!!! http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/109001-reforma-caseira-do-cj-3a-chassis-danificado-5.html

Grande abraço e qualquer coisa estamos por aqui!!!

Pablo

shujuebruno
18/02/2013, 19:28
Pessoal, com o freio disco instalado na dianteira do jeep willys, como ficaria para engrachar o munhao dele? Obrigado

Pablo.pinto2007
18/02/2013, 19:49
Pessoal, com o freio disco instalado na dianteira do jeep willys, como ficaria para engrachar o munhao dele? Obrigado

Bem, fica da mesma forma... só que para retirar o disco, você tem que tirar a pinça do suporte... fica até mais fácil....

boa sorte!

Pablo

hpnardino
18/02/2013, 20:10
Rapaz... é o seguinte... eu confeccionei os suportes, comprei os discos do samurai mesmo, as pinças como já falei do corolla 09, está tudo montado, mas não testei ainda, pois o jeep está em reforma... estou começando a montar... logo logo terei a devolutiva se ficou bom ou muito bom... no meu tópico tem as fotos dos suportes instalados... dá uma chegada lá!!! http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/109001-reforma-caseira-do-cj-3a-chassis-danificado-5.html

Grande abraço e qualquer coisa estamos por aqui!!!

Pablo


Pablo,
Dei uma sapiada por lá e já estou te perguntando umas coisitas que me interessaram.
sds,
hpn

Diego Ricardo Laranjeira
24/02/2013, 19:58
Pensei também nessa aí da kombi... mas tô pensando em fazer aquele esquema do antigo, velho e bom gurgel, cabos de freio de mão individual para acionamentos individuais, assim posso travar a roda que quiser quando uma estiver com uma roda no ar (enroscado) mandando tração pra outra roda, já que não tenho e nem pretendo colocar bloqueio na traseira.

Forte abraço!!!

Pablo

o sistema usado no Gurgel, chamado pelo seu criado João Gurgel de selectration, realmente é muito útil. Já tive um Gurgel Carajás a diesel 4 portas (coisa boa era não ter que me preocupar com ferrugem mesmo morando no litoral), todos eram 4x2, e essa função era muito útil, pois era um carro longo que facilmente levantava a roda traseira no início de uma subida em diagonal de alguma rampa até mesmo dentro da cidade (as Kombis sofrem muito com isso).
Pretendo fazer esse sistema no meu CJ5, mas nos Gurgel's existia a alavanca de freio de mão principal igual à do fusca (com dois cabos chegando até a alavanca) e duas subalavancas, mas que eram menores, isso demandava um maior esforço para travar a roda que estava patinando e as vezes (dependendo do obstáculo a ser vencido pela roda com tração) a força motriz vencia o freio do selectration fazendo com que ela rodasse e o carro não saísse do lugar. Assim pretendo fazer quando instalar pinças na traseira (o que vai deixar o freio mais eficiente) e farei subalavancas mais longas para diminuir o esforço de travamento da roda selecionada.

Abraços!

Ricardo MG
25/02/2013, 12:59
o sistema usado no Gurgel, chamado pelo seu criado João Gurgel de selectration, realmente é muito útil. Já tive um Gurgel Carajás a diesel 4 portas (coisa boa era não ter que me preocupar com ferrugem mesmo morando no litoral), todos eram 4x2, e essa função era muito útil, pois era um carro longo que facilmente levantava a roda traseira no início de uma subida em diagonal de alguma rampa até mesmo dentro da cidade (as Kombis sofrem muito com isso).
Pretendo fazer esse sistema no meu CJ5, mas nos Gurgel's existia a alavanca de freio de mão principal igual à do fusca (com dois cabos chegando até a alavanca) e duas subalavancas, mas que eram menores, isso demandava um maior esforço para travar a roda que estava patinando e as vezes (dependendo do obstáculo a ser vencido pela roda com tração) a força motriz vencia o freio do selectration fazendo com que ela rodasse e o carro não saísse do lugar. Assim pretendo fazer quando instalar pinças na traseira (o que vai deixar o freio mais eficiente) e farei subalavancas mais longas para diminuir o esforço de travamento da roda selecionada.

Abraços!

... em 2010 pensei em colocar esse sistema no meu CJ5, mas devido a deficiencia do sistema de freio a disco traseiro desisti, mas andei em um CJ com sistema de freios traseiros originais(tambor) com esse sistema, por experiencia própria, funciona muito bem!! Tem uma empresa aqui do sul de Minas que fabrica o sistema de alavancas "www.atarone.com.br".

Abs

Diego Ricardo Laranjeira
25/02/2013, 17:36
... em 2010 pensei em colocar esse sistema no meu CJ5, mas devido a deficiencia do sistema de freio a disco traseiro desisti, mas andei em um CJ com sistema de freios traseiros originais(tambor) com esse sistema, por experiencia própria, funciona muito bem!! Tem uma empresa aqui do sul de Minas que fabrica o sistema de alavancas "www.atarone.com.br".

Abs

Visitei o site indicado pelo Ricardo e vi que as alavancas são muito mais longas que as do Gurgel, isso facilita muito a utilização.
Com certa frequência vejo relatos de problemas de desempenho nos freios a disco na traseira de Jeep. O que será que acontece?
Estou começando a achar que só devo adaptar disco só na dianteira...

Abraços!

Ricardo MG
25/02/2013, 19:20
Visitei o site indicado pelo Ricardo e vi que as alavancas são muito mais longas que as do Gurgel, isso facilita muito a utilização.
Com certa frequência vejo relatos de problemas de desempenho nos freios a disco na traseira de Jeep. O que será que acontece?
Estou começando a achar que só devo adaptar disco só na dianteira...

Abraços!

Diego,

No meu caso o sistema de utilizo no meu Cj é do Marea que tem as pastilhas muito pequenas para o sistema de estacionamento, no sistema de frenagem ele é ótimo, porém o custo das pastilhas é muito alto(cerca de 50,00),... na época o sistema genérico Selectration estava em torno de R$ 180,00 instalado com todas as modificações necessárias, inclusive com as alavancas individuais maiores para melhor posicionamento no Cj5.
abs

robsonpsantos
04/03/2013, 17:42
Amigos estou querendo adaptar freio a disco na minha rural 4x4 nas 4 rodas, mas vou montar aos poucos pois já gastei muito com ela agora vou desfrutar um pouco, mas já comecei a comprar as peças estou começando pela pinça vou usar da kombi na dianteira já comprada e vou comprar do kadet na traseira me surgiu uma duvida vi um disco do samurai no Disco Freio Dianteiro Samurai (par) - R$ 115,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-460154063-disco-freio-dianteiro-samurai-par-_JM) , um preço muito bom queria sabe se da certo nessa configuração que quero monta? Se sim sera que terei que fazer algum espaçador, se alguem ja fez da umas dicas pois sou leigo no assunto!!!

anderson_wzorek
04/03/2013, 21:47
Boa noite, para o sistema de freio traseiro o disco do samurai dá sim, porém existe disco proprio para a linha willys:
disco de freio traseiro MDS reposição Jeep/Rural/F-75 (cada) (http://www.zezo4x4.com.br/Produto-PROD-P-WILLYS-Freio-disco-de-freio-traseiro-MDS-reposicao-JeepRuralF-75-cada-versao-684-714.aspx)

Para a dinateira, inevitavelmete vai pagar um pouco mais pelos disco, porem eu aconselho a comprar o kit parcial, sem as pinças, pois o suporte é bem chato de fazer:
kit freio a disco dianteiro parcial Jeep/Rural/F-75 (http://www.zezo4x4.com.br/Produto-PROD-P-WILLYS-Freio-kit-freio-a-disco-dianteiro-parcial-JeepRuralF-75-versao-619-649.aspx)

Precisando de uma força fala ai pois já bati muito a cabeça com freio a disco.

juleymar73
04/03/2013, 22:27
Boa noite, para o sistema de freio traseiro o disco do samurai dá sim, porém existe disco proprio para a linha willys:
disco de freio traseiro MDS reposição Jeep/Rural/F-75 (cada) (http://www.zezo4x4.com.br/Produto-PROD-P-WILLYS-Freio-disco-de-freio-traseiro-MDS-reposicao-JeepRuralF-75-cada-versao-684-714.aspx)

Para a dinateira, inevitavelmete vai pagar um pouco mais pelos disco, porem eu aconselho a comprar o kit parcial, sem as pinças, pois o suporte é bem chato de fazer:
kit freio a disco dianteiro parcial Jeep/Rural/F-75 (http://www.zezo4x4.com.br/Produto-PROD-P-WILLYS-Freio-kit-freio-a-disco-dianteiro-parcial-JeepRuralF-75-versao-619-649.aspx)

Precisando de uma força fala ai pois já bati muito a cabeça com freio a disco.

Ola amigo sabe dizer se esse disco traseiro serve com pinça de Tempra?

anderson_wzorek
04/03/2013, 22:37
Mediante a retrabalho no suporte ou na pinça sim, pois a furação é um pouco diferente.

Pablo.pinto2007
05/03/2013, 00:54
Gente a diferença do disco do jeep vendido nessas lojas para o disco do samurai são mínimas... então conselho, se vc vai começar a adaptação, já faz com o disco do samurai que é mais comercial que o do jeep... por exemplo aqui na minha cidade não consigo o do jeep...

Um conselho, aprendi alguma coisa baixando o catálogo de produtos da MDS, que é quem fabrica os discos vendidos nesses kits... tem muita informação útil... e é só baixar na net...

FOrte abraço!

Pablo

juleymar73
05/03/2013, 02:05
ola amigos, talvez esse topico nao seja especifico desse assunto, mais nao obtive resposta na primeira postagen, e sobre o Hidrovacuo do Opala que ganhei de um amigo , veio com CM junto 398686
essa foto e ilustrativa , o meu e semelhante a esse veio como esta o daa foto , marca BENDIX , duvida e essse Hidro e bom ?? pretendo por disco na frente e atras lona (original) posso usar o CM original que ta ai com o Hidro ?? ele e de dupla ação ??

Ricardo MG
05/03/2013, 10:18
ola amigos, talvez esse topico nao seja especifico desse assunto, mais nao obtive resposta na primeira postagen, e sobre o Hidrovacuo do Opala que ganhei de um amigo , veio com CM junto 398686
essa foto e ilustrativa , o meu e semelhante a esse veio como esta o daa foto , marca BENDIX , duvida e essse Hidro e bom ?? pretendo por disco na frente e atras lona (original) posso usar o CM original que ta ai com o Hidro ?? ele e de dupla ação ??


Juleimar73,

No final do ano passado eu adptei o sistema do Opala(pedais, servo e CM), eu tinha esse do sistema Bendix só que o hidro estava furado, fui comprar um novo e aqui na minha cidade não tinha a pronta entrega então fui ver o recondicionado, levei um susto R$ 230,00(recondicionando o meu), sem dizer que o CM estava oxidado na parte interna..... Conclusão, comprei tudo novo por $280,00 da marca Varga.
No meu sistema está com disco nas 4, dianteiras de Kombi e traseiras de Marea, ficou ótimo sem "travamentos" e muito macio!!
Verifique o estado do servo e do CM antes de adaptar o seu para evitar surpresas depois de instalado...

abs

georgevalle
05/03/2013, 10:23
Então Juleymar é esse o erro mais comum nas viaturas que ficam com freio ruim (inclusive na minha), o CM do opala é perfeito para sistema de disco como o da kombi (que tem a mesma medida dos pistões) mas o volume de óleo é menor que o exigido no sistema original (lona) então quando fazemos o serviço pela metade o freio fica muito dificil de acertar pois com o CM do opala as lonas tem que estar sempre encostadas no tambor ai você tem freio bem leve embora com o pedal baixo (e não adianta regular no CM ou sangrar mais é a questão do volume de óleo nos cilindros de roda original) ou seja ja nas primeiras voltas vai ficar sem freio pois alem de tudo o sistema de regulagem das sapatas das lonas original teima em desregular sozinho para contornar um pouco a situação coloquei no hidrovacuo do opala o CM da F1000 (encaixa direitinho) resolve o problema do pedal baixo (tem o diâmetro igual ou quase ao original) e com isso o pedal fica bem alto porém com freio mesmo com hidrovacuo pesado beirando a sensação de sem freio (vai ter que fazer muita força no pedal para parar descendo em um barranco por exemplo mas a vantagem é de ter freio sempre o que não vai ocorrer com o CM do opala que terá momentos em que precisará "bombar" o freio), ou faz como está na rural freio a disco na frente (linha ford leve) e uma das rodas traseiras fechadas e CM do opala a viatura está com freio digamos melhor que meia boca, no teu caso se ainda não comprou o sistema de discos sugiro comprar o kit que usa as pinças da S-10 e colocar o CM da F1000 e assim mantem o sistema de lona original e terá um freio excelente.

robsonpsantos
05/03/2013, 11:06
Valeu Anderson acho q vou optar pelo kit parcial no garra4x4 ta um preço bom e não quero ter muita dor de cabeça em fazer suporte, mas não vou comprar agora só no meio do ano, mas já to pesquisando a melhor maneira com um custo mais acessível.

juleymar73
05/03/2013, 22:44
Juleimar73,

No final do ano passado eu adptei o sistema do Opala(pedais, servo e CM), eu tinha esse do sistema Bendix só que o hidro estava furado, fui comprar um novo e aqui na minha cidade não tinha a pronta entrega então fui ver o recondicionado, levei um susto R$ 230,00(recondicionando o meu), sem dizer que o CM estava oxidado na parte interna..... Conclusão, comprei tudo novo por $280,00 da marca Varga.
No meu sistema está com disco nas 4, dianteiras de Kombi e traseiras de Marea, ficou ótimo sem "travamentos" e muito macio!!
Verifique o estado do servo e do CM antes de adaptar o seu para evitar surpresas depois de instalado...

abs

Entao Ricardo, como testo esse Hidrovacuo sem por na viatura ?? o CM e so desmontar que ja sei inclusive desmontei um que tinha aqui do Tempra tava novinho por fora , os reparos borrachinhas zeradas mais... o CM tava corroido por dentro pouca cisa mais como com freio nao se brinca, estou pensando em por freio a disco traseiro do Tempra atras, e do Gol na frente , mais antes por falta de $$$$ usarei lona sistema original atras.

juleymar73
05/03/2013, 22:53
Então Juleymar é esse o erro mais comum nas viaturas que ficam com freio ruim (inclusive na minha), o CM do opala é perfeito para sistema de disco como o da kombi (que tem a mesma medida dos pistões) mas o volume de óleo é menor que o exigido no sistema original (lona) então quando fazemos o serviço pela metade o freio fica muito dificil de acertar pois com o CM do opala as lonas tem que estar sempre encostadas no tambor ai você tem freio bem leve embora com o pedal baixo (e não adianta regular no CM ou sangrar mais é a questão do volume de óleo nos cilindros de roda original) ou seja ja nas primeiras voltas vai ficar sem freio pois alem de tudo o sistema de regulagem das sapatas das lonas original teima em desregular sozinho para contornar um pouco a situação coloquei no hidrovacuo do opala o CM da F1000 (encaixa direitinho) resolve o problema do pedal baixo (tem o diâmetro igual ou quase ao original) e com isso o pedal fica bem alto porém com freio mesmo com hidrovacuo pesado beirando a sensação de sem freio (vai ter que fazer muita força no pedal para parar descendo em um barranco por exemplo mas a vantagem é de ter freio sempre o que não vai ocorrer com o CM do opala que terá momentos em que precisará "bombar" o freio), ou faz como está na rural freio a disco na frente (linha ford leve) e uma das rodas traseiras fechadas e CM do opala a viatura está com freio digamos melhor que meia boca, no teu caso se ainda não comprou o sistema de discos sugiro comprar o kit que usa as pinças da S-10 e colocar o CM da F1000 e assim mantem o sistema de lona original e terá um freio excelente.

Entao George , esse impasse e desanimador, pois pinças da S10 ta pela hora da morte, e muinto dificil achar suporte pra elas,
Mais o que acha de freio a disco de Gol na frente e disco com pinça de Tempra atras ?? e por que os pedais ficam baixo ? e por causa das lonas originais atras ?? com disco na frente ficaria auto ?

obrigado .

juleymar73
06/03/2013, 01:12
ola amigos George e Ricardo, andei pequisando aqui no forum e achei essa valvula >>> 398853398854398855

li mais nao entendi direito , o que entendi e que ela diminui a pressao do oleo para freios de tras quando pisa , e quando tira o pe a esfera move abrindo e liberando a vasão do fluido livremente e rapido, outro esplicou o contrario, minha pergunta essa valvula nao resolve o problema de freio ruin na comfiguração que quero ?
Gerge seu CM tem essa valvula ??

georgevalle
06/03/2013, 07:56
Então Juleymar a sugestão das pinças da S-10 é para ter um sistema equilibrado quanto a vazão/pressão de óleo no sistema de pinça na frente e lona original atras, como você falou acredito que ficará bom pois vai instalar dois sistemas com tamanho de cilindros de roda parecidos, como falei antes o pedal ficará baixo se você usar o CM do opala e manter os Cilindros de Roda origiais ( para sistema de lona) pois o diâmetro do CM do opala não consegue enviar tanto óleo para movimentar os pistões dos cilindros de roda do sistema a lona original e ainda ter óleo suficiente para frear, aí e precisaria ou as lonas estarem sempre muito bem regulada (como falei a regulagem original dos jeep's é falha) ou a instalação da válvula que você achou (mas ela é mais uma muleta que uma solução), quanto a válvula também ja li as duas explicações mas na prática o que vi é que ela serve para manter as lonas próximas ao tambor ou seja quando o pedal está baixo e bombamos o pedal na 1ª pisada o pedal vai lá embaixo na 2ª já sobe é que as lonas estavam encostadas no tambor e a valvula faz isso pois sem ela ao tirar o pé para a 2ª pisada as molas dos patins de freio fazem eles retornarem a posição de regulagem e com a válvula o óleo retorna menos, um exemplo de uma gambiarra (+/-) na rural que a configuração é CM de opala + kit de freio a disco da recuperg (já tive que refazer os dois suportes pois quebraram eram de ferro fundido e quebraram no funcionamento) que utiliza disco da F-1000 e pinças da linha ford se não me engano do verona e original a lona traseiro vou adaptar no lugar dos cilindros de roda originais cilindros de roda do opala para equilibrar os diâmetros dos cilindros dianteiros - traseiros X CM, com certeza terei freio bom como nos opalas (claro que quando com a manutenção em dia).

Pablo.pinto2007
06/03/2013, 19:14
ola amigos George e Ricardo, andei pequisando aqui no forum e achei essa valvula >>> 398853398854398855

li mais nao entendi direito , o que entendi e que ela diminui a pressao do oleo para freios de tras quando pisa , e quando tira o pe a esfera move abrindo e liberando a vasão do fluido livremente e rapido, outro esplicou o contrario, minha pergunta essa valvula nao resolve o problema de freio ruin na comfiguração que quero ?
Gerge seu CM tem essa valvula ??

Olá! nunca vi uma dessas funcionando... mas até onde estudei e trabalhei com sistemas hidráulicos (foi muito pouco inclusive) está me parecendo ou uma válvula de retenção, já que tem sentido ou de estrangulamento, já que na foto 3 a esfera não veda por completo a sede... então eu acho que é pra ser utilizado em sistemas onde se quer direcionar mais fluido pra um dos eixos ou rodas (não faz sentido ser pra rodas)... então muito cuidado com isso, existem também aquelas que dependendo do peso liberam mais ou menos pressão, ou seja quando o carro está carregado a válvula libera mais pressão pro eixo traseiro fazendo com que tenha uma frenagem mais rápida, ou seja, a maioria senão todos os carros quando estão leves não trabalham com o sistema de freio traseiro a 100%, tinha gente utilizando isso nos jeeps, pra equilibrar a pressão, pois tinha adaptação que as rodas traseiras travavam e as dianteiras não, o resultado disso, o jeep numa frenagem mais brusca podia rodar, dar cavalo de pau sem querer e causar um acidente, aí a turma tava colocando essa válvula, e acho que nem instalavam o sistema pra ela funcionar, era só mesmo pra ela diminuir sempre a pressão, assim equilibrava a frenagem pros dois eixos parecidamente...

Abraços!

EduardoLang
06/03/2013, 22:04
Pessoal,

Pra QUE simplificar se podemos complicar tudo, né?? kkkkkk Brincadeira. Pessoal temos que ser o mais simplista possível e utilizarmos o que já foi mais do que testado e aprovado pelos usuários do forum.
Na minha opinião, a melhor receita de sistema de freio para o jeep é o seguinte:

Servo freio da D20 com a haste da F1000;
Cilindro mestre da F1000
Pinça dianteira da Kombi com kit SBD
Pinça traseira do Kadet com kit SBD
Pedaleira suspensa do opala.

Pessoal, na minha opinião, este é o melhor custo benefício que temos. Tenho esta configuração em meu jeep e utilizo pneus 33". Quando piso no freio é bem macio e quando piso com vontade arrasta as quatro rodas ! !

NÃO VAMOS TENTAR REINVENTAR A RODA ! ! Vamos nos utilizar do que já existe no mercado e FUNCIONA ! ! !

juleymar73
06/03/2013, 22:54
Pessoal,

Pra QUE simplificar se podemos complicar tudo, né?? kkkkkk Brincadeira. Pessoal temos que ser o mais simplista possível e utilizarmos o que já foi mais do que testado e aprovado pelos usuários do forum.
Na minha opinião, a melhor receita de sistema de freio para o jeep é o seguinte:

Servo freio da D20 com a haste da F1000;
Cilindro mestre da F1000
Pinça dianteira da Kombi com kit SBD
Pinça traseira do Kadet com kit SBD
Pedaleira suspensa do opala.

Pessoal, na minha opinião, este é o melhor custo benefício que temos. Tenho esta configuração em meu jeep e utilizo pneus 33". Quando piso no freio é bem macio e quando piso com vontade arrasta as quatro rodas ! !

NÃO VAMOS TENTAR REINVENTAR A RODA ! ! Vamos nos utilizar do que já existe no mercado e FUNCIONA ! ! !

concordo Eduardo , mais ja foi uma dificuldade achar um HIdro de Opala quem diria um de D20 ,
essa sua receita pode ser boa mais me deu ate dor de cabeça KKKKkkk
vou usar o que tenho mesmo por que a $$$$$ ta curta , vou por freio a disco com pinça de Gol ou Kombi na frente e atras pinça de Tempra atras, acho que o CM e Hidro do Opala vai dar pro gasto , qualquer coisa mudo so o CM pro da F1000 pois se eu usar pineus 31" sera muinto, se nao frear bem vouto pra bosta original mesmo, mais duvido que ficara pior que o original nao e mesmo

valew a todos que me responderam, aguardem.

juleymar73
06/03/2013, 22:57
Então Juleymar a sugestão das pinças da S-10 é para ter um sistema equilibrado quanto a vazão/pressão de óleo no sistema de pinça na frente e lona original atras, como você falou acredito que ficará bom pois vai instalar dois sistemas com tamanho de cilindros de roda parecidos, como falei antes o pedal ficará baixo se você usar o CM do opala e manter os Cilindros de Roda origiais ( para sistema de lona) pois o diâmetro do CM do opala não consegue enviar tanto óleo para movimentar os pistões dos cilindros de roda do sistema a lona original e ainda ter óleo suficiente para frear, aí e precisaria ou as lonas estarem sempre muito bem regulada (como falei a regulagem original dos jeep's é falha) ou a instalação da válvula que você achou (mas ela é mais uma muleta que uma solução), quanto a válvula também ja li as duas explicações mas na prática o que vi é que ela serve para manter as lonas próximas ao tambor ou seja quando o pedal está baixo e bombamos o pedal na 1ª pisada o pedal vai lá embaixo na 2ª já sobe é que as lonas estavam encostadas no tambor e a valvula faz isso pois sem ela ao tirar o pé para a 2ª pisada as molas dos patins de freio fazem eles retornarem a posição de regulagem e com a válvula o óleo retorna menos, um exemplo de uma gambiarra (+/-) na rural que a configuração é CM de opala + kit de freio a disco da recuperg (já tive que refazer os dois suportes pois quebraram eram de ferro fundido e quebraram no funcionamento) que utiliza disco da F-1000 e pinças da linha ford se não me engano do verona e original a lona traseiro vou adaptar no lugar dos cilindros de roda originais cilindros de roda do opala para equilibrar os diâmetros dos cilindros dianteiros - traseiros X CM, com certeza terei freio bom como nos opalas (claro que quando com a manutenção em dia).

Uma duvida George , vc disse que usara cilindro de rodas do Opala no Jeep ??? explique-me essa. da pra adapitar ???

georgevalle
07/03/2013, 08:43
Então Juleymar, quanto a usar todo o sistema do opala no jeep é que ja faz um tempo comprei um opala 6 caneco automatico para ser doador de mecânica no jeep (já desisti vou montar esta mecânica na rural e deixar o jeep com o 4 canecos do opala a alcool mas pretendo turbinar ele) principalmente por precisar mudar o chassi e consequentemente a lataria, mas vamos ao que interessa como tenho tudo do opala pretendo aproveitar o máximo dele e pensei justamente em utilizar as pinças de freio dianteiros (pena que não dá para aproveitar os discos) e fazer um transplante do sistema traseiro inteiro para o diferencial do jeep, ainda não medi o tamanho dos tambores do jeep e do opala mas se forem diferentes refaço a furação dos tambores do opala, ficando assim uma adaptação simples e segura, embora continue com freio a tambor na traseira mas pelo menos será com um sistema melhor que o original e compatível os tamanhos dos pistões das pinças com os cilindros de rodas e cilindro mestre pois se no opala segura o opala a 140km/h tem que segurar o jeep a 3km/h num barranco.

antonio umino
07/03/2013, 21:55
399239399240399241

Georgevalle.
Se você usar as pinças do Opala, coloca um alargador ( desmonta a pinça separa em duas partes) e coloca uma chapa com os furos de óleo do freio e dos parafusos..... Coloca disco de Ford F 1000...

Ta aí umas fotos da pinça do Opala com o alargador.......Achei aqui no forum estas fotos.
quanto ao suporte da pinça. deve ser igual ao que colocam do kit da kombi....

Se vc for colocar o sistema de freio trazeiro do opala (campana) acho que vc vai se arrepender.... pois o sistema é muito melindroso....
No caso de usar Tambor de Freio (campana, panela de freio) usaria a da f 75 que é muito melhor...

até mais
abçs

Diego Ricardo Laranjeira
08/03/2013, 00:30
Pessoal,

Pra QUE simplificar se podemos complicar tudo, né?? kkkkkk Brincadeira. Pessoal temos que ser o mais simplista possível e utilizarmos o que já foi mais do que testado e aprovado pelos usuários do forum.
Na minha opinião, a melhor receita de sistema de freio para o jeep é o seguinte:

Servo freio da D20 com a haste da F1000;
Cilindro mestre da F1000
Pinça dianteira da Kombi com kit SBD
Pinça traseira do Kadet com kit SBD
Pedaleira suspensa do opala.

Pessoal, na minha opinião, este é o melhor custo benefício que temos. Tenho esta configuração em meu jeep e utilizo pneus 33". Quando piso no freio é bem macio e quando piso com vontade arrasta as quatro rodas ! !

NÃO VAMOS TENTAR REINVENTAR A RODA ! ! Vamos nos utilizar do que já existe no mercado e FUNCIONA ! ! !

Eduardo,
concordo com você em repetirmos receitas bem-sucedidas, e melhor ainda é utilizar o que já temos no mercado. Mas até chegar nessas receitas de adaptações bem-sucedidas, foi necessário esse espírito de ousadia e tentativas.
Além disso, aqui onde moro quem encontrar pinça traseira de Kadett GSI pode dizer que acertou na loteria, até na autorizada tem que fazer o pedido. Servo-freio da D-20 até que encontra, com muito trabalho, mas conseguir uma haste da F-1000 sem comprar um servo-freio da F-1000 é outra novela aqui.
Resumindo, algumas receitas podem ser viáveis em alguns lugares como SP e não em outros.

Eu estava decidido a colocar disco na dianteira com pinças de Kombi, servo-freio e cilindro mestre da Kombi (aqui se encontra tudo de Kombi), e manter original na traseira mas a incompatibilidade dos cilindros originais com as pinças me deixou preocupado.
Alguém já se aventurou ou ouviu falar de adaptação de outros cilindros de roda na traseira? Ou só trocando tudo como o George está planejando?

juleymar73
08/03/2013, 01:03
Então Juleymar, quanto a usar todo o sistema do opala no jeep é que ja faz um tempo comprei um opala 6 caneco automatico para ser doador de mecânica no jeep (já desisti vou montar esta mecânica na rural e deixar o jeep com o 4 canecos do opala a alcool mas pretendo turbinar ele) principalmente por precisar mudar o chassi e consequentemente a lataria, mas vamos ao que interessa como tenho tudo do opala pretendo aproveitar o máximo dele e pensei justamente em utilizar as pinças de freio dianteiros (pena que não dá para aproveitar os discos) e fazer um transplante do sistema traseiro inteiro para o diferencial do jeep, ainda não medi o tamanho dos tambores do jeep e do opala mas se forem diferentes refaço a furação dos tambores do opala, ficando assim uma adaptação simples e segura, embora continue com freio a tambor na traseira mas pelo menos será com um sistema melhor que o original e compatível os tamanhos dos pistões das pinças com os cilindros de rodas e cilindro mestre pois se no opala segura o opala a 140km/h tem que segurar o jeep a 3km/h num barranco.

Parece uma boa , quando fazer poe fotos pra gente ver,esdsas peças de Opala são facil de achar aqui.
abraço.

juleymar73
08/03/2013, 01:26
Juleimar73,

No final do ano passado eu adptei o sistema do Opala(pedais, servo e CM), eu tinha esse do sistema Bendix só que o hidro estava furado, fui comprar um novo e aqui na minha cidade não tinha a pronta entrega então fui ver o recondicionado, levei um susto R$ 230,00(recondicionando o meu), sem dizer que o CM estava oxidado na parte interna..... Conclusão, comprei tudo novo por $280,00 da marca Varga.
No meu sistema está com disco nas 4, dianteiras de Kombi e traseiras de Marea, ficou ótimo sem "travamentos" e muito macio!!
Verifique o estado do servo e do CM antes de adaptar o seu para evitar surpresas depois de instalado...

abs

entao Ricardo , desmontei onten o hidro , o CM tava bom D+,mais as borrachas reparo tava ruin, inclusive tinha fluido de freio dentro do Hidro, parece que o retentor do CM deixou vazar , mais eu dei uma olhada nele e parece bom nao tem trincas na borracha e nem gasto mais to com medo de usar, sera que o kit de reparo vem esse retentor ?? eu dei uma lavado no Hidro com querosene e agua e deixei no sol pra seca bem ,testei ele tambem , na primeira impressão achei que estava furado , pois quando lavaei ele vazava agua , masi parce que tem uma valvula ali dentro na Menbrana ou cuica do Hidro, pois puxei com a boca pela mangueira que vai por motor e deu vacuo, vc percebeu essa valvula no seu ?? sera que vc nao condenou o seu a toa nào ??

georgevalle
08/03/2013, 07:49
399239399240399241

Georgevalle.
Se você usar as pinças do Opala, coloca um alargador ( desmonta a pinça separa em duas partes) e coloca uma chapa com os furos de óleo do freio e dos parafusos..... Coloca disco de Ford F 1000...


Ta aí umas fotos da pinça do Opala com o alargador.......Achei aqui no forum estas fotos.
quanto ao suporte da pinça. deve ser igual ao que colocam do kit da kombi....

Se vc for colocar o sistema de freio trazeiro do opala (campana) acho que vc vai se arrepender.... pois o sistema é muito melindroso....
No caso de usar Tambor de Freio (campana, panela de freio) usaria a da f 75 que é muito melhor...

até mais
abçs

A ideia é fazer isso mesmo com as pinças de freio, quanto ao sistema traseiro ser mais complicado ou mais chato de montar e fazer manutenção não tem problema me criei num opala (que aliás a mãe deu para o meu filho e assim que ele puder ajudar pra valer hoje tem 12 anos iremos começar uma reforma geral) então prefiro mudar todo o sistema original da rural e colocar o do opala antes pensava em substituir somente os cilindros de roda que é um serviço mais facil pois basta retirar os originais fechar a furação original e fazer os novos com a furação dos CR do opala e adaptar uns extensores para acertar o comprimento das hastes de acionamento mas levando em consideração que na rural não tenho freio de estacionamento (tem duas valvulas que fecham a linha óleo que serve como freio de estacionamento mas já ouvi falar que não é considerado ou permitido) e é item obrigatório então resolvi fazer a troca de todo o sistema que também não é dificil fazer.

Ricardo MG
08/03/2013, 16:18
entao Ricardo , desmontei onten o hidro , o CM tava bom D+,mais as borrachas reparo tava ruin, inclusive tinha fluido de freio dentro do Hidro, parece que o retentor do CM deixou vazar , mais eu dei uma olhada nele e parece bom nao tem trincas na borracha e nem gasto mais to com medo de usar, sera que o kit de reparo vem esse retentor ?? eu dei uma lavado no Hidro com querosene e agua e deixei no sol pra seca bem ,testei ele tambem , na primeira impressão achei que estava furado , pois quando lavaei ele vazava agua , masi parce que tem uma valvula ali dentro na Menbrana ou cuica do Hidro, pois puxei com a boca pela mangueira que vai por motor e deu vacuo, vc percebeu essa valvula no seu ?? sera que vc nao condenou o seu a toa nào ??

Juleymar73,

No meu caso, o hidro estava furado, o teste que fiz foi o seguinte, pequei a mangueira de vácuo do meu carro e encaixei na válvula de "cara" "ouvi" o vácuo vazando, quanto ao reparo do CM, o kit da Controil vem completinha, já troquei vários reparos(carros e jeeps) e nunca me deu problemas, a unica coisa que fiz é um brunimento caseiro usando uma furadeira de bancada em rotação baixa usando um cabo de vassoura com recorte para encaixar a lixa(bemmmm fina).
Um forte abraço

juleymar73
12/03/2013, 23:01
Ola pessoal to precisando de uma força ! eu desmiontei o CM do Opala pra trocar o repero, pra achar esse reparo nao e facil nao,
dai achei , pela caixa e dos antigos 400237
so que o reparo e diferente do velho no retentor ali perto do anel trava , veja >>> 400238
o retentor da velha e um so , do novo e são dois queria saber se monta assim como esta na foto?
ja estou preparando as peças pro freio a disco nas quatro rodas >>.400239

pinafioffroad
13/03/2013, 00:09
Eduardo,
concordo com você em repetirmos receitas bem-sucedidas, e melhor ainda é utilizar o que já temos no mercado. Mas até chegar nessas receitas de adaptações bem-sucedidas, foi necessário esse espírito de ousadia e tentativas.
Além disso, aqui onde moro quem encontrar pinça traseira de Kadett GSI pode dizer que acertou na loteria, até na autorizada tem que fazer o pedido. Servo-freio da D-20 até que encontra, com muito trabalho, mas conseguir uma haste da F-1000 sem comprar um servo-freio da F-1000 é outra novela aqui.
Resumindo, algumas receitas podem ser viáveis em alguns lugares como SP e não em outros.

Eu estava decidido a colocar disco na dianteira com pinças de Kombi, servo-freio e cilindro mestre da Kombi (aqui se encontra tudo de Kombi), e manter original na traseira mas a incompatibilidade dos cilindros originais com as pinças me deixou preocupado.
Alguém já se aventurou ou ouviu falar de adaptação de outros cilindros de roda na traseira? Ou só trocando tudo como o George está planejando?

Essas pinças do kadete e do monza são raras e não deve ser encontradas com facilidades em nenhum lugar, pois o jeep do meu irmão usa este kit, ele teve problema com uma pinça e tbm procurou como louco e não achou, o pessoal da minha cidade anda adaptando o kit dianteiro na trazeira, o unico problema é que a pinça da kombe não tem a aste do freio de mão mas do resto funciona direitinho.

georgevalle
13/03/2013, 08:08
Eu montaria com os dois pois aparentemente os dois parecem ter o mesmo tamanho do original.


Ola pessoal to precisando de uma força ! eu desmiontei o CM do Opala pra trocar o repero, pra achar esse reparo nao e facil nao,
dai achei , pela caixa e dos antigos 400237
so que o reparo e diferente do velho no retentor ali perto do anel trava , veja >>> 400238
o retentor da velha e um so , do novo e são dois queria saber se monta assim como esta na foto?
ja estou preparando as peças pro freio a disco nas quatro rodas >>.400239

robsonpsantos
14/03/2013, 18:28
Amigos estou procurando a pinça do kadet, mas esta difícil de encontra, pensei em usar a do tempra sera que ela serve no suporte do kadet? Se alguém usou sera possível postar fotos ou ate mesmo o desenho do suporte!

Ricardo MG
14/03/2013, 20:05
Amigos estou procurando a pinça do kadet, mas esta difícil de encontra, pensei em usar a do tempra sera que ela serve no suporte do kadet? Se alguém usou sera possível postar fotos ou ate mesmo o desenho do suporte!

Robson,

A escolha das pinças do Kadett/Tempra é devido ao sistema de freio de estacionamento? Pergunto pq no meu tem o sistema do Marea(similar ao Tempra) e o freio de estacionamento deixa, e muito, a desejar, sem dizer ao alto custo das pastilhas(+ou- 50,00), em breve colocarei o sistema dianteiro na traseira(Kombi ou S10) e o sistema de estacionamento a disco no cardã!!

Abraços

robsonpsantos
15/03/2013, 10:24
Ricardo, a escolha seria por causa do freio de mão, pinça da kombi é facil e barata, tbm ja pensei nessa configuração, ,mas queria mais informação sobre o freio de cardan posso altera meu projeto pois não tenho pressa estou comprando as peças aos poucos já comprei as pinça da kombi pra dianteira. Quem tiver se pode posta foto da pinça da kombi na traseira e desenho do suporte agradeço!!!

Ricardo MG
16/03/2013, 08:48
Ricardo, a escolha seria por causa do freio de mão, pinça da kombi é facil e barata, tbm ja pensei nessa configuração, ,mas queria mais informação sobre o freio de cardan posso altera meu projeto pois não tenho pressa estou comprando as peças aos poucos já comprei as pinça da kombi pra dianteira. Quem tiver se pode posta foto da pinça da kombi na traseira e desenho do suporte agradeço!!!

Edson,

Pelo alto custo das pinças de Kadett/Monza, na minha opinião, ou adquiria o kit parcial/completo dianteiro e compraria o freio no cardã, no final ainda sobraria $$$$ em comparação ao kit do Kadett!!!
Quanto a fotos/desenho do suporte das pinças eu não tenho.

Um forte abraço

robsonpsantos
16/03/2013, 10:40
Ricardo,
Eu vi umas fotos acho que consigo manda fazer, pois sou técnico mecânico, e trabalho com usinagem, tbm vi aquele freio hidráulico mas fiquei na duvida pois numa emergência ele não seria útil Pra usar a pinça da kombi é so compra um kit da dianteira e usar na traseira estou correto?400850400851
Agora minha duvida qual pinça usar uma que seja fácil de encontra e custo mais acessível!

juleymar73
14/04/2013, 18:40
Ola pessoal , resolvi ressulssitar esse aqui por ser mais novo , vamos as duvidas ,
eu andei pesquisando sobre kit de freio dianteiro pro jeep , ai achei um kit que o vendedor me disse ser com disco de VITARA ,
isso ta certo ?? disco de Vitara serve no Jeep CJ5 ??
o kit e esse ai >>>http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-469609016-kit-freio-a-disco-dianteiro-para-jeep-rural-wilys-e-f-75-_JM

Pablo.pinto2007
14/04/2013, 21:06
Juleymar, eu pensava que vitara era disco sólido, como o que coloquei no meu, mas existe sim... não sei que pinça realmente o cara tá colocando nesse kit... mas a espessura do disco do palio é 20 mm para no mínimo 18 mm... já os dos vitaras tem duas medidas 17mm para 15mm e 22mm para 20mm... ou seja... pode ser que tenha alguma artimanha ou então a pinça trabalha bem aberta... não sei dizer direito... agora se é disco de viatara e pinça de palio e o suporte é essa chapa reta desenhada e cortada, dá pra fazer molinho... basta ter um bom cara pra cortar (que se tiver a laser (cnc) melhor), e um cabra bom de furadeira (preferencia de bancada)...

Abraços!

Pablo

juleymar73
14/04/2013, 22:32
Correto Pablo , sera moleza fazer esses suportes retos , como as melhorias do meu jeep ta indo lento quase parando da tempo de achar essas novidades por ai e compraar e ate ganhar algumas peças pra minhas melhorias hehhehe, essas pinças parecem umas do Tempra que tenho aqui,as do Tempra sao bem fortes , por isso que to querendo aproveitalas , mais se nao for sera facil de arrumar bem barato , depois que eu montar esse kit freio a disco dianteiro e traseiro vou fazer as contas vamos ver quanto vai ficar o que ficaria em mais de R$2,000,

mais uma vez obrigado Pablo.

robsonpsantos
15/04/2013, 10:52
Sera que consigo usar esse disco do vitara com pinça da kombi?

Leonardo Truccolo
15/04/2013, 14:21
Tu pode comprar esse disco de Vitara de 22mm e mandar deixar com 20mm, ficaria igual o do Palio. Isso eu fiz nos meus discos de F1000, retirei um pouco pra entrar na pinça.
Se der certo mesmo, fica uma barbada de fazer.

Abs

antonio umino
15/04/2013, 14:40
Tu pode comprar esse disco de Vitara de 22mm e mandar deixar com 20mm, ficaria igual o do Palio. Isso eu fiz nos meus discos de F1000, retirei um pouco pra entrar na pinça.
Se der certo mesmo, fica uma barbada de fazer.

Abs


Leonardo... Vc colocou discos de ford F 1000... (ventilado). Qual pinça vc usou?????

até mais.
abçs

robsonpsantos
16/04/2013, 10:35
A espessura do disco do vitara 2.0i 16v 1999 espessura da pista max17mm e min. 15mm e diam. do cubo 108 e o disco da kombi de 13mm sera q da certo na pinça da kombi?

Leonardo Truccolo
16/04/2013, 10:38
Leonardo... Vc colocou discos de ford F 1000... (ventilado). Qual pinça vc usou?????

até mais.
abçs

Opa Antonio blz?

Uso pinça de Escort.

Pablo.pinto2007
17/04/2013, 15:36
A espessura do disco do vitara 2.0i 16v 1999 espessura da pista max17mm e min. 15mm e diam. do cubo 108 e o disco da kombi de 13mm sera q da certo na pinça da kombi?

Não vai dá certo... pois a pinça da kombi não terá a abertura suficiente para abraçar o disco... usa o disco de reposição para os kits, me parece que sai a 90 cada um... o dianteiro... isso se vc já tem as pinças!!!

Abraços!

Pablo

robsonpsantos
18/04/2013, 09:17
Pablo acho q vou usar o kit básico q vende ja vem com suporte e não terei trabalho de manda fazer!!!

Não vai dá certo... pois a pinça da kombi não terá a abertura suficiente para abraçar o disco... usa o disco de reposição para os kits, me parece que sai a 90 cada um... o dianteiro... isso se vc já tem as pinças!!!

Abraços!

Pablo

Pablo.pinto2007
18/04/2013, 22:03
Pablo acho q vou usar o kit básico q vende ja vem com suporte e não terei trabalho de manda fazer!!!

Eu acho que vale cada centavo... só me preocupa é o preço do disco de reposição, apesar de achar também que um disco desse pra esmerilhar tem é zé, principalmente pra mim que ando pouco... mas o suporte dianteiro para pinça da kombi é chato de fazer... então se puder comprar o kit pronto, vale a pena... e tem a opção do kit sem as pinças, caso o amigo já tenha as pinças ou resolva comprar por fora!!!
Já a traseira eu desenrolei mole mole...mas vai depender de qual pinça utilizar!

Pablo

robsonpsantos
19/04/2013, 10:26
Pablo a pinça da dianteira ja tenho é da kombi agora a traseira to querendo usa a da kombi também e usar freio de mão no cardam estava procurando a do kadet mas ta mosca branca e cara. Que pinça vc usou na traseira?

Eu acho que vale cada centavo... só me preocupa é o preço do disco de reposição, apesar de achar também que um disco desse pra esmerilhar tem é zé, principalmente pra mim que ando pouco... mas o suporte dianteiro para pinça da kombi é chato de fazer... então se puder comprar o kit pronto, vale a pena... e tem a opção do kit sem as pinças, caso o amigo já tenha as pinças ou resolva comprar por fora!!!
Já a traseira eu desenrolei mole mole...mas vai depender de qual pinça utilizar!

Pablo

Diego Ricardo Laranjeira
23/04/2013, 22:03
Alguém sabe quem faz os suportes par pinças de Kombi e disco de Samurai? Pois os discos de Samurai são baratos e fáceis de encontrar e as pinças e pastilhas da Kombi também.
Parece que com esse disco, por ter o diâmetro maior, o conjunto não cabe com rodas aro 15, sendo necessário colocar espaçadores de roda, é verdade?

Pablo.pinto2007
24/04/2013, 08:01
Alguém sabe quem faz os suportes par pinças de Kombi e disco de Samurai? Pois os discos de Samurai são baratos e fáceis de encontrar e as pinças e pastilhas da Kombi também.
Parece que com esse disco, por ter o diâmetro maior, o conjunto não cabe com rodas aro 15, sendo necessário colocar espaçadores de roda, é verdade?

Olá! não sei dizer quem fabrica... eu acho melhor o amigo tentar fazer (caso entenda de mecânica)... esse disco ele não é tão grande não, eu acho até que essa pinça vai ser grande pra ele num vai não? o disco do kit que se vende por aí tem 318 mm de diâmetro e o disco do samurai tem 290 mm então são quase 3 cm a menos no diâmetro do disco... dá uma testada...

O kit que vende pega no disco mas depende da roda que se coloca, tem roda que não pega... eu tive problemas com isso e tive que comprar os alargadores (espaçadores), mas se o amigo montar com o disco do samurai, acho que não vai ter problemas com isso já que o disco é menor... agora lembre-se quando menor o disco menos freio você terá, ok?

Abraços!

Pablo

dickvigarista
24/04/2013, 12:43
Olá! não sei dizer quem fabrica... eu acho melhor o amigo tentar fazer (caso entenda de mecânica)... esse disco ele não é tão grande não, eu acho até que essa pinça vai ser grande pra ele num vai não? o disco do kit que se vende por aí tem 318 mm de diâmetro e o disco do samurai tem 290 mm então são quase 3 cm a menos no diâmetro do disco... dá uma testada...

O kit que vende pega no disco mas depende da roda que se coloca, tem roda que não pega... eu tive problemas com isso e tive que comprar os alargadores (espaçadores), mas se o amigo montar com o disco do samurai, acho que não vai ter problemas com isso já que o disco é menor... agora lembre-se quando menor o disco menos freio você terá, ok?

Abraços!

Pablo
O diâmetro do disco é importante, mas outros fatores são mais. Se o disco é duplo e/ou ventilado e a área de contato da pastilha também. O disco pode até ser menor mas será mais eficaz. Exemplo, o tão famoso sistema Berga.
Att.

Pablo.pinto2007
24/04/2013, 13:17
O diâmetro do disco é importante, mas outros fatores são mais. Se o disco é duplo e/ou ventilado e a área de contato da pastilha também. O disco pode até ser menor mas será mais eficaz. Exemplo, o tão famoso sistema Berga.
Att.

Bem eu não conheço o sistema berga... o disco do samurai é sólido... eu acho que a pastilha de freio abraça todo o disco, inclusive acho que vai ficar é sobrando... então...

Pablo

antonio umino
24/04/2013, 14:05
Pablo e amigos..

Para usar o disco do Samurai....

Usa a pinça dianteira do Santana ou de gol..

Nos FV. se encontra aos montes...

até
abçs

Diego Ricardo Laranjeira
27/04/2013, 00:07
Olá! não sei dizer quem fabrica... eu acho melhor o amigo tentar fazer (caso entenda de mecânica)... esse disco ele não é tão grande não, eu acho até que essa pinça vai ser grande pra ele num vai não? o disco do kit que se vende por aí tem 318 mm de diâmetro e o disco do samurai tem 290 mm então são quase 3 cm a menos no diâmetro do disco... dá uma testada...

O kit que vende pega no disco mas depende da roda que se coloca, tem roda que não pega... eu tive problemas com isso e tive que comprar os alargadores (espaçadores), mas se o amigo montar com o disco do samurai, acho que não vai ter problemas com isso já que o disco é menor... agora lembre-se quando menor o disco menos freio você terá, ok?

Abraços!

Pablo

Pablo,

agradeço a informação, pois a informação que eu havia encontrado anteriormente é que os discos que vendiam nos kits tinham 270 mm, então achei que os do samurai ficariam maiores e eu teria que usar alargadores (o que estou tentando evitar).

Até que entendo de mecânica, mas para eu fazer aqui acho um pouco complicado, pois os profissionais daqui são muito fracos, só sabem copiar o que veem, se eu não tiver uma pronta na mão, não fazem, eu teria que usinar, soldar etc, e para eu fazer teria que ter um espaço para isso, mas moro em prédio. :(

Já com relação à área de contato pastilha-disco, realmente quanto menor a área, mais esforço é necessário no pedal e o fato de ser sólido piora com frenagens longas (mas isso não costuma acontecer já que não corro com o Jeep). Agora vou quebrar a cabeça pensando se uso o disco do Samurai e pinças do Gol como sugerido ou se uso dos sistemas que vendem com discos maiores (correndo o risco de ter que usar alargador de roda) e fico com o pedal de frei mais leve...

Abraços!

EduardoLang
27/04/2013, 00:37
Diego, a questão do pedal leve ou pesado, vc pode resolver facilmente com um servo freio maior. O problema é o esforço que a pinça tera que fazer para parar o jeep fazendo com que haja um desgate maior do sistema (pinças), podendo haver outros problemas. O kit do berga considera duas pinças VW por roda.


abs

Pablo.pinto2007
27/04/2013, 08:18
Diego, a questão do pedal leve ou pesado, vc pode resolver facilmente com um servo freio maior. O problema é o esforço que a pinça tera que fazer para parar o jeep fazendo com que haja um desgate maior do sistema (pinças), podendo haver outros problemas. O kit do berga considera duas pinças VW por roda.


abs

Era isso que eu ia dizer.... não conheço o kit do berga, mas a pinça do gol é muito pequena para frear um jeep... duas eu fico calado... coloca a pinça da kombi mesmo... dependendo do aro que o amigo use não pega não... eu usava aquele aro da F-1000 bolinha (na foto)... esse aro não tem off set bom, apesar de não parecer... e eu acho que o meu tinha algum problema sei lá onde, pois existe jeep com os mesmos aros que a pinça não pega, alguns dão até uma desbastada na pinça, coisa pouca, não compromete o funcionamento, então seria interessante o amigo testar seu aro em outro jeep que tenha esse kit com pinça de kombi.

407965

Abraços!

Pablo

Diego Ricardo Laranjeira
27/04/2013, 10:15
Amigos,

no caso da pinça do Gol, quanto menor a área de contato, maior a força que a pinça terá que fazer, e para fazer o pedal não ficar pesado teria que usar um servo-freio maior para que o curso do pedal também seja maior, mas até aí nada de mais, o problema é realmente o desgaste precoce das pinças que o Pablo falou e em uma situação extrema de descida de uma serra um superaquecimento (e redução da eficiência dos freios).
Uso rodas aro 15 de liga leve (da Mangels, modelo dragon). Como rodas de liga leve tem espessura de parede maior que as de ferro, acho que pode pegar nos kits que vendem já que em algumas rodas pega. O difícil é encontrar alguém aqui que tenha um kit desses para eu testar, em geral o pessoal aqui mantém o sistema original sem servofreio e com tambores.
Usar duas pinças de Gol por roda deve ficar com um mega freio, mas não deve ser muito econômico, pois o que se gasta em pinças, flexíveis e conexões não deve fazer desse sistema muito econômico. Além disso são mais pistões para injetar fluido de freio (cada pinça tem dois pistões).
Gosto muito da ideia de usar pinças da Kombi, pois se seguram a Kombi que é peada e tem capacidade de carga de 1 tonelada, vai segurar meu jeep. Mas essa questão de pegar na roda e a questão de ficar dependente de um disco que não tem produção industrial, que só vou conseguir comprar na internet (aqui não vende) e por um preço que é quase o dobro do disco do Samurai me fez procurar outra solução.

Abraços!

EduardoLang
27/04/2013, 21:29
Pessoal, o negócio é o seguinte:

O Kit vendido no mercado que utiliza pinça de Kombi é um dos mais baratos e eficiente e por isso um dos mais usados pelo pessoal que tem willys. Acontece que se vc utilizar uma roda com aro 15 e ela for de liga leve vai pegar na pinça. Isso porque as rodas de liga leve possuem parede mais espessa. Se vc for paciente e caprichoso, com uma lixadeira vc conseguirá desbastar a pinça até que ela caiba perfeitamente dentro da roda. Tenho este Kit no meu jeep e uso roda 15 da mangles, tive desbastar a pinça e ficou perfeito. Qual o problema de se fazer isso?? Quando vc precisar de trocar os reparos das pinças e mandar no meca ( no caso de não ser vc mesmo o feitor ), terá de falar para ele não fazer a base de troca, pois do contrário terá que desbastar novamente.

Os discos que veem no Kit são sólidos. São bastante grossos e para gastar vai um TEMPÃO. Sei que nada dura para sempre, então no caso da reposição, ou vc já compra um jogo extra no momento da compra do Kit, ou vc pode ter duas alternativas:

1) Quando precisar de reposição, compra outro pela NET e paga o frete e ainda tem o tempo de espera;

ou

2)Quando comprar o Kit completo, já leva em uma fundição para que eles tirem a medida. Fundir uma peça É MUITO BARATO. Após o processo de fundição, manda pro torneiro e faz-se o refino na peça. Claro que se vc for fazer isso só pra vc, talvez não compense, mas se fizer para mais de um jogo, aí já é outra coisa. Na minha opinião, eu ficaria com a opção número 1, ou seja compraria quando precisasse novamente e esperaria o tempo do envio.

Digo isso, porque tenho um Fiat 147 com freio a disco nas 4 rodas e o disco traseiro, fizemos um como modelo no torno, através de um tarugo de aço e depois fomos a um fundição para confeccionar o molde com base no modelo. Após a fundição, fizemos os acertos no torno.

Como aqui em SP isso é relativamente fácil de se ter o acesso, foi fácil.

Forte abraço a todos e BOA SORTE ! ! !

Pablo.pinto2007
28/04/2013, 08:37
Minha opinião... quando eu decidi colocar freio a disco, não tive dúvida de que tinha que comprar esse kit (comprei na gama4x4)... com pinça de kombi, dicidi comprar inclusive o kit completo, pois tem o parcial (sem as pinças)... e claro que me preocupei com a reposição dos discos, mas quando vi que no site também tinha só o disco pra reposição, fiquei mais tranquilo... apesar do preço estar acima do que eu acho que valha! Enfim... na minha opinião esse problema de reposição infelizmente estamos nas mãos dessas lojas localizadas no sudeste, e nós que somos do nordeste somos penalizados pelo velho e custoso frete... eu até andei olhando o catálogo da MDS (quem fabrica os discos de freio) e eles tinham um representante aqui no estado, fui até o endereço e pra minha surpresa eles (a representadora) não trabalhava mais com a MDS... enfim, paciência, mas pode ser que o amigo tenha mais sorte e em Recife tenha a representação e o amigo consiga incluir num pedido de cliente um par pra você (no futuro, e quem sabe pra mim tambem, hehehe)...

Em relação a pegar ou não no seu aro, minha dica é a seguinte... compra o kit... monta o kit e vê se pega no aro, se pegar e for coisa pouca dá uma esmerilhada na pinça, se for muito, tenta colocar um alargador de roda... e se mesmo assim pegar vc tem que comprar um espaçador... citei alargador e espaçador só pra diferenciar o seguinte: alargador = espaçador feito de tambor de freio cortado, ou seja ele tem 0,9 cm de espessura, e eu ainda mandei fazer um par de 1,8 cm e mesmo assim não deu certo (quem sabe pra você dá) só que pra isso vc tem que trocar os tarugos de roda, colocar os da F-1000 maiores (também existe da F-1000 pequenos)... isso tudo lhe trará um custo... e espaçador = aqueles vendidos de alumínio que afastam bem, se não me engano é 4 cm... esse eu tenho e foi o que resolveu meu problema...

Caso o amigo tente ou decida fazer o teste com esses alargadores (feitos de tambor de freio cortado ou os que mandei fazer) dá um toque que posso te disponibilizar os meus, pois não uso e estão disponíveis pra doação, mediante frete!!!

Abraços!
408088 Disco de freio pra reposição.
408089 Alargadores confeccionados e disponíveis pra doação!

Pablo

Diego Ricardo Laranjeira
28/04/2013, 19:35
É, analisando toda a conjuntura, pelo visto comprarei o kit parcial que já existe (comprar as pinças de Kombi aqui em ferro-velho vai ser bem mais barato), e mais os alargadores de rodas (os alargadores vão custar mais que o kit somado das pinças usadas), mas os alargadores vão melhorar a condição de manobra do Jeep.

Já na traseira, esse kit parcial que é vendido usa qual pinça? Pois essa pinça de Kadett/Monza aqui não encontro, bem como de Tempra e de Marea, e o freio de mão do meu Jeep é nas rodas (isso é mais eficiente, uma vez que o freio de mão em um tambor no cardã é um tambor só para segurar o Jeep todo).

Abraços!

tuna
29/04/2013, 10:33
(isso é mais eficiente, uma vez que o freio de mão em um tambor no cardã é um tambor só para segurar o Jeep todo).

Abraços! Diego, essa informação está equivocada :discordo: não podemos esquecer que no cardã, você conta com a redução do diferencial, então um tambor no cardã faz muito menos força do que dois tambores nas rodas, se colocar um disco no cardã então fica o bicho, esse final de semana vou montar o meu e posto fotos, quanto às pinças pode usar do golf também...

[]´s

Pablo.pinto2007
29/04/2013, 15:42
Diego, essa informação está equivocada :discordo: não podemos esquecer que no cardã, você conta com a redução do diferencial, então um tambor no cardã faz muito menos força do que dois tambores nas rodas, se colocar um disco no cardã então fica o bicho, esse final de semana vou montar o meu e posto fotos, quanto às pinças pode usar do golf também...

[]´s

X2

É isso aí!!! se eu um dia fosse colocar freio de mão seria esse aí!!! mas eu lá me importo!!!

Abraços!

Pablo

tuna
29/04/2013, 16:30
X2

É isso aí!!! se eu um dia fosse colocar freio de mão seria esse aí!!! mas eu lá me importo!!!

Abraços!

Pablo


Pablão, e o melhor é que o custo é ridículo, vou tirar fotos das peças que estão na minha casa pra postar aqui amanhã, já adianto, um disco dianteiro de uno, e uma pinça traseira de tempra eu acho não tenho certeza do que é , basta ter acionamento a cabo, o cabo, meia dúzia de catoco de ferro, cola de ferro (solda) e voilá, pra mim só falta a alavanca de acionamento, pensei numa de fusca mesmo, vou ver, num gastei nem 70 conto na concessionaria de jeep (fv):mrgreen:

[]´s

Pablo.pinto2007
29/04/2013, 17:02
Pablão, e o melhor é que o custo é ridículo, vou tirar fotos das peças que estão na minha casa pra postar aqui amanhã, já adianto, um disco dianteiro de uno, e uma pinça traseira de tempra eu acho não tenho certeza do que é , basta ter acionamento a cabo, o cabo, meia dúzia de catoco de ferro, cola de ferro (solda) e voilá, pra mim só falta a alavanca de acionamento, pensei numa de fusca mesmo, vou ver, num gastei nem 70 conto na concessionaria de jeep (fv):mrgreen:

[]´s

Então!!!

O meu sistema traseiro instalei a disco mas sem freio de mão (fui enganado pelo mágico das fotos - ilusão de ótica)...

O problema pra mim hoje é o diabo do cabo de acionamento e alavanca... se fosse colocar um dia, seria igual ao de carro pequeno, pois não gosto daquela alavanca no painel (o meu já foi abolido faz tempo)... ou então seria o da pampa (que é semelhante ao da F-1000, ranger) que é no pé... mas tem todo aquele mecanismo de botão pra destravar... e de problemas eu tô fora!!! jeep tem que ser prático e simples, senão dá bronca na trilha e aí já viu!!!

Abraços!

Pablo

antonio umino
29/04/2013, 21:24
Tem um jeito de colocar freio de mão no cardan......Não precisa ser pinça de kadett, golf, monza, tempra, e por aí vai...isto via cabo.

Se vc colocar pinça a óleo mesmo.. Vendo uma moto com freio a disco na dianteira a óleo... Tem o mestre e a pinça... Ok.....

Então faz um suporte para uma pinça digamos de carro popular, gol Fiat uno e qualquer pinça de Autorizada FV. (ferro velho)....
Acho que tem que ver de qual lado dá certo para fazer o dito freio de mão..............................................
Já que falam em abolir o cabo de guarda chuva do painel, jeep rural f........ Coloca uma alavanca de freio mais uma vez na Autorizada
de qualquer viatura que tenha a tal peça no meio dos bancos. e mais um cilindro mestre, (o mais barato novo) de pouca vasão de óleo, pois é uma pinça só....... mais o encanamento tá feito um ótimo freio de mão....
Agora vai a parte tecnica deste projeto. que agora vai ter mais adeptos para tal concepção (construção do sistema)......
Então vamos lá abusando do tópico, e vamos colocar as cabeças para pensar....

Deve ser muito fácil para os entendidos....

Um abraço

antonio umino

tuna
30/04/2013, 08:14
Tem um jeito de colocar freio de mão no cardan......Não precisa ser pinça de kadett, golf, monza, tempra, e por aí vai...isto via cabo.

Se vc colocar pinça a óleo mesmo.. Vendo uma moto com freio a disco na dianteira a óleo... Tem o mestre e a pinça... Ok.....

Então faz um suporte para uma pinça digamos de carro popular, gol Fiat uno e qualquer pinça de Autorizada FV. (ferro velho)....
Acho que tem que ver de qual lado dá certo para fazer o dito freio de mão..............................................
Já que falam em abolir o cabo de guarda chuva do painel, jeep rural f........ Coloca uma alavanca de freio mais uma vez na Autorizada
de qualquer viatura que tenha a tal peça no meio dos bancos. e mais um cilindro mestre, (o mais barato novo) de pouca vasão de óleo, pois é uma pinça só....... mais o encanamento tá feito um ótimo freio de mão....
Agora vai a parte tecnica deste projeto. que agora vai ter mais adeptos para tal concepção (construção do sistema)......
Então vamos lá abusando do tópico, e vamos colocar as cabeças para pensar....

Deve ser muito fácil para os entendidos....

Um abraço

antonio umino

Grande xará!
Eu já pensei nisso tb... inclusive o jeep do Leopoldo (que é uma maravilha de engenharia) usa esse sistema, porém já vi interpretações sobre o código de trânsito nacional de que o freio de estacionamento tem que OBRIGATÓRIAMENTE ser mecânico, não pode ser hidráulico, tanto é assim que as montadoras o fazem:roll: ele deve ser um sistema de segurança, portanto fora do sistema principal, desta forma descarta-se totalmente o uso da tão conhecida e famigerada válvula no sistema, que além de porquisse, é ineficaz, pois quando você para o jeep todo o sistema está aquecido, ao acionar a válvula as pinças ou tambores irão acionar, isto é certo, mas quando o sistema esfria o fluído se contrai, liberando assim o freio que estava acionado, isto é um perigo!
Por outro lado, sua sugestão é de um sistema autônomo, independente do sistema de freios principal, o que para mim não parece nenhum absurdo, mas, se considerarmos a possibilidade de vazamentos e afins, o sistema a cabo é muito mais confiável, não é mesmo?
É muito fácil arrumar uma pinça com acionamento a cabo (sei que as de tempra hj são difíceis) e adaptar num disco no cardã...
A vida inteira eu andei de jeep SEM freio de mão, mas que faz falta, ah! isso faz sim....
Seja para manutenção, ou para um pouco mais de conforto na trilha...
Vou "punhá" lá e depois posto aqui...

[]´s

antonio umino
30/04/2013, 13:22
Tuna.......
Explicando melhor o Sistema hidraulico de acionamento do freio de mão......

Seguinte.... Na saida do cambio ou da reduzida, faz um suporte para a pinça que pode ser de gol, fiat uno, ou de qualquer viatura de modo que possa ser colocado um disco na frange.................................. e a pinça no caso do jeep na Reduzida..

Beleza então esta pinça no caso vai usar óleo de freio.............

Com um cilindro mestre de embreagem (uma saida de óleo de freio). de qualquer viatura...mais uma alvanca de freio de mão colocado no assoalho.

Que se fosse na rural ou pickup colocaria na soleira da porta do motorista onde tem a caixa de ferrametas,
No jeep entre os bancos....... E nesta alavanca colocaria um acionador do cilindro mestre (como se fosse um pedal de freio)para quando acionado manda óleo para a pinça e este fica freado.....

A viatura continua com o sistema de freio original funcionando pelo pedal de freio.....

O freio de mão através da alavanca de freio de mão (sem cabo até a pinça) que aciona o cilindro mestre (de embreagem) , e este quando acionado manda óleo à pinça e o mantém freado...

bom a idéia é esta...

até +

antonio umino

juleymar73
30/04/2013, 23:36
Tuna.......
Explicando melhor o Sistema hidraulico de acionamento do freio de mão......

Seguinte.... Na saida do cambio ou da reduzida, faz um suporte para a pinça que pode ser de gol, fiat uno, ou de qualquer viatura de modo que possa ser colocado um disco na frange.................................. e a pinça no caso do jeep na Reduzida..

Beleza então esta pinça no caso vai usar óleo de freio.............

Com um cilindro mestre de embreagem (uma saida de óleo de freio). de qualquer viatura...mais uma alvanca de freio de mão colocado no assoalho.

Que se fosse na rural ou pickup colocaria na soleira da porta do motorista onde tem a caixa de ferrametas,
No jeep entre os bancos....... E nesta alavanca colocaria um acionador do cilindro mestre (como se fosse um pedal de freio)para quando acionado manda óleo para a pinça e este fica freado.....

A viatura continua com o sistema de freio original funcionando pelo pedal de freio.....

O freio de mão através da alavanca de freio de mão (sem cabo até a pinça) que aciona o cilindro mestre (de embreagem) , e este quando acionado manda óleo à pinça e o mantém freado...

bom a idéia é esta...

até +

antonio umino
Ola Antonio , pelo que sei mesmo sendo um sistema independente de freios hidraulico nÃo seria aconselhavel e seguro usar esse sistema sitado, pois como nosso amigo ja disse eu complemento , se fosse assim as pinças do Tempra como por exemplo nao teria um sistema secundario na propria pinça acionado por cabo, pra fazer o freio de mão, eu recentemnte desmontei por completo , (tudinho mesmo) um par de pinças Tempra pra revisar e intender o funcionamento ( achei muinto engenhosamente bem feitas viu ) ate um tipo de rolamento tem dentro,
eu não usaria sistema hidrauilico no freio de mao , mesmo que nao falhar eu ficaria sempre com a pulga atras da orelha , como diz o ditado,
abração.

antonio umino
01/05/2013, 14:33
Mais uma idéia a respeito do freio de mão hidraulico...

Já que as pinças dianteiras, tem aos montes em ferro velho. Mas desconsiderando o fato de ser hidraulico e não a cabo, como vai ser usado sòmente para estacionamento, Coloca duas pinças na trazeira da viatura.. Uma para o freio convencional, e outra através de uma alavanca ou duas (esquerda direita para fazer como um bloqueio no eixo trazeiro acionando uma das rodas a outra fica com tração)..... aí tem que usar dois mestres de embreagem atuando um em cada roda.....

fica a susgestão.....

até mais.

juleymar73
01/05/2013, 15:01
Mais uma idéia a respeito do freio de mão hidraulico...

Já que as pinças dianteiras, tem aos montes em ferro velho. Mas desconsiderando o fato de ser hidraulico e não a cabo, como vai ser usado sòmente para estacionamento, Coloca duas pinças na trazeira da viatura.. Uma para o freio convencional, e outra através de uma alavanca ou duas (esquerda direita para fazer como um bloqueio no eixo trazeiro acionando uma das rodas a outra fica com tração)..... aí tem que usar dois mestres de embreagem atuando um em cada roda.....

fica a susgestão.....

até mais.
Antonio , essa e minha intençao com as pinças do Tempra , por uma alavanca de cada lado da original assim >>409010, em um sistema ja discutido aqui no forum , por isso eu nao usei freio cardã que e um dos mais seguros , (desde que usado com cabos )e eu ja tinha o par de pinça mais e dificil achar que faz o kit pra usar essas pinças

antonio umino
01/05/2013, 21:53
Acho que tem uns bugues que usam este sistema.
O gurgel também tem umas viaturas com este sistema de uma alavanca para fazer o freio estacionário e mais uma alavanca para cada roda, ou freia um lado ou as duas.... ou uma de cada lado.... independentes apenas pelo acionamento da alavanca de freio de mão.

abçs

Diego Ricardo Laranjeira
02/05/2013, 00:31
Amigos,

realmente eu havia esquecido da redução do diferencial, isso dá muito mais eficiência ao freio de mão no cardã. Para simplificar deixaria com tambor mesmo em vez de pinça no cardã. Mas carro só fica freado quando as duas rodas traseiras estiverem no chão. Puxar o freio de mão de cardã e levantar uma roda no macaco para trocar ou algo assim, pode calçar o carro porque ele pode descer.
Estou quase trocando o cilindro de roda do Jeep e adaptando um de Kombi para ficar com diâmetro adequado ao diâmetro das pinças da Kombi para deixar tambor mesmo na traseira. Assim o freio de mão funcionará sem grandes complicações e o freio de pedal fica equilibrado.
Com relação à alavanca do freio de mão, vou colocar uma alavanca de Kombi antiga que fica em baixo do painel (quero deixar o espaço entre os bancos do motorista e passageiro livre).

Abraços!

tuna
02/05/2013, 11:43
Acho que tem uns bugues que usam este sistema.
O gurgel também tem umas viaturas com este sistema de uma alavanca para fazer o freio estacionário e mais uma alavanca para cada roda, ou freia um lado ou as duas.... ou uma de cada lado.... independentes apenas pelo acionamento da alavanca de freio de mão.

abçs

Sistema de alvancas duplas era do gurgel e chamava selectraction :concordo:

[]´s

antonio umino
02/05/2013, 13:23
Tuna.....

Bem lembrado

Seletraction era o sitema usado nos Gurgel....

abçs

Diego Ricardo Laranjeira
03/05/2013, 22:11
Exatamente! Até já abordamos o assunto anteriormente no tópico. Eu tive um Gurgel Carajás Diesel e tinha esse sistema. Comentei sobre a utilidade e a utilização...

juleymar73
03/05/2013, 22:33
Exatamente! Até já abordamos o assunto anteriormente no tópico. Eu tive um Gurgel Carajás Diesel e tinha esse sistema. Comentei sobre a utilidade e a utilização...
Ola Diego , o principal motivo de usar as pinças de Tempra atras e por essa intenção de por esse sistema , me diga fica bom mesmo pra bloquear as rodas ??

Diego Ricardo Laranjeira
05/05/2013, 20:21
Ola Diego , o principal motivo de usar as pinças de Tempra atras e por essa intenção de por esse sistema , me diga fica bom mesmo pra bloquear as rodas ??

Juleymar,

o Gurgel é 4x2 traseira, então o selectration é útil sim, principalmente porque o Gurgel Carajás é um carro comprido, então ao subir numa rampa em diagonal é comum uma roda ficar no ar e em geral a traseira já que o peso maior do Carajás é na frente. Com esse sistema eu prendia a roda que estava no ar e conseguia sair da situação. Mas as alavancas auxiliares eram curtas o que exigia mais força para baixá-la e prender a roda, já o sistema que é vendido atualmente tem alavancas maiores o que deve demandar menor esforço.
Mas claro que esse sistema não chega a ser como o sistema automático da Land Rover e muito menos um bloqueio de diferencial, pois depois que você atola é que você vai identificar qual roda está patinando e travá-la, mas se o solo pouco aderente também estiver sob a outra roda, não se engane, a que você travar pára (isso já faz deixar de ajudar a sair do atoleiro), mas a outra começa a patinar. Isso já aconteceu comigo na areia da praia, atolei uma roda, parei (isso é péssimo) travei a roda atolada, a outra começou a cavar a areia e ei não saí.
O bloqueio parcial é o melhor sistema, pois nem precisa ser acionado e mantém as duas rodas girando e ajudando a tirar o carro do atoleiro. Pena que é tão caro...

Abraços!

Ricardo MG
06/05/2013, 19:40
Ola Diego , o principal motivo de usar as pinças de Tempra atras e por essa intenção de por esse sistema , me diga fica bom mesmo pra bloquear as rodas ??

Juleymar,

Uso as pinças do Marea e fiz um teste prendendo via cabo apenas uma das pinças, no meu caso, a pinça do marea foram pouco eficiente(uma roda na lama e outro em terra firme), não sei se foi nesse tópico que mandei o link da "atarone" que fabrica o sistema de alavancas "selectration".

Abs

Diego Ricardo Laranjeira
07/05/2013, 23:28
Juleymar,

Uso as pinças do Marea e fiz um teste prendendo via cabo apenas uma das pinças, no meu caso, a pinça do marea foram pouco eficiente(uma roda na lama e outro em terra firme), não sei se foi nesse tópico que mandei o link da "atarone" que fabrica o sistema de alavancas "selectration".

Abs

Realmente, dependendo também do obstáculo que o carro tenha à frente, ou mesmo o peso do carro, vai ser mais fácil o torque vencer o freio de mão que o obstáculo. Além disso, quando o freio é a disco, a área de contato é menor, o que faz diferença para o freio de mão. A selectration não freia a roda como o freio hidráulico.
O que já vi foi um sistema de válvulas no meio da tubulação de freio onde você pisa no freio e fecha a válvula, aí sim prende pra valer a roda que está levantada, mas é bem mais complexo e não pode ser usado como freio de estacionamento, pois como já dito anteriormente, a pressão do óleo de freio cai e o carro se solta.
E como nos veículos 4x4 dificilmente ocorre do jeep levantar simultaneamente uma roda traseira e uma dianteira, dá para sair dos enroscos.
Estou mais inclinado a colocar um bloqueio parcial, que se não parar o carro com a roda no ar, consegue passar pelos obstáculos.

Marcio Rossetto
09/05/2013, 19:46
Pessoal , boa noite !
Alguém conhece o kit que esta sendo vendido na Internet no ML? , As pinças são de fiat , não sei quais são , e o disco do vitara ? O kit da Kombi ja tive no jipe com sistema de cilindro da f1000 e hidro vaco e não gostei muito, me lembro que nem toda a área da pastilha pegava no disco . Além disso o sistema não é de pastilha flutuante , deu folga na roda , perde-se a eficiência do freio .

alastik
10/05/2013, 16:53
Boa tarde, sou novo no forum e peço desculpas se estou fazendo perguntas no local errado. Tenho um Jeep willys 64 que está com freio a disco na dianteira e tambor nas traseiras, o cilindro mestre é do opala mas o servo-freio não tenho certeza de qual veículo é, como está muito bem adaptado ao cilindro mestre, imagino que seja do opala também. O problema é que o cilindro mestre só tem 2 saídas e o jeep puxa para a esquerda quando freio, já me disseram que se colocar o sistema cruzado isso desaparece, mas preciso trocar o cilindro-mestre para outro com 4 saídas. Qual poderia adaptar no lugar deste? será que do gol serviria? grato

Diego Ricardo Laranjeira
10/05/2013, 22:04
Boa tarde, sou novo no forum e peço desculpas se estou fazendo perguntas no local errado. Tenho um Jeep willys 64 que está com freio a disco na dianteira e tambor nas traseiras, o cilindro mestre é do opala mas o servo-freio não tenho certeza de qual veículo é, como está muito bem adaptado ao cilindro mestre, imagino que seja do opala também. O problema é que o cilindro mestre só tem 2 saídas e o jeep puxa para a esquerda quando freio, já me disseram que se colocar o sistema cruzado isso desaparece, mas preciso trocar o cilindro-mestre para outro com 4 saídas. Qual poderia adaptar no lugar deste? será que do gol serviria? grato

Seja bem-vindo, Alastik!

Sim, você está no lugar certo.
E essa informação de o freio ser cruzado é pertinente sim. Os freios da maioria dos carros que o cilindro-mestre é de dois pistões (ou dois cilindros) é cruzado. Isso pode ser feito mesmo em cilindros-mestre com apenas duas saídas, utilizando conexões Tê. Se você utilizar um cilindro-mestre com mais saídas, é importante que do mesmo cilindro saia uma tubulação para dianteira de um lado e uma tubulação da traseira do lado oposto. Isso, em geral, melhora muito esse efeito de puxar para um dos lados.

Abraços e boa sorte!

Diego Ricardo Laranjeira
10/05/2013, 23:13
Pessoal , boa noite !
Alguém conhece o kit que esta sendo vendido na Internet no ML? , As pinças são de fiat , não sei quais são , e o disco do vitara ? O kit da Kombi ja tive no jipe com sistema de cilindro da f1000 e hidro vaco e não gostei muito, me lembro que nem toda a área da pastilha pegava no disco . Além disso o sistema não é de pastilha flutuante , deu folga na roda , perde-se a eficiência do freio .

Marcio,
procurei o kit no ML mas não encontrei. Você poderia passar o link desse kit?

Grato!

alastik
11/05/2013, 09:18
Obrigado pela dica Diego, e quanto à outro cilindro mestre? qual poderia substituir este do opala? será que do gol? grato

Diego Ricardo Laranjeira
11/05/2013, 17:36
Obrigado pela dica Diego, e quanto à outro cilindro mestre? qual poderia substituir este do opala? será que do gol? grato

Alastik,

quanto ao cilindro mestre eu não sei dizer, mas não me esforçaria para trocá-lo.
Abraços!

Marcio Rossetto
22/05/2013, 21:53
Diego , segue o link

Kit Freio A Disco Dianteiro Para Jeep ,rural Wilys E F-75 - R$ 715,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-482752555-kit-freio-a-disco-dianteiro-para-jeep-rural-wilys-e-f-75-_JM)





Marcio,
procurei o kit no ML mas não encontrei. Você poderia passar o link desse kit?

Grato!

juleymar73
22/05/2013, 22:12
Diego , segue o link

Kit Freio A Disco Dianteiro Para Jeep ,rural Wilys E F-75 - R$ 715,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-482752555-kit-freio-a-disco-dianteiro-para-jeep-rural-wilys-e-f-75-_JM)
Ola amigo , esse kit eu ja tinha visto no ML pois nota-se que os suportes da pinça e reta assim ficando facil fazer , as pinças me parece de Palio agora os discos eu nao sei pois com os discos de F1000 normalmente usado em adaptações dianteiras os suportes de pinças sera preciso curvalos , resta descobrir que discos e esses , conversando com amigo aqui no FORUM um palpite que seja discos ventilados do Samurai ou Vitara ,
abraço.

Diego Ricardo Laranjeira
23/05/2013, 00:13
Diego , segue o link Kit Freio A Disco Dianteiro Para Jeep ,rural Wilys E F-75 - R$ 715,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-482752555-kit-freio-a-disco-dianteiro-para-jeep-rural-wilys-e-f-75-_JM)

Agora vi. Obrigado, Marcio!


Ola amigo , esse kit eu ja tinha visto no ML pois nota-se que os suportes da pinça e reta assim ficando facil fazer , as pinças me parece de Palio agora os discos eu nao sei pois com os discos de F1000 normalmente usado em adaptações dianteiras os suportes de pinças sera preciso curvalos , resta descobrir que discos e esses , conversando com amigo aqui no FORUM um palpite que seja discos ventilados do Samurai ou Vitara ,
abraço.

O próprio vendedor respondeu a perguntas dizendo que as pinças são de palio e que os discos são do samurai. Eu só não sabia que samurai teve versão com discos ventilados. Mais um aprendizado aqui.

Dic3
23/05/2013, 16:46
Pinca de palio :pensativo:

Sei nao, mas acho que isso vai dar merda capitao... palio na pesa nem metade de um Jeep.

Diego Ricardo Laranjeira
23/05/2013, 17:25
Pinca de palio :pensativo:

Sei nao, mas acho que isso vai dar merda capitao... palio na pesa nem metade de um Jeep.

Dic,

acho que você está enganado, pois o palio completo pesa 1000 kg (até mais), o meu jeep quando saiu da fábrica pesava 1200 kg, com a retirada do motor BF161 6 cil e colocação do AP, a frente do Jeep chega ficou levantada, e quando trocar a carroceria pela de fibra aí é que vai ficar leve. Com um detalhe, os freios do palio são dimensionados para atuar com esse peso acima dos 160 km/h, no meu Jeep só pretendo chegar à metade dessa velocidade.
Estive vendo que as pinças de Astra (tanto dianteira quanto traseira) tem preços razoáveis e são fáceis de encontrar usadas, pois muitos desses veículos foram vendidos para táxi. Talvez seja uma opção.

Dic3
23/05/2013, 17:47
Diego,

Te falar que uso as da kombi e ja fico com receio, bom sei la. Sera que nao era jogo juntar umas latinhas a mais e colocar a da kombi de vez?

Diego Ricardo Laranjeira
23/05/2013, 17:59
Diego,

Te falar que uso as da kombi e ja fico com receio, bom sei la. Sera que nao era jogo juntar umas latinhas a mais e colocar a da kombi de vez?

Isso também me encuca, pessoas que usam o da Kombi (capacidade de carga de 1000 kg) e dizem maravilha e outros que não freia bem. Pode ser o alinhamento do suporte. Mas se você colocar pinça da Kombi na dianteira e na traseira deixar original, o jeep vai frear muito mais na frente, pois a expansão da pinça será maior que a expansão dos cilindros de roda.
Por isso, se eu colocar freio a disco, partirei para as quatro rodas, e aí prefiro evitar pinças de um veículo na frente, pinças de outro atrás, até mesmo para facilitar a manutenção.
O meu Jeep freia bem mesmo com tambor nas 4, o problema é que as vezes puxa para um lado, pois o cilindro mestre é simples (de 1 pistão só).

Marcio Rossetto
23/05/2013, 21:55
No kit da kombi que uma vez coloquei no meu willis, a pastilha não atuava 100% no disco , algo ficava sem contato com o disco .Esse acho que é o problema .

juleymar73
23/05/2013, 22:57
Dic,

acho que você está enganado, pois o palio completo pesa 1000 kg (até mais), o meu jeep quando saiu da fábrica pesava 1200 kg, com a retirada do motor BF161 6 cil e colocação do AP, a frente do Jeep chega ficou levantada, e quando trocar a carroceria pela de fibra aí é que vai ficar leve. Com um detalhe, os freios do palio são dimensionados para atuar com esse peso acima dos 160 km/h, no meu Jeep só pretendo chegar à metade dessa velocidade.
Estive vendo que as pinças de Astra (tanto dianteira quanto traseira) tem preços razoáveis e são fáceis de encontrar usadas, pois muitos desses veículos foram vendidos para táxi. Talvez seja uma opção.
E pra finalizar , as pinças de Combi não sÃo maiores que a de um Palio assim e as pastilhas sao ate menores , e na questao de usar pinça de um carro na frente e de outro atras e o que eu ja tinha pensado , pois vou ver se uso as quetro pinças de Tempra que tenho aqui , e na questão as pastilhas dianteiras sao bem mais baratas que as traseiras que ja nao estao tão caras assim ,

abraço a todos.

Dic3
24/05/2013, 09:41
Pessoall nao confundam as coisas

O tamanho da pastilha nao é tao mais importante do que o tamanho/quantidade de pistoes. Por esse motivo as pincas de alta performance tem 2, 3, 4 pistoes.

Desmontem uma pinca de palio e desmontem uma pinca de kombi. Comparem o tamanho/diametro dos pistoes e comparem a quantidade. A pinca de kombi tem dois pistoes (um pra cada pastilha) e a de palio tem apenas um (para as duas pastilhas).

Quanto maior o diametro do pistao, maior a forca que pressiona a pastilha contra o disco, consequentemente melhor a frenagem.

Se fosse assim, nao haveria motivos para uma pinca de veiculo de carga ter o tamanho maior do que a pinca de um carro de passeio, pois na industria automotiva reducao de custos é o que manda. Pensem nisso!

Marcio Rossetto
24/05/2013, 20:03
Juleymar , o disco é de Vitara . Decididamente acho muito em conta esse kit e não compensa fazer !

Pensa nisso

Uns :
250 o par de pinças em condição de uso
200 o par de disco
150 para fazer os suportes pois a chapa é grossa e na lima acho que não dá para fazer .
fora o trampo
O cara ta vendendo por 700,00 conto prontinho !!!





Ola amigo , esse kit eu ja tinha visto no ML pois nota-se que os suportes da pinça e reta assim ficando facil fazer , as pinças me parece de Palio agora os discos eu nao sei pois com os discos de F1000 normalmente usado em adaptações dianteiras os suportes de pinças sera preciso curvalos , resta descobrir que discos e esses , conversando com amigo aqui no FORUM um palpite que seja discos ventilados do Samurai ou Vitara ,
abraço.

Pablo.pinto2007
24/05/2013, 23:48
Juleymar , o disco é de Vitara . Decididamente acho muito em conta esse kit e não compensa fazer !

Pensa nisso

Uns :
250 o par de pinças em condição de uso
200 o par de disco
150 para fazer os suportes pois a chapa é grossa e na lima acho que não dá para fazer .
fora o trampo
O cara ta vendendo por 700,00 conto prontinho !!!

Vamos regazer essa conta...

O preço das pinças vai depender do carro, das condições e da cidade!!!
O preço do disco de freio do vitara / samurai não custa mais que 110,00 (quando eu comprei paguei 90 a vista)... no par...
Esses suportes, eu mandei cortar os meus com chapa de meia polegada em plasma no CNC saiu por 20 cada uma...
Trabalho de furar (esse é o maior problema)... esse sim pode sair por 150 como citado, apesar de eu achar que não vale, pois eu mesmo o fiz... então...

Vamos lá...

250 das pinças
110 dos discos
40 ou 50 dos suportes
150 pra mandar furar
passando a régua = 560...
Pois montar é fácil....

Abraços!!!

Pablo

Diego Ricardo Laranjeira
25/05/2013, 00:12
Juleymar , o disco é de Vitara . Decididamente acho muito em conta esse kit e não compensa fazer !

Pensa nisso

Uns :
250 o par de pinças em condição de uso
200 o par de disco
150 para fazer os suportes pois a chapa é grossa e na lima acho que não dá para fazer .
fora o trampo
O cara ta vendendo por 700,00 conto prontinho !!!

Eu queria alguém que fizesse só o suporte (mas não para essa pinça), pois o par de discos de Samurai custa 100 reais e um par de pinças de Kombi ou de outro veículo comum em condições de uso sai por 200 reais aproximadamente. Isso me daria uma boa economia. Mas ninguém quer vender só o suporte. E para eu fazer vai ser problema... Os torneiros aqui só fazem se tiver uma peça para copiar, são muito limitados.

juleymar73
25/05/2013, 11:41
Juleymar , o disco é de Vitara . Decididamente acho muito em conta esse kit e não compensa fazer !

Pensa nisso

Uns :
250 o par de pinças em condição de uso
200 o par de disco
150 para fazer os suportes pois a chapa é grossa e na lima acho que não dá para fazer .
fora o trampo
O cara ta vendendo por 700,00 conto prontinho !!!
Marcio , eu concordo com o Pablo pois as pinças aqui pra mim se ue por usar as que tenho depoi de revisadas nao fica R$100, 00
se eu for comprar a de Palio ja tenho onde comprar por R$120,00 o par , entao vamos la ,

R$ 120,00 das pinças
R$ 110,00 dos discos
R$ 200,00 dos suporte copiando o preço do Pablo,pois tem um torneiro aqui que provavelmente cobrara menos ainda pois vou dar os moldes prontos,
total de R$ 430,00 , o do ML ainda tem o frete que pra mim não sai por menos de R$ 100,00 sem contar que por R$ 750,00 tem um kit no GAMA 4X4 com pinça de Combi , (so que vc tem que buscar pessoalmente pois eles demoram uns 3 meses pra entregar)
abraço a todos.

georgevalle
25/05/2013, 11:48
Para cortar as chapas no plasma ou laser já sai pronto com a furação em Curitiba serviço minimo em plasma R$ 30,00 e laser R$ 50,00, precisam apenas de um desenho com as medidas, fiz uma chapa para high-sterr para o Carlos aqui na Lapa no oxi-corte me cobraram R$ 50,00 serviço muito demorado e com acabamento ruim, nas próximas chapas vou fazer no plasma por CNC.

Pablo.pinto2007
25/05/2013, 18:37
Para cortar as chapas no plasma ou laser já sai pronto com a furação em Curitiba serviço minimo em plasma R$ 30,00 e laser R$ 50,00, precisam apenas de um desenho com as medidas, fiz uma chapa para high-sterr para o Carlos aqui na Lapa no oxi-corte me cobraram R$ 50,00 serviço muito demorado e com acabamento ruim, nas próximas chapas vou fazer no plasma por CNC.

Não vou dizer que onde fiz o acabamento ficou ótimo.... porque não ficou...

A furação a qual me refiro é a dos parafusos de fixação na tubeira e os da pinça, que devem ser feitos na peça in loco, pois se deixar nas mãos dos porcos que cortam no plasma (mesmo CNC) não vai sair que preste... e dependendo da espessura da chapa aí é que não dá certo sai torto, desalinhado, então, mesmo sendo um trabalho chato e arriscado de matar a peça, eu prefiro fazer, pois se sair cagada, pelo menos fui eu quem fiz, agora imagina vc pagar um cara pra furar e ele fazer merda... eu ficaria com muita raiva...

Ao amigo aí que quer comprar os suportes já prontos, é um problema pois quando vamos fazer temos que ter o sistema montado para poder calcular a distância em gabarito e depois mandar cortar a chapa e assim furar e etc e tal, por isso a dificuldade, ou o amigo faz ou pede ajuda pra alguém fazer, ou é melhor comprar o kit pronto... é aquele velho dilema: vc sabe fazer? não! então não tá caro... agora se vc sabe fazer, então está caro!!!!

Juleymar a conta é essa mesmo... na pior das hipóteses!!!


Abraços!!!

juleymar73
26/05/2013, 22:30
Não vou dizer que onde fiz o acabamento ficou ótimo.... porque não ficou...

A furação a qual me refiro é a dos parafusos de fixação na tubeira e os da pinça, que devem ser feitos na peça in loco, pois se deixar nas mãos dos porcos que cortam no plasma (mesmo CNC) não vai sair que preste... e dependendo da espessura da chapa aí é que não dá certo sai torto, desalinhado, então, mesmo sendo um trabalho chato e arriscado de matar a peça, eu prefiro fazer, pois se sair cagada, pelo menos fui eu quem fiz, agora imagina vc pagar um cara pra furar e ele fazer merda... eu ficaria com muita raiva...

Ao amigo aí que quer comprar os suportes já prontos, é um problema pois quando vamos fazer temos que ter o sistema montado para poder calcular a distância em gabarito e depois mandar cortar a chapa e assim furar e etc e tal, por isso a dificuldade, ou o amigo faz ou pede ajuda pra alguém fazer, ou é melhor comprar o kit pronto... é aquele velho dilema: vc sabe fazer? não! então não tá caro... agora se vc sabe fazer, então está caro!!!!

Juleymar a conta é essa mesmo... na pior das hipóteses!!!


Abraços!!!
Então Pablo , pra fazer merda e melhor eu mesmo fazer , pois econimizo e aprendo alguma coisa , pois nego que faz bem feito e raro , que faz merda ta cheio por aqui,
abraço companheiro.

georgevalle
27/05/2013, 07:55
Tive analisando esta questão de pinça de carro pequeno para colocar em nossas viaturas e cheguei a uma conclusão que claro alguns vão contestar, simplesmente é a maior cag***, existe o argumento que o sistema de freio de um palio por exemplo segura o carro a vamos dizer 130km/h sim e é eficiente mas quando coloca-se uma pinça destas em uma viatura não se leva em conta que no carro em questão provavelmente saiu da fabrica com rodas aro 13 no máximo 14 perfil baixo nunca foi sequer cogitado um aro 16 com tamanho final em torno de 33" (quem dirá 35" ou 37") então com certeza não terá eficiência nenhuma porque a alavanca que se forma entre a medida do pneu original os kichutão das viaturas é muito grande, então como freio é coisa séria precisamos ou colocar pinças de veículos que utilizem originalmente pneus de tamanho compatíveis com os das viaturas (pick-up tipo S-10, ranger, etc.) ou no máximo das kombi e opala (já não recomendo) ou fazer como os kits do Berga que utilizam duas pinças por roda, então resumindo freio considero que deveria ser o item com maior investimento na modernização de uma viatura mas normalmente acaba-se fazendo de tudo para ter um motorzão, pneuzão e freio do tipo ABS Aperta Bem que Segura...

vavarusso
27/05/2013, 08:01
Não vou dizer que onde fiz o acabamento ficou ótimo.... porque não ficou...

A furação a qual me refiro é a dos parafusos de fixação na tubeira e os da pinça, que devem ser feitos na peça in loco, pois se deixar nas mãos dos porcos que cortam no plasma (mesmo CNC) não vai sair que preste... e dependendo da espessura da chapa aí é que não dá certo sai torto, desalinhado, então, mesmo sendo um trabalho chato e arriscado de matar a peça, eu prefiro fazer, pois se sair cagada, pelo menos fui eu quem fiz, agora imagina vc pagar um cara pra furar e ele fazer merda... eu ficaria com muita raiva...

Ao amigo aí que quer comprar os suportes já prontos, é um problema pois quando vamos fazer temos que ter o sistema montado para poder calcular a distância em gabarito e depois mandar cortar a chapa e assim furar e etc e tal, por isso a dificuldade, ou o amigo faz ou pede ajuda pra alguém fazer, ou é melhor comprar o kit pronto... é aquele velho dilema: vc sabe fazer? não! então não tá caro... agora se vc sabe fazer, então está caro!!!!

Juleymar a conta é essa mesmo... na pior das hipóteses!!!


Abraços!!!

Bom pessoal! Pablo e Juleymar concordo 100%. Estou animado em fazer esse suporte já que ele é plano para o disco do samurai e as pinças do pálio, naos é isso mesmo?? E digo mais aqui nao conheço quem faça corte em plasma o oxi-corte entao vai "oxi-gênio" (rsrs) e eu dou o acabamento. Alguém tem o desenho do suporte???

Pablo.pinto2007
27/05/2013, 10:33
Tive analisando esta questão de pinça de carro pequeno para colocar em nossas viaturas e cheguei a uma conclusão que claro alguns vão contestar, simplesmente é a maior cag***, existe o argumento que o sistema de freio de um palio por exemplo segura o carro a vamos dizer 130km/h sim e é eficiente mas quando coloca-se uma pinça destas em uma viatura não se leva em conta que no carro em questão provavelmente saiu da fabrica com rodas aro 13 no máximo 14 perfil baixo nunca foi sequer cogitado um aro 16 com tamanho final em torno de 33" (quem dirá 35" ou 37") então com certeza não terá eficiência nenhuma porque a alavanca que se forma entre a medida do pneu original os kichutão das viaturas é muito grande, então como freio é coisa séria precisamos ou colocar pinças de veículos que utilizem originalmente pneus de tamanho compatíveis com os das viaturas (pick-up tipo S-10, ranger, etc.) ou no máximo das kombi e opala (já não recomendo) ou fazer como os kits do Berga que utilizam duas pinças por roda, então resumindo freio considero que deveria ser o item com maior investimento na modernização de uma viatura mas normalmente acaba-se fazendo de tudo para ter um motorzão, pneuzão e freio do tipo ABS Aperta Bem que Segura...

Vou concordar... com relação ao diâmetro e alavancas... porém a teoria é muito bonita e a prática é algo totalmente diferente... exatamente porque não sabemos como os engenheiros calcularam os fatores de segurança das pinças comerciais, sejam para carros pequenos, médios ou grandes... então os primórdios foram na base do teste mesmo, isso levou algum tempo e dinheiro, se o Berga vende, garante (deve garantir, eu não o conheço) e qualquer outra pessoa ou empresa também o faz, é porque testou sua capacidade de frenagem e eficiência... enfim...
No meu caso inovei no escuro, instalei pinças de corolla traseiras na traseira do meu jeep, utilizo na dianteira o kit com pinças de kombi, e uso o cilindro mestre do opala e servo também, então se vai dar certo só saberei quando botar o jeep pra rodar...

Além desses fatores que vc citou tem também o diâmetro do disco utilizado e a quantidade de pistões das pinças como já citaram...

Vavá, no meu tópico tem as fotos dos meus suportes, devem ser semelhantes porém com a furação e distância das pinças do palio...

Abraços!

Pablo

Diego Ricardo Laranjeira
27/05/2013, 12:39
Além desses fatores que vc citou tem também o diâmetro do disco utilizado e a quantidade de pistões das pinças como já citaram...
Pablo

O diâmetro externo do pneu não é a única diferença, o braço de alavanca depende também do diâmetro do disco, o importante é um em relação a outro.
Sinceramente não tenho vontade de colocar as pinças do palio, se há oportunidade de escolher, prefiro escolher de um veículo que tenha pinça traseira também.
Acho que a escolha do Pablo foi uma boa escolha, visto que o Corolla tem peso semelhante ao do Jeep originalmente e é um veículo muito veloz. Fiz as contas e cheguei à conclusão que a relação dos braços de alavanca do pneu do Corolla (205/55R16) e seu disco (255 mm), para um disco de Samurai (290 mm) e usando 265/75R15 que uso, vou aumentar o braço de alavanca em menos de 9%. Isso não pode ser problema visto que o Corolla deve ser 2,5 vezes maios que minha pretensão de 80 Km/h no Jeep e que o peso bruto total (usando a capacidade de carga máxima) é bem maior que do Jeep, acredito que esses 9% não serão significativos.
Já estou ficando inclinado a imitar o Pablo!

antonio umino
27/05/2013, 13:16
Tenho um par de Suportes de pinça acho que de kadett para a trazeira...

Ainda não montei mas não sei a procedência deste suporte de pinça, pois comprei de um amigo que comprou e não vai colocar e me repassou..... Não tem manual de montagem, e pela foto ela tem um lado liso e outro com ressalto...
Não sei bem de que lado coloco no eixo...... mas por advinhação vou montar.....
até mais... se alguem souber o fabricante deste suporte indique..

Pablo.pinto2007
27/05/2013, 21:27
Tenho um par de Suportes de pinça acho que de kadett para a trazeira...

Ainda não montei mas não sei a procedência deste suporte de pinça, pois comprei de um amigo que comprou e não vai colocar e me repassou..... Não tem manual de montagem, e pela foto ela tem um lado liso e outro com ressalto...
Não sei bem de que lado coloco no eixo...... mas por advinhação vou montar.....
até mais... se alguem souber o fabricante deste suporte indique..

Antônio esse ressalto é para o lado externo, lado onde vai o cubo de roda, é exatamente para o cubo de roda não roçar no suporte... como aconteceu comigo em um suporte e tive que esmerilhar, no outro já mandei cortar com diâmetro maior.

Diego as pinças do corola, eu fui procurar na sucata (ferro velho) e o preço é alto... porém no ML achei muito em conta... e sendo que comprei por engano, eu achava que tinha sistema de freio de mão a cabo, mas a foto me enganou... tudo bem... quem sabe um dia coloco freio de mão no cardã mesmo!!! No meu caso paguei 300 dilmas no par das pinças... achei muito em conta, pois na sucata que fui estavam pedindo 450 em uma... não pensei duas vezes!!! E o suporte saiu supimpa... chapa reta, foi só medir a altura da pinça com relação ao disco e pronto, marcar e furar!!! nem calço vai precisar!!!

Abraços!

juleymar73
27/05/2013, 22:30
[QUOTE=vavarusso;1936397]Bom pessoal! Pablo e Juleymar concordo 100%. Estou animado em fazer esse suporte já que ele é plano para o disco do samurai e as pinças do pálio, naos é isso mesmo?? E digo mais aqui nao conheço quem faça corte em plasma o oxi-corte entao vai "oxi-gênio" (rsrs) e eu dou o acabamento. Alguém tem o desenho do suporte???[/QUO

Vava meu amigo , a base pra essa nossa ideia eos discos de Vitara , que por ser mais estreitos que os usado normalmente em freios a disco no Jeep proporciona a confecção de suportes retos por assim mais simples pra fazer, ja as pinças usar-se quaquer uma , a polemica e que ja tem pra vender pra dianteira no ML mais com pinças de Palio com esses suportes retos , ja na traseira tem gente aqui no Forum que ja ta andando com essa ideia ja a tempos veja >> http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/117814-duvidas-como-adaptar-pedais-de-freio-e-embreagen-suspenso-de-opala-no-cj5-3.html
mais lembrando PODE USAR QUALQUER PINÇA na frente , no meu caso que não faço trilha e não uso kichutão vou arriscar usar pinças de tempra que ja tenho aqui de graça, mais se fosse comprar partia pra de Combi d euma vez certo ,
abraço.

robsonpsantos
28/05/2013, 11:09
Tenho uma duvida , ja tenho as pinças da kombi sera que da certo com esse disco vitara ventilado para a dianteira e na trazeira tbm to querendo usar a da kombi tbm?
[QUOTE=vavarusso;1936397]Bom pessoal! Pablo e Juleymar concordo 100%. Estou animado em fazer esse suporte já que ele é plano para o disco do samurai e as pinças do pálio, naos é isso mesmo?? E digo mais aqui nao conheço quem faça corte em plasma o oxi-corte entao vai "oxi-gênio" (rsrs) e eu dou o acabamento. Alguém tem o desenho do suporte???[/QUO

Vava meu amigo , a base pra essa nossa ideia eos discos de Vitara , que por ser mais estreitos que os usado normalmente em freios a disco no Jeep proporciona a confecção de suportes retos por assim mais simples pra fazer, ja as pinças usar-se quaquer uma , a polemica e que ja tem pra vender pra dianteira no ML mais com pinças de Palio com esses suportes retos , ja na traseira tem gente aqui no Forum que ja ta andando com essa ideia ja a tempos veja >> http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/117814-duvidas-como-adaptar-pedais-de-freio-e-embreagen-suspenso-de-opala-no-cj5-3.html
mais lembrando PODE USAR QUALQUER PINÇA na frente , no meu caso que não faço trilha e não uso kichutão vou arriscar usar pinças de tempra que ja tenho aqui de graça, mais se fosse comprar partia pra de Combi d euma vez certo ,
abraço.

Diego Ricardo Laranjeira
28/05/2013, 16:26
Antônio esse ressalto é para o lado externo, lado onde vai o cubo de roda, é exatamente para o cubo de roda não roçar no suporte... como aconteceu comigo em um suporte e tive que esmerilhar, no outro já mandei cortar com diâmetro maior.

Diego as pinças do corola, eu fui procurar na sucata (ferro velho) e o preço é alto... porém no ML achei muito em conta... e sendo que comprei por engano, eu achava que tinha sistema de freio de mão a cabo, mas a foto me enganou... tudo bem... quem sabe um dia coloco freio de mão no cardã mesmo!!! No meu caso paguei 300 dilmas no par das pinças... achei muito em conta, pois na sucata que fui estavam pedindo 450 em uma... não pensei duas vezes!!! E o suporte saiu supimpa... chapa reta, foi só medir a altura da pinça com relação ao disco e pronto, marcar e furar!!! nem calço vai precisar!!!

Abraços!

Pablo,

vi que no MercadoLivre as pinças de Corolla tem um preço bom, em algumas (as novas) vi um mecanismo pequeno a mais que em outras (usadas, recondicionadas), supus que fosse do sistema de freio de mão. Se o freio de mão de Corolla não é com cabo, como ele é? Estou começando a achar que a que você comprou veio sem o mecanismo do freio de mão, mas que existe. Dá uma olhada nessas pinças no ML: Pinça Freio Traseira Toyota Corolla Remanufaturada - R$ 239,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-476023478-pinca-freio-traseira-toyota-corolla-remanufaturada-_JM)

abraços!

Denis Takashi
28/05/2013, 17:04
[QUOTE=vavarusso;1936397]Bom pessoal! Pablo e Juleymar concordo 100%. Estou animado em fazer esse suporte já que ele é plano para o disco do samurai e as pinças do pálio, naos é isso mesmo?? E digo mais aqui nao conheço quem faça corte em plasma o oxi-corte entao vai "oxi-gênio" (rsrs) e eu dou o acabamento. Alguém tem o desenho do suporte???[/QUO

Vava meu amigo , a base pra essa nossa ideia eos discos de Vitara , que por ser mais estreitos que os usado normalmente em freios a disco no Jeep proporciona a confecção de suportes retos por assim mais simples pra fazer, ja as pinças usar-se quaquer uma , a polemica e que ja tem pra vender pra dianteira no ML mais com pinças de Palio com esses suportes retos , ja na traseira tem gente aqui no Forum que ja ta andando com essa ideia ja a tempos veja >> http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/117814-duvidas-como-adaptar-pedais-de-freio-e-embreagen-suspenso-de-opala-no-cj5-3.html
mais lembrando PODE USAR QUALQUER PINÇA na frente , no meu caso que não faço trilha e não uso kichutão vou arriscar usar pinças de tempra que ja tenho aqui de graça, mais se fosse comprar partia pra de Combi d euma vez certo ,
abraço.


Juleymar,

Os discos mais "rasos" tema vantagem de usar um suporte reto, porém não dá para usar qualquer pinça, pois se a pinça for de 2 pistões ( como da Kombi) a parte " externa" da pinça iria tocar na roda... por isso que o kit que usa pinça de Kombi é tão recuado para dentro.

Particularmente, acho que a perda em diametro do disco é considerável : O disco dianteiro do Jeep tem quase 320 mm, enquanto o do vitara é 290 mm.... " Ah, mas é só 10% de diferença".... Mas se você avaliar a área de contato vai ver que a diferença é maior que isso, entende ???

Já fabriquei um kit usando o disco traseiro do Jeep na dianteira, usei por um tempo, mas posso garantir que não para tão bem quanto o kit dianteiro.... Obviamente que é melhor que a tambor, mas mesmo assim limitado.

No mesmo anuncio do mercado livre tem as pinças da Kombi com pastilha e tudo por R$ 250,00 ... soma com isso o kit por uns R$ 360,00... dá um total de R$ 610,00 ... acho que sai mais barato que tentar fabricar alguma coisa.

()´s

vavarusso
28/05/2013, 19:00
[QUOTE=juleymar73;1937059]Juleymar,Os discos mais "rasos" tema vantagem de usar um suporte reto, porém não dá para usar qualquer pinça, pois se a pinça for de 2 pistões ( como da Kombi) a parte " externa" da pinça iria tocar na roda... por isso que o kit que usa pinça de Kombi é tão recuado para dentro.Particularmente, acho que a perda em diametro do disco é considerável : O disco dianteiro do Jeep tem quase 320 mm, enquanto o do vitara é 290 mm.... " Ah, mas é só 10% de diferença".... Mas se você avaliar a área de contato vai ver que a diferença é maior que isso, entende ???Já fabriquei um kit usando o disco traseiro do Jeep na dianteira, usei por um tempo, mas posso garantir que não para tão bem quanto o kit dianteiro.... Obviamente que é melhor que a tambor, mas mesmo assim limitado.No mesmo anuncio do mercado livre tem as pinças da Kombi com pastilha e tudo por R$ 250,00 ... soma com isso o kit por uns R$ 360,00... dá um total de R$ 610,00 ... acho que sai mais barato que tentar fabricar alguma coisa.()´s"Fabricar alguma coisa nao tem preço"

juleymar73
28/05/2013, 22:00
[QUOTE=juleymar73;1937059]


Juleymar,

Os discos mais "rasos" tema vantagem de usar um suporte reto, porém não dá para usar qualquer pinça, pois se a pinça for de 2 pistões ( como da Kombi) a parte " externa" da pinça iria tocar na roda... por isso que o kit que usa pinça de Kombi é tão recuado para dentro.

Particularmente, acho que a perda em diametro do disco é considerável : O disco dianteiro do Jeep tem quase 320 mm, enquanto o do vitara é 290 mm.... " Ah, mas é só 10% de diferença".... Mas se você avaliar a área de contato vai ver que a diferença é maior que isso, entende ???

Já fabriquei um kit usando o disco traseiro do Jeep na dianteira, usei por um tempo, mas posso garantir que não para tão bem quanto o kit dianteiro.... Obviamente que é melhor que a tambor, mas mesmo assim limitado.

No mesmo anuncio do mercado livre tem as pinças da Kombi com pastilha e tudo por R$ 250,00 ... soma com isso o kit por uns R$ 360,00... dá um total de R$ 610,00 ... acho que sai mais barato que tentar fabricar alguma coisa.

()´s
Denis , foi bem observado, mais vamos ver , eu agora estou tentado a testar as pin;ca de Combi , pois consigo umas aqui condicional pra teste, como dizen , o burro num e teimoso a toa kkkkkkkkk vamos ver quem sabe a minha teimosia sai coisa que preste ,

abraço .

juleymar73
28/05/2013, 22:01
[QUOTE=Denis Takashi;1937563]"Fabricar alguma coisa nao tem preço"
Vava , concordo 100% .

tuna
29/05/2013, 10:14
All, tava vendo classificados e achei um anúncio de um jeep ford 1980 com freio a disco original de fábrica,

Freio à disco de fábrica (primeiro ano com freio à disco de fábrica)

eu nunca tive essa informação, (o que não quer dizer que ela não exista)...

Allguém sabe de algo?

[]´s

anderson_wzorek
29/05/2013, 11:02
Exatamente Tuna, freio a disco e peladaleira suspensa original de fábrica, quando fui comprar meu jeep vi um desses mas minha grana não deu haha!!!!

tuna
29/05/2013, 11:25
Exatamente Tuna, freio a disco e peladaleira suspensa original de fábrica, quando fui comprar meu jeep vi um desses mas minha grana não deu haha!!!!

Cara, se eu puser as minhas mãozinhas em um destes, copio o esquema na hora e acabo com as gambi...pedaleira suspensa eu só conhecia a partir de 82, e esse que eu vi era 80 com freio a disco de fábrica, mas pedaleira embaixo, vai entender...
[]´s

anderson_wzorek
29/05/2013, 18:15
eu já andei tentando garimpar os suportes originais para fazer uma "Réplica", mas não tem em desmanche algum, e quem tem não emprestar hahaha....

Pablo.pinto2007
29/05/2013, 18:54
Pablo,

vi que no MercadoLivre as pinças de Corolla tem um preço bom, em algumas (as novas) vi um mecanismo pequeno a mais que em outras (usadas, recondicionadas), supus que fosse do sistema de freio de mão. Se o freio de mão de Corolla não é com cabo, como ele é? Estou começando a achar que a que você comprou veio sem o mecanismo do freio de mão, mas que existe. Dá uma olhada nessas pinças no ML: Pinça Freio Traseira Toyota Corolla Remanufaturada - R$ 239,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-476023478-pinca-freio-traseira-toyota-corolla-remanufaturada-_JM)

abraços!

Diego... quando fui comprar as minhas... as fotos estavam com toda a parte do eixo, cubo de roda e agregados... por isso pensei que fosse a cabo na pinça... realmente os freios do corolla são a cabo, mas são através de um patin de freio que pega dentro do disco de freio , como se esse fosse um tambor de freio...
Na foto do anuncio que postou o link realmente mostra uma pinça com sistema de freio de mão na pinça, agora saber se essa foto não é mera ilustração... eu se fosse você tirava essa dúvida diretamente na toyota, porque eu fui dizer na roda de amigos do meu grupo offroad, onde temos donos de oficinas e eles quase me bateram quando disse que o corolla tinha freio de mão na pinça...


Para o amigo que está querendo colocar a pinça da kombi com outro disco, deve pesquisar, infelizmente estou sem o computador que tem o catálogo da MDS, senão já dizia... mas acho que a espessura do disco para pinça da kombi não bate com o disco ventilado do vitara... é bom testar antes de comprar!!!


Abraços!

Pablo

Pablo.pinto2007
29/05/2013, 19:16
Isso pra mim é novidade também... aliás eu não tô acreditando ainda...

Pedaleira suspensa vá lá, mas freio a disco, eu acho que não... estão vendendo gato por lebre... se informa se era 4x4 mesmo? pode ser que tenha uma remota chance de ter saído nos 4x2, copiados dos aerowillys ou daquele jeepster...

Ian Jeep
29/05/2013, 21:25
Pedaleira suspensa só a partir de 1981, mas desconheço a informação de freio a disco na dianteira!
Achei algumas fotos de um jeep 1982 original, e da pra ver não claramente os espelhos e campanas de freio.

Abraços Ian Jeep

Denis Takashi
29/05/2013, 23:55
Cara, se eu puser as minhas mãozinhas em um destes, copio o esquema na hora e acabo com as gambi...pedaleira suspensa eu só conhecia a partir de 82, e esse que eu vi era 80 com freio a disco de fábrica, mas pedaleira embaixo, vai entender...
[]´s

Olha, tem um Jeep 82/83 aqui na minha cidade, já tive oportunidade de mexer nele e realmente tem aquilo que dizem : Semi eixos de 30 estrias, pedaleira suspensa de fabrica, não tem a escotilha do curvão, chassis reforçado, mas o freio a disco que está nele é o mesmo comercial ( kit´s da MDS, SBD) com pinça de kombi.

As hipóteses :

1- Se foi oferecido como opcional, pode ter sido com o conjunto do Ford Landau( disco+pinças), já que no passado era esse o kit que adaptavam nos willys.

2- Reza a lenda que o kit com pinças de Kombi é na realidade um freio a disco de Javali que decidiram vender comercialmente, pois se não me engano manga e cubo do java são os mesmos do Willys...Agora : seria o kit do willys uma copia de javali ou o kit de javali uma copia de Willys ?? hahahhahaha

Diego Ricardo Laranjeira
30/05/2013, 00:42
Diego... quando fui comprar as minhas... as fotos estavam com toda a parte do eixo, cubo de roda e agregados... por isso pensei que fosse a cabo na pinça... realmente os freios do corolla são a cabo, mas são através de um patin de freio que pega dentro do disco de freio , como se esse fosse um tambor de freio...
Na foto do anuncio que postou o link realmente mostra uma pinça com sistema de freio de mão na pinça, agora saber se essa foto não é mera ilustração... eu se fosse você tirava essa dúvida diretamente na toyota, porque eu fui dizer na roda de amigos do meu grupo offroad, onde temos donos de oficinas e eles quase me bateram quando disse que o corolla tinha freio de mão na pinça...


Para o amigo que está querendo colocar a pinça da kombi com outro disco, deve pesquisar, infelizmente estou sem o computador que tem o catálogo da MDS, senão já dizia... mas acho que a espessura do disco para pinça da kombi não bate com o disco ventilado do vitara... é bom testar antes de comprar!!!


Abraços!

Pablo

Pablo,
não havia imaginado essa possibilidade de patins dentro do disco. Umas fotos que vi de pinça de corolla usada montada com disco e eixo realmente não vi cabos puxando nenhuma engenhoca. Talvez essa pinça que coloquei o Link seja daqueles corollas antigões (dos primeiros que chegaram por aqui) ou é o "imagem meramente ilustrativa" para não dizer "enganativa".

Quanto a espessura da pinça da Kombi para discos ventilados do vitara, pode ter certeza que não dá (a não ser que construa espaçadores), os ventilados do vitara são 17 mm e os sólidos da Kombi são 12 mm, mas no disco sólido do samurai dá sim.
Porém, como disse Dennis, a pinça da Kombi é gorda e pega na roda. Além disso, acho que a pastilha da Kombi fica sobrando na pista do disco do vitara/samurai, aí tem menor área e atrito que Dennis citou também. Penso que nestes casos é melhor buscar uma pinça cuja pastilha seja mais alongada e pegue toda na pista do disco. Mais uma pesquisa...

hpnardino
30/05/2013, 12:05
Essa é boa, parece a historia do ovo e da galinha... Quem vem primeiro?

sikart
02/06/2013, 23:02
Boa Noite Pessoal,
Aproveitando o tópico, eu recentemente comprei um 51, já veio com freio a disco na dianteira e pinças do opala (descobri com ajuda dos colegas aqui do forum), porém o disco esta bem danificado, como estou reformando, fiz varias alterações, e por medidas de segurança, chegou a vez dos freios. Minhas dúvidas são:
- Como posso saber qual o modelo do disco que irá dar certo para a pinça atual? Se é uma Plug and Play ou teve que ser torneada?
- Os kits da MDS são Bons? Pois pretendo trocar o tambor do eixo traseiro e colocar a disco.
Grato

antonio umino
03/06/2013, 10:52
sikart....

Geralmente o disco é ventilado com pinça de Opala alargado.
é o da Ford F 1000 sem o cubo.

até mais.

Pablo.pinto2007
03/06/2013, 17:37
Boa Noite Pessoal,
Aproveitando o tópico, eu recentemente comprei um 51, já veio com freio a disco na dianteira e pinças do opala (descobri com ajuda dos colegas aqui do forum), porém o disco esta bem danificado, como estou reformando, fiz varias alterações, e por medidas de segurança, chegou a vez dos freios. Minhas dúvidas são:
- Como posso saber qual o modelo do disco que irá dar certo para a pinça atual? Se é uma Plug and Play ou teve que ser torneada?
- Os kits da MDS são Bons? Pois pretendo trocar o tambor do eixo traseiro e colocar a disco.
Grato

FAz o seguinte... posta uma foto do disco com as medidas... Pra confirmar a idéia do Antônio (F-1000)...

Abraços!

Pablo

Sydney66
04/06/2013, 22:01
Pessoal posso estar enganado, mas ainda acho que não houve original, tenho guardada a 1ª edição da revista 4x4%Pickup de janeiro de 1983, onde eles fazem o teste do jeep a álcool zero km, na reportagem nota-se que o mesmo não possui freio a disco e nem é mencionado como opcional apesar da pedaleira suspensa e cilindro mestre de freio mais atual, mas observem na foto desse jeep original que o cilindro de freio do jeep nunca teve a panela do hidrovácuo, que só existe e é necessária no freio a disco (se não o pedal de freio fica duro demais) e que não é necessária no freio a tambor.

rafaelsouza
04/06/2013, 22:29
Pedaleiras suspenças saíram a partir de 1981 mas freios a disco nunca saíram no jeep

tuna
04/06/2013, 22:33
Pedaleiras suspenças saíram a partir de 1981 mas freios a disco nunca saíram no jeep


Pois é, ainda mais em 1980 e se tivesse saído num existiriam todas as adaptações que existem hoje não é mesmo?

[]´s

rafaelsouza
05/06/2013, 00:30
Pois é, ainda mais em 1980 e se tivesse saído num existiriam todas as adaptações que existem hoje não é mesmo?

[]´s

Sim, as primeiras adaptações foram com as pinças do galaxie, mas ai ele saiu de linha tbm e as pinças ficaram difíceis, no meio dos anos 90 bombaram os kits de adaptação em série com pinças de kombi que existem até hoje...

hpnardino
06/06/2013, 21:05
Inclusive o meu usa os de kombi na frente e kadet na traseira!!!



Sim, as primeiras adaptações foram com as pinças do galaxie, mas ai ele saiu de linha tbm e as pinças ficaram difíceis, no meio dos anos 90 bombaram os kits de adaptação em série com pinças de kombi que existem até hoje...

antonio umino
09/06/2013, 10:16
Estive vendo uma Chevrolet Cruze 2013....

O Freio Trazeiro é a disco.

A pinça trazeira é com freio de mão a cabo na pinça, Não é o sistema de Sapata de freio por dentro do disco..

Com certeza isto será uma boa adapatação de freio trazeiro a disco para nossas viaturas...

Segue foto..... Ok...

Abraços........