PDA

Ver Versão Completa : Niva ou Rural, qual comprar???



rrpomini
04/12/2006, 14:31
Olá Amigos do Fórumx4, acabei de me cadastrar nesse fórum, primeiramente, gostaria comprimentar a todos do fórum e que possa na medida do possível fazer cada vez mais amizades, mas enfim, vamos ao que interessa:

Tenho vontade de comprar um veículo que possa além de tranportes pequenos até algumas viagens médias, de 500, 600, ou até uns 1000 Km.

Daí veio a minha idéia, será que poderia comprar um NIVA?
Tem muitos que criticam esse carro, também ouvi mitos comentários de que o Niva não aguentaria muito viagens a médias distâncias, devido a sua mecânica (é o que dizem), mas também ouvi muitos comentários que esse veículo é muito bom, e suas peças podem ser substituidas por peças de outros carros, que seria uma grande vantagem para quem precisaria de peças com urgência.

Também ouvi falar muito da Rural, esse carro além de ser mais espaçoso, é de fácil mecânica e aguentaria mais (bom, isso é as únicas coisas que eu sei dele)

Aí vai a minha dúvida:
Qual carro devo comprar e queais são os pontos positivos e negativos desses conceituados veículos???
Até +++

André-4WD
04/12/2006, 15:11
Salve e Bem-vindo ao Fórum:
Com este post colocado aqui, na Rural, F-75, F-85, só vai ouvir bons comentários sobre elas!! :o)

Que uso vai fazer? pretende fazer trilha? vai usar só no asfalto p/ transportar volumes pequenos? Nesse caso, até uma 4x2 resolveria tua necessidade. Qto a carregar volumes no Niva, acho bom esquecer...nao tem muito espaço não, a não ser que retire o banco traseiro ou então os volumes são muito pequenos mesmo..

Qto a viagem mais longa.. 500 a 1000 km... tanto a bordo da Rural/F-75 qto no Niva serão dificeis.. digo pelo conforto/combustivel. Eu uso a minha rural para deslocar até as trilhas e percorro no máximo 150-200 kms.. sem pressa e ela faz na estrada, veloc constante, 6 a 7 km/litro gasolina (motor 6cc opala + carburador 3E).

Sds
Andre

Ed
04/12/2006, 15:43
rural!!!!

corre do Niva!!

[]'s

José Augusto
04/12/2006, 16:00
rrpomini, vou partir do pré suposto que vc quer um 4x4 para poder se aventurar onde 4x2 não chegam.
Qualquer um dos 2 que pegar vc poderá se divertir bastante, se vc não pretende mexer muito (fazer adaptações) o niva é um 4x4 prontinho, é menor mais leve e relativamente mais econômico, porem com espaço muito menor.
Já a rural que é muito boa, oferece uma base infinitamente melhor para adaptações, tem um chassi relativamente forte e eixos que aceitam muito desaforo.
Não aconselho nenhum dos 2 para viagens longas, principalmente estando ambos originais, o niva requer um motor melhor para essa finalidade pois original é fraco, na rural tb a troca do motor é aconselhável, não que o original não de conta, aí o problema é o consumo, a solução na rural é um motor diesel.
Saindo do passeio e indo para trilhas, quanto mais pesadas mais a balança tenderá para o lado da rural, isso de certa forma é natural pois ela (a rural) foi concebida a partir de um jeep.

Zepi
04/12/2006, 21:37
Amigo tenho uma rural....Não posso falar do Niva pois nunca andei em um,mas o que pude ver é que ele tem uma suspenção bem macia,e se não me engano tem bloquei central...Já a Rural depois de algumas alterações,a maior parte não possível no Niva,fica um carro muito forte e confiável.Também tem o fato de ter muito espaço.Na minha tem um cilindro de gnv e em cima dele tem uma baita caixa de som.Você pensaria:...o cara perdeu o porta-malas mas...Que nada!Ficou um baita espaço,possível de várias cargas.Esses dias levei a minha máquina de lavar...(e olha que é uma eletrolux,daquela bem antigas e enormes!)
Mas tentando ser imparcial te diria que pode avaliar da seguinte forma: Se quer uma carro 4x4 pronto,fique com o Niva,como disse nosso colega.Agora se quer deixar um monstro de jipe ou com a sua cara vai de Rural,pois tem infinitas possibilidades de modificação.

Um abraço

Lama
04/12/2006, 23:30
Tenho vontade de comprar um veículo que possa além de tranportes pequenos até algumas viagens médias, de 500, 600, ou até uns 1000 Km.

+++

Companheiro.

É meio dificil opinar sobre um assunto em que você não se especifica melhor.

Qual é o interesse pelo carro?

Se for trilhas (sejam elas leves ou pesadas), passeios de final de semana, etc, uma Rural vai muito bem. A manutenção é relativamente fácil, peças para adaptar na joinha e até algumas originais tem até em padaria (considere o sentido metafórico da expressão), e como se diz: Rural é a resistência do Jeep. O Conforto de um carro de passageiros. A força de um caminhão!

Se for para o dia-a-dia e trilhas leves de vez em quando, por uma questão de "ser mais compacto", EU prefiro o Niva. Também é um carrinho bom e bem mais fácil de se manobrar no centro da cidade as 18:30h, por exemplo.

Tenha uma coisa na cabeça. Rural é um carro ANTIGO (não é velho, viu!!!!) e, por isso, necessita de atualizações para se tornar confortável (nos padrões atuais do mundo automobilistico). Coisas como, direção hidráulica, bancos mais confortáveis (não que os originais não sejam), ar condicionado, vidro elétrico, pedaleira suspensa, servo-freio, cinto de três ou quatro pontos, entre outros.

O Niva, por ser mais "novinho" (anos 90 e coisa e tal), necessita de quase nenhuma adaptação ou atualização para rodar na cidade e fazer trilhas leves.

Resumindo:

Por favor, diga o que você realmente quer com o carro. Se for só pra transportes pequenos e viagens médias (Pra mim, 1000Km é longe pra KCT, ainda mais de Rural ou Niva), aconselho você a comprar um Uno, Gol ou outro 1.0 de sua preferência. Para cargas, uma Fiorino, Saveiro, Montana (essa é lindona, hein?).

Abraço e por favor, seja um pouco mais específio.

alexandre roveri
05/12/2006, 09:21
:stop: O problema é querer comparar dois carros muito diferentes !
Pra mim o que os dois tem de similaridade = Os dois são gastões, SÓ :!:
Do resto não tem comparação !
Com relação a viagens longas com o Niva posso te apresentar alguns casos : 8-)
:arrow: Astor Andrade, amigo Niveiro aqui de Campinas foi ao Jalapão e voltou sem grandes problemas
:arrow: Guttenbergue Machado, foi até a Patagonia e voltou sem problemas
:arrow: Gustavo Lutz, veio de Manaus ao Rio de Janeiro passando por Rio Branco AC :twisted: AH no verão e sozinho :parede:
:arrow: Tem um outro camarada na lista de Niveiros que é Fuzileiro Naval alocado no Rio de Janeiro e mora em Natal RN todo ano na época de féiras faz esse trajeto de ida e volta com o Niva :parede:
O que eles tem em comum :?: Conhecem o carro de cabo a rabo, barulho por barulho!:wink:

Agora tudo isso é apenas por paixão ao Niva e são tudo cabeçudo :parede: :parede: :parede:

Porque é desconfortavel e gastão pra kct :!::lol: :lol: :lol:

AHHHH !!! Outra coisa A capacidade de carga do Niva, mesmo tirando o banco é baixissima ! E aumenta exponencialmente o consumo ! :-P :-P :-P

pedrodoniva
05/12/2006, 09:32
NIVA KRA!!!

Só troque os bancos originais do russo porque realmente são muito ruins...
Nesse disputa de gastões quem ganha é o q aguenta uma viagem de 1000 km? Bom,vc confiaria numa viatura de 15 anos ou numa de 30?
Sou meio suspeito pra responde rum tópico desse desse,pois amo o Niva com unhas e dentes,e pra mim não há veículo melhor...muito bom para ser usado como carro para dia-a-dia...nesse ramo,fuja de rural...

Otávio Luiz
05/12/2006, 09:49
Lá vai o meu pitaco...
Já tive Niva, tenho um Jeep e estou partindo pra uma F75...:dance:
O Niva é um jipinho bom, o problema é achar um que não esteja muito judiado.
Sua suspenção é super confortável, o que faz dele (na minha opinião) imbatível no quesito conforto. Isto quando o que se pretende é utilizar a viatura p/ pegar estradão (leia-se estradas de terra). Não tem nem compraração com Jeep e Rural, o Niva passa pela buraqueira e você nem sente.
MAS Niva é monobloco, e não aceita muuuita modificação como a Rural. A melhor coisa a fazer no Niva é achar um super conservado e mexer o mínimo possível; trocar os bancos (os originais são uma josta) colocar um comando esportivo pra melhorar a performance do motor original (que não é ruim) e caixa de direção do Maverick.
A Rural já aceita mais modificações; direção hidráulica (pra por uma no Niva é um saco!) motor diesel, ou um motor mais moderno e GNV, tem mais espaço (apesar do porta mala do Niva ser bem grandinho), os eixos aguentam pneu grande, etc... e na minha opinião é mais bonita...:mrgreen:
Sinceramente, não dá pra comparar. São duas viaturas bem distintas. Veja bem o que você pretende fazer com o jipe. Quando comprei meu Niva pretendia fazer trilhas leves e passeios com a família. Com o tempo comecei a gostar de trilhas mais pesadas, aí parti pro Jeep/Rural. Em termos de robustez muda da água pro vinho, assim como o conforto...:pensativo:
Conheço um cara de SP que adora viajar de Niva, todo ano ele faz uma viagem de mais de 1.000Km com o russinho e vai na boa! É só ter a manutenção em dia, como em qualquer carro. Até uma Brasília atravessa o Brasil se estive com tudo em dia...
Peças pras duas não é difícil de encontrar, existem várias lojas, principalmente em SP, que tem. Os niveiros estão comprando peças originais de um site russo, e os caras estão enviando direitinho.
Pense bem, ande nos dois e faça sua escolha.:concordo:

rrpomini
05/12/2006, 12:53
Lá vai o meu pitaco...
Já tive Niva, tenho um Jeep e estou partindo pra uma F75...:dance:
O Niva é um jipinho bom, o problema é achar um que não esteja muito judiado.
Sua suspenção é super confortável, o que faz dele (na minha opinião) imbatível no quesito conforto. Isto quando o que se pretende é utilizar a viatura p/ pegar estradão (leia-se estradas de terra). Não tem nem compraração com Jeep e Rural, o Niva passa pela buraqueira e você nem sente.
MAS Niva é monobloco, e não aceita muuuita modificação como a Rural. A melhor coisa a fazer no Niva é achar um super conservado e mexer o mínimo possível; trocar os bancos (os originais são uma josta) colocar um comando esportivo pra melhorar a performance do motor original (que não é ruim) e caixa de direção do Maverick.
A Rural já aceita mais modificações; direção hidráulica (pra por uma no Niva é um saco!) motor diesel, ou um motor mais moderno e GNV, tem mais espaço (apesar do porta mala do Niva ser bem grandinho), os eixos aguentam pneu grande, etc... e na minha opinião é mais bonita...:mrgreen:
Sinceramente, não dá pra comparar. São duas viaturas bem distintas. Veja bem o que você pretende fazer com o jipe. Quando comprei meu Niva pretendia fazer trilhas leves e passeios com a família. Com o tempo comecei a gostar de trilhas mais pesadas, aí parti pro Jeep/Rural. Em termos de robustez muda da água pro vinho, assim como o conforto...:pensativo:
Conheço um cara de SP que adora viajar de Niva, todo ano ele faz uma viagem de mais de 1.000Km com o russinho e vai na boa! É só ter a manutenção em dia, como em qualquer carro. Até uma Brasília atravessa o Brasil se estive com tudo em dia...
Peças pras duas não é difícil de encontrar, existem várias lojas, principalmente em SP, que tem. Os niveiros estão comprando peças originais de um site russo, e os caras estão enviando direitinho.
Pense bem, ande nos dois e faça sua escolha.:concordo:

Olá!

Bom, realmente, são dois carros completamente diferentes, mas a minha dúvida é por isso mesmo!
Se fosse idênticos, opitaria por qualquer um, mas eu gostaria de saber qual é mais confiável de se viajar, sendo que gosto de uma trilha (não aquelas pesadas!!!) e uma boa estrada, também pretendo fazer com o carro que eu comprar uma viagem em lugares desertos, onde eu poderia andar com a caranga sem ter o risco de me deixar na mão, são dois carros ótimos, mas tenho paixão pelos dois, mas $$$ para um só (futuramente)
e tb esse carro eu queria usar para trabalhar, mesmo sendo o meu serviço a apenas 15 km de casa.
Essa é uma dúvida muito grande, que eu fico perdido, e como vcs tem uma experiência muito grande eu peço a vocês!!!
De off (ainda mas por pouco tempo) não entendo nada, mas se me perguntarem de bike, rsrsrs é comigo mesmo!! Um abraço a todos!

NeRo
05/12/2006, 13:03
Pomini... Quanto cacau você tem na sacola?

pedrodoniva
05/12/2006, 13:12
Pra viajar sem dúvida o melhor é o Niva,mas pra ser carro de trabalho acho meio furada qualquer um dos dois...No começo é divertido,mas o bolso começa a pesar....os dois gastam muito.A nao ser que você pegue alguma viatura a diesel,mas isso implica em mais bufunfa...
Pra pegar um trilha leve/média e fazer passeios com a família (praia,sítio,montanha) as duas carangas são muito legais. Porém o Niva é mais ágil na cidade do q a Rural,mas essa pode ser mais mexida...foi como disseram,pra fazer adaptação no niva é saco!

alexandre roveri
05/12/2006, 16:43
Palpite de um Niveiro :!: :parede:
Pensa sério num Vitara ou Samurai :concordo: Até mesmo um Térios
Pra viajar mais sério ainda em um Vitara ! :palmas:

Acho que essa vai ser unanime 8)

Otávio Luiz
05/12/2006, 17:29
Pra viajar mais sério ainda em um Vitara ! :palmas:
É isso aí meu nobre , cego e degolado Roveri...8-)
Se o negócio é viagem e cidade com pouca trilha e o cascalho deixa, vai de Vitara.
Samurai pra pegar estrada acho que não é o caso. Estes são pra trilha mesmo!!!
Mas tudo depende do bolso do camarada. Ih! camarada é coisa de niveiro...:mrgreen:

Lama
05/12/2006, 22:33
rrpomini.


Concorde em gênero, número, grau, ordem, direção e sentido com o Alexandre Roveri (Niveiro). Acho que para a sua aplicação, os carros da Suzuki são os mais indicados, principalmente o Vitara.

Se aperta um pouco agora pra não se arrepender depois. relação custo/beneficio menor, se é que você me entende.

Cícero Franco
06/12/2006, 14:45
A Potranca tá com motor Maxion 2.5 Turbodiesel. Viajo direto com ela. Vou seguido de Floripa para Porto Alegre (uns 1000 km ida e volta) e se tou com o pé macio, chego a fazer 14 km/l. E prá aguentar a BR101 tem que ser um carro forte mesmo.

[]s

Symon
09/12/2006, 20:37
rrpomini

Concordo plenamente com o colega José Augusto
Tenho um Niva e uma F75 e poderia mencionar as vantagens e desvantagens de cada já que sou usuário de ambos, no entanto diria apenas a voce que,para viagens longas não aconsellharia a usar nenhum dos dois a não ser que estejam revisados e com equipamentos, peças, etc mais 'modernos' e preparados para tanto. Um abraço e boa sorte

Cícero Franco
09/12/2006, 22:00
Symon tem razão. Num Niva ou numa Rural original não se consegue fazer viagens longas. É preciso prepará-los para tanto. A Rural comporta uma série de melhorias. Falei que a minha tem motor Maxion diesel. Tem caixa de MB Sprinter de 5 marchas e diferencial com relação longa. A suspensão é original com kit fess, mas assim que eu tiver dinheiro, quero mudar para o kit toyota. A reduzida é original adaptada e a caixa de direção é mecânica do santana. Os freios são a disco, de kombi na dianteira e kadett na traseira. Por isto eu consigo viajar bastante. Mesmo porque com um BF161 (motor original da Rural) não se consegue fazer mais de 7 km/l a 60 km/h, o que é totalmente inviável nas estradas modernas, onde os caminhões andam a 120 brincando. Ou seja, se um caminhão não passar por cima de ti, tu fica pobre antes de chegar no destino...

[]s

Lama
11/12/2006, 22:48
rrpomini.

É o que o Cicero disse. Pra ter uma Rural ou Niva para viagem você vai gastar - brincando - mais de R$20.000,00 (principalmente pelo motor diesel, um bom não é nada barato), ou seja, pra sua aplicação é melhor um suzukinho ou outro jipe mais moderno (Pajero, cherokee, sportage, etc...) e consequentemente mais caro. Porém, pode ter certeza que vale a pena.

Cícero Franco
12/12/2006, 08:21
Gastei ao todo na Potranca, incluindo a rural, 26000!

Mauricio Rossetto
13/12/2006, 14:38
Estou comprando a mecânica da F-75 e pretendo colocá-la embaixo da Carroceria do Niva...........vai ser o NiWa hehe

Otávio Luiz
13/12/2006, 15:19
Estou comprando a mecânica da F-75 e pretendo colocá-la embaixo da Carroceria do Niva...........vai ser o NiWa hehe

Você tá de sacanagem, né?:stop:
Vai colocar o BF161 no Niva? Vai andar menos e gastar mais que o Niva e a F75 juntos...:parede: :parede:
Vai adaptar um motor no Niva? Parte pra alguma coisa moderna, o AP já é consagrado nos russos, e até de Chevette já ouvi falar...

Mauricio Rossetto
13/12/2006, 15:26
Otávio, na verdade estou comprando a mecânica da F-75, e então vou ver um motor para ela (se possível Diesel), e depois decidirei a carroceria. Realmente me passa pela cabeça uma carroceria como a do Niva, gosto do Niva mas não gosto da mecânica......Imagine conseguir colocar aquilo tudo embaixo da carroceriazinha do Niva....acho que vai ficar apertado:mrgreen: :mrgreen:... é viajar na maionese. Realmente a carroceria vai ser uma escolha interessante, também penso em construir uma.
No meu Niva atual penso em alterar poucas coisas, só o necessário da manutenção, até mesmo porque estou em outro projeto.... O Niva não me aguenta, estou trocando buchas, homocinéticas, retentores, terminais de direção, etc de 6 em 6 meses. Sabe aquele ditado, passarinho que anda com morcego acorda de cabeça para baixo, pois é, tô fazendo trilhas com Willys....
Estou vendo a compra de um "pacote" que vem com motor do Opala 4 cilindros a gasolna ou alcool, mas penso em um motor diesel (esses da Besta por exemplo).

Otávio Luiz
13/12/2006, 16:00
.... O Niva não me aguenta, estou trocando buchas, homocinéticas, retentores, terminais de direção, etc de 6 em 6 meses. Sabe aquele ditado, passarinho que anda com morcego acorda de cabeça para baixo, pois é, tô fazendo trilhas com Willys....

Realmente, em termos de robustez não dá pra comparar Lada e Willys. Foi por isso que troquei o Niva por um CJ.
Sobre seu projeto, tem um cara aqui de Ctba que pegou uma Cachorro Louco e deixou só o chassis, e fez o resto de tubo. Dá uma olhada, pelo menos você tira algumas idéias...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21718

Mauricio Rossetto
13/12/2006, 16:32
Maravilhoso este projeto Otávio, realmente é pra onde quero caminhar. Comecei a ter estas idéias depois que vi este desenho:

Otávio Luiz
13/12/2006, 16:46
Tá parecendo o TAC...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21793

Mauricio Rossetto
13/12/2006, 17:09
Sim, é parecido mas esse é da Ford.