PDA

Ver Versão Completa : Substituto p/ agua no radiador.



Helios
13/03/2004, 23:40
Fala galera !! :D

Alguém conhece alguma solução para substituir a água no radiador?? :?:

Já ouvi falar numa substancia química q substitui a água e aditivo com muita eficiência no radiador evitando a corrosão e oxidação das peças.!!

leopoldo
13/03/2004, 23:47
AGUA DESTILADA.

Meu conselho:

Sempre procure algo que possa ser achado com facilidade no mercado e/ou seja relativamente barato.

Não adianta colocar o supra sumo da tecnologia se você tem que bater na porta da NASA sempre que for reabastecer.

Isso vale para gasolina, oleos, aditivos ou mesmo peças.

Helios
14/03/2004, 09:25
AGUA DESTILADA.

Meu conselho:

Sempre procure algo que possa ser achado com facilidade no mercado e/ou seja relativamente barato.

Não adianta colocar o supra sumo da tecnologia se você tem que bater na porta da NASA sempre que for reabastecer.

Isso vale para gasolina, oleos, aditivos ou mesmo peças.


Eu já ouvi falar em usar somente água destilada...
minha duvida é a seguinte, A água destilada corrói as peças?

Obrigado !!

leopoldo
14/03/2004, 13:18
Mesmo a água destilada corroe, mas tem uma diferença:

É uma água pura, isenta de cloro, calcáreos e outros materiais (é por isso que é chamadade água dura) que promovem mais ainda a corrosão e dposição de cacas dentro do sistema de arrefecimento, piorando a formação daquela linda LAMA dentro do sistema.

Marcos ET
14/03/2004, 15:13
Galera, podem rir a vontade, mas usei durante anos em meu Véio uma mistureba dem barata e fácil:

ÓLEO SOLÚVEL (ÓLEO DE CORTE).... daqueles que usam em retíficas

Adicionei óleo de corte na água do radiador, acabou com a corrosão, melhorou a troca de calor (é feito pra isso!) e ainda nao cria aqueles "macarrões" dentro das coleias!....

[]'s esperando gargalhadas!

Helios
14/03/2004, 16:31
Mesmo a água destilada corroe, mas tem uma diferença:

É uma água pura, isenta de cloro, calcáreos e outros materiais (é por isso que é chamadade água dura) que promovem mais ainda a corrosão e dposição de cacas dentro do sistema de arrefecimento, piorando a formação daquela linda LAMA dentro do sistema.

Eu cheguei a uma conclusão; Vou usar uma mistura de água destilada mais aditivo 50% + 50%. Eu acredito q posso ter uma perspectiva de vida útil maior! :roll:

Muito obrigado pelas dicas! :wink:

marcelo nunes
14/03/2004, 17:19
Dica para quem usa o velho e bom aditivo à base de etilenoglicol:

Solução de 30% de aditivo e 70% de água. Com essa solução o líquido de arrefecimento troca 45% mais calor, portanto é muito mais difícil superaquecer o motor, e só entra em ebulição a 115ºC à pressão atmosférica. Se a tampa do radiador estiver ok, pode chegar a 130º sem ferver. Em motores turbinados cheguei a usar 40/60.
Além disso, os bons aditivos ainda lubrificam a bomba, protegem mangueiras e são detergentes de bloco e radiador.
Marcas confiáveis, que sempre utilizei em motores de competição: STP (o melhor disparado, estupendo), Paraflu, Delco ou VW (originais de fábrica, muito bons).
Cuidado que tem muita água colorida sendo vendida à guisa de aditivo por aí.

Eduardo Chaves
14/03/2004, 21:15
PessoALL,

Se houver alguma dúvida em relação à integridade do radiador e selos, o ideal é NÃO usar aditivos...

Experiência própria... :wink:

[]'s...

marcelo nunes
14/03/2004, 21:25
Realmente não se deve fazer experiências durante uma trilha.
Portanto, creio que se houver dúvidas quanto ao estado de radiador, selos ou mangueiras, além do próprio reparo da bomba dágua, ao passar a utilizar aditivos num motor que usava somente água é melhor rodar uns dias somente na cidade, porque se houver algum furo ou folga em algum desses componentes que esteja tampado por ferrugem ou borra ferruginosa, ele será desobstruído pelo aditivo e aí vai vazar tudo mesmo.
No entanto, julgo ser melhor descobrir antecipadamente a existência de um furo usando aditivo na cidade, mesmo porque ele é colorido e fica mais fácil descobrir a origem de algum vazamento, do que ter um selo estourado de surpresa no meio do mato.
Partindo desse princípio, nem mesmo a tampa de radiador deve ser trocada imediatamente antes de rodar fora de estrada, pois com uma tampa 100% a pressão do sistema aumenta e daí vai vazar água, com aditivo ou sem, por onde já estava para "abrir o bico".

marcelo nunes
14/03/2004, 21:31
Minha única dúvida quanto ao uso de óleo de corte como aditivo é se ele não ataca as borrachas, pois não conheço sua composição.

leopoldo
14/03/2004, 21:59
É como o nome diz:

Óleo de corte: para a refrigeração tanto da da aresta cortante de uma broca, bit , etc...quanto de uma peça que esta sendo usinada.

Aditivo para radiador...... bom, nunca ouvi dizer que etileno-glicol era bom para operações de usinagem.

Assim,

Cada macaco no seu galho.

marcelo nunes
14/03/2004, 22:58
Além do mais, o óleo de corte (ou óleo refrigerante, como dizem alguns), não deve ter propriedades de viscosidade adequadas e troca de calor equivalente aos aditivos à base de etilenoglicol.
Acho melhor não arriscar.
Vai que esse fluido ataca borrachas ou forma espuma, criando bolsões de ar no sistema (daqueles que fazem você colocar água toda hora, sem achar vazamento em lugar nenhum), ou cavitando e detonando o rotor da bomba dágua.

Marcos ET
15/03/2004, 01:57
PessoALL, usei esta mistureba por conta e risco, mas usei durante 5 anos e nunca tive problema...

a composiçao do óleo solúvel melhora a troca de calor do fluido, nao levei em consideração a viscosidade, pois o sistema de refrigeração nao necessita de lubrificação interna (água e aditivo somente), além do óleo ser anticorrosivo, depois de anos usando esta composição, o velho continetal "abriu o bico" depois de uma trilha pesada, desmontei ele em maio do ano passado e as partes internas de circulação de água estavam em ótimo estado, sem corroer os selos mecânicos e sem acumulo de barro e oxidados dentro do bloco, as mangueiras também nao foram afetadas senao pelo desgaste natural do tempo, mas estavam melhores por dentro que por fora, além das aletas do radiador nao terem entupido (depois de anos elas nao entupiram!)...

nao tive problemas com espumas, nem com mais nada, ficou jóia, pretendo continuar usando "isso" como aditivo, mas repito, por minha conta e risco... vi que nao afetou em nada o meu motor, tenho o mesmo jeep desde 1979, acompanho o continental desde aquele ano, só depois de 1997, quando coloquei óleo solúvel (na proporção para usinagem) é que a água parou de ficar marrom (tipo água com lama, ou ferrugem) e ficou permanentemente branca. tipo leite mesmo.... bem homogênea. nuna mais precisei reparar o radiador, os únicos problemas que tive foram a borracha da tampa que endureceu (depois de 20 anos...) e as correias da bomba d'água que arrebentavam vez por outra...

nao estou falando que é a salvação da lavoura, mas pra mim deu muito certo!

[]'s esperando mais pedradas! hehehe

marcelo nunes
15/03/2004, 08:53
Mencionei a viscosidade não por necessidade de lubrificação, visto que esta propriedade dos fluidos não tem relação com a lubricidade, mas pela resistência ao fluxo e pela cavitação ou desgaste do rotor da bomba, que eu nem imagino se ocorreriam.

Jeep83
15/03/2004, 10:39
Ola gente,

Eu tambem sempre usei oleo soluvel misturado a agua... fica parecido com um leite.

Uso e recomendei para muita gente. Nunca tive problemas, nem ouvi falar de gente que tivesse algum tipo de problema.

Vi pela primeira vez uma empresa de onibus que usava essa receita em toda a frota.

Usei num chevette, no jeep ford OHC 2.3, num gol.... nunca tive problemas... e quando o fluido abaixa, basta completar com agua. Eu punha agua da torneira mesmo. Quando ficava meio ralo, eu colocava mais um pouco de oleo.

Essa solucao de oleo soluvel com agua usa muito pouco oleo, a maior parte é agua, e portanto a capacidade de troca de calor é bem parecida com a da agua.


Abraçao, Frank

Jeep83
15/03/2004, 10:41
Ola gente,

Eu tambem sempre usei oleo soluvel misturado a agua... fica parecido com um leite.

Uso e recomendei para muita gente. Nunca tive problemas, nem ouvi falar de gente que tivesse algum tipo de problema.

Vi pela primeira vez uma empresa de onibus que usava essa receita em toda a frota.

Usei num chevette, no jeep ford OHC 2.3, num gol.... nunca tive problemas... e quando o fluido abaixa, basta completar com agua. Eu punha agua da torneira mesmo. Quando ficava meio ralo, eu colocava mais um pouco de oleo.

Essa solucao de oleo soluvel com agua usa muito pouco oleo, a maior parte é agua, e portanto a capacidade de troca de calor é bem parecida com a da agua.


Abraçao, Frank

Scacca
15/03/2004, 13:28
Eu usei oleo soluvel em meu verona por dois anos, depois comprei o jeep que ja faz 3 anos que roda com essa mistura, por enquanto não tive nenhum problema, não troco minha leitosinha (agua com oleo soluvel) por nada.

[]'s

leopoldo
15/03/2004, 20:57
Bom,

Contra a avaliação experimental não há argumentos.

Eu mesmo já usei, mas não posso recomendar. Não é certo.

É algo que só o tempo e experiência pessoal pode comprovar mas, pode ser que nos nossos motores que não enfrentam os extremos de temperatura do alasca ao deserto do saara essa mistura seja eficiente.

Não tenho conhecimento de formação de espuma, nunca ví isso num torno, fresadora ou mesmo num radiador.

Vocês dizem que não é necessário pois não há lubrificação, mas esqueceram do SELO DA BOMBA ?????

Esse assunto é controverso mas de vantagem, tem isso, nunca ví alguem dizer que detonou um motor.

Por enquanto, fico com o etileno glicol, porque no MEU motor o problema é calor mesmo.

Marcos ET
15/03/2004, 21:28
Leopoldo, desculpe a ignorância :oops: mas como é que se lubrifica originalmente o selo da bomba d'água? pensei que ela fosse "rolamento blindado"...?

além do mais, o óleo solúvel tem seu nível de lubrificação, para evitar que a aresta de corte das ferramentas de usinagem se desgastem mais rapidamente, lubrificando as partes que estao "em volta" do corte, produz-se menos calor, e o restante é dissipado muuuuuuito melhor do que usando somente água.... mesmo assim, nao sabia que o selo da bomba era lubrificado por algum aditivo na água.... (é que nunca dei muita moral pra esta "parte" do motor, coloquei óleo solúvel e água, observei a temperatura de desgaste e pronto....)

SDS curiosas (pra variar, dnovo!)

leopoldo
15/03/2004, 21:44
Boa noite colega deseperado

Mas eu não falei do rolamento da bomba que é blindado mas sim de algo que vem antes disso..... o selo cerâmico de vedação da bomba.

Voce nunca desmontou uma bomba d'água?

Beto Lacerda
16/03/2004, 02:10
Sem querer ser intrometido , só pra dar uma esfriada :lol: , meu avô me ensinou a usar agua destilada+aditivo "original da volks" a uma proporção 2/3 agua,1/3 aditivo sempre usei e nunca tive problemas , quando o Brucutu ainda andava de ohc nunca ferveu ,nem formou nada dentro do radiador. tambem vale dizer que quando meu avô resolve trocar de carro sai briga na familia pra ver quem compra o dele (o veio cuida :lol:) .
mas de qqer forma vou perguntar pro meu prof. de usinagem se o oleo de corte tem alguma caracteristica que possa danificar o sistema de arrefecimento de um carro. acredito que não mas ...
[]'s refrigerados

Marcos ET
16/03/2004, 21:08
Boa noite colega deseperado

Mas eu não falei do rolamento da bomba que é blindado mas sim de algo que vem antes disso..... o selo cerâmico de vedação da bomba.

Voce nunca desmontou uma bomba d'água?

:oops: Vixe Leopoldo, nunca desmontei uma bomba d'água.... sei como funciona, mas nunca tive "tesão" por esta parte do motor... comecei abrindo o filtro de óleo, passei pelo sistema de lubrificação, câmaras de combustão, mancais... ja abri até aquela peneira do pescador que fica dentro do carter, mas o máximo que fiz com a bomba d'água foi tirar ela pra trocar uma junta mal instalada.... (é que a minha bomba d'água nunca me deu problemas, nem mesmo no motor Continental... é que eu uso óleo solúvel :D :D :D :D )

realmente nunca tive a curiosidade de fuçar na bomba d'água...

[]'s provocativos, mas sem querer afrontar ninguém....

Fernando Luis T Peres
21/03/2004, 01:08
:shock: :?: Ok! Parece que o óleo de corte funciona. Mas qual é a proporção? Pode ser usado em automóveis?

leopoldo
21/03/2004, 12:43
oops: Vixe Leopoldo, nunca desmontei uma bomba d'água........

Não se preocupe Marcos,

Nós que temos jeep a mais de 20 anos é que estamos parecendo ET's.

Na época em que eu comprei meu Jeep58 (1976) era muito comum a troca do reparo. O dito da época era: se a bomba está boa troque só o reparo(?????????). Mas as coisas mudaram e hoje esses desenhos de bomba com especificação de cotas para a remontagem, nem vem mais nos manuais dos carros modernos.

Esse desenho acima é do Manual do Maverick 3000. Vale para o BF também. Se voce tiver uma prensa e tiver por exemplo vazamento de água pela bomba e o rolamento estiver bom ou, se tiver um rolamento roncando mas a bomba não vaza, quem sabe se arrisque a trocar o reparo.......sem quebrar o corpo da bomba.

Sobre o óleo de corte, é o que eu já escreví: contra a evidência experimental, não há discussão, mas é conveniente contactar um fabricante de óleo de corte e ouvir a opinião dêle.

Quem sabe até eu jogue meu aditivo fora.

Marcos ET
22/03/2004, 16:41
Ok Leopoldo, valeu!

Fernando, naum lembro bem a proporção, pois meu véio tá na UTI vai inteirar um ano! mas é a mesma que os torneiros usam para fluido de corte, acho que na embalagem vem escrito....

FALOW!

ronairy
07/04/2004, 12:44
Para os interessados no assunto, acessem : http://www.mgcbr.com.br/artigos/superaquecimento.htm

O interessante é que o cara chega a conclusão de que nada resolve o problema, ou seja, nada de etileno, oleo soluvel, agua deionizada...

SÓ A ÁGUA DE TORNEIRA SALVARÁ ! :shock:

marcelo nunes
07/04/2004, 14:20
Para os interessados no assunto, acessem : http://www.mgcbr.com.br/artigos/superaquecimento.htm

O interessante é que o cara chega a conclusão de que nada resolve o problema, ou seja, nada de etileno, oleo soluvel, agua deionizada...

SÓ A ÁGUA DE TORNEIRA SALVARÁ ! :shock:


Mas não entre na conversa dele porque tá na cara que ele é realmente leigo no assunto.

Primeiro: não sei de onde ele tirou que o etilenoglicol troca menos calor que a água. Basta pingar umas gotas na mão e esfregar uma na outra e você vai perceber a diferença na hora. Aliás esse é um bom teste para diferenciar um aditivo bom de um ruim.
Sente-se um maior aumento de temperatura nas mãos, o líquido rouba e concentra nele mesmo o calor do atrito. Em seguida as mãos ficam geladas. O líquido troca calor rapidamente com o ar. Muito mais rapidamente que a água.
Ou seja, o etilenoglicol troca calor muito mais rápido que a água. Rouba o calor do motor mais rápido e joga fora este calor mais rápido quando passa pelo radiador.

Só que se o radiador estiver ferrado, entupido, enferrujado, remendado, daí o líquido vai ficar "preso" lá dentro e não vai dispersar o calor e nem dar passagem para o líquido quente que vem atrás. Resultado: concentração de calor...

Quando a corrosão, se for para colocar qualquer coisa dentro do radiador e esquecer...bom, daí até água destilada vai causar corrosão. Tem que trocar de tempos em tempos mesmo, o que num CJ pelo menos não é tão trabalhoso assim.

O que todo mundo esquece é que o problema não é a água circular a 90 ou a 130 graus. O problema é ela FERVER, pois qualquer líquido em ebulição PERDE CAPACIDADE DE TROCA DE CALOR.

Ou seja, água mais aditivo meio a meio fervem a 130 graus e continuam retirando o calor do motor até enquanto não estiverem fervendo.
Água fervendo a 100 graus não consegue levar o calor excedente para o radiador. Se estiver a 101 graus só consegue levar para o radiador o calor que levaria com 100, e daí por diante. O motor vai chegar aos 180, 200 graus, empenar, travar, e a água vai estar a 105...110.

Daí que é melhor um motor a 105 graus com aditivo, do que só com água (fervendo e vaporizada).

guto_udesc
18/02/2010, 01:03
Olá! :concordo:
Desenterrando o tópico.... :oops:

Alguém sabe me dizer quantos litros cabe no motor 6cc BF-161 + radiador original ??

Estou querendo colocar aditivo Bardahl RadCool e pelo que li para motor BF fica em torno de 30%/40%, é isso mesmo ? Alguém recomenda outro aditivo ?

Obrigado por qualquer ajuda ! :palmas:
[]s

Pedrão B.
18/02/2010, 02:06
Guto,
Esta informação está no Manual...na seção "Donwloads" do Fórum tem o Bendito.
[]'s

guto_udesc
18/02/2010, 02:44
Guto,
Esta informação está no Manual...na seção "Donwloads" do Fórum tem o Bendito.
[]'s
Olá !
Valeu pela dica Pedrão! Muito boa e completa essa seção.

Bom agora que "baixei" os manuais fica a informação para quem achar interessante, é o seguinte:
No manual do propritário Jeep Willys-Overland do Brasil diz que o sistema de arrefecimento tem capacidade de 10,4 litros. E para o proprietário do Jeep Ford, o manual do proprietário do Jeep Ford do Brasil diz que o sistema de arrefecimento tem capacidade de 11,8 litros.

Só não achei a proporção correta de aditivo ... 30%, 40%, etc ???

[]s

Jacimar
18/02/2010, 06:32
Olá !
Valeu pela dica Pedrão! Muito boa e completa essa seção.

Bom agora que "baixei" os manuais fica a informação para quem achar interessante, é o seguinte:
No manual do propritário Jeep Willys-Overland do Brasil diz que o sistema de arrefecimento tem capacidade de 10,4 litros. E para o proprietário do Jeep Ford, o manual do proprietário do Jeep Ford do Brasil diz que o sistema de arrefecimento tem capacidade de 11,8 litros.

Só não achei a proporção correta de aditivo ... 30%, 40%, etc ???

[]s


Bom dia prezados ! Guto, normalmente a proporção de aditivo é determinada pelo aditivo em si, vem especificado na embalagem, o Radcool é muito bom, já usei, só que é bastante caro, normalmente com o preço de meio litro de Radcool você compra 1 litro de Paraflu, que é muito bom também, ultimamente tenho comprado um da Tecbril ( R$12,00 o litro ) e utilizado na proporção de " o máximo possível ", só deixo de água o que fica no bloco depois da lavagem, no Jeep normalmente cabem 7 litros de aditivo :shock: , e depois só completo com aditivo, prefiro fazer assim e diminuir o risco de estragar a bomba dágua ou um selo em hora imprópria, um abraço !

guto_udesc
18/02/2010, 12:52
Bom dia prezados ! Guto, normalmente a proporção de aditivo é determinada pelo aditivo em si, vem especificado na embalagem, o Radcool é muito bom, já usei, só que é bastante caro, normalmente com o preço de meio litro de Radcool você compra 1 litro de Paraflu, que é muito bom também, ultimamente tenho comprado um da Tecbril ( R$12,00 o litro ) e utilizado na proporção de " o máximo possível ", só deixo de água o que fica no bloco depois da lavagem, no Jeep normalmente cabem 7 litros de aditivo :shock: , e depois só completo com aditivo, prefiro fazer assim e diminuir o risco de estragar a bomba dágua ou um selo em hora imprópria, um abraço !
Olá Jacimar ! Mais uma vez me ajudando... obrigado !

Boa a dica, vou dar uma olhada nesse Paraflu para colocar no radiador. Hoje estou somente com água e a ferrugem tá realmente atacando, já fiz a limpeza do radiador e agora pretendo eliminar a corrosão.

[]s

Zé Renato
18/02/2010, 17:17
Se o jipe está original, motor e sistema de refrigeração, o certo é usar o que o fabricante determinou vc não melhorará em nada promovendo mudanças. Se vc usa outro motor, mas tb ultiliza o sistema do próprio motor,ídem. Agora,se usa um motor e um outro sistema de refrigeração, terá de adequar fazendo experiências até chegar no ponto desejado.
Só lembrando que a àgua dos líquidos disponíveis(baratos), é o mais refrigerante que existe, é o que consegue a maior troca de calôr. Ao adicionar aditivo (etilenino glicol), a troca de calôr é menor,pois qualquer quantidade do mesmo já reduz a retirada de calôr.Mas por que então se usa? Por duas razões básicas.A primeira é que o aditivo evita que o flúido de arrefecimento fêrva, fazendo o motor trabalhar em temperaturas mais altas ( os motores modernos, injetados devem trabalhar mais quentes que os antigos para obter melhor rendimento dinâmico). Por essa razão, o indicador de temperatura quando se usa somente àgua,indica uma temp mais elevada, pelo fato da mesma retirar mais calôr aquecendo mais (lembrando que o sistema foi projetado para uso com aditivo,e o instrumento que faz a leitura calibrado para essa mistura) .Quando se adiciona qualquer quantidade de aditivo, o ponteiro desce nos levando a pensar que o motor está mais frío, "errado" ele está mais quente, é que com o aditivo a absorção de calôr é menor.Já vi aqui no fórum gente dizer que usa somente aditivo sem àgua, e está satisfeito pois seu motor está "frío", baseado-se pelo indicador de temp do flúido,vejam só. A segunda razão é o opôsto da primeira, baixando o ponto de congelamento. Lembrando também que os aditivos, podem ou não conter anticorrosivos.

guto_udesc
19/02/2010, 00:28
Olá pessoal !

Bom acabei comprando o Radiex que tem proporção de 1:8 de água e o preço foi de R$24,00. Com certeza vai ser melhor do que usar só água como estava em meu CJ !

Abaixo posto um link da Radiex que achei interessante:

http://www.oficinabrasil.com.br/hotsites/rta/material-de-apoio/material-de-apoio-schadek-radiex.pdf

[]s

mariel
12/03/2010, 13:55
Blz pessoal,

Para utilizar o óleo refrigerante ou de corte qual a proporção que foi utilizada?

Abraços