Conectar

Ver Versão Completa : L200 2002 4X4 estalando em curva

alessandrox
03/12/2006, 21:16
Comprei essa l200 a duas semanas testei tudo o 4X4 ela ta perfeita mais testei em linha reta, para minha surpresa acionei por curiosidade o 4X4 e fui virar em uma esquina no asfalto ela começou estalar nas rodas da frente mais quando volto a andar em linha reta para, o que sera que esta acontecento olhei no forum e vi algo parecido mais não nas curva, isso acontece quando esterço bem o volante!!

Thiago Pereira
03/12/2006, 21:58
Alessandro,

Vc não deve utilizar o 4X4 em piso com aderência, no caso o asfalto, pois a L200 não possui um diferencial central para equalizar a diferença da distância percorrida pelos eixos em uma curva, o que gera solavancos e estalos podendo causar a quebra do diferencial ou da roda livre.

Vc só deve usar o 4X4 em terrenos sem aderência (terra, lama, neve, etc.) onde essa diferença é compensada pelo escorregamento das rodas.

Abraço,

Edintruder
03/12/2006, 22:04
Isso ocorre pois o travamento da roda livre está pulando dentes com o excesso de esforço.
Veja bem, o sistema de tração da L200 como a grande maioria das caminhonetes 4x4, não deve ser utilizada com o 4x4 acionado em piso com boa aderência visto que força demais o sistema. Sempre que se faz uma curva com o 4x4 acionado, uma roda arrasta para compensar a diferença de voltas entre o diferencial dianteiro e o traseiro, no teu caso, em vez de alguma roda arrastar, o sistema de roda livre pulou dentes. Na verdade não deveria ter ocorrido isso, pois certamente ocorrerá quando submetido a algum esforço em 4x4low. Se em uso normal de 4x4 em terreno de baixa aderência (terra, saibro, pedra molhada, etc) estalar novamente, vai num mecânico para fazer uma revisão. Se não estalar mais, não te preocupa com isso.
Isso é bem propenso de ocorrer em sistemas de roda livre com acionamento automático, então não te desespera e nem sai gastando antes de ler os relatos de outros proprietários de L200 que tenham passado por isso.

alessandrox
03/12/2006, 22:13
pelo que estava vendo nos topicos achei que é isso que ta ocorrendo, mais o que devo fazer agora é ir em uma estrada de terra e engatar 4x4 e esterçar e ver se ocorre estalos se não ocorrer estalos fico tranquilo mais se ocorrer devo fazer uma revisão?

IGORFROTA
03/12/2006, 22:18
Testa na areia primeiro. Se continuar o barulho, pode ser homocinética.
Provavelmente não vai ser nada...

alessandrox
03/12/2006, 22:23
Agradeço a resposta de todos, otimo forum fui respondido mais rapido que imaginava sem falar na quantidade de informações uteis que achei nos outros relatos, abraços a todos!!!!

Walter L. L. Casitta
03/12/2006, 22:28
pelo que estava vendo nos topicos achei que é isso que ta ocorrendo, mais o que devo fazer agora é ir em uma estrada de terra e engatar 4x4 e esterçar e ver se ocorre estalos se não ocorrer estalos fico tranquilo mais se ocorrer devo fazer uma revisão?

Mesmo em piso firme esses estalos não poderiam acontecer de jeito nenhum. Se ta estalando tem problema. Pode ser o cardam dianteiro, homocinéticas, roda livre ou alguma articulação da suspensão. Tem que procurar alguma oficina pra resolver o problema.

Pequeno jr
03/12/2006, 23:42
Mesmo em piso firme esses estalos não poderiam acontecer de jeito nenhum. Se ta estalando tem problema. Pode ser o cardam dianteiro, homocinéticas, roda livre ou alguma articulação da suspensão. Tem que procurar alguma oficina pra resolver o problema.

É isso ai, o correto é ela dar uma travada ao esterçar o volante e não fazer nenhum tipo de estralo. Se isso esta ocorrendo é pq existe algum problema.

alessandrox
04/12/2006, 06:55
certo vou mandar dar uma olhada, agora gostaria de saber até que velocidade eu posso desenvolver com ela em 4x4 e com 4x4 reduzido? e se posso dar marcha ré com ela traçada, me desculpe se as perguntas são muito leigas... é que to começando agora nunca tive 4x4 só carros esportivos!!!

Marcello Ladeira
04/12/2006, 07:49
Não acho que exista uma velocidade limite para rodar com ela, tanto em 4x4 quanto reduzida. É o que o motor, o braço e a pista der condição.

Você pode acionar o 4x4 normal com o carro em movimento a até 100km/h. Já a reduzida somente com o carro parado.

Pode usar a ré com 4x4 sem nenhum problema.

[]'s,

Thiago Pereira
04/12/2006, 09:00
Você pode acionar o 4x4 normal com o carro em movimento a até 100km/h. Já a reduzida somente com o carro parado.

Apenas uma correção, na L200 GLS "quadradinha" o 4X4 não é sincronizado portando somente deve ser acionado com o carro parado, diferente da Sport que pode ser acionado em movimento (até 100km/h).

Abraço,

Marcello Ladeira
04/12/2006, 09:10
Obrigado pela correção Thiago, não sabia disso. Vivendo e aprendendo.

[]s,

Pequeno jr
04/12/2006, 11:16
Não acho que exista uma velocidade limite para rodar com ela, tanto em 4x4 quanto reduzida. É o que o motor, o braço e a pista der condição.

[]'s,

Ops,

MArcelo,
Qto a 4x4 High tudo ok, o que o carro desenvolve em 4x2 vc pode fazer o mesmo qdo estiver com a 4x4 high acionada. Em certos casos, como por exemplo uma chuva extremamente forte e que o asfalto esteja escorregadio, pode-se usar a 4x4 high sem problema.

Segundo, se não estou enganado, somente na Sport HPE e nas GLS Novas 2006/6 é que se pode passar de 4x2 para 4x4 até 100km/h. Nas L-200 L, GL e GLS quadradas isso não é possível.

Terceiro, Reduzida há um limite sim para a andar nela. Se não estou enganado, na L-200 do meu pai esta escrito a velocidade máxima em reduzida é de 60km/h. O que pode-se fazer é andar em todas as marchas de 1º a 5º reduzidas, mas velocidade não. RAnger se não estou errado é 80km/h Reduzida. Acionamento da Reduzida so com o carro parado.

[]'s

Walter L. L. Casitta
04/12/2006, 11:20
Agora me bateu uma dúvida: A L200 Outdoor tem roda livre automática ou o eixo é ligado direto igual na Ranger?

Marcello Ladeira
04/12/2006, 11:43
Walter sabe onde consigo esta informação? Será que tem no Manual?

[]s,

murilloaquino
04/12/2006, 12:04
Eu acho q é roda livre automatica.
Minha tia acabou de comprar uma TR-4 q possui ate o 4x4 on-road e vem com a roda livre automatica

Thiago Pereira
04/12/2006, 13:41
Walter sabe onde consigo esta informação? Será que tem no Manual?

Marcello,

Verifique se no manual pede para andar de um à dois metros de ré após passar de 4X4 para 4X2...se existir essa informação ele possui roda-livre automatica.

Talvez no quera-sol do lado do motorista tb tenha alguma referencia a isto.

Mas ainda sobra a opção de a Mit ter alterado o sistema e ter esquecido do manual...ai o jeito é olhar em loco...tenta tirar a calotinha que vc facilmente irá ver se tem a roda-livre, vai ter auto free hub ou algo parecido escrito lá dentro.

Abraço,

Thiago Pereira
04/12/2006, 13:48
Eu acho q é roda livre automatica.
Minha tia acabou de comprar uma TR-4 q possui ate o 4x4 on-road e vem com a roda livre automatica

Eu tenho quase certeza que a TR-4 não tem roda livre, ela arrasta o eixo como o pessoal costuma dizer.

Se não tiver ninguém que possa confirmar essa quase certeza, vou ver se consigo dar uma olhada em uma que tem na garagem do meu predio.

Abraço,

Marcello Ladeira
04/12/2006, 13:57
Não há nenhuma informação dentro da roda não... minha calotinha já foi roubada a muito tempo... heheheh. Não lembro de ter visto a instrução no manual de dar ré depois de retirar do 4x2 não.

[]s,

ojaneri
04/12/2006, 13:58
Já aconteceu com a Ranger o mesmo sintoma, da mesma forma, e parece ser a mesma coisa. Foi só trocar uma homocinética (do lado esquerdo) e o problema foi embora :-) E olha que a Ranger tem roda livre automática (bem, tinha nessa época, hoje é Pituto).

murilloaquino
04/12/2006, 14:05
Eu tenho quase certeza que a TR-4 não tem roda livre, ela arrasta o eixo como o pessoal costuma dizer.

Se não tiver ninguém que possa confirmar essa quase certeza, vou ver se consigo dar uma olhada em uma que tem na garagem do meu predio.

Abraço,

Eu tenho certeza as as 06/07 vem com roda-livre automatica.Alem de vir escrito no manual q ela tem roda-livre, la fala pra se nao desengatar, andar em baixa velocidade pra frente, ou para tras pra desengatar a roda-livre...
Alem disso, quando ce fazer a mudança mesmo da 4x2 pra 4x4 continua, q é a d asfalto, ela pisca as luzinhas e demora um tempinho pra ´´entrar`` a traçao.Ja testei e re-testei e ela vem com roda livre automatica
:P

Thiago Pereira
04/12/2006, 17:48
Murillo,

Tive sorte e hj logo que cheguei em casa o meu vizinho dono da Pajero TR-4 (06/06) tb estava chegando aproveitei a oportunidade e fui ver o carro e a dele realmente não tem roda livre, existe até um adesivo na porta dianteira esquerda (motorista) e lá não fala nada sobre engatar a ré para desacopla-la (não olhei o manual).

Como a sua se trata de outro ano (06/07) liguei no SAC da Mit 0800-702-0404 para verificar se houve alguma mudança e eles me afirmaram que nem TR-4 e nem a L200 Sport/Outdoor possuem roda livre.

Portanto ou a atendente da Mit está desinformada (o q não é dificil) ou pode ser q a sua TR-4 tenha sofrido alguma alteração fora de série.

Abraço,

Walter L. L. Casitta
04/12/2006, 18:03
Como a sua se trata de outro ano (06/07) liguei no SAC da Mit 0800-702-0404 para verificar se houve alguma mudança e eles me afirmaram que nem TR-4 e nem a L200 Sport/Outdoor possuem roda livre.

Puts, eu queria muito que a minha Ranger tivesse RL e agora tiraram da L200 também? Esse mundo ta é acabando mais cedo!:parede::parede:

murilloaquino
04/12/2006, 18:05
Ingraçado...
Vou ver se consigo colocar aqui a informaçao do manual, pq sem provas, nao dá neh....
la tem escrito explicitamente...
Mais como eh mit, esse manual nao é muuito confiavel nao...
vou ver e depois te falo..
abraços

Pequeno jr
04/12/2006, 18:38
Depois dessa so podemos dizer,

Galera da Mit, bem vindo ao clube dos que tbm arrastam o eixo dianteiro. rs!!!

lfferraz
06/12/2006, 12:38
Vou aproveitar o topico pois meu problema é parecido.

A minha é uma GLS 2001, e dá um estalo vindo da dianteira quando eu esterco totalmente o volante para manobrar ou fazer alguma curva bem fechada...

Isso é normal? o que pode estar estalando? o barulho se compara muito a homocinetica estalando em carros...

cotton
06/12/2006, 13:25
Terceiro, Reduzida há um limite sim para a andar nela. Se não estou enganado, na L-200 do meu pai esta escrito a velocidade máxima em reduzida é de 60km/h. O que pode-se fazer é andar em todas as marchas de 1º a 5º reduzidas, mas velocidade não. RAnger se não estou errado é 80km/h Reduzida. Acionamento da Reduzida so com o carro parado.

[]'s

Não vejo motivo pra se ter um limite na reduzida. :pensativo:
Além disso no manual da pajero não fala nada sobre limite algum :concordo:

Mais como eh mit, esse manual nao é muuito confiavel nao...
abraços
:discordo:
O manual da Pajero não tem erro nenhum! :concordo:

Depois dessa so podemos dizer,

Galera da Mit, bem vindo ao clube dos que tbm arrastam o eixo dianteiro. rs!!!

Eu tenho Rodas livres automaticas!!! :concordo:
Eu não... a viatura tem... :mrgreen:

alessandrox
06/12/2006, 22:03
Bom fiz todos os testes que pude em barro coisa que aqui em são paulo interior não ta faltando devido as fortes chuvas rss, fiz teste em terra e em pedra brita não fez barulho nenhum, ai fui na autorizada e falei com um carinha la, ele me disse que as vezes acontece pois se eu fizer a curva muito fechada em uma velocidade muito alta pode ocorrer os barulhos, ai por curiosidade tentei fazer no asfalto mais dessa ves bem devagar a unica coisa de aconteceu foi uma travada não fez barulho, acho que na primeira vez judiei um pouco da menina hehe.

Pequeno jr
07/12/2006, 00:13
Não vejo motivo pra se ter um limite na reduzida. :pensativo:
Além disso no manual da pajero não fala nada sobre limite algum :concordo:

O manual da Pajero não tem erro nenhum! :concordo:

Eu tenho Rodas livres automaticas!!! :concordo:
Eu não... a viatura tem... :mrgreen:

Cotton,
É so vc ver o ano da sua viatura com as que estamos falando nesse tópico.

cotton
07/12/2006, 00:20
Cotton,
É so vc ver o ano da sua viatura com as que estamos falando nesse tópico.

Fala Pequeno jr,
Eu vi! :razz:
Não falei aquilo pra provocar ninguem! :concordo:

Mas ainda assim posso defender minhas frases hehe

Se em 97 não tinha erro no manual, atualmente então, muito menos! :concordo:

murilloaquino
07/12/2006, 09:45
Nao sei nao viu...
Se vc olhar a qualidade do manual das mais novas, e comparar com as maias velhas, a sua q é importada é bem melhor.É so tomar como base as pajero sport.
Prefiro as 05 do que as 06/07

sidnei lima
28/12/2006, 12:09

[]'s,

Boa tarde Marcelo tudo bem, no caso da sua L200 sport vc pode engatar o 4x4 até 100 km/h sem nenhum problema ja no caso das L200 do modelo anterior deve- se engatar o 4x4 somente com o veiculo parado, pq funciona com sistema de roda livre, como se fosse duas catracas na ponta do eixo, quando se engata ela faz um barulho tipo estalo avisando que as rodas livres acoplaram no eixo , depois disso vc pode rodar com ela em qualquer velocidade, agora depois de usar o 4x4 no caso de quem tem l200 quadrada deve- se parar o carro voltar a alavanca pra traz no 4x2 e dar uma ré de mais ou menos 1,50 mt para desacoplar as rodas livres, se nao der essa ré o eixo continua engatado. beleza até mais

Marcello Ladeira
28/12/2006, 12:52
Ok Sidnei muito esclarecedor sua resposta. Participe mais do fórum, você conhece bastante das L200 e somos bem carente disso aqui.

[]s,

lauro valente
14/09/2014, 19:55
PessoALL,

Também quero pedir socorro! (rs)

Tenho 2 dúvidas:

1) Minha L200 Outdoor 2011 também está com a suspensão estalando - algumas vezes em linha reta mesmo. Detalhe: isso com ela em 4x2 mesmo. Nos tempos dos meus carros de passeios comuns, teria tranquilidade em afirmar que era a homocinética, mas numa pickup 4x4, não sei se existem outros sistemas que podem estalar e se isso é normal.

2) Outra dúvida é que toda vez que vou subir, por exemplo, a rampa da garagem aqui do meu prédio, ou mesmo uma calçada, quando a roda dianteira (mais a direita do que a esquerda) encosta no obstáculo, escuto uma espécie de "clic". Não parece estalo, mas sim um "clic".

Alguém pode me ajudar?

Saudações

Lauro Valente
L200 Outdoor HPE - 2011

SAPO-BOMBA
14/09/2014, 21:42
PessoALL,

Também quero pedir socorro! (rs)

Tenho 2 dúvidas:

1) Minha L200 Outdoor 2011 também está com a suspensão estalando - algumas vezes em linha reta mesmo. Detalhe: isso com ela em 4x2 mesmo. Nos tempos dos meus carros de passeios comuns, teria tranquilidade em afirmar que era a homocinética, mas numa pickup 4x4, não sei se existem outros sistemas que podem estalar e se isso é normal.

2) Outra dúvida é que toda vez que vou subir, por exemplo, a rampa da garagem aqui do meu prédio, ou mesmo uma calçada, quando a roda dianteira (mais a direita do que a esquerda) encosta no obstáculo, escuto uma espécie de "clic". Não parece estalo, mas sim um "clic".

Alguém pode me ajudar?

Saudações

Lauro Valente
L200 Outdoor HPE - 2011

Cheque as buchas da barra estabilizado, e as buchas das bandejas. Geralmente os estalos vêm delas.

O 'clic' que vc escuta deve ser da barra de direção, é algo até comum e de fácil solução.