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Ver Versão Completa : Alguém já adaptou radiador de óleo?



cristiano
02/12/2006, 23:30
Pessoal

Estou com dúvidas com relação a adaptação de radiador de óleo, tanto de motor quanto de câmbio.

Vantagens

- Ajuda a conservar as propriedades de viscosidade do óleo ideais.
- Influencia na temperatura de trabalho do motor/câmbio.
- Aumentaria a vida útil do óleo? ou conservaria melhor o óleo até o final de sua vida?

Desvantagens

- ???
- ??
- ?

Sobre o câmbio gostaria de saber como é feita a circulação do óleo dentro do radiador, porque no motor têem-se a bomba de óleo, e no câmbio?

Como dimensionar o tamanho do radiador de óleo a ser utilizado em ambos?

Existem algum picape nacional que possui algum deles? Eu sei que existem em carros turbinados. Li uma vez que as picapes S10 preparadas para o Rally dos Sertões possuem tal adereço.

Agradeço qualquer opinião, comentários, dica ou sugestão.

Chiari
03/12/2006, 11:42
Pessoal

Estou com dúvidas com relação a adaptação de radiador de óleo, tanto de motor quanto de câmbio.

Vantagens

- Ajuda a conservar as propriedades de viscosidade do óleo ideais.
- Influencia na temperatura de trabalho do motor/câmbio.
- Aumentaria a vida útil do óleo? ou conservaria melhor o óleo até o final de sua vida?

Desvantagens

- ???
- ??
- ?

Sobre o câmbio gostaria de saber como é feita a circulação do óleo dentro do radiador, porque no motor têem-se a bomba de óleo, e no câmbio?

Como dimensionar o tamanho do radiador de óleo a ser utilizado em ambos?

Existem algum picape nacional que possui algum deles? Eu sei que existem em carros turbinados. Li uma vez que as picapes S10 preparadas para o Rally dos Sertões possuem tal adereço.

Agradeço qualquer opinião, comentários, dica ou sugestão.
Olá Cristiano, eu já tive radiador de óleo em um AP, e coloquei por acreditar que ele ajuda o óleo a maner suas propriedades durante o trabalho.
Mas já te adianto uma desvantagem, um belo da o troço furou, encheu meu radiador de agua de óleo, e foi uma mer!!!!

Abraço.

cristiano
03/12/2006, 12:42
Mas como ele encheu teu radiador de água com óleo? A meu ver eles não tem ligação, tem?

Kim
03/12/2006, 18:25
Caros amigos!

Existem sertos tipos de radiador de óleo que faz a troca de calor dentro da caixa inferior do radiador.

E linha New Holand usa este sistema, para o óleo do motor e câmbio/diferencial, e o fluido da direção tem um radiador separado.

Na parte inferior do radiador (caixa) tem um par de cano de cada lado, onde circula o óleo.

Posso te garantir uma coisa, funciona, pois não esquenta tanto como os outros.

Abraços.

Kim.

cristiano
03/12/2006, 18:54
Oi Kim! Também estava querendo algumas informações práticas também, como poderíamos instalar esse radiador
de óleo em nossas viaturas, principalmente como fazer esse óleo circular por lá.

Outra, existem algum veículo nacional que faça uso do radiador e que possamos aproveitar?

Kim
03/12/2006, 19:48
Caro cristiano!

O sistema é simples!

Basta encontrar uma boa loja que trabalhe com radiadores.

Retira a parte de baixo do radiador, construa uma serpentina com cano de cobre (refrigeração) e, então coloque-a dentro da caixa do radiador, sendo que sua saída fique ou na lateral ou do lado oposto da mangueira do radiador.

Para ambas colocações terá que fazer furos no diâmetro do cano, e depois soldar com estanho (o cara do radiador saberá).

A serpentina não precisa ter mais doque duas voltas (igual a argola de chaveiro - entende).

O óleo não aquecerá tanto e perderá sua viscosidade, dando maior vida a mancais, turbina e aneis.

Também pode colocar um radiador externo, como na F250, aquele pequeno que fica debaixo do parachoque dianteiro, e algumas motos usam (twister 250).

O ideal é colocar na frante do radiador de água, de preferencia em um lugar bem protegido.

É só vc achar uma saída de óleo no bloco, bem como o retorno.

O resto é só alegria.

Abraços.

Kim.

cristiano
03/12/2006, 20:35
Kim, obrigado pelas explicações!! Agora vem as dúvidas...

Eu sei de muitas motos que tem radiador de óleo, o problema é saber se eles são dimensionados para determinado motor, se não vai atrapalhar a vazão do óleo, no caso estou querendo colocar no Mercedes OM314 da Toyota.

Deixa ver se entendi, as F250 tem radiador de óleo de motor externo, é isso? Vou atrás desse então, com certeza deve dar vazão para o OM314.

Um amigo estava dizendo que as F250, Ranger e Dodge tem radiadores de D.H. também, é isso mesmo?

Kim
03/12/2006, 22:11
Caro cristiano!

Vou responder esse ultimo questionamento por conhecimento empírico.

A F250 não tem radiador de DH.

TAmbém não tem hidrovácuo, servofreio ou cuica como alguns chamam, dependendo da região do Brasil.

Existe um depósito de fluido de hidraulico, que alimenta uma bomba de pressão, que por sua vez alimenta o setor de direção e uma peça que faz a função do servofreio, portanto se acabar o fluido, acaba o freio e a diração.

Quanto as demais camionetes eu não sei ainda!

Radiadores existem vários no mercado, não presisa ser exatamente o F 250.

Na maioria dos casos, inclusive no trator citato anteriormente, a medida da tubulação é de 1/2" (mais vou me informar melhor).

Existe um condensador de bebedouro de água que seria ideal, não muito grande, com a medida do tubo ideal.

Não consigo mais achar por aqui.

Bem, mais use de base o da F250, poderá achar algo parecido com preço em conta.

Quanto as mangueiras, use com trama de aço, pois a temperatura e pressão que o óleo sai é alta, podendo deformar ou até mesmo estourar se for trama de lona.

Abraços.

Kim.

cristiano
03/12/2006, 22:24
Caro cristiano!
Vou responder esse ultimo questionamento por conhecimento empírico.


Valorizo muito conhecimentos empíricos, às vezes mais que os teóricos.



A F250 não tem radiador de DH.


Ele disse que a Ranger também teria esse radiador, você sabe me dizer?



TAmbém não tem hidrovácuo, servofreio ou cuica como alguns chamam, dependendo da região do Brasil.

Existe um depósito de fluido de hidraulico, que alimenta uma bomba de pressão, que por sua vez alimenta o setor de direção e uma peça que faz a função do servofreio, portanto se acabar o fluido, acaba o freio e a diração.


Bom saber, não sabia disso...

Radiadores existem vários no mercado, não presisa ser exatamente o F 250.

Na maioria dos casos, inclusive no trator citato anteriormente, a medida da tubulação é de 1/2" (mais vou me informar melhor).

Existe um condensador de bebedouro de água que seria ideal, não muito grande, com a medida do tubo ideal.

Não consigo mais achar por aqui.



Quanto as mangueiras, use com trama de aço, pois a temperatura e pressão que o óleo sai é alta, podendo deformar ou até mesmo estourar se for trama de lona.


Resumindo, posso usar a mesma que utilizo atualmente seja no motor quanto na DH só que passando pelo radiador, o fato de passar pelo radiador não vai aumentar em nada a pressão, certo?

Edintruder
03/12/2006, 22:27
Radiador para óleo pode ser até o do fusca. Simples, barato e funcional. Em relação ao dimensionamento, não tem problema, pois o motor trabalha sem, e com o radiador com certeza terás melhoras. Procura no motor por parafusos allen, normalmente eles são tomadas de óleo, o retorno pode ser direto para o bloco. O ideal seria instalar esse radiador no caminho da turbina, pois ajudará a mantê-la mais fria também.
Em relação ao óleo da caixa, não tem como forçar o óleo a circular pelo radiador, porém se fizer as tomadas em um nível onde as duas tomadas fiquem abaixo do nível do óleo da caixa, ele circulará naturalmente por convecção. Porém, pode ser estudado ainda uma posição mais favorável para que essa circulação seja forçada. Se a tomada superior do óleo for colocada em frente à uma roda dentada e pelo menos a 1,5 cm de distância, o próprio movimento das engrenagens da caixa ajudarão o ólao a fluir pelo radiador. Porém vale lembrar que esse radiador deverá ficar também abaixo do nível do fluído para não reter ar no seu interior e bloquear o fluxo do óleo.

Kim
03/12/2006, 22:32
Caro cristiano!

O que o Edintruder postou está correto.

"Resumindo, posso usar a mesma que utilizo atualmente seja no motor quanto na DH só que passando pelo radiador, o fato de passar pelo radiador não vai aumentar em nada a pressão, certo?"

Não aumenta a pressão não, continuara a mesma coisa (pressão do radiador, certo).

Abraços.

Kim.

cristiano
03/12/2006, 22:51
Obrigado pela ajuda...

Eu estou um pouco preocupado com o tamanho desse radiador de óleo do fusca, pelo que ando vendo radiador de óleo tem preocupações parecidas com o de água, com relação a número de vias e etc... Prometo que é a última vez que pergunto :mrgreen: Esse de fusca instalado num OM314 não atrapalharia a vazão do mesmo?

Estou com uma foto de uma Land Cruiser que o cara botou radiador de óleo para o motor e direção hidráulica, veja que do motor é bem maior.

Alguém tem uma foto desse do Fusca?

Walter L. L. Casitta
03/12/2006, 23:01
Não usem o radiador da DH. Ele fica instado na tubulação de retorno onde o óleo passa sem pressão. Acho que ele não resistira a pressão do óleo do motor.
Uma boa solução pra refrigerar o óleo do motor poderia ser como no motor maxion HSD 2.5 que usa um refrigerador de óleo (2) instalado entre o cabeçote do filtro de óleo (3) e o filtro de óleo (1) como no desenho abaixo.



http://img153.imageshack.us/img153/6107/oleoba6.jpg

cristiano
03/12/2006, 23:08
Walter, acho que no primeiro parágrafo houve uma confusão entre radiador de óleo de motor e DH.

Mas eu entendi que a peça nº 2 é somente uma flange para levar o óleo por aqueles cano e voltar, e não um refrigerador.

Aliás, esses canos levam para aonde?

cristiano
03/12/2006, 23:16
Achei esse site onde o cara diz instalar o radiador de óleo do Omega CD, nem sabia que tinha... é uma opção!

http://planetabuggy.com.br/mecanica/filtro_oleo.htm

Walter L. L. Casitta
03/12/2006, 23:17
Quis dizer que o radiador de óleo da DH pode não resistir a pressão do óleo do motor.

Não é só um flange não, é um trocador de calor entre água e óleo. A tubulação do lado direito leva o óleo ao filtro. A da esquerda leva água pra refrigerar o óleo.

pcervieri
04/12/2006, 00:10
Nao sei nao, acho que e só mais uma coisa para dar problema, ainda mais o oleo que na maioria das vezes nao dura muito tempo.

Walter L. L. Casitta
04/12/2006, 08:13
Nao sei nao, acho que e só mais uma coisa para dar problema, ainda mais o oleo que na maioria das vezes nao dura muito tempo.]

Com certeza!

Melhor que encher o motor com esse monte de tubos é aumenter a freqüencia da troca do óleo.

Marisco Off Road
04/12/2006, 10:51
Pessoal,

O radiador de óleo é bem interessante, já usei um de alumínio com flange no filtro de óleo.
Afirmo que funciona sim.
Usava em Ap 1.9 diesel, e ajuda muito a preservar a turbina e demais peças do motor, pois quando a temperatura do motor sobe o óleo tende a afinar e o radiador compensa este aumento de temp. refrigerando o mesmo.
Comprei o radiador em lojas de peças para carros preparados.
No meu antigo engesa também usava no motor 6 de opala, e vou usar no novo projeto com motor 6 injetado.
Na direção nunca usei mas é algo a se pensar.

Abraço,

Kim
04/12/2006, 11:23
Caros.

Nas fotos supracitadas, tem um radiador que tem um par de bujão em cima, aquele é da F250, o do óleo.

O outro, parece de refrigeração (parece), mais se for não tem problema, pois os canos tem um bom diametro.

Os radiadores são bons e, prolongam realmente a vida do motor, tanto que hoje em dia, os carros com mais potencia já vem de fábrica com estes instalados.

A maioria dos tratores tem, tanto os externos, quanto os que circulam por dentro do radiador.

No topico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=15750 posto algumas fotos de trocador de calor, onde o Walter L. L. Casitta repassa o esquema de montagem. A Kombi a diesel , como o Escort XR3 já saiam de fábrica com estes, como demais automóveis que no momento não me lembro.

Abraços.

Kim.

cristiano
04/12/2006, 11:37
Será que esse trocador de calor do Maxion é plug-and-play no OM314? já que os dois são de concepção antiga.

O meu maior problema de aquecimento é em estradas, onde a temperatura fica um pouco acima do normal, já que esse motor não se dá muito bem com giros altos por muito tempo.

cristiano
08/12/2006, 22:35
Atualizando...

Fui atrás de algum radiador de óleo para motor e só encontrei de D.H., mais especificamente da F250, Ranger e outra que não me lembro agora. Me pediram $150 em cada, achei um pouco caro.

Eu cheguei a encontrar o radiador de óleo de motor do Fusca, mas achei muito pequeno comparado aos que tenho visto em algumas Land Cruisers.

Também vi pessoalmente esse refrigerador do Maxion, só que o filtro de óleo dele é muito diferente do OM314, já que o do OM314 é mergulhado dentro do copo e o do Maxion é muito parecido com os mais modernos. Para fazer um sistema de refrigerador como esse do Maxion funcionar eu teria que mandar fazer uma flange e talvez começar a usar o filtro do Maxion no OM314, mas eu não gosto muito de adaptações que puxam outras, não tem fim e muitas vezes não ficam boas.

leopoldo
09/12/2006, 18:20
este radiador custa 20 dólares na 4wd.

é específico para cambio ou direção hidráulica.

aí nesta foto, tem 2 sobremontados.

cristiano
09/12/2006, 19:09
Leopoldo

Desculpe a falta de conhecimento, mas 4wd é uma loja?

Se eu não estou enganado seu cambio é automático, então o óleo acaba sendo aquele fino, porque o radiador de óleo de DH seria diferente do cambio se fosse usado óleo SAE 90.

No seu jeep esses radiadores estão sendo usados para DH e cambio, correto? Estava querendo um para o óleo do motor.

leopoldo
09/12/2006, 20:10
sim, como meu cambio é auto, é o mesmo fluido ATF.

tenho 2 radiadores, um para a direção, outro para o cambio.

e a loja é a 4WD hardware.(http://www.4wd.com/)

http://www.4wd.com/productdetails.aspx?cid=15&sid=176&pg=7&pid=3812

ou

http://www.4wd.com/productdetails.aspx?cid=15&sid=176&pg=7&pid=3810


para o óleo do motor, é outro tipo de radiador:

http://www.4wd.com/productdetails.aspx?cid=15&sid=176&pg=10&pid=13215

pcervieri
11/12/2006, 16:39
Esse radiador ficou meio mal ai ne??

Primeiro barranco ele vai pro saco.

Kim
06/01/2007, 19:03
Caros amigos!

Parece que o tópico deu uma esfriada, mais mando um endereço interessante:
http://www.crestana.com.br/

Vá na opção "escolha a categoria" e, então "radiadores de óleo" e veja a gama de produtos.

Abraços.


Kim

cristiano
06/01/2007, 19:36
Oi Kim

Esfriou um pouco por causa de frange a ser usado no motor OM314 da Toyota Bandeirante, já que o filtro de combustível é mergulhado dentro de um copo, e o mesmo rosqueado no motor, então estou atrás de idéias para confeccionar a flange.

Muito bom o site que mandou, mas fiquei com uma dúvida com relação a ventoinha nesse radiador, ele é acionado direto ou tem cebolinha de acordo com temperatura igual ao de água?

Estava pensando num lugar para colocar esse radiador numa Toyota com ar condicionado e intercooler, será que não vai atrapalhar o arrefecimento dos outros?

Kim
06/01/2007, 21:45
Caro cristiano!

Você pode usar aquele menor ao lado do intercooler, ai ficaria com a seguinte configuração:
intercooler e óleo lado a lado;
ar condicionado;
água.

O com ventoinha pode ficar em outro lugar que houver espaço.

Vi um engesa aqui no forum que o do ar fica ao lado do motor, poxando do paralama para o motor.

O com ventuinha, parece-me que funciona com cebolão, ligando quando o óleo esquenta.

Para colocar aquele que vai no filtro de óleo, teri que trocar o modelo do filtro, tendo que fabricar o suporte do filtro. (comprar uma base de filtro, cortar a parte que vai no motor, cortar o do seu motor e, então soldar a base no novo suporte) inviavel.

Neste site tem aquele sistema que vai no filtro.

Abraços.

Kim.

leopoldo
09/01/2007, 23:14
Esse radiador ficou meio mal ai ne??

Primeiro barranco ele vai pro saco.

está esquecendo que o parachoque não está instalado nesta foto.

pra chegar nos trocadores tem que dobrar o parachoque e torcer o guincho.

Marcelo Quintela
11/11/2013, 21:23
boa noite amigos

desenterrando o finado topico, rsrsrsrrsrs, gostaria de saber se alguem conseguiu a tal flange para adaptar o radiador de oleo na ranger 2.8 powerstroke

desde ja agradeço

lucciano amaral
12/11/2013, 21:59
Amigos o radiador e oleo d l200 parece que da cerinho nas duvidas de voces, vejam as fotos.
essradiador é de uma l200automatica, portanto tem entrada para oelo do motor e do cambio, mas sao independentes, portanto pode ser usado somente oleo do motor