PDA

Ver Versão Completa : Troca de motor!!!



Higor Renck
13/03/2004, 14:21
Olá pessoal... Saudaçoes Lameiras...

Gostaria de tirar uma dúvida, aqui onde moro, RS o pessoal tem mania de colocar ou motor de opala que fica muito bom ou ap, que tambem gosto. Minha pergunta gira em torno de um motor que aprescio muito o chevrotel do monsa ou Kadet... alguem dos amigos ja teve esse motor no cj ou fez alguma esperiencia com algum???
Gostaria de saber pois é um motor que quebra pouco e tem boa força... pelo menos no asfalto... :) :) :)

Grato pela atenção
[]s Higor Renck
-Swoop-

Pedro Bachir
14/03/2004, 21:15
E ae Higor??? :D

Meu pai tem um vectra 2.0(é básicamente o mesmo mtr dos monsa, mas com injeção eletrônica) e eu tb gosto bem desse mtr, tem bastante força, mas o único problema é que o torque maximo dele só aparece em rotações mais altas, o do vectra por ex é a 2600 RPM, o que não é muito bom pro off road, mas penso eu que com esse mtr o jeep fica melhor do que um com AP(sem querer ofender os APezeiros :roll: )

flw :)

AUTOCARIOCA
26/05/2004, 00:18
boa noite

gostaria de saber se e preciso algum kit da adaptacao e se existe o mesmo para vend grato

rui marques

rio de janeiro

por favor urgente vou comprar o motor amanha

valeu

Caio Castro Silva
26/05/2004, 09:56
Salve Salve ...

Rmarx


Olha, eu não conheço muito da arte.....para os mecanicos de plantão me corrigir.... + tenho certeza que o motor do Kadet, Monza e Vectra, são transversais...e eu acho que não dá para adaptar na viatura....alem da falta de espaço, acho que não existe um kit para adaptação....

Os motores de Opala 6cc/4cc são em linha, assim como os Ap's.... ai cabe....e já existem kits, flanges para adaptação....

Dá uma olhadinha nesse link...

http://www.josewal4x4.com.br/oficin/ofic.htm

Eu já ouvi falar muito nessa oficina.....ha quem goste...ha quem não goste..

[]'s espero ter ajudado

EDuarte
26/05/2004, 10:58
Salve Salve ...

Rmarx


Olha, eu não conheço muito da arte.....para os mecanicos de plantão me corrigir.... + tenho certeza que o motor do Kadet, Monza e Vectra, são transversais...e eu acho que não dá para adaptar na viatura....alem da falta de espaço, acho que não existe um kit para adaptação....

Os motores de Opala 6cc/4cc são em linha, assim como os Ap's.... ai cabe....e já existem kits, flanges para adaptação....

Dá uma olhadinha nesse link...

http://www.josewal4x4.com.br/oficin/ofic.htm

Eu já ouvi falar muito nessa oficina.....ha quem goste...ha quem não goste..

[]'s espero ter ajudado

Caro amigo Caio.

O fato do motor ser tranversal, não implica em absolutamente nada, pois na real transversal é o cambio, sendo que o motor vc pode colocar em qquer posição. Ai va da sua criatividade.

[]'s

Birita
26/05/2004, 12:24
e o motor 4.1 do omega?

Luis Assis
26/05/2004, 12:35
e o motor 4.1 do omega?

O motor 4.1 powertech que costumam usar, é o da Silverado... Embora o motor seja o mesmo, existem pequenas diferenças no comando de valvulas e na programação do módulo... Resultado, o da Silverado tem maior força em baixa, ao contrario do Omega...

Maiores informações sobre essas diferenças, da uma lida nesse tópico : http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=312

[]'s
Gustavo

dptucunduva
26/05/2004, 12:49
..... mas o único problema é que o torque maximo dele só aparece em rotações mais altas, o do vectra por ex é a 2600 RPM, o que não é muito bom pro off road, ........

Então pque o do opala é bom, se ele também tem pico de torque em 2600, algumas versões em 2800 até? Isso sem falar que o do opala gira muito menos que um do vectra.

Vc estão examinando os valores certos de maneira errada....

p.peleje
26/05/2004, 14:29
Olá,

Até onde sei, pelo que vejo nas viaturas dos amigos, o motor gm 2.5 do opala é forte sim, porém no off-road não acompanha nem a pau por exemplo o "bf" e o "ohc", o motor de opala deixa a viatura mais esperta, mais económica, fácil manutenção, mas mesmo assim o pico de torque dele é alto sim para off-road. A viatura vai entrar gritando nas trilhas.
O OHC 2.3 que se eu não me engano equipou os willys a partir de 76, no meu modo de pensar seria a opção para se ter um motor mais económico e praticamente com a mesma curva de torque que o BF, e tb é a adaptação mais comum, com mais facilidade tanto qto o gm 2.5.

Agora, se vc quer um motor ignorante procure outras opções.

Obs.: Opiniões vc vai encontrar várias, veja o que é melhor pra vc.

[]s

Paulo Peleje
CJ5 - 1960 - Azul Scania

Caio Castro Silva
26/05/2004, 14:40
Fala Eduart!!!

Poxa cara dessa eu não sabia....é vivendo e aprendendo......

Agora desculpe minha ignorancia....+ cabe num CJ??
Acho que vai ter que cortar muito a lata do bixo!

Caio Castro Silva
26/05/2004, 14:41
Fala Eduart!!!

Poxa cara dessa eu não sabia....é vivendo e aprendendo......

Agora desculpe minha ignorancia....+ cabe num CJ??
Acho que vai ter que cortar muito a lata do bixo!

EDuarte
26/05/2004, 15:24
Caio, cabe qquer coisa no cj (claro que dentro do limite), e depende em qual cj, pois o cj5 tem o cofre do motor bem maior que no cj3 que alias, qual é o seu??
Porem acredito que não tenha que fazer corte na parede corta fogo porque ele é basicamente do mesmo tamanho do AP, a unica coisa que TALVES atrapalhasse seria o distribuidor que fica deitado atras do cabeçote.

[]'s

Caio Castro Silva
26/05/2004, 15:39
Boa Eduart!!! :D

De cadastro eu sou novo no Forum.... + já vinha visitando há algum tempo...... :D
Estou procurando um CJ5....acredito que daki a uns 2 meses eu já tenha um..... :twisted:
Tenho procurado lá no Ibira....+ lá os caras que estão vendendo...enfiam a$ FACA$ em viaturas peladas.....lógico há excessões....

Aí vai ser só alegria!!!! :twisted:

Thiago Rodeghel
26/05/2004, 18:37
Salve Salve ...

Olha, eu não conheço muito da arte.....para os mecanicos de plantão me corrigir.... + tenho certeza que o motor do Kadet, Monza e Vectra, são transversais...e eu acho que não dá para adaptar na viatura....alem da falta de espaço, acho que não existe um kit para adaptação....

[]'s espero ter ajudado

Corrigindo então :D Caio

E daí q são transversais nos carros Kadett, monza e vectra :roll: , o q transmite a força do motor nas rodas é o câmbio, certo :D O câmbio sim é transversal, mas no motor isso naum quer dizer nada... Vc pode adaptar ele normalmente no Jeep, fazer a caixa seca ou comprar uma sei lá e depois sim adaptar o câmbio+reduzida Jeep vai funcionar a mesma coisa com certeza :) Só precisa colocar tudo certinho!!! :wink:

Esse motor do Kadett GSi, se fosse colocar teria q ser esse :D , ou um 2.2... E sim cabem os APs, GM 4c 2.0, 2.2 2.5 e coisa e tal...

Pessoal dá uma pesquisada no fórum q esses motores já foram muito debatidos por aqui, BLZ tanto o AP qto o GM opala :lol:

[s]

fpandur
27/05/2004, 17:06
Até onde sei, pelo que vejo nas viaturas dos amigos, o motor gm 2.5 do opala é forte sim, porém no off-road não acompanha nem a pau por exemplo o "bf" e o "ohc", o motor de opala deixa a viatura mais esperta, mais económica, fácil manutenção, mas mesmo assim o pico de torque dele é alto sim para off-road. A viatura vai entrar gritando nas trilhas.
O OHC 2.3 que se eu não me engano equipou os willys a partir de 76, no meu modo de pensar seria a opção para se ter um motor mais económico e praticamente com a mesma curva de torque que o BF, e tb é a adaptação mais comum, com mais facilidade tanto qto o gm 2.5.


Opa !! Peraí ! Vamos aos números ... :)

BF-161:
Potência: 90 HP@4000 RPM
Torque: 18,6@2000 RPM

OHC:
Potência: 91 HP@5000 RPM
Torque: 17@3000 RPM

GM-151 (Gasolina, carburação dupla):
Potência: 84 CV@4400 RPM
Torque: 16,7@2500 RPM

GM-151 (Álcool, carburação dupla):
Potência: 88 CV@4000 RPM
Torque: 19,4@2500 RPM

AP 1.8 Gasolina:
Potência: 99,3 CV@5250 RPM
Torque: 15,5@3000 RPM

AP 2.0 Gasolina 8 Valv.:
Potência: 111,5 CV@5250 RPM
Torque: 17,3@3000 RPM


Note que o OHC é um motor de comportamento muito mais próximo do AP que do BF. O mais próximo do BF é o do Opala .... :wink:

Peça barata p/ OHC ??? Já viu quanto custa um jogo de bronzinas deste motor e um jogo do motor Opala ?! :roll:

Abraços GM

caj
27/05/2004, 18:13
Caros amigos
e o motor do ômega de 4 cil, 2.2 mpfi gasolina? ele é diant. em linha, este motor é mais fácil de por no jipe? pode-se usar câmbio de opala 5m ao invés do câmbio do ômega?
grato

Thiago Rodeghel
27/05/2004, 19:36
Fala caj :D

Olha deve ser praticamente o mesmo da S10/Vectra... Ambos tinham esse motor :wink: Dificilmente a GM faria um motor específico pra cada tipo de carro :roll: , ou seja, deve mudar um comando de válvulas, coisa e tal... Mas o bloco e cabeçote devem ser o mesmo :D ...

E sim é um motor relativamente fácil de se adaptar, desde q esteja completo :wink: principalmente a parte de injeção eletrônica :) ... Já com relação ao câmbio vou ficar t devendo, mas acredito q não tenha muitas dificuldades nisso :roll: , o problema mesmo seria a caixa seca, e a flange pra reduzida :wink:

[s]

Pedro Bachir
30/05/2004, 15:36
E ae Higor??? :D

Meu pai tem um vectra 2.0(é básicamente o mesmo mtr dos monsa, mas com injeção eletrônica) e eu tb gosto bem desse mtr, tem bastante força, mas o único problema é que o torque maximo dele só aparece em rotações mais altas, o do vectra por ex é a 2600 RPM, o que não é muito bom pro off road, mas penso eu que com esse mtr o jeep fica melhor do que um com AP(sem querer ofender os APezeiros :roll: )

flw :)

Realmente eu estava errado!!!! :roll: :oops: o mtr do vectra tem um torque bem bão, isso eu raparei quando subia uma serra, perto de campos do jordão, ele de 3 de vagarinho, ele ia ganhando velocidade, na curva diminuia, depois pisava denovo e ele ia ganhando rotação.... :)

E ontem tb, um morro bem grande e forte... no pé do morro tava de 2, a menos de 1500 rpm, e de 2 ele foi ganhando velocidade no morro, foi ai que eu vi a força que eule tem em baiza rotação.... :wink: :D

Depois que alguem adaptar de a sua opiniào de como ficou.... :)

flw :)

Pedro Bachir
30/05/2004, 15:57
Olá,

Até onde sei, pelo que vejo nas viaturas dos amigos, o motor gm 2.5 do opala é forte sim, porém no off-road não acompanha nem a pau por exemplo o "bf" e o "ohc", o motor de opala deixa a viatura mais esperta, mais económica, fácil manutenção, mas mesmo assim o pico de torque dele é alto sim para off-road. A viatura vai entrar gritando nas trilhas.
O OHC 2.3 que se eu não me engano equipou os willys a partir de 76, no meu modo de pensar seria a opção para se ter um motor mais económico e praticamente com a mesma curva de torque que o BF, e tb é a adaptação mais comum, com mais facilidade tanto qto o gm 2.5.

Agora, se vc quer um motor ignorante procure outras opções.

Obs.: Opiniões vc vai encontrar várias, veja o que é melhor pra vc.

[]s

Paulo Peleje
CJ5 - 1960 - Azul Scania

Eu não axo o mtr do opala pior que o ohc pra trilhas, e sim melhor!!! :wink:

O torque max do ohc é menor que o do opala a alcool e igual ao do a gasolina, sendo que no mtr do opala a rotação do torque maximo é bem mais baixa que o ohc!!! :) Intão não vejo como o ohc seria melhor que o opala 4 cil... :D

flw :)

fpandur
01/06/2004, 11:54
Eu não axo o mtr do opala pior que o ohc pra trilhas, e sim melhor!!!

O torque max do ohc é menor que o do opala a alcool e igual ao do a gasolina, sendo que no mtr do opala a rotação do torque maximo é bem mais baixa que o ohc!!! Intão não vejo como o ohc seria melhor que o opala 4 cil...

Sim, veja os números desses (e outros) motores que postei na página anterior deste tópico .... :wink:

Abraços

p.peleje
03/06/2004, 01:27
Galera vamos entrar num acordo:

Um desses numeros tenho como provar, pois já tive uma Parati 1994 com motor AP 1.8 gasolina e no manual do carro dizia 98 cavalos e ñ 99,3 como foi postado e tb não tinha todo esse torque de 15,5 e sim de 14,4.

Tb Tenho o manual do bf 161 e no mesmo consta 90Hp a 4.400 rpm.


O que foi escrito:

BF-161:
Potência: 90 HP@4000 RPM
Torque: 18,6@2000 RPM

OHC:
Potência: 91 HP@5000 RPM
Torque: 17@3000 RPM

GM-151 (Gasolina, carburação dupla):
Potência: 84 CV@4400 RPM
Torque: 16,7@2500 RPM

GM-151 (Álcool, carburação dupla):
Potência: 88 CV@4000 RPM
Torque: 19,4@2500 RPM

AP 1.8 Gasolina:
Potência: 99,3 CV@5250 RPM
Torque: 15,5@3000 RPM

AP 2.0 Gasolina 8 Valv.:
Potência: 111,5 CV@5250 RPM
Torque: 17,3@3000 RPM

p.peleje
03/06/2004, 01:54
Trouxe uma citação de uma pessoa aqui no Fórum:

Imagino que botarei ainda mais lenha na fogueira.

Se bem que na verdade mesmo, o certo é observar (na prática) o comportamento dos motores nas respectivas viaturas em diferentes terrenos.

Reparem que o autor expressa a sua opinião dizendo que o "motor de opala ainda mais" portanto gira mais e ainda diz que este motor não acompanha os outros dois fora de estrada, mesmo sendo um excelente motor.

Opinião e gosto cada um tem o seu.

Segue a citação do colega postada aqui no Fórum:

O BF em caixa de 3 marchas bebe bem, anda pouco na estrada e tanto faz se com 3 ou 4 marchas pois a última marcha é igual nos dois, se você fizer uma viagem de 100 km ele dá a nítida impressão de que não vai conseguir voltar...
Só que sobe parede e se recusa a quebrar.

O OHC em câmbio de 4 marchas bebe um pouco menos que o BF, anda bem mais na estrada, também é bem robusto mas tem seus cuidados (correia dentada, etc.).
Só que cansa mais o motorista pois é mais barulhento, mais "áspero", e não tem o torque do BF.

O 4 cilindros do Opala em caixa de 4 marchas, é o que bebe menos e anda mais, raramente dá problema, em estrada é "quase um carro"
Só que não acompanha os outros dois fora de estrada.

dptucunduva
03/06/2004, 17:48
O BF em caixa de 3 marchas bebe bem, anda pouco na estrada e tanto faz se com 3 ou 4 marchas pois a última marcha é igual nos dois, se você fizer uma viagem de 100 km ele dá a nítida impressão de que não vai conseguir voltar...
Só que sobe parede e se recusa a quebrar.
O OHC em câmbio de 4 marchas bebe um pouco menos que o BF, anda bem mais na estrada, também é bem robusto mas tem seus cuidados (correia dentada, etc.).
Só que cansa mais o motorista pois é mais barulhento, mais "áspero", e não tem o torque do BF.
O 4 cilindros do Opala em caixa de 4 marchas, é o que bebe menos e anda mais, raramente dá problema, em estrada é "quase um carro"
Só que não acompanha os outros dois fora de estrada.


Uma coisa ó opinião, outra coisa é análise de números.

O GM151 é equivalente ao BF161 no fora de estrada. Isso é fato, não opinião. O GM151 é melhor que o BF161 na estrada, por ser mais ágil. Novamente, isso é fato, não opinião.

Pandur confirma aí pra gente, mas se eu não me engano, os valores de quase 19kgf e 90hp do BF161 são brutos. Tem que tirar aí um pouquinho ainda.

Voltando o que eu disse, vocês estão olhando a coisa certa de maneira errada. Só o número de torque e potência máximos não serve pra muita coisa. Vcs têm que analizar a curva de torque dos motores. Na curva, o BF leva pequena vantagem sobre o GM151, por ter a curva um pouco mais plana. Mas em números, se não me engano, o GM151 é ligeiramente superior. Isso torna os motores equivalentes.

Claro que não estou considerando resistência, "quebrabilidade" (argh!), maciez e etc. Estou considerando só força.

A análise do colega está levando em consideração câmbio, relação e etc. Dependendo da relação final até o motor de batedeira do samurai fica muito mais show que um motor de 6 bocas.

Não sei quanto ao OHC, não conheço dados mais detalhados desse motor, mas dizer que o GM151 não acompanha o BF161 na trilha é no mínimo hilário.

fpandur
03/06/2004, 22:04
Pandur confirma aí pra gente, mas se eu não me engano, os valores de quase 19kgf e 90hp do BF161 são brutos. Tem que tirar aí um pouquinho ainda.

Grande Parra !!

Na verdade, eu nem comentei isso, p/ não gerar mais confusão ainda ... :roll: Mas os números do BF-161 e do OHC são parâmetros SAE (brutos) e os GM e AP são números ABNT (líquidos). Então é isso mesmo, dos números brutos ainda tem que tirar uma coisinha sim, principalmente da potência ... :wink:

Abraços

fpandur
03/06/2004, 22:22
Ah, esqueci de dizer ... :oops:

Concordo plenamente com o Parra. Se comparar só os motores já é complicado ,sem levar em consideração o conjunto (câmbio, pneus e diferencial), que dirá comparar motores diferentes, instalados em viaturas diferentes e ainda, pilotados por pessoas diferentes !!! Tem muitos "diferentes" aí nas variáveis, o que inviabiliza qualquer comparação mais séria. :x

Se quiser uma comparação de verdade, tem que pegar 2 viaturas EXATAMENTE iguais (peso, pneus, câmbio, diferencial e suspensão), mas com motores diferentes. Aí sim, bota o mesmo cara pilotando uma e depois a outra, no MESMO obstáculo. Pronto, aí você terá uma comparação mais justa da performance de cada um dos motores. Para os da Exatas, isto é algo como "normalização". :wink:
Mas como dá p/ perceber, no nosso caso é um "pouquinho" complicado fazer isso na prática, né ?! :wink:

Abraços

Carlos
26/06/2004, 00:41
Posso falar do motor do meu jeep?
É o pior de todos: o OHC!, acho que o do maverik, pois ao contrário do que a maioria pensa, havia diferenças entre o OHC que vinha nos jeeps/fords (RURAL , J5, e F75) e do maverick. Nos jeeps eles valorizavam o torque, em detrimento da portência, ou seja, no jeep fica chocho, chocho.
Foi o antigo (e primeiro) dono que fez a burrada de trocar o motor BF pelo 4 cilindros maveco.
Enfim, comparado com os demais motores apresentados por aqui, vejo que até o o AP é bem melhor em torque e potência....mesmo consideradoa curva de torque e etc...
Nunca, NUNCA coloqem esse motor em suas viaturas....se já tiver, faça como eu: suporte e sonhe pelo menos como AP.

Pedro Bachir
27/06/2004, 21:54
Posso falar do motor do meu jeep?
É o pior de todos: o OHC!, acho que o do maverik, pois ao contrário do que a maioria pensa, havia diferenças entre o OHC que vinha nos jeeps/fords (RURAL , J5, e F75) e do maverick. Nos jeeps eles valorizavam o torque, em detrimento da portência, ou seja, no jeep fica chocho, chocho.
Foi o antigo (e primeiro) dono que fez a burrada de trocar o motor BF pelo 4 cilindros maveco.
Enfim, comparado com os demais motores apresentados por aqui, vejo que até o o AP é bem melhor em torque e potência....mesmo consideradoa curva de torque e etc...
Nunca, NUNCA coloqem esse motor em suas viaturas....se já tiver, faça como eu: suporte e sonhe pelo menos como AP.

A diferenção não é tanta assim não!!!
8) Lembro que vi numa 4 rodas antiga , teste do jeep 4 cil maveco, e lah até comentava que o maveco tinha 1 cavalo a mais e menos de 0,5 kgfm a menos de torque que o que equipava o jeep... :D
Realmente esse mtr deve ser uma bosta :twisted: :evil:

leopoldo
27/06/2004, 22:39
Complementando a lista acima e corrigindo um dado:


BF-161:
Potência: 90 HP@4000 RPM
Torque: 18,6@2000 RPM

3.0 Maverick:
Potência: 112 CV@4000 RPM
Torque: 22,6@2000 RPM

OHC:
Potência: 99 CV@5400 RPM
Torque: 16@3200 RPM

GM-151 (Gasolina, carburação dupla):
Potência: 84 CV@4400 RPM
Torque: 16,7@2500 RPM

GM-151 (Álcool, carburação dupla):
Potência: 88 CV@4000 RPM
Torque: 19,4@2500 RPM

AP 1.8 Gasolina:
Potência: 99,3 CV@5250 RPM
Torque: 15,5@3000 RPM

AP 2.0 Gasolina 8 Valv.:
Potência: 111,5 CV@5250 RPM
Torque: 17,3@3000 RPM

V8 302:
Potência: 199 CV@4600 RPM
Torque: 39,8@2400 RPM

Carlos
28/06/2004, 14:18
Posso falar do motor do meu jeep?
É o pior de todos: o OHC!, acho que o do maverik, pois ao contrário do que a maioria pensa, havia diferenças entre o OHC que vinha nos jeeps/fords (RURAL , J5, e F75) e do maverick. Nos jeeps eles valorizavam o torque, em detrimento da portência, ou seja, no jeep fica chocho, chocho.
Foi o antigo (e primeiro) dono que fez a burrada de trocar o motor BF pelo 4 cilindros maveco.
Enfim, comparado com os demais motores apresentados por aqui, vejo que até o o AP é bem melhor em torque e potência....mesmo consideradoa curva de torque e etc...
Nunca, NUNCA coloqem esse motor em suas viaturas....se já tiver, faça como eu: suporte e sonhe pelo menos como AP.

A diferença é significativa, sim, ao contrário do que vc leu o do jeep tinha mais torque, que era despejado a em rotação mais baixa. Depois apresento os dados, se vc quiser.


A diferenção não é tanta assim não!!!
8) Lembro que vi numa 4 rodas antiga , teste do jeep 4 cil maveco, e lah até comentava que o maveco tinha 1 cavalo a mais e menos de 0,5 kgfm a menos de torque que o que equipava o jeep... :D
Realmente esse mtr deve ser uma bosta :twisted: :evil:

Pedro Bachir
28/06/2004, 17:44
Complementando a lista acima e corrigindo um dado:

OHC:
Potência: 99 CV@5400 RPM
Torque: 16@3200 RPM

Eu axo que o leopoldo ta se refirindo ao ohc do maveco e o p.peleje ao do jeep... 8)

Se for isso mesmo, a diferença é maior do que a 4 rodas anuncia.... :roll:

flw :)

Sergio Rocha
28/06/2004, 22:18
Só pra tumultuar, vale lembrar que os motores GM estão em ABNT o q dá uma diferença de +- 15%.

SmootH_
22/04/2006, 13:58
qual seria a diferença de peso entre o bf161, o opala 4.1(nao sei a sigla) e o v8 302??
abraços

ihaido
22/04/2006, 15:57
Falando em motores...alguem,além dos niveiros já pensou ou instalou o motor do tempra no cj?