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Ver Versão Completa : Ar condicionado Troller 06?06



schneider_herb
01/12/2006, 10:22
Estou com problemas com o ar condicionado do Troller. Quando em viagem em velocidade constante a refrigeração é ótima. Andando em percursos em cidade devagarinho, o compressor liga e desliga em questão de segundos ficando somente a ventilação e o aquecimento é insuportavel. Já levei à concessionaria e até o presente nada ficou resolvido. Chegaram a trocar a válvula pressostática e não alterou nada. Alguem tem alguma experiencia quanto ao exposto?
Abraços

mausl
01/12/2006, 10:40
Schineider, isso eh um problema cronico dos T4 2006 e ainda naum tem solucao ou nao sei, meu carro tb eh assim, tem q deixar o termostrato todo no azul para naum ficar nessa mistura de ar quente com ar gelado, acontece realmente igualzinho como vc descreveu eh uma pena, nos 2007 o a/c mudaram de lugar as mangueiras da agua quente talvez por isso e nos deixaram na mao

schneider_herb
01/12/2006, 13:53
Obrigado, amigo. Lamento estarmos nas mesmas condições e nas mãos de empresas sem consideração ao cliente. Vou entrar em contato com um amigo meu que tem um 2007 para verificar a diferença. Um abração.

RESGATE 4X4 AGRESSIVO
02/12/2006, 10:26
Ola amigos , sou novo por aqui. mas sempre me falaram deste forum e aqui estou .
Sou mecanico e eletricista e trabalho exclusivamente com TROLLER, realmente o ar-condicionado do 2006, tem umas caracteristicas diferentes dos outros modelos anteriores.
O seu pode ser uma das tres coisas que vou falar :
1- Va a concessionaria ou em uma loja de sua confianca, veja a pressao do gas, verifique se esta com a pressao certa.
2- Certifique se o ventilador dor ar esta funcionando, esse ventilador fica la na frente do radiador, com o TROLLER parado aguarde umtempinho e observe ele tem que acionar, de tempo em tempo ele arma e desarma, do contrario nao ira fazer a troca de calor nescessaria.
3- Veja se a valvula dor ar quente se ela esta direta, Isole as mangueiras e facao teste, veja se ele parado vc nota aguma diferenca significativa.

Olha amigo esse defeitinho e moleza de se resolver, basta o profissional querer fazer!!! Se o TROLLER estivesse aqui faria em 15 minutinhos, mas espero poder ter lhe ajudado!
qualquer duvida estarei aqui pronto para ajudar!!!

mausl
04/12/2006, 15:57
Ajuda ae Resgate, to em Salvador naum posso ir ae no Rio p resolver isso!

:)

schneider_herb
04/12/2006, 19:22
Ajuda ae Resgate, to em Salvador naum posso ir ae no Rio p resolver isso!

:)

Caro Mausl. Conversei sábado com um mecanico e técnico em refrigeração automobilistica numa revenda Ford, e o mesmo concluiu que no meu caso a ineficiencia está ligada à embreagem viscosa da refrigeração do motor que não está acionando devidamente em velocidade baixa e na cidade fazendo o compressor do ar desligar e ligar seguidamente. Aguardo uma posição da Troller para trocar o conjunto hélice + embreagem viscosa.
Abraços.

guilhermekrug
04/12/2006, 23:18
A embreagem pode ser danificada colocando-se mais gas do que o devido....

mausl
05/12/2006, 09:34
o q eh embreagem viscosa? faz aprte do ar ou do sistema de arrefecimento?

RESGATE 4X4 AGRESSIVO
05/12/2006, 16:55
Olha amigo.. esse tipo de defeito eu sempre resolvo sem mexer em helice nenhuma!
Mas respeito o diagnostico do tecnico, 80% dos problemas por min resolvidos eram a carga de gas, ou muito gas ou pouco gas.
Outros 10% era a ventoinha la na frente como eu tinha falado antes.
5 % era a valvula presotatica e 5% rele na caixa de fusivel errado.
Acabei de conversar com meus parceiros da TROLLER aqui no Rio, eles ficaram surpresos com esse tipo de defeito novo, EMBREAGEM VISCOSA!
Olha peca pra colocarem uma embregem dessa nova e faca um teste!!!
e assim vc ira acabar de vez com essa duvida!!
um grande abraco e aguardo respostas!!!

RESGATE 4X4 AGRESSIVO
05/12/2006, 16:59
E respondendo a sua pergunta, embreagem viscosa. faz parte do sistema de arrefecimento.
Nao tem nada a ver com ar condicionado, pois o ar-condicionado tem sua propia helice, para fazer a troca de calor ,independente do sistema de arrefecimento!

schneider_herb
06/12/2006, 13:31
O Troller foi comprado em abril deste ano e sempre funcionou perfeitamente o ar condicionado. De um mês para cá, só funciona mesmo em velocidade de cruzeiro sem problemas. Chega a gelar. Quando se anda na cidade o compressor liga e desliga só ficando a ventilação. Foi medido os kgs. de gás que estão com 0,75 kgs, trocada a válvula pressostatica. Foi segurado com o dedo a hélice de arrefecimento e ligado o motor depois de bastante aquecido e a referida hélice ficava parada podendo até fazê-la girar no sentido inverso. Estou no aguardo da Troller. Um amigo meu que tem um 2007 já estourou 2 vezes o compressor.
Abraços e muito obrigado pelas dicas dos companheiros.

Thiagotrilha
22/11/2012, 16:39
Boa tarde a todos.
Meu troller 2006 tambem tem um problema cronico no ar condicionado, resolvi desmontar todo sistema e refazer.
- As mangueiras foram trocadas
- Retirei a valvula de controle de agua quente e somente funciona ar frio
- Troquei a embreagem do compressor e selo mecanico
- Limprei o sistema

Surpresa! Quando fui desmontar a caixa do ar onde fica aquele tal condensador, descobri que a Troller fez uma pessima adaptação.
As saidas de ar são mal feitas, perdem ventilação, não se encaixam bem...
Estou muito decepcionado, aqui no Nordeste sem ar não dá!!!

FGarcia
09/02/2013, 23:52
Pessoal, comprei recentemente meu Troller 2010 e encontrei o mesmo problema relatado, ou seja, o ar condicionado /quente possuído ! E só querer aumentar a temperatura interna que o bafo toma conta da cabine ! Pergunto: Alguém do fórum já conseguiu resolver o problema ?

FGarcia
09/02/2013, 23:58
Pessoal, me desculpem mas só para complementar.....já li bastante as dicas de troca de solenóide, regulador do ar quente, painel de controle interno, pressão do gás, etc. A pergunta correta seria: alguém conseguiu, seguindo as dicas já relatadas, consertar a ineficiência na mistura de ar quente / frio do Troller ? Por favor me desculpem a polemica, mas gostaria realmente de saber se há luz no fim do túnel ou vou ter realmente que conviver com a fornalha !

homerohermida
10/02/2013, 08:47
Para evitar isto, nunca regulei a temperatura. Se estiver frio demais, desligo o compressor.

sergiocavallaro
19/02/2013, 14:17
Boa tarde trolheiros
Estou mexendo no ar condicionado do meu Troller (2010) com intuito de resolver o problema definitivamente. Acontecia exatamente conforme relatado no tópico.
Cheguei à conclusão que a causa do problema do ar condicionado do Troller é que ele não resfria suficientemente o condensador (é o radiador do ar condicionado que fica na frente) em baixa velocidade.
Se ele não resfriar corretamente, o gás aumenta a pressão do sistema, e aí, o pressostato desliga o compressor.
Em alta velocidade, há muita ventilação na frente, daí ele funciona corretamente.

Então trabalho com a hipótese da Troller pode ter cometido um dos erros abaixo:

1-A Troller pode ter errado no calculo da ventoínha do ar condicionado. A vazão do ar é insuficiente.
Sugestão para correção: Instalar outra ventoínha igual, pois há espaço e ela é parafusada diretamente no radiador. Esta é sugestão mais em conta.

2-O Troller não foi projetado para trilha com atoleiros. Isto é certo. A lama entra no motor elétrico da ventoínha, danifica o rolamento e causa baixo rendimento. A lama fica presa nas pas da ventoinha, no aro da ventoínha, entre a ventoinha e radiador e nas próprias aletas do radiador, prejudicando a circulação do ar e o desempenho do motor elétrico. Nem lavando normalmente retira esta lama.
Sugestão: Desmontar tudo e lavar muito bem. Trocar a ventoinha e nunca mais entrar na lama.

Para ambas as possibilidades citadas, o ideal é substituir a ventoinha por outra especialmente projetada para o trabalho submerso em lama (As ventoinhas dos quadriciclos são preparada, possuem respiro, porém tem que verificar a especificação) com o dobro da capacidade de circulação de ar (vazão x pressão).

Na assinatura abaixo tem o link do meu Troller. Eu retirei o condensador da frente e o instalei sobre o motor, porém o meu Troller está com calço de 50mm na carroceria.

Espero que tenha ajudado. Acho que o caminho é este.


Abs.

Spike
19/02/2013, 15:03
Boa tarde trolheiros
Estou mexendo no ar condicionado do meu Troller (2010) com intuito de resolver o problema definitivamente. Acontecia exatamente conforme relatado no tópico.
Cheguei à conclusão que a causa do problema do ar condicionado do Troller é que ele não resfria suficientemente o condensador (é o radiador do ar condicionado que fica na frente) em baixa velocidade.
Se ele não resfriar corretamente, o gás aumenta a pressão do sistema, e aí, o pressostato desliga o compressor.
Em alta velocidade, há muita ventilação na frente, daí ele funciona corretamente.

Então trabalho com a hipótese da Troller pode ter cometido um dos erros abaixo:

1-A Troller pode ter errado no calculo da ventoínha do ar condicionado. A vazão do ar é insuficiente.
Sugestão para correção: Instalar outra ventoínha igual, pois há espaço e ela é parafusada diretamente no radiador. Esta é sugestão mais em conta.

2-O Troller não foi projetado para trilha com atoleiros. Isto é certo. A lama entra no motor elétrico da ventoínha, danifica o rolamento e causa baixo rendimento. A lama fica presa nas pas da ventoinha, no aro da ventoínha, entre a ventoinha e radiador e nas próprias aletas do radiador, prejudicando a circulação do ar e o desempenho do motor elétrico. Nem lavando normalmente retira esta lama.
Sugestão: Desmontar tudo e lavar muito bem. Trocar a ventoinha e nunca mais entrar na lama.

Para ambas as possibilidades citadas, o ideal é substituir a ventoinha por outra especialmente projetada para o trabalho submerso em lama (As ventoinhas dos quadriciclos são preparada, possuem respiro, porém tem que verificar a especificação) com o dobro da capacidade de circulação de ar (vazão x pressão).

Na assinatura abaixo tem o link do meu Troller. Eu retirei o condensador da frente e o instalei sobre o motor, porém o meu Troller está com calço de 50mm na carroceria.

Espero que tenha ajudado. Acho que o caminho é este.


Abs.

Sérgio

1 - Pressão alta no sistema = Temperatura alta, se o condensador não tiver um resfriamento adequado o pressostato irá desarmar o compressor até a pressão baixar. A média de pressão dos veículos está entre 18 a 20 bar. Mês passado medi no meu Troller 2.8 e a pressão do sistema está ~23bar. Porém o sistema está com 700g de gás + 20mml de óleo. Obti esses valores em uma loja especializada em ar condicionado localizada em Jundiaí. No meu caso o compressor nunca desarmou, mas a ventoinha fica ligada a maior parte do tempo.
2 - Excesso de gás no sistema também aumenta a pressão do sitema fazendo com que o pressostado desarme.
É um estudo meio complicado para achar o problema, mas deve ser um mau dimensionamento do sistema, acho que a sua idéia de aumentar a ventilação do condensador irá ajudar, mas não sei se irá resolver esse problema.

Na sua modificação tenho receio se não irá piorar o desarme do compressor pois o condensador ficará acima do motor (temperatura alta). Outro detalhe, vc irá projetar algum tipo de defletor no capô para direcionar o ar externo para a face do condensador?

Abrs

sergiocavallaro
19/02/2013, 19:51
Boa tarde Spike



1 - Pressão alta no sistema = Temperatura alta, se o condensador não tiver um resfriamento adequado o pressostato irá desarmar o compressor até a pressão baixar. A média de pressão dos veículos está entre 18 a 20 bar.

Você confirmou que eu estou certo. Pressão alta no sistema = Temperatura alta, então se aumentar a circulação de ar no condensador vai reduzir a pressão, e consequentemente o pressostato não vai desligar o compressor, e problema resolvido.



Mês passado medi no meu Troller 2.8 e a pressão do sistema está ~23bar. Porém o sistema está com 700g de gás + 20mml de óleo. Obti esses valores em uma loja especializada em ar condicionado localizada em Jundiaí.

Esta loja perdeu credibilidade, porque não resolveu o seu problema.



No meu caso o compressor nunca desarmou, mas a ventoinha fica ligada a maior parte do tempo.

A ventoinha é feita para ligar em baixas velocidades quando a ventilação for reduzida, e, pode funcionar continuamente sem nenhum problema. A ventoinha desliga nas altas velocidades, mas ai vc não vai conseguir ver.
Não vejo nenhum problema no seu Troller.


2 - Excesso de gás no sistema também aumenta a pressão do sitema fazendo com que o pressostado desarme.
É um estudo meio complicado para achar o problema, mas deve ser um mau dimensionamento do sistema,

Não acredito que excesso de gás cause algum problema, mas a falta dele simplesmente não gela.
Não acredito que excesso de gás cause o desarme, porque o gás é transferido da garrafa. Dentro da garrafa ele esta na forma liquida na pressão de vapor. Ele é transferido para o sistema na forma gasosa na mesma pressão de valor.
Se bombeássemos o gás para dentro do sistema (ao invés de transferir), o gás iria mudar para a fase liquida e o sistema não iria gelar, nem a pressão iria aumentar.
A pressão de valor do gás aumenta quando aumenta a temperatura ambiente ou quando aumenta a temperatura do sistema, e diminui também quando as temperaturas ao entorno diminuem. Isto explica o seu carro estar com a pressão maior. A pressão também muda quando se muda o tipo do gás. Cada tipo gás possui a sua pressão de vapor.


acho que a sua idéia de aumentar a ventilação do condensador irá ajudar, mas não sei se irá resolver esse problema.

Para confirmar, basta fazer um teste simples: Fixar uma ventoinha elétrica qualquer na grade e ligar na bateria. É bom instalar um fusível para evitar “novidades”. É mais fácil de fazer nos Trollers que sai a grade da frente.



Na sua modificação tenho receio se não irá piorar o desarme do compressor pois o condensador ficará acima do motor (temperatura alta). Outro detalhe, vc irá projetar algum tipo de defletor no capô para direcionar o ar externo para a face do condensador?
Abrs
A minha modificação esta funcionando bem, primeiramente porque o sistema esta efetivamente limpo de barro, porém ainda tenho que testar no trânsito num dia bem quente para confirmar. Se necessário também posso instalar outra ventoinha ou substituir por outra maior. Não pretendo por um defletor no capo, mas se concluir que será necessário, eu colocarei sem problema, acho que vai ficar até bonito. Ai sim o Tarja Preta vai ficar caracterizado.

Cordialmente.

Spike
19/02/2013, 21:27
Boa tarde Spike


Você confirmou que eu estou certo. Pressão alta no sistema = Temperatura alta, então se aumentar a circulação de ar no condensador vai reduzir a pressão, e consequentemente o pressostato não vai desligar o compressor, e problema resolvido.


Esta loja perdeu credibilidade, porque não resolveu o seu problema.


A ventoinha é feita para ligar em baixas velocidades quando a ventilação for reduzida, e, pode funcionar continuamente sem nenhum problema. A ventoinha desliga nas altas velocidades, mas ai vc não vai conseguir ver.
Não vejo nenhum problema no seu Troller.

Não acredito que excesso de gás cause algum problema, mas a falta dele simplesmente não gela.
Não acredito que excesso de gás cause o desarme, porque o gás é transferido da garrafa. Dentro da garrafa ele esta na forma liquida na pressão de vapor. Ele é transferido para o sistema na forma gasosa na mesma pressão de valor.
Se bombeássemos o gás para dentro do sistema (ao invés de transferir), o gás iria mudar para a fase liquida e o sistema não iria gelar, nem a pressão iria aumentar.
A pressão de valor do gás aumenta quando aumenta a temperatura ambiente ou quando aumenta a temperatura do sistema, e diminui também quando as temperaturas ao entorno diminuem. Isto explica o seu carro estar com a pressão maior. A pressão também muda quando se muda o tipo do gás. Cada tipo gás possui a sua pressão de vapor.

Para confirmar, basta fazer um teste simples: Fixar uma ventoinha elétrica qualquer na grade e ligar na bateria. É bom instalar um fusível para evitar “novidades”. É mais fácil de fazer nos Trollers que sai a grade da frente.


A minha modificação esta funcionando bem, primeiramente porque o sistema esta efetivamente limpo de barro, porém ainda tenho que testar no trânsito num dia bem quente para confirmar. Se necessário também posso instalar outra ventoinha ou substituir por outra maior. Não pretendo por um defletor no capo, mas se concluir que será necessário, eu colocarei sem problema, acho que vai ficar até bonito. Ai sim o Tarja Preta vai ficar caracterizado.

Cordialmente.

Sérgio
Então, por segurança o ideal seria instalar uma ventoinha adicinal mesmo...coisa simplesss mesmo!!!
Valeu pelas postagens, eu estou acompanhando o tópico do Tarja Preta, show de bola!!!!
Abraços

Elefantástico
19/02/2013, 23:36
Passei por isso também. Isolei o ar quente colocando uma mangueira (de corsa) diretamente nos dois ductos de ar frio. Como isolei a mistura ficou circulando só ar frio e por sinal congelando... mas acabou o problema de morrer de calor nas trilhas. Abraços e boas trilhas a todos.

w@ldo
25/02/2013, 22:26
Pessoal passei pelo mesmo problema, andando( acima de 40km/h) tudo funcionando normal, no transito intermitência entre frio/quente, verifiquei que a ventoinha elétrica não ligava, fui a concessionária e confirmamos que os fusíveis e reles estavam em perfeito estado porém a ventoinha não recebia alimentação, passamos uma nova fiação para a ventoinha e beleza, sistema funcionando até d+!, estou chegando a desligar pois esta muito eficiente!

FGarcia
25/02/2013, 23:18
Pessoal passei pelo mesmo problema, andando( acima de 40km/h) tudo funcionando normal, no transito intermitência entre frio/quente, verifiquei que a ventoinha elétrica não ligava, fui a concessionária e confirmamos que os fusíveis e reles estavam em perfeito estado porém a ventoinha não recebia alimentação, passamos uma nova fiação para a ventoinha e beleza, sistema funcionando até d+!, estou chegando a desligar pois esta muito eficiente!



W@ldo, e quanto ao ar quente, vc consegue regular ?

w@ldo
26/02/2013, 01:43
Sim, normal.
No dia que comprei o carro a válvula do ar quente quebrou e a concessionária trocou, a regulagem entre quente e frio funciona normal...

FGarcia
01/03/2013, 21:37
W@ldo, valeu muito pelo relato de resolução do problema, pois agora estou vendo luz no fim do túnel .... Ou controle correto da mistura de ar quente.... Rsrsrs

pessoal, alguém mais tem algum relato sobre a resolução do problema de regulagem do ar quente ? O relato e' importante para evitarmos de gastar dinheiro a toa na compra de pecas.... Além de evitar frustrações !!!

Vermeio
03/03/2013, 16:43
Alguem ja adaptou outro compressor fora o original? No meu caso é um 2.8
ja estorei dois compressores e recentemente arranquei tudo fora ja que não estava utilizando mesmo.
ja tinha feito esta adaptacao de colocar duas ventoinhas no condensador mas nao resolveu por completo.
pergunta aos especialistas, porque razao estraga o compressor?
no meu por duas vezes tambme quebrou aquele cano que sai do compressor para a mangueira...
acho que uma solucao é a do sergio de colocar o compressor em cima do motor....
abracos

Spike
03/03/2013, 23:27
Não sou especialista, mas tenho algumas dicas, pois recentemente tive problemas com o AC do meu 2004, senão me engano, as mangueiras e o filtro secador do Troller 2002 são diferente do 2004/2005 e do motores 3.0 também são diferentes, então pode ser que a quantidade de gás mude um pouco, tudo vai depender do tamanho do sistema.·.Tive problema com os tubos de alumínio que saem do compressor também, um deles rachou bem na curva, então desmontei e soldei com solda de alumínio no trampo (depois de 2 meses, o mesmo ainda não apresentou problema).
Na primeira carga de gás que fiz inseri 700 gramas de R134, gelava bastante dentro da cabine, porém a ventoinha funcionava direta e depois de uma semana, o O'ring da entrada do condensador estourou e consequentemente todo o gás e óleo vazou para fora. Importante, não tentar funcionar o compressor sem gás, um detalhe é a falta de lubrificação e outra o que aconteceu comigo foi a queima do fusível.

Hipóteses do problema da primeira carga de gás:
1- Excesso de gás no sistema = pressão alta interna = temperatura alta;
2 - O'ring errado, como desmontei a mangueira, pensei que o melhor seria achar um novo O'ring, como não tinha refêrencia, achei no trampo um parecido com as mesmas medidas e troquei, porém as suspeitas são: O'ring velho, eu amassei ele durante a montagem ou o óleo (WD40) que coloquei no o'ring para facilitar a montagem entrou em reação com o gás e estufou o mesmo.

Detalhes da última carga de gás:
Em relação à última carga de gás, acompanhei todo o teste, desde o teste de vácuo no sistema (conferir se não tem nenhum vazamento) até o teste com as medições das pressões no sistema.

* Gás refrigerante e Óleo:
Em relação ao seu caso, você lembra quanto de gás tinha no sistema? Pesquisei essa informação para o Troller (Trilha Europa, Trilha Campinas e casa especializada em AC localizada em Campinas) e disseram que o ideal para o Troller é de 550 a 600 gramas de R134 + 180 ml de óleo no sistema para lubrificar o compressor. Observação importante é que os 180 ml de óleo é o total, ou seja, quando não tem nada no sistema, agora quando já tem óleo e vc retira algum componente, por exemplo, uma mangueira, deve adicionar + 20 ml de óleo.

*Pressões no sistema (mangueira de alta pressão e de baixa pressão).
- Para que o sistema funcione perfeitamente, o ideal para a mangueira de alta é ter no máximo 18bar. No meu Troller, essa pressão (medida depois de uns 5 minutos funcionando com o jipe parado) ficou entre 19 e 20 bar. Detalhe é que a ventoinha do condensador ligava (pressão > = temperatura>) e depois de baixar a pressão à mesma desligava
- Na mangueira de baixa pressão, senão me engano deve ficar entre 2.0 ~3.0 bar.

Testei o AC e já faz 2 semanas, até o momento só alegria.
Como o sistema dos nossos 2.8 é muito velho, acho que será um trabalho duro achar uma solução sem gastar $$$.
Provavelmente no seu caso seria trocar a compressor pelo original da marca DELPHI, o corpo do compressor acho que é o mesmo do CELTA/CORSA/S10, o que deve mudar é a polia; verificar se válvula de expansão (não sei como é, deve ser de orifício calibrado, item que vai antes do evaporador) está OK e verificar se todas as mangueiras estão OK tbm.
Abs

Léo !!!
25/09/2013, 10:02
Tem fotos elefantastico ?


Passei por isso também. Isolei o ar quente colocando uma mangueira (de corsa) diretamente nos dois ductos de ar frio. Como isolei a mistura ficou circulando só ar frio e por sinal congelando... mas acabou o problema de morrer de calor nas trilhas. Abraços e boas trilhas a todos.

Rodolfo Ariza
04/10/2013, 13:10
o meu tava assim tmb...desmontei toda a frente(todos os radiadores lavei e montei.fico filé o meu é um 2008 e ante disso quando ligava o ar o motor chegava mudar de barulho

Rodolfo Ariza
04/10/2013, 13:12
e tmb isolei o ar quente original coloquei uma valvula de ar quente do gol quadrado com acionamento mecanico a cabo(o msm conjunto que destrava o capô)tem q adaptar mais fico show funciona do jeito q eu quero e quando quero.

pierotti01
06/07/2015, 18:02
Boa tarde Rodolfo, será que vc poderia me passar maiores detalhes dessa adaptação e da valvula, tipo qual o ano do gol quadrado, onde colocou a alavanca, etc. estou com esse problema tb no meu... grato carlos carlospierotti@gmail.com

Carlos_bass
26/08/2015, 01:01
Alguem tem problema com alto consumo de combustível com o ar ligado? É um 3.0 2006 com ar quente desligado. Gela muito, mas bebe demais. Muito alem dos demais carros que ja tive. Será que é normal?

Fabio_Roberto
26/08/2015, 12:01
Alguem tem problema com alto consumo de combustível com o ar ligado? É um 3.0 2006 com ar quente desligado. Gela muito, mas bebe demais. Muito alem dos demais carros que ja tive. Será que é normal?

Gelar muito é normal, o meu 2005 quando liga o ar parece polo norte... kkk mas o consumo não altera em nada praticamente.

não é muito parâmentro pq o motor é outro.. mas...

jipeiroMT
26/08/2015, 19:00
Alguem tem problema com alto consumo de combustível com o ar ligado? É um 3.0 2006 com ar quente desligado. Gela muito, mas bebe demais. Muito alem dos demais carros que ja tive. Será que é normal?

Bebe muito quanto? E em que uso?

Pois veja bem: Em uso rodoviário, acima de 80 km/h, usar o ar-condicionado é mais vantajoso do que abrir as janelas devido ao arrasto, logo com ar, você consome menos. Abaixo de 80 km/h, e no anda e para do trânsito, o ar gera um consumo de combustível maior, dependendo da situação eu diria que é em torno de 0,5 a 2 km/l de diferença nos meus (chutando por alto).