PDA

Ver Versão Completa : Dicas úteis para baratear manutenção. Contribuam



aloisio
30/11/2006, 21:02
Olá moçada, neste tópico eu gostaria de reunir alguns macetes para baratear a manutenção dos nossos carros. Espero a contribuição de todos, valeu.
Vamos lá.
-Correia do alternador do motor Maxion 2.5 e 2.8 que equipam Chevrolet S10, Chevrolet Blazer, Mercedes-Benz Sprinter, Ford Ranger, Ford F-1000 e Land Rover Defender: Na ford essa correia custa R$ 55,00. No paralelo peça correia goodyear 35,00.
-Ao invés de trocar o esticador completo, troque somente o rolamento do mesmo, Ref. 6203 marca SKF é uma boa opção R$ 14,00. Se preferir trocar o conjunto polia + rolamento vc vai gastar um pouco mais R$ 78,00. Na ford R$ 400 ou 700 e alguma coisa se não me engano (conjunto completo).
-Veja aqui o Procedimento para verificação do sincronismo e substituição da correia dentada dos motores Maxion 2.5 e 2.8 L http://www.goodyear.com.br/engineeringproducts/correias_mangueiras_auto/procedimentos_tecnicos/correias_dentadas_diesel/motores_diesel_maxion.pdf (http://www.goodyear.com.br/engineeringproducts/correias_mangueiras_auto/procedimentos_tecnicos/correias_dentadas_diesel/motores_diesel_maxion.pdf)
está muito bem detalhado, com fotos e tudo mais.
-Manual de serviço dos motores HS 2.5L 2.8L e Power Stroke 2.8L http://www.nav-international.com.br/Manual.asp?Idioma=1
-Catálogo de peças de vários motores HS 2.5L, 2.8L Power Stroke 2.8L, NGD 3.0E, HS 2.5L Matra, etc, http://www.nav-international.com.br/Catalogo.asp?Idioma=1
Bom proveito e boas dicas.

Dieselboy
30/11/2006, 22:40
Contribuindo;

Há 2 dias atrás troquei também as correias da F-1000 (ambas da GoodYear, pois não encontrei por aqui as de minha preferência - Gates) do alternador paguei R$ 16,00 e na do hidráulico R$ 18,00.

Minha dica é a seguinte;

:arrow: Expirado o período de garantia fuja das concessionárias, pois geralmente estas Autorizadas se aproveitam da falta de conhecimento de alguns de seus clientes e passam a praticar verdadeiros abusos substituindo desnecessariamente peças que na maioria das vezes ainda apresentam um bom percentual de durabilidade. Outra prática comum é que eles não consertam aquilo que pode ser recuperado, por mais insignificante que seja o defeito eles simplesmente preferem trocar o componente por completo e cobram caríssimo pela mão-de-obra (por hora de serviço) e peças utilizadas.

:arrow: Ler o manual para conhecer a fundo seu veículo é de suma importância, pois evita que você seja lesado pelos "picaretas" de plantão seja das Autorizadas ou das oficinas independentes.

:arrow: Escolha uma oficina confiável que tenha renome na região e seja conhecida pela qualidade de seus serviços e pela satisfação de seus clientes, contudo esteja ciente que esta "união" (cliente - oficina) na maioria das vezes não será eterna, pois este "relacionamento" será passível dos mais variados sentimentos da índole humana, poderão haver momentos de gratidão e felicidade mas também de revolta e indignação.

:arrow: Desde o início procure sempre que possível (alguns não aceitam) "contratar" somente a mão-de-obra, pois assim você conseguirá uma economia considerável negociando pessoalmente com as lojas de auto-peças e ferro-velhos de sua região. As oficinas costumam repassar as peças para o cliente com um custo bem acima dos praticados pelas lojas de auto-peças e isto é PICARETAGEM :evil: :evil: para vocês terem uma idéia aqui na minha cidade há uma "negociata" que rola às escuras entre as lojas de auto-peças e oficinas, o negócio funciona da seguinte maneira:

O varejo de auto-peças passa o que for solicitado pelas oficinas "cadastradas" neste esquema, no caso peças com preços diferenciados (20% abaixo do preço de tabela), as oficinas por sua vez repassam estas mesmas peças para os clientes com um custo 20% acima do preço de tabela do varejo, ou seja ganham nesta intermediação 40% :evil: :evil: isto é só para receber as peças e disponibilizá-las para os clientes, não está inclusa ainda mão-de-obra para instalação :evil:

:arrow:Procure se familiarizar com as lojas de auto-peças, procure conhecer todas pois compensa elas funcionam mais ou menos no mesmo esquema dos supermercados algumas vendem mais barato umas peças e recuperam aumentando o preçode outras mercadorias, portanto NUNCA você vai encontrar o menor preço num mesmo local. Com o passar do tempo você vai começar a diferenciar aqueles que são mais seletivos e buscam trabalhar e oferecer para seus clientes peças de primeira linha.

O melhor disto é que você negocia diretamente com os fornecedores e pode "chorar" bons descontos ou parcelamentos interessantes.

:arrow: Procure sempre acompanhar o conserto de seu veículo verificando que as peças que você comprou estarão mesmo sendo utilizadas em seu carro.

:arrow: Procure sempre adquirir peças de PRIMEIRA linha, pois caso apresentem problema o ônus da mão-de-obra correrá dobrado e por sua conta, pois se você contratar apenas a mão-de-obra da oficina eles não irão se responsabilizar por eventuais defeitos que as peças venham a apresentar.

Acho que por enquanto é isso. :concordo:

aloisio
01/12/2006, 10:17
- Eu vi, aqui no forum mesmo, uma dica para o problema do interruptor da lâmpada do teto da ranger que mesmo com a porta fechada ela não apaga. Dica: ponha um pouco de limpa-contato na fechadura da porta, naqulela parte que a porta trava (não sei o nome). é lá que fica o tal interruptor da lâmpada do teto.isso vai resolver o problema.

IGORFROTA
01/12/2006, 11:16
Excelentes dicas.
E a iniciativa tb foi muito boa.

Edintruder
01/12/2006, 20:31
Se o tópico continuar, dá pra fazer uma tabela e anexar fotos com hiperlinks.

Roberto Gomes
03/12/2006, 11:11
Procurei o reparo do cilindro auxiliar da embreagem da L200 94 e não achei. O cilindro original é uma fortuna. O paralelo R$ 170,00. Achei o reparo do cilindro de freio de roda do corcel II ( R$ 12,00 ) que dá certinho. Se preferir, pode usar também o reparo do cilindro mestre do mesmo carro que vem inclusive com a coifa ( R$ 11,00 ).

João Pedro
03/12/2006, 22:19
Olá moçada, neste tópico eu gostaria de reunir alguns macetes para baratear a manutenção dos nossos carros. Espero a contribuição de todos, valeu.
Vamos lá.
-Correia do alternador do motor Maxion 2.5 e 2.8 que equipam Chevrolet S10, Chevrolet Blazer, Mercedes-Benz Sprinter, Ford Ranger, Ford F-1000 e Land Rover Defender: Na ford essa correia custa R$ 55,00. No paralelo peça correia goodyear 35,00.
-Ao invés de trocar o esticador completo, troque somente o rolamento do mesmo, Ref. 6203 marca SKF é uma boa opção R$ 14,00. Se preferir trocar o conjunto polia + rolamento vc vai gastar um pouco mais R$ 78,00. Na ford R$ 400 ou 700 e alguma coisa se não me engano (conjunto completo).
-Veja aqui o Procedimento para verificação do sincronismo e substituição da correia dentada dos motores Maxion 2.5 e 2.8 L http://www.goodyear.com.br/engineeringproducts/correias_mangueiras_auto/procedimentos_tecnicos/correias_dentadas_diesel/motores_diesel_maxion.pdf (http://www.goodyear.com.br/engineeringproducts/correias_mangueiras_auto/procedimentos_tecnicos/correias_dentadas_diesel/motores_diesel_maxion.pdf)
está muito bem detalhado, com fotos e tudo mais.
-Manual de serviço dos motores HS 2.5L 2.8L e Power Stroke 2.8L http://www.nav-international.com.br/Manual.asp?Idioma=1
-Catálogo de peças de vários motores HS 2.5L, 2.8L Power Stroke 2.8L, NGD 3.0E, HS 2.5L Matra, etc, http://www.nav-international.com.br/Catalogo.asp?Idioma=1
Bom proveito e boas dicas.

Gostaria de parabenizar o colega, Aloísio, pela feliz iniciativa em criar este tópico, que é de interesse e utilidade para todos nós.

IGORFROTA
04/12/2006, 15:11
Minha dica não chega a ter o propósito de baratear manutenção ou substituir peças originais por outras compatíveis.

É só uma pequena gambiarra que fiz para evitar a quebra do encosto central nas Renger XLT.

Qnd estava procurando Ranger para comprar, verifiquei que quase todas as XLT estavam com o encosto central quebrado. Isso deve-se à completa falta de engenharia no projeto dessa peça. Esse encosto fica em balança em +/- 40 cm, apenas com um ponto de apoio na dobradiça de plático. É exatamente nesse ponto onde ocorre a ruptura. A minha veio com ele intacto e logo adiantei-me para evitar que o pior aontecesse.

Comprei uma borracha de 5cm X 2,5 e cortei em 2 pedaços de 20 cm. Colei as borrachas na parte inferior do encosto, de forma que ao baixa-lo, o encosto fica completamente apoiado sobre a gaveta logo abaixo.

Ficou muito bom e nem percebe-se a borracha abaixo. O apoio agora é total e amortecido, sem barolhos e rangedeiras.

Vlw

aloisio
04/12/2006, 23:18
Aqui vão algumas referências para correias dentadas (sincronizadoras) para o motor maxion 2.5 e 2.8. Não sei qual é a melhor nem a mais barata, mas de posse da referência já facilita um bocado.
MARCA ....... REFERÊNCIA
-BOSCH:........F 000 KR9 336
-CONTITEC:...CT952 HNBR
-DAYCO:........118SP+300H
-GATES:........40933 X 30 HNBR
-GOODYEAR:...118H9, 5P300 HNBR