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Ver Versão Completa : Manutenção Das Engesas Miliatres Ee-34



PEDRO ALVES
30/11/2006, 12:06
Ai pessoal, estou assumindo uma função no quartel onde estou servindo diretamente relacionada com manutenção (mnt) das viaturas(vtr), estou tendo um pouco de dificuldade, principalmente, nas vtr ee-34 e nos cj-5, no que diz respeito a manuais, peças de reposição e/ou similares, lojas e fornecedores, além de soluções práticas.
Já peguei alguns manuais por aqui, pois nada resiste a um bom papiro e isso está sendo de grande valia.

NeRo
30/11/2006, 12:24
Já viu os manuais disponíveis na área de downloads?
De CJ e EE12 tem bastante coisa, mas do EE34 não.

ariel kleinubing
01/12/2006, 10:14
Fui encarregado da manutenção do quartel de Santa Rosa por quatro anos.
Compravamos peças para os Urutus e Cascavéis (engesa) na Columbus, de São Paulo. Não estou mais na ativa, mas entra em contato com o pessoal da manutenção do 19º R C Mec, que eles te dão os endereços destas empresas que vendem peças para engesa. Tel do quartel 55 3512 6300, fala com Cabo Petry, ou Sgt Arnildo da Manutenção de VTR.

PEDRO ALVES
05/12/2006, 14:54
Os Manuais Já Baixei Mesmo Antes De Assumir A Função, E Os Ctt Tb Serão De Grande Valia.
Obrigado Camaradas.

Eliseu
14/12/2006, 16:39
Pedro,
tenho alguma experiência nas EE34.(uns 15 anos...). Quase tudo é da Chevrolet D10, de 79 a 84 e depois, as EE34 mais novas(acho que as tuas são estas) a maioria das peças é D20. []'s

lucciano amaral
13/08/2013, 22:23
Alguem teria o manual de peças do engesa ee34?

ressucitando o topico, hehehehe

BAND.RE
18/12/2013, 01:30
depois de anos sonhando com um engesa surgiu a oportunidade de participar de um leilão do EB, realizado em Resende /RJ , na AMAN, arrematei um EE-34 e acabei me empolgando e arrematando um EE-15 em excelente estado.
O EE-34 está sem os cardans, falta uma tampa da roda livre,o eixo entalhado da caixa de transferência, motor de arranque e bomba de combustivel.
O EE-15 está com motor 608, falta arranque bateria e bomba de combustível.... não há nada para se fazer de lataria , somente a descaracterização das cores do EB.
Depois eu posto umas fotos ...
vou precisar da experiência e paciência de todos pois quero deixar o EE-34 mais original possível

BAND.RE
18/12/2013, 02:08
fotos dos Engesas443828443829443830443831443832443833

lucciano amaral
18/12/2013, 08:47
parabens pela aquisição, boa sorte na reforma

BAND.RE
04/03/2014, 00:51
Caro Luciano, consegui um manual de manutenção do EE-34 original ano 83 o mesmo da do meu, comprei de um cara á de Curitiba ele ainda tem outros dois e o catálogo de peças

BAND.RE
04/03/2014, 00:53
quando eu tiver um tempo vou digitaliza-lo...... vai demorar um pouco, pois o manual tem umas 250 páginas frente e verso...

BAND.RE
04/03/2014, 02:06
Eu iniciei uma revisão básica no EE-15 ..... limpei o tanque, pois o diesel estava contaminado com água e sujeira, troquei os filtros de combustivel, sangrei a bomba, pra tirar o ar do sistema.... coloque um mt de arranque e bateria nova ... o OM 314 pegou de primeira .... o motor está com ronco bom, mas está soltando um pouco de fumaça branca... preciso levar num mecânico diesel .... a o câmbio e embreagem estão funcionando bem.... o burrinho mestre estava travado e precisou ser trocado e ao tentar sangrar o sistema de freio começou a estourar nos burrinhos das rodas ..... desmontei as duas rodas do lado esquerdo e constatei a necessidade da troca dos burrinhos , já fiz o freio do lado esquerdo ...até esse fim de semana faço o outro lado ... o sistema de freio é semelhante ao do fusca ....mas é um caminhão .... o serviço é pesado ... gastei umas 4 horas em cada roda....vou colocar tudo pra funcionar , depois vou vende-lo..... uma pena, pois ele tá excelente de lata e mecânica...mas não dá pra ficar com os dois...
O meu foco é a picape ee-34 quero desmonta-la toda e fazer uma reforma para deixa-la o mais original possivel, já comprei uma caixa de transferencia nova par ela por 1000,00 pilas dum cara que tava fazendo um bota fora no seu galpão ..estou com dificuldade de achar as luvas do cardam que vai na caixa de transferencia...as medidas da cruzeta é 27mmx 81,70mm acho que a cruzeta é 5 153x da spicer.... depois eu posto mais fotos

BAND.RE
04/03/2014, 02:45
Tenho uma foto da capa do manual...

453400453401

lucciano amaral
06/03/2014, 09:48
Caro Luciano, consegui um manual de manutenção do EE-34 original ano 83 o mesmo da do meu, comprei de um cara á de Curitiba ele ainda tem outros dois e o catálogo de peças

Amigo seria possivel me passar o contato desse cara la de curitiba? estou precisando de algumas peças do ee34 que estou reformando, podemos trocar algumas ideiais sobre a reforma pode ser ate por email luccianoamaral@gmail.com
o meu ee34 é 1983 e esta faltando algumas peças e nao encontrei por aqui.
abraços

BAND.RE
08/03/2014, 09:00
eu estou precisando do aro do farol do lado direito da ee-34 vc sabe onde posso encontrar....ou de qual veiculo foi utilizado ´, o da veraneio é parecido....

lucciano amaral
10/03/2014, 08:31
amigo preciso do lado esquerdo, ja procurei e naoi achei, acho que vou mandar fazer de fibra,

por acaso vc sabe de alguma alavanca da tração e reduzida com os dois braços e terminais que ligam na caixa de transferencia?

BAND.RE
10/03/2014, 18:21
tenta no Rossatto Autopeças - Jipes - Caminhões - Viaturas Militares - Peças Novas - Peças Usadas - Manutenção - Restauração (http://www.rossatto4x4.com.br/) ele tem umas ee-34 desmontadas liga lá e fala com o André...,, http://www.steindorffviaturas.com.br/ eles tem muitas viaturas desse modelo inteiras e desmontadas, dizem que são um pouco careiros....te só que é do rio grande do sul, ..essa semana vou no sitío e tiro umas fotos das alavancas de tração, se tiver tempo tiro as medidas, acho que não é menhum bicho feio pra fazer; a do caminhão ee-15 tem o mesmo principio, acho que é um tubo de ferro com uma barra de ferro de 3/4 aprox. dentro dele ,....a barra de ferro fica num suporte , de um lado a ponta da barra tem um "rebaixo" ou melhor é mais fina, fica presa no suporte com uma arruela na ponta co floga para não ficar travada, onde vai uma alavanca .....no tubo de ferro é fixa a outra alavanca, ela gira na barra de ferro...isso pode ser fixado no cambio ..... vou tirar umas fotos e lhe mando
hoje comprei o catálogo de peças, lá deve ter uma vista explodida da alavanca depois eu lhe arrumo as medidas...
preciso do terminal de saida da caixa de transferência é a do meio o terminal da tração dianteira acho que a cruzeta é menor, vc poderia me passar a medida dessa cruzeta, preciso do aro do farol lado direito tb ...vc sabe se tem algum veiculo que tenha um aro semelhante.

BAND.RE
10/03/2014, 18:23
tem uma loja de peças antigas na av duque de caxias em sp vou ver se acho alguma coisa lá

lucciano amaral
11/03/2014, 11:41
Amigo, quando chegarem seus manuais e compro uma copia conforme haviamos conversado.
qaunto a stendorf sao careiros demais, putzzzzzzzz

minha ee34 tambem nao tem as cruzetas, estou deixando a parte de baixo por ultimo.

ficarei grato pelas fotos e mais detalhes das alavancas.

vou ver se consigo algo na rossato,
abraços

BAND.RE
12/03/2014, 22:16
o cat´logo de peças chega amanhã, comecei a digitalizar o manual de manutenção, mas demora pra cacete...fica mais fácil tirar xerox...quanto a caixa de transf.. dê uma olhada nesse desnho do manual 454543
o engate da tração 4x4 é feita por força alavanca simples... pena que no manual não tem o desenho das alavancas

BAND.RE
12/03/2014, 22:19
por curiosidade , quanto pediram no aro do farol no stendorf

BAND.RE
13/03/2014, 20:36
o catálogo de peças chegou tem a vista explodida da alavanca da cx de transf454680
é isso que vc precisa conforme for dá pra mim tirar as medidas do conjunto de alavancas, angulo etc... e mandar pra vc daí fica mais fácil ... acho que dá pra usar uma barra de direção de outro veiculo pra fazer,,, essas barras são de aço , se vc tiver alguem que tenha a máquina de dobrar tubo, é só dobrar no ângulo aprox ... se vc achar o aro do farol me avisa onde vc achou

Francisco Bicalho
01/04/2014, 06:52
Prezado Pedro, se você souber de algum aro de roda original do Engesa, na medida 6x16 por favor me avise no chicobic@gmail.com ou 21-2556-3250 / 21-979590-9751 (tim) estou interessado em comprar até 5 aros como o da foto com a bitola de 6".

Sei que essa medida de 6" foi equipada nos Engesa do Exército e que muitos deles tiveram os aros originais trocados por outras marcas. Caso você saiba de algum lugar onde eu possa encontrar esses aros originais fico muito agradecido.

Cordialmente;
Chico Bicalho

RogérioNunes
12/04/2014, 11:23
Tenho uma caixa de tração da EE34 que veio desmontada numa caixa.
Algum amigo teria fotos dela aberta e montada ou desenho?

BAND.RE
15/04/2014, 08:00
tenho o manual de manutenção do ee-34 e tem uma vista explodida dessa caixa...

RogérioNunes
16/04/2014, 11:51
BAND.RE,

A luva da caixa que procura é essa?

BAND.RE
17/04/2014, 20:17
Rogério
acho que é essa sim
diâmetro interno estria maior 41,30mm
diâmetro externo 54,00mm
cruzeta 81,7mmx27mm

BAND.RE
17/04/2014, 20:22
veja essas fotos da caixa de transf. tenho outra caixa que está na picape e falta o eixo indicado na última foto, mas já encontrei um cara aki em sp que tem desses eixos e outras peças engesa
459623459625459623459626

RogérioNunes
25/04/2014, 21:48
Rogério
acho que é essa sim
diâmetro interno estria maior 41,30mm
diâmetro externo 54,00mm
cruzeta 81,7mmx27mm

kamarada, as luvas que tenho aqui são para cruzeta de 106x30mm.
Obrigado pelas fotos da caixa, ajudaram muito resolver o quebra cabeças. Está faltando a engrenagem da tração na caixa que tenho.
Esse contato que vc conseguiu aí não teria essa engrenagem?

BAND.RE
30/04/2014, 03:15
o sr adenilsom, tem essas essas engrenagens, ele tem até os eixos dessa caixa, depois eu lhe envio o contato dele... tenho o manual de manutenção dessa caixa..

BAND.RE
02/05/2014, 01:14
fala tb.. pelo q eu vi na sua caixa "um calço" ou melhor um tubo na espessura do entalhado pra engrenagem não ficar dançando no entalhado....

Paulo Martins
05/05/2014, 23:24
Tudo bom BAND.RE, estou montando a caixa de transferência do EE-25 e preciso de algumas peças dela e do manual, você poderia me passar o contato da pessoa que você mencionou que possui peças para essa caixa, MEU E-MAIL é paulohomartins@gmail.com. Obrigado até mais.

BAND.RE
06/05/2014, 01:08
o manual da caixa que eu tenho é da caixa do ee-15 que é um pouco menor
o telefone do sr Adenilson é
Tim 11 983080062
Vivo 11 996346406

RogérioNunes
06/05/2014, 08:51
fala tb.. pelo q eu vi na sua caixa "um calço" ou melhor um tubo na espessura do entalhado pra engrenagem não ficar dançando no entalhado....

De fato falta sim esse tubo e outras peças pequenas mas isso não é problema, posso fazer aqui mesmo. Além da engrenagem da tração verei com o Adenilsom se ele tem as peças para montar a tomada de força para o guincho.

Paulo Martins
06/05/2014, 23:53
o manual da caixa que eu tenho é da caixa do ee-15 que é um pouco menor
o telefone do sr Adenilson é
Tim 11 983080062
Vivo 11 996346406





tenho uma caixa do ee-25 por 2800,00






Obrigado pela atenção, entrarei em contato com ele.

Abraço

BAND.RE
21/06/2014, 19:13
preciso da ajuda de vcs ...pois estou tentando acertar a documentação do engesa EE-34, entreguei tudo no despachante , mas ela não está conseguindo acertar a documentação....alguém do tópico já arrematou algum veiculo do exército e conseguiu acertar a documentação ... eu tenho a nota fiscal do leiloeiro e um termo de adjudicação expedido pela AMAN...

lucciano amaral
23/06/2014, 07:52
Amigo eu legalizei ha tres anos seis veiculos militares, incluindo minha ee34, quatro xingu, e um reo, demorou dois anos no detran, foi um saco, pois é necessario cadastrar o renavan dai fica parado no detran no meu caso ficou no detran de BH, mas o caminho é o cadastro do renavam para poder gerar as placas depois. boa sorte

marcuspaulod20
24/06/2014, 23:45
Salve pessoal
Alguém sabe me informar qual é o eixo dianteiro da EE34?
Algum dos donos poderia tirar fotos dele?
Obrigado

lucciano amaral
29/11/2015, 20:27
Amigo BAND RE estou precisando das medidas da dobradiça do capo da enhgesa ee34, vc teria como ver ai pra mim?
abraços

Elmer_Jeep
10/05/2019, 12:27
Tenho uma foto da capa do manual...

453400453401

Alguém tem esse manual em PDF ?

Fabio Jose da Silva
22/05/2019, 18:21
Alguém tem esse manual em PDF ?

Se os colegas tiverem. Também preciso.

BAND.RE
12/03/2020, 01:22
tenho manual de manutenção do ee-15, ee-34 e o catalogo de de peças do ee34...

BAND.RE
12/03/2020, 01:33
vou ver se digitalizo tudo, e posto...
571495571496571497571498

lucciano amaral
12/03/2020, 09:05
topppp. PARABENS pela iniciativa

BAND.RE
12/03/2020, 21:40
vou começar a digitalizar hj, só não sei como colocar todas as paginas num só arquivo pdf ....

BAND.RE
13/03/2020, 00:51
Comecei a digitalizar ....
eira parte : Motor, são 18 itens de manutenção no total;;;
Manual Engesa EE-34.pdf - Google Drive (https://drive.google.com/open?id=1PlsUaUVTpSPTW4LlI2uGuuKs1dsRYKlY)

BAND.RE
13/03/2020, 01:55
Agora tá certo, tava faltando umas paginas....
Manual Engesa EE-34.pdf - Google Drive (https://drive.google.com/open?id=1kyySUaZWi9Q5tkOK-YFspoDlTzMyhL-1)

lucciano amaral
13/03/2020, 07:46
Agora tá certo, tava faltando umas paginas....
Manual Engesa EE-34.pdf - Google Drive (https://drive.google.com/open?id=1kyySUaZWi9Q5tkOK-YFspoDlTzMyhL-1)

Parabens pela iniciativa de disponibilizar aqui com o grupo. toppp

BAND.RE
13/03/2020, 11:38
Essa parte do manual é do motor, "só" faltam mais 17, a medida que eu for postando item a item, vcs vão dando uma olhada pra ver se não falta nenhuma página, ai eu faço a correção, depois vou digitalizar o catálogo de peças, esse no caso, acho que será mais interessante, pois lista todas as peças da viatura....
Alguém sabe quem faz plaquetas da viatura....

Elmer_Jeep
15/03/2020, 11:45
Essa parte do manual é do motor, "só" faltam mais 17, a medida que eu for postando item a item, vcs vão dando uma olhada pra ver se não falta nenhuma página, ai eu faço a correção, depois vou digitalizar o catálogo de peças, esse no caso, acho que será mais interessante, pois lista todas as peças da viatura....
Alguém sabe quem faz plaquetas da viatura....

Muito legal, já salvei nos meus arquivos.
Parabéns pela iniciativa.

BAND.RE
15/03/2020, 22:33
Segue o link do sistema de alimentação itens 3 e 4 do manual..
Manual Engesa EE-34-Sistema de Alimentação 2 e Ignição 3.pdf - Google Drive (https://drive.google.com/open?id=1iw0tDOtsuhMiRBB5NKm3tkDWtrZGHXBP)
Segue o link do sistema de escapamento item 5 e lubrificação item 6 do manual
Manual Engesa EE-34-Sistema de Escapamento 3 e Lubrificação.pdf - Google Drive (https://drive.google.com/open?id=143lU2tRIq2aBzSDkd6VqdR2NEFoJl7h2)

BAND.RE
15/03/2020, 23:35
link correto..
Manual Engesa EE-34-Sistema de Escapamento 4 e Lubrificação 5.pdf - Google Drive (https://drive.google.com/open?id=143lU2tRIq2aBzSDkd6VqdR2NEFoJl7h2)

BAND.RE
15/03/2020, 23:37
Item 6 e 7 do manual...
Manual Engesa EE-34-Sistema de Arrefecimento 6 e Embreagem 7.pdf - Google Drive (https://drive.google.com/open?id=1arO24mZyim2arlIF7vJTve42QJuc5yHR)

lucciano amaral
16/03/2020, 08:16
Item 6 e 7 do manual...
Manual Engesa EE-34-Sistema de Arrefecimento 6 e Embreagem 7.pdf - Google Drive (https://drive.google.com/open?id=1arO24mZyim2arlIF7vJTve42QJuc5yHR)

Amigo mais uma vez obrigado por sua colaboração

BAND.RE
22/03/2020, 22:12
segue o link da caixa de mudança e da caixa de transferência... acho uns dos mais importantes...
6 Manual Engesa EE-34- Caixa de Mudança 8 e Caixa de Transferência 9.pdf - Google Drive (https://drive.google.com/open?id=1XV0XDH4txzbvO_19vpYi0dQ8kcDyhouK)

lucciano amaral
23/03/2020, 08:06
segue o link da caixa de mudança e da caixa de transferência... acho uns dos mais importantes...
6 Manual Engesa EE-34- Caixa de Mudança 8 e Caixa de Transferência 9.pdf - Google Drive (https://drive.google.com/open?id=1XV0XDH4txzbvO_19vpYi0dQ8kcDyhouK)

Muito obrigado

BAND.RE
23/03/2020, 10:53
depois vou digitalizar a vista explodida da caixa de transferência, vai facilitar a montagem de forma correta da caixa...

BAND.RE
23/03/2020, 20:28
depois de digitalizar tudo, vou salvar tudo num arquivo só.

BAND.RE
24/03/2020, 19:30
segue o link da Transmissão Articulada, Eixo Dianteiro e Traseiro...
​7 Manual Engesa EE-34- Transmição Articulada 10 , Eixo Dianteiro 11 e Eixo Traseiro 12.pdf - Google Drive (https://drive.google.com/open?id=1JfPpm94Uou6pIm0eFsEJzFhxXxj0ts3D)

BAND.RE
24/03/2020, 23:25
Link do sistema Elétrico e de Direção...
8 Manual Engesa EE-34-Sistema Elétrico 13 e Sistema de Direção 14.pdf - Google Drive (https://drive.google.com/open?id=1YIS9ozHQZ2VbGlI02SG-4brD0uCmRKCR)

BAND.RE
25/03/2020, 18:43
Segue o link do restante do Manual do Engesa EE-34....
9 Manual Engesa EE-34-Sistemade freio 15, Suspenção 17, Trem do rolamento 18 e Carroceria 19.pdf - Google Drive (https://drive.google.com/open?id=1NboElQA80yX5lC7NN6jIjIF7jMkcNNh_)

BAND.RE
25/03/2020, 18:44
Depois vou postar o Catálogo de peças do EE-34...

BAND.RE
25/03/2020, 22:40
segue o link do manual completo do engesa EE-34
Manual Engesa EE-34.pdf - Google Drive (https://drive.google.com/open?id=1kyySUaZWi9Q5tkOK-YFspoDlTzMyhL-1)

lucciano amaral
16/04/2020, 14:47
segue o link do manual completo do engesa EE-34
Manual Engesa EE-34.pdf - Google Drive (https://drive.google.com/open?id=1kyySUaZWi9Q5tkOK-YFspoDlTzMyhL-1)

Top amigo, muito obrigado por sua ajuda

GViana
02/05/2020, 11:52
Muito obrigado Luciano, estou com uma EE-34 tentando a reforma, e o manual veio em ótima hora.
Estou procurando a borracha do vidro e o tanque, mangueira e bocal de alimentação do tanque.

Elmer_Jeep
04/05/2020, 11:14
Muito obrigado Luciano, estou com uma EE-34 tentando a reforma, e o manual veio em ótima hora.
Estou procurando a borracha do vidro e o tanque, mangueira e bocal de alimentação do tanque.

Durante a reforma da minha EE34 também não encontrei a borracha do vidro, resolvi levando numa empresa que trabalha com troca de parabrisas e eles colaram o vidro no quadro, assim como é feito nos vidros dos carros atuais, ficou bom.

O tanque e o bocal de abastecimento podem ser utilizados da chevrolet D10, instalei sem adaptação, só tive que fazer as cintas porque não encontrei as originais.

lucciano amaral
04/05/2020, 13:36
Elmer otima dica do tanque da d10, o mu tanque é original de ferro, e ja ta na hora de trocar. valeuwww

dalmo cruz torres
22/07/2020, 15:23
Boa tarde Pessoal.
Comprei a EE34 do luciano, e estou iniciando as adaptações nela.
Tinha prometido a mim mesmo não fazer mais adaptação em carro nenhum, mas não deu...
Seguem as primeiras fotos do processo:

dalmo cruz torres
22/07/2020, 15:29
Motor MWM 4.12 TCE. Originalmente eletrônico. Por motivos vários, entre eles o valor alto para fazer o motor rodar eletrônico, resolvi por mecanizar ele.
Cambio EATON FSO 4405c.
Redução Engesa original da viatura.

Eixos, ainda em estudo, mas não serão os originais.

Elmer_Jeep
22/07/2020, 17:49
Parabéns Dalmo, mete ficha!

lucciano amaral
23/07/2020, 08:05
Boa tarde Pessoal.
Comprei a EE34 do luciano, e estou iniciando as adaptações nela.
Tinha prometido a mim mesmo não fazer mais adaptação em carro nenhum, mas não deu...
Seguem as primeiras fotos do processo:

Show de bola Dalmo, boa sirte ai com a nova viatura

Walter da Camper
23/07/2020, 14:06
Dalmo, qual bomba injetora e bicos usou na mecanização?


Motor MWM 4.12 TCE. Originalmente eletrônico. Por motivos vários, entre eles o valor alto para fazer o motor rodar eletrônico, resolvi por mecanizar ele.
Cambio EATON FSO 4405c.
Redução Engesa original da viatura.

Eixos, ainda em estudo, mas não serão os originais.

dalmo cruz torres
26/07/2020, 19:02
Bomba, Bicos, trem de engrenagem, Bomba dágua, Bomba de óleo do X10 da F1000

dalmo cruz torres
26/07/2020, 19:04
Acho que vou colocar os cabeçotes do X10 também. Vou resolver isso essa semana. Vamos ver como vai.

edival
05/08/2020, 21:24
Bn Dalmo...Sou de Itajuba e tenho uma D20 4x4 com o eixo do Engesa. Estou com problemas no alojamento da capa do rolamento inferior do munhao. Como vi que vc ainda nao definiu pelos eixos originais (o que acho que esta no caminho certo devido as dificuldades de reposição de pecas) gostaria de acompanhar sua decisão pois estou considerando trocar o eixo por outro moderno. O problema esta sendo o custo. Voce tem planos de colocar qual eixo? Devido ao alto custo estou ate pensando na possibilidade de tentar recuperar o alojamento enchendo e fresando mas tenho duvidas se o resultado final sera bom. Sabe me dizer se isto é recomendável? Ja pensei em mudar tudo pro sistema da Toyota Bandeirante mas no primeiro estudo ja ta batendo em 8 mil por baixo.

gostaria de manter contato para compartilhar as ideias...

Luiz

Elmer_Jeep
06/08/2020, 10:14
Bn Dalmo...Sou de Itajuba e tenho uma D20 4x4 com o eixo do Engesa. Estou com problemas no alojamento da capa do rolamento inferior do munhao. Como vi que vc ainda nao definiu pelos eixos originais (o que acho que esta no caminho certo devido as dificuldades de reposição de pecas) gostaria de acompanhar sua decisão pois estou considerando trocar o eixo por outro moderno. O problema esta sendo o custo. Voce tem planos de colocar qual eixo? Devido ao alto custo estou ate pensando na possibilidade de tentar recuperar o alojamento enchendo e fresando mas tenho duvidas se o resultado final sera bom. Sabe me dizer se isto é recomendável? Ja pensei em mudar tudo pro sistema da Toyota Bandeirante mas no primeiro estudo ja ta batendo em 8 mil por baixo.

gostaria de manter contato para compartilhar as ideias...

Luiz

Pra recuperar o alojamento do rolamento teria que conversar com algum especialista em tornearia e usinagem pra dizer se o munhão aguenta.

Sobre usar eixo da Band eu não recomendo, instalei na minha, mas tivemos que aumentar a largura da carcaça e fazer os semi eixos. Tem bastante adaptação pra deixar tudo ok.

Outra opção seria vc comprar os munhões da NHP que usam pivôs de troller/F1000, rolamentos de roda, roda livre e pinças de freio da toyota bandeirantes, mas o custo de todas as peças e mão de obra pra adaptar no seu eixo deve passar dos 6k...

edival
10/08/2020, 22:30
Pra recuperar o alojamento do rolamento teria que conversar com algum especialista em tornearia e usinagem pra dizer se o munhão aguenta.

Sobre usar eixo da Band eu não recomendo, instalei na minha, mas tivemos que aumentar a largura da carcaça e fazer os semi eixos. Tem bastante adaptação pra deixar tudo ok.

Outra opção seria vc comprar os munhões da NHP que usam pivôs de troller/F1000, rolamentos de roda, roda livre e pinças de freio da toyota bandeirantes, mas o custo de todas as peças e mão de obra pra adaptar no seu eixo deve passar dos 6k...

Obrigado pelo retorno. Desisti do eixo da Toyota Bandeirante, realmente muita coisa pra fazer. Tambem consultei os eixos da F350 mas ta na faixa de 15 a 18 k (fora mao de obra). Descobri a Universal no RJ que te muita coisa do Engesa. Estou aguardando resposta deles para identificar o eixo que saiu nas D20. Vamos ver...eles tem muita coisa em estoque...mas o tempo de resposta deles ta demais.....

luisdogas
03/02/2021, 05:15
Parabens gostei

Walter da Camper
03/02/2021, 13:47
O eixo que vinha no kit Engesa era o Braseixos 405, com os munhões iguais ao do jipe Engesa e Envemo Camper.
Esse conjunto munhão/manga de eixo é o ponto fraco desse eixo. A tubeira é grossa, a bola é forte e a caixa satélite maior que Dana 44. Por isso vale à pena substituir os munhões por outros mais fortes, tipo NHP ao custo de R$3.500 + M.O.




Obrigado pelo retorno. Desisti do eixo da Toyota Bandeirante, realmente muita coisa pra fazer. Tambem consultei os eixos da F350 mas ta na faixa de 15 a 18 k (fora mao de obra). Descobri a Universal no RJ que te muita coisa do Engesa. Estou aguardando resposta deles para identificar o eixo que saiu nas D20. Vamos ver...eles tem muita coisa em estoque...mas o tempo de resposta deles ta demais.....

vitao8592
29/06/2021, 16:24
o cat´logo de peças chega amanhã, comecei a digitalizar o manual de manutenção, mas demora pra cacete...fica mais fácil tirar xerox...quanto a caixa de transf.. dê uma olhada nesse desnho do manual 454543
o engate da tração 4x4 é feita por força alavanca simples... pena que no manual não tem o desenho das alavancas

Boa tarde. Essa caixa é a do engesa ee-34. A caixa "pequena". Recente comprei uma caixa da engessa que vinha nos caminhões 6x6 (ford, chevrolet e dodge). É bem parecida mas um pouco maior. Ja li muito dela aqui no forum, mas infelizmente não encontro informação técnica a respeito. Se alguém tiver manual de algum destes caminhões e mostrar a parte da caixa, me compartilhem por gentileza. Agora na onda dos grupos de whattsapp as informações se perdem. Este fórum não pode morrer! Abraços a todos.

Elmer_Jeep
29/06/2021, 17:37
Boa tarde. Essa caixa é a do engesa ee-34. A caixa "pequena". Recente comprei uma caixa da engessa que vinha nos caminhões 6x6 (ford, chevrolet e dodge). É bem parecida mas um pouco maior. Ja li muito dela aqui no forum, mas infelizmente não encontro informação técnica a respeito. Se alguém tiver manual de algum destes caminhões e mostrar a parte da caixa, me compartilhem por gentileza. Agora na onda dos grupos de whattsapp as informações se perdem. Este fórum não pode morrer! Abraços a todos.

Esse cara é referência no assunto, tem vários manuais dos caminhões Engesa Angelo Meliani (https://www.instagram.com/melianiqt/)

vitao8592
29/06/2021, 20:00
Já ouvi falar sobre o sr. Angelo Meliani. Mas pelo que sei, ele também conserta e faz reparos. Será que ele compartilharia material? Só entrando em contato mesmo né? ehehhe.
Há um tempo atras vi uma imagem desta caixa em vista explodida em um anuncio no site rolo4x4. Na hora não salvei. Perdi. Ou seja, existe material. E alguém deve ter.
Valeu Elmer.

BAND.RE
06/07/2021, 22:08
Eu tenho a vista explodida da caixa do Engesa EE-15, ela é um pouco menor, mas acho que já ajuda, má verdade tenho o manual de manutenção do Ee-15, dá uma olhada nesse fórum, tem o manual de manutenção do Ee-34, com essa caixa, ...

BAND.RE
06/07/2021, 22:18
Segue o link do manual do ENGESA EE-34, página 181 tem a vista da caixa de transferência..


Manual Engesa EE-34.pdf - Google Drive (https://drive.google.com/file/d/1kyySUaZWi9Q5tkOK-YFspoDlTzMyhL-1/view?usp=drivesdk)

BlackH
16/07/2021, 13:30
Grande Engesa. Vale a pena recuperar um desses.

Carloshg
27/07/2021, 15:42
Boa tarde,
adquiri recentemente uma engesa ee34 1988, com motor perkins. Gostaria de saber se alguém instalou turbo no motor original da ee34 e como ficou a desempenho e o consumo. Obrigado.

Elmer_Jeep
27/07/2021, 16:08
Boa tarde,
adquiri recentemente uma engesa ee34 1988, com motor perkins. Gostaria de saber se alguém instalou turbo no motor original da ee34 e como ficou a desempenho e o consumo. Obrigado.
Estou querendo instalar na minha, porque aspirado é muito fraco. Mas é um kit bem comum de encontrar, se o seu motor estiver em boas condições acredito que não terá problemas.

Carloshg
30/07/2021, 16:22
Estou querendo instalar na minha, porque aspirado é muito fraco. Mas é um kit bem comum de encontrar, se o seu motor estiver em boas condições acredito que não terá problemas.

Obrigado Elmer. Achei alguns desses kits no mercado livre. Acho que um turbo daria uma vida nova ao excelente motor perkins, além de colaborar na autonomia da viatura. Consegue unir o útil (mais potência e torque) ao agradável (economia de combustível).

Carloshg
30/07/2021, 16:26
A propósito, alguém já diminuiu o numero de lâminas nos feixes de mola dianteiros visando um maior conforto da suspensão? Tb tenho dúvidas sobre realocar o eixo dianteiro para abaixo do feixe, visando um maior curso de suspensão.

Elmer_Jeep
30/07/2021, 16:43
A propósito, alguém já diminuiu o numero de lâminas nos feixes de mola dianteiros visando um maior conforto da suspensão? Tb tenho dúvidas sobre realocar o eixo dianteiro para abaixo do feixe, visando um maior curso de suspensão.

Eu fiz isso na minha, mas adaptei feixes de mola da toyota Bandeirante, tem algumas fotos neste link onde publiquei a reforma da viatura: GREEN - Engesa EE34 1983 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/175379-green-engesa-ee34-1983-a.html)

Carloshg
02/08/2021, 15:35
Eu fiz isso na minha, mas adaptei feixes de mola da toyota Bandeirante, tem algumas fotos neste link onde publiquei a reforma da viatura: GREEN - Engesa EE34 1983 (https://www.4x4brasil.com.br/forum/frota-4x4-brasil/175379-green-engesa-ee34-1983-a.html)

Obrigado, Elmer.

dalmo cruz torres
31/08/2021, 17:36
Bn Dalmo...Sou de Itajuba e tenho uma D20 4x4 com o eixo do Engesa. Estou com problemas no alojamento da capa do rolamento inferior do munhao. Como vi que vc ainda nao definiu pelos eixos originais (o que acho que esta no caminho certo devido as dificuldades de reposição de pecas) gostaria de acompanhar sua decisão pois estou considerando trocar o eixo por outro moderno. O problema esta sendo o custo. Voce tem planos de colocar qual eixo? Devido ao alto custo estou ate pensando na possibilidade de tentar recuperar o alojamento enchendo e fresando mas tenho duvidas se o resultado final sera bom. Sabe me dizer se isto é recomendável? Ja pensei em mudar tudo pro sistema da Toyota Bandeirante mas no primeiro estudo ja ta batendo em 8 mil por baixo.

gostaria de manter contato para compartilhar as ideias...

Luiz

Oi Luiz, desculpa a demora em responder, só agora ví sua mensagem.
Bom, ainda não sei o que fazer com os euxos. No caso da minha engesa, a idéia do projeto é um carro para uso diário. O motor é um MWM 4.12, que pesa 440Kg. Então não tenho como usar o eixo dianteiro original, até pelo peso do motor.

Walter da Camper
01/09/2021, 23:29
Uma boa solução para veículos de bitola larga, como o EE34, D20, etc... é usar um eixo dianteiro oco de F4000 4x2 (2006<) e enxertar uma bola de diferencial traseiro. Pode ser Dana 44, 46, 60 ou 70 do lado esquerdo ou direito.
Vantagens: Bem mais barato que o eixo dianteiro 4x4 original (mesmo da F250, com espaçadores para rodas de caminhão); Com bola traseira usa-se coroa e pinhão comum, com diversas opções de relação, ao contrário do original 4x4 que é reverse e só tem 2 relações disponíveis. Possibilidade de colocar a bola do lado direito (enxertar a bola na tubeira oca é praticamente o mesmo custo de inverter a bola); Munhões robustos da F4000, com terminais fáceis de encontrar no comércio.
Desvantagens: semi-eixos feitos sob medida de acordo com a articulação escolhida (pode ser homocinética de Toyota ou cruzeta).

Elmer_Jeep
02/09/2021, 17:02
Uma boa solução para veículos de bitola larga, como o EE34, D20, etc... é usar um eixo dianteiro oco de F4000 4x2 (2006<) e enxertar uma bola de diferencial traseiro. Pode ser Dana 44, 46, 60 ou 70 do lado esquerdo ou direito.
Vantagens: Bem mais barato que o eixo dianteiro 4x4 original (mesmo da F250, com espaçadores para rodas de caminhão); Com bola traseira usa-se coroa e pinhão comum, com diversas opções de relação, ao contrário do original 4x4 que é reverse e só tem 2 relações disponíveis. Possibilidade de colocar a bola do lado direito (enxertar a bola na tubeira oca é praticamente o mesmo custo de inverter a bola); Munhões robustos da F4000, com terminais fáceis de encontrar no comércio.
Desvantagens: semi-eixos feitos sob medida de acordo com a articulação escolhida (pode ser homocinética de Toyota ou cruzeta).

Recentemente eu andei levantando os custos pra fazer um diferencial dianteiro do zero, com base em uma carcaça traseira de D70 e um eixo dianteiro simples do F4000 4x2.

É mais ou menos isso:

CARCAÇA D70
EIXO DIANTEIRO F4000 4x2 (No mercado livre tem novo, mas sem o munhão externo)
SERVIÇO DE TORNEARIA E SOLDAGEM
PAR DE MUNHÃO (se encontrar um eixo dianteiro 4x2 completo já não precisa)
02 CUBOS DIANTEIRO F250 4X4
PAR DE RODA LIVRE
02 SEMI EIXO EXTERNO
02 SEMI EIXO INTERNO (CURTO E LONGO)
02 CRUZETAS
02 DISCOS DE FREIO
02 PINÇAS DE FREIO (se encontrar um eixo dianteiro 4x2 completo já não precisa)
01 CAIXA SATÉLITES D70
01 COROA E PINHÃO D70
JG DE PARAFUSOS DA COROA
PAR DE ROLAMENTOS CAIXA SATÉLITES
PAR DE ROLAMENTOS DO PINHÃO
JG CALÇOS DE AJUSTE
MONTAGEM E REGULAGEM
RETENTOR DO PINHÃO
RETENTOR SEMI EIXO
BUCHA GUIA DO SEMI EIXO
ARRUELA GRAFITADA E KIT DE TRAVAS DO SEMI EIXO
RETENTOR DO MUNHÃO
FLANGE DE CRUZETA
TAMPA DO DIFERENCIAL
JG DE PIVÔS
PINTURA
ETC

Resumindo, vai grana, mão de obra e dor de cabeça (pra quem não é da área). No final das contas vi que sai praticamente o mesmo preço de um diferencial feito pela DSTrac que já vem plug & play.

Walter da Camper
03/09/2021, 15:33
Recentemente eu andei levantando os custos pra fazer um diferencial dianteiro do zero, com base em uma carcaça traseira de D70 e um eixo dianteiro simples do F4000 4x2.

...
Resumindo, vai grana, mão de obra e dor de cabeça (pra quem não é da área). No final das contas vi que sai praticamente o mesmo preço de um diferencial feito pela DSTrac que já vem plug & play.

Ano passado eu fiz uma cotação na DSTrac de um eixo dianteiro para meu Agrale 1800D. Preço: 18mil

Gastei 12mil usando um eixo dianteiro de F4000 4x2 que já veio com pinças, discos, munhões, cubos (que podem ser refurados para passar o semi-eixo) e uma bola traseira Dana 46 que já veio com caixa satélite e a relação certa que eu precisava. Tá certo que foi tudo feito com peças usadas, mas no meu caso o preço compensou.

dalmo cruz torres
02/11/2021, 20:39
Recentemente eu andei levantando os custos pra fazer um diferencial dianteiro do zero, com base em uma carcaça traseira de D70 e um eixo dianteiro simples do F4000 4x2.

É mais ou menos isso:

CARCAÇA D70
EIXO DIANTEIRO F4000 4x2 (No mercado livre tem novo, mas sem o munhão externo)
SERVIÇO DE TORNEARIA E SOLDAGEM
PAR DE MUNHÃO (se encontrar um eixo dianteiro 4x2 completo já não precisa)
02 CUBOS DIANTEIRO F250 4X4
PAR DE RODA LIVRE
02 SEMI EIXO EXTERNO
02 SEMI EIXO INTERNO (CURTO E LONGO)
02 CRUZETAS
02 DISCOS DE FREIO
02 PINÇAS DE FREIO (se encontrar um eixo dianteiro 4x2 completo já não precisa)
01 CAIXA SATÉLITES D70
01 COROA E PINHÃO D70
JG DE PARAFUSOS DA COROA
PAR DE ROLAMENTOS CAIXA SATÉLITES
PAR DE ROLAMENTOS DO PINHÃO
JG CALÇOS DE AJUSTE
MONTAGEM E REGULAGEM
RETENTOR DO PINHÃO
RETENTOR SEMI EIXO
BUCHA GUIA DO SEMI EIXO
ARRUELA GRAFITADA E KIT DE TRAVAS DO SEMI EIXO
RETENTOR DO MUNHÃO
FLANGE DE CRUZETA
TAMPA DO DIFERENCIAL
JG DE PIVÔS
PINTURA
ETC

Resumindo, vai grana, mão de obra e dor de cabeça (pra quem não é da área). No final das contas vi que sai praticamente o mesmo preço de um diferencial feito pela DSTrac que já vem plug & play.

Elmer, você colocou o DANA 80. Porque? De qual veículo pegaria, da F4000? Ele tem bstante opção de relação de diferencial?
Eu pensei muito em montar um híbrido. MAs quanto menos eu ter que usar mão de obra ruim de achar, melhor. Prefiro pegar um DStrac. É caro, mas tá pronto. só colocar no lugar.

Elmer_Jeep
03/11/2021, 11:54
Elmer, você colocou o DANA 80. Porque? De qual veículo pegaria, da F4000? Ele tem bstante opção de relação de diferencial?
Eu pensei muito em montar um híbrido. MAs quanto menos eu ter que usar mão de obra ruim de achar, melhor. Prefiro pegar um DStrac. É caro, mas tá pronto. só colocar no lugar.

Tenho um 70 aqui que pretendo utilizar, mas não mexi. Como falei antes, se colocar na ponta do lápis acaba sendo mais viável pegar um pronto.

BAND.RE
08/11/2021, 07:38
Bom dia a todos!
Estou iniciando a recuperação da minha camionete EE-34, mas ela está com uma lâmina do feixe de molas traseiro direito quebrado, alguém sabe onde encontro um feixe de molas desse, ....

BAND.RE
02/12/2021, 00:40
Boa tarde,
adquiri recentemente uma engesa ee34 1988, com motor perkins. Gostaria de saber se alguém instalou turbo no motor original da ee34 e como ficou a desempenho e o consumo. Obrigado.
Estou pensando nisto tb.....
mas aqui na região vai ter um leilão de chassi de um mercedes 710 2001, vem o chassi com toda a mecânica e documentos, será que é viáve comprar para retirar o motor e vender o restante que sobrar( chassi, diferencial, feixes de mola, câmbio ...etc)
só não sei se dá pra regularizar o motor sem passar os docs pro meu nome...

dalmo cruz torres
13/03/2022, 20:22
Estou pensando nisto tb.....
mas aqui na região vai ter um leilão de chassi de um mercedes 710 2001, vem o chassi com toda a mecânica e documentos, será que é viáve comprar para retirar o motor e vender o restante que sobrar( chassi, diferencial, feixes de mola, câmbio ...etc)
só não sei se dá pra regularizar o motor sem passar os docs pro meu nome...

Eu já registrei o MWM no documento da minha ee34. Foi super simples na verdade.

luisdogas
14/04/2024, 20:08
tenho manual de manutenção do ee-15, ee-34 e o catalogo de de peças do ee34...
Olá como faço pra conseguir o manual da ee34, estou reformando uma também
Agradeço antecipado
Meu email
lgomes20139@gmail.com

Elmer_Jeep
14/04/2024, 21:20
Olá como faço pra conseguir o manual da ee34, estou reformando uma também
Agradeço antecipado
Meu email
lgomes20139@gmail.com

O anexo está nessa página:

https://www.4x4brasil.com.br/forum/engesa-camper-e-marrua/23244-manutencao-das-engesas-miliatres-ee-34-a-7.html#post2541963

luisdogas
28/04/2024, 22:23
Elmer obrigado mas não consigo baixar, o manual
Outra coisa o cubo dianteiro do ee34, alguém sabe se saio em outro veículo

Romildo Alexandre
17/04/2025, 20:58
582435
Olá como faço pra conseguir o manual da ee34, estou reformando uma também
Agradeço antecipado582435
Meu email
lgomes20139@gmail.com

Boa noite!
Eu tenho o manual de manutenção do Engesa EE-34 e o Catálogo de Peças dele.
se precisar entre em contato pelo zap 11 99553-8138.

Romildo Alexandre
17/04/2025, 21:07
582436582436

Romildo Alexandre
24/04/2025, 20:20
Boa noite a todos!Hj iniciei de fato, a reforma da minha camionete Engesa EE-34, comecei pelo eixo traseiro, pois está com uma lâmina do feixe de molas quebrado, vou levar amanhã para trocar a lâmina e embuchamento...

582446582443
Não sou mecânico, mas tirei a tampa do diferencial, pro ver como está....pela aparência, acho que tá bom...
582447
As laterais da cabine e a tampa traseira, mandei o desenho para a Cinfel em Londrina, o trabalho deles é muito bom...
582448582449582450
aceito sugestões...pois só sei trocar peças ....

Romildo Alexandre
15/05/2025, 20:46
Boa noite!
Dando continuidade a reforma da engesa EE-34, mandei fazer os feixes de molas, foi trocado uma lâmina do lado esquerdo, a maior , onde vai as buchas, Custo da manutenção dos feixes de molas...
mola principal esquerda ficou 370 reais,Estava quebrada, levei os feixes montado, aí o serviço teve o serviço de traca, arqueamento,...etc troca das buchas, 6 parafusos novos , tudo ficou 850,00 reais tudo feito no posto de molas Suzano, oficina muito bem equipada e organizada, tem um estoque de peças muito grande tb...
tem o site deles...
PMSL - Posto de Molas Suzano - 54 Anos Fazendo Historia (https://pmsl.com.br/)
Como vou pintar os feixes de molas, aproveitei e limpei e removi toda a tinta do diferencial traseiro,
Depois posto as fotos...
aproveitei e mandei fazer a trubulação de freio traseiro, o da EE-34 são semelhantes ao da D10...
um tubo de freio de 1100 mm
um tubo de freio de 460 mm
um tubo de freio de 250mm
Fiz tudo na Jacflex em Mogi das Cruzes....Jacflex Comercial Ltda (@jacflex_comercial_ltda) • Instagram photos and videos (https://www.instagram.com/jacflex_comercial_ltda/)
ficou 130 reais, discussões a parte,....fiz de tubo de cobre para sistema de alta pressão hidraulica, antes de montar , pedi para revestir com isolante termoretrátil de 8 mm, depois... só aqueci e ficou 10...
achei uma empresa no Ipiranga-Sp..Contato - Getrat Ipiranga (https://www.getrat.com.br/contato) , que faz de tubo de aço trefilado, eles pediram para retirar toda a tubulação de freio que falta que eles fazem outra do mesmo tamanho, a dobra fica por minha conta....
segue o video da tubulação de freio pronta..
.https://drive.google.com/file/d/1Akr4opCvADpGSheXJXh8ogsJQ8l1wDJ1/view?usp=sharing
(https://www.instagram.com/jacflex_comercial_ltda/?__d=1)