Ver Versão Completa : ajuda (eixo piloto 4 marchas para OHC)
tiagoandres
29/11/2006, 23:07
amigos!
preciso de uma ajuda...
estou montando uma f-75, com motor 4 cilindros OHC original e um cambio 4 marchas original.
O problema é que o eixo piloto desse cambio é para o motor bf 161.
eu preciso saber qual a medida do eixo piloto do cambio 4 marchas para o motor 4 cilindros OHC, pelo que vi, vou ter q emendar....
alguem teria essa medida por favor?
desde já agradeço
um abraço
Tiago
leopoldo
29/11/2006, 23:45
:discordo:
não começa errado !
essa emenda fica um remendo!
primeiro lugar : identifique o eixo piloto que vc tem:
- 4 marchas de 6 cilindros ? ou
- 4 marchas do OHC com piloto adaptado para motor 6 cilindros ?
Vc poderá fazer troca aqui no fórum.
segundo lugar: que cambio é esse que vc tem ?
- 4 marchas de 6 cilindros ou
- 4 marchas do 4 cilindros ?
Não se engane pois os cambios são diferentes (carretel, engrenagem de 2º, eixo piloto) embora use algumas peças e comum.
tiagoandres
29/11/2006, 23:53
agora vc me confundiu a cabeça heheheheh
acredito que seja um cambio 4 marchas para bf 161 (não tenho certeza)
qual o problema q teria em colocar esse cambio no motor OHC?
desde j´´a agradeço
leopoldo
30/11/2006, 12:27
os cambios possuem trens de engrenagens completamente diferentes, mesmo sendo 4 marchas.
vc precisa saber o que tem em mãos antes de procurar peças
manda uma foto da engrenagem do eixo piloto que dá para identificar de que cambio é
tiagoandres
05/12/2006, 22:11
abri o cambio hoje e estou enviando em anexo as fotos....contei os dentes do eixo piloto e tem 18, sendo q dois estão com "cárie" heheheh, acho q o problema agora é maior, acho q vou ter q trocá-lo...
vc pode me ajudar agora leopoldo?
desde já agradeço
leopoldo
06/12/2006, 12:27
Esse cambio é definitivamente um 4 marchas do motor 6 cilindros BF.
No 4 OHC, o eixo piloto tem menos dentes na engrenagem, é mais comprido e o entalhado é estria fina. Além disso, a moringa é diferente.
Juntamente com isso, o carretel é diferente e a engrenagem da 3º ou 2º também é diferente e não são de forma alguma intercambiáveis.
Esse cambio para o BF fica ruim no OHC pois faltará força da 1º marcha.... a 1º do 6 cilindros é mais longa que a do 4 cilindros.
Sugestão: guarde essas engrenagens todas do 6 e arrume as engrenagens do OHC. Vc aproveita o eixo entalhado e a ré.
Leopoldo,
meu amigo esta com o mesmo problema do Tiago!
o jipe dele era: BF- cambio 4M e ta mudando pra OHC-cambio 4M (ta mantendo o mesmo cambio)!
Porem este cambio nao dá certo no ohc, ele comprou um eixo piloto já pronto para este tipo de adaptação, ele disse que deu certo, e que nao foi preciso mudar nada, apenas o eixo piloto que é mais longo, mas tbem tera que mudar a moringa, acho que foi só isso que precisou mudar!
Agora, este cambio não fica bom com OHC? É só a 1 que fica longa?
leopoldo
06/12/2006, 23:05
Não está certo o que ele fez. As engrenagens são diferentes.
Vamos falar só de 4 marchas:
Vc mantém a tampa, a carcaça, o eixo entalhado, a engrenagem da ré, porém, caixa seca, a moringa, o eixo piloto, o carretel e a engrenagem de 3º são definitivamente diferentes.
no BF a engrenagem de 3º tem 22 dentes, no OHC são 21 dentes.
no BF o piloto tem 18 dentes, no OHC são 16 dentes.
as relações são:
OHC: 3,57 - 2,38 - 1,53 - 1 / ré 4,23
BF : 2,99 - 1,99 - 1,39 - 1 / ré 3,54
No Carretel o nº de dentes é:
OHC:35 - 30 - 23 - ?
BF: 33 - 22 - ? - ?
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