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Ver Versão Completa : válvula de alívio do turbo- L200



janildobr
29/11/2006, 19:58
Olá pessoal, sou novo neste site. Estou com um problema em minha L200/2000 GLS e navegando na internet procurando algum fórom que pudesse me ajudar. Nesta navegação encontrei este que dispõe de grandes informações fornecidas pelos seus membros. Bom vamos ao problema.:
- Quando acelero a picape, principalmente em subidas ou quando necessito de maior potência do motor, escuto um chiado (parecido com um espirro). Antes pensei que fosse questão de bomba injetora, só que procurei uma oficina e o técnico falou que era problema em uma válvula de alívio do turbo e mostrou onde ela está(no coletor de admissão) e disse que não trabalha com turbo. Alguém no fórum pode me informar se esta válvula tem conserto?. Conheço um pouco de mecânica e pensei em medir a pressão do turbo e abrir a vávula e tentar consertar, pois o técnico me falou que a mesma custava mais de um mil reais. Posso fazer este tipo de procedimento?.

Fico no aguardo de alguma resposta.


sds.
Janildobr

PY5KJ
30/11/2006, 08:19
ola amigo. Primeiro, se certifique que pressão o turbo está enviando, pois ela atua a partir de 1,2 kg. Caso seja inferior a este valor, como sugestão, vc pode retirá-la inserindo no lugar um parafuso de aluminio feito em torno. Não tenha medo, pois apesar de ser uma válvula de alívio, o turbo está enviando apenas o nominal dele.
Boa sorte

janildobr
30/11/2006, 12:51
Ok Junior, obrigado pelas informações. Agora te pergunto. é tamponar mesmo ,não tenho que deixar algum pequeno furo neste tampão(parafuso)?.

janildobr
15/12/2006, 18:56
Prezado PY5KJ, fiz a medição e a válvula está realmente abrindo na faixa de 18 psi. Ou seja, próximo a 1,2 kgf/cm². conversei com um colega ,que conhece bastante destes motores, e ele me falou que olhasse se a válvula by pass do turbo poderá está emperrada (borbuleta presa) ou o diafragma da peça que aciona esta válvula by pass pode está furado. Irei verificar e depois passo as informações.

sds.

Maranguas
15/12/2006, 19:05
Acho q esse barulho eh normal... a minha hpe tb faz isso em subidas e na mit me disseram q era normal

janildobr
17/12/2006, 20:52
Prezado Maranguas, descobri que o Edilson(não é do fórum) tinha razão, "se a válvula abri é porque está fazendo a sua função", está sentindo que algo está errado.
Vimos que o diafragama (da válvula que controla o turbo)estava furado . Como era brindado e custa um valor que não vale, fui no comércio e comprei um pequeno pedaço de borracha e fiz o diafragma. Também comprei silicone para vedar a peça (não sei o nome) que tinha o diafragama. Hoje, dei um forçado nas dunas e o carro é outro.

sds
janildobr

Irakita Borges
27/08/2009, 02:39
Tb já tive esse problema, o diafragma da minha valvula de alivio da pressão do turbo estava rasgado e ela não atuava quando devia, fazendo com que houvesse excesso de pressão no coletor, e aí a valvula de segurança abre, provocando aquele ruido de espirro, para não provocara a quebra do motor por excesso de pressão, não a retire de jeito nenhum, os engenheiros estudaram muito para saber da sua necessidade, é só trocar a valvula que controla a abertura da borboleta que fica no coletor do escape.

Marcelo-HPE
27/08/2009, 11:02
Na minha a pressão do turbo estava alta pra caramba 22 kpa = 2,2kgf/cm2 e tem que trabalhar 17kpa = 1,7kgf/cm2. e na hora que eu puxava com força ela dava uma espespirrada mesmo .
depois da regulagem ela não mais espirra.
O mecânico da MIT me disse que se a pressão do turbo estiver alta fora dos parâmetros o turbo vai passar a funcionar como espécie de freio dinâmico para o motor .
esquisito .
temperatura do motor 86°C ,era o que estava mostrando no scanner deles.
abs

PauloLimited
07/07/2010, 21:09
Minha L200 estava com a turbina trabalhando com sobrecarga, no meu manometro estava dando 1,5kg de pico de pressão e tinha hrs q ela mantia isso por muito tempo, enquanto q o normal é 1,4kg e depois cai pra menos de 1kg. Com isso a luz da ignição estava acendendo e pick-up perdendo potencia.

Levei num bombista e o proplema foi resolvido, pórem descobri q a helice do radiador estava rachada então quando pegei a pick-up no bombista nem pisei vim devagar. Hj fui levar a L200 no mecanico para a troca da helice e mais umas coisinhas e no caminho percebi q minha turbina num tava "cantando", minha l200 tem o escapamento direto e sempre canto muito, mesmo a 2 mil rpm q é quando o turbo dela entra se soltar o pé do acelerador ela já da uma "cantada".

O que pode ser isso ? Falta de pressão do turbo ? Deixaram de regular alguma coisa ?

A helice so acharam na Mit aqui em Palmas-TO, então vamos pegar em outro lugar, por causa do preço, então vo pegar a L200 denovo só amanha. Uma coisa q achei estranho é q meu manometro está marcando pouco, no máximo 0,3kg isso puxando lá pelos 3 mil giros, o bombista falo q ela ta marcando errado mas antes de levar a l200 nele ele tava marcando como sempre marcou.

Junior-L200Power
25/03/2011, 17:33
Pessoal, desculpe estar desenterrando o tópico...mas eu queria saber oq é esse diafragma da valvula de alívio da turbina?!?!
A minha começou a fazer esse barulho hoje de tarde!!
Qndo arrocha demais ela abre a tampa da vávula do coletor de admissão e sai toda pressão...e faz um barulhão que dá até medo..Rsrs!!
Então a minha pode estar tbm com esse diafragma furado...!!!
Esse diafragma fica dentro dakela bola de metal lacrada?!
Reparei que tbm ta vazando muito óleo por essa vávula!!
Oq eu faço pra resolver isso?!
Os maxanicos daki não entendem porra nenhuma de motor da L200 e cada um fala uma coisa...uns falam que tem q trocar a valvula do coletor e de alivio...outros falam que é só a valvula do coletor...outros falam que a turbina ta com pressão demais....outro fala que não sabe oq é...Rsrs
Ainda bem que eu achei esse tópico e oq o dono do topico explica no primeiro post é extamente o mesmo que acontece com a minha!!

Valew...

Carlos A. C. Azevedo
25/03/2011, 21:25
Pessoal, desculpe estar desenterrando o tópico...mas eu queria saber oq é esse diafragma da valvula de alívio da turbina?!?!
A minha começou a fazer esse barulho hoje de tarde!!
Qndo arrocha demais ela abre a tampa da vávula do coletor de admissão e sai toda pressão...e faz um barulhão que dá até medo..Rsrs!!
Então a minha pode estar tbm com esse diafragma furado...!!!
Esse diafragma fica dentro dakela bola de metal lacrada?!
Reparei que tbm ta vazando muito óleo por essa vávula!!
Oq eu faço pra resolver isso?!
Os maxanicos daki não entendem porra nenhuma de motor da L200 e cada um fala uma coisa...uns falam que tem q trocar a valvula do coletor e de alivio...outros falam que é só a valvula do coletor...outros falam que a turbina ta com pressão demais....outro fala que não sabe oq é...Rsrs
Ainda bem que eu achei esse tópico e oq o dono do topico explica no primeiro post é extamente o mesmo que acontece com a minha!!

Valew...

Rapaiz, criar tópico que o assunto já existe ou que vá fazer começar surguir um monte de besteiras...(z:mrgreen::odedo::mrgreen:z) isso é besteira. O bom de usar este é que aqui já tem as informações sobre o assunto e ele volta a ficar por um tempo na primeira pagina, ai se alguem mais precisar...

Agora, sim, esta valvula que vaza óleo é a que fica perto da entrada de ar do cabeçote né?
(O diafragma funciona, que por um lado entra o vácuo formado na admissão, e do outro fica na pressão ambiente, pra poder ter uma informação de quanto a turbina precisa abrir para que haja a compensação de pressão.) Se for, a minha também, fica com algumas gotas de óleo, mas pelo que eu vi ela é meio chata de se mecher, vou ver se tiro umas fotos, pra dar uma olhada..:concordo:, mas o engraçado é que a turbina aqui funcina normal, não dá esse chiado, não seria alguma mangueira que pode ter rasgado?

Junior-L200Power
25/03/2011, 21:45
Rapaiz, criar tópico que o assunto já existe ou que vá fazer começar surguir um monte de besteiras...(z:mrgreen::odedo::mrgreen:z) isso é besteira. O bom de usar este é que aqui já tem as informações sobre o assunto e ele volta a ficar por um tempo na primeira pagina, ai se alguem mais precisar...

Agora, sim, esta valvula que vaza óleo é a que fica perto da entrada de ar do cabeçote né?
(O diafragma funciona, que por um lado entra o vácuo formado na admissão, e do outro fica na pressão ambiente, pra poder ter uma informação de quanto a turbina precisa abrir para que haja a compensação de pressão.) Se for, a minha também, fica com algumas gotas de óleo, mas pelo que eu vi ela é meio chata de se mecher, vou ver se tiro umas fotos, pra dar uma olhada..:concordo:, mas o engraçado é que a turbina aqui funcina normal, não dá esse chiado, não seria alguma mangueira que pode ter rasgado?
Amigo Carlos...tudo jóia?!

Pior que eu pedi pro mexanico acelerar bem forte na lenta mesmo e vi a bendita da valvula do coletor de admissão saltar quase uns 2 CM de altura pra poder sair a pressão do coletor após 3500RPM..isso em ponto morto!!
Acelerando engatado principalmente na primeira e segunda marchas ela grita em 2250 a 2500rpm!!!
E o barulho é muito alto...!!
Tava lendo aki no inicio desse tópico que pode ser o diafragma da valvula de alívio que pode estar zuado...foi o caso do colega que abriu esse tópico!

Aí te pergunto...oq seria esse diafragma?! Onde ele fika pra eu poder checar?! Hehe...

Abração amigo..!! :concordo:

Carlos A. C. Azevedo
25/03/2011, 21:55
Amigo Carlos...tudo jóia?!

Pior que eu pedi pro mexanico acelerar bem forte na lenta mesmo e vi a bendita da valvula do coletor de admissão saltar quase uns 2 CM de altura pra poder sair a pressão do coletor após 3500RPM..isso em ponto morto!!
Acelerando engatado principalmente na primeira e segunda marchas ela grita em 2250 a 2500rpm!!!
E o barulho é muito alto...!!
Tava lendo aki no inicio desse tópico que pode ser o diafragma da valvula de alívio que pode estar zuado...foi o caso do colega que abriu esse tópico!

Aí te pergunto...oq seria esse diafragma?! Onde ele fika pra eu poder checar?! Hehe...

Abração amigo..!! :concordo:

Então, esse tal desse diafragma fica dentro daquela peça redonda, conica, geometricamente indefinida lá do lado da entrada de ar do cabeçote, e ela trabalha com as variações de pressão, então um jeito seria pegar e tentar arrancar ela fora, e arrumar um melhor jeito de abrir ela e ai vai logo dando uma pesquisada sobre o preço, pois abrir e ajeitar, pode não ser tão vantajoso quanto uma nova.
No mas é isso, é como se fosse um pedaço de papel, e fica selado dentro daquela capsula lá...

:concordo::concordo:

Junior-L200Power
25/03/2011, 23:15
Então, esse tal desse diafragma fica dentro daquela peça redonda, conica, geometricamente indefinida lá do lado da entrada de ar do cabeçote, e ela trabalha com as variações de pressão, então um jeito seria pegar e tentar arrancar ela fora, e arrumar um melhor jeito de abrir ela e ai vai logo dando uma pesquisada sobre o preço, pois abrir e ajeitar, pode não ser tão vantajoso quanto uma nova.
No mas é isso, é como se fosse um pedaço de papel, e fica selado dentro daquela capsula lá...

:concordo::concordo:
Ae amigão...obrigado mesmo!!
Me kebrou uma arvore!! Hehe!!
O problema é o preço da peça mesmo!!
Só acho nova e na faixa de 350,00 a 390,00!!
Mas vou dar mais uma procurada...ver se acho mais barato!
Por enquanto até que ta bacana andar com ela estragada pq a L200 ficou com uma puta força e não preciso passar de 2000rpm pra andar bem nela!!
em 2000giros jogo a proxima marcha e ela ja emenda na anterior como se o carro tivesse torque sobrando...e a bixinha embala que é uma maravilha!!
To impressionado com a força que ela tá!!

Valew as dicas ae amigão!
Grande abraço e ótimo final de semana!! :concordo:

SAPO-BOMBA
26/03/2011, 03:15
A L200 de 87cv ( incluso meu motor tb ) possui duas válvulas de alívio, o wastegate da própria turbina e a válvula instalada no coletor de admissão, na parte de trás dele.

Acontece que com o tempo, a mola vai perdendo sua resistência à pressão da turbina, e com isso dá alguns "espirros".

Dificilmente se acha essa válvula pra vender, mesmo na autorizada. Alguns dizem que dá pra ajeitar. A minha está espirrando apenas em 3500RPM quando "atola o pé".

Vou deixar assim pq por enquanto não está interferindo em nada no desempenho do carro, mas possivelmente eu irei "isolar" essa válvula com um tampão feito num torneiro, e usar apenas a wastegate da turbina.

Junior-L200Power
26/03/2011, 10:06
A L200 de 87cv ( incluso meu motor tb ) possui duas válvulas de alívio, o wastegate da própria turbina e a válvula instalada no coletor de admissão, na parte de trás dele.

Acontece que com o tempo, a mola vai perdendo sua resistência à pressão da turbina, e com isso dá alguns "espirros".

Dificilmente se acha essa válvula pra vender, mesmo na autorizada. Alguns dizem que dá pra ajeitar. A minha está espirrando apenas em 3500RPM quando "atola o pé".

Vou deixar assim pq por enquanto não está interferindo em nada no desempenho do carro, mas possivelmente eu irei "isolar" essa válvula com um tampão feito num torneiro, e usar apenas a wastegate da turbina.
Pois é Sapo, o problema é este!
Eu não sei qual das duas está estragada!!
Só que está escorrendo óleo pela Wastegate da turbina...e o problema maior é que a do coletor esguela já em 2300RPM...liberando a pressão!!
Alguma dica?
Achei a valvula de alívio do coletor por 100 mangos usada!
E a válvula de alívio da turbina por 300,00 Zero bala!!

Abraço e obrigado pelas dica!!:concordo:

SAPO-BOMBA
26/03/2011, 10:57
Certamente é a válvula do coletor. A da turbina é mecânica e não depende de mola, somente abre conforme a regulagem da turbina/pressão da turbina.

Junior-L200Power
26/03/2011, 11:44
Certamente é a válvula do coletor. A da turbina é mecânica e não depende de mola, somente abre conforme a regulagem da turbina/pressão da turbina.
O problema é que fizeram uma limpeza na minha turbina quinta feira!
A pressão dela ficou show, melhor até doq qndo comprei a bixinha,voltou a assobiar bonito,mesmo com escape original...vc pisa e gruda no banco a partir de 1750rpm!!
E eu to achando que eles deixaram a tampinha por onde alivia a pressão enroscada..e por isso ela não ta liberando a pressão, saindo assim pelo coletor!!
Vou tentar abrir a turbina denovo e dar uma olhada, se não for isso vo trocar as duas valvulas...uma por vez, daí posto aki qual é o galho!!

Valew ae pelas dicas pessoal!!

Abraço e bom FDS a todos! :concordo:

Luy Diego
11/10/2011, 14:33
Meu caro amigo,
Posso até está engando, mais para resolver esse problema você deve começar da seguinte forma:
1 - você deve verificar se o a turbina está funcionando. Pede para alguém ligar o carro e então você verifica se a turbina aciona ( olhar se o parafuso faz o movimento de ir e vir, para frente e para trás.
2 - Se não acionar peça que de algumas aceleradas e então verifique se a mesma faz o movimento a que me referi ainda pouco.
3 - Se não funcionar de forma alguma é por que a válvula de pressão do turbo não está funcionando corretamente e ai não tem jeito, deverá trocar a mesma. que deve esta custando uns R$ 400,00.
A falha dessa válvula acarreta em uma chiado feio, aparte de uns 2000 giros, principalmente em subidas, com consequente perda de potência do motor e acionamento da luz de check da injeção eletrônica, por conta de sobrecarga de pressão no turbo, que pode causar rompimentos das conexões da turbina para o intercooler ou do intercooler para o TBI e também vazamento de óleo na REGIão do TBI e coletor.

jackalbr
14/08/2013, 13:33
Ressucitando...

bom dia a todos!

Posso estar enganado na minha afirmação mais ai Vai!

o problema de todos aqui foi com a valvula de alivio que abre a borboleta do escape (wastegate). A valvula de alivio do coletor é mecanica e peloq ue vi é raro dar problema, o que acontece é que o diafragma da wastegate rompe, não abre mais a borboleta do escape e o aumento da pressão no coletor faz a valvula de "segurança" trabalhar!!!

Estou com o mesmo problema e apesar de mais cara, vou começar a troca pela wastegate!

Quanto a wastegate esta "babando" óleo, o problema é que o diafragma esta furado (e por isso ela não funciona) e o óleo que vem com os gases se condensa dentro da valvula e acaba escorrendo na vareta.

É facil fazer o teste das valvulas;

1 - ligue o carro em ponto morto
2 - se posicione no cofre do motor de forma que vc consiga ver a vareta da wastegate até a sua ligação com o eixo que abre a valvula de escape.
3 - acelere o motor até que a valvula do coletor alivie!

se a valvula começar a aliviar e a vareta não estiver se movendo é porque o diafragma esta rompido, é só substitui-la!

Abraço a todos!

Acport
06/09/2013, 15:36
Meu caro amigo,
Posso até está engando, mais para resolver esse problema você deve começar da seguinte forma:
1 - você deve verificar se o a turbina está funcionando. Pede para alguém ligar o carro e então você verifica se a turbina aciona ( olhar se o parafuso faz o movimento de ir e vir, para frente e para trás.
2 - Se não acionar peça que de algumas aceleradas e então verifique se a mesma faz o movimento a que me referi ainda pouco.
3 - Se não funcionar de forma alguma é por que a válvula de pressão do turbo não está funcionando corretamente e ai não tem jeito, deverá trocar a mesma. que deve esta custando uns R$ 400,00.
A falha dessa válvula acarreta em uma chiado feio, aparte de uns 2000 giros, principalmente em subidas, com consequente perda de potência do motor e acionamento da luz de check da injeção eletrônica, por conta de sobrecarga de pressão no turbo, que pode causar rompimentos das conexões da turbina para o intercooler ou do intercooler para o TBI e também vazamento de óleo na REGIão do TBI e coletor.
Tive que vir aqui para agradecer a este post. A minha L200 estava a algum tempo "gritando" ao se passar de 2000 rpm. Levava nos "mexânicos" e ninguém sabia nada.Continuei rodando com ela gritando, sem potência (principalmente em ultrapassagens) até que a mangueira de admissão do intercooler arrebentou. Pesquisei aqui no fórum, achei esse post, e também encontrei um bom mecânico, que confirmou o diagnóstico, testou turbina e vimos que é a bendita válvula estragada. Já encomendei as peças na Mit, e segunda já estarei rodando com a L200 de novo. Muito obrigado pela ajuda!

LelisLima
08/04/2015, 21:36
Ressucitando...

bom dia a todos!

Posso estar enganado na minha afirmação mais ai Vai!

o problema de todos aqui foi com a valvula de alivio que abre a borboleta do escape (wastegate). A valvula de alivio do coletor é mecanica e peloq ue vi é raro dar problema, o que acontece é que o diafragma da wastegate rompe, não abre mais a borboleta do escape e o aumento da pressão no coletor faz a valvula de "segurança" trabalhar!!!

Estou com o mesmo problema e apesar de mais cara, vou começar a troca pela wastegate!

Quanto a wastegate esta "babando" óleo, o problema é que o diafragma esta furado (e por isso ela não funciona) e o óleo que vem com os gases se condensa dentro da valvula e acaba escorrendo na vareta.

É facil fazer o teste das valvulas;

1 - ligue o carro em ponto morto
2 - se posicione no cofre do motor de forma que vc consiga ver a vareta da wastegate até a sua ligação com o eixo que abre a valvula de escape.
3 - acelere o motor até que a valvula do coletor alivie!

se a valvula começar a aliviar e a vareta não estiver se movendo é porque o diafragma esta rompido, é só substitui-la!

Abraço a todos!

Poderia postar fotos dessas válvulas? Ficaria mais fácil p quem ainda n entende MT bem. Grato.