PDA

Ver Versão Completa : transformar a20 para motor diesel



dsamaz
29/11/2006, 18:24
Alguem sabe se pode transf. a20 a alcool para diesel?
A regra diz que deve ser 4x4 + reduzida = reprovado

Outra regra fala em + de mil kg de carga... Como vamos saber se ela suporta tal feito?
O q eu imagino eh que a suspensao e o chassis eh igual da d20... Dizem que suporta 2000 lb, (por isso a20, d20, c20). Acho q dah +/- 900 kg = 2000 lb.

Dados: a20 alcool cab. dupla ano 86/86 linda de morrer (o dono vende por 6 mil).

Alias, aproveitando o ensejo, um amigo tem um mwm 229 4 caneco. Serah que eh muito grande para ela??

Aqui em manaus combust. eh foda. Existe um cartel de donos de postos. Os preços sao todos iguais e bem altos. Alcool nao se encontra por menos de 2 latinhas o lt. Isto agora no fim de novembro. O jeito eh diesel.

T+
Daniel

José Augusto
29/11/2006, 19:07
dsamaz, jeito sempre tem, o problema é que as vezes não vale a pena.
Pelo que ouvi, as cabine simples até se consegue documentar, já as dupla fica bem dificil (caro).
Se for botar diesel, aconselho coerência, as FORD sempre usaram mwm e as GM perkins ou maxion.

Dieselboy
29/11/2006, 19:52
"...4x4 + reduzida = reprovado ..."
REPROVADO???:pensativo: :pensativo: será que você não quis dizer aprovado??? Pelo que me consta quando fizemos a transformação das F-1000 (aqui no Paraná) as regras eram as seguintes;

O veículo em questão poderia ter alteração de combustível desde que atendesse à uma das seguintes normas:

:arrow: Capacidade de carga de no mínimo 1000 kg, essa informação você encontra no próprio documento do utilitário, mas tem um detalhe, esse dado se refere à capacidade apresentada pelo veículo em seu estado ORIGINAL, portanto você tem que ter certeza ABSOLUTA que a caminhonete com motor original de fábrica (no seu caso motor a álcool) transporta carga de 1000 kg. Muito cuidado, pois mesmo parecendo "cara de uma e focinho da outra" A-20, C-20 e D-20 apresentam diferenças significativas.

:arrow:Tração 4x4 com caixa de transferência e reduzida. Essa regra permite por exemplo que possa se alterar o combustível de um jipe à gasolina mesmo este não se enquadrando na regra anterior, pois há necessidade que se atenda há pelo uma destas regras.

"...Outra regra fala em + de mil kg de carga... Como vamos saber se ela suporta tal feito?..."
Tem que fazer o que já foi mencionado acima, ou seja, vasculhar a documentação da A-20 cabine dupla e consultar também o manual para se certificar acerca destas informações.


"...aproveitando o ensejo, um amigo tem um mwm 229 4 caneco. Serah que eh muito grande para ela???..."
Daniel, quanto ao tamanho creio que não haverá problemas pois ele é compatível com o tamanho do Perkins Q20B (motor original das D-20 86) ou mesmo com o Maxion ST4 e ST4 Plus (que equiparam as últimas D-20).

Quanto ao tamnho com certeza este será o menor dos seus problemas, o problema é que já que você está disposto a realizar uma alteração por que não alterar seguindo o padrão original de fábrica??? isto além de atenuar uma eventual rejeição no pós-venda, pois imagina só a cara dos futuros compradores quando abrirem o capô de sua A-20/D-20 e se depararem com um MWM 229!!!:shock: :shock: com certeza quem entende um pouquinho mais irá "refugar" sua caminhonete sem pestanejar, pois ficará a especular que se trata de uma baita gambiarra, portanto è só um conselho, tenta adotar o padrão original de fábrica que você não irá se complicar no pós-venda.

Outra dica que tomei conhecimento durante o processo de transformação é que os Detrans estaduais tem uma certa autonomia na interpretação da legislação, portanto o que vale aqui no Paraná pode eventualmente não se aplicar em outros estados da federação e vice-versa.

Por isso seria aconselhável você averiguar antecipadamente como o Detran do seu Estado interpreta a alterração de combustível, no seu caso da A-20.

Qualquer outra dúvida a respeito do processo de transformação é só perguntar :concordo: boa sorte na aquisição da caminhonete e na futura transformação :concordo:

dsamaz
29/11/2006, 20:37
Valeu pela ajuda pessoal.

"REPROVADO???:pensativo: :pensativo: será que você não quis dizer aprovado???"
- Reprovada eh a A20. Ela não tem 4x4...

"Capacidade de carga de no mínimo 1000 kg"
"essa informação você encontra no próprio documento do utilitário"

- Esta eh q eh a questão... Não prestei atençao direito, mas lah nao tem isto nao... Se nao me engano soh tinha 6 passag. em cap/pot. Nem em outros util. que jah peguei o DUT/DT tem a cap. carga... Hoje vou verificar uma s10 q tenho...


"mas tem um detalhe, esse dado se refere à capacidade apresentada pelo veículo em seu estado ORIGINAL"

- Eu jah acho que deve suportar 1000 kg DEPOIS de transformado, e nao original a alcool.

"portanto você tem que ter certeza ABSOLUTA que a caminhonete com motor original de fábrica (no seu caso motor a álcool) transporta carga de 1000 kg. Muito cuidado, pois mesmo parecendo "cara de uma e focinho da outra" A-20, C-20 e D-20 apresentam diferenças significativas. "

- Este eh outro detalhe... Quais sao estas diferencas? Serah q eh so os feixes traseiros?? Que sao sub-dimensionados na a/c20 em relacao a d20?? Se for isto eh baba p/ resolver!


"Tem que fazer o que já foi mencionado acima, ou seja, vasculhar a documentação da A-20 cabine dupla e consultar também o manual para se certificar acerca destas informações."
- O manual nem pensar jah foi p/ espaco ha decadas atras... Ao que eu saiba, o "20" do nome refere-se a 2000 libras = 900kg. Se for mesmo, a D20 teve reforço na susp. para suportar + 100kg peso??


"Isto além de atenuar uma eventual rejeição no pós-venda, pois imagina só a cara dos futuros compradores quando abrirem o capô de sua A-20/D-20 e se depararem com um MWM 229!!!"

--O meu objetivo eh vender mesmo, depois de pouco tempo de uso. Aqui em Mao estes carros a DIESEL sao super-valorizados. Uma CD 93/96 trisca nos 40 pau.


"os Detrans estaduais tem uma certa autonomia na interpretação da legislação, portanto o que vale aqui no Paraná pode eventualmente não se aplicar em outros estados da federação e vice-versa."
-- Procede realmente. Por isto que eu queria algo oficial sobre a carga da A20. Tipo um projeto registrado em cartório. Ou entao um metodo certo de calcular a capacidade, que fosse inquestionavel, para um eventual mandado de seguranca em caso de indeferimento.
Se bem que um mandado de seguranca seria **** pois demoraria muito. Ainda mais com os recursos e prazos em dobro do orgao publico.


"Por isso seria aconselhável você averiguar antecipadamente como o Detran do seu Estado interpreta a alterração de combustível, no seu caso da A-20."
-- Jah decidi ir amanha na Vistoria daqui, q inclusive eh ao lado do meu trabalho. Vou fazer tambem protocolar uma peticao de esclarecimento a presidenta do detran-am.


"Qualquer outra dúvida a respeito do processo de transformação é só perguntar :concordo: boa sorte na aquisição da caminhonete e na futura transformação"

A camionete eh linda realmente. Acho espetacular. Pena mesmo q nao eh 4x4!! Eu ateh tenho foto, se alguem tivesse como postar aqui no forum...

T+
Daniel

João Pedro
29/11/2006, 20:43
Desculpem-me o pitaco, mas será mesmo que a relação custo/benefício ao menos empatará?
O colega já pensou na alternativa do gás?
Não sei como é a distribuição e comercialização (preço e abstecimento contínuo), mas se for igual aqui no Rio seria bemmais viável.
Um amigo fez uma adaptação bem do tipo "gambiarra", como o nosso outro colega elencou, e houve problemas vários, inclusive da parte elétrica. Sem falar nos insolúveis/soluúveis problemas como DETRAN, rsss.

Dieselboy
29/11/2006, 21:03
"... Ela não tem 4x4..."
:parede: Foi mal, tinha entendido que segundo a legislação por você consultada a tração 4x4 implicaria em reprovação.

Por falar em 4x4 lembrei que saiu de fábrica uma série especial somente na versão cabine simples da D-20 com tração 4x4, foi lá pelos anos 88 ou 89 se eu não me engano. :pensativo: :pensativo:


"... Este eh outro detalhe... Quais sao estas diferencas? Serah q eh so os feixes traseiros?? Que sao sub-dimensionados na a/c20 em relacao a d20??..."
Quase certeza que não são somente os feixes de mola, :pensativo: transmissão, diferencial, suspensão entre outros ítens também devem ser diferentes, para ter certeza só colocando A-20 e D-20 lado a lado ou consultando um manual do mecânico.

Edintruder
29/11/2006, 21:22
Em relação ao peso, peso vazio da A-20 1.849 kg, e peso máximo admissível (bruto) 3.020 kg que revela 1.171 kg de capacidade de carga.

Marcello Ladeira
29/11/2006, 21:38
As A-10 com certeza pegavam menos peso... acho que era a única diferença entre A-10 e A-20. Provavelmente por diferenças na suspensão.

[]s,

Walter L. L. Casitta
29/11/2006, 21:56
As A-10 com certeza pegavam menos peso... acho que era a única diferença entre A-10 e A-20. Provavelmente por diferenças na suspensão.


Se não estou enganado, a A10 era pra 700 ou 750Kg

Dieselboy
29/11/2006, 22:25
"... será mesmo que a relação custo/benefício ao menos empatará? ..."
Posso afirmar com conhecimento de causa que ATUALMENTE é uma empreitada inviável, pelos seguintes motivos:

:arrow: E um processo moroso (pode levar 1 a 2 semanas dependendo do grau de transformação) pois uma oficina mecânica não vai PARAR sua rotina normal de atendimento aos demais clientes para se dedicar exclusivamente ao seu veículo, com certeza quando você estiver por perto estarão eles lá debruçados trabalhando agilmente no seu carro, mas assim que você virar as costas ....... esta é a realidade, se quiser apressar o serviço vão fazer tudo de qualquer jeito e aí já viu a beleza que vai ficar, não é mesmo??? Obviamente que não podemos generalizar, mas pelas poucas horas de oficina (sala de espera) que eu tenho a maioria absoluta das pessoas quer rapidez no serviço do tipo "preciso do meu carro para ontem", portanto quem não tiver muita calma e paciência não aconselharia de forma alguma a aventurar-se numa empreitada destas.

:arrow: Quem resolver se arriscar deve ter pelo menos noções básicas de mecânica e estar sempre por perto questionando o porque desta forma de adaptação se no original é desta maneira, é claro que o dono não precisa sujar as mãos de graxa, mas ter um conhecimento mínimo ajuda muito pois certamente manterá longe os "gambiarreiros de plantão" (presentes em todas as oficinas) evitando desta forma que seu veículo se torne "cobaia" de suas suas incríveis "peripécias".

:arrow: Se você quer qualidade você terá que estar presente, mas para que isso aconteça você precisará de tempo disponível, muuuuuito tempo, quem enfrenta uma jornada diária no estilo "burro de carga", pode esquecer ... só vai conseguir mesmo ver o carro antes e depois da transformação, vai perder a parte mais importante, o processo passo-a-passo.

:arrow: Mas o proprietário não deve apenas ter um conhecimento mínimo de mecânica, deve também conhecer as lojas de reposição de peças e sobretudo os ferro-velhos, pois será preciso andar bastante para buscar peças e minúcias que às vezes não se encontram facilmente e mais uma vez ter uma boa dose de paciência para peregrinar incansavelmente por estes locais. É claro que aqueles que resolverem comodamente deixar todo este processo a cargo da oficina ficarão livres desta dor de cabeça, mas em contrapartida correrão sério risco de serem "passados para trás" na hora de assinar o cheque para pagar pelo serviço pronto. Uma simples vareta de óleo num ferro-velho não sai por mais do que R$ 15,00 mas DUVIDO que a oficina te repasse por este preço, quando estavam transformando a F-1000 haviam outras 2 seguindo o mesmo caminho e pude presenciar a oficina cobrar na ordem de serviço de outra F-100 R$ 40,00 pela mesma vareta pela qual tinha pago R$15,00!!!:shock: :shock::parede: :parede: e assim ocorre com todas as outras peças e demais componentes, se você não tiver noção de quanto valem eles te cobrarão o quanto acharem que você pode pagar :shock: :evil:

Não quero com este comentário desencorajar quem estiver disposto a enfrentar esta "via crucis" duarnte a transformação, mas que sirva de alerta para os "marinheiros de primeira viagem" que este não é um processo tão simples quanto parece, mas que vale a pena pela aquisição de conhecimento, isso vale :dance: :dance: e o melhor é que você passa a tomar gosto cada vez maior em conhecer seu veículo :dance: :dance:

Pequeno jr
29/11/2006, 22:31
Esse é o topico da aula .. pra variar so a galera que entende .. acho q so faltou o paulista do Homero, alguem tem noticias dele?

continua ai galera que to gostando.

edubelem
30/11/2006, 10:19
Conheço o dono da representante Maxion aqui em Belém e ele sempre comprou a20 e c20 e colocava o motor diesel e já andei várias vezes no carro e ficou bom só que a relação ficou curta e com a frente arriada, segundo ele era só tirar e colocar o motor e fixos, e trocar a tubulação de alimentação, p/ ficar perfeito aconselharia a troca do pinhão e crem. e das molas dianteiras, o motor que ele usava era o perkins azulzinho, que vc deve encontrar c/ facilidade recondicionados ou novos. Porem só vale, se vc rodar muito, como não existe gás ai (nem em Belém) é uma boa opção.

Pequeno jr
30/11/2006, 11:56
Esse é o topico da aula .. pra variar so a galera que entende .. acho q so faltou o paulista do Homero, alguem tem noticias dele?

continua ai galera que to gostando.

Depois da chuva de ontem em São Paulo o Homero deve esta tirando a água da garagem dele. kracas ... vi na televisão a rua da minha prima e sinceramente so Onibus ou Caminhão com Snorkel para passar(exagero). rs!

dsamaz
30/11/2006, 15:04
Aqui no BR eh **** esta questao do combustivel.
Aqui no norte os combust. sao de precos acentuados. E tem cartel de donos de postos. O alcool por exemplo, quando cai ai pro sul, aqui continua na mesma. Nao temos como comprar nas usinas, como eu fazia qd morava em SP ha 5 anos atras (nao tem cana aqui no NO). Para terem ideia, o alcool aqui ainda estah por volta de 1,90 a 2,00 o litro, agora no final de novembro.

A gasolina eh entre 2,45 a 2,60. Assim nao dah. O diesel agente encontra entre 1,87 a 2,05 e o motor roda + q o alcool em km/l.
Para me dar mais raiva ainda, a turma daqui sempre vai na venezuela. E o comb. lah CAIU de um ano para cah. Antes era bsv 90 (diesel) e 140 (gasosa). Caiu para bsv 40/100 diesel/gas. Como 1100 bsv = 1 real, temos q o preco do oleo lah eh, pasmem, +/- 0,04 centavos o litro!

A minha ideia era colocar motor diesel e revender a a20, depois de um tempo comigo.

Hoje eu ia no detran, mas nao deu tempo...
Amanha posto informaçoes sobre o detran daqui.

T+
Daniel


Conheço o dono da representante Maxion aqui em Belém e ele sempre comprou a20 e c20 e colocava o motor diesel e já andei várias vezes no carro e ficou bom só que a relação ficou curta e com a frente arriada, segundo ele era só tirar e colocar o motor e fixos, e trocar a tubulação de alimentação, p/ ficar perfeito aconselharia a troca do pinhão e crem. e das molas dianteiras, o motor que ele usava era o perkins azulzinho, que vc deve encontrar c/ facilidade recondicionados ou novos. Porem só vale, se vc rodar muito, como não existe gás ai (nem em Belém) é uma boa opção.

dsamaz
30/11/2006, 16:03
Pessoal,

Telefonei para o detran daqui e me encaminharam para um tal de Insprev.
Telefonando lah o cara manjava do assunto na hora. Pediu logo o numero do chassis e disse que poderia sim mudar para diesel. De todas as A20 feitas tem apenas 3 chassis que nao podem ser alterados. Todas as outras podem, inclusive a que eu quero comprar.

Perguntei e ele disse que tem uma lista de chassis que NÃO podem ser transformado, de todos os fabricantes brasileiros.
Sobre a origem da lista, estava relacionado ao detran de goias (tinha no cabecalho) perguntei se era resolucao/portaria ou algo assim de conatran/denatran, mas ele nao soube diser.

Amanha vou lah e ele me dara uma copia da referida lista a qual escanearei e passarei para quem quiser.

T+
Daniel

José Augusto
30/11/2006, 17:15
Daniel, aqui é muito dificil emplacar cabine dupla com diesel, assim direto, sei de gente, que comprou uma cabine simples, adaptou diesel, documentou e depois trocou de carroceria com uma dupla e documentou de novo para ficar cabine dupla com diesel.

Pequeno jr
30/11/2006, 18:36
Daniel, aqui é muito dificil emplacar cabine dupla com diesel, assim direto, sei de gente, que comprou uma cabine simples, adaptou diesel, documentou e depois trocou de carroceria com uma dupla e documentou de novo para ficar cabine dupla com diesel.


Tipico de Brasileiro.... deve ser por causa desses esquemas que barraram a transformação.

Edintruder
30/11/2006, 18:39
Se não estou enganado, a A10 era pra 700 ou 750Kg

http://www.picapesgm.com.br/
Eu fiz uma pesquisa na parte de comparativos de 1986.

dsamaz
30/11/2006, 18:56
Estava pensando...
Aqui no AM, custa entre 15-20 mil uma d20 dupla dos anos 85 a 87 jah a diesel... parece q comprando uma a alcool e mudar eh barato, mas nao eh nao:

- carro: 5 mil (com suposto desconto)
- motor diesel bom: 8 mil
- servico + flange p/ marcha: 2 mil
- molas reforcadas susp. dianteira + instalacao: 1 mil
- pintura + estofamento: 2 mil
- pneus: 600 reais (3 usados bons, pois 2 da a20 estao no aco)
- rodas: 500 (a a20 tem 3 rodas iguais e 1 diferente da outras)
- molas trazeiras: 500 (trocar buchas )
- freios, direcao (revisao, pastilhas): 250 (se nada estiver quebrado)
- ar-condicionado: 1250 (usado)
- Detran (taxas, tarifas): 500
- Gastos extras (oleos, graxas, coisas pequenas): 300
- Gastos pessoais (combustivel, refrigerante, sanduiches, roupa suja de graxa q vai p/ lixo, gastos decorrentes de saidas): 700
- Total: 22.500 mil !!!

Ainda estou supondo q aquela esta boa das marchas, embreagem, diferencial, cubos de rodas, eletrica, ...


.... Nao compensa trocar motor!!!!!

José Augusto
30/11/2006, 19:02
Outro dia no encontro de 4x4 aqui em SBC, um jipeiro que é despachante estava comentando que o pessoal do ciretran está dificultando a documentação, criando uma série de obstáculos para a troca de motores alc/gas para diesel.
Segundo ele a pressão vem de cima, do governo federal e estadual.

Dieselboy
30/11/2006, 19:08
"...Posso afirmar com conhecimento de causa que ATUALMENTE é uma empreitada inviável ..."
Dsamaz, entendeu agora porque havia feito este comentário lá no início do tópico?

Edintruder
30/11/2006, 19:16
Qualquer alteração não compensa quando se coloca no papel o custo final e o preço de venda.

Dieselboy
30/11/2006, 19:50
Na verdade esta alternativa vale a pena somente se o proprietário disposto a realizar a transformação tiver intuito de ficar com o veículo a longo prazo, pois estará desta forma usufruindo de um carro praticamente "zero" guardando as devidas proporções é claro.

Nestes casos o proprietário estará na verdade "refazendo" o projeto adequando por vezes um motor mais potente e em molhores condições de conservação (se comparado a um veículo original porém usado) podendo aproveitar inclusive para melhorá-lo com instalação de intercooler, reescalonamento de marchas e alongamento do diferencial.

Digo isto porque comprar caminhonete cabine simples (pelo menos aqui na região) tipo F-1000 ou D-20 em boas condições de uso não é uma tarefa fácil. Quem está disposto a vender (sem generalizar é claro) na maioria das vezes está buscando um meio de livrar-se do veículo, pois o mesmo já entrou naquela fase crítica de manutenções constantes, tudo por desleixo e falta de cuidados básicos de manutenção preventiva, portanto vender (livrar-se) é muito mais fácil e menos dispendioso que consertar um veículo nestas condições :evil: :evil: ETA PICARETAGEM!!! e gente assim é o que não falta por aqui :evil:

Hoje por exemplo, eu não tenho interesse (de imediato) em negociar as F-1000, pois sei muito bem que não encontrarei outra caminhonete compatível que tenha um custo/benefício razoável em bom estado, caso encontre alguma com certeza estarão pedindo valores absurdos.

Esse negócio de transformar para vender logo em seguida há alguns anos atrás tornou-se "modismo" por aqui, tinha até um garagista de Londrina que comprava todas as caminhonetes gasolina que encontrava em SP trazia para cá transformava (serviço bem "meia-boca") para logo em seguida trocá-las por toras de madeira lá pelas redondezas do Pará.

Lembro bem que ele me contava que era um "esquemão" que estava dando muito lucro, pois lá ele repassava pelo preço de original e o melhor é que pegava tudo em madeira, trazia para cá revendia esta madeira e lucrava uns 300% em cima do valor original.:shock:

dsamaz
04/12/2006, 18:10
Pessoal, desisti de vez de comprar a A20.
Eh uma boa se fosse para transforma-la para GNV, mas não o temos aqui no AM.
Para diesel eh inviável, com manutencao maior, de acordo com relatos dos colegas daqui.
Mas que o carro eh lindo, isto eh:
http://www.leiloesfreitas.com/detalhes_prod.php?produto=138&leilao=17

Entregando as cartas, esta a20 que falo vai a leilao da prefeitura aqui em Mao. Lance minimo 3.000 (eh perigoso ainda que ninguém compre).
http://www.leiloesfreitas.com/catalogo.php?tipo=1&op=detalhes_prod&leilao=17
Eh o item 101. (Se alguém quiser ajuda para comprar, estou a disposição com honestidade e seriedade).

Também consegui a tal lista usada pela Insprev/Detran daqui. Ela começa assim (apenas os carros gm):
Estado de Goias
Secretaria de Estado de Segurança Pública
DETRAN-GO
Departamento Estadual de Transito de Goias
---------------------------------------------------
Coordenadori de Veiculos
Divisao de Vistoria
- Codificações de chassi de veículos que não poderá transformar seu (Motor) combustível para Diesel.

GM
Prefixo
C144FBR -------- B = C10, A10
C146FBR -------- B = GM VERANEIO
C148FBR -------- B = C10, A10 CAB DUPLA
BC144 = C10, A10
BC146 = VERANEIO
BC147 = AMBULANCIA
BC148 = A10, C10=CAB DUPLA
9BG5144 = C10, A10, S10
9BG5146 = VERANEIO
9BG5147 = AMBULANCIA
9BG5148 = C10, A10=CAB DUPLA
9BG136 = S10 CAB DUPLA OU BLAZER - NO 8 DIGITO A LETRA W É COMBUSTIVEL A GASOLINA
9BG138 = S10 CAB DUPLA
9BG144 = C10, A10
9BG146 = VERANEIO
9BG147 = AMBULANCIA
9BG148 = C10, A-10 CAB DUPLA
9BG124 = S10

Walter L. L. Casitta
04/12/2006, 19:33
dsamaz,

Normalmente é difícil ver os defeitos de um veículo pela foto, mas esse aí é uma sucata. Reformar um carro não basta querer, tem que saber como se faz. Você fez bem em desistir.
Eu também queria pegar uma F1000 4x4 HSD 96/97 num leilão da CEMIG pra reformar, infelizmente ou felizmente eu estava viajando a trabalho na semana do leilão. A diferença era que essa F1000 não tinha ferrugem e ainda funcionava perfeitamente...

Dieselboy
04/12/2006, 20:01
"... Eu também queria pegar uma F1000 4x4 HSD 96/97 num leilão da CEMIG pra reformar ..."
Walter

Pelo que me consta a F-1000 4x4 96/97/98 nunca saiu com motor HSD, acho que você deve estar se referindo ao motor MWM série 10 também conhecido como X-10 - 4.10T (135 CV), por acaso não seria isso???:pensativo:

Marcello Ladeira
04/12/2006, 20:55
dsamaz, ainda bem que a razão falou mais alto... esse carro tá um caco rapaz... não vale o estacionamento!!!

[]'s,

Walter L. L. Casitta
04/12/2006, 21:59
Walter

Pelo que me consta a F-1000 4x4 96/97/98 nunca saiu com motor HSD, acho que você deve estar se referindo ao motor MWM série 10 também conhecido como X-10 - 4.10T (135 CV), por acaso não seria isso???

Quando fiquei sabendo do leilão a primeira coisa que fiz foi pesquisar no catálogo de peças da Ford pra saber qual era o motor da F1000 4x4 96/97 e infelizmente é o HSD mesmo. Segundo o catálogo de peças o HSD saiu nas F1000 de 96 a 98.

Dieselboy
04/12/2006, 23:03
:? :? :? :? :shock: :shock: :shock: :eek: :eek:

Rodrigo Luvison
04/12/2006, 23:21
Buenas,

Até hj eu nunca vi nenhuma F-1000 4x4 equipada com motor Maxion 2.5l HSD.

De 93 a 95 era equipada com MWM 229-4 e de 96 a 98 com MWM serie 10 (4.10T).

Somente a 4x2 saiu com esse motor Maxion. (infamada)

Abraços

Walter L. L. Casitta
05/12/2006, 00:21
Buenas,

Até hj eu nunca vi nenhuma F-1000 4x4 equipada com motor Maxion 2.5l HSD.

De 93 a 95 era equipada com MWM 229-4 e de 96 a 98 com MWM serie 10 (4.10T).

Somente a 4x2 saiu com esse motor Maxion. (infamada)


Vocês estão certos, olhando o manual com mais cuidado encontrei o Série 10 nas F1000 4x4 de 96 a 98. O HSD só nas F1000 4x2. Se tivesse feito isso na época poderia ter me empenhado um pouco mais nesse leilão...

Pequeno jr
05/12/2006, 09:08
dsamaz,

Ja que vc estava pensando em empregar uma grana para a transformação da A20, pq vc não pega logo um veículo diesel??

Olha esse do link abaixo que esta com o lance em R$ 5.000,00

http://www.leiloesfreitas.com/detalhes_prod.php?produto=124&leilao=17

Supondo que vc pague no máximo R$ 10.000,00 para retirar o lote, acredito que com pouco mais da metade desse valor você consiga reforma-la por completo.

- Ja é Diesel;
- Não tem que transformar;
- Ja é um 4x4;
- Motor maxion HSD;
- Aparentemente mexeria na funilaria, pintura, motor(no mínimo uma revisão ou regulagem), interior(talvez), pneus.
- Depois de pronta a S-10 é muito econômica.

murilloaquino
05/12/2006, 09:09
Das f-1000, esse motor serie 10 acho q foi o melhor.
Era potente, muito duravel e ainda tinha um assobio q é fora d brincadeira...
Uma 4x4 hj nao sai por menos d 40.000 mil

dsamaz
05/12/2006, 12:13
Eu jah tenho uma s10 98/99 4x4 maxion hsd cab dupla, que uso no dia a dia...
Esta s10 do leilao, pela minha experiencia, vai chegar perto dos 20 paus (talves ateh passe). Teve outra leiloada aqui (ano 97 cab dupla motor todo FUNDIDO e aberto, pintura toda fosca, sem pneus) que passou de 17 mil.

Realmente este motor maxion eh bom... O pessoal fala mal pois nao o conhece. Ele faz na cidade por volta de 11,5 a 12,5 sempre com o ar ligado. Nunca deu vazamentos comigo (apenas a bomba injetora vazou diesel pelo suspiro, pois rodou 179 mil km SEM REVISÃO - que deve ser feita a cada 50 mil km). Eh um excelente motor. Pena que eh argentino...

T+
Daniel



dsamaz,

Ja que vc estava pensando em empregar uma grana para a transformação da A20, pq vc não pega logo um veículo diesel??

Olha esse do link abaixo que esta com o lance em R$ 5.000,00

http://www.leiloesfreitas.com/detalhes_prod.php?produto=124&leilao=17

Supondo que vc pague no máximo R$ 10.000,00 para retirar o lote, acredito que com pouco mais da metade desse valor você consiga reforma-la por completo.

- Ja é Diesel;
- Não tem que transformar;
- Ja é um 4x4;
- Motor maxion HSD;
- Aparentemente mexeria na funilaria, pintura, motor(no mínimo uma revisão ou regulagem), interior(talvez), pneus.
- Depois de pronta a S-10 é muito econômica.

Marcello Ladeira
05/12/2006, 15:16
O que vocês recomendam para aumentar a potência deste motor? Tem remédio? Ele tem cerca de 95cv originais neh?

[]'s,

José Augusto
05/12/2006, 15:37
O que vocês recomendam para aumentar a potência deste motor? Tem remédio? Ele tem cerca de 95cv originais neh?

[]'s,

Na ranger original ele tem 115 cv, mas o melhor, o torque pula dos 22.4 kgfm para 29 kgfm.

Trocando bico, mexendo na bomba, trocando turbina, ..., etc, só não sei se vale a pena.

edubelem
05/12/2006, 15:37
O que vocês recomendam para aumentar a potência deste motor? Tem remédio? Ele tem cerca de 95cv originais neh?

[]'s,

Nos representantes International, existe um Kit, que tranfoma o motor em intercoolado, e vai p/ 115 cv. Conciste apenas em radiador, mangueiras e adaptadores, na bomba dve ser apenas regulagem

Dieselboy
05/12/2006, 15:38
Pessoal

Aproveitando que o tema deste tópico é transformação de veículos para Diesel, achei um arquivo que enviei em PVT (a pedido do solicitante) para um participante aqui do fórum (Patrick) que na ocasião tinha interesse em transformar uma F-1000 a gasolina para diesel.

O texto é extenso, por isso tive que seccioná-lo em 2 partes, pois o fórum aceita post´s no máximo de 10.000 carateres.

Caso alguém esteja interessado pode servir pelo menos como um guia de orientação . :concordo:




************************************************** ************************************************** *******

Patrick

Para dar inicio ao processo de alteração do motor você deve em primeiro lugar adquirir o modelo da F-1000 mais adequado para esta transformação, portanto não adianta sair “à torto e direito” comprando a primeira que surgir em sua frente.

O modelo mais adequado é a versão 4.9i, se não me engano começou a ser produzida de 96 até 98. Este é o melhor modelo porque será preciso apenas substituir o motor não sendo necessário “mexer” em cambio nem tampouco em diferencial, apenas para você ter uma idéia as duas F-1000 aqui de casa são transformadas e ambas estão praticamente originais somente o motor é que foi trocado, as duas chegam com folga a 150 km/l (isto sem forçar o motor) com certeza ela anda mais um pouco mas para mim isto torna-se inviável pois o consumo passaria à casa dos 6,5 km/l e a estabilidade a uma velocidade destas é praticamente nula.

Meu conselho antes de você adquirir um modelo destes é que você leve a um mecânico que realmente entenda de caminhonetes e sobretudo de sua confiança e pergunte se a versão que você pretende comprar está equipada com o câmbio MAZDA (o mesmo que vem na F-1000 HSD), este é um excelente câmbio de alumínio que à primeira vista engana pelo seu aspecto frágil se comparar com o um câmbio mais bruto tipo Clark ou ZF que são inteiramente feitos em aço. Mas não se preocupe com a aparência frágil que ele transmite pois ele agüenta muito bem o torque do motor MWM 229 TD.

Outro detalhe, o motor mais adequado em termos de custo/beneficio para adaptar nesta configuração será o MWM 229 TD que equipou originalmente as F-1000 de 89 a 95 (se não me engano), mas aqui também é outro setor que você deve tomar muito cuidado, digo isto por experiência própria, NÃO CONFIE EM HIPÓTESE ALGUMA na palavra de quem for te vender o motor, sabe porque?

Porque na maioria das vezes o pessoal que “mexe” com retifica e venda de motores compra um lote de motores fundidos e ao retificá-los reaproveita a maioria das peças que estão no motor fundido, é isto mesmo é “gambiarra” pura!!! Fecham o motor passam uma tinta para melhorar a aparência e colcocam para vender jurando de pés juntos que o motor está zero, que foi tudo trocado, que é tudo novo, etc, etc e etc... e ainda dizem que se você tiver dúvida eles ligam o motor para te mostrar que está tudo perfeito !!!

Meu amigo não cai nessa armada, que é pura picaretagem !!!

Se ligar o motor é claro que ele vai funcionar bem, se instalar desse jeito também vai funcionar bem, a diferença é que daqui um ou dois anos dependendo do nível da gambiarra que foi feito, o motor vai simplesmente “abrir o bico” e quem vai amargar o prejuízo será você, pois com certeza ele já terá saído do período de garantia há vários meses.

Estes PICARETAS fazem isto porque sabem que este motor é quase indestrutível, é tão bom que mesmo reutilizando peças “meia-boca” ele ainda agüenta rodar por um bom tempo ou pelo menos tempo suficiente para que vença a garantia e você não tenha como voltar para pedir satisfações.

Portanto se não quiser levar gato por lebre na hora de comprar o motor te aconselho a adquirir um motor fundido para que você mesmo com a ajuda do mecânico retifiquem o motor por conta própria ou então compra um motor retificado mas antes de levar diz para o vendedor que você só fecha negócio se o TEU MECÂNICO DE CONFIANÇA abrir e conferir se está tudo conforme te prometeram, se concordarem, ótimo pois você estará negociando com pessoal de caráter, se por um acaso te disserem que assim não dá, assim não tem jeito, sai fora que é MUTRETA, é picaretagem mesmo !!!

Uma vez adquirido o motor procura antes de montá-lo na caminhonete retirar a bomba injetora e levá-la para fazer uma regulagem em uma oficina que trabalhe com este tipo de peça, apenas por precaução, pois vai saber lá há quanto tempo esta bomba estava encostada ou mesmo se alguma vez em sua existência ela visitou uma oficina, além do mais a retífica revisa e (quando é idônea) no máximo substitui as peças irrecuperáveis, mas por economia os "picaretas" não levam a bomba para uma revisão, pois o custo da retifica iria aumentar diminuindo a preciosa margem de lucro deles.

************************************************** ************************************************** *******

Dieselboy
05/12/2006, 15:42
Conforme havia mencionado anteriormente, segue a segunda parte.




************************************************** ************************************************** *******

Quanto aos trâmites burocráticos é o seguinte:

1º) Você precisará da nota fiscal de venda do motor, com um detalhe, na nota devem constar; a potência, litragem do referido motor, número de cilindros, número do motor e o tipo de combustível por ele utilizado. Na época os FDP do DETRAN aqui da minha cidade não me disseram nada a respeito disso, imagina o trabalho que tive para conseguir uma segunda via da nota com estes “detalhes” faltantes? Outro detalhe é que você deve tomar MUITO CUIDADO para não comprar motor “pinado” (remarcado) com sua numeração adulterada, pois com certeza é roubado, leva junto o mecânico e pede para ele prestar bastante atenção no bloco do motor onde está gravado o número do motor, pois neste local não podem haver raspagens soldas nem emendas. Quando adquiri meu motor no mesmo local vi vários motores Sprint de F-250 “pinados” ou seja estavam com a numeração do bloco raspada certamente esperando a hora ou o comprador “certo” para serem remarcados !!! Não é por acaso que tem varias F-1000 rodando com motores de F-250 pelas ruas, te digo uma coisa vontade de adaptar um destes não faltou, o problema é a encrenca que você arruma depois se cair em uma blitz pesada, daí você perde o motor o veiculo é apreendido e ainda por cima te ficham na delegacia por receptação. Não pense você que motor roubado não passa pela vistoria do DETRAN, porque já tive um mecânico amigo meu que adquiriu ele com nota fiscal, passou na vistoria sem problemas e depois de 4 anos e nas mãos do terceiro proprietário caiu preso em uma blitz por causa do motor, que constava como roubado, portanto MUITO CUIDADO!!!

2º) Antes de iniciar a troca do motor segundo a legislação você teria que pedir autorização para transformação, mas na prática isto é inviável, pois você terá que pagar uma taxa para obter esta autorização e após isto terá que passar por uma vistoria completa para verificar se está tudo OK no veículo se houver algum problema terá que solucioná-lo para que passe por uma nova vistoria. Nas duas caminhonetes aqui de casa fizemos a transformação direto sem pedir autorização nenhuma e quando fomos pedir a alteração de combustível (ou de motor) no DETRAN eles nos disseram que teríamos que pagar uma multa por não pedido a tal autorização antecipada, mas o valor dessa multa na época era de RS 17,00, na prática acabamos poupando tempo e “encheção de saco”, mas isto fica a teu critério, pessoalmente acho que compensa mais fazer a transformação direto, mas checa primeiro no DETRAN do teu estado o valor da tal multa.

3º) Será necessário também a nota fiscal de serviço de mão de obra e das peças caso você opte por retificar pessoalmente o motor. Na época fui com o mecânico no cartório e fizemos uma declaração de serviços prestados na qual constavam o nome do mecânico, endereço, CPF, RG, titulo de eleitor, etc e os meus dados pessoais discriminado que “fulano de tal” efetuou tal serviço para o senhor dieselboy.... também será necessário citar os todos os dados do veículo, tipo, categoria, etc e a natureza do serviço prestado, no caso substituição do motor. Tudo isto deve ser reconhecido em cartório pois terá valor de documento.

4º) Feito isso voce pode ir ao DETRAN e solicitar alteração de combustível, com certeza vai ter que preencher vários formulários e pagar uma taxa no banco, ao trazer de volta o ticket pago o DETRAN irá te encaminhar para a inspeção veicular em algum órgão credenciado junto ao INMETRO.

5º) Neste local de inspeção você terá que agendar um horário para a vistoria e pagar uma taxa referente à inspeção veicular (na época que fiz era R$ 150,00). Contudo não se esqueça de antes de passar pela inspeção solucionar TODOS os problemas da caminhonete, leva bem a sério isto que o pessoal geralmente é muito rigoroso nesta etapa. Checa todos os itens de segurança do veiculo; cintos, extintor, apoio de cabeça, triângulo, luzes alta e baixa, luz de advertência, de freio, setas, pneus, alinhamento, balanceamento, etc, etc e etc...

Apenas para voce ter uma idéia, para testar a suspensão eles colocam a caminhonete em uma esteira de rolamentos e aceleram e freiam bruscamente analisando o comportamento dos freios e da suspensão, e vão marcando tudo em uma prancheta. Ao final desta bateria de testes (se você conversar com o avaliador ele te fala o resultado) eles te dizem que após tantos dias te enviarão a resposta pelo correio.

6º) Com o certificado de aprovação em mãos, basta levá-lo para o DETRAN finalizando assim o processo de alteração de combustível, daí é só esperar (com a caminhonete parada na garagem) a chegada do novo documento.

7º) Com o documento legalizado basta encher o tanque que daí para frente será só alegria!!!



OBS 1) No documento novo emitido pelo DETRAN já constando o motor diesel os dados da versão a gasolina permanecerão inalterados, ou seja mesmo você sabendo que o MWM 229 TD tem 119 CV ou 122 CV (dependendo do ano do motor) a potencia registrada no novo documento será a do motor a gasolina 4.9i de 148 CV. A identificação do veiculo também permanecerá inalterada, ou seja Marca – Ford; Modelo - F-1000 4.9i, esse 4.9i não tem como retirar do documento, para mim é algo estranho o DETRAN não substituir os dados pelo do novo motor, vai saber lá porque motivos não fazem isso.

OBS 2) Na época que decidi realizar este processo de transformação o gasto perfez aproximadamente o seguinte valor:

F-1000 básica – R$ 15.000,00;
Motor – R$ 5.000,00, o motor veio completo já com turbina alternador e motor de arranque;
Mão-de-obra do mecânico – Se não me engano ficou em torno de R$ 1.200,00;
Mão-de-obra do eletricista – algo em torno de R$ 150,00 será necessário contratar um eletricista de confiança para readaptar o chicote projetado originalmente para o motor gasolina para que se adapte ao novo motor diesel.
Há gastos extras que não foram computados por mim, pois não me recordo exatamente o valor, mas geralmente oriundos da compra de pequenas peças que faziam parte do motor tais como: estrutura do filtro de ar, mangueiras, parafusos, coxins, buchas, abraçadeiras, serviço de torno, etc... mas este gasto “correu” por minha conta porque apenas contratei a mão-de-obra do mecânico.

OBS 3) O comportamento da caminhonete é praticamente o mesmo de uma F-1000 original a diesel, com uma vantagem, a relação de marchas da versão a gasolina é melhor escalonada ou seja não é tão reduzida como nos câmbios Clark originais da F-1000, nas caminhonetes aqui de casa pode-se sair em 1º marcha numa boa, coisa que era impossível de fazer na versão original pois ela praticamente não saia do lugar, era muito reduzida. Por falar nisso com esta configuração é possível deixar para trás em arrancadas qualquer F-1000 ou D-20 original, já cheguei a sair na frente de F-250 e Silverado e até abri uma pequena vantagem o problema é que quando os caras engatam a 4º praticamente “passam por cima” de mim, mas dá pelo menos para tirar uma onda!!!

Bem, acho que isso é tudo, se por um acaso lembrar de algo volto a te informar.

PS – Averigua antecipadamente como esta a legislação atual referente à alteração de combustível no DETRAN, na época que fiz este procedimento era válido somente para veículos com carga superior a 1 Tonelada, do jeito que as coisas são esta legislação pode mudar de uma hora para outra e o que era válido ontem pode não valer hoje, portanto se informa bem antes de colocar a obra em andamento, certo?

Qualquer outra duvida é só entrar em contato, abraço, boa sorte e até mais.


************************************************** ************************************************** *******

cincero g silva
27/12/2006, 23:21
aqui em minas eu transformei uma F100 [estava com 32000km]a alcool em diesel e não tive nenhum problemas pra fazer isso, o que tive que fazer é ter a nota fiscal do motor a ser usado e este tem que ter baixa no detran, no caso de motor usado, o que era o meu caso. e tive que fazer o laudo pericial do imetro, que aprovarão sem restriçoes, porque foram usados peças originais e foi encaminhado o processo ao detran, o que é feito por um despachante e foi escrito no documento veiculo transformado pra diesel, e que passou a fazer parte do prontuario do mesmo. o que eu entendí é que quem aprova ou não é o imetro, logico se o veiculo cumprir com os requesitos pra transformação

cRiPpLe_rOoStEr
31/07/2009, 05:53
ressucitando o tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=852849&postcount=10 aqui uma gambiarra feita para rodar no diesel com motor gm 6 cilindros...

Fcoelli
08/01/2014, 23:08
Olá Amigos....
Vi o post do colega ai sobre a A20 e resolvi escrever...
Acabei de comprar uma c20 1993 cabine dupla em estado de zero. Minha primeira intenção era colocar um motor diesel. Aliás, ia começar a ver junto ao Detran de MG (meu estado) e estados vizinhos sobre a legalização. Acontece que ainda estou gostando muito do funcionamento do motorzão a gasolina. Talvez seja aquela empolgação inicial (rs). Aos colegas que já possuem este tipo de carro, o consumo chega ser absurdo mesmo ou é uma lenda que se propaga ao longo dos anos. Já vi tantos carros modernos com um consumo alto...Enfim, o consumo é alto mesmo para que valha a pena em pensar em um motor diesel? Abs

sallespickup
13/01/2014, 10:18
Fcoeli, na gazolina e com carburador 3E que deve ser o seu, cerca de 5 a 6 km/l se aguenta isso, mudar pra que, e ainda a opção de GNV que pra viagens é meio inviavel por causa de não ter onde abastecer, mais dentro da cidade fica com consumo de carro mil cerca de 7 na cidade e 9 na estrada