Conectar

Ver Versão Completa : Freio no Jipe

Nelson Maia
28/11/2006, 20:22
Abri este tópico no fórum da Rural, mas creio que pode ser interessante também aos jipeiros, vez que são sistemas semelhantes.

Quando estava começando a montagem da viatura (Rural 1973), o dono do ferro velho onde estava garimpando as coisas me disse. "só tem um jeito de botar freio em jipe. è trocando o sistema por um de C-10". Como o dinheiro estava escasso e só tinha pra um freio 'a disco, coloquei na dianteira, é claro, e substitui o traseiro por de C-10. Na verdade troca-se o flange e o restante das coisas, burrinho, sapatas, pastilhas, molas, etc. O tambor continua o mesmo da rural. é praticamente plug/play, só tive de dar um passe no interior do tambor, porque quando arrochava a roda, o tambor ficava travando nas sapatas de freio. O grande barato é que as peças são fáceis de encontrar, e até o freio de mão fica mais fácil de colocar, uma vez que os cabos de freio originais da rural encaixam-se perfeitamente no sistema da C-10. A Minha já está com freio de mão.
Hoje sangrei e regulei os freios (está com cilidro mestre de D-20 e hidrovácuo de opala).
Ficou Show. Freia igual a um Celta.
Apresentou um único porém, as rodas traseiras estão travando bem antes das dianteiras.
Será que vai precisar por a válvula equalizadora? Alguém pode me explicar melhor o que é isso?
Abraços

Nelson

leopoldo
28/11/2006, 20:33
Sim.

É uma válvula que limita a pressão máxima para as rodas traseiras.

GBarros
28/11/2006, 21:04
Bom esta dica dada pelo amigo aí em cima. Estou reformando a minha viatura e ainda não tinha idéia de que freios poderia colocar no meu willis. Na verdade, tinha visto estes kits que são vendidos em lojas destinadas a equipamentos off-road, e além de achá-los muito caros, sempre tinha alguem reclamando das instalações e adaptações realizadas em alguns jipes. Se fosse possível, poderia colocar algumas fotos no tópico pra gente ver como ficou? Valeu!

Nelson Maia
28/11/2006, 22:15
Não estou conseguindo encontrar o cd com as fotos da reforma, mas qualquer problema nesta semana eu desmonto a roda e fotografo procê.

pcervieri
28/11/2006, 22:30
Pra que freio???

m.vinicius
29/11/2006, 05:48
o sojeense do leopoldo sempre atras do toco! valvula equalizadora = uma boa

JrGurak
29/11/2006, 09:29
estes kits que são vendidos em lojas destinadas a equipamentos off-road, e além de achá-los muito caros, sempre tinha alguem reclamando das instalações e adaptações realizadas em alguns jipes.

Vc pode montar seu kit de freio, não precisa comprar estes kits prontos,
vai economizar e ficar com um freio bom... ja que vai mexer, o esquema é
disco nas 4:concordo:

Nelson Maia
29/11/2006, 13:24
Não sei mexer muito bem com o cpd, vamos ver se as fotos chegam.
Na segunda foto do tambor de freio, onde se encontra marcado é onde deu o passe no torno.
A vantagem que achei, é que realmente ficou freiando, e o custo foi baixo.
O flange e as sapatas de freio comprei usadas, as molas, catracas, lonas e cilindro de freio novas.
E agora também tenho freio de mâo.
Além de ser outra opção que temos.

abraços
Nelson

leopoldo
29/11/2006, 17:57
Esse é o sistema DUO SERVO, originariamente usado na F-75(sem a regulagm automática) e que também pode ser achado em eixos traseiros do Landau e das antigas peruas chevrolet Veraneio, ambos com regulagem automática.

Para quem não quer investir alto em kit de disco, ou instalar um servo-freio, é o ideal.

É pisar e voar pelo vidro .... muito bom mesmo este sistema.

Só tem que ser montado certinho que funciona que nem relógio.

Nelson Maia
30/11/2006, 07:59
Puxa Leopoldo, gostei demais da sua explicação. Coloquei o freio com restrições pois não tinha visto nada à respeito no fórum. E ver vc dizer que presta realmente é um alívio, pois pelo que tenho visto aqui vc realmente entende do assunto. Muito obrigado.