PDA

Ver Versão Completa : Como botar freio na Rural



Nelson Maia
28/11/2006, 20:19
Quando estava começando a montagem da viatura (Rural 1973), o dono do ferro velho onde estava garimpando as coisas me disse. "só tem um jeito de botar freio em jipe. è trocando o sistema por um de C-10". Como o dinheiro estava escasso e só tinha pra um freio 'a disco, coloquei na dianteira, é claro, e substitui o traseiro por de C-10. Na verdade troca-se o flange e o restante das coisas, burrinho, sapatas, pastilhas, molas, etc. O tambor continua o mesmo da rural. é praticamente plug/play, só tive de dar um passe no interior do tambor, porque quando arrochava a roda, o tambor ficava travando nas sapatas de freio. O grande barato é que as peças são fáceis de encontrar, e até o freio de mão fica mais fácil de colocar, uma vez que os cabos de freio originais da rural encaixam-se perfeitamente no sistema da C-10. A Minha já está com freio de mão.
Hoje sangrei e regulei os freios (está com cilidro mestre de D-20 e hidrovácuo de opala).
Ficou Show. Freia igual a um Celta.
Apresentou um único porém, as rodas traseiras estão travando bem antes das dianteiras.
Será que vai precisar por a válvula equalizadora? Alguém pode me explicar melhor o que é isso?
Abraços

Nelson

Digo
28/11/2006, 22:30
Será que vai precisar por a válvula equalizadora? Alguém pode me explicar melhor o que é isso?



Nelson,

Tive o mesmo problema que vc em meu CJ e foi revolvido colocando a valvula.

[]´s

RogérioNunes
29/11/2006, 20:29
Como que o tambor continua o mesmo da rural se o tambor da C10 são 6 furos?

Nelson Maia
29/11/2006, 21:23
Na verdade o que se coloca da C-10 é o flange, aquela peça que fica por trás do Tambor, e sustenta as sapatas do freio e demais acessórios. O flange serve certinho, até as furações são iguais. Postei este mesmo tópico no fórum dos jipes. Segue abaixo as fotos e uma resposta que esclarece mais sua pergunta. O Freio dianteiro à disco também foi feito por aqui. Disco de F-1000 e pinças de S-10. Se tiver interesse também posso colocar fotos.

Nelson Maia
29/11/2006, 21:27
Na foto do tambor de freio, onde se encontra marcado é onde deu o passe no torno.
A vantagem que achei, é que realmente ficou freiando, e o custo foi baixo.
O flange e as sapatas de freio comprei usadas, as molas, catracas, lonas e cilindro de freio novas.
E agora também tenho freio de mâo.
Além de ser outra opção que temos.

E Esta foi a resposta do amigo Leopoldo

“Esse é o sistema DUO SERVO, originariamente usado na F-75(sem a regulagm automática) e que também pode ser achado em eixos traseiros do Landau e das antigas peruas chevrolet Veraneio, ambos com regulagem automática.
Para quem não quer investir alto em kit de disco, ou instalar um servo-freio, é o ideal.
É pisar e voar pelo vidro .... muito bom mesmo este sistema.
Só tem que ser montado certinho que funciona que nem relógio”.

ADRIO DIAS
30/11/2006, 13:53
Na verdade o que se coloca da C-10 é o flange, aquela peça que fica por trás do Tambor, e sustenta as sapatas do freio e demais acessórios. O flange serve certinho, até as furações são iguais. Postei este mesmo tópico no fórum dos jipes. Segue abaixo as fotos e uma resposta que esclarece mais sua pergunta. O Freio dianteiro à disco também foi feito por aqui. Disco de F-1000 e pinças de S-10. Se tiver interesse também posso colocar fotos.



Tenho interesse sim!!!Se der posta as fotos ai!!!!!
Ja me falaram que fica muito bom!!!!
Onde tu consegui os suportes para as pinças?
Abraço.

Nelson Maia
30/11/2006, 18:11
Adrio, o suporte foi feito aqui mesmo, vendo as fotos qualquer pessoa que trabalhe com chapas de ferro e tenha maçarico pra cortar faz um igual. Vou bater as fotos pra vc e no máximo sábado estarei te enviando. Tenho também fotos da adptação da direção hidráulica (Opala), e do hidrovácuo + cilindro mestre(D-20).

Nelson Maia
30/11/2006, 18:54
Digitalizei umas fotos que tinha, não são muito nítidas mas dá pra ter uma idéia.
Na foto 1, vê-se que o suporte nada mais é do que uma única chapa, fixada na pinça de freio e nos três parafusos da ponta do eixo. Talvez tivesse ficado mais seguro se fosse fixada em pelo menos um dos buracos dos parafusos do outro lado, que se encontram circulados, fica como sugestão.
Não tenho bem certeza mas acho que a chapa é de 1/2 polegada, se vc quiser depois arrumo um paquímetro e lhe dou a medida exata.
Na foto 2, a seta indica o centro do disco de freio que necessitou ser torneado pra caber no eixo

ADRIO DIAS
30/11/2006, 23:21
Bah Nelson se der manda essas tmbem!!!!
Tenho ate um setor hidraulico e bomba do opala aqui em casa,mas nao instalei ainda pq me disseram que fica muito leve(com aquela sensaçao de q nao se tem o controle do carro) e ai eu estava pensando em colocar uma do santana pq nao uso a Rural para trilhas e tambem pq meu pai tem uma na dele e ficou muito boa.Essa historia de ficar muito leve é verdade mesmo?E qnto ao sistema de freio, tu ta usando pedaleiras suspenças de que carro?Se tiver umas fotos da pedaleira posta ai tmbem!!!
Abraçao

cangu
02/12/2006, 00:58
Quais são essas pinças que vc esta usando nas fotos???? por fovor nelson

Nelson Maia
02/12/2006, 14:20
Na hora Cangu. São de S-10 (chevrolet).
Na última vez que fiz as contas a Rural já tinha peças de 15 carros diferentes. Só o freio tem pinças de S-10, Disco de F-1000, Cilindro mestre de D-20, hidrovácuo de Opala, válvula equalizadora de Kadet, Freio traseiro de C-10 e tambores da Rural.
Tá freiando muito bem.
Se precisar de mais alguma informação fique a vontade.
Nelson

cangu
07/12/2006, 00:31
è meu amigo eu gostaria de saber se presta adaptar essas pinças com o freio sem hidrovacuo e quanto foi usinado no tambor do freio trazeiro??

rural4x4
07/12/2006, 07:44
So para informação, essa rural e 4x2 certo?

Sendo assim o suporte mostrado para a pinça do freio a disco dianteiro,nao é compativel com a linha Willys 4x4, prestem atenção a isto.

Nelson Maia
07/12/2006, 13:07
Exatamente, é rural 4x2.
Coloca o hidrovácuo também Cangu. Foi a adaptação mais fácil de fazer além de ter usado as pedaleiras suspensas do Opala. Hoje já tem tudo pronto para vender.
A usinagem no tambor de freio, por incrível que pareça foram diferentes para cada lado. Deve ter sido em torno de 5mm. Tive que dar várias viagens no torneiro, experimentava, levava pra tirar um pouco mais até dar certo.
Veja a foto do hidrovácuo instalado.
Abraço
Nelson