Ver Versão Completa : Hilux - Alavancas depois do Body Lift
All,
Será que alguém poderia me dizer como fazer um acabamento decente nas alavancas de câmbio e tração decentes depois do Body Lift???
Levantei a carroceria da minha toy, mas agora não consigo colocar as alavancas com as coifas originais...
Será que alguém poderia me dar uma sugestão???...Fotos são bem vindas também!!!
[]'s
Alexandre
São Paulo - SP
Troller (Clips) e Hilux (Toy)
Caio Rivetti
29/11/2006, 17:08
Alexandre,
eu vi em algum site la de fora, eles cortarem a alavanca bem na base e soldar um prolongamento, li também em varios sites que com BL de mais de 2" quando o veiculo torce em trilhas, corre o risco das alavancas de tração pegarem na lataria e desengatar a tração, o que é um perigo.
Se eu achar os sites posto aqui.
Devo colocar os BL na minha esse mes, se encotrar outra solução trocamos as informações.
Caio,
Valeu a dica!
No meu caso acho difícil de desengatar pois ela fica longe da lataria quando engatada...Antes do ataque da serra elétrica (lima para ser mais exato), a alavanca da tração só raspava quando ia de 4x4 high para low...
Pensando no "J" que é o curso da alavanca, pegava na parte mais baixa, ou seja, quando se aproximava do banco...
Se quiser usar a minha de molde é só falar!!!
[]'s
Alexandre
São Paulo - SP
Alfreis,
tô afim de fazer o BL na minha também:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=65600&d=1163372308
Mas já tô meio cabreiro com as coisas que falou...
Posta umas fotos da tua pick-up, e das alavancas...
Valeu
Ibere,
Não precisa ser tão radical, mesmo sendo dono dessa maravilha que está o seu carro!!!...Rs
Falando sério, em um outro tópico eu escrevi tudo o que precisa fazer para levantar a hilux...Se vc tiver um torneiro perto de vc tudo fica muito mais fácil pois ele já vai cortar os calços e depois é só alegria...
No fds eu tiro fotos e posto aqui para vc ver como ficou...
[]'s
Alexandre
Caio Rivetti
30/11/2006, 17:04
Alexandre,
o recomendado pra não raspar era isso mesmo, se voce ja meteu a lima então ta tranquilo.
Um dia desses vou querer dar uma olhada na sua pra tem uma ideia de como ficou, antes de meter a mão na massa.
Ibere,
pode fazer sem medo.
Dae Alexandre !!!
Depois de um tempo longe do fórum, tõ de volta ... ( tava sem micro)
Já terminou o Lift ??? Quantas POL ??? Levantei a minha Toy na torsão e confesso que o resultado já me agradou ... mas quero ver umas fotos da tua ??? Tens fotos ??
Uma dúvida .. são emsmo 18 calços de carroceria ou contei errado ???
[s] agora de volta !!!
Flavio Miranda
05/12/2006, 22:06
Alexandre,
Lembro de ter lido algo no forum sobre prolongadores de alavanca de cambio/reduzida.... Acho que era para CJ... Dá uma PESQUISA no Forum, que deve achar.
Não sei se dá, mas se a 'bola' da alavanca for rosqueada, pega um cano de mesma expessura que a alavanca e leva no torneiro para ele fazer a rosca interna para encaixe na alavanca e outra rosca externa para encaixe na bola.
Põe as fotos prá gente ver..! Ou té no outro tópico !?!?
[ ] s + ALTOS !!!
Juninho,
O meu lift ficou com 67mm...Eu explico o porque dessa medida louca!!!
Comprei um tarugo de polipropileno de 100mm e a ferramenta do torno que usamos para o corte roubava um pouquinho...Considerando 14 calços, ficou com essa medida estranha...Além desse usei também um calço de borracha de 10mm, mas esse acaba cedendo com o aperto...No prátca deve ter ficado perto de 70mm, pois essa borracha substituiu a original...
Sobre o número, são 14 calços para parafuso e 4 apoios para a caçamba...Na foto do calço o apoio ficaria na parte direita, bem abaixo daquela travessa...Originalmente só iria uma borrachinha rebitada...
Grande e sumido Flávio,
Valeu a dica, mas o meu problema é literalmente mais embaixo!!!...Rs
Sério, quando eu levantei a carroceria, acabei ficando com o joelho que faz a articulação das alavancas muito para baixo e isso faz com o que o curso da alavanca aumente muuuuuuito para as coifas...
Nas fotos abaixo dá para ver um pouco como ela ficou!!!
[]'s
Alexandre
Flavio Miranda
06/12/2006, 10:31
Alexandre,
Pede para o cara do banco de trás ir trocando as marchas... IH !! Não tem banco traseiro !!???!
Amigo, só vejo uma solução.... Utilizar o principio daqueles onibus velhos onde a alavanca de cambio sai reta da caixa e faz uma curva. O ideal seria que a curva ficasse logo acima da coifa.
Ou, vc faz um 'funil' de couro/courvim, prende a base maior no assoalho e corta o bico para passar a alavanca, amarrando (cordão ou velcro) para ficar justo e não soltar. Veja o esquema numa Sportage que vc vai entender melhor...
Mas tudo isso é viadagem... Quando que esta belezura vai estrear nas Trilhas !!??!?!
[ ] s e pinta no Paca para uma breja e aquele papo que ainda não rolou sobre trampo..
Minhocas
06/12/2006, 10:33
All,
Será que alguém poderia me dizer como fazer um acabamento decente nas alavancas de câmbio e tração decentes depois do Body Lift???
Levantei a carroceria da minha toy, mas agora não consigo colocar as alavancas com as coifas originais...
Será que alguém poderia me dar uma sugestão???...Fotos são bem vindas também!!!
[]'s
Alexandre
São Paulo - SP
Não tem como fazer como fazemos nas Rangers??? Veja: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=21401
Desculpe se falei abobrinha, mas de repente serve como inspiração!
Até mais...
Flavio Miranda
06/12/2006, 10:37
All,
Dando uma ajudinha no topico, quem pensa em fazer body lift, etc nas Toys, TEM que ler este artigo : http://www.toyotaoffroad.com/Articles/Information/Lifts_Tires.htm
De preferencia, leia o site inteiro e não deixe de ver as fotos. Separa um babador ou lençol...!
[ ] s
Flavio,
Esse fds ela ainda não vai para o barro, pois ainda vai ganhar o guincho...
Acabei comprando um 12000 com o Wallace, mas ainda não tinha instalado...
Como eu brinquei com ele, eu vou fazer muita propaganda do guincho, boa ou ruim...Rs...
Falando sério, tenho ouvido falar muito bem dos HDW e resolvi comprar um tbm...
Sobre as alavancas, não sei se a alavanca reta resolveria, mas vou pensar nessa sugestão...
Como ela vai para o mecânico, vou conversar com ele para ver se descubro alguma coisa...
Essa semana ainda não vai rolar Pacaembu, pois estou em provas, mas nas férias eu devo aparecer por lá sim!!!
Minhocas,
Valeu a dica tbm!!!
[]'s
Alexandre
Alexandre ...
Parabéns .. o lift ficou show ... já mudei meus planos aki, tava contente com o que tinha ganho de altura na torsão, mas diante da ignorãncia (bom sentido) do lift na carroceria, é impossível eu não querer fazer na minha, talvez com menor tamanho, 50 ou 60 mmm.
Os apoios da carroceria (4 ) vc fez em borracha ou tb usou o tecnil ???
Ficou bem alta memso, tá com 31" ???? já decidi que se fizer o lift na minha vô compra um jogo de BF 35" de um amigo aqui na cidade só pra poder ir ao shopping (hauhauahu)
Parabéns ... vou ver se descolo fotos da minha e posto aqui ...
[s]
Juninho,
Ainda não fiz esses apoios...
Como não devo levar peso na caçamba por um bom tempo ainda estou pensando a melhor forma de resolver isso...Acontece que tanto no chassis como na caçamba não tem furo...Tá, até tem, mas é só para rebitar a borrachinha que tinha lá e não vai servir para o novo apoio...
Pela altura pode não parecer, mas ela está de 33 sim...O problema agora é o receio que dá andar com ela pelo tanto que chama atenção na rua...É um tal de um ver e cutucar quem estiver do lado para olhar tbm que não está escrito!!!...Rs
[]'s
Alexandre
Caio Rivetti
07/12/2006, 17:37
Alexandre,
acho que a melhor saida é cortar a alavanca na base, soldar um cano reto da medida dos seus BL e depois soldar a alavanca novamente. Ja vi isso num site gringo e acho que é o que eu farei.
Abraço
Caio
Flavio Miranda
08/12/2006, 01:38
Alexandre,
acho que a melhor saida é cortar a alavanca na base, soldar um cano reto da medida dos seus BL e depois soldar a alavanca novamente. Ja vi isso num site gringo e acho que é o que eu farei.
Abraço
Caio
Ou seja, Alexandre... soma as opiniões e mãos a obra !!!!:twisted: :mrgreen:
[ ] s
rallgayer
08/12/2006, 09:17
Alfreis,
Tenho um amigo que quer entrar em contato contigo, para saber mais detalhes da tua Hilux. O e-mail dele é:
adamoffroad@yahoo.com.br
ou me envia o teu e-mail ou telefone de contato, que entrego para ele.
Certo Alfreis
Um abraço.
Flavio e All,
Então agora é só colocar a mão na massa!!!...Rs
Em breve eu conto as novidades...
rallgayer,
Sobre o meu e-mail, anota aí: alereis@deloitte.com...
Não sei se é coincidência, mas mandei umas fotos de hilux para um amigo de POA que ia repassar para outra pessoa...Talvez até seja esse seu amigo...
Fala para ele me escrever que a gente conversa.
[]'s
AR
Juninho,
Ainda não fiz esses apoios...
Como não devo levar peso na caçamba por um bom tempo ainda estou pensando a melhor forma de resolver isso...Acontece que tanto no chassis como na caçamba não tem furo...Tá, até tem, mas é só para rebitar a borrachinha que tinha lá e não vai servir para o novo apoio...
Pela altura pode não parecer, mas ela está de 33 sim...O problema agora é o receio que dá andar com ela pelo tanto que chama atenção na rua...É um tal de um ver e cutucar quem estiver do lado para olhar tbm que não está escrito!!!...Rs
[]'s
Alexandre
Beleza !! Pensei em apenas calçõs de borracha para esses apoios, uma vez que sem peso eles funcionaram apenas como encosto da caçamba com o chassi ... semana que vem acabam as provas por aqui e vou encostar pra poder mexeer com os calços.
Elevando apenas 50 ou 40 mm acho que me livro do problema das alavancas e outros pontos como radiador e mangueira de combustivel . O que acha ?
Ter que mexer com isso vai ser um transtorno !!!
Em tempo... 33" ???? tá tão alta que parece um 31" .. mas tá sghow de bola ... tô vendo a possibilidae ( ainda remota, é claro) de comprar um jogo de 35" de um amigo aqui da cidade, BFG AT, só pra passear de vez em quando .. já imaginou ... Lift de 60 mm + torsão + BFG 35" ?????????
[s]
Juninho,
Eu também pensei em fazer só como apoio, mas o problema é que vai ser ruim de segurar só com aqueles rebites...A alavanca vai ficar muito grande e qualquer coisa vai quebrar o calço...Esse fds eu vou pensar como fazer isso e se tiver alguma idéia eu aviso...
Levantando 40 ou 70 é a mesma coisa...Não terá problema com a mangueira do tanque, mas terá com o radiador...Não é nem o radiador o problema e sim a coifa...Acontece que o radiador vai subir com a carroceria e a hélice do motor ainda ficará baixa...A tendência é pegar a hélice na coifa...
Ficou alta mesmo e mesmo assim ainda pega o pneu por dentro quando eu viro tudo e está torcida...Vou ter que limitar um pouco no giro para não estragar os meus BFs...
35 AT, para que???...Até rimou???...Rs
[]'s
AR
Bom ...
Tem razão na equestão da alvanca, ficaria mesmo muito frágil ... mas tb não há como prendê-los no chassi .. uma vez que a torsão da carroceria faria com que eles quebrassem ou limitariam a torsão da caçamba !!!
Pensaremos em outra solução.
BF 35 AT ?? Verdade .. pra que ????
Pra passear e só ... tirar onda .. no bom sentido !!!! KKKKKK
[s]
Alfreis,
tua "BRUTA" tá linda, não é a toa que o povo anda se cutucando na rua quando tu passa, é difícil não chamara a atenção.
O que o Juninho falou é verdade, dá a impressão que ela tá de 31"...
Bem, estou vendo o que farei, pois como vc disse o BL vai subir o radiador e a hélice fica pra baixo, então estou vendo as opçõs:
- jogar um calço (1") entre os feixes e o diferencial + um jumelo com 1" a mais;
- ou o BL;
Essa semana eu decido, mas vou te dizer, cada vez vem uma informação do fórum que me faz repensar tudo que decido... rs
Valeu pelas fotos, abração... Assim que fizer outro Up-Grade na Bruta põe mais fotos aqui...
Juninho,
Sobre os apoios, o mecânico que costuma mexer nos meus carros sugeriu soldar uns suportes na longarina e pronto...Não vai ser nada muito traumático afinal de contas aquilo é só apoio e para mim que não pretende levar peso nem deveria dar problema em não ter...A idéia é soldar um "U" virado com solda Mig para não ter nenhuma sequela e pronto...
Sobre as alavancas, acho que vou seguir a solução do Caio mesmo e vou fazer um complemento...
Ibere,
A única coisa que me deixa com medo nessa de colocar o calço na suspensão é que assim se altera a geometria do carro e não se sabe o resultado disso...Em um gafanhoto como é a minha Toy, se ficar passarinhando vai ser um inferno dirigir!!!...Rs
[]'s
AR
[QUOTE=alfreis;322091]Juninho,
Sobre os apoios, o mecânico que costuma mexer nos meus carros sugeriu soldar uns suportes na longarina e pronto...Não vai ser nada muito traumático afinal de contas aquilo é só apoio e para mim que não pretende levar peso nem deveria dar problema em não ter...A idéia é soldar um "U" virado com solda Mig para não ter nenhuma sequela e pronto...
Sobre as alavancas, acho que vou seguir a solução do Caio mesmo e vou fazer um complemento...
Também havia pensado nisso Alexandre, acho que é a solução mais concreta, uma vez que você não pretende carregar peso.
Quanto a fazer o Lift de carroceria na minha, voc~e tinha dito que eu teria problemas com o radiador ( guarda-pó) porém, a minha tá sem o guarda pó original, o que acho eu prejudica a refrigeração, mas como por aqui nao consegui encontrar um radiador de toyota, continuo usando o meu sem o guarda-pó. se eu fizesse o lift aconteceria de apenas a hélice ficar num patamar diferente do radiador, talvez vomprometendo a refrigeração, e continuaria sem guarda-pó ... é uma questão a se pensar.
[s]
Juninho,
Temos experiencia na turma de colegas que não usavam a coifa no motor toyota 3.0 e viviam com o carro em temperatura alta...
Foi colocar a coifa, que canaliza o vento pelo radiador que a temperatura abaixou um monte...Sinceramente, se a sua não tem eu colocaria...
No dia a dia nem se nota a diferença, mas numa puxada mais forte em uma subida por exemplo a coisa pode complicar...
[]'s
AR
Entendi ...
Apesar de que a reclamação do motor 3.0 sobre aquecimento é quase que uma constante dos proprietários deste motor .. no 2.8 já nem tanto ... mas de qualquer maneira vou ver esta questão da coifa e quem sabe mando fazer uma !!!
em tempo ... terei que substituir meu radiador, fiz uma reforma neste mas não adiantou ... vaza demais .. parece uma peneira!!! se souber de algum radiador bom .. aqui isso não existe ..original não .. pensei de adaptar um do caminhão mercedes ... amanhã vou ver o rdaidor pra ver o tamanho e a quantidade de canaletas .. se der certo .. vou fazer o teste !!!
[s]
Alfreis,
ontem acertei com o mecânico, vou arquear um pouco as molas e colocar um jumelo com 1" a mais, além de colocar uns amortecedores melhores, talvez o HDS.
Espero que isso melhore a estabilidade da minha pick-up, pois ela tá pulando demais de traseira e a frente fica solta quando estou andando acima dos 100 km/h.
Juninho,
o D_Fisman substituiu a colméia do radiador por outra mais eficiente na Hilux, converse com ele.
Um outra solução não seria instalar uma ventoinha elétrica? Ontem medimos o espaço e seria possível pela distância disponível.
Abraços.
Juninho,
o D_Fisman substituiu a colméia do radiador por outra mais eficiente na Hilux, converse com ele.
Um outra solução não seria instalar uma ventoinha elétrica? Ontem medimos o espaço e seria possível pela distância disponível.
Abraços.
Bom .. pensei na ventoninha elétrica também, mas qual seria o local para a instalação que vocês mediram ??? em frente do radiador embaixo do radiador do AR ?????
[s]
Juninho,
a intenção seria colocar a ventoinha do opala, arrancaria a hélice e o suporte originais e faria o suporte a adaptação praticamente no mesmo local...
Será que consegui te ajudar?? rs
Digamos que eu entendi ....
Faria um suporte um pouco prostrado aa frente para o encaixe do motor da ventoinha do opala e eliminaria a hélice original ???
E o pino de fixação da hélice original ficaria girando direto ?????
Não seria mais fácil travar a hélice original ????
Ou a hélice do Opala seria mais eficiente ?? Quantas pás ela possui ????
[s]
Moçada,
Segue um tutorial com o passo a passo de instalação do body lift de 2" na SW4.
Tem fotos detalhadas do sistema de prolongamento das alavancas, ajuste do parachoques e reposicionamento do radiador, conforme comentado acima.
Instalação Body Lift 2″ Performance Accessories Toyota Hilux SW4 1995 [Tutorial] | Clube da Graxa (http://blog.clubedagraxa.com.br/2011/12/instalacao-body-lift-2-performance-accessories-toyota-hilux-sw4-1995-tutorial/)
Abraços,