Ver Versão Completa : Jeep turbo na lama!!
Olá pessoal,
Gostaria de saber se vcs sabem de relatos de Jeep´s ou jipes turbo não-originais em trilhas (principalmente motores AP). Pergunto do desempenho e se ocorrem problemas de lama na turbina. Desculpem a pergunta tola, mas eh que ainda preciso aprender muito hehe
Abraços.
Jader/Floripa
CJ ainda sem nome
leopoldo
27/11/2006, 21:41
lama na turbina ?
se chegar lama lá, problema na turbina será o menor dos problemas.
José Augusto
28/11/2006, 01:35
Jader, para trilhas só vale a pena se a turbina entrar "cedo", vc precisa de torque, nesse caso turbinas de caracol pequeno de baixa inércia.
Quanto a lama na turbina, o problema é não deixar entrar dentro, um bom filtro e snorkel resolvem.
p.peleje
28/11/2006, 11:31
O que todo mundo esquece, é que turbina trabalha com os gases do escape!!! Portanto é só seguir uma linha de raciocínio e verá um possível problema.
[]s
Peleje
GustavoRisso
28/11/2006, 12:39
É só colocar como escapamento de busão! :mrgreen:
[]'s já imaginando o espamento saindo no capô...
pmarcell
28/11/2006, 12:45
- Uma turbina .42/.48 está ótimo para um motor 2.0. Pressuriza até uns 2,0 kg e enche em giro menor, proporcionando força mais cedo. Se optares por .4/.6 ou .5/.7, vai pressurizar apenas com giro alto, deixando de ser interessante para o offroad. Claro em se tratando motores 2.0 cc.
- O ideal é que o motor seja injetado, pois ela se auto ajusta de acordo com o fluxo de ar, até o,4 kg.Acima disso, um gerenciador e bico extra será preciso. Nunca desregula. Tenho colegas com motor AP carburado e turbinado. Ficam beberrões e necessitam ajustes frequentes.
- Segundo eles, se vc não controlar o pé no acelerador, alguma coisa quebra. O força do motor fica uma estupidez,para 0,8 kg vc tem quase 200 CV e 28 a 30 kg de torque;
- Vai precisar de um disco de embreagem em cerâmica, para melhorar o acoplamento. As originais vão embora rapidinho. O platô preparado, cansa a perna nas trilhas. Apenas o disco já melhora e muito, de preferência de 6 pastilhas;
- Um tanque maior de plástico ou inox, para o álcool. Vai beber mais, óbvio;
- Mas a maior mudança é sem dúvia na alegria do jipeiro, o som do espirro da válvula de prioriade e a sensação de o jipe te colar no banco durante a arrancada, vale todos os centavos a mais, eh eh
Um abraço ...
GustavoRisso
28/11/2006, 12:55
-
- Vai precisar de um disco de embreagem em cerâmica, para melhorar o acoplamento. As originais vão embora rapidinho. O platô preparado, cansa a perna nas trilhas. Apenas o disco já melhora e muito, de preferência de 6 pastilhas;
- Mas a maior mudança é sem dúvia na alegria do jipeiro, o som do espirro da válvula de prioriade e a sensação de o jipe te colar no banco durante a arrancada, vale todos os centavos a mais, eh eh ...
Cerâmica e lama! :mrgreen:
Todos os centavos a mais... esta foi boa! :mrgreen:
[]'s querendo saber como fica o turbo na descida... :mrgreen:
Alessandro Henrique
28/11/2006, 13:24
Acredito que o uso de um sobrealimentador seja uma boa opção para circuitos de indoor, onde é necessário bom torque em alta rotação.
Para as viaturas que fazem trilhas, o interessante é bom torque em baixa rotação. Salientando que dependendo do motor talvez nem valha a pena, pois seria procurar por problemas num looping que não tem fim.:putz:
Um receio que tenho com compressor do tipo turbo é sobre o choque térmico em uma situação onde é necessário atravessar por trechos alagados, neste caso, acredito que compressores de engrenagens sejam melhores (blower).:pensativo:
Sds.
p.peleje
28/11/2006, 14:18
É só colocar como escapamento de busão! :mrgreen:
[]'s já imaginando o espamento saindo no capô...
Já vi turbina engolir lama depois que o cara deixou o jeep morrer no atoleiro. Portanto, tem que fazer escape de busão!!!
p.peleje
28/11/2006, 14:21
acredito que compressores de engrenagens sejam melhores (blower).:pensativo:
Sds.
Tb acho blowers mais adequado pro uso.
Sandro Tannuri
28/11/2006, 20:19
Se o snorkel não estiver muito bem vedado vai aspirar lama, eu e o Ramiro Eli sofremos para tirar um JPX do Camel uma vez com o motor "recheado".
Abraços,
pmarcell
28/11/2006, 22:23
Pessoal, esse problema de agua ou lama dentro da turbina pode ser resolvido instalando um tubo que atravessa a parede corta fogo do jipe, e ficando a tomada de ar dentro do jipe, como normalmente é feito.
- Mas a maior mudança é sem dúvia na alegria do jipeiro, o som do espirro da válvula de prioriade e a sensação de o jipe te colar no banco durante a arrancada, vale todos os centavos a mais, eh eh
Alegria de jipeiro?? Essa é novidade... :roll: :roll:
E eu que achava que isso era alegria de quem faz arrancada ou tunning. :pensativo:
[s] devagar-e-sempre,
lucas.sanches
29/11/2006, 13:08
Eu to com um Willys com motor AP 2.0 turbinado. Ta com .8 de pressao no turbo!
Nunca tive problemas quanto a barro na trilha. O filtro de ar que é esportivo fica quase colado no capo do jipe.
Esse negocio de trabalho em alta rotaçao isso procese mais a força que o jipe tem quando o turbo é "acionado" é muito grande !
Inclusive ja passamos em muito lugar que jipes "normais" nao passaram!
Abraços
rafaelsouza
29/11/2006, 13:23
Tive um cliente que comprou um engesa com opala 4 cil, turbinado com uma KKK bem pequena, tinha um filtro K&N dentro do corta fogo. O carro na trilha nunca aspirou barro ou qualquer outra problema deste tipo o desenpenho éra muito bom mesmo pois a turbina entrava bem cedo, agora tinha um problema que ele não conseguia resolver: o "superaquecimento" toda vez que pegavamos subidas muito ingremes e intensas ele fervia para valer, mesmo com ventuinha elétrica, com o radiador sujo de barro isso acontecia mais vezes, perdi contato com esta pessoa mas este problema éra muito incomodo para quem fazia trilha com ele
[],s
José Augusto
29/11/2006, 13:45
Tive um cliente que comprou um engesa com opala 4 cil, turbinado com uma KKK bem pequena, tinha um filtro K&N dentro do corta fogo. O carro na trilha nunca aspirou barro ou qualquer outra problema deste tipo o desenpenho éra muito bom mesmo pois a turbina entrava bem cedo, agora tinha um problema que ele não conseguia resolver: o "superaquecimento" toda vez que pegavamos subidas muito ingremes e intensas ele fervia para valer, mesmo com ventuinha elétrica, com o radiador sujo de barro isso acontecia mais vezes, perdi contato com esta pessoa mas este problema éra muito incomodo para quem fazia trilha com ele
[],s
Um intercooler "grande" devia resolver a parada.
alexandre roveri
29/11/2006, 15:25
Desculpe os pitacos tá gente ! :oops:
Na verdade um intercooler não resfriaria o motor e sim aumentaria a densidade do ar aspirado aumentando um pouco a potência e quem sabe aqueceria ainda mais !:concordo:
Na verdade estou acompanhando o tópico e não consigo entender qual o problema de se turbinar um motor gasolina que um motor diesel não enfrente tambem ! :confused:
No caso do Engesa motor opala tubo me parece claro um subdimensionamento do radiador !:-? :-? :confused:
Será que não tô falando besteria :parede:
Xavier4x4
29/11/2006, 16:40
Amigos... Tambem não vejo muito problema em turbinar um jeep, até aonde eu entendo, tanto um aspirado quanto um turbinado, não podem "aspirar" agua nem lama (coisa que se amenisa com um snorkel) e caso entre alguma lama (não 1kg de barro) ela é para ficar no filtro de ar(que deve ser decente, e muito decente em um turbinado). Esses dias eu capotei dentro de um rio com uma band com motor de 709 turbinado de um amigo e infelizmente ele não consegui desligar o carro a tempo pois estava puxando a namora que esta quase em baixo da agua. Nisso, como o carro virou para o lado do carona(lado que fica o snorkel) a agua entrou pelo snorkel, pasando pelo filtro, depois pela turbina, chegando ao intercooler e depois por final no MOTOR, fazendo que o mesmo morra(não sei se morreu por causa da agua ou do solavanco da capotagem). Nisso, desviramos o carro, colocamos em lugar seguro, abrimos o motor, secamos a agua de dentro dele, fechamos e ele pegou normalmente(agradecimentos a Chapeu que estava conosco e fez todo o trabalho) sei tambem que ele deu sorte pois o motor se "engulice" mais um pouco de agua por mais alguns segundos, o mesmo teria ido pro "saco" ou pra retifica!!!
Mais até então tanto o motor aspirado, turbinado, a gasolina/alcoo/gnv/diesel teriam ido pro saco.
Então, não vejo problema em por um carro turbo na trilha.
Não sei se fugi do assunto mais é so uma humilde opinião.
Alem disso comprei ontem um motor da Ranger 3.0(mecanizada) Turbo Diesel e preparado (180 a 200cv). O meu cj3 esta apenas no começo mais já estou muito empougado com ele, não vejo a hora dele andar quem quiser conhecer va até frota 4x4 e procure por lata-de-lixo.
E o objetivo nosso(Meu e do Lata-de-lixo) é pegar trilhas bem pesadas hehehe. Um abraço a todos espero ter ajudado....
OBS.: O que vem a "tem que fazer escape de busão"? Seria um coletor e escape bem resistentes?
Sergio Rocha
29/11/2006, 17:42
Amigos... Tambem não vejo muito problema em turbinar um jeep, até aonde eu entendo, tanto um aspirado quanto um turbinado, não podem "aspirar" agua nem lama (coisa que se amenisa com um snorkel) e caso entre alguma lama (não 1kg de barro) ela é para ficar no filtro de ar(que deve ser decente, e muito decente em um turbinado). Esses dias eu capotei dentro de um rio com uma band com motor de 709 turbinado de um amigo e infelizmente ele não consegui desligar o carro a tempo pois estava puxando a namora que esta quase em baixo da agua. Nisso, como o carro virou para o lado do carona(lado que fica o snorkel) a agua entrou pelo snorkel, pasando pelo filtro, depois pela turbina, chegando ao intercooler e depois por final no MOTOR, fazendo que o mesmo morra(não sei se morreu por causa da agua ou do solavanco da capotagem). Nisso, desviramos o carro, colocamos em lugar seguro, abrimos o motor, secamos a agua de dentro dele, fechamos e ele pegou normalmente(agradecimentos a Chapeu que estava conosco e fez todo o trabalho) sei tambem que ele deu sorte pois o motor se "engulice" mais um pouco de agua por mais alguns segundos, o mesmo teria ido pro "saco" ou pra retifica!!!
Mais até então tanto o motor aspirado, turbinado, a gasolina/alcoo/gnv/diesel teriam ido pro saco.
Então, não vejo problema em por um carro turbo na trilha.
Não sei se fugi do assunto mais é so uma humilde opinião.
Alem disso comprei ontem um motor da Ranger 3.0(mecanizada) Turbo Diesel e preparado (180 a 200cv). O meu cj3 esta apenas no começo mais já estou muito empougado com ele, não vejo a hora dele andar quem quiser conhecer va até frota 4x4 e procure por lata-de-lixo.
E o objetivo nosso(Meu e do Lata-de-lixo) é pegar trilhas bem pesadas hehehe. Um abraço a todos espero ter ajudado....
OBS.: O que vem a "tem que fazer escape de busão"? Seria um coletor e escape bem resistentes?
x2
Eu tava lá, servindo de ajudante do chapeu.
escape de busão é o escape pro alto tipo toy.
[]´
José Augusto
29/11/2006, 18:30
Desculpe os pitacos tá gente ! :oops:
Na verdade um intercooler não resfriaria o motor e sim aumentaria a densidade do ar aspirado aumentando um pouco a potência e quem sabe aqueceria ainda mais !:concordo:
Não concordo, todos sabem que intercoolar aumenta a potência, pelo maior volume aspirado, assim fica claro que em uma subida onde o turbo realmente atua para se ter a mesma velocidade da situação sem intercooler exige-se menos do motor (gerando menos calor), por outro lado o ar entrando mais resfriado a quantidade de calor total é menor e portanto exigindo menos do sistema de aferrecimento do veículo.
Tanto na Rural quanto no jeep, onde instalei intercooler ambos grandes, pude sentir a diferença, no jeep a temperatura de trabalho depois do intercooler está sempre no limite inferior e mesmo em trilhas em situação onde se está parado usando o guincho com o motor acelerado, a temperatura demora mais a subir, quando está chega a valores limites superiores é só tirar o pé do acelerador e deixar na marcha lenta por alguns minutos que a temperatura volta aos níveis normais.
Xavier4x4
29/11/2006, 19:23
Não concordo, todos sabem que intercoolar aumenta a potência, pelo maior volume aspirado, assim fica claro que em uma subida onde o turbo realmente atua para se ter a mesma velocidade da situação sem intercooler exige-se menos do motor (gerando menos calor), por outro lado o ar entrando mais resfriado a quantidade de calor total é menor e portanto exigindo menos do sistema de aferrecimento do veículo.
Tanto na Rural quanto no jeep, onde instalei intercooler ambos grandes, pude sentir a diferença, no jeep a temperatura de trabalho depois do intercooler está sempre no limite inferior e mesmo em trilhas em situação onde se está parado usando o guincho com o motor acelerado, a temperatura demora mais a subir, quando está chega a valores limites superiores é só tirar o pé do acelerador e deixar na marcha lenta por alguns minutos que a temperatura volta aos níveis normais.
Caro Jose, não entendi bem o seu comentario... Voce quiz dizer que o motor de um jeep sem intercooler é menos exigido que um motor com intercooler? Se voce defende esta teoria, acho que voce cometeu um erro.(Não entendi qual o lado voce defende mas vou por a minha humilde opinião). Se voce tem um carro com turbo e sem intercooler e o mesmo possui uma potencia de 200 cavalos com 1kg de turbo, se voce colocar um intercooler voce podera baixar a pressão do turbo para 0.8kg e o carro vai continuar com os mesmos 200cv (estes nº são exemplos) exigindo assim, menos da turbina e menos do motor(pela diminuição da pressão), logo o carro vai rodar mais tranquilo.
Tirando estas consideraçoes de cima, o intercooler não esfria em nada o motor do carro, apenas o ar que entra nas camaras de combustão. Se um carro tem problema de aquecimento, é só superdimencionar o radiador do motor (os motores estacionários que não possuem muito "vento" para refrigerar o radiador, funcionam assim, superdimencionados) se o carro não tiver mais espaço para um radiador maior, coloque uma ventoinha mais potente ou ainda instale 2,3,4 sei lá quantas der, mas se mesmo assim o seu motor ainda estiver esquentando, coloque um radiador de óleo no carro pois com o motor do carro ligado, o óleo tende a esquentar (e com a temperatura alta ele tambem vai perdendo o seu poder de lubrificante) com a instalação de um radiador de óleo, o oleo vai baixar a temperatura, com isso a temperatura do motor baixa tambem, consequentemente, exigindo menos do radiador, se isso não funcionar, coloque um radiador de óleo maior, se isso não funcionar coloque ventoinhas no radiador de óleo, se isso não funcionar coloque um reservatorio de óleo, assim o carro roda com mais óleo, exigindo menos do óleo, baixando assim ainda mais a temperatura do mesmo e bla,bla,bla, caso isso não funcione, encha o carro de ventoinhas e o coloque dentro de uma geladeira(sacanagem hehehe).
MAIS... tudo tem dois lados.... Voce colocando tudo isso no seu carro, voce vai fazer mais de 1milhão de conecções, colocar mais 1milhão de mangueiras, voce vai colocar mais 1milhão de peças no carro. E VOCE TERÁ MAIS DE 7 MILHÕES DE COISAS PARA ARREBENTAR, QUEBRAR, ESTRAGAR E TE DEIXAR NA MÃO.
Então, pense bem antes de fazer as coisas e lembresse a temperatura correta é algo fundamental na vida útil do seu carro seja aspirado, turbinado ou qualquer outra coisa.
OBS.: Desculpe os erros de gramatica e de contas, é que eu estou meio atrasado mas amo discutir sobre motores.
Um abraço a todos e desculpe qualquer coisa (Obs. Não sei se estou correto mas antes de andar de jeep eu sempre gostei de preparação de motores e sempre lia algumas coisas sobre esses assuntos).
FALA SERGIO....Po cara to maior tempão tentando falar com voce mas voce nunca atende o seu tel. Me passa o numero novamente pelo email, deve estar errado. Um abração
pmarcell
29/11/2006, 20:34
Até onde eu sei, o intercooler tem a função exclusivamente de esfriar o ar comprimido pela turbina, para melhorar a queima, uma vez que o ar frio fica menos ou mais rarefeito, não sei direito.
Então para uma melhor refrigeração do motor, radiador grande e ventoinha grande.
No meu caso, vouturbinar um GM 2.0 FLEX 4 cilindros. O radiador será do ALFA 164, com motor V6, me parece 3.0. É radiador de sobra, sem contar que sua ventoinha é gigante. Esse para mim está sendo um problema, pois quando ela liga, parece que liguei um ar quente, pois dá prá sentir o bafo quente dentro do jipe de tão forte. Mas nada que umas geladas a gente não arrefeça o jipeiro e o zequinha.
Xavier4x4
29/11/2006, 20:46
Até onde eu sei, o intercooler tem a função exclusivamente de esfriar o ar comprimido pela turbina, para melhorar a queima, uma vez que o ar frio fica menos ou mais rarefeito, não sei direito.
Então para uma melhor refrigeração do motor, radiador grande e ventoinha grande.
No meu caso, vouturbinar um GM 2.0 FLEX 4 cilindros. O radiador será do ALFA 164, com motor V6, me parece 3.0. É radiador de sobra, sem contar que sua ventoinha é gigante. Esse para mim está sendo um problema, pois quando ela liga, parece que liguei um ar quente, pois dá prá sentir o bafo quente dentro do jipe de tão forte. Mas nada que umas geladas a gente não arrefeça o jipeiro e o zequinha.
Amigão... Pelo que eu saiba, o intercooler so tem esta finalidade "resfriar o ar" pois o ar quando frio é mais compacto(digamos assim, não me vem a cabeça a palavra certa agora) e é possível "colocar" "mais" ar em um determidado volume, quando ele esta mais frio, podendo assim colocar mais combustível aumentando assim a potencia (pois quanto mais ar o seu motor consegue "aspirar" juntando com a quantidade certa de combustivel ele tera mais potencia, pois não adianta ter muito combustivel e pouco ar ou vice-versa).
Pode ter certeza que com um bom radiador de óleo a temperatuda do seu motor vai baixar tambem, o que aumentara a vida do seu motor. Um abraço.
José Augusto
29/11/2006, 20:56
Xavier4x4, "assim fica claro que em uma subida onde o turbo realmente atua para se ter a mesma velocidade da situação sem intercooler exige-se menos do motor (gerando menos calor)" um motor intercoolado rende mais, é mais eficiente.
O que quis dizer é que na situação do engesa o intercooler é mais negócio que mexer no radiador, o engesa na situação anterior ao turbo tinha o sistema equilibrado, o que desequilibrou foi o turbo, empurrando ar quente dentro do motor.
pmarcell, se vc acha que um carro rodando com ar entrando no sistema à 90 graus C "esquenta" igual a um carro com ar entrando a 40 graus C, vc tá certo.
Thiago Rodeghel
29/11/2006, 21:07
Todo esse problema, é resolvido com apenas 1 equipamento...:twisted:
Blower:lol: :lol: :lol: Não precisa de intercooler, não precisa de furar o carter e esperar óleo lubrificar a turbina, não precisa desligar o motor após alguns segundos, rende a partir da marcha lenta, manutenção após 150.000kms... O problema é o pequeno custo:parede: :parede: :parede:
Não queima óleo tbm...
[s]Com o meu garantido
leopoldo
29/11/2006, 21:38
Moçada , por favor com os termos técnicos.
1- O intercooler tem a função de resfriar o ar de admissão, aumentando a DENSIDADE, ou seja: mais O2 por volume. Correto.
Densidade é essa a palavra que vc's não estavam achando.
2- Aumenta a potencia, aumenta a temperatura do motor, ainda mais que o intercooler fica na frente do radiador, elevando a temperatura do ar que refirgera o radiador.
3- P/ quem quiser: quer aumentar mais ainda ? coloca injeção de AEHC. só para as aceleradas.
4- Não é ar para a turbina. Não é ar comprimido para a turbina.
É ar para o compressor e o compressor de ar .... comprime o ar, aumentadno ainda mais a densidade do ar, aumentando a potência, aumentando a quantidade de calor no motor.
p.peleje
30/11/2006, 00:51
Moçada , por favor com os termos técnicos.
ainda mais que o intercooler fica na frente do radiador, elevando a temperatura do ar que refirgera o radiador.
Não necessariamente o intercooler fica na frente do radidor.
Radiador de óleo tb ajuda.
Se fosse eu nem turbo nem blower, aumentaria vasão dos bicos, remapeamento da injeção, comando mais nervoso em baixa, cabeçote trabalhado, borboleta maior e de duplo estágio. Fica mais caro, porém um trabalho mais efetivo e judiando menos do motor.
[]s
Peleje
pmarcell
30/11/2006, 07:36
SR. José Augusto, é possível sim participar desses foruns sem ser indelicado.
O que venho afirmando, e qualquer um que entenda de motor turbinado vai concordar comigo é que intercooler não tem a função de arrefecer o motor. Se na sua viatura vc percebeu esse efeito, melhor. Mas a instalação desse dispositivo como forma de melhorar a refriegeração, prá mim, é novidade.
Enfim, estamos aqui para discutirmos idéias e experiências. Com respeito, sempre. Um abraço a você e a toda comunidade.
Xavier4x4
30/11/2006, 08:47
Caro José, me desculpe primeiramente, mas ainda não estou entendendo sua posição... Até onde eu saiba, o turbo não esqueta muito a temperatura do ar que é empurada para dentro do motor(claro que como o caracol do turbo é de "aço, ferro, aluminio(sei lá qual o material)" e por serem de material condutores de temperatura e os caracoes do turbo serem interligados, o lado que aspira o ar pode até esquentar um pouco pasando a temperatura para o ar e deixando-o um pouco mais quente mas acho que isso não elevaria a temperatura geral do motor pois o ar vai para a camada de combustão e é "queimado" lá gerando uma explosão muito quente algo incomparavel à temperatura que o ar chegou até lá entende. O motor pode até ficar mais quente pelo aumento da potencia, mais de voce baixar a pressão do turbo(comparada ao carro sem intercooler), para que a potencia fique igual a situação anterior, o motor vai até esfriar mais pela diminuição da presão de trabalho do turbo.
Como o leopoldo falou "2- Aumenta a potencia, aumenta a temperatura do motor, ainda mais que o intercooler fica na frente do radiador, elevando a temperatura do ar que refirgera o radiador." Aumenta a potencia, aumenta a temperatura mas se baixar a pressão de trabalho do turbo podesse manter a mesma potencia do carro sem o intercooler. Ok
E leopoldo não ha nenhuma necessidade ou regra para se colocar o intercooler na frente do radiador, muitos o colocam lá por questão de espaço e facilidade OK.
Thiagão.... Acho até o Blower uma soloção interessante mais não conheço muito para falar so sei que os preparadores nacionais ainda não possuem muito conhecimento (comparado ao turbo) na instalação e configuração e aqui no Brasil ainda é muito difícil encontrar as peças tambem. E alem disso tudo é muito mais carro que o turbo.
p.peleje..... Tudo que voce falou iria melhorar sim o motor do carro, mas é muito caro "aspirar" mais o carro deste jeito e a regulagem é ainda mais difícil e a lenta nem se fala, e voce vai mecher no motor inteiro e ele nunca mais voltará a ser o mesmo, já o turbo, voce pode tirar do carro tornando-o original novamente sem muito trabalho.Alem de tudo, imagina o motor deste jeito que voce falou e mais o turbo hehehe.
Ainda não temos para onde correr, se quer mais potencia a melhor solução é o turbo, pela facilidade na instalação, valor e manutenção. E aundo voce não quiser mais é so retira-lo sem dificulades deixando o carro original. Um abraço
José Augusto
30/11/2006, 12:13
Caro José, me desculpe primeiramente, mas ainda não estou entendendo sua posição... Até onde eu saiba, o turbo não esqueta muito a temperatura do ar que é empurada para dentro do motor(claro que como o caracol do turbo é de "aço, ferro, aluminio(sei lá qual o material)" e por serem de material condutores de temperatura e os caracoes do turbo serem interligados, o lado que aspira o ar pode até esquentar um pouco pasando a temperatura para o ar e deixando-o um pouco mais quente mas acho que isso não elevaria a temperatura geral do motor pois o ar vai para a camada de combustão e é "queimado" lá gerando uma explosão muito quente algo incomparavel à temperatura que o ar chegou até lá entende.
Xavier, a informação que falta no seu raciocinio é esta, o ar comprimido pelo turbo pode chegar a mais de 100 graus quando da passagem pelo turbo, imaginando temperatura ambiente de 25 graus, já temos de cara um excedente de 75 graus, (parte desse excedente térmico é resultante da própria compressão,) isto é pouco, é, mas não dá para ser desprezado, principalmente se lembrarmos a grande quantidade de gases em função do tempo envolvida no processo.
O motor pode até ficar mais quente pelo aumento da potencia, mais de voce baixar a pressão do turbo(comparada ao carro sem intercooler), para que a potencia fique igual a situação anterior, o motor vai até esfriar mais pela diminuição da presão de trabalho do turbo.
Quanto ao resto, o que expliquei logo no inicio foi mais ou menos isso, para a mesma velocidade de subida um veículo intercoolado esquentaria menos.
José Augusto
30/11/2006, 13:06
SR. José Augusto, é possível sim participar desses foruns sem ser indelicado.
O que venho afirmando, e qualquer um que entenda de motor turbinado vai concordar comigo é que intercooler não tem a função de arrefecer o motor. Se na sua viatura vc percebeu esse efeito, melhor. Mas a instalação desse dispositivo como forma de melhorar a refriegeração, prá mim, é novidade.
Enfim, estamos aqui para discutirmos idéias e experiências. Com respeito, sempre. Um abraço a você e a toda comunidade.
pmarcell, não fui indelicado, pelo menos não foi essa a intenção, me desculpe, como já trocamos idéias em outros tópicos (talvez não se lembre), pensei que já tinha certa liberdade (para questões como essa), o meu texto foi colocado no sentido de causar reflexão, é uma pergunta, pois vc usou a palavra "exclusivamente" na sua afirmativa, quando sou indelicado ou acho que não vale a pena simplesmente não me dou ao trabalho de responder.
Vamos lá, um dos efeitos colaterais indesejados da turbina é aquecer o ar (e para tentar manter o bom nível técnico como lembrou o Leopoldo) com isso a sua densidade cai.
Bem se o aquecimento no ar fosse pequeno, para que o intercooler convencional (sem refrigeração), uma vez que esse trocador de calor está no máximo chegando próximo a temperatura ambiente.
Quando citei o jeep e a rural disse que constatei que quando vc realmente solicita o motor ele vai estar em um nível de temperatura sempre inferior na versão intercoolada que na versão não intercoolada, então nessa situação ele exigirá menos do sistema de arrefecimento.
Para mim, turbo sem intercooler é igual a hambuguer sem queijo, pão sem manteiga e arroz sem feijão.
Xavier4x4
30/11/2006, 16:16
Xavier, a informação que falta no seu raciocinio é esta, o ar comprimido pelo turbo pode chegar a mais de 100 graus quando da passagem pelo turbo, imaginando temperatura ambiente de 25 graus, já temos de cara um excedente de 75 graus, (parte desse excedente térmico é resultante da própria compressão,) isto é pouco, é, mas não dá para ser desprezado, principalmente se lembrarmos a grande quantidade de gases em função do tempo envolvida no processo.
Quanto ao resto, o que expliquei logo no inicio foi mais ou menos isso, para a mesma velocidade de subida um veículo intercoolado esquentaria menos.
Caro Jose, acho que estamos começando a nos estender (mais ou menos né hehehe), não tenho certeza mas ainda acho que não faz muita diferença(em relação a temperatura do motor) essa temperatura que o ar chega dentro da camara de combustão pois como o nome já diz, lá ele é altamente super aquecido na explosão seja aspirado ou turbinado OK. Um abração
Thiago Rodeghel
30/11/2006, 17:39
Thiagão.... Acho até o Blower uma soloção interessante mais não conheço muito para falar so sei que os preparadores nacionais ainda não possuem muito conhecimento (comparado ao turbo) na instalação e configuração e aqui no Brasil ainda é muito difícil encontrar as peças tambem. E alem disso tudo é muito mais carro que o turbo.
Xavier:-D
Sim realmente, na parte de montagem do blower, e preparação... são poucos q conhecem. Tive de ir na Blower Company tirar umas duvidas com relação a ele.
Bom, pra comprar o blower, novo é muito caro mesmo. Mas peças, não tem muita coisa... normalmente as peças pra instalar, são uma valvula bypass (pode ser usado uma do Gol Turbo), flanges pro suporte no motor e admissão, e uma nova correia.:wink: Dependendo da preparação um bico extra vai bem:rolleyes:
O q acontece, vc faz uma flange pra entrada de ar do blower, nessa flange vc coloca o corpo de borboleta, e do blower vai direto pra admissão.
Então ficaria nessa sequencia, entrada, blower e admissão. A valvula Bypass é pra equalizar a criança e amenizar o consumo. E não tem valvula de alivio, o ar q entra na admissão acaba sendo consumido. Nada de motor com gripe:lol: :lol: :lol:
Pra calcular a pressão do blower, bom aí só medindo as polias. Varia pra cada motor. Aí com um Manovacuometro, é quem vai medir isso. Não pode ser um relogio de turbo comum, pq ele desafere.
E o blower, tem modelos, para tamanhos diferentes de motores, não adianta pegar um blower de Fiesta, pra colocar em um AP ou OHC ou em um 4.1. Um blower de pequena vazão, iria estrangular o motor:putz:
[s]
Xavier4x4
30/11/2006, 20:37
Fala Thiagão... É muito provavel que fique bom... mas não troco (pela atual situação situação do Brasil) pelo velho e bom turbo hehehehe. E alem de tudo, adoro o som do resfriado...tsisis
lucas.sanches
30/11/2006, 22:08
Meu jipe com um 33 ja assusta.. quando o maluco ve o jipe crescendo no retrovisor e escuta o barulho da turbina enxendo ai q sai da frente mesmo!
Ahh antes de mais nada.. Ando na cidade(50% do tempo) e nas trilhas com ele!
abraços
Pessoal,
Boa Tarde.
Estive olhando o topico a respeito de turbinas.
Eu estou colocando um AP2.0 com injeçao Mi no meu jipe, acompanhado do cambio 5m do chevette e capa seca DeepTec.
Gostaria da opiniao de voces a respeito de uma boa sugestao de preparaçao dessemotor mas sem turbina. Que comando colocar, o 288 resolve?? Imagino que ele de mais potencia talvez e nao torque, certo?
Estou aliviando o volante tambem para te ruma pegada mais rapida.
Me ajudem,
Abraços
:discordo: desculpa galera preparo motores a alguns anos ,e infelizmente 95% do que foi escrito ai atraz ta "errado",mas o assunto é muito mais complexo entao nao dara pra explicar ,mas da sim pra rodar turbao na lama,areia,pedra,agua,cimento ,asfalto e por ai vai......só vai depender do capricho empregado ao instalar todo o sistema,a maneira que ç fara as revisoes,ao conhecimento tecnico empregado ,e principalmente a taxa do motor ( a 1 coisa a ser vista)em carros preparados!!!!!!!até mesmo pra mudar um ponto no giclê,taxa de compressao ai esta toda a questao.:concordo:a segunda é a conta bancaria do cliente,e terceira é que nem a propaganda dizia"POTENCIA NAO É NADA SEM CONTROLE"e no barro.............
Olá pessoal,
Gostaria de saber se vcs sabem de relatos de Jeep´s ou jipes turbo não-originais em trilhas (principalmente motores AP). Pergunto do desempenho e se ocorrem problemas de lama na turbina. Desculpem a pergunta tola, mas eh que ainda preciso aprender muito hehe
Abraços.
Jader/Floripa
CJ ainda sem nome
olá camarada,
eu tenho um cj turbinado, mas meu maior medo não foi citado em nenhuma opinião, é a de ter um choque termico fortissimo e a tubina ir pro beleleu já que o caracol trabalha em auta temperatura, em funçao de ser uma adptação a turbina fica muito baixa, os carro tipo off road que já sai de fabrica turbo a turbina é na parte superior do motor, até agora eu não passei por uma agua na autura da turbina então não tive nenhum problema, mas eu acho que se a tubina em auta atividade o caracol fica bem vermelhim de repente entrar na agua eu acho que a turbina trinca e vai pro brejo! ñão tenho muita certeza se realmente acontece isto mais à logica é essa..
pmarcell
21/05/2007, 13:50
Quanto à discussão sobre o intercooller, a informação que tenho é que na tilha, como o ato de acelerar e desacelerar é constante, o intercooller retarda a pressurização do coletor, uma vez que a turbina tem que encher adicionalmente o volume do intercooler. Se convertido pro álcool, melhor sem intercooler.
Carraro, quero turbinar o motor do meu jipe 2.0 GM FLEX. Vc sabe me dizer se o acelerador eletrônico pode atrapalhar meus planos?
:discordo: desculpa galera preparo motores a alguns anos ,e infelizmente 95% do que foi escrito ai atraz ta "errado",mas o assunto é muito mais complexo entao nao dara pra explicar ,mas da sim pra rodar turbao na lama,areia,pedra,agua,cimento ,asfalto e por ai vai......só vai depender do capricho empregado ao instalar todo o sistema,a maneira que ç fara as revisoes,ao conhecimento tecnico empregado ,e principalmente a taxa do motor ( a 1 coisa a ser vista)em carros preparados!!!!!!!até mesmo pra mudar um ponto no giclê,taxa de compressao ai esta toda a questao.:concordo:a segunda é a conta bancaria do cliente,e terceira é que nem a propaganda dizia"POTENCIA NAO É NADA SEM CONTROLE"e no barro.............
carraro já que tu entende bem de turbina me diz ai como saber que turbina usar em determinado motor? por exemplo eu adptei um mtor diesel 2.2 no cj meu e não sei que turbina usar eu já tenho um turbo mais a realidade dele é outra ele é ap! ou tanto faz o comustivel a mesma turbina serve? diz ai camarada já que tu é expert no assunto eu sou iniciante não disponho de uma gorda c/c como tu menciona ai atraz, e sou atrivido eu mesmo faço minhas adptaçãoe colhendo inf de expert como tú diz ai alguma coisa que me ajude valeu....
...não tenho certeza mas ainda acho que não faz muita diferença essa temperatura que o ar chega dentro da camara de combustão...
Xavier,
A temperatura tem inflência direta com a densidade do ar admitido e quanto mais denso maior a potência gerada, desde que exista combustível na proporção adequada, é claro.
Em valores redondos, 1/3 da energia gerada é transformada em trabalho util, o resto vai embora pelo atrito, pelo cano de escape e pelo sistema de arrefecimento, de onde se conclui que diminuindo a temperatura do ar admitido aumenta-se a densidade, que por sua vez aumenta o desenvolvimento de trabalho, onde para cada HP aproveitado são disperdiçados outros dois, e como boa parte desses dois HP's são dissipados justamente pelo sistema de arrefecimento é de se concluir que diminuindo a temperatura do ar admitido aumentam as exigências do sistema de arrefecimento, que dependendo da eficiência e dimensionamento pode até manter a temperatura do motor dentro do esperado, mas não abaixar.
Mas isso tudo não significa que a posição do José esteja errada.
Considere um mesmo motor gerando uma MESMA potência, com e sem intercooler, onde, evidentemente, haverá diferença na pressão de admissão para uma mesma geração de trabalho. Sem intercooler o ar será admitido em temperatura mais elevada, e isso pode acarretar em maior requisito de arrefecimento. Com intercooler pode até não haver este maior requisito de arrefecimento, que em ultima análise pode até se traduzir em diminuição da temperatura do motor.
Veja bem que esta situação leva em conta a geração de um mesmo valor de trabalho com diferenças de créditos e débitos de calor.
Sds,
Sukys
Xavier:-D
Sim realmente, na parte de montagem do blower, e preparação... são poucos q conhecem. Tive de ir na Blower Company tirar umas duvidas com relação a ele.
Bom, pra comprar o blower, novo é muito caro mesmo. Mas peças, não tem muita coisa... normalmente as peças pra instalar, são uma valvula bypass (pode ser usado uma do Gol Turbo), flanges pro suporte no motor e admissão, e uma nova correia.:wink: Dependendo da preparação um bico extra vai bem:rolleyes:
O q acontece, vc faz uma flange pra entrada de ar do blower, nessa flange vc coloca o corpo de borboleta, e do blower vai direto pra admissão.
Então ficaria nessa sequencia, entrada, blower e admissão. A valvula Bypass é pra equalizar a criança e amenizar o consumo. E não tem valvula de alivio, o ar q entra na admissão acaba sendo consumido. Nada de motor com gripe:lol: :lol: :lol:
Pra calcular a pressão do blower, bom aí só medindo as polias. Varia pra cada motor. Aí com um Manovacuometro, é quem vai medir isso. Não pode ser um relogio de turbo comum, pq ele desafere.
E o blower, tem modelos, para tamanhos diferentes de motores, não adianta pegar um blower de Fiesta, pra colocar em um AP ou OHC ou em um 4.1. Um blower de pequena vazão, iria estrangular o motor:putz:
[s]
irmão, me perdoe a inginorança, mas me diga o que é blower?
Thiago,
Manômetro de pressão não "desafere" com depressão, pelo menos os de qualidade. Manovacuômetro não faz muito sentido em blower, mesmo na hora do dimensionamento das polias, já que a indicação de pressão zero e pressão máxima versus rotação já é o suficiente para avaliar a quantas andam a relação de polias.
Sds,
Sukys
Estou aliviando o volante tambem para te ruma pegada mais rapida.
Biro,
Aliviar volante de jipe faz o mesmo sentido que instalar pneus lameiros em carro de fórmula um.
Com volante aliviado o giro sobe mais rápido, mas a curva de torque também é deslocada pra rotações mais elevadas, e tudo o que se quer em um jipe é justamente torque em baixa rotação.
Sds,
Sukys
...mas me diga o que é blower?
Blower era o nome do meu gato :-) mas também é o nome de um tipo de compressor volumétrico.
Sds,
Sukys
Blower era o nome do meu gato :-) mas também é o nome de um tipo de compressor volumétrico.
Sds,
Sukys
valeu... tô mas aliviado não sou tão ignorante, se è nome de gato tambem poderia ser quaquer outra coisa né mesmum!!!!!!!!
Rafaguterres
21/05/2007, 21:29
Buenas a todos...
Já começo o tópico pedindo desculpas, mas lá vai minha humilde opinião.....
Usando como exemplo uma preparação básica de motor AP 1.8, com 0,5 de pressão (nada muito forte), vou elencar os problemas que já imagino.
:arrow: Motor operando em um regime de trabalho além do projetado, ou seja, maior quantidade volumétrica dentro das câmaras de combustão = menor durabilidade do motor.
:arrow: Possibilidade de entupimento da válvula de alívio do sistema..... Aquela que faz Psiuuuu, quando o carro turbo passa.....
:arrow: Quebra do corpo da turbina (acionamento), se a mesma ficar submersa..... (já viram a aparência de uma turbina, com o motor sendo exigido em um intervalo de tempo razoavel - incandescente).
:arrow: Ter que esperar o sistema encher para funcionar o efeito de sobre-alimentação....
:arrow: E finalmente o preço (onde R$ = latinha$ = pila = bufunfa) de uma boa preparação, onde deve-se ler:
:arrow: Retrabalho da admissão (tanto carburado como injetado);
:arrow: Troca de pistões, anéis (revisão de mancais e virabrequim, etc);
:arrow: Comando;
:arrow: Disco e Platô;
:arrow: Troca da Bobina, por uma que aumente a centelha (ocasionando melhor queima da mistura de combustível);
:arrow: Todo o custo de instalação do sistema de acionamento da turbina;
:arrow: Como citado anteriormente Intercooler (pro pessoal ficar feliz e com a turbina refrigerada - aumentando ainda mais a densidade de mistura combustível/ar dentro da cãmara de combustão do motor;
Velas, cabos, ignição, etc (aquí perfumaria).
Tudo bem pros que defendem, mas olha o custo de toda a instalação de um turbo... Sempre partindo da premissa de preparar um motor que dure no mínimo 70.000 km....
.....Não vale a pena..... :!: "Acho" :!: que a adaptação de um motor com uma maior capacidade volumétrica (com um comando esperto se for o caso) e um torque maior é uma solução mais duradoura, confiável e barata...... .
Bom, era isto.... (não sei se faltou algo, mas)
Um abraço e tudo de bom a todos.....
PS: Novamente friso que esta é minha opinião pessoal, contudo à apreciação dos colegas do fórum.
Luciano SHAKALL
21/05/2007, 21:31
irmão, me perdoe a inginorança, mas me diga o que é blower?
Simplificando bastante,
Blower é um tipo de compressor volumétrico que aumenta a potencia do motor, tal qual o turbo-compressor. Mas, ao contrário deste, "funciona" desde as rotações mais baixas, por agir como um "agregado" do motor (na verdade ele o é), acionado através de polia e correia. No caso do turbo-compressor (o turbo só "aparece" depois de determinada rotação), o que faz a turbina girar são os gases do escapamento (OBS: Os gases apenas fazem girar os rotores da "parte quente" da turbina, e em seguida são liberados pelo escapamento. Ou seja: O motor não aspira novamente os gases resultantes da combustão...). Quanto maior a rotação, mais gases vão ser gerados na queima - e expelidos - fazendo girar mais a turbina (dai ele "só funcionar bem" - ou melhor dizendo: ter o seu funcionamento perceptível, a partir de determinada rotação...) Quando esses rotores giram, um "eixo" faz girar os rotores da "parte fria" que, e exemplo do blower (só que este girando solidário ao motor, através da coreia), suga o ar atmosférico - através do filtro - e o comprime pra dentro do motor (no caso do turbo) ou o empurra com força pra dentro (no caso do Blower), o que vem a dar praticamente no mesmo...
Em todo caso, há que ajustar também a vazão de combustível (para não deixar a mistura pobre), e - talvez - redimensionar o escapamento pra não "estrangular" o motor:
+ ar + combustível = + gases gerados...
LUCIANO SCALABRIN
21/05/2007, 22:17
Caros amigos...
Não sou grande entendedor de mecânica, mas tenho que tirar o chapéu pra aula dada pelo nosso amigo Rafael "RATO" Guterres.
Lendo as suas disposições sobre o assunto, cheguei a conclusão de que realmente ele tem razão no que diz, e que ao invés de uma melhoria nas viaturas isso poderia ser mais um motivo de dor de cabeça.
Eu sou da filosofia de que quanto menos frescura mecânica, menos problema no meio do barro.
Não sei se alguém já ousou fazer essa inovação, mas em todo caso vou cuidar na trilha pra ver se não passa algum voando direto em algum atoleiro... hahahahaha
Acho que esteticamente pode até ser interessante, mas pra trilha não sei não...
Abraço a todos e boas trilhas
Rafaguterres
21/05/2007, 22:26
Em todo caso, há que ajustar também a vazão de combustível (para não deixar a mistura pobre), e - talvez - redimensionar o escapamento pra não "estrangular" o motor:
+ ar + combustível = + gases gerados...
:shock: :putz: Pois é..... Nova bomba de combustível....... Mais latinhas......:putz: :shock:
Quanto a dimensionar o Escapamento, acho que já vai ter que colocar um escapamento todo novo para a colocação da turbina, e supondo que o mecânico seja bom, ele vai saber fazer o serviço....
Em tempo...... abraço ao Luciano..... hehehehe...... Puxa saco!
Thiago Rodeghel
22/05/2007, 01:08
valeu... tô mas aliviado não sou tão ignorante, se è nome de gato tambem poderia ser quaquer outra coisa né mesmum!!!!!!!!
Nosss... no fígado..:lol: :lol: :lol:
Bom como o Luciano já explicou...
Um bom vídeo é melhor ainda...
http://www.youtube.com/watch?v=PPQ63LXiAQw
[s]de M45
Thiago Rodeghel
22/05/2007, 01:16
Blower M45
Algumas do meu... Não há valvula de prioridade, pop-off... etc. Só uma bypass original do Gol turbo.
A TBI passou para a entrada do blower, aspirando ela.
[s]
Thiago Rodeghel
22/05/2007, 01:29
Mais um video... funcionamento do motor com supercharger
http://www.youtube.com/watch?v=14MaYSMPc1c
[s]
Luciano SHAKALL
22/05/2007, 01:38
"...Quanto a dimensionar o Escapamento, acho que já vai ter que colocar um escapamento todo novo para a colocação da turbina,
e supondo que o mecânico seja bom, ele vai saber fazer o serviço..."É! Pra o turbo, o coletor precisa ser específico para a turbina a ser montada, mas o restante, não precisaria necessariamente ser refeito: Varia muito em função da pressão de trabalho empregada e possível modificação da mistura, podendo apenas "unir a saída da turbina ao que restou do escapamento original": Canos, abafador(es), silenciador(es), etc, sendo aconselhavel a retirada do catalizador. Em casos de pressões maiores, aí sim, um incremento na exaustão do carro (ou Jipe :mrgreen: ) vai ser necessário.
Mas quando me referi a redimensionar (talvez) o escape, eu estava me referindo ao Supercharger, que - ao contrário do turbo - não precisa de modificações no coletor
para ser instalado (substituí-lo, por exemplo, por um dimensionado, fica a critério do dono/preparador). Apenas - como no turbo - dependendo da pressão empregada,
o diâmetro deve ser aumentado, e como você bem disse: o (bom) mecânico/preparador vai saber fazer o serviço...
Rafaguterres
22/05/2007, 01:43
Mas quando me referi a redimensionar (talvez) o escape, eu estava me referindo ao Supercharger, que - ao contrário do turbo - não precisa de modificações no coletor para ser instalado. Apenas - como no turbo - dependendo da pressão empregada, o diâmetro deve ser aumentado...
Perfeito!:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: 2x!
Beleza Luciano! :dance: :grin: :dance:
Thiago Rodeghel
22/05/2007, 01:51
Thiago,
Manômetro de pressão não "desafere" com depressão, pelo menos os de qualidade. Manovacuômetro não faz muito sentido em blower, mesmo na hora do dimensionamento das polias, já que a indicação de pressão zero e pressão máxima versus rotação já é o suficiente para avaliar a quantas andam a relação de polias.
Sds,
Sukys
Pq desafere se vc colocar em um manômetro de turbo comum. Pq cria vácuo. Quem faz o vácuo eh o motor, borboleta fechada gera vácuo.E num sistema de blower, vc naum tem um lugar q soh tenha pressão positiva:concordo: Tanto q o hidrovácuo não se liga mais no coletor de admissão, liga logo após a TBI antes da entrada de ar do blower.
E com o manovacuometro, tem sentido sim, pq mede abaixo do 0 de pressão. Além da pressão positiva.
Outra coisa, blower consegue subir giro sem criar pressão, se não abrir a borboleta pra entrada do ar para o blower comprimir, não cria pressão.
Tudo depende do pé...
[s]
Rafaguterres
22/05/2007, 01:52
Blower M45
Algumas do meu... Não há valvula de prioridade, pop-off... etc. Só uma bypass original do Gol turbo.
A TBI passou para a entrada do blower, aspirando ela.
[s]
Em tempo, parabens pela instalação...... Ficou bacana......
Mas Thiago, tú tens uma estimativa de ganho em força do teu motor com o Blower.... Posta aí como ficou o desempenho, consumo, etc..... Pois até então não tenho subsídeos para fazer um comentário mais técnico sobre o blower..... Já do turbo eu me arrisco um pouquinho..... Bacana os vídeos tambem, explicam, mas posta a tua experiência com o equipamento!
8) :twisted: (Tava me lembrando do MadMax, hehehehehe):twisted: 8)
Um abraço (sobre-alimentado) a todos!
Thiago Rodeghel
22/05/2007, 02:05
Em tempo, parabens pela instalação...... Ficou bacana......
Mas Thiago, tú tens uma estimativa de ganho em força do teu motor com o Blower.... Posta aí como ficou o desempenho, consumo, etc..... Pois até então não tenho subsídeos para fazer um comentário mais técnico sobre o blower..... Já do turbo eu me arrisco um pouquinho..... Bacana os vídeos tambem, explicam, mas posta a tua experiência com o equipamento!
8) :twisted: (Tava me lembrando do MadMax, hehehehehe):twisted: 8)
Um abraço (sobre-alimentado) a todos!
Valeu Rafa:-)
Pela montagem, estamos esperando na média de 190 a 200hp.
Provavel pq, estou trocando meu sistema de injeção HIS Aspro q uso atualmente por um Fueltech RacePro.
Com o HIS aspro, consigo acerto apenas de 500 a 500 giros(1000,1500,2000,etc..) tá criando "buracos" na curva de torque.
Deixei uma mistura bem gorda, e sem subir pressão, já senti uma pequena diferença na aceleração, andava bem na estrada sem pisar muito. Ele fica tipo um motor aspirado bem mais forte. Mas está grilando muito ainda...
Mas como é muito recente, terminei de montar essa parte semana passada, estou a espera agora do Fueltech para acertar melhor. Aí vou levar no dino pra tirar exatamente os dados...
[s]
Usando como exemplo uma preparação básica de motor AP 1.8, com 0,5 de pressão (nada muito forte), vou elencar os problemas que já imagino.
:arrow: Motor operando em um regime de trabalho além do projetado, ou seja, maior quantidade volumétrica dentro das câmaras de combustão = menor durabilidade do motor.
Rafa, antes de mais nada um comentário sobre quilos de pressão: o que importa não é quanto se soca de ar guela abaixo do motor e sim quanto de potência se obtém com determinada pressão. Tem muito carro por aí rodando com quilo ou quilo e meio mas com resultado inferior a uma fração desta pressão, e isso é ocasionado por preparação medíocre, de quem não sabe nada sobre instalação e afinação decente.
No exemplo que você citou, uma preparação com 0,5kgf de pressão - quando bem feita - pode render um ganho de potência em torno de 40~50%, que embora você entenda como nada muito forte eu entendo como algo respeitável para um motor de linha, original, ainda mais se considerarmos que se bem "tocado" e com a devida manutenção preventiva muito provavelmente não haverá comprometimento em relação à durabilidade.
Até aí, cada caso é um caso, já que além da qualidade da preparação também entra em cena aquela peça que fica na frente do volante, e como já vi caboclo detonar caixa Clark em subida de meio-fio, não dá pra generalizar. :-)
:arrow: Possibilidade de entupimento da válvula de alívio do sistema..... Aquela que faz Psiuuuu, quando o carro turbo passa.....
Quem faz psiuuu é a válvula de prioridade e não de alívio, e mesmo com muito barro dificilmente haveria entupimento em qualquer uma delas, e isso por causa do sentido de vazão da pressão.
:arrow: Quebra do corpo da turbina (acionamento), se a mesma ficar submersa..... (já viram a aparência de uma turbina, com o motor sendo exigido em um intervalo de tempo razoavel - incandescente).
Turbina incandecente não é coisa que se vê assim tão fácil e a "carcaça quente" é projetada levando em conta o choque térmico, caso contrário bastaria chover pra acabar a festa de muita gente, mas concordo que dependendo da temperatura da turbina uma eventual submersão pode causar algum dano.
:arrow: Ter que esperar o sistema encher para funcionar o efeito de sobre-alimentação....
Espera que pode ser medida em segundos. Até ai, vai da pressa de cada um. :-)
Motor turbo em trilha tem que ter um cuidado que geralmente passa batido, que é a lubrificação, tanto no que diz respeito ao óleo lubrificante propriamente dito, livre de impurezas (entenda por isso poeira), quanto à pressão, sujeita a variações em função da inclinação do motor.
Quem é que nunca ficou com o jipe bem inclinado e com a luz espia indicando falta de pressão? Alguns segundos nesta situação pode ser o suficiente pra detonar os mancais do eixo da turbina.
:arrow: E finalmente o preço (onde R$ = latinha$ = pila = bufunfa) de uma boa preparação...
Potência tem um custo, e potência com qualidade, durabilidade e eficiência não sai barato, seja com turbo, blower, nitro ou qualquer outra traquitana que aumente a potência.
Velas, cabos, ignição, etc (aquí perfumaria).
Isso não é perfumaria não...
Novamente friso que esta é minha opinião pessoal
Particularmente também sou mais um "torque aspirado", mas até aí vai do uso pretendido.
Turbo pode ser uma ótima pedida pra quem tem espírito de rally, blower uma ótima saída pra quem quer torque na casquinha do acelerador, e em ambos os casos consegue-se uma relação peso/potência (peso/torque talvez seja o mais apropriado) muito bem vinda, mas como normalmente pesa mais o gosto que o emprego, cada um que faça seu briquedo à sua forma, mas sem esquecer que quem come grama é cavalo, HP come grana. :-)
Sds,
Sukys
Pq desafere se vc colocar em um manômetro de turbo comum. Pq cria vácuo. Quem faz o vácuo eh o motor, borboleta fechada gera vácuo.E num sistema de blower, vc naum tem um lugar q soh tenha pressão positiva
Onde é que se instala um manômetro, antes ou depois da borboleta?
Antes da borboleta, mesmo com restrição do blower, existe depressão que danifique um manômetro?
E num sistema de blower, vc naum tem um lugar q soh tenha pressão positiva
Como não?
Você está se baseando pela sua instalação, mas dependendo da vazão do blower e da relação de polias pode existir pressão desde a marcha lenta.
E com o manovacuometro, tem sentido sim, pq mede abaixo do 0 de pressão. Além da pressão positiva.
Meu comentário foi sobre a necessidade de manovacuômetro pra determinar a relação de polias.
Sds,
Sukys
É! Pra o turbo, o coletor precisa ser específico para a turbina a ser montada, mas o restante, não precisaria necessariamente ser refeito
Manutenção do escape original só serve pra uma coisa: restrição da turbina.
Sds,
Sukys
Luciano SHAKALL
22/05/2007, 05:38
"É! Pra o turbo, o coletor precisa ser específico para a turbina a ser montada, mas o restante, não precisaria necessariamente ser refeito...""...Manutenção do escape original só serve pra uma coisa: restrição da turbina..."
Sds,
Sukys"Tô ligado", Sukys. :concordo:
O que eu quis dizer foi que a mudança não chega a ser obrigatória em casos da simples instalação do turbo e usando baixa pressão, embora REALMENTE restrinja
a "respiração do motor" e seu uso seja benéfico. Mas, nesse caso (baixa pressão e sem outras modificações), isso pode até vir depois, na forma de um "upgrade"...
Tudo depende "do que se quer extrair do motor".
Em pressões maiores esse redimensionamento do escape já passa a "ser obrigatório" até mesmo pra não "frear a turbina" e/ou aquecê-la ainda mais...
A medida em que se "aumenta o nível da preparação", torna-se necessário outras modificações, visando - entre outras coisas - a não redução da vida-útil do motor (ou a mínima redução possível), como a instalação de um intercooler, que, inclusive provém um ganho extra, ao resfriar o ar comprimido pelo turbo, tornando-o mais denso (em preparações "simples", também não é obrigatório, mas - assim como o "lance do escape" - pode ser usado com benefícios...), pressões "medianas" já requerem redução na taxa de compressão (por exemplo, com o uso de pistões "de gasolina" no motor a álcool), pressões maiores "pedem" peças (como pistões e bileas) forjados, e por ai vai...
Essas modificações só servem - ou só fazem efeito - em preparações com alta pressão na turbina? Não! :discordo:
Mas tem que ver se você não está gastando na compra de um canhão pra matar mosquito... :mrgreen:
Não quer dizer também que com preparação "mais pesada" "se não fizer o motor vai quebrar": Também não é assim, mas claro que ficará mais sensível,
sendo essa sensibilidade diretamente proporcional ao "peso do pé"... :wink:
"Tô ligado", Sukys. :concordo:O que eu quis dizer foi que a mudança não chega a ser obrigatória em casos da simples instalação do turbo e usando baixa pressão, embora REALMENTE restrinja
a "respiração do motor" e seu uso seja benéfico.
Uma SIMPLES instalação de turbo pode ser feita sem alteração de escape, sem alteração da curva de ignição e até sem alteração na carburação ou injeção de combustível, só que quanto mais distante estiver do que manda o figurino mais próximo estará da "turma do quilo", que fica satisfeita com a indicação do manômetro e não do dinamômetro, e que não está nem aí com um palavrão que atende pelo nome de "consumo específico".
E mesmo aquilo que já se acostumou chamar de "baixa pressão" não é pouco não, mesmo porque quando se fala em meio quilo fala-se em pressão positiva, e não podemos esquecer que mesmo com pressão zero o turbo já está trabalhando há um tempão.
Por exemplo, motor aspirado em X rotação apresenta -0,7kgf, e o mesmo motor na mesma rotação quando equipado com turbo apresenta pressão de 0,5kgf. Não podemos dizer que esta situação representa um aumento de 0,8kgf na pressão relativa?
Turbo com pressão zero já equivale a motor com eficiência volumétrica em 100%, o que não é nada desprezível e já seria o suficiente para um belo incremento de potência. Com 0,5kgf deveria apresentar, em tese, 50% de incremento na potência já apresentada com 100% de eficiência.
Falar em quilo é tão fácil quanto alterar a posição do parafuso de ajuste da válvula de alívio, mas quando se fala em eficiência a coisa muda completamente de figura.
Muita gente não está nem aí com isso, mas fica desesperada com o cartão de crédito toda a vez que abastece o possante "cheio de quilos". :-)
Redimensionar todo o escape não é benéfico, é FUNDAMENTAL para o funcionamento do turbo, basta observar que o seu funcionamento é diretamente dependente da velocidade e temperatura dos gases de escape, e na tubulação após o turbo, para um bom funcionamento, existe tanta ciência aplicada quanto no escape de um motor 2T, que não existe só pra abafar o ruído do motor.
Mas, nesse caso (baixa pressão e sem outras modificações), isso pode até vir depois, na forma de um "upgrade"...
Tudo depende "do que se quer extrair do motor".
Nada impede de se fazer upgrade em passos, mas seria o mesmo que substituir pneus aro 14 por aro 16. Troca um pneu este mês, mês seguinte troca outro... e quando estiver com os 4 pneus o primeiro já apresentará desgaste irregular, a suspensão já estará comprometida, e o dono do carro com "espigão corrido". :-)
Com turbo é a mesma coisa. Ou faz instalação decente ou deixa guardado na caixa, enfeitando a sala de estar, caso contrário só terá a vantagem de dizer que o motor é turbinado.
A medida em que se "aumenta o nível da preparação", torna-se necessário outras modificações, visando - entre outras coisas - a não redução da vida-útil do motor (ou a mínima redução possível)
Com aumento do nível de preparação (aumento da potência específica) o termo "vida útil" vai ficando irrelevante e começa a tomar corpo outro termo: quebra eminente. Valores elevados de pressão média efetiva não aceitam desaforo nem em motor de fórmula um.
como a instalação de um intercooler, que, inclusive provém um ganho extra...
Não necessáriamente.
Tem muito motor onde o intercooler dá uma grande ajuda no arrefecimento do motor. Pegue um diesel de alta rotação "interculado" de fábrica, retire o dito, e pra compensar a diminuição de potência aumente a pressão do turbo. Suba uma serrinha qualquer e verá o ponteiro do termômetro subir mais rápido que o carro. :-)
pressões "medianas" já requerem redução na taxa de compressão...
E se o motor em questão for o GM151 com taxa original em 7.5:1? Diminuir mais ainda esta taxa pra quê? Tomando como base que incremento de taxa relativa? Tomando como base que tipo de combustível?
E diminuindo a taxa, como será o comportamento do motor na fase aspirada, antes da entrada do turbo?
E como é que fica a partida do motor com taxa reduzida? E se o combustível é álcool? E se a temperatura ambiente é baixa?
Percebeu como generalidades costumam induzir à erro?
Não quer dizer também que com preparação "mais pesada" "se não fizer o motor vai quebrar":
Já percebeu como em fórmula Indy ou fórmula Um é raro assistir uma corrida sem que haja pelo menos um abondono de prova por pane mecânica?
Tudo bem que aquilo é o limite do limite, mas em compensação gasta-se os tubos, faz-se uso dos melhores equipamentos, dos melhores profissionais e dos melhores pilotos.
Se no "mundo maravilha" a coisa já é assim, imagine o que se pode esperar de uma instalação de turbo onde nem se leva em conta as curvas do cano de escape?
Já percebeu como é difícil encontrar alguém que faça uso, por anos seguidos, de turbo adaptado?
Já percebeu como é difícil encontrar mecânico que tenha carro DE USO equipado com turbo adaptado? Por que será?
O mecânico e a Mastercard agradecem pela preferência! :-)
Sds,
Sukys
Thiago Rodeghel
22/05/2007, 14:20
Onde é que se instala um manômetro, antes ou depois da borboleta?
Antes da borboleta, mesmo com restrição do blower, existe depressão que danifique um manômetro?
Como não?
Você está se baseando pela sua instalação, mas dependendo da vazão do blower e da relação de polias pode existir pressão desde a marcha lenta.
Meu comentário foi sobre a necessidade de manovacuômetro pra determinar a relação de polias.
Sds,
Sukys
Instala o manovacuometro, entre o blower e a admissão. Existe pq como falei, o blower não é sempre q cria pressão... vc pode chegar a 6000rpm no motor, mas o blower não gera nenhuma pressão. Só criando vácuo...
Um instrumento, q só mede pressão positiva, e vc fica criando só vácuo nele, depois de um tempo desafere... não tem jeito.
[s]
Luciano SHAKALL
22/05/2007, 16:36
Grande Sukys, como sempre, dando um banho em suas aulas :palmas: :palmas: :palmas:
O único comentário que eu - ainda - gostaria de fazer é em relação a taxa de compressão.
Eu realmente citei de forma generalizada, e como você perguntou a respeito de qual combustível eu me referia, eu supus um motor originalmente a gasolina, que passaria a rodar no álcool (claro que com as outras modificações que isso requer), no entanto MANTENDO A TAXA DE GASOLINA; ou caso o proprietário QUISESSE permanecer na gasolina,
a taxa seria reduzida, por exemplo, por meio de usinagem nos pistões.
Caso o motor fosse originalmente álcool, geralmente, o uso de pistões do modelo a gasolina diminuiriam essa taxa.
Claro que motores originalmente "destaxados" - geralmente os antigos, como o "4 boca" de Opala, citado por você - , não precisam desse artifício.
Existe pq como falei, o blower não é sempre q cria pressão... vc pode chegar a 6000rpm no motor, mas o blower não gera nenhuma pressão. Só criando vácuo...
Blower só não gera pressão quando está fora do circuito e todos meus comentários foram em relação a blower fazendo papel de blower, ou seja, do ralenti até onde ele conseguir soprar.
Veja o gráfico de pressão de qualquer Mercedez Kompressor e entenderá o que estou querendo dizer, e se a conversa mudar para o melhor dos dois mundos, turbo e blower, o link abaixo não tem nada a ver com jipe mas tem tudo a ver com o uso eficiente destes dois brinquedos.
http://www.greencarcongress.com/2005/08/inside_vws_new_.html
Sds,
Sukys
Rafaguterres
22/05/2007, 19:30
Grande Sukys, Luciano e Thiago :palmas: :palmas: :grin: :palmas: :palmas:
Sukys, concordo contigo em quase todos os aspectos....
Com relação a 0,5 kilos de pressão, estou partindo da mesma premissa que tú indicaste.... Uma preparação realmente bem feita é durabilidade.......
Quanto a válvula de alívio, realmente me passei (valvula de prioridade), mas concordo contigo.....:putz: :oops: :oops: :putz:
Quanto a prefumaria, acho que esta é a parte mais barata e fácil de ser feita neste tipo de preparação..... Não estou questionando a importância....:razz:
Quanto ao corpo quente, estou imaginando uma situação extrema....... Já ví acontecer isto em bloco de motor diesel..... Vinha operando quente, passou por água, molhou e rachou..... Foi este o motivo do comentário...... Exposição à agua por um periodo consideravel de tempo, e não umas borrifadas de vez em quando da agua da chuva, entende..... Mas tú entendeu e comentou brilhantemente....:palmas: :palmas: :palmas:
:arrow: Quanto ao custo, novamente digo que cada um sabe o que faz.... E cada um sabe do seu brinquedo e do preço que isto custa, né !!!! :parede:
Comentando o que tú respondeste para o Luciano sobre a retirada de um Intercooler de um motor diesel, vai um exemplo..... Tenho uma Nissan 94 4x4 cabine dúpla (a caminhonete da pathfinder quadradinha diesel).... Subidas íngremes, ela diesel, com o motor sendo exigido.... A temperatura sobe logo mesmo..... Aí para, espera esfriar e sobe mais um pouco (não é o radiador, pois tá recentemente reformado)..... Esquenta praca..... Acho que vou Intercoolar e redimenisonar a pressão do turbo.... Mas isto é outro assunto...... Mas serve de exemplo sobre o assunto Intercooler já comentado neste mesmo tópico...
Bom, parabens novamente aos três pelos esclarecimentos e opiniões....... certamente uma aula.......
Buenas a todos e um abraço...
Claro que motores originalmente "destaxados" - geralmente os antigos, como o "4 boca" de Opala, citado por você - , não precisam desse artifício.
Quem disse que não? Eu é que não fui! :-)
Quem é de Sampa, gosta de GM e é do tempo em que passava propaganda do Opala pela TV muito provavelmente ouviu falar da Hotbirds, uma oficina de preparação especializada nesta marca. Nem vou entrar no mérito do 250S com vocação pra Stock Car, mas nesta oficina vi o próprio 151 velho de guerra que dependendo da preparação tinha a taxa lá no chão, e olha que alguns só funcionavam na base da gasolina verde, de aviação.
Isso é do tempo em que álcool era coisa de boteco ou farmácia, deixa pra lá... :-)
O único comentário que eu - ainda - gostaria de fazer é em relação a taxa de compressão.
Taxa tem muito a ver com limite de detonação e como turbo aumenta (virtualmente) a taxa, tem que se partir para algum artifício que diminua a ocorrência da detonação. Como o turbo também aumenta a turbulência da mistura o tempo de queima sofre redução, então o caminho mais óbvio é atrasar o ponto de ignição.
Chegou no limite de ponto (cujo limite tem a ver com geração de potência) pode-se partir para a troca por combustível com maior octanagem, álcool, por exemplo.
Só que o álcool tem menor poder calorífico, logo para manter o mesmo valor de potência tem que se aumentar a pressão de admissão pra socar mais ar/combustível dentro do motor, o que até pode acabar em troca de seis por meia duzia.
Chegou no limite da capacidade anti-detonante do combustível sobra a diminuição da taxa real, que até pode ser feita com a retirada de material do pistão, só que aí entra um lance importante. Potência tem tudo a ver com pme (pressão média efetiva) na câmara de combustão, e o pistão é quem leva esse baque. O dito até pode estar super-dimensionado para o uso original, aspirado, pode até aguentar o tranco de algumas dezenas de HP's a mais, mas será que aguenta com alguns milimetros a menos, justamente na cabeça?
Manda ver pistões forjados, beleza. Mas aí é a biela que dá no saco. Titânio nelas, mas aí a junta que é cuspida pra fora. Junta de metal e o cabeçote é que empena por deficiência no arrefecimento. Instala uma Brastemp e os casquilhos é que não aguentam por deficiência na lubrificação. Óleo sintético, arrefecimento da parte inferior da cabeça do pistão por injetores de óleo, válvula de escape com arrefecimento por sódio, injeção de água pra diminuir a detonação... que drama de novela mexicana, ou seria "mexicânica"? :-)
Lógico que isso é uma simplificação dramatizada, mas serve como exemplo de causa e efeito.
Destaxar pode não ser regra até para motores turbo com 10 pontos ou mais de taxa. Vai do refinamento, do ajuste e até da tocada, mas a medida que aumenta a potência específica aumentam os cuidados, e como a conversa por aqui gira em torno de jipe, onde o motor é o meio e não o fim da brincadeira, acho conveniente deixar claro que o que serve pra Gol tunado não necessáriamente pode servir pra jipe, e se o dono do Gol pode se dar ao luxo de esperar no acostamento enquanto chega o guincho, todo jipeiro quer mais é voltar pra casa, sujo de lama e feliz da vida sobre as próprias rodas, movidas à turbo ou não.
Sds,
Sukys
Rafaguterres
22/05/2007, 20:56
Sukys,
Só uma curiosidade off topic......
:pensativo: :pensativo: É um Unimog o teu avatar???? :pensativo: :pensativo:
E pelo visto decolando.......
Abraços.:concordo:
Luciano SHAKALL
22/05/2007, 21:10
Sukys, você é piloto de Dragster?? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
"Sukys, só uma curiosidade off topic ...... É um Unimog o teu avatar????......."É um Gurgel X-15!!! ;)
Não, Rafa, é um simplório Gurgel X15 versão militar, que compensava a falta de tração na base do pulo, pelo menos quando dava pra pegar embalo. :-)
Sukys, você é piloto de Dragster?? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Sou piloto de "drugster", do tipo que quando vai pro estacionamento empurrando carrinho de supermercado se diverte até com poça d'água. :-)
Ainda vou ter um carrinho de rolimã com propulsão à jato, onde o motor será um turbo de caminhão velho. Não é viagem na maionese não, coisa do tipo existe!
Sds,
Sukys
Thiago Rodeghel
23/05/2007, 01:19
Blower só não gera pressão quando está fora do circuito e todos meus comentários foram em relação a blower fazendo papel de blower, ou seja, do ralenti até onde ele conseguir soprar.
Veja o gráfico de pressão de qualquer Mercedez Kompressor e entenderá o que estou querendo dizer, e se a conversa mudar para o melhor dos dois mundos, turbo e blower, o link abaixo não tem nada a ver com jipe mas tem tudo a ver com o uso eficiente destes dois brinquedos.
http://www.greencarcongress.com/2005/08/inside_vws_new_.html
Sds,
Sukys
Blower só não gera pressão, se não houver entrada de ar suficiente pra ele criar pressão. Por isso a borboleta é colocada antes do blower, seu pé vai controlar isso. Sem pressão, o blower dá uma "reforçada" no motor, parecendo um aspirado mais forte... se vc chamar no acelerador, criando pressão... aí é só colar no banco:mrgreen: .
A partir do momento q vc coloca o blower no motor, e liga tudo, não tem como ele ficar fora do sistema... A não ser q vc coloque uma polia eletromagnética, mas aí tbm já influenciaria a mistura... e já vai pra outro assunto.
[s]
Por isso a borboleta é colocada antes do blower, seu pé vai controlar isso.
Agora é que me toquei da configuração que está usando, e se já havia feito esta descrição peço desculpas porque pra mim passou batido. Estava considerando que havia adaptado o blower mantendo a posição original do TB, entre o dito e o coletor.
Mas mesmo assim não precisa de manovacuômetro pra determinar a relação de polias. Demorei mas achei o CD que tem um programinha em Excel com alguns modelos da Eaton, e na web talvez encontre coisa mais completa.
Sds,
Sukys
Thiago Rodeghel
23/05/2007, 09:56
Agora é que me toquei da configuração que está usando, e se já havia feito esta descrição peço desculpas porque pra mim passou batido. Estava considerando que havia adaptado o blower mantendo a posição original do TB, entre o dito e o coletor.
Mas mesmo assim não precisa de manovacuômetro pra determinar a relação de polias. Demorei mas achei o CD que tem um programinha em Excel com alguns modelos da Eaton, e na web talvez encontre coisa mais completa.
Sds,
Sukys
Sem crise, eu tinha mencionado antes da borboleta. Nas fotos dá pra ver a posição da Tbi, mas tbm poderia ser de carburador. Essa foi a maneira q aprendi a instalar... igual aos famosos dragsters. Borboleta antes do blower.
Eu vi esse programa. mas era pra usar direto no site.:concordo:
[s]
carraro já que tu entende bem de turbina me diz ai como saber que turbina usar em determinado motor? por exemplo eu adptei um mtor diesel 2.2 no cj meu e não sei que turbina usar eu já tenho um turbo mais a realidade dele é outra ele é ap! ou tanto faz o comustivel a mesma turbina serve? diz ai camarada já que tu é expert no assunto eu sou iniciante não disponho de uma gorda c/c como tu menciona ai atraz, e sou atrivido eu mesmo faço minhas adptaçãoe colhendo inf de expert como tú diz ai alguma coisa que me ajude valeu....:discordo: fluxo pega um livro sobre "mecanica de fluxo" e desossa ele, ai tu nao vai mais precisar de uma super conta e podera andar bem forte sem quebrar tudo por causa de pequenos erros que (mexanicos- preparadores) nem imaginam existir,em sobre alimentaçao tem que ç conheçer a fundo todo o processo senao ,QUEBRA.:concordo:ps´;turbina pra diesel,possui um diagrama de pas diferente ,empurra mais em baixa,e com mais força, a do seu ap ,nao vai dar muito certo .
Quanto à discussão sobre o intercooller, a informação que tenho é que na tilha, como o ato de acelerar e desacelerar é constante, o intercooller retarda a pressurização do coletor, uma vez que a turbina tem que encher adicionalmente o volume do intercooler. Se convertido pro álcool, melhor sem intercooler.
Carraro, quero turbinar o motor do meu jipe 2.0 GM FLEX. Vc sabe me dizer se o acelerador eletrônico pode atrapalhar meus planos?:discordo: nem pense em usar esta M...:parede: só vai te trazer tristezas,na lama muita vedaçao e pouca eletronica = muita felicidade com o 4x4,o acelerador eletronico vai exigir muitas outras adptaçoes bem carinhas.existe varios outros caminhos pra ç atingir melhores resultados.:concordo:
=Essa foi a maneira q aprendi a instalar... igual aos famosos dragsters. Borboleta antes do blower.
Motor em "V" é a configuração com maior compactação, eficiência e simplicidade, mas em linha pode complicar em função do reposicionamento do carburador ou, nos injetados, do TB.
No site da Blower Company tem (tinha) a foto do Bombeirinho, o Jeep do Borges (dos tempos da Jipenet) equipado com Eaton. Cheguei a andar neste jipe e o resultado agradava, o único senão é o custo.
Sds,
Sukys
Rafaguterres
23/05/2007, 18:57
Não, Rafa, é um simplório Gurgel X15 versão militar, que compensava a falta de tração na base do pulo, pelo menos quando dava pra pegar embalo. :-)
Hehehehe, Fantástica a última foto!!! :mrgreen: :concordo: :putz::concordo: :mrgreen:
Thiago Rodeghel
24/05/2007, 00:57
Motor em "V" é a configuração com maior compactação, eficiência e simplicidade, mas em linha pode complicar em função do reposicionamento do carburador ou, nos injetados, do TB.
No site da Blower Company tem (tinha) a foto do Bombeirinho, o Jeep do Borges (dos tempos da Jipenet) equipado com Eaton. Cheguei a andar neste jipe e o resultado agradava, o único senão é o custo.
Sds,
Sukys
Até q não foi tão dificil fazer a flange pra TBI, no injetado é até fácil... Carburado realmente concordo, colocar um M45 fica complicado.
Realmente custo é problema... ah se tivessem blowers nacionais:mrgreen:
[s]
Até q não foi tão dificil fazer a flange pra TBI, no injetado é até fácil... Carburado realmente concordo, colocar um M45 fica complicado.
Realmente custo é problema... ah se tivessem blowers nacionais:mrgreen:
[s]:pensativo: alguns anos atras conheci um (gol GT 1.8)com um blower ,nao lembro o tamanho das pas mas o carro era um pequeno canhaozinho tinha uma pegada em baixa violenta!!!!!!se nao me engano saiu uma reportagem sobre ele na 4rodas,agora no nosso caso a gente só tem um problema "DIMDIM"EXISTIR AS COISAS ATE EXISTEM MAS COMO A MAIORIA É IMPORTADA fica proibitivo para o cidadao assalariado,o negocio é meter um (V-6 )ORIGINALZINHO COM UMA CAIXINHA DE DODGE AUTOMATICA E PRONTO TA RESOVIDO!!!!ACABOU O PROBLEMA DE TORQUE/HP/PESO.ETC......:dance:
Thiago Rodeghel
24/05/2007, 02:13
:pensativo: alguns anos atras conheci um (gol GT 1.8)com um blower ,nao lembro o tamanho das pas mas o carro era um pequeno canhaozinho tinha uma pegada em baixa violenta!!!!!!se nao me engano saiu uma reportagem sobre ele na 4rodas,agora no nosso caso a gente só tem um problema "DIMDIM"EXISTIR AS COISAS ATE EXISTEM MAS COMO A MAIORIA É IMPORTADA fica proibitivo para o cidadao assalariado,o negocio é meter um (V-6 )ORIGINALZINHO COM UMA CAIXINHA DE DODGE AUTOMATICA E PRONTO TA RESOVIDO!!!!ACABOU O PROBLEMA DE TORQUE/HP/PESO.ETC......:dance:
:lol: :lol: :lol: Tbm faço parte desse mundo assalariado8-) .... Claro q tbm não fiz de uma vez, fiquei quase 1 ano com o blower parado esperando o momento certo:putz: Nesse tempo aprendendo...
Mas tbm tá complicado achar um V6 ou V8 a preço bom... principalmente os injetados... Na época tive de ir de AP mesmo, e até agora tá blz:concordo:
[s]
Realmente custo é problema... ah se tivessem blowers nacionais...
O custo seria alto do mesmo jeito.
Em http://forum.carrosderua.com.br poderá acompanhar o trabalho de um gaúcho no desenvolvimento de compressor tipo Paxton, e por lá é possível entender a complexidade, e o custo, que existe para criar algo aparentemente tão simples.
Mas tbm tá complicado achar um V6 ou V8 a preço bom... principalmente os injetados...
Uma coisa é custo de aquisição e outra, muito diferente, é custo de manutenção, e a grande encrenca está nos sensores, que não duram a vida toda. De AP se acha até em farmácia, e dos importados? Com que custo?
Sds,
Sukys
Thiago Rodeghel
25/05/2007, 01:07
O custo seria alto do mesmo jeito.
Em http://forum.carrosderua.com.br poderá acompanhar o trabalho de um gaúcho no desenvolvimento de compressor tipo Paxton, e por lá é possível entender a complexidade, e o custo, que existe para criar algo aparentemente tão simples.
Uma coisa é custo de aquisição e outra, muito diferente, é custo de manutenção, e a grande encrenca está nos sensores, que não duram a vida toda. De AP se acha até em farmácia, e dos importados? Com que custo?
Sds,
Sukys
O pior mesmo é o compressor, mas do tipo roots, não teria nenhum problema para a EATON fabricar aqui no Brasil. Mas como vem tudo dos EUA, tudo acaba na dependencia do dolar, aí vem mais impostos coisa e tal...
Se bem q, só como comparativo, tem alguns jipes por aí com pneus q valem mais de 1000k cada... isso sim é absurdo $$$$.
Aí é verdade:concordo: AP tem peça em qq esquina... o restante infelizmente...
[s]
Thiago,
Hoje em dia turbo é algo relativamente comum de se ver, e quantos fabricantes existem por aqui?
E não fossem os motores diesel de uso profissional (agricultura, construção, transporte, etc.) nem isso teríamos, porque nenhum fabricante conseguiria sequer pagar a conta de luz com o mirrado volume de vendas pra turbo adaptado.
O mercado pra área de motores preparados ainda é incipiente e cheio de sobe/desce, e sem outro mercado mais estável para atender, ou outra atividade paralela, ninguém dura muito tempo.
Sds,
Sukys
Beto Lacerda
25/05/2007, 10:11
Se bem q, só como comparativo, tem alguns jipes por aí com pneus q valem mais de 1000k cada... isso sim é absurdo $$$$.
mudzila 35" custa qto ??? :twisted:
o seu é um com pneus de mais de 1k
PLAYBOY !!! :twisted: :twisted:
mas verdade blower é bacana ,
mas é caro ...
vou partir p/ um de caminhão detroit (um pouco menor que os de V8 , p/ 6 caneco vai ficar bom )
resta saber em qual 6 caneco vou instalar heheehe
Sukys GNV trabalha melhor em motres taxados
um blower "aumenta taxa" do motor ..
pode-se pressurizar a mistura AR+GNV ???
pergunto isso pois se vc equaliza mistura antes da borboleta e o blower ja aspirar mistura correta e só pressurizar acho que deve ficar bacaninha um 4.9 com gnv + blower hehehe
afinal GNV é baratinho pode "beber" que num doi .. se fizer 5km/m³ ta lindo heheheh
ai qdo acaba gnv anda no alcool fazendo uns 2km/l
(sem blower faz 5km/l gasola , com blower deve gastar uns 40% mais , ai mnuda p/; alcool gasta uns 30% mais deve fazer uns 2km/l no alcool certo ?? )
[]'s
mas é caro ...
vou partir p/ um de caminhão detroit (um pouco menor que os de V8 , p/ 6 caneco vai ficar bom )
pergunto isso pois se vc equaliza mistura antes da borboleta e o blower ja aspirar mistura correta e só pressurizar acho que deve ficar bacaninha um 4.9 com gnv + blower hehehe
afinal GNV é baratinho pode "beber" que num doi .. se fizer 5km/m³ ta lindo heheheh
(sem blower faz 5km/l gasola , com blower deve gastar uns 40% mais , ai mnuda p/; alcool gasta uns 30% mais deve fazer uns 2km/l no alcool certo ?? )
[]'s:oops: vixi acho que preciso ganhar melhor ,to ficando pequininho ,pneu de mais de 'milhao" e sao (5) ,nao da pra mim nao,prefiro gastar em um guinchinho mecanico em dez (x) e ficar com os meus 265/75/16 que tambem é que nem ap ,acha em qualquer esquina e que fica onde qualquer 44"fica tambem,o turbo foi só porque tinhao jogado ele aq na oficina mesmo,e eu mesmo faço a manutençao do meu carro, senao, quem é que aguenta ($$$$$$$$$)e olha que o meu motor ta super regulado fazendo em media 3,5 de alcool pra 0,7 de pressao e acho que já ta ficando caro, poderia tar usando a grana pra aumentar minha oficina,porq fazendo trilha duas vzes por mes ja nao ta sobrando pra levar a esposa e o filho pra passear,e olha que tenho + de 70 jeeps ,fazendo manutençao comigo.ta na hora dos preços começarem a entrar na realidade de jeepeiro brazuca e nao dos "playbarro"porq senao daq a pouco nem os "playpais" vao aguentar com o filhao pedindo grana todo instante.:mrgreen: :mrgreen:
Sukys GNV trabalha melhor em motres taxados um blower "aumenta taxa" do motor ..
Pode ser pressurizada sim, e no caso de compressor volumétrico fica até mais fácil que em turbo.
No turbo a mistura tem que ser feita após a turbina, no pé do carburador, senão aumentam os riscos de fogo com o gás saindo pela válvula de prioridade, só que aí terá que retrabalhar o dosador de pressão do GNV, que não mais poderá ter como referência a pressão atmosférica.
Com o uso de compressor volumétrico poderá fazer a mistura na entrada do compressor, bem no estilo aplicado pelo Thiago (TB ou carburador na entrada do compressor) sem necessidade de alterações no dosador de GNV no que diz respeito à pressão. Mas dependendo da disposição do compressor poderá ter uma tubulação relativamente extensa, o que pode gerar influência no tempo de resposta do motor.
Sds,
Sukys
Beto Lacerda
25/05/2007, 23:14
Pode ser pressurizada sim, e no caso de compressor volumétrico fica até mais fácil que em turbo.
No turbo a mistura tem que ser feita após a turbina, no pé do carburador, senão aumentam os riscos de fogo com o gás saindo pela válvula de prioridade, só que aí terá que retrabalhar o dosador de pressão do GNV, que não mais poderá ter como referência a pressão atmosférica.
Com o uso de compressor volumétrico poderá fazer a mistura na entrada do compressor, bem no estilo aplicado pelo Thiago (TB ou carburador na entrada do compressor) sem necessidade de alterações no dosador de GNV no que diz respeito à pressão. Mas dependendo da disposição do compressor poderá ter uma tubulação relativamente extensa, o que pode gerar influência no tempo de resposta do motor.
Sds,
Sukys
:pensativo: :pensativo: então a ideia de blower com gnv num é tão besta assim :pensativo: :pensativo:
+ uma injeção de animo na ideia ..
to esperando um amigo testar o brinquedo (blowerzinho pequenininho mas ta sendo montado com um super capricho :twisted: :mrgreen: :mrgreen: ) p/ pegar umas dicas
mas vou continuar com a pesquisa sobre uso com gnv
[]'s
Beto,
Copa Petrobras Pick-up Racing, categoria movida à GNV em motor turbo. Já li alguma coisa por aí mas não fui fundo no assunto, mas se fizer uma boa pesquisa talvez encontre coisa interessante.
Não lembro se em site português ou espanhol encontrei matéria sobre preparação de motor movido à GLP (por lá o GLP é legalizado), também não custa arriscar.
Blower pequeno se dá bem em motor pequeno, este tipo de compressor não tem flexibilidade de uso igual turbo, e falando em instalação compacta, dá só uma olhada nesta belezinha.
Sds,
Sukys
Thiago Rodeghel
26/05/2007, 01:03
mas é caro ...
[]'s
Mudzillas naum... wranglers:mrgreen: paguei 950 cada:lol: :lol: :lol: . Não tô falando q não é barato... tô falando de algo q dura a vida inteira(blower)... e pneus se gasta muito mais pra comprar 4 q dura no máximo 50000km.
Acho q só GNV tocando o blower, não dá... acho q os bicos vão ter q ajudar um pouco nessa tarefa.
Ah tem blowers menores, com a mesma equivalencia q os antigos detroit:razz:
[s]assalariados..:putz:
Acho q só GNV tocando o blower, não dá... acho q os bicos vão ter q ajudar um pouco nessa tarefa.
Sobre isso não vejo nenhum impedimento, é só uma questão de vazão. A questão é encontrar - ou alterar - dosador com grande margem de variação.
GNV tem uns lances interessantes pra motor de alto desempenho: mistura muito mais homogênea, não tem o atraso de resposta por geração de película de combustível nos dutos, alta resistência à detonação e pré-ignição, melhor eficiência com taxas elevadas, e de quebra ainda oferece um freezer grátis.
Como a descompressão do gás "rouba" calor e como motor do tipo gastará gás pra mais de metro, com um pouco de engenharia é possível instalar o redutor (ou saída do redutor, na forma de serpentina) dentro de uma caixa, entre o compressor e o coletor.
Acho que acabei de inventar um intercooler sem colméia. Quero meus royalties em vale-refeição. :-)
Sds,
Sukys
Beto Lacerda
27/05/2007, 12:12
Beto,
Copa Petrobras Pick-up Racing, categoria movida à GNV em motor turbo. Já li alguma coisa por aí mas não fui fundo no assunto, mas se fizer uma boa pesquisa talvez encontre coisa interessante.
to com a especificação toda da categoria (chassis , o que pode em termos de preparação etc) e sim eles usam turbo e gnv mesmo , foi dai que surgiu a ideia , mas acho que vou p/o uso de blowwer mesmo ao invez de turbo
Blower pequeno se dá bem em motor pequeno, este tipo de compressor não tem flexibilidade de uso igual turbo, e falando em instalação compacta, dá só uma olhada nesta belezinha.
Sds,
Sukys
to ligado ...
é blower pequeno em motor pequeno ...
to falando do Tiago .. gente fina ,amigão , mas adoooooooooooro azucrinar ele e seu apzinho :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
mas no lance do blower to esperando o dele rodar p/ mexer no meu
[]'s
Beto Lacerda
27/05/2007, 12:19
Mudzillas naum... wranglers:mrgreen: paguei 950 cada:lol: :lol: :lol: . Não tô falando q não é barato... tô falando de algo q dura a vida inteira(blower)... e pneus se gasta muito mais pra comprar 4 q dura no máximo 50000km.
Ah tem blowers menores, com a mesma equivalencia q os antigos detroit:razz:
[s]assalariados..:putz:
só GNV da sim tiagão ...
pensa assim um kit gnv p/ 4.9i tem o regulador de vazão regulado p/ X m³
com blower vou ter que regular p/ "soltar"mais gaz ...
vai "beber" um pouco mais .. normal .. mas gnv é metade do preço de gasolina .. se fizer mais que 3 km/m³ no gnv com blower ja economizarei pois hj faço 5 km/l
um 4.9i sem blower faz uns 6~7 no gnv ...
problema vai ser autonomia ..
mas como é pick up nada impede de carregar uns 60 m³ :mrgreen: :mrgreen:
[]'s
Beto Lacerda
27/05/2007, 12:21
Como a descompressão do gás "rouba" calor e como motor do tipo gastará gás pra mais de metro, com um pouco de engenharia é possível instalar o redutor (ou saída do redutor, na forma de serpentina) dentro de uma caixa, entre o compressor e o coletor.
Acho que acabei de inventar um intercooler sem colméia. Quero meus royalties em vale-refeição. :-)
Sds,
Sukys
gostei de saber que existem até vantagens ...
sobre o intercooler interessante ... por isso que tem que puxar agua do sistema de arrefecimento p/ o dosador de gnv ?? p/ ele não "congelar" a base ...
[]'s
Thiago Rodeghel
27/05/2007, 14:30
só GNV da sim tiagão ...
pensa assim um kit gnv p/ 4.9i tem o regulador de vazão regulado p/ X m³
com blower vou ter que regular p/ "soltar"mais gaz ...
vai "beber" um pouco mais .. normal .. mas gnv é metade do preço de gasolina .. se fizer mais que 3 km/m³ no gnv com blower ja economizarei pois hj faço 5 km/l
um 4.9i sem blower faz uns 6~7 no gnv ...
problema vai ser autonomia ..
mas como é pick up nada impede de carregar uns 60 m³ :mrgreen: :mrgreen:
[]'s
Quer motorzão mas não consegue alimentar:lol: :lol: :lol: :lol: Devia ter ficado com a saveiro:cool: :razz: :razz: :razz:
O blower só vai fazer ele beber, se subir muita pressão... algo acima de 0,5k deve haver alguma mudança no consumo... Abaixo disso, acredito q fique quase a mesma coisa. Isso na cidade...
Em estrada, em velocidade média... não vai haver nenhuma alteração:concordo:
[s]
Beto Lacerda
27/05/2007, 15:05
Quer motorzão mas não consegue alimentar:lol: :lol: :lol: :lol: Devia ter ficado com a saveiro:cool: :razz: :razz: :razz:
O blower só vai fazer ele beber, se subir muita pressão... algo acima de 0,5k deve haver alguma mudança no consumo... Abaixo disso, acredito q fique quase a mesma coisa. Isso na cidade...
Em estrada, em velocidade média... não vai haver nenhuma alteração:concordo:
[s]
sera ???
se entra mais ar precisa entrar mais combustivel ...
um aumento no consumo é esperado não ?
se não seria energia livre ...
[]'s
Thiago Rodeghel
27/05/2007, 15:13
sera ???
se entra mais ar precisa entrar mais combustivel ...
um aumento no consumo é esperado não ?
se não seria energia livre ...
[]'s
Por isso vc coloca a borboleta na entrada de ar do blower. Vc é q controla qto de ar vai entrar... consequentemente combustível.
Um pequeno aumento em cidade deve ter... na estrada, se andar da mesma maneira... fica do mesmo jeito.
[s]
Pessoal achei algo interessante sobre blowers em um site que acabou de ser traduzido ao portugues,www.howstuffworks.com.br (como as coisas funcionam) cara tem umas paradas muito interessantes inclusive sobre motor ,vale apena dar uma estudada por lá., E semana que vem posto fotos e impressoes de dirigir de um motor 3.0 willis que turbinei com uma .48 garret tudo feito e montado pra ficar com o custo baixo inclusive o consumo ,refeita a taxa ,emquadrado o comando,carburaçao simples + eficiente (solex do opalinha 4cc)bomba de baixa pressao,linha de combustivel travada com gicle,linha de pressurizaçoa adequada e vedada com muito capricho e oring's,um turbinho bem instalado e empurrando com 0,4 inicial e 0,7 no booster.vou por em dinamometro aq do lado de casa só pra ver em quantos cv ficou e dai veremos quanto ta bebendo fazemos alguns ajustes e tentaremos chegar em torno de (170 cv pra um consumo medio de 5 litros de alcool)30% a mais doq um 6 caneco da GM original,e uns 50%mais economico,partindo de um 6 com 130 cv fazendo em media 3 por litro de alcool sem mufla.ç alcançarmos estes resultados dou o caminho das pedras,ps arrancar cv é facil o problema é manter o consumo.
:pensativo: SUKS,tava vendo teus sistemas e achei um modulo de igniçao por cdi que me interessou , tira umas duvidas.1 ele trabalha em conjunto com o sistema hall,"ampliando" a voltagem da bobina ou ele é um repetidor de pulso????parecido com a MDS. 2 quanto custa este modulo?????.3 o sistema teu de leitura da mistura leva em consideraçao interferencias por causa dos cabos nao serem supressivos,quanto custa?????:palmas:
Thiago Rodeghel
27/05/2007, 19:05
Pessoal achei algo interessante sobre blowers em um site que acabou de ser traduzido ao portugues,www.howstuffworks.com.br (como as coisas funcionam) cara tem umas .
Muito bom o site:concordo:
Estamos aguardando as fotos do seu 3.0T8-)
[s]
tava vendo teus sistemas e achei um modulo de igniçao por cdi que me interessou , tira umas duvidas.1 ele trabalha em conjunto com o sistema hall,"ampliando" a voltagem da bobina ou ele é um repetidor de pulso????parecido com a MDS. 2 quanto custa este modulo?????.
O CDI-D é um módulo de ignição por descarga capacitiva que pode ser utilizado em qualquer sistema de ignição, inclusive via platinado, e é instalado entre a bobina de ignição e o circuito original.
Em ignição eletrônica, o módulo amplificador de corrente original terá apenas a função de compatibilizar o sinal do sensor (hall ou impulsor) com o CDI-D, mas também posso fornecer, por encomenda, o CDI-D com entrada compatível com sensor Hall.
Em termos comparativos, o CDI-D tem a mesma capacidade energética do MSD modelo 7 série III, mas como o CDI-D faz uso de tecnologia digital a eficiência é muito superior.
Aqui no fórum já abri tópico sobre o CDI-D:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28791
3 o sistema teu de leitura da mistura leva em consideraçao interferencias por causa dos cabos nao serem supressivos,quanto custa?????:palmas:
O AFM tem filtro contra interferências do sistema de ignição. O circuito é microprocessado, a precisão é de 1%, tem alarme luminoso pra indicar mistura rica e pobre, e o sinal da sonda lambda pode ser visto de três formas: tensão, fator lambda e bargraph.
Sds,
Sukys
O CDI-D é um módulo de ignição por descarga capacitiva que pode ser utilizado em qualquer sistema de ignição, inclusive via platinado, e é instalado entre a bobina de ignição e o circuito original.
Em ignição eletrônica, o módulo amplificador de corrente original terá apenas a função de compatibilizar o sinal do sensor (hall ou impulsor) com o CDI-D, mas também posso fornecer, por encomenda, o CDI-D com entrada compatível com sensor Hall.
Em termos comparativos, o CDI-D tem a mesma capacidade energética do MSD modelo 7 série III, mas como o CDI-D faz uso de tecnologia digital a eficiência é muito superior.
Aqui no fórum já abri tópico sobre o CDI-D:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28791
O AFM tem filtro contra interferências do sistema de ignição. O circuito é microprocessado, a precisão é de 1%, tem alarme luminoso pra indicar mistura rica e pobre, e o sinal da sonda lambda pode ser visto de três formas: tensão, fator lambda e bargraph.
Sds,
Sukys:concordo: VALEU MEU VEIO,NO MOMENTO TO GASTANDO UMA GRANA NA AMPLIAÇAO DA MINHA OFICINA ,mas em breve começo a montar meu prototipo "unimog"pra concorrer com as feras que estao saindo aq no forum ,ai quem sabe nao faço uma parceria contigo e colocamos teus produtos na vista do povo e viro teu representante aq no sul,a minha oficina ta ficando show e ta saindo a papelada da loja pra poder entrar nos eixos da "receita',+ voltemos ao topico athiiiiiiiiimmmmmmm,saude.:mrgreen:
Carraro,
Com o próprio trabalho não se gasta, se faz investimento.
Mudar as palavras não diminui a dívida mas com outro enfoque dói menos. :-)
Sucesso!
Sds,
Sukys
Muito bom o site:concordo:
Estamos aguardando as fotos do seu 3.0T8-)
[s]:cool: ta saindo a traquitana, esta semana liguei o "resfriadao" só pra ver o tamanho do buzinaço da patroa ,hahahahahah,assim que terminar as adptaçoes ,desmonto tudo e personalizo o motor enquanto a carroceria tiver no funeca,pinto o chassis e aproveito pra mudar os amortecedores ,mandei fazer uns especiais com mais curso e hastes reforçadas,to quase terminando as estruturas tubulares ,e já chegaram os eixos de rural agora é só fazer as barras anti axle-warp,e montar tudo.......:pensativo: um sera que fica pronto este ano ainda,nao aguento mais trabalhar ate este horario e com o frio que ta aq no sul ta f..(piiiiiii)porra menos 2 graus é pra esquimo kct,cada martelada errada e cai um dedo,hahahahhahaha
:cool: ta saindo a traquitana, esta semana liguei o "resfriadao" só pra ver o tamanho do buzinaço da patroa ,hahahahahah,assim que terminar as adptaçoes ,desmonto tudo e personalizo o motor enquanto a carroceria tiver no funeca,pinto o chassis e aproveito pra mudar os amortecedores ,mandei fazer uns especiais com mais curso e hastes reforçadas,to quase terminando as estruturas tubulares ,e já chegaram os eixos de rural agora é só fazer as barras anti axle-warp,e montar tudo.......:pensativo: um sera que fica pronto este ano ainda,nao aguento mais trabalhar ate este horario e com o frio que ta aq no sul ta f..(piiiiiii)porra menos 2 graus é pra esquimo kct,cada martelada errada e cai um dedo,hahahahhahaha:-D mais uma fotinha do troço!!!!!!!!!!!!:mrgreen:
Tenho um jeep com motor Ap 1.6 Totalflex turbo, turbina kkk16, cambio de chevette 5 marchas, nunca tive problemas com agua, o carro anda muito bem na lama quando reduzido, o que falta muito é torque nesse motor, quando não esta reduzido o bicho é fraco, principalmente em saída, mas mesmo assim estou curtindo pra caramba.
O que fiz em relação a instalação, coloquei um snorkel que passa por um filtro de ar em cima do motor e entra na boca da turbina, tudo bem vedado, sempre dou uma olhada em aperto para não ter problema.
O escapamento tb esta alto, na traseira no jeep, ainda não tive problema de entrada de agua por lá.
Toda parte eletronica do motor, modulo de injeção eletronica esta dentro do jeep, embaixo do painel.
O que pretendo fazer agora é algum tipo de preparação, se exister é claro, para ganhar um pouco de torque nesse motor, caso eu não consiga, já tenho um bloco de AP2.0 guardado completo.
Seguem algumas fotos da instalação, acho que dá para ver alguma coisa, rsrsrsrs
Um abraço a todos.
Crema
Seguinte, se ainda não o tem... compre uma polia regulável apra o AP e mude a faixa de torque para baixas rotações (a polia regulável de comando serve basicamente para isso, vc conseguir transferir a melhor faixa de torque do motor, como vc tem uma turbina ela vai suprir a falta em alta, mas na baixa vc compensa no comando).
Não sei se vc tem algum modulo para suprir combustivel nesse motor, mas uma injeção programável ou mesmo um suplementar de bicos vai reoslver bem essa falta de torque.
venenos possiveis:
- Polia regulável - para tranferir o torque para a baixa rotação, compensando assim a fase aspirada
- Comando (maior que 276º é péssimo)
- Intercooler - diminuindo a temperatura do ar comprimido vc pode encher mais o motor
- Modulo de injeção progrmável (ou suplementar) - vai tirar uns CV a mais
- Velas frias com um modulo de ignição mais forte - melhora a queima...
- Trocar coroa e pinhão do diferencial (se vc já não usa) para 8/43 - vai ter mais arranque
Lebrando que a preparação tende a visar o torque em baixa (o maximo possivel pois a turbina entra entre 2500 a 3mil) e suprir a falta de torque na baixa.
PS - o 1.6 é um ótimo motor principalmente se vc pegar um dos antigos o "bielão" para turbo, fica muito bom
Rubensx
Não estou usando polia regulável, tenho uma aqui e vou passar essa informação para o mechanico para colocar.
Não uso nenhum modulo para suprir combustível, meu carro nunca deu falta de combustível, vc acredita que bico suplementar melhoria em torque ?
Quanto a troca de comando já pensei nisso e tb minha ideia seria trocar o cabeçote completo e colocar o do 2.0.
Coroa e pinhão do diferencial eu já uso 5.88.1 = 9x53, é mais reduzida para dana 44.
Minha turbina é bem pequena (kkk16 titanio), ela entra a 2,5/ 3,0 mil.
Meu motor é moderno, ano 2006 - ap 1.6 total flex, não usa distribuidor.
Obrigado
Marcio
Igor Bevilacqua David
29/07/2011, 03:10
E aew galera tudo bom ?
Para não abrir outro tópico para falar quase da mesma coisa pesquisei bastante e encontrei este daqui, bom vamos la...
reativando o tópico...rs
Bom, tenho um dúvida, não sei se idiota mas...
Estou com o motor bf-161 no meu jeep tudo certo, estou pensando em trocar o motor e tudo ja achei um gm 4.1 com nota, tudo certinho...dai fica facil para regularizar e por no documento !
Ai vai minha dúvida : estou querendo colocar um turbina bem pequena só pra dar uma forcinha, mais estou com receio para legalizar, vai dar muito trabalho ou é normal como acontece em carro ? medo de não passar na vistoria essas coisas, sera que é tranquilo ?
Abraços
4X4GARAGE
29/07/2011, 08:25
tenho certeza que não precisa de turbina no 4.1,pois nada da transmissão vai aguentar!!!!!montei muito jeeps com configuraçoes variadas e acompanhei muitas montagens,todas as 6 com turbo só dava merda!!!!
[]s e não turbine!!!!
Igor Bevilacqua David
29/07/2011, 16:48
Então...é bom ler isso de quem entende como vc... pois so meio leigo no assunto, mais mesmo com cambio clarck e tudo não ira aguentar ?
[]s não turbinados rs !
pedro bonadio
31/07/2011, 18:38
O câmbio clark "guenta", mais vem a t-case, os cardãs, os eixos, embreagem...
waltertaio
29/05/2012, 02:37
Olá pessoal,
Abraços.
Jader/Floripa
CJ ainda sem nome
Quer ver Jeep turbo? Da uma olhada nesse video que não tem nada parecido. Inclusive tem mais videos se você clicar no user. Abraços. Jeep Turbo AP 1954 Cara de Cavalo - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=GDxpGAGsS_k) .
Não tenho nada contra o turbo... inclusive já tive carro turbo...
Mas será que vale a pena turbinar??? principalmente em se tratando do AP que já é fraco de torque, pois sem turbina cheia o motor fica até mais fraco do que original...
Fica bom??? fica... fica forte??? fica... mas com pé no fundo...
E é impressão minha ou quando pesa o barro no video acima lá pelos 0:50 o motor da uma "apanhada" ou o motora tirou o pé???
É joia o espirro do turbo, mas tenho minhas duvidas quanto a desempenho em trilha....
mali9ski
29/05/2012, 11:26
Não tenho nada contra o turbo... inclusive já tive carro turbo...
Mas será que vale a pena turbinar??? principalmente em se tratando do AP que já é fraco de torque, pois sem turbina cheia o motor fica até mais fraco do que original...
Fica bom??? fica... fica forte??? fica... mas com pé no fundo...
E é impressão minha ou quando pesa o barro no video acima lá pelos 0:50 o motor da uma "apanhada" ou o motora tirou o pé???
É joia o espirro do turbo, mas tenho minhas duvidas quanto a desempenho em trilha....
Funciona maios ou menbos assim, se for cagão coloca um motor com mais torque, que a falta de torque vai ter que tirar no braço, mesmo para ap aspirado.....hahahah
mas o que eu ando vendo é que o pouco peso na dianteira dos jeeps ap's e o giro nos pneus estão fazendo um bém nos trchos de barro.....
Funciona maios ou menbos assim, se for cagão coloca um motor com mais torque, que a falta de torque vai ter que tirar no braço, mesmo para ap aspirado.....hahahah
mas o que eu ando vendo é que o pouco peso na dianteira dos jeeps ap's e o giro nos pneus estão fazendo um bém nos trchos de barro.....
Não entendi muito bem o que você quis dizer com isso... mas não concordo... faço trilha a mais de 12 anos e pelo menos aqui na minha região, e tipo de trilha que fizemos, ja vi muito ap turbo apanha de bf 161, pelo simples fato de faltar braço e sobra motor...
É bem o contrário do que pensam, motor forte não compensa a falta de braço!!!
OBS: bonita gaiola... parabéns... show de bola!!! tem uma amigo aqui que esta fazendo uma tbm... mas arreçem começou... hehehehe
Forte abraço!!!
mali9ski
29/05/2012, 12:01
Não entendi muito bem o que você quis dizer com isso... mas não concordo... faço trilha a mais de 12 anos e pelo menos aqui na minha região, e tipo de trilha que fizemos, ja vi muito ap turbo apanha de bf 161, pelo simples fato de faltar braço e sobra motor...
É bem o contrário do que pensam, motor forte não compensa a falta de braço!!!
OBS: bonita gaiola... parabéns... show de bola!!! tem uma amigo aqui que esta fazendo uma tbm... mas arreçem começou... hehehehe
Forte abraço!!!
obrigado pelo elogio amigo......
as vezes é da região com muito erosão a falta de torque pode complicar....por aqui tem mais não muita.......... é muita lama mesmo, eu particularmente prefiro uma coisa mais leve e com grande giro nos pneus....e tem mais gente vendo isso indo de motor 4cc modernos e leves, tirando o maximo de peso da dianteira......
valew
obrigado pelo elogio amigo......
as vezes é da região com muito erosão a falta de torque pode complicar....por aqui tem mais não muita.......... é muita lama mesmo, eu particularmente prefiro uma coisa mais leve e com grande giro nos pneus....e tem mais gente vendo isso indo de motor 4cc modernos e leves, tirando o maximo de peso da dianteira......
valew
Agora sim, concordo com você... olhando nesse ponto de vista, na lama é bom ter um motor de giro, que faz o pneu limpar o barro...e com jeep/gaiola acaba passando por cima e com velocidade...
O problema é quando não tem como usar da velocidade e giro de motor... só que duma coisa vc deve concordar, pisa fundo em lama com motor forte não precisa ter braço, qualquer um faz isso... heheheheh
Forte braço!!!
IMHO, quando anda com pé embaixo as chances de quebra aumentam e muito. Quando se tem um jeep com boa relação de redução, bloqueio nos dois eixos e pneus bons, você consegue passar na maioria dos lugares na maciota e ainda sai com jeep inteiro da trilha.
A forma de dirigir depende de cada um, do local e do equipamento que se tem. Tem locais que devagar você não passa, agora outros, você nao consegue passar nem se estiver a 100 Km/h.
[s]
mali9ski
31/05/2012, 11:40
Agora sim, concordo com você... olhando nesse ponto de vista, na lama é bom ter um motor de giro, que faz o pneu limpar o barro...e com jeep/gaiola acaba passando por cima e com velocidade...
O problema é quando não tem como usar da velocidade e giro de motor... só que duma coisa vc deve concordar, pisa fundo em lama com motor forte não precisa ter braço, qualquer um faz isso... heheheheh
Forte braço!!!
As vezes eu vejo umas cabasisse que eu fico de cara...........:parede:
um cara com uma cherroke num lugar plaino limpo mas era um gramado no banhado e da galera passar foi ficando feio, mas tava todo mundo passando era só embala um pouco, até o cara do apoio falo pra centa o pau, e o bixo foi na lenta já no inicio enterro o onibus dele, depois o bixo acelerava mas de que adiantava o Voitão dele se a cabacisse dele não deixava os poneis malditos chegar no chão...........
quando a quebra com o pé no fundo, tem aqueles mandamentos para evitar .....'' nunca patinar no seco'' e ''cuidar ao sair do encalhador patinando tirando o pé pra chegar no firme''....
valew
Robertux
31/05/2012, 11:52
Na minha opinião o turbo tem problemas com a poeira, se o filtro não for bom a sucção de poeira será imensa, danificando tudo. Quanto à lama, se a lama chegar na captação de ar do turbo o jeep estará mergulhado nela e não será só o turbo que terá problemas.