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Ver Versão Completa : Vela com óleo será o Anel de Segmento?- Retifica motor bf161



Alexandre Targino
27/11/2006, 16:32
Aoós revisão nas velas do motor BF 161 6cc, notamos presença de óleo nas velas referente aos cilindros 2 e 5........Segundo meu meca era problema nos anéis de segmento e seria necessário levar o motor para retífica.....
Pergunto será que o diagnostico esta correto?
Qual o custo aproximado de uma retifica para este caso?

** OBS: O mesmo aconselhou (medida paliativa) usar óleo 90 - 1 lt (este óleo que eu saiba é especifico para transmissão/engrenagens) completando o saldo com óleo 50, segundo o mesmo minimizava o vazamento.......

Agradeço orientações / comentários

Saudações viscosas!!!

Elmer_Jeep
27/11/2006, 17:38
o diagnostico está ok, mas o aconselhamento ... :parede: :putz:

[]'s

Kim
27/11/2006, 18:31
A muito tempo atráz, tinha um chevette (tinha 16 anos) e, usava óleo 140 no motor, até o dia em que nem mais este resolveu:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Com óleo normal, parecia um carro da SUCAM com o fumacê:shock: :mrgreen: :mrgreen:

Abraços.

Kim.

leopoldo
27/11/2006, 18:51
se for anel, queima óleo o tempo inteiro, mais ainda nas desacelerações.

se for só nas partidas, pode ser só retentor de válvula do cabeçote.

Pode ser um simples alinhamento dos aneis por montagem na orelha, pode ser camisa gasta, pode ser anel quebrado.

Não necessáriamente necessitará retífica.

Remova todas as velas e olhe o brilho da camisa com uma lanterna:

ainda tem um padrão de riscos em X, beeeeem de leve ? pode ser só problema de anel. Está visívelmente espelhada? então a retífica é candidata.

tá cheio de riscos de cima pra baixo? pode ter aneis quebrados.

para ter certeza, vc pode fazer o teste de compressão, depois o de vazamento e se tudo indica perda de pressão e vazamento, desmonte e meça as camisas, mesmo sem tirar os pistões.

Camisa ainda dentro das medidas? Pode ser que uma simples troca de anel resolva, ou pelo menos extenda a vida um tantinho.

Não entra no desespero que quem ganha é só seu mecanico.

Bom, vai ganhar de qualquer modo pois ele vai cobrar os testes e M.O.

Bob
27/11/2006, 19:02
As dicas do Leopoldo estão perfeitas.

Só cuidado que normalmente retífica de BF é muito mais cara de que qualquer motor convencional, deve estar por baixo uns 2,5K. O meu motor é BF. As velas não molham, mas para dar uma sobrevida ao motor se gastar tanto, troquei:

- anéis e bronzinas (no seu caso as bronzinas não tem nada há ver com as velas).
- válvulas de escape a admissão: estas somente retifiquei manualmente com cupeta e pó de carburundum (não pode deixar cair dentro do motor de jeito nenhum) e não vazam mais.
- No carter do BF também tem um respiro que se tiver algo entupido ou vazando pode ajudar a jogar óleo para cima.

Abraço, Bob.

André-4WD
27/11/2006, 19:35
se for anel, queima óleo o tempo inteiro, mais ainda nas desacelerações.

se for só nas partidas, pode ser só retentor de válvula do cabeçote.


Grande Mestre Leopoldo!!!
O meu motor (GM 6cc) tá assim.. nas desacelarações dá uma fumada,cor branca... mas é logo que liga e depois de uns 5 minutos desaparece!!
Para verificar se realmente to com problema de anel, faço o mesmo teste? olhar as camisas?
Que outros testes posso fazer para tomar a decisao de abrir ou nao o motor?
Sds
Andre

leopoldo
27/11/2006, 20:40
Se a fumaça tem cheiro de óleo queimado, pode trocar os retentores das válvulas e parece ser isso pela descrição, mas se a fumaça tem cheiro de combustível - gasolina ou alcool, pode ser simples encharque do coletor de admissão .... percolamento.

Retentor não dá vazamento de compressão, mas se vc quer saber dos pistões/camisas, faça o teste de compressão com o manômetro e o de vazamento ... também com manômetro. Pode fazer também o visual das camisas.

Só depois parta para um dimensional.

É a mesma coisa que o explicado lá em cima. Nem sempre precisa retificar.

Felipe
27/11/2006, 21:10
Aoós revisão nas velas do motor BF 161 6cc, notamos presença de óleo nas velas referente aos cilindros 2 e 5........Segundo meu meca era problema nos anéis de segmento e seria necessário levar o motor para retífica.....
Pergunto será que o diagnostico esta correto?
Qual o custo aproximado de uma retifica para este caso?

** OBS: O mesmo aconselhou (medida paliativa) usar óleo 90 - 1 lt (este óleo que eu saiba é especifico para transmissão/engrenagens) completando o saldo com óleo 50, segundo o mesmo minimizava o vazamento.......

Agradeço orientações / comentários

Saudações viscosas!!!

Esse óleo pode causar mais desgaste em outras partes do motor, afinal é bem mais viscoso do que o projetado para o motor
Se vc colocar tuchos de vela pode ser que prolongue bastante a retífica ...

Elmer_Jeep
28/11/2006, 10:27
Se vc colocar tuchos de vela pode ser que prolongue bastante a retífica ...

Isso aí é tão gambi quanto a parada do óleo 140... O motor perde rendimento porque o eletrodo das velas fica distante da camara de combustão.

[]'s

Felipe
28/11/2006, 22:39
é verdade, perde rendimento, mas dá pra andar bem melhor do que com um cilindro a menos. é apenas um paliativo, não uma solução
em comparação com o uso do óleo, o óleo com viscosidade maior pode causar danos no motor por falta de lubrificação, já o tucho não só prejudica o desempenho, não danifica o motor
vai usando o tucho enquanto prepara o bolso pra retífica

Alexandre Targino
26/12/2006, 16:18
Desculpe a ignorância mas o que é tucho de vela?

É tipo um anel roscado (extensão) que entra local onde fica as velas?

Este final de semana, atolei (sepei) a traseira do Jeep num areial (areia de praia fofa) em Porto de Galinhas......trilha de areia fofa onde os Buggis levam os turistas para passear........e depois de cavar e colocar madeira, palhas de coqueiro, etc consegui tirar o Jeep e passar na velocidade..............só que notei que o Jeep parecia sem força.....engatei 4x4 reduzida e nada só depois de muito esforço consegui sair.........na volta para casa de praia (5 km) na estrada o Jeep começou a falhar muito, parecia falta de gasosa...parei no posto e abasteci e ele continuou a falhar.......parecia que não tinha mais força......até parar de vez...........como já comentado acima a viatura esta apresentando óleo nos cilindros 2 E 5. Limpei todas as velas e notei a presença de óleo apenas no clilindro 2......passei a chave e pronto a viatura pegou novamente !! Consegui retornar para casa (5 km) só que notei que motor estava falhando e não tinha mais a mesma força e está fumaçando principalmente quanto acelero e solto..........
Será que o motor agora foi de vez?

Felipe
26/12/2006, 18:24
Sim, o tucho é isso mesmo q vc descreveu, também é chamado de prolongador de vela. Como mencionado antes, é uma gambiarra, quebra o galho enquanto vc prepara o bolso pra solução definitiva, que pode variar desde simples troca de anéis, retífica até q troca do motor inteiro.

deividmonnerat
18/03/2015, 13:29
Reativando o topico.

Meu jeep com motor BF161 começou a fumar um pouco depois de 2 viagens de 200km. Achei que realmente seria do desgaste do motor e a retifica ou troca estaria chegando... Mas... ao retirar todas as velas, percebi que as mesmas estavam indicando uma queima boa, estavam esbranquiçadas bem levemente escuras, mas a vela do cilindro 2 estava com carbonização seca, nao estava molhada com oleo. Tai o cilindro com problema. Fiz o teste e comprovei isso. Com o motor em funcionamento normal, ele fuma nas aceleradas fortes, mas se eu desligar o cabo de vela do cilindro 2, o motor nao solta mais a fumaça azulada. Ou seja, o motor está bom, exceto pelo cilindro 2. Penso que seja problema nos aneis ou camisa. Resta agora tirar o cabeçote e ver. Se alguem tiver alguma dica ou já passou pra um situação desse e poder deixar um comentário, ficarei grato.

Abs

lmadeir
23/03/2015, 20:29
Aoós revisão nas velas do motor BF 161 6cc, notamos presença de óleo nas velas referente aos cilindros 2 e 5........Segundo meu meca era problema nos anéis de segmento e seria necessário levar o motor para retífica.....
Pergunto será que o diagnostico esta correto?
Qual o custo aproximado de uma retifica para este caso?

** OBS: O mesmo aconselhou (medida paliativa) usar óleo 90 - 1 lt (este óleo que eu saiba é especifico para transmissão/engrenagens) completando o saldo com óleo 50, segundo o mesmo minimizava o vazamento.......

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Saudações viscosas!!!

Péssima idéia: se você usar oleo de caixa no motor você vai ter uma maria fumaça nas mãos e vai ter que limpar as velas 3 vezes por semana. Engrossar o oleo nunca melhora nada porque o oleo mais viscoso demora mais a descer e, subir, vai subir mesmo porque a bomba o coloca sob pressão. Com oleo grosso demais até um motor novo vai sujar as velas. Se é preciso andar um pouco mais com o motor queimando oleo a solução é justamente ao contrário: usar um oleo um pouco mais fino do que você usa normalmente, oleo 30 é o melhor nesses casos. Você vai ter velas mais limpas e menos fumaça por um bom tempo. E assim que der leve o carro a uma oficina decente para fazer o que precisa ser feito.