PDA

Ver Versão Completa : Inexistencia pontos de lubrif. na S10



dsamaz
27/11/2006, 15:10
Pessoal,

Nesta primeira postagem minha aqui, peço ajuda com relação aos pontos de lubrif. da suspensão dianteira da S10.

No manual fala em 11 pontos (sendo só 1 do lado direito), mas na hora que vamos lá ver, não há nenhum.

Fui em 3 postos de lubrif., mas nenhum e nem eu achou o tais referidos. No ultimo, o cara manjava e ele disse que em 98 mudou a suspensao, e a minha ja era da "nova" (4x4 e com 5 furos nas rodas), que nao tinha os tais pontos. Disse tambem que Toyota nao tinha tambem.

Fico preocupado também pois a bichinha faz uma porrada de nhec-nhec na frente... E se quebrar algo, já viu né... A 80km/h na estrada... Ou no ramal, 30 km dentro do mato...

Obrigado a todos
Daniel

dsamaz
27/11/2006, 15:14
Detalhes:
S10 cab dupla diesel 4x4. Ano 98 modelo 99. Motor maxion.
Já foram mudados alguns itens da susp. dianteira/direçao, tais como pivô bandeja, braço pittman, braço auxiliar....

Daniel

Pequeno jr
27/11/2006, 16:31
O nhec, nhec q vc descreve se resolve com graxa em spray nas borrachas da barra estabilizadora.

dsamaz
27/11/2006, 20:42
Amanhã cedo vou comprar a graxa e colocar nas borrachas...
A S10 tem barra estabilizadora que liga as duas rodas diretamente? Nao conheco direito a mecanica dela...
Eu me lembro de duas barras ligando do chassis às bieletas, mas sem ligação entre estas duas barras...

T+
Daniel

dsamaz
30/11/2006, 17:04
O nhec, nhec q vc descreve se resolve com graxa em spray nas borrachas da barra estabilizadora.

A S10 nao tem barra estabilizadora "normal", de fora a fora das rodas... Ela tem, como eu falei, uma barra que liga cada roda (bieleta) ao chassis, sem ligacao entre as rodas.

Problema do nhec nhec resolvido.
O negocio estava feio: chegava a dar uns estalos fortes ao tirar da garagem (girando o volante todo).

Mandei lavarem por baixo e borrifaram oleo de diferencial (visc. 90).
Serah que eh bom este oleo? Serah que vai ressecar/estragar os terminais??
Serah q nao seria melhor botar graxa??

Obrigado pela ajuda dada pelo pessoal.
Daniel

Walter L. L. Casitta
30/11/2006, 19:06
A S10 nao tem barra estabilizadora "normal", de fora a fora das rodas... Ela tem, como eu falei, uma barra que liga cada roda (bieleta) ao chassis, sem ligacao entre as rodas.

Tem sim e isso que você chama de bieleta é a barra de torção...

Bianor
30/11/2006, 19:09
Pelo que informa alguem já trocou os 4 terminais e os braços Pitman e auxiliar ai não tem mais os graxeiros que só vem no original.
Vou anexar foto onde podes ver os dois terminais da direção de um lado onde tem os graxeiros. Na 2003 em diante só tem graxeiro no braço pitman
A proposito graxa não se usa óleo em borracha pois existe uma lei da quimica que diz que semelhante dissolve semelhante ok. Troque as bieletas do estabilizador que por acaso não são as que estão na foto as mais novas são diferentes.
Sds
http://img107.imageshack.us/img107/3498/lubs1hj2.th.jpg (http://img107.imageshack.us/my.php?image=lubs1hj2.jpg)

dsamaz
30/11/2006, 19:51
"Pelo que informa alguem já trocou os 4 terminais e os braços Pitman e auxiliar ai não tem mais os graxeiros que só vem no original."

E agora? Serah q corro riscos com a seguranca e lubrificacao??
Minha maior preocupacao chama-se pivo... e percebo q o teu tem graxeiro (ou algo parecido), e o meu nao...
Coloca uma foto do lado esquerdo, onde deve haver 10 pontos (segundo o manual). Por favor.


"Vou anexar foto onde podes ver os dois terminais da direção de um lado onde tem os graxeiros. Na 2003 em diante só tem graxeiro no braço pitman"
- A tua eh da nova (2001-)? Nao da para ver direito pela foto pequena... Se for da antiga era para ter apenas um deste lado que postaste a foto...
Sera q eh possivel instalar graxeiros na minha?


"A proposito graxa não se usa óleo em borracha pois existe uma lei da quimica que diz que semelhante dissolve semelhante ok"
- O que usar entao?

"Troque as bieletas do estabilizador que por acaso não são as que estão na foto as mais novas são diferentes."
-- Rapaz, a minha s10 era uma "comedora" voraz de bieleta... Ateh q achei uma bieleta boa, que nao arrebentasse a borracha..

T+
Daniel

cristiano
30/11/2006, 20:02
Meus 0.002...

Tive duas S10 e somente os terminais originais de fábrica possuiam bico graxeiro, quando se comprava separado vinham selados.

Uma dica interessante na minha é sobre os pivôs, que tem que ser verificados sempre mexendo a roda levantando no macaco, eles são originalmente presos em arrebites de fábrica, mas na hora da troca tem que esmerilhar os arrebites e colocar parafusos no lugar.

Boas dicas para saber se sua suspensão é original ou não...

Walter L. L. Casitta
30/11/2006, 22:14
Eu sempre achei que os terminais com pinos de lubrificação fossem melhor que os que não tem e coloque na minha Ranger. Duraram menos que 15.000Km. Os atuais sem o pino já estão com mais de 40.000Km.
Ter pino ou não, não importa. O que importa é a qualidade da peça.

dsamaz
01/12/2006, 13:05
Agora pouco peguei uma sra. chuva aqui em Manaus, passando por varios trechos onde a agua deve ter retirado todo o oleo na suspensao/chassis...

Agora terei q lubrificar de novo...
Como falaram nao ser adequado oleo de diferencial, qual oleo devo passar??

Obs: sampa deveria analisar as chuvas aqui de manaus, onde a bicha eh bem mais forte porem nao alaga a cidade... Deveria criar "corregos" artificiais ligando pontos estrategicos ateh os rios tiete/pinheiros...

Obrigado a todos
Daniel

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
01/12/2006, 13:21
Agora pouco peguei uma sra. chuva aqui em Manaus, passando por varios trechos onde a agua deve ter retirado todo o oleo na suspensao/chassis...

Agora terei q lubrificar de novo...
Como falaram nao ser adequado oleo de diferencial, qual oleo devo passar??

Obs: sampa deveria analisar as chuvas aqui de manaus, onde a bicha eh bem mais forte porem nao alaga a cidade... Deveria criar "corregos" artificiais ligando pontos estrategicos ateh os rios tiete/pinheiros...

Obrigado a todos
Daniel

Isto vale para qualquer veículo.
Não se deve lubrificar (pulverizar, etc) a parte inferior com óleo mineral porque danifica as partes de borracha. Em caso de necessidade pode ser usada vazelina ou, ainda melhor, graxa de silicone. Ambas são hidro-repelentes e resistem à umidade. Mas tudo isso vai acumular poeira/areia.
Alexandrino

Bianor
01/12/2006, 21:57
Quanto a parte inferior da viatura, lave bem com sabão e agua com alta pressaõa cada dois meses, se precisar limpar melhor pulverise óleo diesel antes da lavagem para dissolver a craca, depois não.
O pivo tem graxa envolta numa proteção de borracha, o do lado esquerdo rasgou dai troquei os dois inferiores por TRW. R$180 tudo
http://img396.imageshack.us/img396/9256/pivobh9.jpg (http://imageshack.us)

João Pedro
03/12/2006, 22:13
O Walter embatucou com a mesma indagação que eu tinha antes: "porque os terminais com bicos para engraxar tinham menor tempo de vida?"
O negócio é que acaba caindo muita poeira, areia, lama etc e aí a graxa vira graxa de esmeril.Isto, fora o fato de nem todo mundo seguir os períodos de lubrificação recomendados.
A propósito,minha S10 é 2003/4x4, mas tem dois pontos (coisas da GM) e o manual certamente será atualizado em 2048, pois aponta 11 bicos. Rss. Ela está com dois terminais com o selo estourado, mas, ainda não os troquei. Vou levando por uns tempos colocando uma graxinha neles.
Agora, os "selados" deveriam é durar mais ainda, só não duram pelo material inferior de borracha sintética que os recobrem. Quando no uso diário os terminais são submetidos a pressão, calor e choque-térmico. A pressão, resultante do esforço a que são submetidos, faz estourar a capa de borracha (bem ordinária).
Também não concordo em "lubrificar" toda a parte de baixo do carro, qualquer carro.Há muita coisa ali que pode ser prejudicada com o ataque químico dos óleos minerais.
Outra coisinha bem vagabunda nesses carros são os calços. Deterioram-se com uma velocidade impressionante, parecem feito de saco plástico de supermercado.
Aliás "seu" Bianor, estarei aqui atento para ver esta sua adaptação de caços da D20. Se ficar bom (e creio que sim pq vc saca), vou aí em Macaé tomar "umas" com vc e levar na mesma oficina que a sua.

vinicius picapeiro
04/12/2006, 12:42
Srs.,

Acompanhei o desenrolar da conversa para ver se saia algo que podia me ajudar alem do que ja pesquisei nos topicos anteriores correlatos, mas aqui vai:
A minha "vermelhona" comecou a apresentar esses nhec-nhec o que resolvi dando uma geral com diesel e protegendo com vaselina, alem de (cometi o pecado) de borrifar oleo lubrificante na articulacao da barra de torcao com o travessao do chassi. Acabou o barulho embaixo do pe do motorista e carona, mas:
Logo depois comecou a estalar a traseira (e olha que eu nao carrego peso) e ai pensei que fosse rolamento das rodas traseiras (nao era) e entao pedi para dona maria dirigir o carro num terreno bem irregular e eu fui atras agarrado na cacamba em cima do para-choque para sentir: me parece que o barulho vem do estalo dos jumelos, apesar de visualmente as buchas parecerem estar em bom estado. Pode ser isso mesmo . Pergunto para ver se alguem ai passou por isso antes de eu levar num posto de molas para trocar as buchas dos jumelos.

Sds,

dsamaz
04/12/2006, 13:26
O manual do proprietario fala de uma graxa a base de litio, para os pontos de lubrificacao. Fiz perguntar numa loja de autopecas aqui e o atendente ficou com cara de *****.. nunca tinha ouvido falar em litio.

Soh q esta graxa (de litio) eh para os graxeiros, nao para as borrachas.

A minha estalava a trazeira tambem... Mandei q trocassem as buchas entre as molas. Ficou caro. Quase 200 de material + 200 mao de obra. Eles engraxaram tudo e nao ficou nenhum nhec-nhec.

T+
Daniel


Srs.,

Acompanhei o desenrolar da conversa para ver se saia algo que podia me ajudar alem do que ja pesquisei nos topicos anteriores correlatos, mas aqui vai:
A minha "vermelhona" comecou a apresentar esses nhec-nhec o que resolvi dando uma geral com diesel e protegendo com vaselina, alem de (cometi o pecado) de borrifar oleo lubrificante na articulacao da barra de torcao com o travessao do chassi. Acabou o barulho embaixo do pe do motorista e carona, mas:
Logo depois comecou a estalar a traseira (e olha que eu nao carrego peso) e ai pensei que fosse rolamento das rodas traseiras (nao era) e entao pedi para dona maria dirigir o carro num terreno bem irregular e eu fui atras agarrado na cacamba em cima do para-choque para sentir: me parece que o barulho vem do estalo dos jumelos, apesar de visualmente as buchas parecerem estar em bom estado. Pode ser isso mesmo . Pergunto para ver se alguem ai passou por isso antes de eu levar num posto de molas para trocar as buchas dos jumelos.
Sds,

Bianor
04/12/2006, 20:28
Os calços a que voce se refere são os que ficam entre as laminas do feixe de molas como na foto ?
http://img79.imageshack.us/img79/245/calosys5.jpg (http://imageshack.us)
Não se esqueça que de tempos em tempos tem que repertar toda a suspensão, que afrouxa mesmo.
Voce pode comprar um pote de vaselina industrial, supender com o macaco e colocar no lugar dos calços se andar só no asfalto. Mas se pegar areia e barro só limpe com lava-jato e sabão mesmo.
Por falar em recurso tecnico avançado para usuários experts e sem mais nada de util para fazer, veja só a minha masi nova gambiarra com amortecedores no eixo traseiro
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23306

vinicius picapeiro
05/12/2006, 12:53
Srs.,

O problema e que no meu carro o barulho atras nao e nhec-nhec do atrito das molas (os calcos estao ok e lubrificados - uso vaselina) e sim um forte "cloc" quando fazendo curvas ou quando passo numa irregularidade de terreno (tipo quando passando com uma roda numa elevacao) . A traseira chega a dar uma dançada ligeira.
Nota: os amortecedores estao ok tambem.
Alguem ja passou por isso com S-10??

Sds,

Vinicius.

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
05/12/2006, 13:04
Os calços a que voce se refere são os que ficam entre as laminas do feixe de molas como na foto ?
http://img79.imageshack.us/img79/245/calosys5.jpg (http://imageshack.us)
Não se esqueça que de tempos em tempos tem que repertar toda a suspensão, que afrouxa mesmo.
Voce pode comprar um pote de vaselina industrial, supender com o macaco e colocar no lugar dos calços se andar só no asfalto. Mas se pegar areia e barro só limpe com lava-jato e sabão mesmo.
Por falar em recurso tecnico avançado para usuários experts e sem mais nada de util para fazer, veja só a minha masi nova gambiarra com amortecedores no eixo traseiro
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=23306

Gostei Bianor... vou dar um jeito desses na Frontier. Não ficou mais dura???

Graxa à base de sabão de lítio tem várias marcas (inclusive Litholine da Atlantic) que também é hidro-repelente. O problema é que, na composição, todas levam óleo mineral que ataca as borrachas. Lavar só com água e sabão/detergente. Daí engraxar com vaselina industrial (melhor) ou graxa de silicone. Trocar borrachas sai caro, mas se pulverizar com diesel/óleo mineral, cedo vai ter de trocá-las.

Bianor
05/12/2006, 19:36
Os calços são originais da S10, observe que em um encaixe nas molas mas nada impede de voce comprar uma borracha lonada e colocar no meio das molas fixando um dos lados com araldite, deixando o outro deslizante.
Quanto ao ruído do feixe de molas quando força a caçamba com movimentos lateriais pode ser mola quebrada.
Sds

vinicius picapeiro
06/12/2006, 11:45
Caro Bianor,

Ja verifiquei e nao quebrou nenhuma mola, o barulho parece vir das buchas dos jumelos.
Acho que so desmontando mesmo para descobrir.

Saudacoes,

Vinicius.

Bianor
08/12/2006, 13:52
As buchas troque preferencialmento por AXIOS custam barato, aproveite desmonte todo o feixe, verifique o pino central, um parafuso que prende o feixe todo, entre as laminas exite um calço com um furo no meio onde passa o pino central, pode improvisar com um raio X grosso. Depois de tudo montado aperte bem os parafusos, e mande para o alinhamento para verificar se tudo esta no lugar.
Sds

João Pedro
09/12/2006, 18:34
Desculpem-me galera, pois o que posto pode parecer meio off topic. O problema é que não posso deixar de berrar de tanta raiva.
Ocorre que, mesmo tendo o cuidado de evitar lubrificar a parte de baixo da pik-up (já chega o que ela normalmente "pega" de óleo do asfalto, caído do motor etc), fiquei "p. da vida" hoje quando fui fazer uma inspeção embaixo da "mimosa".
O que vi?
Os batentes estão em "petição de miséria"!
Não posso acreditar. Como podem fazer uma peça, que tem sobre si uma forte pressão mecãnica e grande trabalho, com material de tão medíocre qualidade. Pondo-se às mãos neles nota-se a porcaria de que são feitos, esfarelam-se nas mãos! Não resistem se um passarinho sentar sobre eles.
Aí, se não os inpecionamos constantemente, corremos o risco, com o rápido e certo corrompimento deles, de perdermos balança e outras cositas mais. Tudo fica ferro com ferro!
Bianor, faz logo essa adaptação da D20, pois estou querendo até por goma de mascar no lugar destas porcarias, Rss.

Edintruder
09/12/2006, 19:54
É assim mesmo, esses batentyes quando novos são relativamente macios, porém aguentam muito bem o serviço, porém tudo na vida tem um limite de uso... Sim, tudo mesmo! Ainda bem que existem as azuizinhas para ajudar o pessoal mais velho! Ahahaha! Assim é com os batentes. Eu pulverizo o inferior da minha Ranger com óleo 90. Cada vez que lavo por baixa pulverizo 1 litro de óleo por baixo da cabine, caçamba, chassis, suspensão e motor. Fica uma porcaria só, mas como eu moro na praia, não posso fazer diferente senão a ferrugem começa e não pára mais!

Bianor
09/12/2006, 20:41
Ok esta semana vou ver se faço o serviço do batente.
A proposito mandei pintar a parte inferior do veículo veja o antes e depois.
Acredito que fica melhor do que passar oleo.
http://img155.imageshack.us/img155/9032/antesvd8.jpg (http://imageshack.us)
http://img155.imageshack.us/img155/682/depoisvd2.jpg (http://imageshack.us)

Edintruder
09/12/2006, 21:21
sem dúvida fica muito melhor e melhor acabado que o óleo, porém o difícil é remover todo o óxido e o óleo adere melhor nessas áreas, evitando que piore. Um exemplo são arruelas e parafusos que começam a oxidar em cerca de um ano.

vinicius picapeiro
30/12/2006, 12:47
Caros Srs,

Troquei as buchas dos feixes de molas (duas + a do chassi presa no jumelo).
O barulho melhorou, mas as outras buchas nem estavam tao ruim assim. Troquei pois o feixe ja estava no chao entao coloquei as da AXIOS, que sao as mesmas originais, carinhas por sinal (37,00 cada).
O ruim da historia e que o barulho que sumiu mascarava um estalo tambem na suspensao dianteira proximo aos parafusos de ajuste das barras de torcao.
Estou desconfiado do ultimo aperto que dei nas barras.
Sera que se eu der uma afrouxada nas barras o barulho some? Ou sera que ela vai ficar com a frente muito caida de novo?
Alguem passou com isso (os S-10zeiros e blazeiros

SDS,

Vinicius.

Bianor
30/12/2006, 21:25
Prezado este esta-lo pode ser bucha ruim, mas só desmontado para ver. No braço inferior tem duas buchas, uma maior e outra menor. No braço superior as buchas quando gastas tambem estalam quando voçe esterça todo o volante batente a batente, tambem prejudicam o alinhamento gastando pneu.
Sds

vinicius picapeiro
01/01/2007, 12:49
O problema e que o barulho nao e na balanca, mas exatamente embaixo do banco do motorista e carona, onde sao fixadas as barras. E o barulho so ocorre quando o carro sofre uma forca lateral (fazendo curva) ou quando passa por um irregularidade com um lado passando antes do outro.
E tum tuc, tuc para ninguem botar defeito. Detalhe: na ultima troca de amortecedores e alinhamento, troquei as bieletas que ficam na travessa onde se fixam a barra de torcao embaixo do carro.

Sds,

Vinicius.

Bianor
01/01/2007, 13:38
Bom tem umas S-10 que racham a lata por baixo, tem uma V6 que o colega mandou soldar. Retire o banco e a forração e de uma olahda no piso para ver se tem algum indicio de rachadura. Mande lavar por baixo com um sabão forte e com uma lampada forte tente ver se tem alguma fresta. Pelo que me informaram a coisa fica por entre o tunel cental e o piso.
Bom se não achar nada aproveite para colocar umas borrachas grossas por debaixo do banco, pois os arames do banco entram para dentro da espuma e ele fica baixo. Pelo menos o banco vai ficar melhor.
Sds

vinicius picapeiro
02/01/2007, 10:47
caro Bianor,

O barulho e realmente embaixo do carro, nao na lataria. Desconfio da barra de torção por si so (ou as duas) no ponto onde ela articula embaixo do banco do motorista e carona. Ou entao as buchas da balanca dianteira apresentando estresse e transmitindo o barulho da suspensao por toda a barra ate embaixo do carro (irradiando o ruido).
Tenho que investigar mais.

Sds,

Vinicius.

polops
06/11/2010, 12:37
caro Bianor,

O barulho e realmente embaixo do carro, nao na lataria. Desconfio da barra de torção por si so (ou as duas) no ponto onde ela articula embaixo do banco do motorista e carona. Ou entao as buchas da balanca dianteira apresentando estresse e transmitindo o barulho da suspensao por toda a barra ate embaixo do carro (irradiando o ruido).
Tenho que investigar mais.

Sds,

Vinicius.


Estou com o mesmo problema do lado do motorista, parece ser junto as bieletas, vou desmontar apenas a bandeja inferior, para não perder o alenhamento, retirar a bieleta para ver se descubro.

André

marcosvales
23/11/2011, 20:33
Vinicius e polops, eu consegui finalmente descobrir o que é esse barulho na dianteira da s10.... sofri muito atras de foruns etc etc kkkk nenhum mecanico conseguia descobrir o que era.... todos ficavam encabulados. quando se lava o carro com óleo, o barulho é apenas camuflado. então o que vocês tem que fazer para o barulho SUMIR de uma vez, é: mandar fazer o alinhamento das rodas dianteiras, e mandar o cara apertar com mão de força, o parafusos da cambagem. só isso, e seus problemas serão resolvidos....
passei anos e anos tentando descobrir o que era esse estalo, mudei todaaaaa minha suspensão 2 vezes para descobrir isso.... na primeira vez durou 6 meses até começar estalar(quando o parafuso folga) até que comprei toda a suspensão no ebay e eu mesmo troquei tudoooo novamente, e continuava a estalar. da primeira vez mudei as buchas da bandeja, dessa ultima não mudei. então continuou a estalar. fiz o aleinhamento, parou de estalar.... 3 meses depois lá estava estalando... um mecanico ficou invocado e saiu procuranto todos os parafusos folgados em baixo do carro, até que achou o da cambagem. até hoje nunca mais estalou....

estala quando:
faz uma baliza
sobe uma calsada
faz o giro todo pra um lado
faz um desnivel grande com uma das rodas.

vai lá amanhã mesmo e manda alinhar e apertar com mão de força.... e só abraço... me fala se deu certo
marcosvales1@oi.com.br

valeu!

TylerNTL
29/01/2012, 23:44
Dias atrás troquei as buchas da bandeja inferior da ranger e jáq... troquei também os pivôs que vieram com graxeiros na parte superior.

Detalhe que os graxeiros são retos e tem uns 5cm entre o graxeiro e o conjunto onde o semi-eixo enciaxa na roda. Ou seja a minha bomba de graxa não encaixa neles.
Alguém tem algum macete para engraxar esse tipo de peça? Acho que mesmo em com uma bomba fixa pneumática não vai ter espaço para encaixar.
Troco logo os graxeiros por algum com o bico a 90°?

PS: Descobri também que bomba de graxa é um equipamento em extinção no mínimo em Natal-RN só tem um posto com lava-jato de caminhões que tem uma mas está quebrada e vai ficar pronta na 3ª.