PDA

Ver Versão Completa : Problemas com L200 Sport HPE

Pequeno jr
27/11/2006, 15:05
Galera,

Em especial aos amigos das Japonesas.

Um amigo nosso aqui de Brasília chegou de viajem quinta-feira (23/11) e o carro dele voltou apresentando os seguintes problemas.

Carro:
L-200 SPORT HPE 2003/2004 Automática:
Quilometragem Atual: Aproximadamente 108.000KM
Quilometragem quando comprou o carro: 65.000KM (Aproximado)
Carro comprado na Cotril Concessionária Mitsubshi de Goiânia 21/12/2005

- Suspensão Traseira: O carro voltou dando alguns estalos quando se faz curvas fechadas e ao passar por algumas partes do asfalto desnivelado. Andando com o carro em asfalto liso e curvas que digamos de alta não se faz o barulho.

- Embreagem: A embreagem do carro havia sido trocada logo na compra por conta da Concessionária Cotril, pois ela estava extremamente dura e, agora nessa viagem, ela começou a trepidar ao sair de primeira marcha. Ele recorda-se que na época que trocaram à embreagem do carro, colocaram a embreagem da L-200 GLS porque disseram que era mais macia.

- Turbina: No carro dele já tem instalado um manômetro da pressão de turbo e, ainda na ida, o manômetro começou a oscilar, ou seja, mantinha-se a rotação do motor em 3000rpm e o ponteiro do manômetro ficava indo de 0,8 a 1,2BAR sozinho. Nunca antes aconteceu isso. Outra coisa é que a turbina esta melejada de óleo.

- Motor: Voltou com certa vibração que não existia e quando esta acelerando forte, esta saindo uma fumaça azul.

Ele não é um desses playboys da cidade que andam com o pé embaixo, ele anda sim, as vezes, em velocidades constantes de 140km/h nas suas viagem e sempre vai com o carro bastante carregado para região de Tocantis / Pará.

Vamos aos fatos, ele me ligou agora na hora do almoço dizendo o que estava ocorrendo com o carro. Ele deixou a viatura lá na concessionária Nara Veículos aqui de Brasília para verificarem o que esta ocorrendo com esses problemas e fazerem um orçamento.

Suspensão: A Nara informou que será necessário trocar o feixe traseiro. Eu questionei se não seria melhor levar a um posto de molas que existem nas estradas.

Embreagem: A Nara informou que a Cotril realizou um procedimento errado, pois existem diferenças entre as embreagens da GLS e Sport HPE.

Turbina: A Nara falou que so outra. Essa foi para o saco e que a Mit não aconselha a instalação do manômetro que não seja feita por mecânicos credenciados da Mit. A instalação do Manômetro foi feita em uma loja de turbos para carros a gasolina aqui de Brasília.

Motor: Além de uma manutenção nos bicos e bomba eletrônica a Nara pediu para abrir o motor do carro pois a vibração esta parecendo como a de um anel de piston quebrado.

Valores:
Molas traseiras: R$ 2600,00
Embreagem: R$ 1200,00
Turbina: R$ 6000,00
Motor: So após abrirem darão o diagnostico.

Ele retirou o carro de lá indignado, pois além do péssimo atendimento, disseram a ele que o carro aparentava que havia sido feito algumas manutenções fora das concessionárias Mit e pode ter sido isso a razão dos problemas, de um mecânico não especializado mexendo no que não deve.

O carro fez manutenção na Mit até os 80.000Km depois disso em um mecânico conhecido dele em Redenção no Pará. O preço da Manutenção nas concessionárias Mit dos 90k em diante era fora de cogitação, algo de R$ 3.000,00 pra cima.

Essa é a 3º L-200 que ele tem e sabe e muito sobre os problemas de aquecimento e etc, por isso, ele é muito cuidadoso andando com o carro e com o olho no ponteiro da temperatura.

Como ele sabe que participo aqui do fórum, pediu para que eu colocasse aqui o que esta ocorrendo para ver se alguém aqui tem alguma Luz.

Pergunto aos amigos:

- O que vcs acham? Alguém já passou por isso?

- Alguém sabe aqui o Fabricante e Modelo da Turbina da L-200 Sport HPE?? Acho q poderemos cotar fora da concessionária e achar mais barata.

- Sobre a Embreagem, alguém já escutou algo assim de trocar pela da GLS por ser mais macia?

- O barulho da suspensão, alguém já viu ela estralando ou algo assim como descrito?

Pedi para ele verificar agora se o carro dele passou pelo Tal Recall Branco, ele esta entrando em contato com a concessionária.

wagnerf
27/11/2006, 15:18
Pequeno.

Vamos lá.

Primeiro, no começo vc fala que ela é automatica, depois fala da embreagem trepidando.

Vou fazer uma colocação para analise, imaginado que no caso dos feches de molas trazeiros, ele tenha lubrificado antes de levar a consecionaria.

O barulho nos feixe pode esta sendo causado por alguma lamina ter distemperado, devido ao um rapido esfriamento, tipo passou em um local com muita agua, após esta andando a um longo percurso, já com o feixe bem quante devido a velocidade e peso.
Se este fato aconteceu, pode ter também dado na embreagem.

Relato estes dois fatos, pois já aconteceram comigo, o Feixe da frontier literalmente explodio uma lamina após passar em alta num riacho, e o pessoal da autorizada que trocoram o feixe na garantia à epoca, falou que se não quebra-se o feixe poderia perder parte da eficiencia de uma ou todas as laminas, devido ao aço distempera.
Quanto a embreagem, aconteceu quando eu tinha uma parati, ela estava com a embreagem novinha, e teve uma pancada de chuva em BH, após um breve para e arranca numa rua alagada, a embreagem começo a trepidar para arrancar.

Abraço espero ter ajudado..

Pequeno jr
27/11/2006, 16:28
Wagner so agora que vi a palavra "automática" e o pior que acho so tem automática 2004/2004.

Uma coisa ja foi resolvida. A suspensão Traseira com apenas R$ 60,00, Um parafuso quebrou e o feixe estava solto de um dos lados.
O Carro agora está numa Loja chamada BHDiesel, especializada em motores e bombas injetoras verificando a questão do Motor e Turbina.

Jorge T
27/11/2006, 16:42
Pequeno, não entendo o preço absurdo que ele diz em relação as revisões da l200.
Não sei como funciona nas outras, mas a mit disponibiliza o preço de cada revisão no seu site.

Ex: 70 k - 349,00
80 k - 721,00
90 k - 349,00
100 k - 1299,00

Eu sempre fiz as minhas nas autorizadas e SEMPRE paguei menos que a tabela de fábrica.
Em tempo, comprei meu carro zero e ele nunca apresentou nenhum dos problemas que seu amigo encontrou. Atualmente ele tem 45 k.

Abs,
Jorge T
L200 Sport MEC HPE 04/04

Marcello Ladeira
27/11/2006, 20:50
Pequeno o lance da embreagem é verdade sim... O da GLS quadradinha serve mas não tem a mesma capacidade da original, acho que neste caso mereceria uma solicitação de laudo para a Concessionária de BSB e um choro na Cotril de Goiania.

Meus feixes de mola começaram a estalar depois que pedi a concessionária para lubrificar, como eles ocorrem somente quando estou em trilhas ou entrando na garagem aki de casa não me preocupei em procurar a origem, mas deve ser alguma bobeira como o do seu amigo.

Com certeza deve ser possível comprar a Turbina fora da rede de concessionárias, mas acredito também que seja possível "retificar" a turbina que tava na pkp, não sei se é um serviço muito recomendado mas deve dar resultado e seu amigo prepara a bicha para ser vendida sem gastar muito.

O lance do barulho no motor se ele não tiver passado pelo Recall Branco talves de pra colocar a "responsa" na Mit. Peça para ele documentar tudo que for necessário.

Jorge os preços ai no Rio são diferentes dos praticados pela Via Jap aqui em BH. Felizardo de vocês ai.

[]s

Marcello Ladeira
27/11/2006, 20:53
Acabei de achar no link abaixo os valores das revisões... agora senti o tanto que fui roubado... paguei 1600,00 pela revisão de 40Mkm que foi feita quando o carro tinha apenas 28Mkm.

http://www.mitsubishimotors.com.br/site/portal/index.asp?ID=227&cboVeiculos=2&hdnTipo=C&txtMensagem=&txtNome=&txtEmail=&txtNome_Amigo=&txtEmail_Amigo=

[]s,

Jorge T
28/11/2006, 09:23
Acabei de achar no link abaixo os valores das revisões... agora senti o tanto que fui roubado... paguei 1600,00 pela revisão de 40Mkm que foi feita quando o carro tinha apenas 28Mkm.

http://www.mitsubishimotors.com.br/site/portal/index.asp?ID=227&cboVeiculos=2&hdnTipo=C&txtMensagem=&txtNome=&txtEmail=&txtNome_Amigo=&txtEmail_Amigo=

[]s,

Marcello, por divulgar esta tabela é que eu não entendo como os caras ainda metem a mão.
Se o carro não apresentar prb na época da revisão é só exigir o publicado e ainda pedir um choro(meu caso).

Abs,
Jorge T

Pequeno jr
28/11/2006, 09:59
Senhores,

Falei com o Jaime a pouco, dono da L-200 e uma coisa é certa... a Turbina so outra, ou como o Marcelo sugeriu, tentar retifica-la. Estão terminando de desmontar o cabeçote para verificar o que esta acontecendo no motor.

Aqui em Brasília existem apenas duas empresas que trabalham com retifica de turbinas e não sei se elas são especializadas na turbina da Sport HPE. Alguem ja escutou em algum canto que tem como retificar essas turbinas? Fica bom?

E sobre o modelo da da Turbina, alguem tem as informações? .. o melhor seria se alguem tivesse um catalogo eletronico da L-200 e passasse o código correto da peça para a gente verificar.

Agora pela manhã ele achou uma turbina usada em um ferro velho por R$ 2000,00 sem choro nem vela, dizendo o cara do Ferro VElho, essa turbina não andou nem 10.000km(Papo de vendedor). Por isso que queremos ver o preço de uma nova talvez possa valer a pena e tenham um bom plano de pagamento.

Marcello Ladeira
28/11/2006, 10:14
Pequeno não sei qual é a turbina não, mas acredito que qualquer uma de tamanho semelhante atenda às necessidades. Lembro ainda que a L200 HPE RS que andei aqui em BH a turbina era simplesmente o dobro da que temos na HPE normal. Claro que uma turbina maior deve dar mais resultado em alta e uma menor em baixa. Comprar uma turbina usada tem seus riscos, mas se a oficina que for fazer a montagem puder verificar como está o desgaste da turbina vocês podem ter uma noção melhor do que estão comprando.

Realmente parte do problema pode ter sido causado por uma manômetro mal instalado viu Pequeno. Ou seja, por desvendar ainda temos o motor, já que:

Feixe de molas - Ok
Embreagem - Vacilo de Concessionária
Turbina - Má instalação do Manômetro??
Motor - ??????? Torça para não ter sido feito o Recall Branco pois aí vai dar uma briga boa mas que vocês podem ganhar. Detalhe: Cuidado com a abertura do cabeçote pois ela não está sendo feita em concessionária e pode implicar na perda da "garantia" na parte debaixo do motor, que é onde ficam as bronzinas? Será que a vibração ocorre por problema na parte de cima (cabeçote)?

Jorge o lance no Site da Mit eu não conhecia e se você prestar atenção está escrito preços sugeridos, ou seja, a concessionária ainda pode cobrar o que quizer, pois ali temos apenas uma sugestão do preço. Quantas concessionárias Mit tem aí no Rio? Acho que isso deve ter algo a ver com concorrência. Vou chegar na outra aqui de BH para ver como são os valores por ele cobrados.

[]s,

Pequeno jr
28/11/2006, 10:49
Marcello, por divulgar esta tabela é que eu não entendo como os caras ainda metem a mão.
Se o carro não apresentar prb na época da revisão é só exigir o publicado e ainda pedir um choro(meu caso).

Abs,
Jorge T

JOrge,

Primeira vez que vejo essa tabela, e como o Marcelo disse, é uma sugestão de preços. Mas é bom saber dela para poder tentar ganhar algum descontos, mesmo vendo q é muito difícil aqui em BSB por so existir apenas uma Concessionária. Acho que para vc ai no Rio é melhor pq se não me engano existem 4.

murilloaquino
28/11/2006, 10:53
Ah...
lembrem q a turbina da sport HPE é com TGV.Entao, pra achar uma igualzinha é beem mais dificil, a nao ser q seja a propria.Como deve ficar ela sem o tgv?
abraçoss

Pequeno jr
28/11/2006, 11:01
Encontrei uma usada no mercado Livre, so que esta em SP e está mais cara do que a q ele encontrou aqui em BSB.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-49976146-_JM

Pequeno jr
28/11/2006, 11:12
Pequeno não sei qual é a turbina não, mas acredito que qualquer uma de tamanho semelhante atenda às necessidades. Lembro ainda que a L200 HPE RS que andei aqui em BH a turbina era simplesmente o dobro da que temos na HPE normal. Claro que uma turbina maior deve dar mais resultado em alta e uma menor em baixa. Comprar uma turbina usada tem seus riscos, mas se a oficina que for fazer a montagem puder verificar como está o desgaste da turbina vocês podem ter uma noção melhor do que estão comprando.

Realmente parte do problema pode ter sido causado por uma manômetro mal instalado viu Pequeno. Ou seja, por desvendar ainda temos o motor, já que:

Feixe de molas - Ok
Embreagem - Vacilo de Concessionária
Turbina - Má instalação do Manômetro??
Motor - ??????? Torça para não ter sido feito o Recall Branco pois aí vai dar uma briga boa mas que vocês podem ganhar. Detalhe: Cuidado com a abertura do cabeçote pois ela não está sendo feita em concessionária e pode implicar na perda da "garantia" na parte debaixo do motor, que é onde ficam as bronzinas? Será que a vibração ocorre por problema na parte de cima (cabeçote)?

Jorge o lance no Site da Mit eu não conhecia e se você prestar atenção está escrito preços sugeridos, ou seja, a concessionária ainda pode cobrar o que quizer, pois ali temos apenas uma sugestão do preço. Quantas concessionárias Mit tem aí no Rio? Acho que isso deve ter algo a ver com concorrência. Vou chegar na outra aqui de BH para ver como são os valores por ele cobrados.

[]s,

Fala MArcelão,
Tdo Bacana?

Acho que o problema d se colocar outra turbina é o VGT da Mit ou TGV da Ford que é a mesma coisa. Vai ser difícil achar outra turbina com mesma caracteristica, tamanho e que não precise adaptar nada.

No mesmo ferro velho que tem essa turbina existem +3 so que estão mais rodadas (dizendo o cara) e q essa q ele está oferecendo é a mais nova delas. Dizendo o vendedor, as Sport Hpe até 2005 estão dando problema nas turbinas algo em torno dos 150.000k. Ele mostrou duas turbinas la no ferro velho que estavam parecidas com a dele, palhetas entortadas e eixo com folga.

Sobre o manometro não sei t afirmar, pois nas outras duas L-200 dele ele instalou o Manometro e numca deram problemas. Será q existe alguma particularidade em ser TGV ???

SObre o Recall Branco, ele foi feito na revisão dos 40k. So que ai fica a seguinte dúvida, será que fizeram mesmo? Como podemos comprovar isso? Agora virou moda em eles dizerem aos clientes que ja foi feito e etc.. mas quem e como pode-se comprovar isso?

Marcello Ladeira
28/11/2006, 11:15
Truco os comentários do vendedor que basta trocar a turbina da GLS quadradinha ou sport pro motor ir para os 141. Deve dar algum ganho mas acho que a diferença não se resume à turbina não.

O problema de ser em SP é que você teria dificuldade em analisar o estado da bicha. Será que elas são 0km?

[]s,

Marcello Ladeira
28/11/2006, 11:17
Revisão dos 40? Então deve ter muito tempo que fizeram não? Será que tem quanto tempo esta orientação da fábrica? O meu foi feito em maio/2006, antes disso o carro tinha ido em dezembro/2005 na concessionária ou seja a orientação deve ter ocorrido este ano.

Quando este carro fez a revisão dos 40?

[]s,

Pequeno jr
28/11/2006, 11:24
Revisão dos 40? Então deve ter muito tempo que fizeram não? Será que tem quanto tempo esta orientação da fábrica? O meu foi feito em maio/2006, antes disso o carro tinha ido em dezembro/2005 na concessionária ou seja a orientação deve ter ocorrido este ano.

Quando este carro fez a revisão dos 40?

[]s,

POis é marcelo ... se vc olhar pelo odometro que coloquei nas informações do carro em dezembro de 2005 ela ja estava com 65000km, ou seja, o tal recall foi feito antes so não sei a data exata, mas hj a tarde qdo eu falar com ele eu pergunto sobre isso.

Se for dessa forma que a Mit ta falando sobre o carro dele, esse Recall ja estava sendo feito desde 2005. To vendo que essa historia vai dar pano pra manga. Até descobrir quem ta falando a verdade vai dar uma dor d cabeça para ele daquelas.

Pequeno jr
28/11/2006, 11:29
Mais uma coisa,

A Embreagem ele não vai mexer agora. Vai resolver essa questão do motor e depois vai levar o carro para goiania para saber o que foi feito e tentar brigar la com eles.

Jorge T
28/11/2006, 11:48
Pequeno e Marcello, aqui no Rio são 6 (contando com a de Niteroi).

Eu gosto do atendimento da Mit Rio-Recreio(sempre fui bem atendido) e da Inter San-São Cristóvão, apesar de fazer um polimento ruim, refizeram o serviço e foram muito atenciosos. Inclusive pegam/entregam o carro no trabalho.
Qto. ao preço sugerido, nas 4 revisões negociei abaixo da tabela. Eu inclusive recebo essa tabela periodicamente pelo correio na minha casa.

Abs,
Jorge T.

Marcello Ladeira
28/11/2006, 12:14
Comprovado Jorge, lei da orferta e procura... putz... 6 concessionárias... isso é o paraíso... na próxima revisão vou te visitar no Rio... heheheh

Pequeno em Dez/2005 meu carro fez a revisão dos 30mkm na concessionária... ele estava com 20mkm e portanto tava fazendo a revisão por tempo. Nesta época não foi feito o recall, portanto não me parece que esta orientação seja tão antiga assim não. Tá parecendo blá blá blá de concessionária.

Será que a Mit não fornece esta informação não?

[]s,

RezendeDF
28/11/2006, 14:55
Alguém com $$$$ se abilita a abrir outra concessionária em Brasília?
rsrsrsrsrsrs

O pior de tudo é que o dono da concecionária daqui é o presidente dos distribuidores/revendedores da marca Mit.

Acho que vou fazer minhas revisões em Goiânia ou Bel Zonte.
Sei não.

Jorge T
28/11/2006, 15:44
Comprovado Jorge, lei da orferta e procura... putz... 6 concessionárias... isso é o paraíso... na próxima revisão vou te visitar no Rio... heheheh

Pequeno em Dez/2005 meu carro fez a revisão dos 30mkm na concessionária... ele estava com 20mkm e portanto tava fazendo a revisão por tempo. Nesta época não foi feito o recall, portanto não me parece que esta orientação seja tão antiga assim não. Tá parecendo blá blá blá de concessionária.

Será que a Mit não fornece esta informação não?

[]s,

Marcello, será super bem vindo, mas deixa pra vir de Trip Totem pra gente aproveitar mais, ok ?

Abs,
Jorge T

Marcello Ladeira
28/11/2006, 19:52
Blz Jorge hehehehe.

ResendeDF ainda não está confirmado que as revisões em BH em preços legais como as que o Jorge tem feito no Rio não. Demorarei um pouco a ter esta confirmação.

[]s,

Pequeno jr
29/11/2006, 13:56
RezendeDF, se eu tivesse o teu telefone eu teria t ligado para tomar uma cervejinha ontem la no posto colorado comigo, o Jaime dono da L-200, e outros amigos .... vc iria morrer de rir dos “causos” dessas viagens que ele faz.

Galera,

Resultado do problema do motor.

Aparentemente, não tem nada de problema na parte debaixo do motor. O problema detectado na L-200 foi cabeçote. Além de ter queimado a junta, o cabeçote trincou, ou seja, só outro. O problema da vibração era nada mais, nada menos que a bomba de água que quase que travou.

Como a própria Nara Veículos avisou, a questão do Motor só poderia ser descoberta abrindo o motor, mas o caso da bomba de água estava muito na cara, pois havia uma marca muito clara que estava vazando água.

Com isso, o Dono da oficina que o carro está, indicou em se fazer pesquisas do cabeçote e da turbina em Goiânia. A turbina, em uma loja chamada Caracol Turbinas que é especializada na área, ele achou a turbina da L-200 Sport HPE por R$ 1500,00 e com garantia de 6 meses. O Cabeçote ficou em R$ 2200,00 e tbm com garantia de 6 meses. Aqui em Brasília o cabeçote ficou entre R$ 3.000,00 e R$ 3500,00 em ferros velhos e a turbina no único local que achou R$ 2000,00.

O dono da oficina achou o seguinte ao abrir o motor. Algumas concessionárias da Mit começaram nas Sport Hpe a fazerem uma mistura no aditivo na água do radiador na proporção de 80% produto e 20% de água, sendo que o fabricante do produto pede para no máximo utilizar a proporção de 60% produto e 40% água, para com isso evitar o aquecimento dos carros. Por um determinado tempo isso até que resolve, mas quem sofre são os outros componentes do motor, como por exemplo, a bomba de água. A bomba do carro do Jaime simplesmente tava roncando e quase travando, emitindo assim a tal vibração e estava muito deteriorada. O problema não acontece com o motor novo e sim, como no caso do carro dele, que já passou dos 100.000km. Como estava havendo esse vazamento na bomba, em algum momento da viagem o carro esquentou e ele não notou. Dizendo o Jaime, o ponteiro ficou o tempo inteiro na metade e apenas em alguns momentos ele subia pouca coisa, ele tirava um pouco o pé do acelerador, e o ponteiro voltava ao meio não sendo necessário em nenhum momento parar o carro para abaixar a temperatura. Por causa do ponteiro ele não entendeu como queimou essa junta e nem como surgiu essa trinca no cabeçote.

O problema da fumaça foi causado pelo cabeçote e bomba eletrônica que já está sendo feita à manutenção devida.

Comentário do Dono da Oficina com sua larga experiência em motores Diesel.

Os melhores Motores das L-200 são sem dúvidas os de 100cv como, por exemplo, o motor da Savana e o das L-200 GLS de 121cv. Esses motores “ele dá a cara a tapa para quem dizer alguma coisa sobre aquecimento”. De todos os carros que passam na oficina dele e nas oficinas ao lado, quase não se fala de problemas nesses carros e muito menos nos motores delas. Elas têm melhor consumo que as outras e o cambio caiu como luva ao motor. Sem contar que elas são o melhor custo/benefício. Até mesmo nas manutenções na autorizada a delas é mais em conta. “Alguém aqui tem esses veículos ???”

Nem mesmo o motor de 87cv ele não gosta por ser fraco d+ para o peso do carro, além do cambio curto, por isso que nesses carros quando se anda acima dos 130km/h por determinado tempo o ponteiro da temperatura vai subindo tbm. Explica-se ai o caso do carro do meu pai, quando andamos determinado tempo das formas que ele mencionou ou em subidas que andamos carregados. Agora, para quem utiliza esses carros para trabalho e sem precisar de velocidade, andando ai na casa dos 120km/h, e sabendo dosar o pé do acelerador esse motor vai longe.

O Caso das HPE simplesmente é um motorzão canhão num câmbio extremamente curto, causando assim regimes de rotações altíssimas, algo que nenhum motor diesel utilizado no Brasil foi desenvolvido e com a taxa de compressão no limite 21 para um motor Diesel. O caso das L-200 Sport HPE Automática é pior ainda, pois além do cambio curto de 4marchas, o motor fica o tempo inteiro num regime de rotação elevado. Até certo tempo atrás, ele disse que só apareciam casos de L-200 automáticas com problemas de aquecimento qdo eram exigidas no Off-Road ou outros raros casos, mas de um tempo para cá, até nos engarrafamentos no centro de Brasília ele já viu casos de aquecimento. Dizendo o camarada, L-200 Sport HPE Automática ele não indica nem para o pior inimigo, é tudo uma questão de tempo/Quilometragem para esse modelo começar a dar problemas.

As L-200 Sport HPE Manual ele diz se tivesse uma delas a primeira coisa que faria era mudar a relação de Pinhão e Coroa para deixar a L-200 com um cambio mais longo. Com isso, dois problemas seriam resolvidos de uma vez só, o provável aquecimento e também consumo, pois o motor ficaria mais livre e trabalhando numa faixa de rotação mais condizente com Diesel.
Dizendo ele, existem vários tipos de proprietários das L-200 Sport Hpe Manual, mas ele comentou de 4 tipos que são:
- O aventureiro trabalhador que a comprou devido a sua boa imagem no Off-road e o pratica nos finais de semana ou feriados e que troca de carro no máximo a cada 3 anos ou 100.000km,
- O com dinheiro que não deixa de trocar de carro a cada ano ou ano e meio, roda pouco e nunca colocou o carro nem numa pistinha de atalho de terra;
- O conservador com pouco dinheiro que não deixa de exigir conforto numa pick-up, motor forte, viaja nos finais de ano, mas que imagina esse veículo por um bom tempo em sua garagem, com aquela famosa fama de motor diesel que dura a vida inteira.
- O trabalhador que precisa de pick-up, roda demais com o carro, precisa de um carro robusto, andador, seguro e confortável.

Quem vai sofrer com os problemas da L-200 Sport Hpe será os últimos dois. O primeiro porque deve ficar com o carro por um bom e longo tempo e essa questão de aquecimento tem acontecido principalmente a partir dos 80.000km nas Manuais, e o segundo, que é o exemplo do Jaime, que roda demais com o carro, exige dele algumas vezes. Quando elas estão zeradas não existe problema neste tipo de carro, mas com o passar do tempo ou a manutenção que é feita no carro, a tendência é que apareçam mais problemas com o veículo.

Para ele, existem sim diferenças entre os motores da L-200 Sport HPE e as L-200 Sport Outdoor. A Mit não fala direito, mas ele acha que mexeram em sistema de arrefecimento e câmara de água do bloco do motor da Outdoor. Sobre o lance do recall branco, com o tempo de experiência que ele tem em motores, essa questão de trocar bronzinas não explica aquecimento e nem vai resolver. So vai dar ao motor uma sobrevida de mais um certo tempo até voltar os problemas mais sérios.

Mas com tudo isso que ele falou, ele teria sim uma L-200 Sport HPE desde que soubesse a procedência do carro e a Quilometragem do mesmo. So que ele iria fazer o que foi dito de trocar a relação do cambio. O Atual carro dele é uma F-250 Sprinter 6cc.

Pequeno jr
29/11/2006, 14:02
Antes que nego venha a Crucidar dizendo merda ai ... esta bem claro aonde ele diz que o carro é bom e ele acha que na OutDoor resolveram de vez o problema. Saberemos se resolveram mesmo quando elas começarem a chegar nos dos 50 a 80mil Kilometros.

Pequeno jr
29/11/2006, 14:04
Com isso tudo, o Jaime ja decidiu uma coisa ... vai ficar com o carro dele até o inicio do proximo ano, pois ele não pode ficar sem carro devido aos compromissos dele, e vai tentar pegar ou uma Savana (melhor preferência para ele) ou uma GLS nova.

[]'s

Marcello Ladeira
29/11/2006, 14:07
Ok Pequeno, bem esclarecedor seu relato, vlw...

Eu me encaixo no 1o. tipo de proprietário... meu carro mais rodado até hoje chegou a 85mKm, e pra mim já foi um suplício. Não é por isso que não devo me preocupar com este lance de superaquecimento, afinal, um dia precisarei que este carro tenha preço de revenda pra comprar outro.

Até que o preju pro seu amigo não foi exagerado demais não neh... ele vai vender o carro ou vai continuar com ele?

A solução para mudar a relação da L200 sem dúvida só traria benefícios, mas acho que a mesma não deve ser tão baratinha não.

[]s,

Pequeno jr
29/11/2006, 14:19
Ok Pequeno, bem esclarecedor seu relato, vlw...

Eu me encaixo no 1o. tipo de proprietário... meu carro mais rodado até hoje chegou a 85mKm, e pra mim já foi um suplício. Não é por isso que não devo me preocupar com este lance de superaquecimento, afinal, um dia precisarei que este carro tenha preço de revenda pra comprar outro.

Até que o preju pro seu amigo não foi exagerado demais não neh... ele vai vender o carro ou vai continuar com ele?

A solução para mudar a relação da L200 sem dúvida só traria benefícios, mas acho que a mesma não deve ser tão baratinha não.

[]s,

MArcelo ... não vai ficar o valor que a Concessionária tava pensando que era perto dos R$ 10.000,00. Vai sair perto da metade desse valor, contando peças, mão-de-obra e revisão da bomba.

Fora isso, ainda tem o lance da embreagem que ele vai tentar ganhar la em goiania na cotril.

Ele vai mudar de carro, mas vai na idéia do cara la da Loja, Ou seja, de preferência uma savana ou uma GLS, mas isso so ano que vem.

Pequeno jr
29/11/2006, 14:20
Ia me esquecendo, sobre a relação de cambio, diz o cara que algo em torno de R$ 1500,00 a R$ 2000,00 seria gasto para fazer isso. So vale a pena naquele caso de pessoas que ficam por um bom tempo com o carro.

Pequeno jr
29/11/2006, 21:18
[]s,

MArcellão,

Vim agora para casa pensando nisso... como não tenho muito $$$ acho que me encaixo no conservador sem grana + Que precisa do carro para o dia-a-dia e trabalho + viajante + aventureiro nas horas vagas. rs!!!

cincero g silva
01/12/2006, 18:41
rapaz o mecanico fechou a conta e passou a regua, saca tudo mesmo, mas essa concessionario que precisou abrir o motor pra descubrir ruidos foi de amargar, porque isso aconteceu comigo a bomba dagua foi pro saco e danou a trepidar, cheguei em casa abri o cape acelerei devagar ate o ruido aparecer, e caça aqui e ali e descobri a danada trepidando troquei e ficou uma beleza

Pequeno jr
01/12/2006, 21:18
rapaz o mecanico fechou a conta e passou a regua, saca tudo mesmo, mas essa concessionario que precisou abrir o motor pra descubrir ruidos foi de amargar, porque isso aconteceu comigo a bomba dagua foi pro saco e danou a trepidar, cheguei em casa abri o cape acelerei devagar ate o ruido aparecer, e caça aqui e ali e descobri a danada trepidando troquei e ficou uma beleza

COncessionária hoje é uma mina de dinheiro. Além da margem de lucro que eles ganham na venda de carros zero e semi-novos, ainda tem a grana que eles ganham com a Manutenção períodica dos carros, que não é pouco e também a venda de peças.

So para vc ter idéia, concessionária que eu conheço da Hora de trabalho mais barata é R$ 74,00 (olhando assim, tem mecânico ganhando muito mais que alguns de nós aqui).

A diferença no caso dessa L-200, para efetuar talvez o mesmo trabalho, ficou em R$ 5.000,00 sem abrir o motor. Se dúvidar, se ele fizesse o serviço na Nara Veículos poderia até ficar mais caro.

RezendeDF
03/12/2006, 18:00
Salve rapazeada.

Hoje foi a 4a. vez que abasteci minha Outdoor HPE. Tá com 1739km.
A média de consumo já melhorou, para os detratores da L200. A medição feita hoje foi de 9,02km/l.

Claro que ainda tá longe de ser o ideal, mais tem gente dizendo que o carro faz menos de 7km/l.

Aí é sacanagem. Não adianta dizer que sou roda presa ou coisa parecida. Essa média obtive com pelo menos 60% do tempo com o ar ligado, andando em cidade, estrada e até indo pra roça com o 4x4 ligado na terra. (região da fercal). Com relação a velocidade; aqui em Brasília temos que respeitar os limites impostos pelo DETRAN daqui. Tem pardal espalhado pra todo lado. Mais quando andei por estradas desenvolvi velocidades de até 160km/h.
Última edição por RezendeDF : Hoje às 16:56.

Marcello Ladeira
04/12/2006, 07:52
Resende seu consumo realmente é muito bom mas nao nos esqueçamos que vc está no Planauto Central. Aí meu amigo é consumo de estrada nosso aqui.

Como meu carro faz 7.5 km/l na cidade (50% com arcond) e 9.5 km/l na estrada, considero que sua média está compatível com a nossa aqui. Com o amaciamento acredito que vc atinja nossos 9.5 km/l... se passar disso nos conte seu segredo.

A Sport HPE Auto não passa de 5.5 km/l na cidade, não sei quanto ela dá na estrada.

[]'s,

RezendeDF
04/12/2006, 17:14
Resende seu consumo realmente é muito bom mas nao nos esqueçamos que vc está no Planauto Central. Aí meu amigo é consumo de estrada nosso aqui.

Como meu carro faz 7.5 km/l na cidade (50% com arcond) e 9.5 km/l na estrada, considero que sua média está compatível com a nossa aqui. Com o amaciamento acredito que vc atinja nossos 9.5 km/l... se passar disso nos conte seu segredo.

A Sport HPE Auto não passa de 5.5 km/l na cidade, não sei quanto ela dá na estrada.

[]'s,

Concordo em parte com você Marcelo.
Realmente Brasília tem muitos lugares planos. Eu particularmente moro em um condomínio de Sobradinho que é a única cidade serrana aqui na nossa região. Além do mais, essa média inclusive foi obtida rebocando às vezes uma carretinha que deve pesar pelo menos uns 400kg, fora a bagulheira que vai dentro dela claro. Também em estrada de chão. Não se esqueça, só faço média geral, ou seja: estrada, terra, asfalto, cidade, carregado, etc.

Com relação a algum segredo não sei te dizer. Talvez seja a qualidade do diesel, aqui em Brasília tem muita fiscalização com relação a isso e também só abasteço em postos de camioneiros.

Pequeno jr
15/12/2006, 09:52
Senhores que acompanharam,

Após o serviço executado na L200 Sport HPE, o Jaime foi para Goiânia resolver aquela tal briga da embreagem da GLS num veículo Sport HPE com a Cotril. Não so ele resolveu o problema como ja saiu com outro veículo Semi-Novo e ainda com Dinheiro no Bolso. Rs!

Ele deixou a L200 Sport HPE dele por R$ 70.000,00 e Pegou uma Savana 2004/2004 com Ar, Todos os equipamentos que vem na savana, guincho elétrico, vidro e trava com 46.000 km/Rodados por R$ 64.500,00. Pelo menos pagou o prejuizo que ele teve no motor e ainda sobrou.

Marcello Ladeira
15/12/2006, 15:30
Bonito o carro dele neh pequeno... porque vc não embala e pega uma assim também.

Mas conta ai... ele teve de brigar muito la?

[]s,

Pequeno jr
18/12/2006, 18:53
Bonito o carro dele neh pequeno... porque vc não embala e pega uma assim também.

Mas conta ai... ele teve de brigar muito la?

[]s,

Marcelo, Ele so precisou falar o problema e o que ele tinha pensado em relação da troca dos carros que a concessionária aceitou tudo. Ele não brigou nada. Simplesmente ele ficou de cara com o atendimento do pessoal da Cotril.

SObre a eu ficar com uma dessas, primeiro que atualmente to mais quebrado que arroz de quinta categoria, so a partir de fevereiro é q deve voltar a entrar dinheiro na empresa e segundo, meu uso é, em diversas vezes, com a minha família. Como meu pai tem uma GL 2004, ja tivemos a experiência de viajar com ela e sabemos que não da para viajar todo mundo junto com conforto na L-200, dai a melhor opção hj é a ranger para nós. As vezes viajamos 5 adultos. Imagina como é isso dentro de uma L-200 por uns 1000km. Chegamos completamente com a coluna arrebentada.

RABUGENTO
12/01/2007, 08:39

Abs,
Jorge T

Aconteceu comigo aqui em Campinas-SP. Revisão da Ranger 20000km. Pediram um preço e "sisqueceram" que havia uma "promoção" da Ford que aparecia na internet. Como sou rabugento e fuço tudo, quando apresentaram a conta eu olhei para o recepcionista e disse: Está errado! Nada mais, nada menos que R$350,00 de diferença. Um incauato teria pago o que eles pediram. Muita sacanagem. Depois reclamam que quando o veículo sai da garantia ninguém mais aparece em concessionária. E muitas vezes eles mesmo vão buscar peças no mercado paralelo... Concessionária parece golpe de Igreja :)

Marcello Ladeira
12/01/2007, 09:56
No caso da Mit são preços Sugeridos, o que significa que a fábrica "lava as mãos". O problema é que quem olha na Internet acha que isso deve ser tipo o preço máximo, ou então que ele conseguira aqueles preços. Aqui em BH posso dizer que aquilo eh bem fora da realidade.

[]'s,

Pedro Freitas
12/01/2007, 10:24
Aqui em BH posso dizer que aquilo eh bem fora da realidade.

e bota fora da realidade nisso..

[]'s

FernandJos
28/01/2007, 19:17
Amigos
Estou buscando informações sobre a L200, pois tenho uma Sport HPE 04 câmbio manual, em vista p/ compra. Na leitura deste tópico aprendi bastante e já tô bem mais animado para a compra.
Mas, com relação ao relato do mecânico (postado em 11/06) que resolveu o problema da bomba dágua, etc, me chamou a atenção o trecho abaixo:
"O caso das L-200 Sport HPE Automática é pior ainda, pois além do cambio curto de 4marchas, o motor fica o tempo inteiro num regime de rotação elevado."
Olhei o site da Mit, na Ficha Técnica da L200 Outdoor, todas as relações do câmbio automático são mais longas que as do manual... p/ex: a 3.ª da auto, tem a mesma relação da 4.ª da manual. Pode ser que as relações tenham sido alteradas no modelo 07... Vocês que já são sortudos proprietários, podem conferir nos seus manuais.
Qualquer dica para este futuro proprietário será muito bem vinda.
Abração e obrigado, desde já.
Fernando.
Curitiba-PR.

AKPG
28/01/2007, 19:59
Amigos
Estou buscando informações sobre a L200, pois tenho uma Sport HPE 04 câmbio manual, em vista p/ compra. Na leitura deste tópico aprendi bastante e já tô bem mais animado para a compra.
Mas, com relação ao relato do mecânico (postado em 11/06) que resolveu o problema da bomba dágua, etc, me chamou a atenção o trecho abaixo:
"O caso das L-200 Sport HPE Automática é pior ainda, pois além do cambio curto de 4marchas, o motor fica o tempo inteiro num regime de rotação elevado."
Olhei o site da Mit, na Ficha Técnica da L200 Outdoor, todas as relações do câmbio automático são mais longas que as do manual... p/ex: a 3.ª da auto, tem a mesma relação da 4.ª da manual. Pode ser que as relações tenham sido alteradas no modelo 07... Vocês que já são sortudos proprietários, podem conferir nos seus manuais.
Fernando.
Curitiba-PR.
Fernando,
Dá uma lida neste tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=18697
Ele está gigante, mas vc conseguirá ter muitas opiniões que poderão te ajudar a decidir sobre o carro.
Vc verá também que os maiores problemas de aquecimento estão nas AT (como a minha!!!).

Um abraço,

Marcello Ladeira
28/01/2007, 23:04
Fernando estas relações nunca foram alteradas não.

As L200 Sport/Outdoor realmente tem a relação de marchas bem curta, na Manual é ainda mais curto. No mais é um carro que atende a todas as minhas expectativas sendo por mim utilizado em trilhas leves e médias.

Cuidado com as manutenções em concessionárias pois são extremante salgada$. Verifique se este veículo que vc está comprando já passou pelo Recall Branco das Bronzinas... Tem um tópico aqui sobre isso.

Existem vários outros tópicos aqui sobre L200, leia bem eles antes de se decidir pela compra. Pois a L200 tem um visual bem legal, o motor é bem silencioso e ela é bastante robusta para trilhas - particularmente acho que é a pickup mais indicada para isso - mas perde em espaço traseiro e consumo em relação a outras opções do mercado.

[]'s,

freitasjr
29/01/2007, 01:09
Amigos
Estou buscando informações sobre a L200, pois tenho uma Sport HPE 04 câmbio manual, em vista p/ compra...

...com relação ao relato do mecânico (postado em 11/06) que resolveu o problema da bomba dágua, etc, me chamou a atenção o trecho abaixo:
Olhei o site da Mit, na Ficha Técnica da L200 Outdoor, todas as relações do câmbio automático são mais longas que as do manual... p/ex: a 3.ª da auto, tem a mesma relação da 4.ª da manual. Pode ser que as relações tenham sido alteradas no modelo 07... Vocês que já são sortudos proprietários, podem conferir nos seus manuais...

Fernando, vc estar certo, quem falou que as L200 AT tem relação de câmbio curto se confundiu, é exatamente o contrário, as automáticas possuem as relações de câmbio bem lonhas, mais inclusive que as Pajero Sport AT.

No entanto, prefira as L200 de câmbio mecânico, pois a maioria das AT, tem apresentado problemas de aquecimento do motor.

E atenção ao que o "Marcello Ladeira" disse, em checar se essa Sport Hpe que vc estar em vista passou pelo Recall das bronzinas :concordo:

Um abraço, e boa sorte na aquisição da sua nova picape; atenciosamente, Francisco de Freitas...

edubelem
29/01/2007, 08:43
Fernando, vc estar certo, quem falou que as L200 AT tem relação de câmbio curto se confundiu, é exatamente o contrário, as automáticas possuem as relações de câmbio bem lonhas, mais inclusive que as Pajero Sport AT.

No entanto, prefira as L200 de câmbio mecânico, pois a maioria das AT, tem apresentado problemas de aquecimento do motor.

E atenção ao que o "Marcello Ladeira" disse, em checar se essa Sport Hpe que vc estar em vista passou pelo Recall das bronzinas :concordo:

Um abraço, e boa sorte na aquisição da sua nova picape; atenciosamente, Francisco de Freitas...

Francisco, devido ao conversor de torque, me falaram que anda sempre acima de 2000rpm, talvez seja em relação a isso que estão se referindo.

freitasjr
29/01/2007, 19:59
Francisco, devido ao conversor de torque, me falaram que anda sempre acima de 2000rpm, talvez seja em relação a isso que estão se referindo.

Olá Edubelem, possa ser que o conversor de torque ou outro equipamento(como a central que controla o câmbio) deixe-o em certos momentos indecisos fazendo encaixar uma marcha "errada" elevando assim o giro do carro.

P/ se ter uma idéia, a Pajero Sport AT possui uma relação de marchas mais curta do que a L200 AT, porém a 70 km/h o conta-giros estar a 1600 rpm.
Então o escalonamento das marchas da L200 AT é longo, o que faz com que o giro seja alto, é outro fator. Mas entendi a idéia(do conv. torque) que vc quiz dizer. :concordo:

Abraços, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Gugu7
05/05/2008, 10:08
Galera,

Em especial aos amigos das Japonesas.

Um amigo nosso aqui de Brasília chegou de viajem quinta-feira (23/11) e o carro dele voltou apresentando os seguintes problemas.

Carro:
L-200 SPORT HPE 2003/2004 Automática:
Quilometragem Atual: Aproximadamente 108.000KM
Quilometragem quando comprou o carro: 65.000KM (Aproximado)
Carro comprado na Cotril Concessionária Mitsubshi de Goiânia 21/12/2005

- Suspensão Traseira: O carro voltou ...

... ele me ligou agora na hora do almoço dizendo o que estava ocorrendo com o carro. Ele deixou a viatura lá na concessionária Nara Veículos aqui de Brasília para verificarem o que esta ocorrendo com esses problemas e fazerem um orçamento.

Suspensão: A Nara informou que será necessário trocar o feixe traseiro. Eu questionei se não seria melhor levar a um posto de molas que existem nas estradas.

Embreagem: A Nara informou que a Cotril realizou um procedimento errado, pois existem diferenças entre as embreagens da GLS e Sport HPE.

Turbina: A Nara falou que so outra....
... Pergunto aos amigos:

- O que vcs acham? Alguém já passou por isso?

- Alguém sabe aqui o Fabricante e Modelo da Turbina da L-200 Sport HPE?? Acho q poderemos cotar fora da concessionária e achar mais barata.

PEQUENO por aqui carro saiu da garantia o dono foge das autorizadas.
Por que ele não procura oficinas com credibilidade que garanto que vai se dá bem melhor.

Quanto ao que vc fala no seu texto original sobre a embreagem está dura ele deve ver outros fatores. A minha GLS 2001 tem a embreagem super macia e um amigo que possui uma Outra GLS do mesmo ano, vc fica com problemas de joelho, e mesmo depois dele ter trocado o Kit por completo. :pensativo:

FlavioLouveira
05/05/2008, 11:08
Olá Edubelem, possa ser que o conversor de torque ou outro equipamento(como a central que controla o câmbio) deixe-o em certos momentos indecisos fazendo encaixar uma marcha "errada" elevando assim o giro do carro.

P/ se ter uma idéia, a Pajero Sport AT possui uma relação de marchas mais curta do que a L200 AT, porém a 70 km/h o conta-giros estar a 1600 rpm.
Então o escalonamento das marchas da L200 AT é longo, o que faz com que o giro seja alto, é outro fator. Mas entendi a idéia(do conv. torque) que vc quiz dizer. :concordo:

Abraços, atenciosamente, Francisco de Freitas...

acho que a 70 por hora na L200 auto tbem deva ser essa a rotação... nao me lembro, ....
só lembro que a 3mil esta a 140, nao sei pq desta eu lembro hehee:pensativo:

A.Tavora
18/05/2008, 16:25
Amigos
Fernando.
Curitiba-PR.

Fernando, comprou a máquina?

Abçs