Ver Versão Completa : Qual é o melhor guincho...
Xavier4x4
27/11/2006, 11:30
Amigos, qual é o melhor guincho dentre os elétricos? Qual é a melhor marca? Work, SuperWinch,Work, hipull, Mile Maker, etc? Estes guinchos constumam dar muito problema ou manutenção? É necessário uma bateria maior ou extra? Um abraço a todos
Nilsinho
27/11/2006, 11:50
Xavier,
O melhor eu naum sei te dizer, mas eu uso o HDW9000G e sem dúvida é muito, muito bom, já botamos pra "fritar" e ele nunca negou fogo, e leve-se em consideração que ele tem sempre q trabalhar por 2! (pq meu brother naum tem guincho) :concordo:
[]´s
Oi Xavier,
Não existe uma única resposta para sua pergunta.
O custo importa?
Ter assistencia tecnica no Brasil é importante?
Etc...
O com talvez mais nome é o Warn, mas não necessariamente ele é o melhor e tem um dos custos mais elevados no mercado tanto para a compra como em assistencia tecnica. Os problemas mais comuns são a queima de solenoides e da alavanca de trava. Os Warn acho que pelo preço poderiam ser mais resistentes.
Normalmente são os guinchos mais rápidos mas tem um consumo de energia elevado. Mas não deixa de ser um bom guincho, mas de preço salgado.
SuperWinch é uma marca boa, mas não tem assistencia tecnica oficial no Brasil. Acho que só isso já é fria.
Hipull é um bom guincho nacional, mas de preço muito alto. tem um bo desempenho, mas um consumo de energia monstruoso.
Fora que só um dos modelos (o mais caro) tem tamanho de cabo e furação de instação fora do padrão. O problema mais comum que tenho escutado é a quebra da alavanca de trava.
Work é nacional que tinha um preço bom, mas parece que esta num preço maior nos ultimos tempos. A qualidade vai encontrar quem goste muito e quem não queira saber. Os problemas com solenoide são frequentes. A vantagem sobre os anteriores é um menor consumo de energia, mas também é mais lento já que usa o motor eletrico mais fraco do mercado (2 Hp).
Mile Maker, eletrico até onde sei nos EUA é conhecido como um guincho abaixo dos outros. Mas é muito recente aqui para um maior conhecimento. Parece que tem um preço menores que os anteriores.
Tem o HDW. Pelo que sei é o de melhor preço do mercado. Tem uma linha ampla para diverços veiculos, mas normalmente o HDW 9000 G é o mais indicado para jipes. Tem o menor consumo de energia do mercado, bem resistente já que não tem problemas de solenoides como os outros. Tem assistencia em boa parte do Brasil só não tem muitas vezes um nome muito conhecido no mercado apesar de estar a bastante tempo no mercado. Já que a propaganda é mais feita no boca a boca.
Tem modelos mais rápidos, mas não tanto comos os Warns e Hipull.
Outra coisa é saber qual o seu veiculo para saber o melhor guincho de cada marca para ele.
Ai pode-se falar se é necassaria a troca de bateria ou não.
Normalmente nos HDW e Work nunca precisa de troca de bateria se ela estiver boa.
p.peleje
27/11/2006, 14:25
Apenas minha opinião: antes de ter um guincho, tenha um bom bloqueio 100%.
[]s
Peleje
Elmer_Jeep
27/11/2006, 16:02
[]s
A maioria diz o contrário...
[]'s
p.peleje
27/11/2006, 16:51
A maioria diz o contrário...
[]'s
Conheço gente que concorda comigo e gente que discorda.
Isso já foi discutido aqui no fórum inclusive.
O bloqueio ajuda vc a forçar menos todo o conjunto mecânico e seu limites aumentam e muito, com certeza lugares que vc passaria só com guincho ou com alguém te puxando, com bloqueio vc passa sozinho.
Agora pra esses lugares que só o bloqueio não adianta ai vc usa o guincho, ou alguém te puxa.
Em competições, usar o guincho perde pontos, portanto, mais uma vez o bloqueio ajudaria mais.
Guincho se vc usar seguidamente terá problemas, o bloqueio não.
POr isso, que pra mim (minha opinião), numa ordem de necessidades e prioridades, o bloqueio vem primeiro.
[]s
Peleje
RegisCandeia
27/11/2006, 20:20
Eu tenho um HiPull 8000 na Savana. No começo, achei que fosse um guincho pequeno, pois o pessoal do jipe clube daqui usa 9000, 12000 e até 12500 (da Warn, eu acho). Segundo a Mitsubishi, esse guincho foi desenvolvido especialmente para a Savana. Inclusive, no manual do guincho tem o logo da Mitsubishi, e foi instalado na concessionária. É um guincho pequeno, mas muito rápido, como disse o Wallace, o "homem guincho". O problema da potência a gente resolve com uma(s) boa(s) patesca. "Em tese", com apenas uma patesqueada a capacidade de tração dobra (no manual diz que aumenta 90%... os engenheiros que descubram onde foram parar os outros 10%) e o consumo de corrente diminui.
Prá falar a verdade, na primeira vez que usei não gostei justamente da velocidade. Muito rápido, pensei, significa pouca força... Por enquanto, o guincho está valendo o investimento. Já tirei vários carros e nunca fiquei na mão.
Bruno cf
27/11/2006, 20:50
Paleje o que tira você de um atoleiro que nem bloqueado passa??
a resposta vai ser o que tem que ser o 1ª coisa...
e não adiantar amigos puxar, porque o jipe é seu..e os outros não tem que ficar estourando o jipe pra puxar você...essa é minha opinião...
ja sobre o topico eu sou muito mais o guincho mecanico da Ekron, mais como Xavier fala sobre os eletrico, eu prefiro os Warn
Sergio Rocha
27/11/2006, 20:53
Guincho de maneira geral, não tem melhor nem pior tem o que melhor se adapta as suas nescessidades, seja mecanico ou eletrico.
[]´
leovalle
27/11/2006, 22:41
[]s
Peleje
Concordo.
As trilhas pesadas provam isso. Muitas vezes precisa usar o guincho pq não conseguiu passar pq não usa bloqueio.
Se tiver bloqueio e um pneu 100%, dificilmente vai ter que usar guincho.
Conheço gente que concorda comigo e gente que discorda.
Isso já foi discutido aqui no fórum inclusive.
O bloqueio ajuda vc a forçar menos todo o conjunto mecânico e seu limites aumentam e muito, com certeza lugares que vc passaria só com guincho ou com alguém te puxando, com bloqueio vc passa sozinho.
Agora pra esses lugares que só o bloqueio não adianta ai vc usa o guincho, ou alguém te puxa.
Em competições, usar o guincho perde pontos, portanto, mais uma vez o bloqueio ajudaria mais.
Guincho se vc usar seguidamente terá problemas, o bloqueio não.
POr isso, que pra mim (minha opinião), numa ordem de necessidades e prioridades, o bloqueio vem primeiro.
[]s
PelejeO ideal seria ter os dois, mas ter o guincho é mais importante que ter o boqueio, isso porque com o bloqueio voce pode se colocar numa encrenca maior que faria sem, ai vai precisar do guincho para se safar da encrenca.
Então o guincho deveria ser a sugunda coisa a ser instalada, logo depois das proteções.
Isso porque o guincho vai ser o mesmo sempre, mesmo se modificar muito o veiculo.
Pneus, suspensões e bloqueios devem ser feitos depois, só pena de fazer o mesmo gasto mais de uma vez, já que pode depois achar que quer pneus maiores ou mais ou menos agresivos. Pode querer mudar a suspensão.
E mesmo o bloqueio pode dança se resolver trocar de eixos ou memso que precisa de outro tipo de bloqueio.
Já que muitas destas coisas só se descobre depois de um tempo que se faz off-road.
Eu tenho um HiPull 8000 na Savana. No começo, achei que fosse um guincho pequeno, pois o pessoal do jipe clube daqui usa 9000, 12000 e até 12500 (da Warn, eu acho). Segundo a Mitsubishi, esse guincho foi desenvolvido especialmente para a Savana. Inclusive, no manual do guincho tem o logo da Mitsubishi, e foi instalado na concessionária. É um guincho pequeno, mas muito rápido, como disse o Wallace, o "homem guincho". O problema da potência a gente resolve com uma(s) boa(s) patesca. "Em tese", com apenas uma patesqueada a capacidade de tração dobra (no manual diz que aumenta 90%... os engenheiros que descubram onde foram parar os outros 10%) e o consumo de corrente diminui.
Prá falar a verdade, na primeira vez que usei não gostei justamente da velocidade. Muito rápido, pensei, significa pouca força... Por enquanto, o guincho está valendo o investimento. Já tirei vários carros e nunca fiquei na mão.
Não foi desenvolvido para a Savana, a Hipull já tinha ele na linha.
Provavelmente foi a melhor opção por ser o de menor custo da linha Hipull.
O guincho é menor na largura, mas é maior que a maioria na profundidade e na altura.
A patesca em linha reta não dobra a força em 100% pois sempre se tem perdas mecanicas como em todas as maquinas, mesmo as mais simples como uma roldana.
Rapido significa muitas vezes muito consumo de energia, como é o caso.
Mas um 8000 mil libras é adequado sim para a L-200, mas não se ela estiver num fora de estrada mais pesado e com carga, mas ai como voce falou basta usar a patesca, mas ai alguns guinchos como grande parte dos Hipull não são os mais indicados para isso pois tem menos cabo no tambor.
Onde o normal é ter uns 30 metros de cabo alguns Hipull tem somente 17 metros e alguns 25 metros.
O que acontece no mercado é que o pessoal exagera no guincho pois tem um 12 mil no mercado que não pode tracionar 12 mil nunca já que usa cabo de menor diametro que alguns 9000 e menos que um 11 mil da propria marca.
Assim alguns vem um 12.000 que não da conta do recado e acham que precisam no minimo de um 12 mil se não mais, quando se bobear um 9000 de outra marca faria o serviço sem problemas.
Concordo.
As trilhas pesadas provam isso. Muitas vezes precisa usar o guincho pq não conseguiu passar pq não usa bloqueio.
Se tiver bloqueio e um pneu 100%, dificilmente vai ter que usar guincho.Engraçado que nas provas de Trial mesmo com pneus agresivos e com bloqueios nos dois eixos acabam usando o guincho (mesmo voce) para conseguir superar alguns obstaculos onde o conjunto pneu e bloqueio não resolveu rs rs
Nilsinho
28/11/2006, 14:09
All,
Vamos pensar de forma simples:
1) Se vc "enrosca" "bloqueado", um guincho resolve seu problema (tira vc do buraco).
2) Se vc "enrosca" e o guincho não tira vc, um bloqueio NUNCA, vai te tirar e basicamente vc se fu....
Falo por experiência própria !
[]s´
Com guincho e bloqueio !
TRARBACH
28/11/2006, 15:54
Aproveitando vossas respostas e o tópico,gostaria de saber sobre guinchos mecânicos manuais.
Não faço e não pretendo participar de trilhas,apenas passeios,entretanto,possa ficar tentado à querer passar em algum areialzinho na praia,ou alguma laminha extra em uma estrada de terra,e em vez de tirar onda,a onda me tirar,assim pergunto se um "tiffor","talha",etc,com carga adequadamente dimensionada,e qual seria?é realmente eficiente,como ferramenta para levar no CJ,pois um guincho ainda não me pertence.
O CJ é BF161, 3 marchas, 255/75/15, 1965(provavel relação 43/oito), sem bloqueios,não conheço os limites desta configuração,e tenho medo de ficar descobrindo.
Obrigado
Janilson
p.peleje
28/11/2006, 17:02
Aproveitando vossas respostas e o tópico,gostaria de saber sobre guinchos mecânicos manuais.
Não faço e não pretendo participar de trilhas,apenas passeios,entretanto,possa ficar tentado à querer passar em algum areialzinho na praia,ou alguma laminha extra em uma estrada de terra,e em vez de tirar onda,a onda me tirar,assim pergunto se um "tiffor","talha",etc,com carga adequadamente dimensionada,e qual seria?é realmente eficiente,como ferramenta para levar no CJ,pois um guincho ainda não me pertence.
O CJ é BF161, 3 marchas, 255/75/15, 1965(provavel relação 43/oito), sem bloqueios,não conheço os limites desta configuração,e tenho medo de ficar descobrindo.
Obrigado
Janilson
hehehe:mrgreen:
eu tenho um tiffor, já me ajudou uma vez.
[]s
Peleje
leovalle
28/11/2006, 17:09
O ideal seria ter os dois, mas ter o guincho é mais importante que ter o boqueio, isso porque com o bloqueio voce pode se colocar numa encrenca maior que faria sem, ai vai precisar do guincho para se safar da encrenca.
Isso é muito pessoal. Em BH a maioria que faz tem bloqueio e não tem guincho e aqui não tem muita brincadeira não, o bicho pega mesmo.
Então o guincho deveria ser a sugunda coisa a ser instalada, logo depois das proteções. discordo. Com uma suspensão otimizada, se diminui a necessidade de utilização de guincho.
Isso porque o guincho vai ser o mesmo sempre, mesmo se modificar muito o veiculo. discordo. se a preparação aumentar o peso do carro, pode ser necesário um guincho de maior carga.
Pneus, suspensões e bloqueios devem ser feitos depois, só pena de fazer o mesmo gasto mais de uma vez, já que pode depois achar que quer pneus maiores ou mais ou menos agresivos. Pode querer mudar a suspensão.
discordo. Vencí 2 Endurance Tial sem ter guincho no carro. Optei na época por investir em suspensão e bloqueio e as suspensões foram projetadas pra receber pneu de até 40".
E mesmo o bloqueio pode dança se resolver trocar de eixos ou memso que precisa de outro tipo de bloqueio. isso pode ser verdade pros eixos mais fracos. Eixos Dana 44 não precisam de alteração de bloqueio para por exemplo pneus até 40" (me refiro ao da ENSIMEC)
Já que muitas destas coisas só se descobre depois de um tempo que se faz off-road.Isso. Posta umas fotos suas aí fazendo trilhas pesadas e mostra toda sa sua experí :concordo:
Engraçado que nas provas de Trial mesmo com pneus agresivos e com bloqueios nos dois eixos acabam usando o guincho (mesmo voce) para conseguir superar alguns obstaculos onde o conjunto pneu e bloqueio não resolveu rs rsIsso foi uma tentativa de ser engraçado? Tenta de novo :parede:
Na prova de Jaguariúna apenas 1 obstáculo foi necessário usar guincho. Se os carros não fossem bloqueados, seria necessário se usar em todos. :concordo:
Vamos pensar de forma simples:
1) Se vc "enrosca" "bloqueado", um guincho resolve seu problema (tira vc do buraco).
2) Se vc "enrosca" e o guincho não tira vc, um bloqueio NUNCA, vai te tirar e basicamente vc se fu....
Concordo em parte. Pense mais simples ainda.
1) se tiver guincho e não tiver bloqueio 100%, vc terá que usar SEMPRE o guincho
2) Se tiver bloqueio 100% e não tiver guincho, vc vai precisar de guincho, mas RARAMENTE.
Quando estava nessa situação, tinha um tifor que resolvia meu problema, sem falar que trilha não se faz sozinho e a ajuda do companheiro conta nessas situações.
Nilsinho
28/11/2006, 17:56
Leo,
Com todo respeito, quem sou eu (di verdade mesmo) para discutir com vc, sua otica tem razão, mas acho que estamos discutindo prioridades para o veículo de nosso uso sem depender de companheiros, mesmo pq fiz trilhas 2 anos sendo "arrastado" pelos outros e dessa forma não precisava nem de guincho nem de bloqueio.
PS: Por me considerar: sem experiencia:oops:, sem dinheiro:oops: e sem carro bom:oops:, vou me retirar da discussão e ficar em cima do muro!:|
[]´s
leovalle
28/11/2006, 19:45
Leo,
Com todo respeito, quem sou eu (di verdade mesmo) para discutir com vc, sua otica tem razão, mas acho que estamos discutindo prioridades para o veículo de nosso uso sem depender de companheiros, mesmo pq fiz trilhas 2 anos sendo "arrastado" pelos outros e dessa forma não precisava nem de guincho nem de bloqueio.
Te digo o seguinte, se vai fazer trilha leve, bloqueio e guincho é desnecessário. Se vai pegar mais pesado, cuidado pra não virar o mala que toda hora tem que ser guinchado ou usar guincho.
Não se esquecam de um grande detalhe, pra usar guincho tem que ter ponto de ancoragem:
- uma árvore (não se esqueça de só fazê-lo passando uma cinta no tronco), pedra grande ou ponto na trilha que quase sempre não existe;
- outro carro;
- uma âncora de solo.
Se não tiver, o guincho é uma bela peça de enfeite.
Sergio Rocha
28/11/2006, 20:01
Sem a menor´dúvida é muito mais legal vencer um obstáculo com o bl do que ficar usando o guincho.
Tenho guincho a um ano e NUNCA usei pra me tirar de enrosco.Já o Bl trabalha em todas as trilhas.
[]´
p.peleje
28/11/2006, 22:17
Sem a menor´dúvida é muito mais legal vencer um obstáculo com o bl do que ficar usando o guincho.
Tenho guincho a um ano e NUNCA usei pra me tirar de enrosco.Já o Bl trabalha em todas as trilhas.
[]´
pois é....e tem gente que diz que é o contrário....mas não se dá conta da realidade
pcervieri
28/11/2006, 22:23
Vou concordar com o Sergio e com o p.peleje.
Acho o bloqueio bem mais importante que o guincho, so estou esperando o pessoal do forum testa os dois (bloqueio inteligente kaiser e macrotorque) pra mim saber qual vou instalar na viatura.
O guincho vem depois.
depois = quando terminar de pagar os bloqueios.
Com relacao ao melhor dos eletricos, sou meio suspeito pra falar, mas quando comprar o meu vai ser warn com certeza.
Tenho um amigo, ex-jipeiro (virou motoqueiro, que tristeza) que tem uma pata choca com motor a diesel e pneus 900, ele usou por um bom tempo o xd9000i da warn e nunca teve problema, e olha que o guincho era desproporcional ao peso do jeep.
[]'s bloqueados primeiro e depois guinchados.
Rodrigouffrj
29/11/2006, 07:40
Amigos, to pensando em um dos 9.5 da Warn, seja ti, xp ou si (acho que são bem parecidos o xp que é um pouco diferente, me disseram que ele é mais para competição). Ou o Work 11000. Será que eles dão conta de um CJ bem pesado? Um abraço
RegisCandeia
29/11/2006, 10:05
Onde o normal é ter uns 30 metros de cabo alguns Hipull tem somente 17 metros e alguns 25 metros.
O que acontece no mercado é que o pessoal exagera no guincho pois tem um 12 mil no mercado que não pode tracionar 12 mil nunca já que usa cabo de menor diametro que alguns 9000 e menos que um 11 mil da propria marca.
Assim alguns vem um 12.000 que não da conta do recado e acham que precisam no minimo de um 12 mil se não mais, quando se bobear um 9000 de outra marca faria o serviço sem problemas.
Eu não disse que era o "homem guincho"???
rafaelsouza
29/11/2006, 13:05
Amigos, to pensando em um dos 9.5 da Warn, seja ti, xp ou si (acho que são bem parecidos o xp que é um pouco diferente, me disseram que ele é mais para competição). Ou o Work 11000. Será que eles dão conta de um CJ bem pesado? Um abraço
Rodigo, qualquer um dos 3 modelos que vc citou aguenta um CJ tranquilo
[],s
Rafael Souza
Carlos Alberto da Silva
29/11/2006, 23:23
concordo com o p.peleje primeiro o bloqueio, e por ser mais divertido tranpor os obstaculos se a ajuda do quicho
Pessoal, dá para colocar guincho no pará-choque original de um Wrangler 2012 ?
A discussão sobre guincho ou bloqueio ta acirrada... hehehehe
Eu prefiro o bloqueio... tenho guincho elétrico no meu jeep, um Ramsey 8000... pra ter idéia de o quanto ele é importante e me ajuda... ele esta desligado, está lá pra bonito... kkkkk
Por aqui o guincho é importante se você for fazer trilha sozinho...
Geralmente nas trilhas o pessoal tem nojo da lerdeza do guincho elétrico, pode ser o mais caro e melhor do mundo... o cara do jeep da frente nem vai deixar você usar... ele engata a corda e te puxa fora... antes de você pensar em ligar o controle no guincho...
Já o bloqueio, com e sem... tem muita diferença...
Mas como o tópico é sobre bloqueio... esse que tenho da Ramsey, usei várias vezes, tenho ele a uns 11 anos... até hoje não deu problema algum, esta funcionando, só que não perco mais tempo usando ele... ou melhor nem me deixam usar...por isso esta desligado... hehehehe
Pra ter idéia uma vez puxei uma bandeirante apagada de dentro duma valeta... e o guincho é de 8000 lbs...
estou instalando um Ekron ek35 12.000bls mecânico no meu jeep defender 110, funciona até com uma manivela se apagar tudo. Guincho sempre é bem vindo como acessório de segurança. Estando em viagens, trilhas, expedições... Hoje existem elétricos conhecidos e que não precisam provar mais nada na questão de eficiência ... Existem os elétricos chineses cujo preço chega a ser tentador porém não usei e não sei se presta! E os indestrutíveis mecânicos que vem sendo usados pelas forças armadas desde sempre não é difícil ver um bem antigo ainda em pleno funcionamento ... desde que o motor não pare!
Qual é melhor??? Vai do uso que pretende fazer.
Sendo bem pontual ao título do tópico antiguinhooooo de qual o MELHOR guincho
Elétrico = qualquer um da Warn (não a sub marca Tabor)
Mecânico = Ekron
georgevalle
21/05/2013, 08:20
O meu irmão tem um work 12.000 na rural dele e eu tenho um ekron mecânico na minha, ambos são muito robustos o work tem a vantagem de ser nacional e muito forte mas é elétrico (com seus prós e contras) já trabalhamos com os dois para resgatar outra rural (virada e a estrada era numa encosta) mas para apoio em trilhas não tem melhor que o mecânico pois enquanto tiver combustível está puxando sem problema de esquentar o motorzinho do guincho ou sobrecarregar alternador, sem contar com a velocidade de recolher o cabo e a praticidade em soltar, sem sombra de dúvida se pode ($$$) compre um mecânico da ekron.
Se vai pegar mais pesado, cuidado pra não virar o mala que toda hora tem que ser guinchado ou usar guincho.
O pessoal (Jeepeiros) aqui gostam mais da companhia, independente se vai agarrar ou não. Todos ajudam e não se importam se alguém menos preparado, iniciante e menos equipado agarra.
xibiu!!!
06/03/2014, 22:30
Olá amigos.
Aproveitando o tópico aberto sobre guinchos,pergunto aos amigos se alguém teria um modelo ou as medidas construtivas exatas originais desse suporte guia de cabo de guincho.Ele é bem simples , mas não sei dos detalhes do rolete , se usa rolamentos ou buchas , e as medidas (diâmetro e altura dos roletes , bitola da chapa , etc.)
Estou querendo instalar um guincho mecânico Ramsey e pelo que pesquisei , um dos modelos de guia de cabo original de época , do modelo que quero instalar é o das fotos.
Agradeço a ajuda;
abç;
Valmir.
453849453850453851453852
O tópico é bem antigo, mas ajuda quem como eu está pesquisando uma opção de guincho para o carro. Hoje, a "dúvida" com relação aos elétricos, ainda existe? Ou já é coisa do passado e podemos considerá-los tão confiáveis quanto os mecânicos?
Elmer_Jeep
19/08/2019, 11:37
O tópico é bem antigo, mas ajuda quem como eu está pesquisando uma opção de guincho para o carro. Hoje, a "dúvida" com relação aos elétricos, ainda existe? Ou já é coisa do passado e podemos considerá-los tão confiáveis quanto os mecânicos?
Independente de ser elétrico ou mecânico, o ideal numa trilha é que todos os jipes tenham guincho, assim ninguém fica dependendo nem dando trabalho e sobrecarregando o equipamento dos outros.
Guincho elétrico, mais barato, mais leve, mais simples de instalar e dá conta de tirar o seu carro do atoleiro, quando precisar fazer mais esforço pode utilizar uma patesca. Requer sistema elétrico 100% revisado.
Guincho mecânico: mais caro, mais pesado, mais difícil pra instalar. Porém, dá conta de tirar seu carro sem auxílio de patesca e pode ajudar outros veículos que não tenham guincho. Motor e câmbio precisam estar funcionando perfeitamente.
Os dois tem vantagens e desvantagens, por exemplo, já vi guincho elétrico fritar na trilha porque teve que desatolar vários jipes daí nenhum aguenta esse uso intermitente, outro problema que pode ocorrer é sugar a bateria se não tiver sido instalado corretamente ou se o motor apagar e tiver que usar sem o auxílio do alternador pra manter a voltagem da bateria.
No caso do guincho mecânico podem ocorrer eventuais problemas que impossibilitam a sua utilização, por ex: motor com entrada de ar ou falha no sistema de embreagem. Já vi também quebra de cabo e de cardan da pto por excesso de esforço.
Atualmente eu uso um elétrico xing ling, com capacidade adequada pro meu jipe (17.500 LBS), já me livrou de várias encrencas e eventualmente ajudo a puxar alguém que fica enroscado na trilha, quando tem muito carro atolado eu peço pra alguém com guincho mecânico puxar pois sei que tenho limitação por ser elétrico.
Obrigado Elmer! Ajudou bastante. Para meu uso, já não dá mais para ter dúvida: Vou de elétrico! Não faço trilhas pesadas. No máximo de média intensidade. Uso o carro (SW4/2008) para Overland. Nessa montagem o que mais conta é não agregar "peso morto" ao veículo. Portanto, se for colcoar guincho, vou de elétrico. Dentre eles, sabe dizer um modelo/marca confiável e de menor peso (o custo vejo depois)? Sei que será com cabo sintético e com guia de alumínio. Só preciso pensar no conjunto Guincho/bitola do cabo, para poder definir ao certo e começar a comparar preços… Se tiver mais alguma dica é super bem vinda. Abx!