Conectar

Ver Versão Completa : L200 GLS para HPE

mausl
26/11/2006, 13:58
Ae pessoal minha mae tem uma l200 sport gls 2006 eletronica queria saber o q fazer para ela ter a mema potencia da hpe?

Walter L. L. Casitta
26/11/2006, 17:10
Ae pessoal minha mae tem uma l200 sport gls 2006 eletronica queria saber o q fazer para ela ter a mema potencia da hpe?

Com certeza a instalação do Unichip. Daria pra tirar até mais que os 141Hp da HPE.

Marcello Ladeira
27/11/2006, 08:29
Transformá-la exatamente em HPE não me pareceu uma operação simples quando consultei não. As diferenças são grandes e em componentes que podem ser localizados apenas em concessionária (central eletrônica por exemplo).

A sugestão do Walter é a mais correta, apesar de também não ser tão barato assim não. Este Unichip é o olho da cara!!! Alguém tem idéia do motivo?

[]s,

mausl
27/11/2006, 08:46
Estive orcando o unichip p por no meu troller 3k eh mta grana

Maranguas
27/11/2006, 13:38
Alguem tem noticias desse chip em uma hpe? como fica?

freitasjr
27/11/2006, 13:40
Transformá-la exatamente em HPE não me pareceu uma operação simples quando consultei não. As diferenças são grandes e em componentes que podem ser localizados apenas em concessionária (central eletrônica por exemplo).

A princípio achei que só a instalação da central transformaria a GLS em HPE, porém como vcs estão dizendo que são mais coisas, então vou aproveitar que essa semana vou na concessionária mandar elevar os respiros da caixa de câmbio e mandar alongar a relação da 1ª marcha e, já que vou ter que conversar com o chefe da oficina, vou aproveitar e perguntar sobre isso(de trans. Gls em Hpe).

Mas como o Walter falou o Unichip seria a opção mais em conta na relação do custo benefício, pois a diferença de preço de uma Gls p/ uma Hpe se dar em torno de 6 mil reais.

A sugestão do Walter é a mais correta, apesar de também não ser tão barato assim não. Este Unichip é o olho da cara!!! Alguém tem idéia do motivo?

O Unichip custa 3 mil reais contra os 6 mil de diferença da versão Hpe cobrada pela Mit, e podendo chegar até mais que 141cvs presentes na versão Hpe, é a melhor opção. O motivo do preço caro, talvez seja pelo fato do remapeamento do Unichip específico p/ o motor do seu carro(se vc pedir isso) ou ainda, possa ser lei da oferta e procura, como por enquanto só eles disponibiliza no mercado essa tecnologia, então não tem concorrentes... aí já viu né...

Abraços, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Marcello Ladeira
27/11/2006, 13:47
Me falaram na concessionária que a Central Eletrônica e a turbina são diferentes e que a turbina trabalha com mais pressão que na GLS.

Agora é papo de concessionária, quem sabe é como na época do Marea SX 2.0 e ELX 2.0 onde apenas o programa que tinha no CHIP da central fazia a potência saltar de 127cv para 142... heheheh

Pequeno pra que vc vai alongar sua 1a? E o que é Elevar os Respiros da Caixa?

[]s,

freitasjr
27/11/2006, 13:56
Alguem tem noticias desse chip em uma hpe? como fica?

A 4 mil giros a potência fica em torno de 159cvs e o torque a 2500 giros +/- 36,7kgfm, porém na minha opinião não acho muito aconselhável, tirar mais desempenho desse motor que já etar praticamente no limite.

Na versão Gls, td bem, mas na Hpe acredito que se forçar mais ainda p/ extrair mais pot e torque, pode diminuir a durabilidade do motor. Alguém se abilita em testar :?: :)

Pequeno jr
27/11/2006, 14:04
Me falaram na concessionária que a Central Eletrônica e a turbina são diferentes e que a turbina trabalha com mais pressão que na GLS.

Agora é papo de concessionária, quem sabe é como na época do Marea SX 2.0 e ELX 2.0 onde apenas o programa que tinha no CHIP da central fazia a potência saltar de 127cv para 142... heheheh

[]s,

Marcelão,

Não sou eu não .. quem ta querendo alongar é o conterraneio do meu pai la di Natal o Freitas Vice.

[]'s

Ops .. MArcelo to terminado de montar um topico aqui, vê se vc ajuda ou se ja ouviu falar do que estou escrevendo. Daqui a pouco eu coloco no forum.

Ric Mac
27/11/2006, 14:38

[]s,

Marcelo,
Os diferencias e caixa de marchas tem um respiro para equalizar a pressao. quando a temperatura esta alta e vc entra na agua por exemplo esta mudanca de temperatura forma um vacuo que e compensado pela entrada de ar na caixa ou dif. Agora, como voce esta na agua, o que vai entrar e agua (e suja) contaminando os fluidos e causando depois desgaste nos dif e/ou cx. Ja existe um topico sobre isto aqui no forum.
Na minha eu troquei as mangueiras e subi o mais alto possivel dentro do cofre do motor.

abs

Walter L. L. Casitta
27/11/2006, 14:44
3 mil pelo Unichip não é tão caro se considerar que muita gente gasta mais instalando de som na picape. Até DVD o pessoal coloca sem reclamar do preço.

freitasjr
28/11/2006, 01:36

Bem, quem falou isso não foi o pequeno e sim eu. Quanto aos respiros o colega "Ric_Mac" já explicou; no meu caso foi pq passei em um lamaçal muito profundo(1m) recentimente e contaminou o óleo do câmbio AT(onde custa 102 reais o litro) e tive esse prejuízo... tive que trocar p/ não estragar o câmbio.

Já tinha passado por outros alagados antes e Não tinha tido problemas de contaminação, porém como esse foi muito fundo, entrou lama pelo respiro do câmbio(os óleos dos diferenciais Não foram contaminados), portanto, pretendo levantar os respiros, p/ evitar uma futura contaminação caso tenha que passar novamente por alagados mais profundos.

Quanto a questão de alongar a 1º marcha, na verdade, como meu câmbio é AT e depois da troca de óleo a passagem da 1ª marcha p/ 2ª, tornou-se mais rápida(pelo menos deu a impressão disso); acho que é pq o nível do reservatório estar cheio e o óleo estar novo, mas o mecânico disse que não tem muito a vê pois o nível estar correto, geralmente quando estar abaixo do normal demora-se a fazer as trocas de marchas...

Portanto, como prefiro uma condução mais esportiva vou pedir p/ alterar o tempo/giro p/ uma troca mais demorada da 1ª p/ a 2ª marcha, e isso se se faz mechendo em uma das centrais do carro(na LDS), que demora em torno de uns 40 minutos o serviço.

Essa semana ainda passo lá p/ vê isso(tou esperando a chegada de um reparo da barra estabilizadora trazeira R$60 que estar desgastado p/ troca); pois quero vê se faço tudo de uma vez só.

Abraços, Francisco de Freitas...

Marcello Ladeira
28/11/2006, 08:18
Francisco me desculpe pelo engano... Puxa nunca tinha ouvido falar sobre esse respiro do câmbio.

Obrigado pelas dicas. Esta semana já aprendi uma coisa nova... hehehehe

[]s,

freitasjr
28/11/2006, 11:54
Francisco me desculpe pelo engano... Puxa nunca tinha ouvido falar sobre esse respiro do câmbio.

Obrigado pelas dicas. Esta semana já aprendi uma coisa nova... hehehehe

Ok Marcello, sem problemas, agora cuidados com os teus respiros(câmbio, diferenciais, cx. de transferência) por aí heheehee ;-) p/ não contaminar caso algum dia for passar por um alagado muito profundo... No seu caso é mais difícil(e mais barato) pois o câmbio é manual; mas Ôh prejuízo do Ca$%t& ..... 102 reais o litro e minha pajero pega 9 litros... e tinha acabado de troca-lo 8 dias antes :parede: :parede:

Abraços, cordialmente, Francisco de Freitas...

Marcello Ladeira
28/11/2006, 12:16
Ok Freitas vou procurar me informar sobre como fazer estas adequações na pkp e $ isso vai me consumir... hehehe

[]s,

freitasjr
04/12/2006, 21:03
Bem, a título de informação que eu tinha prometido postar aqui; como eu já imaginava, hoje fui a autorizada da Mit daqui de Natal/RN e conversando com o chefe da oficina, perguntei a ele se havia alguma diferença do motor da L200 GLS(121cvs) p/ o da L200 Hpe(141/143cvs):

Ele me respondeu que os motores eram 100% iguais, não tendo diferença nenhuma nem na turbina, nem na bomba, nem intercooler ou em qualquer parte do motor.. o que mudava era apenas a central eletrônica que de posse dela(podendo inclusive comprar em qualquer autorizada Mit) ele programaria a L200 GLS p/ ficar igual a Hpe.

Então questionei a ele que alguns colegas tinham me dito que a turbina era diferente, e ele disse que Não, o que é diferente é como a central gerencia a turbina, que pode ser programado na Gls sem problemas.

Abraços, atenciosamente, Francisco de Freitas...

Marcello Ladeira
05/12/2006, 09:15
Legal Freitas, isso só ilustra que o pessoal das autorizadas aqui de BH não entendem de nada ou então amarram informação.

[]s,

Pequeno jr
05/12/2006, 09:22
Freitas,

Acho que podem ser as mesmas peças sim, mas com calibragens diferentes do tipo acerto de bomba e abertura da turbina, onde pela central, ele da mais pressão para a turbina.

murilloaquino
05/12/2006, 09:52
Se forem as mesmas peças mesmo e o mesmo motor, com a calibragem de fabrica o motor nao está suportanto os 141 hp da HPE, acho meio arriscado o bruno colocar o Unichip na dele.
Pode fazer como teste, hehehe, mais como ele mesmo disse q nao gosta de ser cobaia.
É a mesma diferença q existe nas pajero full.O motor 3.2 original tem 165 hp.No modelo hpe, salta pra 195 hp e 48 kgfm sem nenhuma alteraçao mecanica.Apenas mudanças no controle eletronico do motor.
Acho q deve ser o mesmo principio do unichip...

Marcello Ladeira
05/12/2006, 11:35
Moral da história... a HPE já é CHIPADA de FÁBRICA... kkkkkk

[]s,

murilloaquino
05/12/2006, 11:38
Isso...
hahaha falou tudo marcelo
So

murilloaquino
05/12/2006, 11:39
Isso...
hahaha falou tudo marcelo
So q eles cobram 6000 pelo chip d fabrica, enquanto o unichip fica em torno d 3000

Everton Júnior
05/12/2006, 13:10
...So q eles cobram 6000 pelo chip d fabrica, enquanto o unichip fica em torno d 3000
R$ 6000 pelo chip + airbag + ABS. No final fica tudo mais em conta.

sidnei lima
11/12/2006, 13:58

Boa tarde se vc quiser transformar a L200 GLS da sua mãe em HPE eu tenho o modulo original mitsubishi hpe te vendo por R$ 2000,00 e ainda te mando o manual para instalação com fotos vc mesmo vai instalar, qualquer coisa me avise, um abraço

Marcello Ladeira
12/12/2006, 21:53
Moçada o Sidnei em outro tópico indicou onde se encontrava a tal central HPE e como relatei lá não duvido nada de encontrar um UNICHIP lá dentro... hehehe

Imagino que como a HPE já é chipada de Fábrica colocar o UNICHIP nela não deve mudar muita coisa não, a não ser que ele jogue totalmente pro espaço as normas ambientais e consiga extrair potência a custas de muita poluição.

[]s,