PDA

Ver Versão Completa : Fonte "alternativa" para PX base.



valmor
25/11/2006, 18:08
Pretendo utilizar um PX como base numa casa de campo para contato c/ o PX movel ( no carro )
Como o fornecimento de energia é beeem precário , não posso contar com uma fonte ligada a rede elétrica.
Penso em ligar o PX diretamente numa bateria automotiva e esta a um carregador ligado DIRETAMENTE E SEMPRE a rede eletrica. Assim teria a bateria sempre c/ carga completa.

Pergunto :

Posso fazer esta ligação ou tem outra alternativa melhor ????
qual carregador de bateria devo usar ???? ( ficará ligado 24 hs a bateria )
qual antena usar ???Obrigado

Valmor

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
25/11/2006, 19:34
Pretendo utilizar um PX como base numa casa de campo para contato c/ o PX movel ( no carro )
Como o fornecimento de energia é beeem precário , não posso contar com uma fonte ligada a rede elétrica.
Penso em ligar o PX diretamente numa bateria automotiva e esta a um carregador ligado DIRETAMENTE E SEMPRE a rede eletrica. Assim teria a bateria sempre c/ carga completa.

Pergunto :

Posso fazer esta ligação ou tem outra alternativa melhor ????
qual carregador de bateria devo usar ???? ( ficará ligado 24 hs a bateria )
qual antena usar ???Obrigado

Valmor

Pode sim, Valmor. Apenas tenha em atenção que quando se carrega a bateria há liberação de hidrogênio que é volátil e explosivo. Portanto deve a mesma ficar longe da cozinha. Qualquer carregador serve e a carga não deve exceder os 4 a 5 Ampères para limitar a emissão desse gás. Há uns carregadores baratos que utilizam uma lâmpada, mas não são confiáveis. O PX tem um consumo pequeno, especialmente enquanto está em "stand-by". Se você pesquisar, vai encontrar carregadores pequenos e a preço acessível e de amperagem regulável. Caso não encontre com indicação de amperagem, use em "carga-lenta". Aliás carga lenta deve ser usada sempre em todas as circunstâncias, até por uma questão de conservação das baterias. Se a bateria for de tampas removíveis, as mesmas devem ser retiradas durante a carga (não é o seu caso porque você vai usar um carregador bem lento). Desculpe não especificar uma marca boa, ok?
Abraço
Alexandrino.

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
25/11/2006, 19:37
Pretendo utilizar um PX como base numa casa de...

qual antena usar ???[/LIST]Obrigado

Valmor

Oppss!... esqueci a antena. Acho que algum amigo do Fórum, com mais experiência em PX, pode responder melhor a esta questão.
Abraço
Alexandrino

valmor
25/11/2006, 20:39
Grande , mestre Alexandrino !!!!

o que acha deste modelo : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-49814630-carregador-de-bateria-inteligente-carga-lenta-3a-lancamento-_JM
Pelo que entendi , este carregador pode ficar ligado diretamente , 24 hs , a bateria . Mas náo sei se pode ser usada JUNTO c/ o PX ... ou seja ligado a bateria mesmo c/ o PX em uso.
Qto aos gas liberado pela bateria : Baterias seladas não seriam a solução ????

MUITO obrigado e gde abraço

Valmor

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
25/11/2006, 21:59
Grande , mestre Alexandrino !!!!

o que acha deste modelo : http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-49814630-carregador-de-bateria-inteligente-carga-lenta-3a-lancamento-_JM
Pelo que entendi , este carregador pode ficar ligado diretamente , 24 hs , a bateria . Mas náo sei se pode ser usada JUNTO c/ o PX ... ou seja ligado a bateria mesmo c/ o PX em uso.
Qto aos gas liberado pela bateria : Baterias seladas não seriam a solução ????

MUITO obrigado e gde abraço

Valmor

Ok Valmor... o produto parece bom e até vou encomendar um para mim. Porém, acho que é o próprio fabricante anunciando isso e quando ele diz: “3 Amperes de potência” fica estranho porque amperagem é intensidade e isso revela um certo desconhecimento. Mas tudo bem, já que carregador de bateria não é mais que um transformador/retificador. Por exemplo, entra 127V AC e sai 12V DC.
Pode deixar ligado o PX enquanto estiver carregando, sem problema uma vez que a intensidade do PX, quando em uso, nunca excederá os 3 A.
Apenas, se você tiver crianças por perto mantenha as garras do carregador (ligadas nos bornes da bateria) protegidas. Uma pequena caixa de madeira ou de plástico pode servir... só deixar uns furos para saída do gás.
Em tempo, as baterias seladas também liberam o gás que é resultante da reação química. As baterias são seladas mas têm um "suspiro" para permitir a saída do hidrogênio. Mas não se preocupe, a minha observação foi apenas para mantê-lo informado (não alarmado) você sabe que a segurança deve ser uma constante em tudo o que fazemos. Nunca alguém viu um posto explodir por se usar um celular, mas é proibido, apesar de num automóvel haver um risco muito maior com diversas fontes de faíscas. Há exatamente dois anos explodiu um navio aqui em Paranaguá e a causa ainda está com a alma de quem a provocou (e de quem testemunhou).
Abraço
Alexandrino

valmor
25/11/2006, 22:45
Alexandrino e amigos do forum ,
vejam se meu raciocínio esta correto :

Potencia de saida do PX : 4 W.
Logo : 12 ( bateria ) / 4 = 3 A ...Ok ???

Então um carregador de 3 A ( ou mais ) , mesmo que desconectado da bateria ou c/ bateria sem carga, fornecerá a amperagem suficiente que meu PX necessita ?????

[]´s

CJ 60
25/11/2006, 23:48
Alexandrino e amigos do forum ,
vejam se meu raciocínio esta correto :

Potencia de saida do PX : 4 W.
Logo : 12 ( bateria ) / 4 = 3 A ...Ok ???

Então um carregador de 3 A ( ou mais ) , mesmo que desconectado da bateria ou c/ bateria sem carga, fornecerá a amperagem suficiente que meu PX necessita ?????

[]´s


Owwww amigão.. deixa mete o dedo na conversa, vc não precisa comprar um carregador de bateria, usar bateria, nada disso, só uma fonte 12V x 3A, só isso.. é algo parecido com isso q vc precisa..

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-49576884-_JM

dá uma passada na sta efigênia, tem uma galeria q so mexe com radio amador, agora eskeci o nome, é lá no final, foi onde comprei minha antena e cabo, lá tem fonte pra px de duzia..

abração !!

CJ 60
25/11/2006, 23:50
So falta me dizer q e o kra mais azarado do mundo q justo qdo quer usar o radio a energia de onde vc tá simplesmente pára..

rsrsrs

valmor
26/11/2006, 00:00
So falta me dizer q e o kra mais azarado do mundo q justo qdo quer usar o radio a energia de onde vc tá simplesmente pára..

rsrsrs

:parede: :parede: :parede: Acontece ..e com MUITA frequencia ... :parede: :parede: :parede:

ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
26/11/2006, 00:13
So falta me dizer q e o kra mais azarado do mundo q justo qdo quer usar o radio a energia de onde vc tá simplesmente pára..

rsrsrs

CJ... esse é exatamente o ponto em que o Valmor tocou no início, veja:

"Como o fornecimento de energia é beeem precário , não posso contar com uma fonte ligada a rede elétrica.
Penso em ligar o PX diretamente numa bateria automotiva e esta a um carregador ligado DIRETAMENTE E SEMPRE a rede eletrica. Assim teria a bateria sempre c/ carga completa."

Daí a necessidade da bateria. Não é preciso ser muito azarado para, num local onde a energia falta frequentemente, ficar sem comunicação na hora em que você necessita.

Mas a dica da antena e mesmo de uma casa especializada em PX, é muito valiosa. Acho que o Valmor deve ir lá e falar com os caras. E quando souberem do nome, me passem porque eu também tenho dúvidas nesse sentido e preciso consultar. Valeu CJ!

Agora Valmor... o cálculo não é esse. Em Eletrônica as coisas são diferentes da Eletricidade. A potência de saída (áudio) do seu PX pode ser 4W PMPO ou mesmo RMS, mas ele não chegará a uma demanda de 1A. Por isso na MP eu lhe passei outro produto que achei no ML com o mesmo preço e que me parece ser mais confiável. Com uma bateria sempre carregada você tem também a vantagem de nunca precisar dar um tranco no carro.
Abraço a todos
Alexandrino

CJ 60
26/11/2006, 00:22
CJ... esse é exatamente o ponto em que o Valmor tocou no início, veja:

"Como o fornecimento de energia é beeem precário , não posso contar com uma fonte ligada a rede elétrica.
Penso em ligar o PX diretamente numa bateria automotiva e esta a um carregador ligado DIRETAMENTE E SEMPRE a rede eletrica. Assim teria a bateria sempre c/ carga completa."

Daí a necessidade da bateria. Não é preciso ser muito azarado para, num local onde a energia falta frequentemente, ficar sem comunicação na hora em que você necessita.

Mas a dica da antena e mesmo de uma casa especializada em PX, é muito valiosa. Acho que o Valmor deve ir lá e falar com os caras. E quando souberem do nome, me passem porque eu também tenho dúvidas nesse sentido e preciso consultar. Valeu CJ!

Agora Valmor... o cálculo não é esse. Em Eletrônica as coisas são diferentes da Eletricidade. A potência de saída (áudio) do seu PX pode ser 4W PMPO ou mesmo RMS, mas ele não chegará a uma demanda de 1A. Por isso na MP eu lhe passei outro produto que achei no ML com o mesmo preço e que me parece ser mais confiável. Com uma bateria sempre carregada você tem também a vantagem de nunca precisar dar um tranco no carro.
Abraço a todos
Alexandrino

É.. me empolguei 1 poko no topico, faltou voltar alguns posts antes de tentar ajudar, bom qt a casa especializada, não é bem uma casa, é uma galeria, cheia de boxes, não é dificil de achar..

valmor
26/11/2006, 00:25
Agora Valmor... o cálculo não é esse. Em Eletrônica as coisas são diferentes da Eletricidade. A potência de saída (áudio) do seu PX pode ser 4W PMPO ou mesmo RMS, mas ele não chegará a uma demanda de 1A. Por isso na MP eu lhe passei outro produto que achei no ML com o mesmo preço e que me parece ser mais confiável. Com uma bateria sempre carregada você tem também a vantagem de nunca precisar dar um tranco no carro.


Ok , agora ficou claro !!!! :concordo: :concordo: :concordo:

[]´s

valmor
26/11/2006, 08:52
E por falar em carga de baterias ....


Como saber ou medir quando a bateria esta c/ carga completa , pronta p/ uso ou necessita de carga antes do uso ....ou

Quando "condena-la" definitivamente ?
[]´s

marcelino
27/11/2006, 08:05
CJ... esse é exatamente o ponto em que o Valmor tocou no início, veja:

"Como o fornecimento de energia é beeem precário , não posso contar com uma fonte ligada a rede elétrica.
Penso em ligar o PX diretamente numa bateria automotiva e esta a um carregador ligado DIRETAMENTE E SEMPRE a rede eletrica. Assim teria a bateria sempre c/ carga completa."

Daí a necessidade da bateria. Não é preciso ser muito azarado para, num local onde a energia falta frequentemente, ficar sem comunicação na hora em que você necessita.

Mas a dica da antena e mesmo de uma casa especializada em PX, é muito valiosa. Acho que o Valmor deve ir lá e falar com os caras. E quando souberem do nome, me passem porque eu também tenho dúvidas nesse sentido e preciso consultar. Valeu CJ!

Agora Valmor... o cálculo não é esse. Em Eletrônica as coisas são diferentes da Eletricidade. A potência de saída (áudio) do seu PX pode ser 4W PMPO ou mesmo RMS, mas ele não chegará a uma demanda de 1A. Por isso na MP eu lhe passei outro produto que achei no ML com o mesmo preço e que me parece ser mais confiável. Com uma bateria sempre carregada você tem também a vantagem de nunca precisar dar um tranco no carro.
Abraço a todos
Alexandrino
Senhores,

Gostaria de contribuir. Se entendi bem energia elétrica existe no local porém não é confiável, pode faltar. Sugiro então uma fonte de alimentação com no-break, ela estará alimentando o rádio e quando a energia elétrica faltar a bateria supri a deficiencia.

Esta opção me parece melhor, pois fornecerá uma alimentação CC filtrada para o rádio e manterá a bateria carregada, em flutuação.

Notem que devemos atentar ao fatos bem assinalador acima, como corrente máxima de transmissão do rádio (vide o manual do equipamento). Notar ainda a bitola adequada do cabos que ligarão a fonte à bateria.

Esta realmente deve estar instalada e local ventilado para evitarmos riscos de explosão em caso de descarga profunda.

A bateria deve ser de boa procedencia e de capacidade adequada ao tempo que pretende operar nesta situação (faltando energia elétrica).

Verificar a carga da bateria deveria ser pela medição da densidade do eletrólito e pela tensão total fornecida. Como hoje é muito comum as baterias tipo freedom, ou seja não se tem acesso ao eletrólito existem medidores prontos que verificam a carga pela simulação de uma resistencia que inserida na bateria fornece o seu estado. Notem que esta medida é para verificar a carga em função da sua função original, ou seja, uma bateria AUTOMOTIVA tem a principal finalidade de fornecer uma elevada corrente num pequeno período de tempo (para a pardida do motor).

Algumas tem um visor que através da sua cor, fornecem a condição de carga da bateria, prefira estas...

Existem vários fabricantes e projetos caseiros de fontes de alimentação, tipo chaveada ou convencional, bastando escolher.

Um abraço a todos,

valmor
27/11/2006, 09:06
Gostaria de contribuir. Se entendi bem energia elétrica existe no local porém não é confiável, pode faltar. Sugiro então uma fonte de alimentação com no-break, ela estará alimentando o rádio e quando a energia elétrica faltar a bateria supri a deficiencia.



Marcelino . fiquei na duvida :

Vc sugere uma fonte , 110 V para 12 V , para alimentar o PX acoplada a um no break para o caso de queda ou falta de energia ou seja preciso de uma fonte ( 110-12 V ) + um no break , ok !


O carregador de bateria , acoplado a bateria ( é claro ...) não teria a mesma função ??? Pq é desaconselhavel se nos veiculos a bateria é ligada diretamente ao radio ???
Optando pelo sistema que vc sugere : Qual fonte ( 110v - 12v) seria aconselhavel pra alimentar um PX ???[]´s

e obrigado

Wallace
27/11/2006, 12:21
Eu usaria um bom caregador de bateria e uma bateria automotiva, nem precisa ser nova.

marcelino
28/11/2006, 11:31
Eu usaria um bom caregador de bateria e uma bateria automotiva, nem precisa ser nova.

A fonte citada converte tensão alternada da tomada em tensão continua de 12 V para alimentação do rádio e além disso possui circuito especifico para recarga de bateria com função no-break, ou seja, comutação automática para a bateria em caso de falha na rede elétrica.

Notem que o uso desta fonte de alimentação (que pode ser convencional ou chaveada) é mais recomendada que o uso de um carregador de baterias que deve ser desligado quando se utiliza o rádio em transmissão, já que o carregador está projetado para fornecer uma corrente específica para somente a recarga da bateria. Em muitos casos, acionar o transmissor pode provocar problemas no carregador se este estiver acoplado.

Uma fonte deste tipo pode ser encontrada facilmente e custo relativamente barato, na faixa de R$200,00;