PDA

Ver Versão Completa : Regularizar motor



Carvalho
07/04/2003, 19:05
Não sei se o assunto é novo. Mas,com freqüencia tenho visto muitos colegas preocupados na regularização quando da mudança de motor em um Jeep.
Aqui em Natal/RN, temos jipeiros que são do Detran - como deve ter em várias cidades e, foi conseguido junto a direção do orgão que os veículos que não estavam com motor cadastrado poderiam fazê-lo sem apresentar nenhum documento(teve gente que preferiu não cadastrar deixando a brecha para uma posterior mudança). A partir dai a porteira foi aberta!!!. Nada como um bom despachante para mudar o número do seu motor quantas vêzes vc quiser, só complica (aumenta o valor) se for para mudança de combustível. O argumento é simples: é um Jeep, tudo pode!

monge
12/04/2003, 16:14
JMCC quando vc diz cadastrado, quer dizer cadastrado onte? Legalmente ou em furtos e roubos? :wink:

Aqui pros meus lados o pessoal troca motor a "zóia" e nem tæ... ninguém nunca regulariza motor ou muda documentos. Só quando partem pra diesel. No mais só trocam e pronto.

[]'s

Eugênio

Carvalho
12/04/2003, 20:54
Caro Eugênio,
O Denatran exije, já faz algum tempo- não saberia especificar, que todo veículo tenha o número do motor em sua documentação interna. Tente transferir um veículo e verás a dificuldade na regularização se motor não bater com o cadastrado no Detran. Por isso, fica a sugestão.

monge
12/04/2003, 23:59
Pois então.. eu sei desta norma do Dentran... só que o pessoal daqui não tá nem æ... o meu jeep é certinho, regulamentadinho, mas um monte de amigo meu trocaram de motor e nem tchum pra documento... rodam com a documentação original e o motor diferente.

Aqui pros meus lados nunca ouvi dizer que algum policial foi verificar motor em jeep... só quando há a necessidade de vender para transferir.

E te digo mais, já vi neguinho colocando motor original só para "regularizar" e depois volta pros outros motores..

[]'s

Eugênio

fugger
13/04/2003, 01:45
Pessoal

:) Tô trcando o motor de meu Jeep 250s por um 4.1mpfi e gostaria de saber o que devo fazer para não ter problemas "legais" depois. Alguém sabe o que fazer exatamente?

monge
13/04/2003, 08:28
Fugger é mais ou menos assim:

Pelo que já vi o pessoal regularizar motor diesel vc terá que ter comprovantes que o motor é legal, tipo nota fiscal dele. Alguns já me disserem que com o documento antigo também dá certo... mas não sei.

Æ vc entra com um pedido de troca de motor no detran da sua cidade
Depois de liberado, vc troca o motor e leva no inmetro para eles avaliarem a adaptação. Já vi o inmetro não dar o parecer favorável por causa de mangueiras de combustível.

Com o laudo do inmetro dizendo que tudo bem, vc volta no detran com toda a papelada em mãos, vão analisar, te falar que tem que pagar mais algumas taxas pra liberar o documento, vc paga as taxas e pronto.

Documento em dia, com motor novo especificado nele.

Basicamente é isso, ah, dependendo de onde vc mora, detran pode ser a Delegacia de Policia Civil... na parte que cuida do trânsito.

Se faltou alguma coisa, ou se falei muita bobagem, podem me corrigir por favor..

[]'s com documentos em dia

Eugênio

sulzbach
16/04/2003, 20:47
Pelo que sei, de um estado para outro podem haver diferenças de procedimento.

Quando eu me informei, além da NF era necessário o laudo de um engenheiro mecânico depois da adaptação, além das costumeiras taxa$. Isto pode variar de cidade para cidade também. Nem sempre há um Inmetro por perto...

Jeeps mais velhos não tem número de chassi. O número que está no documento é o número do bloco do motor. Talvez o procedimento seja diferente.

O ideal é ter mesmo um despachante bom e de confiança ou algum conhecido no DETRAN... :wink:

monge
17/04/2003, 12:01
bom... taxas isso vai ter demais mesmo... me parece que só no inmetro vai mais de 300 rurais... fora que tem que pagar a documentação de novo, pois muda o combustível,,, enfim.. a questão é só ter $$$$$$ pra pagar as taxas, cafezinhos, cervejinhas... tem que agradar pra facilitar... hehehehehehee :lol: :lol: :lol: :lol:


[]'s

Eugênio

dptucunduva
17/04/2003, 12:17
All,

Eu fiz a cotação pra regularizar o Horácio, que está na seguinte situação: O número do documento estava só no bloco do motor original, retirado pra adaptação. Hoje tenho motor novo e chassi sem numeração.

Ou seja, além da regularização por alteração de características, ainda tem que fazer todo o processo para remarcação de chassi. Eles correm em paralelo, e dá pra fazer tudo numa porrada só, economizando algum tempo em relação aos processos separados.

A brincadeira, incluindo caixinhas (leia-se suborno), que é obrigatório senão eles arranjam uma maneira de fazer seu processo caducar (vencer por muito tempo parado), é de R$599,00.

Por mais absurdo que pareça, os valores das caixinhas são atrelados às tarifas praticadas pelo ciretran. Por exemplo, a caixinha pra vistoria pré-remarcação é 60% do valor da remarcação que é próxima de R$100,00. :shock:

Agora, vai tentar brigar com o cara... Ele simplesmente fala pra você: "Ou paga ou não autorizo a remarcação e o processo caduca. Vc vai ter que fazer de novo tudo que já fez". E aí, o que vc faz? Eu simplesmente desisti de legalizar o carro, e vou remarcar o chassi em casa. A marcação original já era uma bosta mesmo...

Pra finalizar, o processo sairia 350 latinhas, contando a parte do despachante. 250 são caixinha pros malandros. :evil:

Fabio Cortez
22/04/2004, 17:36
Ae all,

To na mesma situação do nosso amigo dptucunduva. Acho que vou seguir a ideia dele...fazer a remarcação em casa é muito mais barato mesmo. Só que eu tenho uma pergunta: Para os jeeps que já tem essa numeração no Chassi originalmente, Em que local ela aparece e como?...vem só os numeros escritos ou tem mais algum código tipo "RE: 0938023203203".

Sds, irregulares....mas com muita pressão...rs

roger_caldas
22/04/2004, 18:00
Saaalve Fabio!
Não sei se a dor de cabeça que você 'pode vir a ter' fazendo essa marcação Tabajara compensa as Lt$ que vc economiza.
Pense bem!
Um abraço,
Rogério

Paulo Eduardo
22/04/2004, 23:20
..hehehe
eu tb tenho um "pobrema" desse tipo...
é o seguinte,
meu motor, não tem nº, na verdade, foi raspado, é cabritão mesmo, na cara dura, :D :D :shock: ... isso explica o ronco, Bééééééé. 8)

mas eu tenho um bloco, dum motor igual ao meu, só que tudo fu@#$, mas tem o nº, e ta limpo no detran, será que rola fazer uma "remarcação" do meu motor, em alguém, digamos, habilidoso com punções, e depois partir p/ a vistoria do inmetro, ou é melhor dexar quieto. Penso em fazer a marcação, pois mesmo que eu não regularize o doc. pelo menos no caso de uma blits "daquelas" , o motor não vai estar com o nº raspado... oq acham???

[]´s cabritos

elvis
15/09/2011, 11:29
Bom dia! Alguém pode me dar uma luz!!! estou vendo uma ranger com muitos débitos pra comprar, mais débitos que o valor do carro, para regularizar esse motor em outro carro tem que pedir a baixa, certo! é possivel fazer isso? ou tem que pagar todos os débitos para dar baixa, o que seria inviável!

fabiano carraro
16/09/2011, 00:44
..hehehe
eu tb tenho um "pobrema" desse tipo...
é o seguinte,
meu motor, não tem nº, na verdade, foi raspado, é cabritão mesmo, na cara dura, :D :D :shock: ... isso explica o ronco, Bééééééé. 8)

mas eu tenho um bloco, dum motor igual ao meu, só que tudo fu@#$, mas tem o nº, e ta limpo no detran, será que rola fazer uma "remarcação" do meu motor, em alguém, digamos, habilidoso com punções, e depois partir p/ a vistoria do inmetro, ou é melhor dexar quieto. Penso em fazer a marcação, pois mesmo que eu não regularize o doc. pelo menos no caso de uma blits "daquelas" , o motor não vai estar com o nº raspado... oq acham???

[]´s cabritosQUE TEM UM MONTE DE PESSOAS ASSIM NA CADEIA.

É só pegar a porcaria do motor antigo,dar baixa por motivo de nao aceitar retífica,apresentar nota fiscal com numeraçao limpa do novo motor a ser instalado,instalar e pedir pra anexar o novo numero no campo de observaçoes dos documentos.

Se o antigo motor nao estiver com problemas de justiça é baixado e poderá ser vendido e re-instalado em outro veiculo pelo mesmo processo desde que se tenha o documento de baixa do mesmo.......OU AS VESES UMA SIMPLES DECLARAÇAO DE CARTÓRIO COM PROCEDENCIA E UM CPF ......caso alguem precise ser esculachado.

o caso dos chassis é mais problematico.....o DETRAN possui sempre uma cópia do antigo decalque que foi feito pra comparaçao com um novo,desde 1963 .....

fazer "ARTE" num jeep velho ou num PORCHE CAYENNE VAI dar a mesma CANA.

fabiano carraro
14/10/2011, 10:40
ta ai a resoluçao que trata de troca de motores.

se os detran nao aceitarem nao tenho responsabilidade sobre isto ok.

http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_199.pdf

ARINALDO ELOI
19/10/2011, 10:20
Senhores. Não caiam nessa de remarcar motores ou chassi por conta própria. Por estar irregular já é uma contravenção, agora remarcar peças passa a ser crime sujeito à prisão, resumindo: duas contravenções. Discordo do amigo aqui de Natal que abriu o tópicol a respeito da facilidade para se trocar oficialmente um motor e alem disso discordo mais ainda quando falam de "despachante honesto". Estou já há dois anos com um motor de opala para instalar em um CJ5 e rodei na mao de 2 larapios disfarçados de despachantes. Me comeram quase 500 e o processo nunca foi pra frente. Hoje estou começando do inicio, como deveria ter feito desde o principio. Busco o dono do carro que tinha o motor instalado, e vou providenciar a baixa dele perante o Detran. Ja sei que tem 2 anos de atraso das licenças e não tem multas. Quem roda com motores que não constam no documento, deverão atentar para o fato das inspeções ambientais que estão entrando em vigor em todo o territorio nacional, principalmente em natal que apenas foi adiado. Acho pouco provavel que um veiculo sofra uma inspeção para verificar o nivel de emissão de gases, necessario para o licenciamento anual e não seja necessário pelo menos conferir o numero do motor. Quanto ao colega aqui de Natal, por favor entre em contato comigo e me diga o que posso fazer "dentro da lei" para acelerar esse processo (8723-7045). Um abraço a todos.

Jambu
01/09/2016, 22:30
Senhores. Não caiam nessa de remarcar motores ou chassi por conta própria. Por estar irregular já é uma contravenção, agora remarcar peças passa a ser crime sujeito à prisão, resumindo: duas contravenções. Discordo do amigo aqui de Natal que abriu o tópicol a respeito da facilidade para se trocar oficialmente um motor e alem disso discordo mais ainda quando falam de "despachante honesto". Estou já há dois anos com um motor de opala para instalar em um CJ5 e rodei na mao de 2 larapios disfarçados de despachantes. Me comeram quase 500 e o processo nunca foi pra frente. Hoje estou começando do inicio, como deveria ter feito desde o principio. Busco o dono do carro que tinha o motor instalado, e vou providenciar a baixa dele perante o Detran. Ja sei que tem 2 anos de atraso das licenças e não tem multas. Quem roda com motores que não constam no documento, deverão atentar para o fato das inspeções ambientais que estão entrando em vigor em todo o territorio nacional, principalmente em natal que apenas foi adiado. Acho pouco provavel que um veiculo sofra uma inspeção para verificar o nivel de emissão de gases, necessario para o licenciamento anual e não seja necessário pelo menos conferir o numero do motor. Quanto ao colega aqui de Natal, por favor entre em contato comigo e me diga o que posso fazer "dentro da lei" para acelerar esse processo (8723-7045). Um abraço a todos.

Boa noite a todos.
Arinaldo Eloi ou outros parceiros, preciso de ajuda:
Comprei meu jipe em loja, usado, mas a loja transferiu para o meu nome, me entregou o documento bonitinho, já no meu nome e tal. Anos depois, morando noutro estado (estava em Belém e agora estou em Natal), ao mudar a placa do carro para Natal, descobri que a numeração do motor não bate, o meu motor é mais novo ( o carro é 1999 e o meu motor é 2004 ). A duras penas, consegui transferir apenas a cidade (lsso porque foi feita pesquisa na numeração do novo motor e nada consta, não está registrado em outro carro nem consta registro de roubo), com a promessa de regularizar a situação do motor. Como fazer isso, se não tenho a NF do motor? Alguém de natal pode me dar uma ideia?

matrakaum
04/09/2016, 10:50
Boa noite a todos.
Arinaldo Eloi ou outros parceiros, preciso de ajuda:
Comprei meu jipe em loja, usado, mas a loja transferiu para o meu nome, me entregou o documento bonitinho, já no meu nome e tal. Anos depois, morando noutro estado (estava em Belém e agora estou em Natal), ao mudar a placa do carro para Natal, descobri que a numeração do motor não bate, o meu motor é mais novo ( o carro é 1999 e o meu motor é 2004 ). A duras penas, consegui transferir apenas a cidade (lsso porque foi feita pesquisa na numeração do novo motor e nada consta, não está registrado em outro carro nem consta registro de roubo), com a promessa de regularizar a situação do motor. Como fazer isso, se não tenho a NF do motor? Alguém de natal pode me dar uma ideia?

Irá VC está com um proble!mao,legalmente não ha o que fazer. Se quisessem poderiam ter apreendido o veículo. Quando o motor é antigo VC faz uma declaração de responsabilidade e registra, mas o seu motor já moderno, 2004, como não consta cadastro provavelmente foi de leilão e o carro foi baixado e virou sucata. Alguém deve ter a nota deste leilão. Vcpode tentar via judicial, mas o resultado e o prazo são incertos.