Conectar

Ver Versão Completa : Que molas usar???

LUCIANO SCALABRIN
25/11/2006, 02:19
Amigos,

Estou pensando em colocar molas espirais no meu Jeep, porém não sei, de qual carro ou caminhote são as molas que posso colocar???

Alguém que já colocou pode me dar uma luz por favor???

Grande abraço a todos...

Sergio Rocha
25/11/2006, 11:14
Luciano

Pesquise MUITO antes de fazer isso.É extremamente complicado, quem te disser ao contrário não tem ideia do que tá falando.

[]´pesquise bastante

Chiari
25/11/2006, 11:40
Olá Luciano, endoço as palavras do Sergio, é complicado D+, e requer grande conhecimento de projeto mecanico por parte de que for produzir o sistema.

Creio que posso falar com alguma propriedade pois já fiz isso em um jeep que tive, confesso ter ficado muito legal, porem deu muito trabalho!!!!!

Eu usava motor AP, e utilizei as molas do chevete, ficou mole D+, sugiro pesquisar um pouco sobre as molas do Opala 4cc e 6cc, variando do motor que estiver usando.

Estou pensando em desenhar outra suspensão helicoidal para o meu jeep, mas ainda não me animei.

Boa sorte na empreitada.

LUCIANO SCALABRIN
26/11/2006, 01:25
Caros amigos Sérgio e Chiari, obrigado pelas dicas acho que vai ser uma empreitada e tanto mesmo, no entanto, acho que eu vou encarar essa.

Eu tenho no meu CJ5 o motor do Opala 4cc então acho que vou dar uma vasculhada nas molas de Opala mesmo, até porque todo mundo que me diz que fez essa troca não tem arrempendimento.

Agora uma última dúvida que eu tenho é a respeito do feixe original, tiro ele quando colocar o espiral ou deixo como diz pra fazer no Kit Fies? Vocês tiraram? E quanto aumentou aproximadamente a altura das suas viaturas?

Grande e forte abraço e boas trilhas...

José Augusto
26/11/2006, 06:55
Sugestão, não misture as coisas, já é bem complicado acertar uma suspensão com molas helicoidais, misturando então ...

Pagani
26/11/2006, 09:12
ae !!!

Meus.. centavos...

Da uma olhada na rua, forum, trilhas...
Quantos jeeps vc vê com elicoidais...

Sou fã de alterar modificar, mas dentre tudo que ja pesquisei esta é uma parte que nao coloco a mão não...

Pesquisa muito e verá que com feixes vc tem muita coisa a fazer para o resultado que procura...

[]´s fã de feixes

Sergio Rocha
26/11/2006, 10:24
Caros amigos Sérgio e Chiari, obrigado pelas dicas acho que vai ser uma empreitada e tanto mesmo, no entanto, acho que eu vou encarar essa.

Eu tenho no meu CJ5 o motor do Opala 4cc então acho que vou dar uma vasculhada nas molas de Opala mesmo, até porque todo mundo que me diz que fez essa troca não tem arrempendimento.

Agora uma última dúvida que eu tenho é a respeito do feixe original, tiro ele quando colocar o espiral ou deixo como diz pra fazer no Kit Fies? Vocês tiraram? E quanto aumentou aproximadamente a altura das suas viaturas?

Grande e forte abraço e boas trilhas...´

Vc sabe qual a função do feixe de molas ?
Além é claro da função de mola.:mrgreen:

[]´

folgado
26/11/2006, 11:13
LUCIANO, não coloque "Kit Fess", também cheguei a pensar em colocar, mas depois de longa pesquisa no fórum, vi que não era uma boa.
Coloque feixe de motas da Toyota Bandeirante :concordo: :concordo: :concordo:
Um abraço.
Antonio.

Ronaldo Rolim
26/11/2006, 20:11
Seje galo, e não tenha medo! Tenho toyota band jeep curto de lona a 9 anos e desde 2000 com molas trazeiras de galaxie na dianteira. Deu trabalho até acertar, escute o que estão dizendo sobre pesquisar BEM antes de colocar, precisei botar de galaxie por causa do peso do meu toyota, motor 608, caixa 5 marchas 608, tração toyota, guincho, etc. Veja o que aconteceu: em uma semana, as molas BAIXARAM 10 cm!!!!!!!! Encolheram. Isso que devem ter andado quantos anos no galaxie? 20? Pois bem, foi só uma das surpresas que tive. Vantagens? Muito, muito conforto, na dianteira, e econômia, pois trabalhava com passeio de jeep em estrada ruim, trilhas é óbvio, senão o pessoal iria de van, não é mesmo, e já tinha quebrado TRÊS mestras dianteiras, aí, pensei: tenho que colocar algo aí embaixo que não quebre... Tu tem que ver o quanto o pessoal se admira do conforto do bixão...
Mas veja bem, tudo isso com molas espirais só na dianteira. Agora, esse fim de semana, pouco serviço na oficina, pensei: vou colocar na trazeira tambem... Comecei sexta, sábado fiz mais um pouco, e hoje, domingo, tô terminando. Trabalho um pouco, venho aqui, baixo uns videos, trabalho mais um pouco, entro no nosso fórum e o que vejo? Alguem com duvida se coloca ou não, e outros tocando horror no coitado... Pois bem meu amigo, aqui quem falou é alguém que tem, coloca, usa e recomenda: PONHA. Mas faça direitinho, porque dá trabalho e envolve vários itens de segurança do seu jeep. Ah, a propósito, na trazeira estou usando as trazeiras do opala e tá ficando jóia, vamos ver se não vai "baixar" também em uma semana...
Abraços a todos.

Nelson Maia
26/11/2006, 20:50
ôxe ronaldo, pois fotografe e mande pra nóis cara!

Ronaldo Rolim
26/11/2006, 22:30
Taí as fotos, já tá de noite, mas dá para ver alguma coisa...

Ronaldo Rolim
26/11/2006, 22:33
Mais uma que tinha ficado de fora...

José Augusto
27/11/2006, 00:29
Ronaldo Rolim, vou dar minha opnião, tua suspensão tá perigosa.
Não sou nenhum "expert", mas não ví nada que segure o eixo de rodar sobre sí mesmo "axel warp", aqueles feixes de 1313 não tem capacidade de segurar rotação.
No sistema do panhard, o ponto de rotação da barra no chassi aquele perfil "C" me pareceu meio esbelto, sei lá, pode até ser impressão.

PIRATADOM
27/11/2006, 01:13
Ronaldo esse conjunto traseiro vai vibrar muito e essa mola do 1313 não vai dar a sustentação necessaria para esse conjunto mesmo com essa barra estabilizadora ,vai andando em zigzag e sentindo a estabilidade trazeira vc vai ver que ela joga mais que a dianteira vc não esta sentimdo isso na dianteira porque o nivel de velocidade que vc empreende é baixo mais na trazeira não ira precisar de muita velocidade parta sentir a instabilidade, pesado então vc vai estar vendido:pensativo: fica esperto

boas

alexrib2005
27/11/2006, 11:29
Grande Ronaldo, também fiquei meio preocupado com o que eu dei uma olhada nas fotos. Amigo tome cuidado. Não sou expert mas ficaria aprencivo com o que esta sendo feito.
Um abraço e desulpe a interrferencia.

Chiari
27/11/2006, 20:00
Olá, segue abaixo os desenhs do chassi com molas helicoidais que desenhamos, mas por enquanto ainda tá no papel.

Abraço a todos.

Sergio Rocha
27/11/2006, 20:44
Olá, segue abaixo os desenhs do chassi com molas helicoidais que desenhamos, mas por enquanto ainda tá no papel.

Abraço a todos.

Seria interessante que os pontos de fixação dos links nos eixos fossem feitos por cima dos eixos.

[]´

Chiari
27/11/2006, 21:18
Não creio que vc tenha comprendido a suspensão, ou eu não ententi sua pergunta.

Acho completamente inviavel a fixação por cima pois a alavanca doa braços seria muito alta.

Abraço.

PIRATADOM
27/11/2006, 21:31

Abraço a todos.

eai Chiari praticamente o mesmo esquema das f 1000 e engesa lindo :concordo: :palmas: to descolando uma maquina pra tirar umas fotos e postar aqui o esquema que um amigo meu esta montando numa f1 si não me engano a barra estabilizadora trazeira gira em duas roldanas fixas no eixo trazeiro interessante:idea: :mad:

boas

AlemãoRS
27/11/2006, 22:02
Bacana o projeto, parabéns!
E os amortecedores, aonde pretendem fixa-los?

Chiari
28/11/2006, 07:41
E ai Sr.s, tudo bem!!!

Só não prendi os amortecedores pois por uma certa preguiça aliada a falta de tempo, mas pretendo prendelos alinhados com as molas dianteiras e na traseira em angulo para reduzir sua atuação, nada de não convencional.

Abraço a tudos.

Chiari
28/11/2006, 07:42
Na verdade é o esquema do JPX, ou dos troller antigos.

Grande abraço.

Chiari
28/11/2006, 07:45
Mais uma coisa estou procurando alguma empresa que possua dobradeira de para tubo de 3" com 3.2mm de parede, caso alguem saiba de alguma por favor me avise.

Abraço.

FernandoRisso
28/11/2006, 08:52
Luciano,

Voltando ao assunto do tópico, eu acredito que vc deva pesquisar muito bem antes, como todos já disseram, vc tem várias opções e provavelmente nenhum mecânico entenderá o que vc quer e copiará um sistema já existente (engesa, troller, jpx). A pergunta é: pq vc quer uma suspensão com mola helicoidal ? As prováveis respostas podem ser: conforto, curso de suspensão maior ou ainda, é mais bonita !!! :parede:

Pense nisso, pq feixes de molas de toyota bandeirante podem cumprir esse papel.

Para as molas eu usaria as dianteiras da pampa 4x4.

Se quiser veja o link na minha assinatura para o BoB, fizemos uma suspensão com 4 braços (4link) em que vc pode usar molas helicoidais ao invés dos feixes de molas.

[]'s tentando ajudar :mrgreen:

Nelson Maia
28/11/2006, 13:29
Obrigado Ronaldo, mas já vi que dá um trabalhão danado. Por enquanto vou ficar no desconforto mesmo.
O projeto do Chiari é muito parecido com a da land rover defender.
abraço a todos

pcervieri
28/11/2006, 23:03
Noooooooooosssssssssssssssssssaaaaaaaaaaaaaaaaa.

Chegou a me dar calafrios quando li o topico (lembrei da susp. jr4x4).

HAHAHAHAHa

Cai fora dessa ideia de colocar molas helicoidais.

Tive a infelicidade de instalar a porcaria da suspensao da merd@ da Jr4x4 e fiquei muito insatisfeito.

Poe as molas da toyota que voce nao vai se arrepender.

OBS: Se quiser uma suspensao com molas helicoidais te vendo a minha JR4x4 que ta jogada la em casa, mas depois nao fique bravo comigo.