Conectar

Ver Versão Completa : Consumo de óleo Motor do samurai 97

diogo ludovico
23/11/2006, 16:36
Beleza galera!
Tenho um samuka 97/8 MT, não sei quantos Km tem o motor, pois comprei usado com o marcador estragado marcando 5430Km, assim quando estragou acredito que estava com 105430Km, porem minha duvida é que desde que o comprei venho arrumando todas as cagadas que o antigo dono fez, inclusive a retirada de vazamentos.
Qundo troquei o óleo e o filtro, vazou um pouco de óleo, mas logo parou (acho que éra da troca do filtro), porem mesmo agora sem vazamentos, rodei 1168km e o nivel do óleo já baixou quase a metade:shock:
Verifico o nivel toda a semana, e sempre estou de olho em possiveis vazamentos, assim gostaria de saber quanto de óleo o samurai consome normalmente, e se possivel oque tenho que fazer para solucionar o problema.
O consumo está exelente, 10,5Km/L na cidade e 12 na estrada
Agradeço a ajuda de todos:-D

MUTS
24/11/2006, 07:55
Fala ae diogo!

Não é normal o samuca baixar o óleo..... ou tem algum vazamento ou o mesmo esta queimando um pouco de óleo, o que pode acontecer se o motor estiver um pouco "cansado" e os aneis gastos....
Meu primeiro samuca começou a queimar um pouco quando motor estava meio cansado....mas foi só ficar sempre de olho no nível e nunca tive problemas...

OBS: não caia na besteira de colocar esses aditivos para óleo para motores assim...

ricardo sabóia
24/11/2006, 08:54
Realmente Diogo não é normal o samurai baixar óleo!Digo isso porquê tive dois e sempre trocava óleo e filtro a cada 5000Km e o próprio frentista do posto, dizia que esses suzukis não baixavam nada de óleo.O samurai as vezes gosta de vazar pelo retentor do volante,tanto é que troquei nos dois que tive.Se não tem nada melado em baixo do motor,aí você deve dar uma olhada p/ver se não está queimando óleo pelos anéis, quando isso acontece sempre o escape fica melado de óleo.O motor do samurai sendo bem cuidado,roda tranquilamente 200.000 Km, então se já tiver c/anéis gastos, com certeza foi falta de cuidado do antigo dono.

diogo ludovico
24/11/2006, 12:13
Beleza!
Logo assim que eu o comprei, mandei trocar a junta da tampa de válvulas que vazava barbaridades, ai descobri que o retentor do volante tambem vazava.... só descobri na ocasião da troca da embreagem (caixa seca estava lacrada com silicone)
Meu samuca está com ronco de 6 canecos :shock: , já que o escapamento só vai até o final do catalizador, e na junção com o coletor o mesmo não encaixa perfeitamente com o escapamento (de onde posso ver uma borra preta).
Minha duvida é mantenho o motor do jeito que está apenas ficando de olho no nivel do óleo ou troco os anéis?
Já me disseram que pelo preço de se abrir o motor do samuka (retifica) se troca o motor inteiro por um AP e ainda sobra troco...:pensativo:
Alguem tem uma sugestão? devo usar um óleo mais grosso?
Valeu!

MUTS
24/11/2006, 12:24
Diogo:

Não te aconselho colocar óleo mais grosso.. pode queimar menos óleo, mais também vai lubrificar menos, pode causar borras e entupimento dos dutos internos por onde circula o óleo...

Sugiro que verifique sempre o nível do óleo e veja quanto esta baixando... se estiver baixando muito ai vai ter que trocar os anéis (ou o motor)... se estiver baixando pouco, faça as trocas com 3.000 km (oléo mineral) sempre em dia, troque o filtro a cada 3 ou 4 trocas de óleo e sempre complete o nível...

Abraços

diogo ludovico
24/11/2006, 12:42
Bem ele está assim, em 2500 Km ele foi do nivel máximo ao nivel minimo da vareta, troquei o óleo e o filtro (3,7L do óleo especificado no manual 20w50).
Já rodei +- 1500 km após a troca e o nível já caiu para a metade da vareta!:shock:
Estou com medo de "abrir" o motor, uso o carro no dia a dia e agora que consegui arrumar todas as cagadas do antigo dono e a grana tá curta..:putz:

Poc
25/11/2006, 20:13
Meu Samuka está com este problema, troquei o óleo e o filtro, coloquei um óleo API SM e um bardal Prolonga. O óleo é recomendado para motor que trabalha em regime forçado (trilha) e quente, já rodei uns 500Km e o óleo não baixou, o que gostei muito pois eu estava colocando 1 litro a cada 1000 Km.

vnogueira
11/12/2006, 15:55
Realmente Diogo não é normal o samurai baixar óleo!Digo isso porquê tive dois e sempre trocava óleo e filtro a cada 5000Km e o próprio frentista do posto, dizia que esses suzukis não baixavam nada de óleo.O samurai as vezes gosta de vazar pelo retentor do volante,tanto é que troquei nos dois que tive.Se não tem nada melado em baixo do motor,aí você deve dar uma olhada p/ver se não está queimando óleo pelos anéis, quando isso acontece sempre o escape fica melado de óleo.O motor do samurai sendo bem cuidado,roda tranquilamente 200.000 Km, então se já tiver c/anéis gastos, com certeza foi falta de cuidado do antigo dono.

Ricardo, tudo bem?

Cara, o meu Samuca está com vazamento pelo retentor do voltante. Me fala uma coisa, é muito trabalhoso para trocar os retentores, tem que abrir motor, enfim, qual é o "vulto" desse trabalho? E o custo, Você se lembra quanto gastou?

Abraços,

Vitor

ricardo sabóia
11/12/2006, 16:19
Vítor acho que na época (início 2002),gastei 150,00(m.obra+retentor).Outro dia vi no site da alternativa4X4, o retentor por 50,00, só não sei se ainda tem em estoque.Para trocar o retentor do volante, é necessário tirar a cx.de marcha, coisa que um bom mecânico faz em um dia de serviço tranquilamente.Se o cara for com papo que é demorado,leva un dois dias,etc e tal,ele tá querendo mesmo é te enfiar a faca p/cobrar caro.Então é só ficar ligado, porquê é um serviço um pouco demorado mas não tem segredo: é tirar a cx.de marcha, trocar o retentor e pronto!

Abs, Ricardo.

diogo ludovico
11/12/2006, 22:38
Já tive este problema:concordo: , e o retentor até que é barato, o caro mesmo é a mão de obra, pois para substitui-lo é necessário retirar o cambio e a embreagem:putz:, assim aproveite o "$erviço" para verificar o estado da embreagem.
Cuidado, pois o mecanico do antigo dono "esqueceu" de devolver a tampa da caixa seca ae.... tive que mandar fazer uma, e segundo meu mecanico é muito comum isso acontecer.

vnogueira
18/12/2006, 09:13
Vítor acho que na época (início 2002),gastei 150,00(m.obra+retentor).Outro dia vi no site da alternativa4X4, o retentor por 50,00, só não sei se ainda tem em estoque.Para trocar o retentor do volante, é necessário tirar a cx.de marcha, coisa que um bom mecânico faz em um dia de serviço tranquilamente.Se o cara for com papo que é demorado,leva un dois dias,etc e tal,ele tá querendo mesmo é te enfiar a faca p/cobrar caro.Então é só ficar ligado, porquê é um serviço um pouco demorado mas não tem segredo: é tirar a cx.de marcha, trocar o retentor e pronto!

Abs, Ricardo.

Ricardo,

Valeu. Essa semana vou deixar meu Samuca no mecânico para ver algumas coisas e vou aproveitar e pedir para ele ver o lance do retentor tbm...

Depois te digo quanto morreu na brincadeira...

Abraço,

Vitor

vnogueira
20/12/2006, 11:33
Pessoal,

O vazamento no meu Samuca tbm era no retentor do volante...gastei R$ 160 para trocá-lo (R$ 120 de M.O. + R$ 40,00 do retentor).

Abraços,

Vitor