PDA

Ver Versão Completa : Jumelos articulados

Xavier4x4
22/11/2006, 15:36
Amigos, sei que já tem um topico bem parecido com este mais ve se podem me ajudar por aqui mesmo...
Dando uma volta pela net, encontrei estes dois tipos de jumelos, Me parece que a unica diferença entre eles é que o primeiro torce para os lados tambem e o segundo não, em contra-partida o segundo parece ter uma trava que limita o seu curso para melhor ser usado na estrada e quando for usado na trilha é so retirar a trava. Eu estou correto? Seria bom colocar qual na traseira e qual na dianteira(ou não é bom colocar?), para um carro mais usado na trilha, (mais que tem que pegar um bom pedaço de asfalto ate chegar nela).
Voces me indicam alguma loja para comprar(o primeiro é da Garra e o segundo é da TT4) não necessáriamente estas? Eles ficariam melhor sendo usado com mais algum outro componente? Obrigado mais uma vez. Um abraço a todos.

Elmer_Jeep
22/11/2006, 16:26
Bom, se quer a opinião de quem usa eu comprei os meus na RC4x4 pois na época foi o melhor preço que encontrei dentre os demais fabricantes.

O da primeira foto modelo que torce é conhecido como REVOLVER pra mim é melhor pois preserva as laminas do feixe de molas e com isso se ganha mais flexibilidade.

Sobre o ARTICULADO com trava fabricado pela TT4(2a foto) existe também o modelo Revolver, mas na minha opinião particular acho a trava um acessório dispensável. Instalei os meus em abril desse ano e não me arrependo nem um pouco.

Os componentes necessários pra permitir o uso dos Revolver ou Articulados seriam:

-Amortecedores de curso longo (9" no mínimo) e com a fixação reposicionada.

-Luva e estria mais longas para os cardans dianteiro e trazeiro.

-Flexíveis de freio central mais longos.

Bom, posso estar esquecendo alguma coisa mas a galera completa aí.

[]'s e boa sorte com os upgrades.

Xavier4x4
23/11/2006, 12:42
Elmer_Jeep, valeu pela dica....
Voce comprou os revolver ou o outro com pino de retenção? Voce acha os da RC4x4 são melhores que os da garra ou tt4? Porque voce fala que as travas são desnecessarias? Não são boas para (quando travadas) ganhar estabilidade no on road?
Voce usa no cj3 ou 5? Qual feixo voce usa(toyota)? Tem fotos da suspensão.
Irmão um abraço.

Elmer_Jeep
23/11/2006, 13:09
Comprei o que considero ter o melhor desempenho, REVOLVER.

Todos os fabricantes citados seguem um ótimo padrão de qualidade, na minha opinião a questão está no preço...na época que comprei o preço da RC tava melhor.

Acho as travas desnecessárias por questão pessoal, mas seria melhor saber a opinião de quem já usa esse modelo com trava.

O meu é um CJ5 com feixes band, as fotos estão aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=4615&page=13

[]'s

Xavier4x4
24/11/2006, 07:42
Amigão.... Eu uso eles no na traseira ou posso colocar na dianteira tambem? Um abraço

ribon
24/11/2006, 08:25
Xavier,

Pode usar estes modelos de jumelo tanto na dianteira quanto na traseira de seu jeep, sem problema. Só tem de atentar para as modificações citadas pelo Elmer, pois caso contrario o amortecedor vai ser um limitador de curso de sua suspensão, e este jumelo não vai servir de nada.

[ ]´s

Elmer_Jeep
24/11/2006, 10:16
Xaves, dá uma lida nesse tópico que tem algumas dicas sobre o uso dos revolver.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22943

[]'s

Afonso Carlos
24/11/2006, 10:40
Sobre o ARTICULADO com trava fabricado pela TT4(2a foto) existe também o modelo Revolver, mas na minha opinião particular acho a trava um acessório dispensável. Instalei os meus em abril desse ano e não me arrependo nem um pouco.

OK grande, Elmer discordo de vc veio.

Os primeiros jumelos, fabricados por nós tanto revolver quanto articulado não possuiam travas, esta foi encorporada justamente por necessidade e a pedido de varios clientes, que c deslocavam com o jeep rodando por asfalto até trilhas.

Com a trava em seu lugar, o jumelo passa a c comportar como um comum e não oferece risco algum a estabilidade do carro.

Faça um teste: Acelere seu carro a uns 90 KM e depois enfie o pé no freio, ou então ao uns 60 km mude direção bruscamente, vc vera o que eu estou dizendo.

Alem do que a trava c faz muito importante no off road mesmo, para descer um barranco por exemplo, para trocar um pneu e tantos outros fatores.

Não quero aqui dizer, muito menos passar a impressão que sem a trava é impossivel trafegar em vias on road, mas apenas quero deixar claro as vantagens de c ter um sistema de trava.

Abração.

Elmer_Jeep
24/11/2006, 10:50
apenas quero deixar claro as vantagens de c ter um sistema de trava.
Meu amigo Afonso, foi por isso que escrevi na mensagem #4:

seria melhor saber a opinião de quem já usa esse modelo com trava

[]'s

Afonso Carlos
24/11/2006, 10:58
Meu amigo Afonso, foi por isso que escrevi na mensagem #4:

[]'s

OK grande Elmer certeza cara, ainda mais vindo de vc.

só aproveitei sua mensagen para dar uma complementada.

Abração veio.

Garra4x4
24/11/2006, 13:27
Saudações,

Ambos tem seus Prós e Contras.

Abraços !

pcervieri
24/11/2006, 17:42
Pode citar os pros e os contras???

Nilsinho
24/11/2006, 18:30
Comprei o jumelo revolver na Garra e ainda naum chegou, depois q instalar (o + rapido possivel) coloco minhas impressões

[]´s

Xavier4x4
27/11/2006, 07:52
Amigos... Estou para depositar hoje na conta da TT4, um valor referente a compra de um kit de suspensão da toy para o cj3 é claro mais 2 pares de jumelos articulados (traseira e dianteira) cheguei a conclusão que os jumelos revolveres não são muito necessários pois muito raramente chegam a ser usados no off road(em comparação com os articulados simples, que não rotacionam) e no on road deixam o carro muito instável. Alguem aqui os usam e podem comprovar isto ou eu estou errado? Os de lá, realmente são bons? Pois eles a um tempo atras tinham dois tipos de jumelos, um mais caro e o outro de um pouco menos de qualidade e mais barato, hoje eles so tem do segundo modelo, alguem os conhece? Ah, comprei tambem os portas "Rock Door" para botar na minha caramga.
FOTOS: 1º Portas Rock Door tt4; 2º jumelo articulado tt4; Primenras fotos da minha viatura (Não reparem não tá eu comprei somente a lata e o chassi com os documentos) e estou comesando a montar (Atualmente ele é conhecido como lata-de-lixo mais estou a procura de um nome melhor)... Abraços

Pagani
27/11/2006, 09:15
AE !!

Comprei ni Garra os jumelos e não achei contras só prós :)
Tanto é que esta semana ja estarei pegando mais um par para colocar na dianteira tb...
Claro que na dianteira o trabalho é um pouco maior, mas na traseira e tirar um e colocar outro...

[]´s articulados

romeu
11/01/2007, 15:57
Mas aí, e nas trilhas, faz mesmo a diferença? Ou se eu botar um bloqueio não preciso nem me preocupar com isso?

p.peleje
11/01/2007, 16:12
Mas aí, e nas trilhas, faz mesmo a diferença? Ou se eu botar um bloqueio não preciso nem me preocupar com isso?

Se faz diferença? basta pesquisar o resultado dos que usam e daqueles que não usam. Verá um boa diferença.

[]s

Peleje

romeu
11/01/2007, 16:41
mas e quanto a segunda pergunta? hehe

abraço

Nilsinho
11/01/2007, 16:45
Romeu,

Sem dúvida um dos melhores $$$$$ que gastei no Jeep !!!

Qnto a seunda pergunta, o bloqueio melhorará e muito a performance, mas curso de suspensão não vai influir, e como o investimento é relativamente pequeno vale a pena
Não pense 2 vezes

[]´s

romeu
11/01/2007, 18:22
Mas nilsinho (aquele que fugiu em campos haha),

Minhas molas são bem arqueadas (pra evitar que os pneus acabem de vez com a lataria), mesmo assim vai funcionar o revolver?

Se eu tacar um amortecedor de ranger, não vai estourar?

Marcelo
11/01/2007, 21:17
Romeu,

Há quem diga que um bom bloqueio resolve alguns problemas de abertura de suspensão, por quê? Pelo simples fato de que com o bloqueio não é necessário permanecer com as duas rodas do mesmo eixo no chão para ter tração, basta uma que o bloqueio faz o resto. Porém só ter uma das rodas no chão muitas vezes não resolve o problema, pois quando se tem as duas rodas no chão o jipe está "apoiado" e se tem um controle maior, como também pode impedir um capotamento pois não haverá uma queda brusca para uma roda apoiar, etc.

Nessas situações um bloqueio pode ter um custo X benefício melhor que uma suspensão quando estamos falando de projetos mais complexos, onde o dinheiro investido é muito maior. No caso dos revólvers o custo é mínimo se comparado com o bloqueio, então para esse caso o bloqueio perderia na comparação, porém (só para variar um pouco) num atoleiro os revólvers não ajudam em quase nada, coisa que um bloqueio certamente irá te ajudar.

[s]

romeu
11/01/2007, 23:33
Fala Marcelo,

Então, meus problemas em atoleiros "se acabaram-se".... quando eu não passo, ninguém passa... é só guincho hehe

O problema são as erosões mesmo.... to pensando em tacar o jumelo da frente pra tras, aí ele para de enroscar no chão, e o jumelo traseiro trocar por um revolver ou articulado.

Se eu trocar só o de trás, a preocupação será apenas com amortecedor? E volto à pergunta anterior: Mesmo com as minhas molas BEM arqueadas e com algumas laminas a mais (duro) eu vou conseguir aumentar o curso com o articulado/revolver ?

Abraço

Marcelo
12/01/2007, 09:24
Romeu,

A articulação do jumelo revólver independe do arqueamento das molas. Ele irá abrir de qualquer jeito, não terá interferência ao arqueamento das molas e quantidade de lâminas. Certamente voce terá mais curso. Um detalhe que você deverá observar é como está a posição dos jumelos atuais, pois com as molas arqueadas o jumelo tende a ficar assim / (apontando a parte inferior para o eixo) quando o certo deveria ser \ (parte inferior para fora) ou |. Se o jumelo estiver em qualquer uma das duas ultimas posições não deverá apresentar problemas (isso se falando do eixo traseiro).

Quanto ao que alterar, acho que já foi dito aqui, mas você deverá observar flexíveis do freio, cardan, angulo de trabalho das cruzetas e curso dos amortecedores. Para isso não existe fórmula é colocar, testar, medir a alterar o que for preciso.

[s]

romeu
12/01/2007, 10:01
Marcelo,

Meu jumelo já está /, ou seja, apontando pra dentro, qual a solução? laminas maiores? E se eu colocar o articulado do jeito que está hoje?

Sobre o resto, valeu.... vo começar a me preparar pra botar no mes que vem hehe :dance:

p.peleje
12/01/2007, 13:09
Marcelo,

Meu jumelo já está /, ou seja, apontando pra dentro, qual a solução? laminas maiores? E se eu colocar o articulado do jeito que está hoje?

Sobre o resto, valeu.... vo começar a me preparar pra botar no mes que vem hehe :dance:

está assim pq vc ou arqueou ou colocou lâminas a mais. Com isso se feixe fica mais "duro", precisa de mais peso para fazer ele ceder e ficar na posição original (\).

[]s

Peleje

romeu
12/01/2007, 13:24
Mas desse jeito que tá não dá pra por o revolver?

Ronaldo B.
12/01/2007, 13:47
Romeu,

Eu tenho jumelos articulados no eixo dianteiro e traseiro do Samurai, se eu fosse instalar novamente outros jumelos diferentes do originais, colocaria os revolvers e não os articulados, libera mais a torção das molas e não força tanto a as buchas. O aumento de curso da suspensão é considerável, pode dar fim de curso no amortecedor se for original, mas aí é exatamente como o Marcelo falou, é instalar e testar. Instala os revolvers, solta os amortecedores e coloca o jipe numa rampa pra medir a abertura da suspensão, aí vc vai ter a medida certa dos amortecedores.

[]´s

romeu
12/01/2007, 13:52
É isso que vou fazer, compra os da garra 4x4

Mas e a respeito do que o peleje falou, meus jumelos estão virados pra trás (por causa do grande arqueamento nas molas, tem algum problema eu botar os revolver nessa situação? ou eu tenho que dar um jeito antes?

Ronaldo B.
12/01/2007, 14:07
Não esquenta a cabeça, se você só arqueou as molas, logo elas voltam à posição original e o problema da posição do jumelo acaba, mas se você colocou mais lâminas pode ser que seja necessário retirar alguma, aí de novo só testando prá ver.

[]´s

romeu
12/01/2007, 14:41
Mas se a viatura baixar, volta a pegar os pneus.... o negócio é desarquear tudo, arrancar as laminas extras, e calçar com umas 5" logo?

Aí já "agarantcho" todo o servício?

Elmer_Jeep
12/01/2007, 14:48
spoa seria o mais indicado.

[]'s

romeu
12/01/2007, 15:00
se eu spoar, nunca mais vou conseguir entrar na garagem, aí não rola....

A não ser que vc diga que spoado com menos laminas e desarqueadas ele vá ficar da mesma altura que ele tá hoje em dia com molas bem arqueadas e algumas laminas extras...

Do jeito que tá, posso aumentar o carro mais 3 a 5cm, passou disso já era.

Ronaldo B.
12/01/2007, 21:46
spoa seria o mais indicado.

[]'s

Com certeza....:concordo:

SPOA+jumelos revolver, se necessário trocar e reposicionar os amortecedores, fim dos problemas :!:

[]´s

Elmer_Jeep
13/01/2007, 00:32
... e prensar os feixes pra ficarem mais planos e consequentemente deixar os jumelos com a inclinação adequada.

[]'s

romeu
13/01/2007, 10:59
Está decidido hhehehe

Alguém pode me indicar alguma oficina para tais preparações aqui em sp?

abraço e valeu por tudo ae

Elmer_Jeep
13/01/2007, 13:13
Decidiu o que afinal?

romeu
13/01/2007, 14:11
Spoar, tirar as 2 laminas extras por feixe que eu coloquei, voltar elas pro normal, e botar jumelo revolver na traseira (no bom sentido)
hehe

romeu
15/01/2007, 08:39
Alguém que já spoou o carro aqui em SP poderia me indicar um bom estalaeiro pra eu fazer essas alterações na minha viatura?

proença
15/01/2007, 10:17
salve pessoal

tenho acompanhado com atenção este tópico
a minha pergunta aos entendidos
qual o resultado de se instalar jumelos articulados/revólver apenas na traseira?
é realmente necessário instalar na dianteira?
pergunto isso pq percebo que em erosões, aparentemente a maior dificuldade é com a falta de curso na suspensão traseira
minha viatura tem full lock IV na traseira e "2 eletrodos" na frente e a impressão que dá é que a dianteira tá sempre "grudada" no solo, enquanto que a traseira fica meio perdida
outra dúvida: que amortecedor é o mais recomendado?

[ ]´s

Afonso Carlos
15/01/2007, 10:42
Alguém que já spoou o carro aqui em SP poderia me indicar um bom estalaeiro pra eu fazer essas alterações na minha viatura?

Vai na X4 os caras são ótimos.

Abração.

Pagani
15/01/2007, 13:14

AE !!

Antes de decidir fazer eu mesmo o SPOA, constatei que na Garra4x4 tem uma boa mão de obra e preços bons...
A Tratorgama tambeém apresentou boa mão de obra e preço legal, além de se chorar bem um parcelamento rola...

No meu caso retirei duas molas de cada feixe, vou testar logo a viatura andando e quem sabe rola tirar mas uma de cada...

Deixa-las planas como sugerido pelo Elmer também eh uma boa pedida...

[]'s SPOADOS

Sergio Rocha
15/01/2007, 16:56
AE !!

Antes de decidir fazer eu mesmo o SPOA, constatei que na Garra4x4 tem uma boa mão de obra e preços bons...
A Tratorgama tambeém apresentou boa mão de obra e preço legal, além de se chorar bem um parcelamento rola...

No meu caso retirei duas molas de cada feixe, vou testar logo a viatura andando e quem sabe rola tirar mas uma de cada...

[]'s SPOADOS

Vc colocou uma barra pra segurar a torção do eixo ? Não se esqueça que só pelo fato de estar spoado a tendencia do eixo girar aumenta muito.Se vc retirar molas ele vai rodar com certeza.

[]´assisti a todas as aulas do Bill

romeu
15/01/2007, 18:45
No meu caso é uma bandeirantes, e não um CJ

Sei que o pessoal da garra e da x4 são bons, mas com CJ´s

Ou estou errado? Realmente eu estava pensando na X4....

Elmer_Jeep
15/01/2007, 18:54
não interessa se é Jeep ou Toyota, afinal é tudo eixo rígido + feixe de mola.

[]'s

Ronaldo B.
15/01/2007, 18:58
Romeu,

Acho que tanto na X4 quanto no Garra4x4 você será bem atendido, eu recomendo qualquer um dos dois.

[]´s

romeu
15/01/2007, 20:04
Bom, amanhã vou falar com o rodrigo da garra e o ricardo da x4 hehe

Valeu a todos

abrass

Marcelo
15/01/2007, 20:15
salve pessoal

tenho acompanhado com atenção este tópico
a minha pergunta aos entendidos
qual o resultado de se instalar jumelos articulados/revólver apenas na traseira?
é realmente necessário instalar na dianteira?
pergunto isso pq percebo que em erosões, aparentemente a maior dificuldade é com a falta de curso na suspensão traseira
minha viatura tem full lock IV na traseira e "2 eletrodos" na frente e a impressão que dá é que a dianteira tá sempre "grudada" no solo, enquanto que a traseira fica meio perdida
outra dúvida: que amortecedor é o mais recomendado?

[ ]´s
Proença,

Não! Não é necessário instalar na dianteira.
Pelo que tenho visto o resultado é excelente, alem do mais é muuuuito mais simples, visto que na dianteira as complicações com revolvers são bem grandes, principalmente se for CJ-5 na configuração original (com jumelos dianteiros atrás do eixo).

Veja algumas fotos do jeep do Rodrigo do Garra4x4. Ele tem jumelos revolvers somente na traseira. Veja que o curso da suspensão é bem grande e em algumas fotos o jumelo nem está totalmente aberto.

Só uma observação: o jeep do Rodrigo está SPOAdo.

[s] fotografados,

Pagani
15/01/2007, 21:27
Vc colocou uma barra pra segurar a torção do eixo ? Não se esqueça que só pelo fato de estar spoado a tendencia do eixo girar aumenta muito.Se vc retirar molas ele vai rodar com certeza.

[]´assisti a todas as aulas do Bill

Opa !!!!

pode deixar....

[]'s

proença
15/01/2007, 23:29
opa
tks pelas informações marcelo :concordo:
e o amortecedor recomendado?

romeu
16/01/2007, 12:35
Bom, entrei em contato com o ricardo da X4, pra spoar e colocar jumelos revolver + alargadores de roda.... ficou de me passar o orçamento amanhã

Falei tb com o Danilo da Embu molas, indicado pelo pessoal de itapecerica, tb só vou ter resposta depois....

Vo colocando as informações aqui hehe

abraço

Ronaldo B.
16/01/2007, 16:52
Bom, entrei em contato com o ricardo da X4, pra spoar e colocar jumelos revolver + alargadores de roda.... ficou de me passar o orçamento amanhã

Falei tb com o Danilo da Embu molas, indicado pelo pessoal de itapecerica, tb só vou ter resposta depois....

Vo colocando as informações aqui hehe

abraço

Entra em contato com o Rodrigo da Garra4x4, normalmente ele já tem tudo lá também. Quanto ao serviço, tanto na X4 como na Garra4x4 pode ficar tranquilo com a qualidade.

Quanto ao Danilo, não tive uma experiência muito boa com um orçamento para o samurai que pedi prá ele uma vez, tanto que acabei fazendo o serviço em outro lugar, mas várias pessoas aqui do Fórum já fizeram serviço com ele.

[]´s

Pagani
16/01/2007, 17:47
Entra em contato com o Rodrigo da Garra4x4, normalmente ele já tem tudo lá também. Quanto ao serviço, tanto na X4 como na Garra4x4 pode ficar tranquilo com a qualidade.

[]´s

AE !!

Concordo com o Ronaldo...
Procura o Fonseca, ou o Rodrigo do garra que não tem erro... Os caras estão nas trilhas provas de TRial por apoiarem o esporte e colocar seu produto pra todos conhecerem...

Fora o suporte pos venda que é show de bola...
Telefone (11) 6909-5220

[]'s sem comissoes

Marcelo
16/01/2007, 17:59
Proença,

Para os amortecedores não tem jeito, é colocar os jumelos e testar. Fica difícil dizer. Talvez os traseiros da Ranger modelo antigo resolvam.

[s] amortecidos,

romeu
16/01/2007, 18:28
AE !!

Concordo com o Ronaldo...
Procura o Fonseca, ou o Rodrigo do garra que não tem erro... Os caras estão nas trilhas provas de TRial por apoiarem o esporte e colocar seu produto pra todos conhecerem...

Fora o suporte pos venda que é show de bola...
Telefone (11) 6909-5220

[]'s sem comissoes

hehe Agradeço vc e o Ronaldo.... conheço eles lá da garra 4x4 tb

Hoje peguei o orçamento que a tt4 fez pra mim, ficou em torno de 1500 reais, mas isso incluído a barra anti rolagem + par de jumelos revolver + espaçadores 30mm pras 4 rodas.

Amanhã devo receber o orçamento que fiz com o billj aqui do forum e com o ricardo da x4... vo aproveitar e entrar em contato com o rodrigo da garra tb

Abraço

Xavier4x4
17/01/2007, 06:59
AE !!

[]'s SPOADOS

Qual é o objetivo de deixar o feixe plano quando se faz spoa(ou independente disto)? É para o carro não ficar muito alto ou é porque o feixe plano tem mais curso? Caso for por causa do curso, ele almenta para cima ou para baixo ou para albos e porque?
Obrigado...

Pagani
17/01/2007, 07:46
AE !!

Pelo pouco que aprendi as duas coisas...

Não deixa a viatura muito alta e o curso melhora....

[]'s

Elmer_Jeep
17/01/2007, 09:06
Xaves é exatamente isso.

Mas não é prensar até ficarem planos, os feixes devem manter ainda um pequeno arqueamento que depois de instalados sustentam o peso da viatura e ficam quase planos.

[]'s

GIL_BH
03/02/2014, 10:52
Proença,

Não! Não é necessário instalar na dianteira.
Pelo que tenho visto o resultado é excelente, alem do mais é muuuuito mais simples, visto que na dianteira as complicações com revolvers são bem grandes, principalmente se for CJ-5 na configuração original (com jumelos dianteiros atrás do eixo).

Veja algumas fotos do jeep do Rodrigo do Garra4x4. Ele tem jumelos revolvers somente na traseira. Veja que o curso da suspensão é bem grande e em algumas fotos o jumelo nem está totalmente aberto.

Só uma observação: o jeep do Rodrigo está SPOAdo.

[s] fotografados,

Que amortecedor é esse que está no Jeep azul? Obrigado.