Ver Versão Completa : Samurai com câmbio meio duro
barantes
22/11/2006, 15:12
Povo, meu Samurai de semana passada pra cá começou a dar um pouco mais de trabalho pra engatar a primeira e a marcha-à-ré.
A primeira tá difícil de entrar, tem que fazer força. Já a ré tem que achar a posição certa pra ela entrar sem arranhar... :-/
Alguém tem idéia do que pode ser? Imagino que haja muitas possibilidades... então por onde começar gastando o mínimo po$$ível?
O câmbio do Samurai tem alguma bucha semelhantes àquela que tem na alavanca de transferência que deixa o povo travado no neutro?
Agradeço os palpites.
[]s
ericteles54
22/11/2006, 15:42
Você deve estar com algum problema em relação a embreagem. Cabo ruim ou mal regulado ou a embreagem mesmo.
Como esta o pedal?
Você tem que soltar muito ou pouco pro carro andar?
Ta muito duro?
barantes
22/11/2006, 15:48
Você deve estar com algum problema em relação a embreagem. Cabo ruim ou mal regulado ou a embreagem mesmo.
Como esta o pedal?
Você tem que soltar muito ou pouco pro carro andar?
Ta muito duro?
Eric, acho que o pedal está normal... depois que engata não é preciso tirar muito o pé pro carro começar a andar não... a folga também está normal e o pedal não está duro não. O que acha?
Obrigado!
[]s
To com um problema parecido... acho que um tal de "sicronizadores"...
abraço
ricardo sabóia
22/11/2006, 22:49
Meu palpite também é embreagem ! Ou ela está muito "baixa" não deixando as marchas entrarem direito ou já deu o que tinha de dar.Tente regular direito e veja como fica.O câmbio do samurai é bem resistente e dificilmente quebra, por isso mesmo minha aposta é na embreagem.
Abs, Ricardo.
eu acho que não é a embreagem não.... senão teria problemas em todas as marchas..
deve ser o trambulador (não sei se é esse o nome)... uma peça interna do cambio onde é feito o encaixe das marchas... com o tempo ela desgasta... como se fosse a bucha que vc falou
Abraços
ericteles54
23/11/2006, 10:12
Eu ainda estou apostando na regulagem da embreagem....
Antes de qualquer coisa experimenta regular o cabo da embreagem.
É só deitar debaixo do carro e apertar aquela porca no fim do cabo, que fica segurando o cabo na alavanca da embreagem. Da uma duas ou 3 voltas e ve como ficou, vai mexendo e testando.
Mesmo com a embreagem ruim você consegue passar as outras marchas normalmente, o pior é sempre na 1º e na ré mesmo.
diogo ludovico
23/11/2006, 15:35
Meu samuka 97 tambem está com este problema, mas troquei a embreagem por uma original($$$) não faz nem 2000km. Ocorre que quando estou bem devagar e tenho que voltar da 2 para a 1, a marcha fica dura e dificil de engatar, voltando a engatar novamente quando paro o carro. A ré é mais estranho ainda, as vezes a ré simplesmente não entra!:putz: a alavanca fica como se algo a bloqueasse (como se fosse dente com dente das engrenagens), e basta eu deixar o carro "andar" um pokinho mesmo desengatado que o problema some e a ré engata suave novamente!:shock:
As demais marchas entram normalmente, e este problema já ocorria mesmo antes da troca da embreagem. Será que o problema é na sincronização?
Agradeço a ajuda!:concordo:
barantes
23/11/2006, 15:46
Xiii galera, deu foi merda...... regulei o cabo, tava todo feliz lá porque as marchas tavam passando fácil... aí desliguei o carro, pus no ponto morto e passei as marchas algumas vezes com ele desligado... liguei de novo e pra minha surpresa ele deu tranco como se tivesse com alguma marcha engatada!!!
Ou seja, o carro tava com a alavanca no ponto morto porém com alguma marcha engatada!!! :-(
Na verdade, com o carro desligado as marchas estão passando sem nem precisar pisar na embreagem. Resultado: mandei pro mecânico... sinto que vem facada por aí........... alguém faz idéia do que seja???
Obrigado pelas dicas até agora!
ericteles54
23/11/2006, 16:04
Xiii galera, deu foi merda...... regulei o cabo, tava todo feliz lá porque as marchas tavam passando fácil... aí desliguei o carro, pus no ponto morto e passei as marchas algumas vezes com ele desligado... liguei de novo e pra minha surpresa ele deu tranco como se tivesse com alguma marcha engatada!!!
Ou seja, o carro tava com a alavanca no ponto morto porém com alguma marcha engatada!!! :-(
Na verdade, com o carro desligado as marchas estão passando sem nem precisar pisar na embreagem. Resultado: mandei pro mecânico... sinto que vem facada por aí........... alguém faz idéia do que seja???
Obrigado pelas dicas até agora!
Oi barantes,
Esse lance de ter ficado com a marcha engatada aconteceu só uma vez ou depois disso começou a acontecer direto???
Com o carro desligado as marchas vão passar suavemente sem apertar a embreagem mesmo, isso é normal.
Seu eu fosse você eu não deixaria o mecanico abrir a caixa agora não... pede pra ele ir por partes, tira o cabo da uma lubrificada e coloca pra testar...
Se continuar ruim desmonta a embreagem pra ver como esta e se estiver tudo OK e o problema continuar dai abre a caixa.
Mecanico é tudo igual, se ele abrir a caixa vai querer trocar um monte de peças para se garantir, pois se ele olha e não ve nada de errado, monta e continua o problema ele vai ter que abrir novamente por conta dele, e para isso não acontecer eles vão e trocam logo todas as peças que poderiam estar causando o problema. Ai já viu né... Doi no bolso e muito!!!
[quote=barantes;314644] alguém faz idéia do que seja???
quote]
acho que acertei.... o trambulador....ou conhecido como sincronizador..
Depois vc nos fala o que foi...
barantes
23/11/2006, 16:18
Oi barantes,
Esse lance de ter ficado com a marcha engatada aconteceu só uma vez ou depois disso começou a acontecer direto???
Eric, o negócio da marcha engatada é constante. Acho que do jeito que eu expliquei não ficou muito claro:
Embora a alavanca estivesse em ponto-morto, alguma marcha estava de fato engatada. Se eu ligasse o carro pisando na embreagem e tirasse o pé dela devagar, ele começava a andar... e não adiantava tentar colocar a alavanca em outra posição, o problema continuava. Eu podia colocar a alavanca em qualquer posição (incluindo ponto morto) que continuava com a mesma marcha engatada (possivelmente terceira). É como se o câmbio tivesse resolvido por conta própria ficar engatado numa marcha independente do que se faz com a alavanca... :/
Valeu!!!
[]s
Isto aconteceu comigo. Só que o carro ficava com a marcha engatada e não no ponto morto. Enfim era o cabo da embreagem, o conduite estava esgarçado, quanto mais eu apertava/regulava a embreagem, mais ele se abria mas, só que, o cabo, sai da parede corta fogo, perto do cilindro de freio, passa lá embaixo do motor, perto do radiador e se prende à alavanca da embreagem e o que eu não via era que o defeito estava perto do radiador, escondido. Foi só trocar o cabo e acabou-se o problema.
Tem outra coisa que pode ser verificado, retire os 4 parafusos que prendem a alavanca e puxe-a para cima. Existe uma mola que ajuda a centralizar a alavanca do cambio, se esta mola estiver quebrada ou "cansada", a alavanca não vai seguir o caminho correto dificultando o engate perfeito da marcha. No meu caso, foi colocado um calço de PU para compensar a folga. Falo isto porque vc disse que estava com dificuldades de engatar a marcha. Depois vc regulou a embreagem e deu tudo errado (vc pode ter regulado demais). Se o problema for este, é só voltar a regulagem da embreagem para onde estava.
[]s.
Alexandre X
25/11/2006, 23:47
Isso já aconteceu com minha Toyota. As molas do disco da embreagem se fragmentaram e eventualmente causavam esse problema do cambio estar em ponto morto só que estava engatado.
Vi que esse tópico não tem resolução (como vários). Meu Samurai também é difícil de reduzir de segunda para a primeira, (não arranha a marcha não) só é dura de entrar a primeira. Isso acontece por exemplo quando tenho que colocar uma primeira marcha para subir uma ladeira. Sincronizador? ou todo samurai é assim?
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