Ver Versão Completa : PAJERO GLS-B 2.5 TURBO DIESEL INTERCOOLER (como melhorar desempenho?)
fortal4x4
22/11/2006, 11:58
Olá amigos do Fórum, sou o feliz proprietário de uma Pajero gls-b 2.5 turbo diesel intercooler ano 1993. O motor que a equipa é o mesmo das L 200 antigas. Adoro o carro, mas acho que o seu desempenho deixa a desejar, a potência dela e de 99 cv, mas vejo que as potentes L 200 HPE dizem ter 141 CV de potência. sei que o sistema de alimentação de combustível e a Turbina das HPE são diferentes. Mas é possível se fazer essas adaptações na minha e ela ficar com o mesmo desempenho? Meu motor esta atualmente com 30.000 km rodados, eu o fiz completo, de cima ate embaixo.
delavega
22/11/2006, 16:06
Fortal4x4,
tenho uma Savana 2004 com 100 cv originais. Mexi um pouco na bomba de injeção e aumentei um pouco a pressão do turbo. Na oficina onde fiz, os caras são especialistas em Mit. Eles me informaram que o motor das L200 Sport HPE não são exatamente os mesmos das L200 antigas. Pelo que entendi, o bloco é o mesmo, mas nas L200 Sport 2004, eles tiveram muitos problemas devido a sobretaxa de potência e foram retrabalhados. Se não me engano, tiveram que trocar as bronzinas que não aguentaram tanta pressão. Além disso, as HPE novas tem turbo de geometria variável e gerenciamento eletrônico da bomba de injeção (não é common-rail). Acredito que seria economicamente inviável fazer todas estas mudanças para aumentar a potência. Sinceramente, com este motor, ou aumenta a pressão no turbo (pra valer), aumenta o débito da bomba de injeção (sem dó) e deixa ela fazer muita fumaça e beber que nem gambá ou troca de carro por outro com motor mais potente.
OBS.: Se escolher a primeira opção, provavelmente terá que fazer o motor de novo daqui uns 30.000 Km.
Abraços, Diego
murilloaquino
22/11/2006, 22:02
Falou tudo ai
fortal4x4
25/11/2006, 14:53
Fortal4x4,
tenho uma Savana 2004 com 100 cv originais. Mexi um pouco na bomba de injeção e aumentei um pouco a pressão do turbo. Na oficina onde fiz, os caras são especialistas em Mit. Eles me informaram que o motor das L200 Sport HPE não são exatamente os mesmos das L200 antigas. Pelo que entendi, o bloco é o mesmo, mas nas L200 Sport 2004, eles tiveram muitos problemas devido a sobretaxa de potência e foram retrabalhados. Se não me engano, tiveram que trocar as bronzinas que não aguentaram tanta pressão. Além disso, as HPE novas tem turbo de geometria variável e gerenciamento eletrônico da bomba de injeção (não é common-rail). Acredito que seria economicamente inviável fazer todas estas mudanças para aumentar a potência. Sinceramente, com este motor, ou aumenta a pressão no turbo (pra valer), aumenta o débito da bomba de injeção (sem dó) e deixa ela fazer muita fumaça e beber que nem gambá ou troca de carro por outro com motor mais potente.
OBS.: Se escolher a primeira opção, provavelmente terá que fazer o motor de novo daqui uns 30.000 Km.
Abraços, Diego
Realmente estou impressionado com as suas informações, que me parecem bastante lógicas. Acho que devo me aguentar mais algum tempo com esta minha "carroça", depois juntar mais algum e troca-la por um carro de motor mais potente. Recebi também algumas informações de que essa L 200 HPE também são bastante problematicas, principalmente no que diz respeito a "esquentar". Mas com essa sua mexida suave que vc fez no seu carro, ele melhorou bastante, ou ficou quase a mesma coisa? pq pra mexer e daqui a 30.000 km fazer o motor de novo, ninguem merece. Valeu, um abraço.
...a minha "carroça", depois juntar mais algum e troca-la por um carro de motor mais potente....
Olha, sou da opinião que 99cv bem utilizados é infinitamente melhor que >200cv jogados fora.
Conheço pessoas que atolam Trolhas com mais facilidade do que eu atolo a pajero, e olha, o Trolha não eh poca coisa não!!
So estou querendo dizer que com os 89cv oferecidos pela pajero que eu uso, já fizeram milagre.
Acho que unica peça que faz atolar ou não um jipe é unica e exclusivamente uma só: O motorista.
Enfim, não fale "carroça", Pata Choca fica mais bonito. haha
delavega
30/11/2006, 20:33
Fortal4x4,
Quando levei a Savana na oficina, ela estava com 0,5 kg de pressão no turbo. O mecânico chefe de lá não acredita que ela tivesse 100 cv. Para ele, provavelmante ela estava com os 87 cv originais de antigamente.
Já havia escutado de várias bocas que a Mit havia amansado a Savana para evitar quebras, principlamente durante a garantia, devido ao perfil de uso a que o carro se direciona. Se observar hoje, não saem mais Savanas com intercooler de fábrica.
Mas, voltando ao que interessa, aumentei a pressão do turbo para 0,85 Kg (o que ainda é menos do que a pressão original das HPE antigas, com buster). Como estava com um motor muito xoxo, notei uma diferença grande, mas nada espetacular.
Uma coisa que ajuda muito é não andar com carros muito potentes e não fazer nenhum tipo de test-drive (principalmente com a Hilux nova ou Ranger) para não ter como comparar.
Como ando também na Pajerinho 3.5, toda a vez que volto para a Savana tenho que justificar mentalmente todas as razões positivas de tê-la comprado, enquanto aguardo o giro do motor subir.
Abraços, Diego
fortal4x4
04/12/2006, 12:19
Fortal4x4,
Quando levei a Savana na oficina, ela estava com 0,5 kg de pressão no turbo. O mecânico chefe de lá não acredita que ela tivesse 100 cv. Para ele, provavelmante ela estava com os 87 cv originais de antigamente.
Já havia escutado de várias bocas que a Mit havia amansado a Savana para evitar quebras, principlamente durante a garantia, devido ao perfil de uso a que o carro se direciona. Se observar hoje, não saem mais Savanas com intercooler de fábrica.
Mas, voltando ao que interessa, aumentei a pressão do turbo para 0,85 Kg (o que ainda é menos do que a pressão original das HPE antigas, com buster). Como estava com um motor muito xoxo, notei uma diferença grande, mas nada espetacular.
Uma coisa que ajuda muito é não andar com carros muito potentes e não fazer nenhum tipo de test-drive (principalmente com a Hilux nova ou Ranger) para não ter como comparar.
Como ando também na Pajerinho 3.5, toda a vez que volto para a Savana tenho que justificar mentalmente todas as razões positivas de tê-la comprado, enquanto aguardo o giro do motor subir.
Abraços, Diego
Realmente Dela vega, sei que o desempenho de um carro a diesel e bem menor que um a gasolina, eu também geralmente faço minhas "trilhas" em NIVA com motor ap 1.8 a alcool, num digo que da pra comparar com a pajerinho, mas o bixim é valente que é uma blz!
Mas o que falo do motor 2.5 da Pajero, num é que eu já tenha tido problemas em atolar, até hoje não passei por problemas desse tipo, nada que a reduzida não resolvesse, é que aqui no Ceará tem muita duna, e duna, só com velocidade emu amigo, vc pode ter o motor mais potente do mundo, mas se num pegar velocidade, vc não sobe. E o desempenho a que eu me refiro, é que eu gostaria que ela pegasse mais velocidade, em menos espaço. É disso que eu to precisando, de uma arrancada melhor.
Dei uma olhada nas fotos do teu "passeio" pela transamazonica, bicho, é show, simplesmene show, o sonho de 10 entre 10 jipeiros.
mas acho que se eu conseguir deixar meu carro com um desempenho semelhante ao seu, acho que ja ficaria bastante satisfeito. um abraço, vlw pelas dicas, e se um dia vc for enfrentar o rally dos sertões e for passar pelo Ceará, lembre-se que agora vc tem um amigo por aqui.
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